Gazeta da Zona Leste - 1893

Page 1

GAZETA DA ZONA LESTE

DENGUE

Hidratação é aliada

A hidratação é importante todos os dias, sobretudo na recuperação da dengue por ser uma forte aliada e contribuir para a melhora do quadro, evitando o agravamento da doença. Para ajudar, é recomendado soro de reidratação oral, água de coco, chás e sucos sem açúcar e evitar o consumo de refrigerantes > VEJA + PÁGINA 6

Mostra trata da imigração

A exposição “Mova-se! Clima e deslocamentos” fi cará em cartaz, no Museu da Imigração (MI), até janeiro de 2025. O projeto curatorial tem correalização com a Organização das Nações Unidas (ONU) e foi desenvolvido de forma orgânica pela equipe do MI. > VEJA + PÁGINA 5

fique ainda + conectado com a região:

VACINAÇÃO Campanha é ampliada

A Prefeitura ampliou a vacinação contra a influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade. Para se vacinar, basta comparecer em uma das 471 UBSs de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde. > VEJA + PÁGINA 6

ZONA LESTE @GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV 11 98193-8399
/GAZETA DA
gazetavirtual.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DESDE 1978
nº 1.893 SÃO PAULO, 5 DE MAIO DE 2024
Divulgação
Divulgação
CLIMA Divulgação

á três anos a Prefeitura in-

Hvestiu R$ 140 milhões em reformas de calçadas nas áreas pertencentes às 32 subprefeituras. A Zona Leste foi bene ciada em quase 800 mil metros quadrados de passeios renovados. Só no Tatuapé foram gastos R$ 3 milhões.

A ideia do Plano Emergencial de Calçadas (PEC) era a de priorizar calçadas com grande uxo de pedestres e na proximidade de terminais de ônibus, ruas de comércio e pontos turísticos que apresentavam imperfeições, como desníveis e buracos, vias de comércios, escolas e hospitais, cujos reparos impactam a população.

O projeto realmente contemplou alguns locais, porém, nem todos os critérios foram seguidos, principalmente os relacionados ao meio ambiente. Em muitos pontos cujos calçamentos tinham sido reconstruídos com piso permeável, as empresas substituíram por concreto.

Como argumento, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento relatou que as adequações garantiram passeios com faixa livre exclusiva à circulação de pedestres sem desnível, vegetação e obstáculos que causam interferências. Além disso, a padronização estabeleceu que o piso não provoca vibrações no deslocamento de cadeiras de rodas, carrinhos de bebê, entre outros, além de ter sinalização visual e tátil.

O discurso foi bom, mas a prática apontou para anomalias. Em primeiro lugar, os trechos iniciados não tiveram continuidade e não houve projetos de sequência. Depois, nem todos os passeios novos acompanharam as regras de acessibilidade, pois mantiveram a inclinação para bene ciar os carros e não os pedestres e cadeirantes. Atualmente, sem contar as intervenções da secretaria, que pararam pelo meio, a responsabilidade pelas calçadas segue sendo dos proprietários dos imóveis. Com isso, os problemas continuam e, provavelmente, não haverá solução. Praticamente todos os bairros da cidade são constituídos por um festival de degraus nos passeios. Seja para novas ou construções antigas, muitos donos de imóveis, comerciais ou residenciais, não respeitam as leis. Mesmo assim, há regiões nas quais a scalização não acompanha a transformação urbana. Desse modo, a desigualdade arquitetônica em termos de acessibilidade permanece. Não dá para comparar com a Zona Leste, por exemplo, regiões como Jardins, Campos Elíseos, Higienópolis, entre outras. Na verdade, são mundos completamente diferentes. Em bairros em que moram pessoas de baixo poder aquisitivo, elas precisam, muitas vezes, escalar os passeios. Caso contrário, os habitantes são obrigados a transitar pelo meio da rua.

