Gazeta da Zona Leste - 1909

Page 1


GAZETA DA ZONA LESTE

TRANSPORTE PÚBLICO

Bikes transportadas em segurança

Muitos passageiros são ciclistas e, durante o trajeto no transporte metropolitano, transportam suas bicicletas. Para facilitar a locomoção de quem usa o transporte metroferroviário para passear ou trabalhar, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) possui algumas regras para facilitar o deslocamento e deixar a viagem mais segura. > VEJA + PÁGINA 3

fique ainda + conectado com a região:

OPORTUNIDADE Portal Cate oferece capacitação gratuita e on-line

O Portal Cate oferece cursos gratuitos e on-line em diversas áreas, como marketing digital, inteligência artificial e saúde mental no trabalho, com certificação disponível ao concluir a carga horária. Essa iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho visa capacitar os paulistanos, ajudando-os a se destacarem no mercado de trabalho e em seus empreendimentos. > VEJA + PÁGINA 3

DIVULGAÇÃO

Trânsito

Acultura da utilização do carro como meio de transporte continua arraigada às pessoas. Em grandes cidades, como São Paulo, são milhões de motoristas lotando as ruas e avenidas todos os dias. No entanto, pelo que é possível ver, uma boa parte dos condutores de veículos de passeio, ônibus, caminhões e motos, precisa retornar aos centros de formação para aprender a respeitar ao próximo. Isso porque, muitas vezes, parece que as instruções de legislação de trânsito e de direção segura não existiram. Motoristas mais experientes acreditam que podem criar suas próprias preferências. Só para começar, é um hábito de muitos estacionarem em vagas de maneira irregular, sejam elas voltadas aos idosos ou às pessoas com de ciência. Depois, sentem-se no direito de ocupar lugares em que as guias são rebaixadas, criando embaraços aos donos dos imóveis. Quando não fazem isso, os motoristas creem não existirem pessoas caminhando nas calçadas que, em algum momento, precisarão atravessar de um lado ao outro. Primeiro pelo fato de não respeitarem a velocidade das vias, obrigando os pedestres a precisarem correr para não serem atropelados. Infelizmente, é normal quem está a pé ser xingado porque está demorando para atravessar. Do mesmo modo, a pessoa deve prestar atenção no motorista que vem na faixa de sua preferência, naquele que ultrapassou irregularmente, e nos motociclistas que, invariavelmente, estão “costurando” o trânsito e empinando as motos.

São diversos os motivos para que haja uma reciclagem, mas não adianta levar aos cursos apenas aqueles responsáveis por delitos graves. Esses deveriam car proibidos de dirigir novamente e não sofrerem penalizações curtas. Outra questão extremamente grave está relacionada aos condutores que, mesmo dirigindo bêbados, podem pagar a ança na delegacia e saírem pela porta da frente. Enquanto isso, milhares de famílias cam destruídas pela perda de entes queridos. Se acompanhamos tantas discussões que vislumbram uma cidade mais humana, moderna e com qualidade de vida, como será possível conseguir isso diante de um trânsito sem empatia e violento? Inclusive, é nessa “selva” que são lançados milhões de novos motoristas todos os anos. Os CFCs (Centros de Formação de Condutores), responsáveis pela formação, são as empresas autorizadas a aprovar ou não os condutores em seus testes. Contudo, em pelo menos 40 anos de existências dessas instituições, ainda hoje fala-se em pagamento de propina a instrutores. Como onde há fumaça, há fogo, órgãos de scalização, como o Detran, precisam avançar nas investigações e na punição de determinados grupos empresariais da área de formação. Só assim a cidade irá parar de contabilizar tantos acidentes com mortes ou resultando em sequelas permanentes. Um trânsito mais humano se faz com respeito às regras e à vida de quem sai de casa, mas quer voltar ileso.

foto da semana

OSó você pode dar sentido à vida

que é a vida? Diante dessa pergunta, logo nos vem à consciência a vida dos indivíduos, das pessoas. Quando repensamos, vem-nos a ideia de vida dos animais, das plantas etc. Mas existe o incomensurável plano da vida pré-individual — e, nesse, raramente pensamos. A realidade pura da vida se encontra antes, através e após os indivíduos vivos: seja a de uma formiga, de um organismo unicelular, de um elefante, de um vírus ou de um homem. Nem mesmo pensamos no fato de que ela sempre existiu.

