Galvão Bueno






















Prestes a se despedir das narrações em tevê aberta, narrador se prepara para o Mundial do Catar



























Prestes a se despedir das narrações em tevê aberta, narrador se prepara para o Mundial do Catar
Loja
286 - Anália Franco. O e-commerce
meio do WhatsApp 11-91645-8009, do Instagram @pamelariosboutique e no site: www.pamelarios.com.br. Nas páginas há fotos de itens à disposição que podem ser adquiridos de forma on-line.
APamela Rios Boutique traz um novo conceito em moda feminina e atendimento impecável para o Jardim Anália Franco. Localizada na Rua Padre Landell de Moura, 286, a loja multimarcas eleva o patamar de estilo da região ao reunir tanto itens de fabricação própria como as marcas Zen, Carrano, LeBlog, Eduardo Amarante, Regina Salomão, Anne Fernandes, Boudoir, Camys, Montefina, Luiza Barcelos e Cecconello.
Salomão,
O salto de qualidade em relação às tendências tem como responsável a empresária e designer de moda Pamela Rios. Com curso de formação em escola britânica, ela também possui certificado de estilo e tendência conquistado durante curso em Paris. De acordo com a empresária, a experiência lhe proporcionou uma visão de mercado e das marcas de luxo, sem contar os aprendizados sobre tecidos e processos. “É gratificante acompanhar o desenho e a elaboração de peças e bolsas de grandes nomes da área”, agradece. Pamela revelou que, estar em Paris lhe possibilitou conhecer as técnicas de produção artesanal da Joseph Duclos, uma das grifes de bolsas mais caras do mundo. “Esse e outros conhecimentos adquiridos durante a viagem ajudaram na composição da boutique. Desde o salão, passando pela disposição das peças, até a criação de um projeto de conveniência e conforto às clientes”, explica. Nesse sentido, o local dispõe de um delicioso café, com chocolate personalizado e champagne.
bolsas de
Para que as clientes se sintam mais à vontade, a proprietária da loja elaborou ainda um espaço kids. Em uma estrutura de padrão internacional, a coleção verão 2023 chegou com força. Com peças atuais, modernas e elegantes, profissionais com formação em moda orientam a montagem dos looks.
peças de roupa, a orientação é válida para a criação do
-estar. Para isso, ela irá escolher peças e cores com o objeque tir, até então escondido”, frisa Pamela. Dentro da mudança
“A consultoria é válida para mulheres que buscam modelos mais formais, de eventos sociais, reuniões empresariais ou os visuais para passeio e mais despojados”, adianta a CEO. Conforme a empresária, mais do que as peças de roupa, a orientação é válida para a criação do look completo, incluindo roupa, bolsa, sapato e semijoia. “Precisamos valorizar o que a mulher tem de melhor. Ao entrar na boutique, a cliente deve pensar apenas em seu bem-estar. Para isso, ela irá escolher peças e cores com o objetivo de alcançar alegria e satisfação na sua vida. Com essa atitude, pode ser que encontre um estilo próprio de se vestir, até então escondido”, frisa Pamela. Dentro da mudança conceitual na forma de atender, a empresária afirma querer apresentar “Rios” de novidades, com lançamentos semanais no site da loja e em redes sociais.
mesma
Da mesma forma, Pamela diz existir a vontade de desenvolver desfiles para a apresentação de novas coleções. “Com isso, podemos buscar parcerias de negócios e aproximar mais as clientes, fortalecendo os laços de amizade. Como gosto do bairro, quero acolher as mulheres, dar atenção, conhecer os desejos e criar vínculos”, solidariza-se. “E não vamos parar por aí, pois a abertura de novas lojas está em andamento em Alphaville e São José dos Campos”, avisa.
Confira as fotos da inauguração no último dia 20 de outubro, com a presença de amigos, personalidades e a imprensa que foram prestigiar a mais nova boutique da região.
Todos querem viver mais e não ter preocupações. No entanto, uma vida com bem-estar exige o mínimo de cuidado com o corpo. Para manter essa máquina em perfeita ordem é preciso que ela não seja maltratada.
Portanto, o primeiro ponto a ser lembrado é a alimentação. Produtos ultra processados, gordurosos e com poucas vitaminas continuam sendo os vilões da saúde. Por outro lado, as refeições balanceadas, repletas de frutas, legumes e verduras, permanecem como as aliadas da longevidade. Nesse caso, vale a pena dar uma olhada nas dicas oferecidas pela seção Saúde.
Do mesmo modo, outro fator agregador ao equilíbrio do corpo é o exercício físico. Por isso, na seção Beleza & Estética será possível ver que a mesma atenção dada ao que se ingere, deve existir no chamado “Plano verão”. Nesse sentido, não adianta querer, nos próximos meses, alcançar a qualquer custo o ápice da beleza corporal. Isso porque os exageros acabam levando a lesões, ao invés de produzir resultados satisfatórios.
E por falar em cuidados completos, a saúde bucal também deve ser levada em consideração. Na seção Saúde, vamos encontrar alternativas valiosas de como evitar doenças e, ao mesmo tempo, manter um lindo sorriso.
