Page 1

WINDOWS XP

2012

Profª Tatiana Façanha da Costa


1 – Conhecendo o Sistema Operacional Windows Em nosso material vamos dar uma passada pelo Sistema Operacional Windows XP. Não podemos ver tudo sobre ele, porque ficaria muito extenso, então vamos ver apenas a parte mais importante para um usuário utilizar seu equipamento com a maior segurança sem medo. A

grande

maioria

dos

usuários

ainda

usa

o

Sistema

Operacional XP. OBS: Depois da versão XP, as versões mais novas são: O Windows Vista e o Windows Seven.

1.1 - Iniciando o Windows Clicando no botão iniciar é onde começa tudo. O Botão iniciar fica numa barra chamada de Barra de Tarefas e esta barra às vezes pode sumir indo para baixo de tela do monitor e às vezes pode atrapalhar na hora de alguma tarefa e dessa forma poderemos levá-la para outra posição que poder no canto direito ou esquerdo, ou para cima. Nossos movimentos poderão ser vistos à seguir: Clicando no Botão Iniciar para iniciar o Windows

Ícones

Área de Trabalho

Relógio

Botão Iniciar

Arquivos em uso Barra de Tarefas

2


Botão Iniciar

Botão Iniciar

1.2 – Desligando o Windows Para se Desligar o Windows, basta clicar no Botão Iniciar, clicar na barra onde está a Palavra Desligar e o Windows apresentará uma caixa de Diálogo com condições que caso queira desistir de desligar, você pode cancelar. Veja as telas a seguir:

Opção de Desligar do Menu

Caso queira desligar clique no Botão OK

Caso desista, clique no botão CANCELAR, que o Windows voltara para o Sistema normalmente

3


1.3 - Conhecendo o Windows O Windows oferece uma série de aplicativos que se encontram no grupo de programas Acessórios, conforme podemos ver na figura abaixo.

Aplicativos Pertencentes ao Grupo Acessórios

2 – Conhecendo o Grupo Acessórios Do Grupo de Programas Acessórios, no nosso curso de Informática Básica, só iremos falar em:

 - Ferramenta de Sistemas -

Scan Disk Desfragmentador de Disco

-

Drive Space

 Bloco de Notas

- Editor de Processador de Texto restrito  Calculadora  Paint – Editor de Desenho do Windows  Windows Explorer  Word Pad – Editor de Texto do Windows

4


Ferramenta de Sistemas Assuntos que vamos ver

2.1 - Conhecendo o Grupo Ferramenta de Sistemas: Para chegar ao Grupo Ferramentas de Sistemas, é só clicar em: Iniciar, Programas, Acessórios e Ferramentas de Sistemas que você terá os itens que fazem parte desse grupo, como mostra a tela abaixo:

Se você apontar para cada item deste grupo com o mouse, aparecerá uma caixa de aviso dizendo o que cada um significa. Veja no exemplo abaixo:

5


No nosso treinamento não iremos trabalhar em todos esses itens, apenas em um, que é o Internet Explorer. Só iremos conhecê-los e falar um pouco sobre eles.

2.1.1 - Desfragmentador de Disco É uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho do computador. Deve se usar o Desfragmentador de Disco para reorganizar os arquivos e os espaços não utilizados no disco rígido. De forma que os programas sejam executados com maior rapidez. Vamos ver como funciona?

1º Passo: Dê um clique no botão Iniciar, aponte para Programas, Acessórios, Ferramenta de Sistemas e, em seguida, dê um clique na opção Desfragmentador de Disco. A caixa de diálogo Selecionar a unidade irá aparecer:

6


2º Passo Escolha a unidade de disco que pretende desfragmentar e, em seguida, dê um clique no botão OK para iniciar a desfragmentação.

3º Passo Aguarde, até que termine o processo ou utilize os botões Parar ou Pausar para encerrar a desfragmentação ou pausá-la conforme necessário.

2.1.2 – Limpeza de Disco Ferramenta para liberar espaço em seu disco rígido. Ela realiza uma pesquisa e lista os arquivos temporários, os arquivos de Internet temporários e os arquivos de programa desnecessários que você pode excluílos com segurança de seu disco. Para executá-la, faça os seguintes passos: 7


1º Passo: Dê um clique no botão Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e, em seguida, dê um clique na opção Limpeza de Disco, que aparecerá a caixa de diálogo abaixo.