A vida é eterna, portanto, há um equívoco na espera da eternidade — ela já é desde sempre. Estamos inexoravelmente mergulhados nela, na vida que só pode ser eterna. O que morre é o indivíduo; a vida jamais morre. A filosofia definiu a vida de uma forma extraordinária: “A vida é pré-individual, présubjetiva, ontológica, imanência pura”, afirma Gilles Deleuze. A vida é antes da formação de qualquer ente e preexiste a qualquer formação de subjetividade (mente, pensamento, percepção, valores etc.).

A vida não tem começo nem fim, tanto no sentido de término como no de propósito. Do mesmo modo, o universo. Por isso, “se o universo tivesse uma posição de equilíbrio, se o devir tivesse um objetivo ou um estado final, ele já o teria atingido”, diz Nietzsche. Não há nenhum valor necessariamente correspondente à vida. Ela não é má, não é bela, não é feia, nem mesmo é boa. A vida é a vida. Não tem um começo e nunca termina. Não se remete a um sujeito nem se dirige a um objeto. Logo, ela não existe por causa de alguma coisa, para alguma coisa. Ela não depende de nada fora dela.

Só a vida das pessoas pode vir a ser boa ou má, triste ou alegre, com ou sem sentido. Não excluo o fato geral de haver comunicação em meio à natureza. Está fora de cogitação negar as linguagens diversas que os animais desenvolveram em seus hábitats. As formigas dispõem de feromônios e movimentos corporais comunicantes; os pássaros produzem sons específicos para o acasalamento e para a advertência, em momentos de ameaça. Em seu ambiente, animais e plantas modificam suas cores, aromas e formas como linguagens que comunicam estados de coisas. O verde das florestas verdeja em variedade. Ainda que nossa percepção tenha apenas um verde fixado diante de nossos olhos, há multiplicidades de tons de verde que verdejam.

A filosofia nietzschiana diz que a vida está para além do bem e do mal, a vida está para além de valores morais. Mas a vida não tem valor transcendente, ou seja, exterior a si. Seu valor é imanente a ela mesma.

Os valores que o homem dá à vida derivam dos sentimentos que ele experimenta: quando alguém está triste, com dor, amargurado por perdas e decepções, é possível que diga: “A vida é terrível” ou “A vida é ruim”.

Por outro lado, quando essa mesma pessoa está feliz, apaixonada, dirá: “A vida é bela”. Mas tudo isso diz respeito apenas às nossas paixões. A vida continua em seu fluxo, indiferente aos valores que lhe atribuímos. O que realmente importa é que, sendo ela pura, sem imagem ou forma, faz com que o homem tenha o dever ético de produzir seu próprio sentido de viver.

Clécio Branco é psicólogo clínico e professor de filosofia e sociologia, autor do livro “Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas”.

Vazamento de gás

Ovazamento de gás pode ser rapidamente percebido pelo seu cheiro característico e também pela checagem de equipamentos, como o fogão, mangueiras e conectores. As tubulações são mais complicadas, sendo necessário um técnico especializado. Atualmente, é muito comum condomínios contarem com uma instalação de gás segura, onde não há contato com o recipiente que o armazena. A distribuição acaba sendo feita por meio de tubulações de ferro galvanizado ou, preferencialmente, de cobre.

Pode ser GN (Gás Natural), com distribuição feita diretamente pela concessionária às unidades, como pode ser uma central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), geralmente localizada no térreo da edificação.

É consideravelmente mais fácil resolver o problema em casas ou apartamentos nos quais ainda se é utilizado o botijão de gás com capacidade de 13kg.

Em locais com sistema de gás encanado, onde toda a estrutura já costuma ser instalada durante a própria construção do imóvel, haverá um pouco mais dificuldade, mas ainda assim, é totalmente possível prevenir seu vazamento.