Infelizmente, não existe perspectiva de quando a acessibilidade irá mudar. Ao mesmo tempo, a cidade se tornará cada vez mais idosa nos próximos anos. Ou seja, a população de regiões nobres conseguirá desfrutar desses lugares de maneira mais digna. Por outro lado, os mais pobres continuarão sofrendo.

foto da semana

ADoenças ocupacionais

s doenças do trabalho, também conhecidas como doenças ocupacionais ou profissionais, são aquelas que resultam das atividades laborais e das condições de trabalho. Elas podem ser causadas ou agravadas pelos fatores presentes no local de trabalho e pela natureza das tarefas desempenhadas, o que é chamado de nexo de causalidade entre a doença diagnosticada e o labor exercido. As doenças do trabalho são muito mais comuns do que se imagina e ela pode se desenvolver nos mais variados tipos de trabalho, podendo se manifestar de duas formas: de maneira física e/ou psicológica. Algumas das enfermidades mais comuns que podem ser caracterizadas como doenças do trabalho incluem: lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), doenças respiratórias, problemas de pele, transtornos mentais e perda auditiva. Essas são apenas algumas das doenças que podem ser classificadas como doenças do trabalho. A identificação e prevenção dessas enfermidades são essenciais para proteger a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

O cumprimento das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e da legislação trabalhista são essenciais para evitar as doenças relacionadas ao trabalho e seu agravamento, bem como garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Algumas estratégias importantes que as empresas podem adotar para prevenir doenças ocupacionais, são: avaliação de

riscos e controle dos riscos, jornada de trabalho, treinamento e conscientização, ergonomia, monitoramento da saúde ocupacional, canais de denúncia e opinião dos trabalhadores. Envolver os trabalhadores na identificação e prevenção de riscos é fundamental. Eles devem ser encorajados a relatar quaisquer preocupações com a segurança e a saúde no local de trabalho e a contribuir com ideias para melhorias. Essas são algumas das medidas que podem ser adotadas para prevenir doenças ocupacionais. É importante que as empresas estejam comprometidas com a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, e que os trabalhadores sejam incentivados a tomar medidas para proteger sua própria saúde e segurança. Caso o empregado adquira uma doença do trabalho ou agrave alguma doença preexistente por causa do trabalho, ele poderá ajuizar uma ação trabalhista em face de seu empregador, para pleitear indenização por danos morais e materiais decorrentes da doença ocupacional. É possível também, caso seja verificado que a incapacidade do autor é permanente, que ele receba até mesmo uma pensão mensal vitalícia ou até quando perdurar a incapacidade. Nesse caso, é importante que o trabalhador faça o exame médico realizado por um profissional de saúde qualificado para a referida doença. Importante que o empregador se atente ao histórico ocupacional daquele empregado para que se possa verificar se aquela doença surgiu de fato em suas dependências ou não.

COMPORTAMENTO

Combater o etarismo é uma tarefa de todos

POR DIMAS

Éum prazer ver a atriz Arlete Salles em cena. No papel das gêmeas Frida e Catarina, duas mulheres com personalidades completamente distintas, a protagonista da novela da Globo não esbanja apenas talento e carisma na televisão. Aos 85 anos e em plena forma, ela também vem conseguindo demolir estereótipos e preconceitos que costumam ser associados à velhice.

Cunhado no final dos anos 1960 nos Estados Unidos, o termo etarismo (ou idadismo) só recentemente se tornou mais conhecido no Brasil. Não é de hoje, porém, que idosos e idosas sofrem as duras consequências da discriminação.

De acordo com a segunda edição da Pesquisa Idosos no Brasil, realizada em 2020 pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, nada menos que 81% das pessoas com mais de 60 anos concordam que existe preconceito contra o idoso no Brasil –um percentual praticamente idêntico ao registrado na primeira edição do levantamento (80%), de 2006. Mais grave: 18% afirmaram terem sido discriminados ou maltratados em um serviço de saúde; e 19% declararam terem sofrido algum tipo de violência física ou verbal.

Chama atenção ainda que a percepção dos idosos sobre como os mais jovens os enxergam seja majoritariamente negativa (75%). Entre as principais citações espontâneas estão referências à "incapacidade", como "não servem para nada" ou são "um incômodo"; em seguida aparecem menções a "desprezo" e "desrespeito". Na visão do professor Egídio Dórea, coordenador do programa USP 60+ e es-

