Catálogo 24º AmadoraBD 2013

Page 18

Prémio Nacional 2012

Ricardo Cabral O Olhar Constrói o Mundo

intrinsecamente de uma ideia prévia associada àquele espaço. Na verdade, a igreja surge como um espaço atulhado de turistas, com o movimento e o ruído inerentes a essa presença, mas a noção prévia de estarmos perante a representação do interior de um dos locais mais sagrados para a cristandade (cujo valor enquanto grande movimento social e cultural reconhecemos, independentemente de crenças ou da sua negação) produz uma leitura em que o espaço se associa à solenidade. O mesmo acontece com a fonte da mesquita Mberit, em Pristina (New Born. Dez dias no Kosovo), que seria apenas a representação de um lugar recolhido e sossegado, pelo facto de estar praticamente vazio e ser afastado das ruas principais da cidade, não fosse a noção prévia de ser aquele um espaço que antecede o espaço sagrado de oração e onde se cumprem as abluções, essenciais para o cumprimento do ritual de oração. É pelo facto de assumir estas leituras prévias que o trabalho de Ricardo Cabral alcança um registo do espaço enquanto categoria que define a narrativa e lhe marca o compasso, e não apenas enquanto o cenário onde certos acontecimentos têm lugar. As personagens que se movem nestes espaços são igualmente suas devedoras, assumindo gestos, posições e papéis que dependem, em larga medida, do lugar onde Ricardo Cabral as regista ou imagina. Um exemplo: as crianças que surgem do lado de fora do abrigo anti-bomba (em Israel Sketchbook) estão simplesmente a brincar, naquilo que podia ser uma cena idílica sem qualquer leitura para além da enternecedora, mas ganham uma presença semanticamente rica e complexa a partir do momento em que sabemos que a parede que serve de fundo às suas brincadeiras é um abrigo. O narrador não se alonga em comentários ou questionamentos sócio-políticos, nem procura respostas para os conflitos gerais ou quotidianos que atravessam a zona geográfica onde se situa Jerusalém; por outro lado, a encenação espacial que cria e o modo como a representa permite o desencadear de todos os questionamentos que o narrador não verbaliza nem procura enquanto acção.

Intermezzo. Um olhar são muitos olhares. A leitura da obra deste autor torna-se tanto mais rica quanto conseguimos discernir nela uma progressão em direcção a um olhar cada vez mais consciente da sua capacidade de construir significados. Como já se disse, se nos primeiros trabalhos o cenário era um nível fundamental, com o passar do

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.