Como saber se há vazamento de gás?

O primeiro alerta é, sem dúvidas, o cheiro de enxofre. O gás de cozinha em si não possui cheiro e a inserção desse odor artificial serve justamente para facilitar a identificação de vazamento. O mais simples e fácil é verificar o fogão: pode ser que a chama se apagou (ou nem foi acesa) e a “boca” continua aberta.

Todavia, há outras formas de iden-

tificar o vazamento de gás na tubulação, como um método caseiro simples e eficaz para ajudar nesse processo. Para isso, a pessoa deve misturar um pouco de detergente e água para, em seguida, espalhar no cano responsável pela transmissão do gás ao fogão. Feito isso, abra o registro com cuidado e repare se surgem bolhas no cano. Caso elas apareçam, troque a peça defeituosa. Se ainda assim não encontrar nada, o mais indicado é chamar um especialista para verificar qual o motivo do vazamento. Além dos sinais físicos, como náuseas ou vômitos ao entrar na cozinha, também deve-se ficar atento à sua conta de gás. Se houve um aumento significativo no valor, pode ser um sinal de que está ocorrendo um vazamento e você ainda não percebeu. Jamais ignore um possível vazamento de gás. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a explosão é a maior das consequências. Além de poder resultar em problemas mais sérios, a inalação de gás também pode ser responsável por agravar problemas respiratórios, além de causar envenenamentos, confusão mental e, em altas exposições, arritmia cardíaca. Por isso, é preciso comunicar imediatamente ao zelador e/ou síndico para que apoiem na verificação do vazamento e tomem as providências cabíveis no que diz respeito às instalações do condomínio. Lembre-se: é responsabilidade do condômino pela conservação, manutenção e uso correto dos equipamentos dentro da sua unidade.

Hoje, domingo, 25 de agosto, é comemorado o Dia Do Feirante. A data é uma homenagem à primeira feira livre que ocorreu no País, nesse dia, em 1914. Tal evento aconteceu no Largo General Osório, no

Santa Efigênia, na cidade de São Paulo. Algum tempo depois, o prefeito da capital paulista, Washington Luís, oficializou as feiras e mercados livres com o ato nº 625, em 28 de maio de 1934. Atualmente, a Lei nº 492, de 1984, rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional.

Decisão "inapelável", Maduro é o presidente

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

Arespeitável e considerada Corte Suprema da Venezuela, dominada pelo chavismo e claro, idem pelo Maduro, acaba de ratificar a vitória, segundo Maduro, insofismável nas urnas do ditador nas eleições do mês passado. Imaginem, tudo realmente não passa de uma farsa inconcebível. A decisão foi tomada após a conclusão da perícia técnica solicitada por Maduro. Além de decidir de forma inapelável, ou seja, como última e derradeira decisão, a Suprema Corte proibiu a divulgação das atas eleitorais que, se supõe, detalhe o resultado das eleições. Agora é de se perguntar, por que será que ela proibiu? Ora, se efetivamente o resultado foi Maduro vencedor, ninguém mais do que ele próprio e a Corte Suprema teriam o maior interesse em divulgar ao mundo essas atas para comprovar de vez a lisura das eleições. Por que as oculta, embora tenha prometido que as divulgaria? A fraude é evidente e indiscutível. A publicação das atas vinha sendo cobrada pela oposição e por quase toda comunidade internacional, especialmente por nosso sempre admirável e amigo Presidente, que declarou: "sem a divulgação das atas, é impossível reconhecer o resultado das eleições". Agora, o que fará o nosso prestimoso Presidente? As atas não serão divulgadas, a Suprema Corte, que é da mais alta seriedade, proclamou Maduro Presidente. Como agir sem ter visto as atas, acreditar nessa Suprema Corte que, segundo nosso Presidente, é uma democracia relativa? Veja o despacho da Presidente do Tribunal Superior de Justiça Caryslia Rodrigues: "concluímos que os boletins estão respaldados pelas atas emitidas pelas máquinas de votação e mantém plena coincidência com os registros das bases de dados". É bem verdade que o Brasil não quer o con-