2º Passo: Selecione a unidade que deseja efetuar a limpeza conforme a caixa de diálogo abaixo, em seguida dê um clique no botão OK.

3º Passo: Na guia Limpeza de Disco, escolhida, dando um clique na caixa de seleção ao lado, os itens em que a ferramenta deverá executar a limpeza e, em seguida, dê um clique no botão OK. 4º Passo: Na última caixa de diálogo que aparece, dê um clique no botão Sim para iniciar o processo de limpeza na unidade selecionada.

2.1.3 - Mapa de Caracteres Dê um clique no botão Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e, em seguida, dê um clique na opção Mapa de Caracteres, que aparecerá a caixa de diálogo:

8


Esta ferramenta serve para inserir algum símbolo que você esteja precisando e não encontra em inserir figura, ou não existe no teclado, como por exemplo, os símbolos: ¾, £, e §. Selecione a fonte desejada na caixa de Fonte, através da setinha (▼) que fica na parte superior da tela do Mapa de Caracteres e clicar no botão Selecionar, depois no Copiar, posicionar o cursor no local desejado e depois Colar no local desejado do seu trabalho.

2.2 - Paint O Paint é um Editor de desenho do Windows que poderá auxiliálo em muitos trabalhos. É um Aplicativo de fácil domínio que você poderá utilizá-lo para diversos trabalhos. Para acessá-lo, dê um clique no botão Iniciar, Programas, Acessórios, Paint. Como mostra a tela abaixo:

9


Sabendo trabalhar com suas ferramentas, você poderá montar quadros, plantas, provas, criar logomarcas, fazer desenhos etc. Basta fazer uma associação entre as ferramentas e sua imaginação. Sua tela principal é:

Barra de Título Área de Desenho Caixa de Ferramentas Modo de Seleção opaco

Barra de Menu

Pontos para aumentar o tamanho do Papel

Modo de Seleção Transparente Caixa de Cores

Barra de Status

10


2.2.1 – Caixa de Ferramentas Cada uma tem uma determinada função, veja a seguir:

Modo de Seleção Recortando Borracha Conta gotas Lápis Spray Linha Reta Retângulo Elípse

Modo de Seleção Retangular Balde – Modo de Pintar uma área grande Lupa – Para poder ver a figura no modo de ZOOM Pincel – Pinta de forma reta ou redonda Forma de texto – usando as fontes existentes Linha sinuosa Forma de Polígono Polígono de Cantos arredondados

Forma de recortar co fundo opaco Forma de recortar co fundo transparente

2.2.2 - Trabalhando com o Paint No desenho a seguir, desenhou-se uma casa, onde se copia a janela para que as duas fiquem iguais e usa-se, a ferramenta do Balde para pintar toda a casa, o céu e o chão. Tendo o cuidado de que a linha que faz a divisão do chão toque até o final do papel, senão a tinta vaza.

11


O Balde Ferramenta para se pintar a casa, o telhado, as janelas, a porta e o chão.

Modo de seleção para copiar a janela

Usado a ferramenta Pincel e o Spray para se desenhar a árvore Usado a Ferramenta Balde

Fazendo a Bandeira Nacional, utilizando as formas Geométricas

Usando a Ferramenta Reta.

Usando a Ferramenta Retângulo.

12


Depois de feito dois lados do losango, é só selecionar, com a ferramenta de seleção, clicar em Editar, copiar, Editar, colar, Imagem, Inverter Imagem, Inverter Horizontalmente.

Faça o círculo do lado de fora do retângulo, selecione e depois arraste para dentro do Losango.

Depois de ter colocado o círculo no meio do losango, utilize a linha sinuosa, clicando em um lado, arraste, clique no outro lado da circunferência, depois arraste o mouse para cima, de forma que a linha fique na forma de um arco e dê o clique final para desligar o comando. Repita a operação e depois é só utilizar o Balde para as cores correspondentes de preenchimento da Bandeira.

As figuras feitas no Paint podem ser salvas e depois serem aproveitadas em outros arquivos ou podem ser inseridas diretamente nos arquivos, como estão sendo para a construção deste módulo.

2.2.3 - Mudando a cor no Paint Basta apontar com o mouse na cor desejada, que logo ela ficará selecionada num quadrado em primeiro plano, como mostra a figura abaixo.