Aliás, sorrir remete à alegria que também nos faz lembrar que a Copa do Mundo está chegando. Mais uma vez, o futebol vai invadir nossas casas na voz de Galvão Bueno. Em Celebridades, ele fala um pouco de sua despedida das narrações e sobre novidades que vêm por aí.
No clima de alto astral, não podemos esquecer a seção Curtas, com opções de cinema, teatro, exposição e muito mais. Veja e se programe para a diversão!
Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.
Diretor Responsável
Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br
Editora
Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br
Diretor Comercial
Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br
Revisão
Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br
Publicidade publicidade@grupoleste.com.br
Design dos Anúncios
RP7 Comunicação
Impressão
FASTi Qualidade Gráfica
Publicações do Grupo:
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de anúncios produzidos pela nossa Editora.
Diariamente novidades da região que tanto amamos.
ATENDIMENTO AO LEITOR E PUBLICIDADEEm Creed III, continuação do longa de 2018, que estreia dia 23, Michael B. Jordan volta a interpretar Adonis Creed. Depois de dominar o mundo do boxe, Adonis Creed vem prosperando tanto na carreira quanto na vida familiar. Então um amigo de infância e ex-prodígio do boxe, Damian (Jonathan Majors), ressurge depois de cumprir uma longa sentença na prisão. Ele está ansioso para provar que merece sua chance no ringue. Damian pede a ajuda de Creed para que ele o ajude a voltar para os campeonatos de luta. Apesar de tudo, dezoito anos na prisão mudam a pessoa e Damian não está nada satisfeito que Creed “tomou seu lugar” no ringue de boxe. Dois velhos amigos então vão lutar para enfrentar seus passados juntos e enfrentar o futuro que os aguarda.
No livro Ser Humano é Ser Junto, o filósofo e educador Mário Sergio Cortella mostra os motivos pelos quais pode-se aproveitar melhor a vida. Ele fala da importância de se estar em uma sociedade diversa, plural, que acolhe todos os tipos de pessoas. Intolerância, polarização, hostilidade, desprezo. Esses sintomas presentes no cotidiano se originam na falta de alteridade. Na atitude de olhar o outro não como outro, mas como estranho, como intruso ou inferior. É nessa ambiência que se instala o preconceito, ao qual todos precisam estar atentos. O preconceito reduz a capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar. O livro, escrito originalmente com Janete Leão Ferraz, foi modificado e renomeado em 2020 e agora voltou a ser ampliado e atualizado.
no personagem originalmente criado por Charles Addams, a série de mistério Wandinha, que estreia no dia 23, é voltada para jovens adultos. A trama sobrenatural mostra os anos de Wandinha Addams como estudante na Nevermore Academy. Ela tenta dominar sua habilidade psíquica emergente, frustrar uma monstruosa matança que aterrorizou a cidade local e resolver o mistério sobrenatural que envolveu seus pais há 25 anos – tudo isso enquanto navega em seus novos e muito complicados relacionamentos em Nevermore. A série tem a direção de Tim Burton, o mesmo diretor do filme Batman, com Michael Keaton. A atriz Jenna Ortega foi escalada para interpretar Wandinha Addams. Catherine Zeta-Jones, Luis Guzmán e Isaac Ordonez completam o elenco.
A Casa Fratelli é um espaço conceito em São Paulo, com uma localização privilegiada no Jardim Anália Franco. Um buffet completo, que oferece o espaço perfeito para o seu evento, com sofisticação e entretenimento!
de público, com plateia lotada em todas as suas apresentações, Tom Cavalcante apresenta “O Tom Tá On” nos dias 3 e 4 de dezembro, no Teatro Bradesco. Dentre tantos personagens marcantes de sua carreira, ele faz suas perfeitas imitações de grandes nomes da música, como Caetano Veloso. Além disso, as observações do comportamento humano e o olhar atento sobre a política do País somam-se às hilariantes imitações de personalidades da televisão e aos personagens originais do humorista, como o hilário João Canabrava, o velho contador de causos, Sr. Venâncio, e a petulante doméstica Jarilene. Ingressos a partir de R$ 25,00. Local: Rua Palestra Itália, 500 (Shopping Bourbon). Vendas pelo link: https://bit.ly/3U9kkOU. Mais informações no site: www.teatrobradesco.com.br.
“Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino”, em cartaz até 11 de dezembro, no Teatro Porto Seguro, traz no papel principal os atores Juan Alba, que interpreta Magal na fase adulta, e o ator Luís Vasconcelos, que vive o ídolo na fase jovem. O elenco ainda tem Yael Pecarovich, como dona Sônia, mãe de Magal; o ator Joaz Campos, que vive Darcy, pai do cantor; Flávia Strongolli, que interpreta a esposa Magali; Breno Manfredini que encarna o produtor Roberto Livi; Jéssica Stephens que encena a cantora Elizeth Cardoso e Fernando Vieira que vive o apresentador Chacrinha e também o poeta Vinicius de Moraes. Apresentações: sexta e sábado, às 20 horas, e domingo, às 17 horas. Ingressos: de R$ 35,00 a R$ 90,00.
Local: Alameda Barão de Piracicaba, 740.