flito, mas está muito difícil aliar-nos a um ditador. O Presidente do Chile declarou: "não há dúvida de que estamos diante de uma ditadura que falsifica eleições". Como render-se a essa realidade quando de nada adianta "espernear" em uma ditadura? "Manda quem pode e obedece quem tem juízo", porque, senão, irá para "el cárcere"- "cuando no morre". Sem dúvida, Maduro merece o desprezo mundial, pelo que vem fazendo sofrer o seu povo. Quem diria, outrora a Venezuela chegou a ser o país mais rico da América do Sul, o 5º do mundo, hoje se pode dizer que é o mais pobre e miserável. Lembramo-nos da pandemia da Covid-19, os cadáveres eram colocados nas calçadas na frente das casas para serem recolhidas pelos caminhões e levados para um cemitério, ninguém tinha condições de transportá-los condignamente e sepultá-los. O povo sem hospitais e sem médicos fugia pela fronteira para o Brasil e para a Colômbia. E o Brasil atendia os doentes acumulados com os brasileiros com enorme dificuldade. Esse homem, esse Presidente, ainda quer continuar no governo e realmente, se não sai pelo voto, também não sairá à força, nem nacional, nem internacional, porque de um lado está o exército que o defende; e de outro as leis internacionais que impedem a interferência de um país no outro.

Agora, o papel se inverte na Venezuela, os opositores e vencedores das eleições são procurados para serem condenados e presos pelos crimes de usurpação e falsificação de documentos por meio de publicação de ata em site, dizendo os governistas que são falsas as atas que lhes deram a vitória.

Vamos aguardar o pronunciamento de nosso governo, que não venha com a desculpa que tudo não passa de uma "narrativa" e que na Venezuela reina uma situação "desagradável". Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

Ontem, sábado, dia 28, foi inaugurado oficialmente pelo subprefeito de Itaquera, Roberto Massaru Watanabe, o Viaduto Ladeira do Xisto, no centro de Itaquera. Com este novo trecho, que faz a ligação das ruas Américo Salvador Novelli e Augusto Carlos Bauman, o acesso a Guaianases e Ferraz de Vasconcelos ficará mais fácil. Segundo o subprefeito, além da questão viária, o setor comercial também será beneficiado. A liberação parcial ocorreu no dia 7 de agosto, e de acordo com Watanabe, isto foi necessário para aliviar os transtornos no trânsito e dar mais conforto aos usuários. "As melhorias para a região são inúmeras, além de mostrar o quanto Itaquera está crescendo e se valorizando", ressalta Watanabe. Com relação ao nome, o subprefeito revela que antes de dar lugar ao viaduto, havia no local uma ladeira.

Umas das três passarelas que foram inauguradas ao longo da Avenida Jacu-Pêssego na qual, em uma das casas, morava o seu Xisto, desenhista e cartunista muito conhecido por todos. Por isso, o local ficou conhecido como ladeira do Xisto. Neste mesmo dia

acontecendo

Otambém foram inauguradas três passarelas ao logo da Avenida Jacu-Pêssego (todas iluminadas, fechadas por grades e cobertas) e a iluminação da Rua Demerval da Fonseca e de algumas travessas, no Parque Savoy City. CPTM

A linha A da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que vai do bairro da Luz, na capital, aos municípios de Francisco Morato e Jundiaí, na Grande São Paulo, recebeu mais dois trens reformados. O acréscimo de oito vagões, com capacidade para transportar mais duas mil pessoas por dia, possibilitará a redução de um minuto no intervalo de trens nos horários de pico, diminuindo de nove para oito minutos. Na terça-feira, dia 24, o governador Geraldo Alckmin percorreu um trecho da linha A num dos trens reformados e desceu na estação da Lapa, que também passou por reformas executadas por presos que cumprem pena em regime semi-aberto. Alckmin anunciou que a linha A receberá, até o fim do ano, mais três trens reformados, reduzindo o intervalo de trens em horários de pico para sete minutos.