13


O Balde, ferramenta utilizada para o preenchimemto

Quadrado constando constando aQuadrado cor selecionada, que a corfoi selecionada, o amarelo. que foi o amarelo.

2.2.4 -- Copiando uma figura no Paint Na hora de copiar uma figura basta selecionar a mesma com a ferramenta de seleção, clicar em editar, copiar, editar e colar, depois arrastar para onde você quiser, como nos passos abaixo: 1º Passo

2º Passo

3º Passo

2.2.5 - Redimensionando o papel no Paint Para redimensionar o papel, basta encostar o mouse nos pontos azuis que aparecem no centro de cada lado e nas pontas. Quando se encosta a ponta do mouse aparecer uma seta para os dois lados e nas diagonais. É só arrastar o mouse para onde queira aumentar o papel. O papel pode ir para cima ou para os lados, ou se quiser aumentar ou diminuir por igual, basta usar a diagonal. Observe o exemplo abaixo. 14


Pontos Azuis

2.2.6 - Escrevendo no Paint Depois de ter feito o seu desenho, troque a ferramenta para a de Texto é o botão que possui a letra A , e posicione no local onde seu texto será inserido. Uma vez que a ferramenta esteja acionada, você clicando na Barra de Menu, em Exibir e selecionando a Barra de ferramenta de texto, você poderá formatar o seu texto como um editor de texto comum, ou seja: a) alterar a fonte; b) alterar o tamanho da fonte; c) Formatar o tipo da fonte se é em Negrito N , Itálico I ou Sublinhado S e a cor da fonte, através da Barra de cores.

Texto inserido

15


2.2.7 - Copiando uma figura para o Paint Pode não parecer mas através do Paint podemos fazer uma série de coisas que às vezes ficamos enrolados e ele nos salva muitas vezes, como por exemplo: 1- Se quisermos copiar o conteúdo de nossa Área de Trabalho, basta apertar uma vez a tecla Print Scrn, que fica do lado direito em cima do lado das teclas de Função, ir para o Paint e clicar em Editar, Colar, que você terá a tela que está utilizando, como abaixo:

2- Ao criarmos uma figura no Paint podemos antes de salva-la, podemos transferir a mesma para o documento. Como no exemplo abaixo.

3- Podemos realizar vários tipos de desenhos, basta ter imaginação. E

sabermos utilizar as ferramentas do Paint. Todas as figuras existentes neste trabalho foram feitas no Paint.

2.3 - Bloco de Notas Mais uma ferramenta, que consta no Grupo de Acessórios, que na verdade é um Mini Editor de Texto com poucos recursos, ideal para digitação de alguns programas de linguagens como HTML (Hyper Text Mark up Language), como também deixar algum recado no seu Desktop de alguma 16


tarefa para fazer no dia seguinte de trabalho, ou mesmo digitar algum recado ou um pequeno texto que não exija muita formatação. . Para acessá-lo, dê um clique no botão Iniciar, Programas, Acessórios, Bloco de Notas. Barra de Titulos

Barra de Menu Barras de Rolagem Vertical e Horizontal

2.4 - Windows Explorer Para acessá-lo, dê um clique no botão Iniciar, Programas, Acessórios, Windows Explorer. É um dos acessórios mais importantes existentes no Windows e também o mais utilizado quando nos referimos à parte de organização de arquivos e pastas. Tem como sua principal função mostrar a organização de todos os arquivos e pastas, que constam em seu computador, e em memórias auxiliares como: CDs, DVDs, PenDrives, Disquetes e etc. No Windows Explorer, podemos ver a árvore de diretórios, criar pastas, redirecionar arquivos e pastas, renomear arquivos e pastas, copiar arquivos e pastas, deletar arquivos e pastas que não queremos mais etc. No Windows Explorer podemos ver os arquivos com suas extensões ou através de seus ícones, como mostra nas telas a seguir. Barra de Menu

Barra de Título

Barra de Endereços

Barra de Ferramentas

Árvore de Diretórios

Ícones Grandes de Pastas

Barra de Status

17


Vendo o Windows Explorer com a mesma tela, com ícones pequenos e usando a lista de Detalhes.

Lista de Ìcones pequenos com Detalhes

No Windows Explorer, nós vamos ver os seguintes itens. -

Como criar uma Pasta; Como abrir uma Pasta; Como abrir um Arquivo; Conhecendo a árvore dos Diretórios: Conhecendo um Diretório; Como copiar um disco (Disquete).