Até o dia 2 de abril de 2023, o público poderá acompanhar a exposição A Parábola do Progresso, no Sesc Pompéia. Com o objetivo de discutir o legado de Lina Bo Bardi para o Sesc, a curadoria traz outras referências à mostra. Entre elas estão: o Acervo da Laje (subúrbio ferroviário de Salvador), a Aldeia Kalipety (São Paulo), a Casa do Povo (São Paulo), o Quilombo Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru Mirim – MA) e o Savvy Contemporary – the Laboratory of form-ideas (Berlim – Alemanha). A exposição irá contar com diversas oficinas, rodas de conversa, apresentações, performances, rituais e visitação guiada. Horário de visitação: terça a sábado, das 10 às 21 horas; domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Local: Rua Clélia, 93. Mais informações no sescsp.org.br/pompeia.
Omês de novembro chega e com ele a grande sen sação de vendas: Black Friday. Nos últimos doze anos, o comercio nacional principalmente nas gran des metrópoles, adotou um formato de vendas praticado no Estados Unidos há muito tempo.
La no país americano a Black Friday surgiu nos anos 90 na Filadélfia, onde os policiais classificaram a “sexta negra” de um dia após a comemoração da ação de Gra ças, onde os americanos saíam as ruas em grande número para comprar os presentes natalinos. Assim o comercio entendeu que realizando promoções pontuais atrairiam cada vez mais os consumidores. Realmente deu certo e essa estratégia se estendeu para toda América, atingindo também os países latinos como o Brasil.
Portanto a Black Friday é a sexta feira após o feriado de novembro que os comércios realizam descontos total mente atrativos para incentivar a compra e o consumo de produtos e serviços.
Na América isso se tornou uma tradição de décadas. Mas no Brasil, infelizmente o que vemos são alguns co merciantes e empresas utilizando dessa onda Black Friday para cometer alguns ilícitos praticados contra o consumi dor. Vamos listar as mais importantes que acontecem mui to nessa data para o leitor não cair em golpe.
Atente para a média de preços nos últimos 06 meses do produto que adquirir. Alguns comerciantes aumentam o preço antes do dia da Black Friday e posteriormente ofe rece desconto atrativo, sendo que na verdade ele aumen tou o preço antes de oferecer, permanecendo na maioria dos casos o preço idêntico ao praticado sem o desconto. Isso é considerando ilícito conforme artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor pois induz o consumidor ao erro. Ao constatar o fato deve procurar imediatamente os órgãos de defesa do consumidor e denunciar. O PROCON disponibiliza nessa época devido a grande procura canais de atendimento exclusivo para agilizar o atendimento.
Ao comprar qualquer produto ou serviço a distância (internet ou telefone) a lei do consumidor ampara com di reito do arrependimento. Onde mesmo sendo o produto chegando ao destinatário em perfeito estado e condição adquirido, o consumidor ter o direito de escolha para can celar a compra sem justificativa. Caso o comerciante ou site recuse esse direito, o cliente deve enviar um email re latando o fato e denunciar ao PROCON.
O consumidor deve também ficar atento aos sites e canais que estiverem realizando a compra. Nessa época, acontece muito uma multiplicação de sites similares aos atuais e que se apropriam de dados bancários para ilicita mente esvaziarem as contas das vítimas. Por isso é impor tante o consumidor ver o domínio correto do site que está adquirindo o produto e se ele possui a chave de seguran ça corretamente. Ao perceber qualquer suspeita, denuncie,
pois somente através dessa ferramenta é possível coibir a prática delituosa.
Diante tudo isso o consumidor deve ficar atento aos di reitos que a lei consumerista assegura, apresentando qual quer denúncia aos órgãos competentes, para coibir todas as ilicitudes de pessoas e comerciantes que não pra ticam o determinado em lei. Agindo dessa forma o con sumidor coloca cada vez mais a Black Friday em um patamar de confiabilidade e segurança para população.
Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.
As palavras acompanham Galvão Bueno há quase 50 anos diante das câmeras. Mas são justamente elas que estão em falta ultimamente ao narrador, em geral extremamente verborrágico. Prestes a se despedir de mais de 40 anos de história na Globo, Galvão é econômico ao vislumbrar como serão os próximos meses durante sua derradeira participação como narrador em Copa do Mundo. A voz por trás de conquistas inesquecíveis da Seleção Brasileira, como 1994 e 2002, encerrará um importante ciclo no dia 18 de dezembro, após a grande final do Mundial do Catar. “Sempre vivi de juntar palavras e vender emoções, mas as palavras já estão me faltando. Como posso imaginar como será o último jogo no dia 18 de dezembro? Espero apenas que a Seleção esteja do meu lado e lutando pelo hexa. Vai ser um momento muito forte e importante da minha vida”, explica.
Galvão, de 72 anos, faz parte do elenco da Globo desde 1981. A Copa do Catar será sua 13ª participação em mundiais. Sua trajetória em Copas, inclusive, começou antes mesmo de sua chegada à emissora da família Marinho. O narrador estreou no evento esportivo em 1974, quando a competição aconteceu na Alemanha. A partir de 1978, ele sempre esteve nos países-sede para comandar as transmissões “in loco”. “Agradeço demais o carinho e a parceria de todos. Não só do pessoal do microfone, mas todos da equipe que estiveram comigo. Tem gente que está comigo há mais de 40 anos e vão estar comigo até o final em dezembro”, valoriza.
A COPA DO CATAR MARCARÁ SUA APOSENTADORIA DA FUNÇÃO DE NARRADOR NA TELEVISÃO. VOCÊ JÁ CONSEGUE IMAGINAR COMO SERÁ ESSE MOMENTO DERRADEIRO?