Alerta ao novo golpe

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta: golpistas estão se passando por funcionários do órgão para aplicar golpes telefônicos com cobranças financeiras. Dirigidos aos agentes regulados, os telefonemas ameaçam empresas e profissionais credenciados à autarquia com o bloqueio do cadastro, caso não efetuem o pagamento pedido.

O Detran-SP não faz cobranças ou ameaças por telefone. Vale lembrar que o órgão, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), está em processo de transformação digital, com a automação dos serviços prestados à população. É também por meio digital que uma tentativa de

golpe deve ser denunciada. Quem receber uma ligação do tipo deve acessar o FALA SP, canal de comunicação do governo do esta-

DA REDAÇÃO
bairro
do, clicar no botão "Denúncia" e escolher o Detran-SP entre os órgãos listados. Na mensagem, deve relatar o ocorrido.
Divulgação
Arquivo

Cursos gratuitos da Prefeitura capacitam a população

Para ajudar os munícipes a se prepararem para o mercado de trabalho, o Portal Cate oferece dezenas de cursos voltados aos paulistanos que desejam desenvolver suas habilidades emocionais além de técnicas para se destacarem em seus empreendimentos ou na busca por emprego. São oferecidas capacitações em diversas áreas de interesse, nos setores de serviços, tecnologia e inovação, sustentabilidade e mais. Para facilitar o aprendizado, os cursos seguem o formato EAD, com aulas que podem ser acessadas a qualquer hora, e certificado gerado logo após o cumprimento da carga horária. DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

O Portal Cate é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, onde são disponibilizados cursos, dicas e inspirações, vagas de emprego e uma aba inteira voltada ao empreendedor, com dicas para o MEI. "O trabalhador é uma das principais engrenagens que fazem com que a economia da cidade de São Paulo gire, sem ele o maior epicentro de desenvolvimento do Brasil, não existiria. Essas pessoas devem ter os meios para alcançarem seus objetivos, sejam eles um emprego dos sonhos, ou a independência financeira, e por isso a Prefeitura de São Paulo investe nessas pessoas, para que os sonhos saiam do papel" declara Eunice Prudente, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

MARKETING DIGITAL Alguns dos cursos de destaque mais recentes do Portal Cate são: "Como se tornar um empreendedor influente utilizando o marketing digital", com a expansão da internet fez com que todas as empresas, das grandes às pequenas, começassem a usar estratégias de divulgação pela internet, e dominar essa tecnologia pode garantir a oportunidade ideal; "Fluência em IA: se aprofunde no universo da inteligência artificial" que tem como objetivo mergulhar na história, recursos e aplicações práticas da inteligência artificial, em uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) com a Microsoft; "Técnicas para desenvolver a saúde mental no trabalho", que serve para conhecer pontos relevantes sobre o tema, tais como: equilíbrio entre vida profissional e pessoal, desafios para a saúde mental no ambiente de trabalho, inteligência emocional e mindfulness; E por fim "Economia Circular – Lei de Resíduos Sólidos", em que o curso passa por todos os principais detalhes do setor com uma abordagem dinâmica e completa. Dividido em três módulos, o curso possui sete horas de carga horária entre textos, imagens e vídeos que estão disponíveis para todos os inscritos. Todos os cursos são totalmente gratuitos, possuem uma carga horária de 7 horas, emitem certificado e são acessíveis pelo celular, computador e tablet. Confira esses e mais cursos pelo Portal Cate. Divulgação

Um dos cursos de destaque mais recentes do Portal Cate é: "Como se tornar um empreendedor influente utilizando o marketing digital"

Saiba como transportar bicicletas nos transportes metropolitanos

Além da possibilidade de embarcar com as bikes, algumas estações e terminais contam com bicicletários e paraciclos

DA REDAÇÃO

Muitos passageiros são ciclistas e, durante o trajeto no transporte metropolitano, transportam suas bicicletas. Para facilitar a locomoção de quem usa o transporte metroferroviário para passear ou trabalhar, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) possui algumas regras para facilitar o deslocamento e deixar a viagem mais segura.

