Issuu on Google+

Instrumentos Tradicionais do Mundo Membranofones

EB 2, 3 de Álvaro Velho, Lavradio Departamento de Expressões Grupo de Educação Musical Profª Eugénia Afonso


Membranofones

Profª Eugénia Afonso


Adufe Instrumento tradicional português, de forma quadrangular, com vários tamanhos e duas peles. É muito usado na Beira Baixa, em Trás-os-Montes e no Alentejo sendo tradicionalmente tocado pelas mulheres. No seu interior são colocados pequenos objectos (pedras, sementes, areia, guizos) que produzem som quando o instrumento é agitado ou percutido. É um bimembranofone de forma quadrangular e as suas peles são cosidas entre si, sendo colocadas no seu interior sementes, grãos de milho ou pequenas soalhas, a fim de enriquecer a sonoridade.

Europa


Sarronca Instrumento tradicional português, usado no Alentejo. É constituído por uma bilha de barro que serve de caixa de ressonância, tapada com uma pele que é posta em vibração através da fricção com um pau, produzindo um som grave semelhante a um ronco. Julga-se que a sua origem seja africana.

Europa


Bombo Bimembranofone tradicional português. Pode ter até cerca de 80 cm de diâmetro e é tocado na vertical, geralmente só numa das peles, com uma masseta. Não têm bordões nas peles o que lhes dá uma sonoridade profunda.

Europa


Kalengo Instrumento tradicional da Nigéria, conhecido como “tambor falante”. Possui cerca de 40 centímetros de comprimento e cerca de 20 centímetros de diâmetro, duas peles e cordas ou correias de cabedal a ligar as duas extremidades. É percutido com um batente curvo e, pressionado as cordas com o braço, altera-se a altura do som.

África


Djembé

Pode também ser chamado de djimbe, jembe, jenbe, yembe e sanbanyi e é um tambor originário de Guiné na África ocidental. O instrumento é muito antigo e até hoje é importante nas culturas africanas, sobretudo na região mandingue, que compreende os países Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Senegal e Guiné. O djembe é um membranofone que possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga, que pode variar de 30 a 40 cm de diâmetro.

África


Tabla

Instrumento tradicional indiano e de países vizinhos (Paquistão e Bangladesh), que acompanha vozes e instrumentos, entre os quais o Sitar. É constituído por dois tambores cilíndricos de tamanhos diferentes revestidos por uma pele.

Ásia


Darbuka

A Darbuka ou Derbak é um membranofone tradicional na música árabe, sendo semelhante ao djembé. O derbake também é considerado um dos instrumentos principais dos conjuntos árabes. Como fornece uma base rítmica, tem por função dar a estrutura para toda a música.

Ásia


Taiko

Instrumento tradicional do Japão que é o maior membranofone deste país. O seu diâmetro pode variar entre os 50 centímetros e 1,5 metros. É constituído por duas peles de bezerro fixas a uma caixa de ressonância de madeira, colocada num suporte, que é percutida por duas baquetas. A sua origem data do século XVII e era utilizado em batalhas para motivar as tropas e impor o ritmo das batalhas. Actualmente, é utilizado no teatro, celebrações religiosas e música tradicional.

Ásia


Bodrhán Instrumento tradicional da Irlanda, mas também difundido no Reino Unido (País de Gales, Escócia e Inglaterra). É cilíndrico, revestido por uma pele (de cabra) e percutido nas duas extremidades do seu batente. A mão é colocada por detrás, alterando o timbre e a altura do som.

Europa


Geduk Bimembranofone típico da Malásia que usualmente é tocado aos pares – um tambor de maior dimensão (ibu) e um menor (anak). O seu tambor de cilíndrico de madeira é coberto dos dois lados por pele de cabra. É tocado com baquetas.

Oceânia


Fontes • • • •

• • • • • • • •

António Neves e outros, 100% Música 6ºano, Texto Editora Mª Helena Cabral e André Sarmento, MP3, Porto Editora Bert Oling e Heinz Wallisch, Enciclopédia dos instrumentos musicais, Centralivros http://jonasfeliz.blogspot.com/2009/06/bullroarer-chama-alma-ou-berraboi.html http://pt.wikipedia.org http://at-tambur.com/galeria.htm http://www.zanesville.ohiou.edu/ http://www.meloteca.com/dicionario-instrumentos.htm http://www.ruadireita.com/instrumentos-musicais/info/instrumentos-decorda-africanos/ http://www.jose-lucio.com/Pagina2/Olharinr.htm http://www.oddmusic.com/resources/glossary.html http://angola-africa.forum-ativo.com/assim-se-canta-e-danca-em-angolaf19/instrumentos-musicais-em-angola-t327.htm www.gaitadefoles.net


membranofones issuu