A pergunta a que eu mais tenho respondido é como estou me preparando, o que vou falar, como vai ser a final, qual será minha última frase... As palavras, na verdade, já começaram a me faltar. Como posso imaginar o que vou falar quando terminar o último jogo no dia 18 de
dezembro? O que eu peço, se posso ter um presente depois de 13 Copas do Mundo e quase 50 anos de televisão, é que a Seleção Brasileira esteja ao meu lado no dia 18 de dezembro. Vou me emocionar lá. Se sair gol, nem sei se vou gritar gol, se vou chorar... Não faço ideia do que vai acontecer. Mas será um momento muito forte e importante da minha vida. Vou completar 50 anos de televisão e eu sempre vivi de juntar palavras.
Sempre vivi de juntar palavras, vender emoções e ser um equilibrista. Vou juntando as palavras, tentando pegar as emoções e passando para quem está assistindo. Tudo isso sem fugir da realidade dos fatos. Vou buscando a emoção de um lado, mas sem esquecer a realidade dos fatos do outro. Por isso, digo que sou um equilibrista. Andar no fio da navalha o tempo inteiro. E o equilibrista toma seus tombos. Claro que toma. O importante é tomar o tombo, respirar e seguir. Isso acontece em qualquer segmento da vida.
A Globo é minha casa há 41 anos. Brinco com pessoas da família Marinho que me acho até no direito de falar que sou da família (risos). Aqui me sinto bem, me realizo, fiz minha vida. Vou ficar eternamente ligado. Olha, não tem nada de contrato vitalício. Se tem, não me avisaram. Não tem nada disso. Vou viver a emoção da minha última Copa e não farei mais nada em televisão aberta se não for na Globo. Estamos conversando sobre algumas participações pontuais.
Estamos conversando para permanecer e eu tenha a felicidade de ficar mais um tempinho fazendo coisas pontuais. Não existe contrato e nem tem
Galvão estará à frente da transmissão de oito jogos durante a Copa do Mundo do Catar
nada assinado ainda. Estamos conversando. Não será narração. Não narro mais. Minha última narração será dia 18 de dezembro, na final da Copa do Mundo. Mas um programa aqui, uma participaçãozinha ali, um convite para falar umas bobagens nas Olimpíadas... Algo nesse sentindo. A ideia geral é essa. Tenho um projeto de vida já realmente na rua nesse mundo virtual. Um mundo novo. Vamos estar aí sem exclusividade para cá ou para lá. Se essas coisas se realizarem, vou me sentir muito contente.
O “Bem, Amigos” está completando 20 anos. É uma coisa muito ligada a mim e a todos que participam do programa. Gosto muito quando, na terça, os programas são pautados pelo que foi dito no “Bem, Amigos” na noite de segunda. É uma produção que vem desde o início do Sportv. Eu, Luís Roberto e Cléber Machado chegamos para fazer três programas no canal. O Luís fazia o “Redação” pela manhã, o Cléber o “Arena” na hora do almoço e eu o “Bem, Amigos” na segunda. Continuamos todos no Sportv até hoje. O canal faz parte das nossas vidas.
O programa nunca foi apresentado na Globo, na tevê aberta mesmo. O último programa será no dia 14 de novembro. O Campeonato Brasileiro acaba dia 13. Acredito que, se eu não vou mais estar, seria esquisito alguém apresentando um programa e falando “bem, amigos”. Seria algo complicado. Com isso, a Globo me deu um presente. O último programa irá ao ar, ao vivo, na Globo e no Sportv ao mesmo tempo. No dia 14, o programa sai dos estúdios tradicionais e será apresentado dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Vão montar um cenário especial. Vamos ter muita gente importante e bacana que andou pelo programa, como grandes atletas, jogadores e músicos.
Foi a primeira vez que eu fiz uma Olímpiada sem estar no local e todo o trabalho foi montado em função disso. Eu tinha bastante medo de fazer as Olímpiadas. Nós tínhamos a obrigação de trazer Tóquio para o Brasil. E a obrigação de levar o Brasil para Tóquio. Os estúdios construídos ajudaram muito a entrar nesse clima. Agora, vou ter a felicidade de estar lá (Catar), mas de uma forma diferente. Vai ser minha última vez transmitindo uma Copa do Mundo em televisão. Isso começou em 1974, quando eu ainda fiz a Copa direto do Brasil. A partir de 1978, sempre estive nos países sede da Copa do Mundo.
ESTE ANO, POR CONTA DE O EVENTO SER REALI-
ZADO NO FINAL DO ANO, A COPA DO MUNDO ACONTECE LOGO APÓS AS ELEIÇÕES. VOCÊ ACREDITA QUE ISSO
Não sou daqueles que acha que o futebol vai resolver os problemas do país. Muito longe disso, mas espero que nos faça bem para a alma. A coisa anda complicada. Estamos em um momento de tanta dificuldade.
A trajetória de Galvão Bueno está intimamente ligada com a história esportiva da Globo. Para revisitar mais de quatro décadas de uma parceria frutífera, o Globoplay prepara um documentário sobre a caminhada pessoal e profissional do narrador. Com cinco episódios, o projeto tem estreia prevista para fevereiro do ano que vem e registrará todos os passos de Galvão durante sua última Copa do Mundo à frente das transmissões da Seleção Brasileira. “É uma honra muito especial que estou recebendo. Fico até sem jeito de falar sobre isso. Juro por Deus. Estamos viajando muito e trabalhando bastante. Vai ser uma forma de continuar na Globo”, explica.