TRANSPORTE

SOBRE TRILHOS

Na CPTM e no Metrô, o transporte de bicicletas é permitido de segunda a sexta-feira, entre as 10 e 16 h e também das 21 horas até o fechamento. Já aos finais de semana e feriados, é liberado durante toda a operação comercial. As bicicletas dobráveis e elétricas também são permitidas, desde que estejam embaladas em capa ou bolsa protetora, não ultrapassem a medida de 150x60x30cm e sejam de tamanho convencional (duas rodas propulsão humana e motor elétrico na roda). Apenas é permitido uma bicicleta por passageiro, sempre de tamanho convencional e limpa (sem barro, lama, graxa), para manter o conforto nos trens.

ÚLTIMO VAGÃO

Para facilitar a circulação, são aceitas até quatro bikes por trem, sempre no último vagão. Vale lembrar que é proibido andar de bicicleta nos acessos e áreas internas das estações. Para não impedir o fechamento das portas e não obstruir a entrada e saída dos usuários, é recomendado manter distância das portas. Menores de 12 anos com bicicletas devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

FREIO ACIONADO

No momento do embarque na estação, o passageiro deve

Divulgação

Na CPTM e no Metrô, o transporte de bicicletas é permitido de segunda a sexta-feira, entre as 10 e 16 horas e também das 21 horas até o fechamento

informar a um funcionário que está portando a bicicleta antes de validar seu bilhete, para ter sua passagem autorizada através da cancela. É proibido o transporte de bicicletas nos elevadores, portanto deve ser realizado exclusivamente nas escadas rolantes, somente para subir e com o freio acionado. A bicicleta não pode ser largada no chão, encostada na parede e nem colocada sobre os bancos. Em caso de emergência, incidente com paralisação do sistema e evacuação, o passageiro deve deixar sua bicicleta no trem. Danos causados aos demais usuários, a si próprio ou ao patrimônio dos trens e estações são de responsabilidade do ciclista.

BICICLETÁRIOS

E PARACICLOS

Além de auxiliar no deslocamento ágil e seguro, as em-

presas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) - CPTM, EMTU e Metrô - oferecem mais de 8 mil vagas em bicicletários e paraciclos. Confira mais informações sobre os bicicletários e os paraciclos disponíveis nas estações e terminais dos transportes metropolitanos.

CPTM

Os passageiros da Companhia contam com mais de 3,6 mil vagas em 19 bicicletários próprios. Existem mais dois bicicletários administrados por terceiros, somando mais de 2,3 mil vagas. Os bicicletários administrados pela CPTM são gratuitos. Para utilizá-los, basta fazer o cadastro mediante apresentação de RG e levar o próprio cadeado e corrente para prender a bicicleta No site da Companhia, o ciclista encontra todas as informa-

ções dos locais e regras para uso dos bicicletários.

EMTU A EMTU mantém bicicletários nos terminais metropolitanos Jabaquara, São Bernardo do Campo, Santo André Oeste, Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d'Oeste, Luiz Bortolosso (Osasco), Cecap (Guarulhos) e Vila Galvão (Guarulhos). Além disso, o VLT conta com bicicletário com controle de acesso na Estação Barreiros, em Santos, e outras 12 estações com bicicletários externos de livre acesso. São mais de 1,1 mil vagas totalmente gratuitas nos bicicletários da EMTU. Mais informações sobre horários, locais e regras no site. METRÔ O Metrô conta com paraciclos distribuídos em 35 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. O uso dos paraciclos é gratuito e os ciclistas devem levar seus próprios cadeados e correntes. O Metrô não se responsabiliza pelo dispositivo de segurança ou demais acessórios deixados na bicicleta. Outras informações, no site do Metrô.

BILHETES

Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP - disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

VITRINENEGOCIOS

GASTRONOMIA

Festival de Sopas

Ceagesp

termina no próximo dia 1o

OFestival

de Sopas Ceagesp – Temporada 2024 – está chegando ao fim. Esta edição termina no próximo dia 1º. Depois dessa data, as sopas retornam à Ceagesp somente no ano que vem.

