1 minute read

GRAVIDEZ PARTO HUMANIZADO PROPÕE MAIS RESPEITO E AMPARO ÀS MULHERES

As mulheres devem ser estimuladas a se movimentarem livremente

Durante O Trabalho De Parto

Advertisement

Susana Moscardini é autora do livro “Doula: Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação”

Oparto humanizado vem ganhando cada vez mais destaque, por sua abordagem acolhedora e respeitosa, que busca compreender e suprir as necessidades de acordo com a paciente. No entanto, muitas não possuem compreensão sobre o método.

Pensando nisso, Susana Moscardini, professora universitária, educadora perinatal, instrutora de ioga de gestantes e doula, lançou o livro “Doula: Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação”, pela Buzz Editora.

Nele, Susana listou alguns mitos e verdades sobre o procedimento.

1. DURANTE O PARTO, DEVE-SE DEIXAR A MULHER SE MOVIMENTAR LIVREMENTE.

Verdade. Por se tratar de um momento complicado e com picos de dor, as mulheres não podem ficar presas a um único lugar. Na realidade, elas devem ser estimuladas a se movimentarem livremente durante o trabalho de parto.

2. A POSIÇÃO SUPINA É IDEAL PARA O PARTO HUMANIZADO.

Mito. Por mais que essa seja uma posição frequentemente adotada, ela não é a ideal para o parto humanizado. A mulher deve ser encorajada a adotar a posição mais confortável durante o período expulsivo, já que cada anatomia exige uma estratégia diferenciada e de acordo com as próprias necessidades.

3. A GESTANTE DEVE SER INCENTIVADA À REALIZAÇÃO DE PUXOS ESPONTÂNEOS/INVOLUNTÁRIOS.

Verdade. Em partos comuns, às vezes, há a realização dos puxos dirigidos. No entanto, de acordo com Susana, essa não é a melhor estratégia. Deve-se dar suporte e incentivo para que a mulher empurre de forma natural, mas sempre respeitando seus próprios limites e necessidades.

4. É RECOMENDADO DEPILAR-SE ANTES DO PARTO.

Mito. Há pouco tempo, ainda era recomendado realizar a tricotomia, ou seja, a raspagem dos pelos pubianos, antes do trabalho de parto. No entanto, recentemente, foi descoberto que essa prática pode provocar microferimentos na região, possibilitando o aparecimento de infecções com mais facilidade.

5. A MÃE NÃO DEVE ESTAR SOZINHA DURANTE TODO O PROCESSO.

Verdade. Assim como qualquer outro procedimento, em que há possibilidade de acontecer imprevistos, o parto humanizado necessita de assistência especializada e preparada, que disponibilize uma equipe que respeite o protagonismo e autonomia da gestante, tomando decisões sempre pensando no bem-estar da mãe e do bebê.