O projeto reunirá depoimentos de amigos e profissionais que estiveram ao lado de Galvão ao longo dos últimos anos. Além disso, o narrador também pretende registrar um pedido de desculpas especial, mas prefere guardar segredo sobre a identidade do personagem envolvido. “Escolhi uma pessoa, mas não vou falar quem. Vou pedir desculpas porque fui injusto em um momento de grande euforia e conquista em uma Copa do Mundo. Fui duro naquele dia. Isso me incomodou a vida inteira”, despista.
No mundo da moda desde 1992, o estilista Israel Valentim se tornou referência quando o assunto é vestido de festa fashion. Os modelos exclusivos do profissional, com cristais bordados ou cravejados, se tornaram uma marca registrada de sua carreira. O estilo inconfundível de Valentin mostra que ele está sempre antenado com as tendências internacionais.
Querido pelas influenciadoras e famosas como Sabrina Sato, Patricia Abravanel, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Viih Tube, Juju Franco, Graciely Junqueira, Bela Fernandes e Flavia Viana, no dia 26 de outubro, Valentin apresentou sua nova coleção Wish, no Trio Pérgola. Na mesma oportunidade, o criador de peças singulares lançou o livro “O Luxo Lapidado”.
Na publicação, o estilista se aprofunda em todo o conhecimento obtido até agora e mostra como o empreendedorismo se entrelaça ao design de moda. Além disso, descreve as maravilhas e também as dificuldades pelas quais já passou. Do mesmo modo, destaca como a perseverança e a resiliência são chaves fundamentais para um profissional ser bem-sucedido.
Valentin ressalta que seu objetivo e maior propósito como estilista não é apenas atingir a perfeição com a criação de suas peças, mas também realizar sonhos ao longo de sua jornada. Para ele, a obra nasce com a finalidade de provocar inspiração, passando a mensagem de que é possível ser feliz, trabalhar com moda, ter um casamento saudável e uma empresa de muito sucesso.
Academias físicas ou plataformas on-line para a prática de exercícios costumam ter mais procura nos meses que antecedem o verão. No entanto, alguns profissionais alertam que o famoso “projeto verão” nem sempre dá o resultado esperado, principalmente porque não é possível construir o corpo dos sonhos em pouco tempo, e, mais do que isso, os riscos existem. É importante lembrar que o “corpo dos sonhos” só é alcançado com dedicação durante todo o ano, e não apenas em uma época específica.
“Praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde, mas isso acontece a longo prazo. Não adianta começar a treinar, agora, em outubro, e achar que, em três meses, mudará o corpo completamente, isso é ilusão”, explica José Corbini, educador físico. “O ‘projeto verão’ pode ser alcançado no sentido de
ter melhoras tanto estéticas como de saúde, mas isso depende muito do planejamento e acompanhamento elaborado por profissionais. Caso o aluno já treine, pode intensificar a disciplina dentro desse período, buscando colher melhores resultados, dependendo, claro, do objetivo”.
O mesmo acontece com a dieta alimentar. De acordo com a nutricionista Fulvia Zorzi, muita gente “adere à dieta procurando perder muito peso em um curto período de tempo, mas é importante deixar claro que, além disso não ser efetivo, pode prejudicar a saúde, causando até mesmo deficiência de determinados nutrientes”.
O projeto verão pode também ser o “pontapé inicial” para uma vida mais saudável, ou seja, uma inspiração para a pessoa que nunca fez dieta ou treinou começar a levar uma vida mais saudável.
A procura por academias e plataformas on-line costuma aumentar nos meses que antecedem o verão, mas é importante ficar atento a erros comuns que podem prejudicar o progresso durante esse período
Pensando nisso, os 2 profissionais listaram alguns erros que vão atrapalhar seu projeto verão. Confira.
Muitas pessoas acabam treinando em excesso neste período do ano para obter resultados mais rápidos e compensar o “tempo perdido”. Mas isso pode trazer alguns prejuízos. “O corpo precisa de descanso e precisa se adaptar a cargas e novos estímulos. Ou seja, a pessoa pode se lesionar de várias formas, até mesmo com maior gravidade”, explica Corbini. Vale lembrar que a pessoa que não está acostumada a fazer exercícios corre ainda mais riscos de se lesionar.
Quando o verão se aproxima, algumas pessoas começam a restringir alimentos que consumiam normalmente, podendo causar problemas à saúde.
“Ter uma alimentação saudável é importante para que o corpo consiga suprir todas as necessidades e ter um funcionamento adequado. O consumo de determinados nutrientes é necessário para um bom funcionamento do organismo. Com isso, vale ressaltar que não é recomendado realizar dietas relâmpago nem sem um acompanhamento”.
Sabemos que o uso de suplementos é comum entre as pessoas que realizam atividades físicas, mas é fundamental o acompanhamento de um especialista.
“Quem prescreve o remédio é o médico e quem prescreve suplemento é nutricionista. O mercado está cheio de ofertas que prometem resultados milagrosos, mas só um profissional capacitado pode dizer quando é necessário”, afirma Fulvia.
