A construção da imagem da mulher.

Page 6

burguesa e primar pela construção de personagens que definem o imaginário feminino do romantismo, com mulheres idealizadas, moças imaculadas, aspirando sempre pelo casamento. Enquanto que Machado de Assis constrói personagens adúlteras, dissimuladas, interesseiras e mentirosas. Não são mais as deusas perfeitas e intocáveis de um José de Alencar, mas mulheres mergulhadas na matéria do dia- a- dia, imperfeitas, medíocres - no sentido de sua completa mediania, incapazes de gestos exasperados de nobreza ou de canalhice, meios covardes, o seu tanto oportunistas; nem sempre bonitas raras vezes feias; nem gordas, nem magras. (MURARO, 2001, p. 146)

Mesmo a submissão feminina, ter sido uma das regras impostas às mulheres oitocentistas e novecentistas houve algumas mulheres que transgrediram essa regra, como exemplo a compositora Francisca Edwiges Gonzaga, sendo considerada uma mulher a frente do seu tempo, pois para seguir sua carreira artística rompeu com seu casamento e também por esse motivo rompeu as relações com seu pai. Além da música, Chiquinha participou de vários movimentos que as mulheres do seu tempo jamais ousariam participar, como por exemplo, o movimento pela libertação dos escravos e foi também uma participante ativa da campanha pela proclamação da República. Outra personagem feminina que quebrou as convenções sociais de seu tempo foi a pintora mexicana Frida Kahlo, que desde moça demonstrava um comportamento demasiado avançado em relação as demais mulheres novecentistas. Frida era uma mulher forte que não se abatia facilmente, sarcástica diante os acontecimentos da vida e persistente na realização de seus desejos. Primeiramente venceu a invalidez, tornou-se reconhecida pela sua arte e termina os seus dias ao lado de Diego, o homem a quem amou e perdoou até a traição.

A Mulher Do Século XX e XXI É durante o século XX e XXI que a mulher avança em suas conquistas, tornando - se independente. A mulher de hoje conquistou grandes realizações, mesmo ainda permanecendo alguns objetivos a serem conquistados, como por exemplo, a igualdade salarial. Contudo, a mulher do século XXI pode estudar, votar, trabalhar, decidir o seu destino, gozar da sua sexualidade, julgar e tomar decisões importantes sobre sua vida, seu trabalho, dentre outras, sem perder suas funções maternas e femininas. Na última eleição realizada no Brasil para presidente, as candidatas brasileiras Dilma Rousseff e Marina Silva tiveram três grandes conquistas, a primeira, foi terem concorrido ao cargo 6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.