Portanto, restam apenas poucos dias. Por isso, quem ainda não foi ou quer voltar, precisa se apressar para conseguir saborear todas as opções de cremes e caldos deste evento ainda neste inverno.

O Festival de Sopas acontece na Ceagesp desde 2009. A primeira edição do evento fez parte das comemorações dos 40 anos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. À época, o festival trouxe de volta a famosa Sopa de Cebola, prato tradicional que faz sucesso na Ceagesp há mais de 50 anos.

OUTROS SABORES

O sucesso foi tão grande que o evento passou a ser anual. Junto com a Sopa de Cebola, nas versões gratinada e sem gratinar, o evento oferece ainda diversos outros sabores, muitos dos quais, exclusivos, e que mudam semanalmente.

Toda semana, o cardápio chega com sete opções de sopas, incluindo a famosa Sopa de Cebola, além de mais um sabor extra, que a pessoa só conhece no dia. O festival conta ainda com mais outros cinco sabores extras, um a cada dia.

Toda semana novas sopas entram para o cardápio do Festival de Sopas Ceagesp – 2024. Mas a tradicional Sopa de Cebola permanece fixa no buffet em todas as semanas ao longo do evento.

VALORES

Por R$ 59,90 por pessoa (não há cobrança de taxa de serviço), o público pode tomar todas as sopas quantas vezes quiser. Nesse valor fixo por pessoa, estão incluídos ainda acompanhamentos como queijo ralado, ricota temperada, calabresa assada, croutons, pães, entre outros itens.

Vinhos, de várias nacionalidades, refrigerantes, sucos e sobremesas, além dos itens da mesa de antepastos são cobrados à parte. Crianças de até cinco anos não pagam. De seis a dez anos, pagam o equivalente a um terço do valor: R$ 19,96 por criança. Bariátricos pagam R$ 47,92 (desconto de 20%), com apresentação de carteirinha ou laudo médico.

FUNCIONAMENTO

O evento funciona de quarta a domingo no Espaço Gastronômico Ceagesp, até o dia 1º. O horário é das 18h às 23h30. A entrada é pelo Portão 4 da Ceagesp, com acesso pela av. Dr. Gastão Vidigal, altura do nº 1.946, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. O estacionamento de automóveis fica no mesmo local.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site www.festivaisceagesp.com.br/

DA ZONA LESTE

Débora Caroline conta que grande parte do sucesso que consolidou sua empresa se deve ao
Página 7

Estado tem cursos gratuitos e vagas de emprego na área

Tecnologias como big data e IAs vão impactar o mercado nos próximos anos

Segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023, 23% das ocupações devem se modificar até 2027 por conta de novidades tecnológicas como big data e inteligência artificial (IA) DA REDAÇÃO

Celebrado no mês de agosto, o Dia da Informática comemora a evolução tecnológica e o impacto transformador que os computadores e a internet trouxeram para a sociedade. No mundo atual, o domínio de habilidades em informática é essencial no mercado de trabalho. Reconhecendo essa importância, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo destaca serviços de qualificação profissional e de vagas de emprego na área.

Segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo

Fórum Econômico Mundial, 23% das ocupações devem se modificar até 2027 por conta de novidades tecnológicas como big data e inteligência artificial (IA). É esperado um crescimento global de 30% para os empregos de analista e cientista de dados; especialista em big data, IA e aprendizagem de máquina; e profissionais de segurança cibernética.

QUALIFICAR E EMPREGAR

A SDE também oferece o programa Qualifica SP, que disponibiliza oportunidades gratuitas de qualificação profissional para jovens e adultos que desejam realizar cursos nas áreas de informática e tecnologia, visando

ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.qualificasp.sp.gov.br, no qual também é possível consultar as modalidades (presencial ou remota), além dos municípios participantes. Atualmente, os PATs oferecem mais de 18,5 mil vagas de emprego, muitas das quais exigem conhecimentos em informática. Para se candidatar a uma oportunidade, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Em todo o estado, há mais de 200 unidades disponíveis. Os endereços podem ser consultados em https://www. desenvolvimentoeconomico. sp.gov.br/pats/.