Você já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Existem algumas coisas que são conquistadas com muito treino - desde ler e escrever na infância até o condicionamento, que é muito importante para quem realiza atividades físicas. “Quando não há uma rotina de exercícios, as pessoas tendem a não ter um bom condicionamento, e não será em poucos meses que o conquistarão”, explica o educador físico. “Por isso, é importante que o corpo esteja acostumado com essa rotina durante todo o ano, e não apenas em um curto período”.
Com o verão chegando, algumas pessoas sonham com o “corpo perfeito” e se cobram exageradamente, fazendo com que isso se torne uma pressão pela estética, de forma não saudável. “Em poucos meses, é muito difícil mudar totalmente o corpo e ter essa expectativa certamente causará frustração”, afirma Corbini.
Por isso, esses projetos a curto prazo são mais eficientes para quem já mantém uma rotina regrada, mas vale a pena para quem quer um incentivo para começar.
Atualmente, a dor nas costas, chamada tecnicamente de lombalgia, é a segunda patologia mais comum (perdendo apenas para o resfriado) e a primeira patologia que causa ausência no trabalho, sendo assim considerada também um problema socioeconômico.
Aproximadamente 90% da população já teve ou terá lombalgia em alguma etapa da vida, sendo que metade melhorará em uma semana, 90% em oito semanas, mas em 10% dos casos a dor persistirá.
Segundo a Revista Brasileira de Reumatologia, múltiplas são as causas para lombalgia, que podem ser divididas em patológicas e não patológicas.
• Esforços repetitivos;
• Má qualidade de sono;
• Excesso de peso;
• Falta de atividade física;
• Atividade física inadequada;
• Fatores psicossociais.
• Entorses ou distensões musculares e ligamentares;
• Osteoartrose (desgaste da cartilagem das vértebras);
• Discopatias (Hérnias de disco);
• Infecções.
Para o tratamento, devemos ressaltar que em 90% dos casos não sãos cirúrgicos, onde a reabilitação adequada e mudança no estilo de vida pode ser o suficiente, para devolver a qualidade de vida ao paciente.
O processo de reabilitação inclui analgesia (melhora da dor), alongamentos e reforço muscular. Podemos obter esses três pilares através de técnicas como fisioterapia, pilates, hidroterapia, RPG (Reeducação Postural Global), acupuntura e medicações.
Após a fase de reabilitação, passa-se à principal, que é a mudança no estilo de vida, onde podemos incluir a diminuição de peso, mudanças nos hábitos posturais e atividade física supervisionada (academia terapêutica ou hidroginástica).
O recado final é: procure sempre o auxílio do médico ortopedista em fases iniciais de dor, quando o tratamento é mais fácil e responsivo. E após a fase de dor, manter o acompanhamento médico é primordial para o bem-estar e qualidade de vida.
• Especialização - Curso Teórico-Prático de Neuromodulação Invasiva no Tratamento da Dor - INDOR-DF - 2019
• Pós Graduação em Dor Pelo IEP –Hospital Sírio Libanês – 2017
• Título de Especialista e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna - SBC 2010
• Treinamento em Cirurgia da Coluna Vertebral:
• Fellowship em Cirurgia da Coluna Minimamente Invasiva no New York – Presbiterian Hospital (Dr. Roger Hart) New Yourk, U.S. – durante todo o ano de 2009
• Instituto de Patologia da Coluna IPC (Prof. Dr. Luiz Pimenta) – Jan /2008 à fev /2009
• Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia
MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – SBOT: 2007
• RESIDÊNCIA MÉDICA: ORTOPEDIA – 2005 – 2007
FACULDADE DE MEDICINA JUNDIAÍ – INSTITUTO JUNDIAIENSE DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
• GRADUAÇÃO EM MEDICINA – CONCLUÍDO EM 2004
FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ
RUA CANTAGALO, 74 - 1º ANDAR SHOPPING SILVIO ROMERO CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 96179-1730
WWW.GRUPOZERODOR.COM.BR
@GRUPOZERODOR E FACEBOOK.COM/GRUPOZERODOR
Ocuidado com a saúde bucal requer atenção e conscientização da população. Os últimos da dos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Ge ografia e Estatística (IBGE) sobre o assunto apontam que mais de 34 milhões de brasileiros acima de 18 anos perderam mais de 13 dentes por falta de acompa nhamento odontológico e cuidados básicos.
Conforme Sumatra Melo da Costa Pereira Jales, ci rurgiã-dentista habilitada em odontologia hospitalar, quando o cuidado com os dentes é ignorado, pode haver proliferação de fungos e bactérias que causam sérias doenças à boca e aos demais órgãos.
“A cárie e a doença periodontal são focos de infec ção bucal e podem, através da circulação sanguínea, afetar órgãos como o coração e o cérebro, podendo levar à endocardite infecciosa e abscesso cerebral, que constituem condições graves de saúde”, comple menta.
A cirurgiã-dentista explica que muitos mitos em re lação aos cuidados com os dentes precisam ser com batidos, a fim de minimizar seus danos de maneira ampla. Nesse sentido, a especialista listou os princi pais hábitos ou crenças que prejudicam a saúde bucal.
Quando a gengiva sangra precisamos parar de es covar os dentes - a gengiva sangra porque está infla mada e, muitas vezes, pela falta de higiene oral ade quada. Portanto, deve-se manter a escovação, a fim de controlar a inflamação e parar o sangramento.