2.4.1 - Criando uma Pasta de Trabalho Selecione uma unidade de disco que pode ser o C: (Seu HD ou Disco Rígido). Para A: (Sua Unidade de Disco de 3 ½ “), isso se seu computador ainda for dos antigos, porque os mais novos não estão vindo mais com o Drive de Disquetes de 3 ½ “; pose ser também a unidade D, E ou F. Dependendo de onde você quer criar a sua Pasta Dê um clique em Arquivo, Novo, Pasta, que do outro lado do Vídeo aparecerá uma pasta e uma caixa escrito Nova Pasta, onde você deve colocar um nome que você mais tarde identifique. A Pasta que está sendo criada, para que haja coerência, ela deve ter um nome que você logo consiga identificá-la, para que você não fique perdido no seu HD e não consiga encontrar seus arquivos Veja o exemplo como mostra no quadro abaixo.

18


Na próxima figura aparecerá a caixa da Nova Pasta.

Caixa para a Nova Pasta

Colocaremos nesta pasta um nome de Minhas Universidades, ou Arquivos de ......., conforme a organização que você quer fazer. Criaremos uma Nova Pasta (Subpasta) a pasta de Minhas Universidades,como mostra na figura a seguir: Solicitação de uma Sub Pasta

Nova Pasta criada com o Nome de Minhas Universidades

19


Nesta nova Pasta colocaremos o nome da Universidade que iremos guardar os Arquivos referentes a ela.

2.4.2 - Como abrir uma Pasta de Trabalho Com o Windows Explorer aberto, você procura dentro de sua Árvore de Diretórios o arquivo desejado, e ao dar dois cliques ele se abrirá. Porque dois cliques? O primeiro é para selecionar e o segundo para abrir o arquivo desejado.

2.4.3 - Conhecendo a Árvore dos Diretórios Na proporção que se clica duas vezes na Unidade de Disco C: da árvore de Diretórios, aparece todos os arquivos existentes na Unidade, como mostra na figura abaixo. E, se continuarmos a clicar sobre as pastas existentes nesses diretórios iremos ter acesso a todas as subpastas, dos arquivos.

2.4.4 - Conhecendo um Diretório

Arquivo que foi selecionado e aberto

Arquivos existentes no Arquivo de Programas que foi o arquivo selecionado e aberto

2.4.5 - Como copiar um disco (Disquete) Para se copiar um disquete, pode-se realizar esta operação de duas formas, ou pelo Windows Explorer, ou pelo ícone Meu Computador, que através do Windows Explorer também pode ser acessado. Observe onde o ícone Meu Computador, que se encontra na raiz da Árvore dos Diretórios e com o botão Direito do Mouse, clique uma vez no arquivo selecionado, que aparecerá a seguinte tela com várias opções.

20


Selecionado a Unidade de Disco A de 31/2“ Opção de Copiar Disco

Quando copiamos um disco, precisamos saber que o disco que contém os arquivos é chamado de Disco de Origem e o que vai receber a cópias dos arquivos é chamado de Disco de Destino. E assim que selecionamos a Unidade de Disco de 3 ½ “ e selecionamos a opção de Copiar Disco, abrirá as seguinte caixas de diálogo:

Caixa de diálogo mostrando que o disco está sendo copiado

Depois que carrega a metade da barra, ele solicita o disco que vai receber a cópia mostrando as seguintes telas.

21


É chegada a hora de retirar o Disco de Origem da unidade de disco e colocar o Disco de Destino e clicar no botão OK. O sistema irá carregar a barra até o final voltará a aparecer a primeira caixa de diálogo. Caso queira copiar outro disco e só clicar no botão Iniciar que inicia o processo de cópia do novo disco, caso contrário é só clicar no botão de Fechar, e retirar o disco da Unidade de Disco.

OBS: Esta Opção de Formatação de Disquetes é só para os Computadores que ainda têm as unidades de Disquetes. Hoje, a maioria dos computadores estão sendo montados sem a Unidade de Drive de Disquetes. Apesar de já haver outras versões do Windows, como o Vista e o Seven, ainda existe um uso muito grande do XP, e os computadores novos estão saindo apenas com portas de USB (Universal Serial Bus), que geralmente vem pelo menos 4 (quatro) portas no mínimo em cada equipamento, na qual podemos colocar os PenDrives, que hoje estão substituindo os antigos Disquetes.