Uma melhor organização financeira pessoal

DA REDAÇÃO

Acada dez brasileiros, oito estão endividados. A pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia é uma das muitas que apontam a realidade enfrentada pelas famílias com escassez de dinheiro no Brasil. Segundo o administrador de empresas Tiago Tozzi Nunes, o descontrole financeiro é um dos principais fatores que levam as pessoas ao endividamento, e isto pode estar relacionado, também, à instabilidade emocional.

Administrador Tiago Tozzi Nunes ensina como recuperar o controle das finanças pessoais com humildade, sabedoria e fé -las de forma econômica. Optar por um produto de outra marca e fazer pesquisas de preço são sempre indicados. Há também as necessidades que o dinheiro não preenche, e é preciso ficar atento a elas. Busque alimentar sua alma com notícias boas, momentos em família ou amigos, ações que tragam bem-estar; e reserve também um tempo para praticar a sua fé.

"Crenças limitantes de incapacidade, por exemplo, pode ocasionar a busca do preenchimento de um vazio interno, levando a pessoa a gastar sem controle com supérfluos", diz o autor do livro Educação financeira e reflexões sobre a verdadeira riqueza. Ele explica que esta questão, muitas vezes, pode ser resolvida com apoio espiritual e gerenciamento mais consciente das finanças.

E, para quem não sabe por onde começar ou não tem conhecimento prévio de organização, o profissional deixa quatro orientações para aplicar dia a dia.

1. Reconheça e controle o descontrole: faça um levantamento das despesas e receitas. Identifique onde estão aqueles gastos desnecessários no mercado, com roupas, ou assinaturas de serviços e produtos – evite compras impulsivas. Mas lembre-se: o descontrole é algo interno, já que o dinheiro potencializa a satisfação de vontades. Por isso, a principal transformação precisa interior; aprenda a não viver de comparações; agradeça o que já tem e foque no que deseja conquistar.

2. Avalie necessidades: agora que você deu um basta no descontrole, faça uma nova análise nas contas e gastos. Priorize necessidades básicas e planeje como atingi-

3. Equilibre suas contas pessoais: liste a sua receita mensal e, deste total, priorize as despesas fixas, como moradia, alimentação e transporte. Crie o hábito de reservar uma quantia mensal para a poupança – ou outro investimento para planos futuros e objetivos maiores. E não precisa ser muito dinheiro, só sabe poupar no muito quem aprendeu a poupar no pouco.

Já para despesas variáveis, divida o saldo restante em partes iguais para cada semana do mês. Exemplo: se você tem R$ 1 mil disponível, pode gastar R$ 250 por semana. Considere também fazer uma projeção anual das finanças, incluindo despesas como IPVA e IPTU. Esta é uma maneira de se preparar para os meses com gastos adicionais. Quanto a rendas extras, como o 13º salário ou "frilas", transforme-as em poupança ou in-

vestimento para o futuro.

4. Enxergue a verdadeira prosperidade: independentemente de crenças, é importante refletir que a verdadeira riqueza vai além dos bens materiais. Envolve ter saúde, paz, vida familiar harmoniosa e alegrias; tudo isso sustentado por uma crença viva em Jesus. Por isso, inclua a sua fé nas finanças –ao ajudar o próximo, alguma instituição ou a igreja que congrega. Confie em Deus durante todo este processo, pois Ele proverá e guiará suas ações; leia mais a Bíblia, aprenda com os seus ensinamentos e siga de acordo com os princípios divinos. E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. – Deuteronômio 28:1 Por fim, Tiago explica que ser próspero significa seguir dois grandes princípios: união, ao contar com a família para viver uma vida mais completa e com apoio de quem se ama; e honestidade, porque dever a alguém pode prejudicar quem não recebeu o pagamento. Agir corretamente só trará bons frutos para você, então reorganize a sua vida em todos os sentidos.

Controle financeiro envolve reconhecimento, avaliação, equilibrio e prosperiadade

Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.