Os dentes devem ser brancos, quando amarelos in dicam falta de cuidado - a dentição decídua (dente de leite) é branca, por isso recebe este nome. Já a denti ção permanente é mais amarelada devido à espessu ra maior da dentina. Portanto, a coloração dos dentes não está associada à falta de higiene oral.
Para conseguir uma melhor higiene bucal, devemos escovar com força e utilizar escova de cerdas durasos dentes devem ser escovados com uma escova de cerdas macias e de forma delicada.
A visita periódica ao consultório odontológico pode prevenir uma série de doenças bucais
As próteses dentárias não devem ser removidas para dormir - durante o sono, ocorre uma redução da produção de saliva, que protege dentes e muco sas contra infecções. A permanência das próteses favorece a ocorrência de candidíase oral (estomatite protética) no céu da boca, infecção mais conhecida como sapinho, portanto o correto é removê-las.
Utilizar uma maior quantidade de creme dental melhora a qualidade da limpeza - o que importa é a qualidade da higiene oral e não a quantidade do cre me dental. O ideal é utilizar a quantidade de creme dental do tamanho de um grão de ervilha.
Escovar os dentes mais vezes ao dia reduz a ris co de cárie e doença periodontal - é fundamental a escovação dos dentes após cada refeição principal, não sendo necessário mais do que isso para garantir a saúde bucal.
Que manter bons hábitos alimentares previne diversas doenças, todo mundo sabe. Especia listas, entretanto, vão além e explicam o que de fato é ter uma alimentação saudável e como isso pode, além de prevenir, tratar doenças e manter uma vida plena por muitos anos. Na pesquisa chamada “Saúde Cardiovascular da Mulher Brasileira”, feita pela Socie dade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) em parceria com a Fundación Mapfre, quase 60% das mulheres entrevistadas não consomem frutas, legu mes e verduras diariamente, sendo que o consumo diário desses alimentos reduz em 30% o risco de um infarto.
A médica cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Glaucia Maria Moraes, explica que não há distinção entre alimentos bons e ruins, desde que não sejam ultraprocessados. “Recomendo sempre a dieta mediterrânea, que é rica em frutas, legumes, verduras e grãos, além de evitar fortemente o excesso de açúcar e de sódio de uma maneira geral e sugerir pouca ingestão de bebida alcoólica”, explica a cardio logista. Outra dica importante para as mulheres, se gundo Glaucia, é a terapia nutricional e a prática da atividade física para manter ou chegar a um peso sau dável para cada corpo.
Em pesquisa feita por cientistas de Harvard, foi con cluído que pessoas que seguem uma dieta com con sumo elevado de alimentos inflamatórios apresenta ram um risco 46% maior de ter problemas no coração (como infarto) e 28% maior de sofrer um AVC (derra me), em comparação aos que consumiram um cardá pio com baixo potencial inflamatório. A inserção de alimentos ultraprocessados vem crescendo nos mer cados brasileiros e, segundo a médica, mesmo que se apresentem como veganos, contêm em sua composi ção uma quantidade enorme de sódio, “é um alimento cheio de gordura que deve ser evitado por todo mun do, mas principalmente por mulheres”.
A hipertensão e a dieta inadequada estão associa
A terapia nutricional e a prática da atividade física estão entre as alternativas ao peso saudável
das com um risco muito maior de pré-diabetes, por exemplo. Substituir ou reduzir o consumo dos ali mentos que podem fazer mal diminui o risco de do enças e aumenta a expectativa de vida. “As mulheres com diabetes têm risco 45% maior de sofrerem com fluxo de sangue e oxigênio inadequado ao coração. O diabetes é muito mais comum em mulheres acima de 40 anos e, somado ao maior risco de mortalida de por doença cardiovascular em mulheres, pode ser uma relação desastrosa. É preciso de todo modo tra tar o diabetes nas mulheres, assim como também é preciso tratar o excesso de colesterol, a obesidade e o sedentarismo”, finaliza a médica cardiologista.
Aeducação é a via mais poderosa para se produzir uma ‘transição justa’ para a economia sustentável, revelou uma recente pesquisa divulgada pela Boston Consulting Group (BCG). Além disso, o efeito se multiplica quando os jovens se tornam alfabetizados sobre o clima, pois eles ajudam a instruir suas famílias, e comunidades.
As escolas são fundamentais na capacitação de jovens e crianças que serão líderes no futuro. “Um excelente pon to de partida deve ser investir em ações que possam dar o exemplo aos alunos, como disponibilizar lixeiras para des carte seletivo, incentivar e praticar a separação de resíduos. Crianças de todas as idades percebem inconsistências e incoerências de adultos. Se os professores falarem sobre a importância da reciclagem, mas não fizerem a separação de resíduos de forma correta, certamente serão questio nados”, explica Mariana Cardoso, membro do Movimento Plástico Transforma.
Recentemente, alunos de uma escola pública da cidade puderam entender o passo a passo de como os copos plás ticos utilizados na Corrida de São Silvestre se transforma ram em caixas organizadoras usadas nas salas de aula para
guardar livros, canetas entre outros objetos do cotidiano. A ação foi uma parceria do Movimento Plástico Transforma com a Secretaria Municipal de Educação. “Com o projeto, as crianças puderam conhecer o processo de reciclagem e utilizar as caixas organizadoras, vivenciando com sentido e significado a utilização de um material reciclado nas ativi dades cotidianas na escola”, afirma Mariana.
