GeoMagazine #1

Page 47

GEO MAG.

Por esta altura será já momento de rumar até à cidade dos bordados a fio de seda frouxa, ou seja, Castelo Branco, onde as propostas gastronómicas são mais do que suficientes para repor as energias necessárias para conhecer um pouco melhor a capital de distrito. Perto do GZ da cache mistério GC2AG1M, Ribeira das Rabaças (Caféde) fosse o Queijo de Castelo Branco e da Beira Baixa um dos ex libris regionais e nacionais! Para quem gosta de azenhas, não pode deixar de visitar algumas que se encontram pelo rio Ocreza, acessível pelas localidades das Benquerenças e Taberna Seca. Em alguns destes elementos patrimoniais existem caches (GC1GV8A; GC3TXBM; GC18XBF), o que enriquece ainda mais o vislumbrar da paisagem de um rio tipicamente beirão que nasce na Serra da Gardunha e vai

desaguar no Rio Tejo. A Oeste do concelho, o conjunto de povoações tem características bastante particulares, uma vez que se encontra numa zona onde o Pinhal Interior mantém forte influência, com relevo mais acidentado. Podemos encontrar caches nas localidades das Sarzedas (GC1NDDK) e Santo André das Tojeiras, numa aeronave (GC1JTKT), para além de outras plantadas no meio dos muitos olivais que dominam esta zona (GC3W0DK).

Existe um número significativo de caches mistério distribuídas pelos vários pontos cardeais que dão uma boa noção das espacialidades geográficas aos que se empenharem na sua resolução e descoberta. Das várias caches misteriosas existentes, não posso deixar de recomendar algumas que considero particularmente interessantes e cuja resolução, mais ou menos complexa, permitirá bons momentos de geocaching, seja pelo container (GC1TX18), pelo enigma que as oculta (GC3YVR), a aventura que proporcionam (GC40JMY) ou pelo lugar onde se encontram (GC1RC3A)!

47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.