22


2.5 - WordPad Word Pad é o Editor de Texto pertencente ao Sistema Operacional Windows, sua aparência á semelhante ao do Word. Nas versões mais recentes do Windows ele está cada vez mais semelhante com o Word, que também é um Editor de Texto, só que com muito mais recursos que o Bloco de Notas. Para acessá-lo, dê um clique no botão Iniciar, Programas, Acessórios, WordPad, que aparecerá sua tela inicial. Barra de Menu Barra de Título

Barras de Ferramenta

Cursor

Régua Área de Trabalho Barra de Status

Para que você saiba o que faz cada botão, basta arrastar o mouse sobre cada um que o sistema informará a função deles, conforme a figura a seguir: Salvar

Desfazer

Visualizar Impressão

Itálico

Colar Abrir arquivo

Imprimir

Recortar

Arquivo Novo

Data e hora

Cor

Marcadores Centralizar

Barra de Fontes

Copiar

Localizar

Negrito

Tamanho da fonte

Alinhar à esquerda

Alinhar à direita

Sublinhado

23


No WordPad você pode executar vários trabalhos de editoração de Textos, com inclusão de figuras, sendo que para isso podemos utilizar o recurso da tecla Print Screen, que se encontra no teclado logo acima das setas de navegação. Como por exemplo, se apertar esta tecla ele produzirá exatamente, o conteúdo da tela aonde se encontra o cursor se você clicar no botão de Colar na Barra de Ferramentas, como mostra na figura abaixo.

Como o WordPad apesar de ter um pouco mais de recursos que o Bloco de Notas, ainda é um Editor de Textos um pouco restrito e o nosso objetivo é apenas mostrar um pouco dele para seu conhecimento. Na verdade em nosso treinamento de Informática Básica trabalharemos mais no Word.

2.6 - Calculadora Último dos aplicativos do Grupo Acessórios que iremos ver no conteúdo do Windows dentro de nosso Treinamento. A

Calculadora

é

um

excelente

recurso

que

o

Sistema

Operacional Windows oferece. Através dela você pode realizar vários cálculos utilizando os recursos de Copiar e Colar do próprio sistema sem precisar sair do lugar, apenas usando o mouse e clicando, realizará qualquer tipo de cálculo, basta conhecer os dois tipos de Calculadora existentes no seu sistema. Para acessá-la, dê um clique no botão Iniciar, Programas, Acessórios, Calculadora, que aparecerá sua tela inicial. 24


Calculadora Padrão Barra de Título

Barra de Menu

Visor

Operações que podem ser realizadas: Subtração, Multiplicação, Soma, Divisão, Raiz Quadrada, Percentual e Fração.

TECLAS DE MEMÓRIA: Somar, Subtrair, Resultado e Limpar na Memória.

2.6.1 - Mudando o tipo de Calculadora Basta clicar na Barra de Menu na palavra Exibir, que aparecerá o Menu onde consta os nomes, Padrão e Científica Clicando na palavra Científica, você muda o tipo de Calculadora, e aparecerá o modelo Científica abaixo. Calculadora Científica

Opções para mudança de Base

Teclas de Funções Científicas, Trigonométricas, Logarítmos, frações e Exponenciação.

25


2.7 - Atividades 1 Digita um texto no WordPad que você possa complementar com um desenho realizado no Paint. 2 Digita outro texto que necessite de cálculos que você possa usar a Calculadora e colar o resultado no documento. 3 Responda: a) O Bloco de Notas é um aplicativo útil? Porque? b) Caso você não possua o Editor de Texto Word, e só o Word Pad, poderia realizar um texto seguro? Porque? Daria para fazer efeitos especiais com ele? Ou até mesmo tabelas e textos sofisticados? Explique. c) Ao criar os documentos no WordPad, salve-os com o Nome de Meu primeiro Texto e Meus Cálculos, e coloque numa pasta Chamada de Meus Arquivos de Treinamento.

“Por enquanto é só isso, quando entrarmos no Módulo do Word, faremos mais exercícios que dará a você condições de poder criar muitos modelos de documentos”. Aguardo todos vocês lá. Um grande abraço.

26

Windows XP  

Windows XP

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you