As parcerias entre o setor da educação, governo e indús tria precisam se concentrar em garantir que todos tenham as habilidades e os caminhos necessários para um bom tra balho. Para seu desenvolvimento e bem-estar, as crianças precisam de informações que reconheçam as realidades muito preocupantes que estão sendo enfrentadas. Da mes ma forma, devem se preparar para agir e mudar o futuro.
A educação ambiental ajuda as pessoas a identificarem informações falsas, a entender e responder adequadamen te aos avisos sobre a emergência climática. Somente assim será possível alterar radicalmente a conjuntura atual e de monstrar a tempo, a esta e às gerações futuras, que se bus cou agir de modo eficiente e suficiente a fim de minimizar os impactos das ações humanas no planeta.
Após mais de dois anos de pandemia, a educação passou por transformações significativas e agora enfrenta diversos desafios neste período de readap tação. A flexibilização das medidas sanitárias no ano de 2022 restabeleceu algumas dinâmicas do período anterior à Covid-19, mas ainda restam resquícios, sobretudo para crianças que passam pelo período de alfabetização.
Em entrevista ao Jornal da USP, a professora Carlota Boto, diretora da Faculdade de Educação da instituição, entende que é compreensível que o período atual seja complicado: “Do ponto de vista histórico, a alfabetização requer uma atenção muito cuidadosa e muito presencial por parte do adulto que alfabetiza. Então, essas crianças podem ter tido mais dificul dade em relação ao procedimento de letramento”.
Para ela, além do processo de formação e educação da criança, com a retomada do letramento, é necessária uma abordagem cuidadosa com o tema da perda. “Nós temos que lembrar que existem órfãos da pandemia, essas crianças perderam familiares e ouvem os seus pais comentando das perdas. Então, é fundamental que a escola trabalhe essa rea lidade no seu interior, porque as crianças também precisam compreender o que se passa”, afirma.
Em meio à pandemia, a importância da educação infantil
A defasagem no processo de letramen to das crianças é um fator que preocupa
ficou ainda mais em evidência. Além de deixarem de fre quentar um ambiente educativo, as crianças passaram a ter comportamentos regredidos, com maior dificuldade na inte ração com os colegas, e a apresentar menos habilidades do que se espera para a idade.
Carlota indica que a escola é responsável por se co locar entre a família e a vida social: “Por isso ela é tão importante, no momento em que essa criança deixa de ir para a escola, ela fica imersa no seio da família e isso não é necessariamente positivo, ela perde a oportunidade do contato com o outro, com o diferente, e esse contato é fundamental”.
A defasagem no processo de letramento das crianças também é um fator que preocupa. A professora comenta que esse processo começa muito cedo e é anterior à alfa betização, é um momento de preparação para que a criança seja alfabetizada. O contato com livros e o estímulo ao in teresse pela leitura podem facilitar o caminho para a apren dizagem.
A qualidade da alfabetização deve ser prioridade nas polí ticas governamentais de educação. “Eu penso que falta uma política central de alfabetização. Na verdade, elas estão mui to distribuídas pelos Estados, falta uma diretriz que oriente, uma política pública centralizadora para a alfabetização e para esse nível de ensino”, avalia Carlota.
Estudo realizado com 9 mil crianças foi publicado na revista Scientific
Testes avaliaram as habilidades cognitivas de crianças entre 9 e 10 anos de idade
Desde que os videogames surgiram comercialmente, nos anos 1970, eles têm sido considerados passa tempos controversos. De tempos em tempos, pais e autoridades políticas questionam se os jogos eletrônicos podem ou não atrapalhar o desenvolvimento das crianças.
Entretanto, um estudo realizado com 9 mil crianças e re cém-publicado na revista Scientific Reports revelou que me ninos e meninas que passaram um tempo acima da média jogando videogame aumentaram sua inteligência mais do que a média.
O educador Francisco Tupy, pesquisador de convergên cia da aplicação de videogames pela Escola de Comunica ções e Artes (ECA) da USP, afirmou ao Jornal da USP que “os jogos são sempre postos como um dos vilões frente à educação, no entanto, não é isso que os números dizem”. Para o especialista, que também é professor de letramento digital, existem diversas pesquisas que já enxergam a pos sibilidade de os jogos eletrônicos auxiliarem no desenvolvi mento de habilidades cognitivas.
Uma dessas envolveu um levantamento realizado por pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, que bus caram estudar como os hábitos de tela das crianças, espe cificamente crianças americanas, podem ser correlaciona dos com o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas ao longo do tempo.
A metodologia incluiu a aplicação de uma série de tes tes psicológicos que avaliaram as habilidades cognitivas, ou a inteligência, de crianças entre 9 e 10 anos de idade por dois anos. Tanto as crianças quanto os pais foram questionados sobre quanto tempo elas passavam assis tindo TV e vídeos, jogando videogame e interagindo com as mídias sociais.
As conclusões revelaram que, em média, as crianças passavam 2,5 horas por dia assistindo TV, meia hora nas re des sociais e uma hora jogando videogame. E os resultados mostraram que aqueles que jogaram mais jogos aumenta ram sua inteligência entre as duas medidas em aproxima damente 2,5 pontos de QI a mais do que a média.