Na abertura do evento, a coordenadora de Projetos na Unidade de Ensino Médio e Técnico do Paula Souza, Maria Lucia Mendes de Carvalho, fez um relato histórico da primeira escola técnica profissional masculina, a Getúlio Vargas, e homenageou duas antigas dietistas desta unidade, Arcelina Ribeiro de Araújo e Dalila Ramos, e dois ex-diretores, Mario Ianeta e Adhemar Batista Heméritas.
Memórias e História da Educação Profissional
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Cetec – Unidade de Ensino Médio e Técnico Praça Coronel Fernando Prestes, 74 – Bom Retiro 01124-060 – São Paulo – SP – Brasil Tel .: 55 11 3327-3000 – Fax: 55 11 3327-3000
Patrimônio, Currículos e Processos Formativos
Nesta edição do Encontro, que ocorre a cada dois anos, foram apresentados estudos e pesquisas que partiram de levantamentos e mapeamentos do patrimônio educativo, artístico, histórico e tecnológico das instituições de ensino profissional de São Paulo, de outros estados brasileiros e de Cabo Verde.
www.centropaulasouza.sp.gov.br
O
Centro Paula Souza realizou nos dias 11 e 12 de setembro de 2012, na Capital, o 3o Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. Professores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores da área discutiram a Educação Patrimonial – bens materiais e imateriais de escolas técnicas e tecnológicas.
Patrimônio, Currículos e Processos Formativos
R
esgatar e manter vivo o passado da educação profissional e tecnológica são práticas essenciais para planejar o futuro. A busca nos registros da história nos permite trilhar o desenvolvimento com a sabedoria dos processos já vividos. Essa memória se faz rica nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologias (Fatecs) estaduais que integram o Centro Paula Souza, sinônimo de qualidade em educação profissional há mais de quarenta anos. A leitura deste livro nos ajuda a compreender os rumos do ensino profissional por meio da experiência de várias gerações de estudantes e professores, das realidades vividas no mundo do trabalho e das transformações sociais. É com grata satisfação que indico este trabalho a todos os interessados pela história viva do Centro Paula Souza e também para quem busca ampliar seus conhecimentos sobre educação profissional, que tem entre suas metas atender às necessidades de formação visando ao desenvolvimento das diferentes regiões do Estado. Boa leitura! Laura Laganá
Diretora Superintendente