pecialista no tema, o etarismo constitui o mais universal e frequente dos preconceitos, porque não depende de cor, nacionalidade, renda, orientação sexual ou religião. De tão arraigado na sociedade, ele se reproduz até no nível das leis. Foi só no início deste ano que o Supremo Tribunal Federal, de forma unânime, tornou possível aos maiores de 70 anos escolher o regime de bens a ser aplicado no casamento ou na união estável. Até então, pelo Código Civil, eles só tinham direito de se casar no regime de separação de bens – uma forma nada sutil de, sob o pretexto de proteger os eventuais herdeiros, determinar que essas pessoas são incapazes de fazer as próprias escolhas. Não à toa a ministra Cármen Lúcia afirmou, durante o julgamento, que o dispositivo apresentava "presunção de etarismo". Muitas vezes tratado como simples brincadeira – o que definitivamente não é –, essa discriminação por idade pode acarretar consequências graves para a saúde e o bem-estar dos idosos. Está associada, por exemplo, à redução da expectativa de vida e ao desenvolvimento de depressão, doenças cardiovasculares e problemas cognitivos. Ele também aumenta o isolamento social e o sentimento de desamparo dos mais velhos – condições que tendem a desencadear problemas de saúde –, restringe sua capacidade de expressar a própria sexualidade e aumenta o risco de violência e abusos.

Dimas Ramalho é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

à noite.

Juízes saem fora da ‘casinha’ e se complicam

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

De há muito vimos dizendo que os juízes do Supremo Tribunal deixaram de ser só juízes para serem políticos e coadjuvantes de políticos. Agora, se deram mal. Foram flagrados em viagem internacional, Alexandre de Moraes, o “Xerife”; Dias Toffoli, “soldadinho de chumbo do Lula”; e Gilmar Mendes, o famoso “boca de sapo”. Eles participaram de um encontro, na Inglaterra, no chamado “1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias”, que reúne esses ministros e autoridades do governo Lula, entre outros, no luxuoso Hotel Península, em Londres. Até aí, nada demais. Há fóruns, encontros e palestras onde muito se fala e nada acontece e o que interessa é viajar às custas do governo. Mas este Fórum foi custeado pela British American Tobaco, mais conhecida como Souza Cruz, sendo que essa empresa tem dois processos para serem julgados no Supremo e um deles é de relatoria do Dias Toffoli. Logo, o que se conclui é que, sem dúvida, esse encontro tem uma intenção muito clara de facilitação de trâmites em favor da empresa, graças à viagem nababesca que ela patrocina há três ministros do Supremo Tribunal. É por isso que cada vez mais o povo acredita menos na justiça. Não há seriedade, o Supremo é o último reduto e veja como ele procede. Na semana passada, Lula colocou nas mãos de seu apadrinhando, o ex-advogado Cristiano Zanini, o processo da desoneração dos impostos dos 17 setores da economia e já exigindo uma medida liminar, no que foi prontamente atendido. É assim que funciona a nossa justiça.

Como acreditar nela? De há muito se fala que o juiz do Supremo tem que ser acometido de vida regrada e de pouco convívio com a população. Ele não pode se envolver, o processo não deve ter capa, o juiz deve julgar sobre o que está nos autos e não fabricar uma sentença a seu bel prazer, apadrinhando um ou outro.

Esses juízes fazem de tudo para aparecer. Hoje, qualquer criança sabe o nome dos11 juízes e não sabe o nome dos 11 titulares da seleção brasileira. É uma inversão de valores. Tudo isso é reflexo de Lula. Ele é que começou a se beneficiar com o Supremo. Primeiro quando lhe deram a soltura, contrariando a própria jurisprudência existente no próprio tribunal. E depois com a retirada da condenação e anulação de provas. Com isso, o Supremo se desmoralizou de vez e passou a trabalhar a serviço de Lula fazendo-o presidente. Lula não foi eleito pelo povo, foi feito presidente pelo Supremo, mas, aos poucos, o povo vai dando o troco. Neste primeiro de maio, na Festa do Trabalhador, sempre tão comemorada, o trabalhador deixou o Lula falando sozinho, num evento esvaziado. E nesse evento ele ainda comete um crime eleitoral, pedindo votos para Boulos e dizendo apoiar Boulos para a Prefeitura de São Paulo.

Sem dúvida, com a imagem desgastada, e governando o País no estilo antigo, não evoluiu e está sucumbindo à sua ignorância. Não consegue juntar nem os petistas. Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

JARDIM CIBELE

Esquecido pelo Estado e Prefeitura

Pedido de pavimentação da Rua Alfredo Catalane e instalação de semáforo na esquina da Tomoichi Shimizu com Jacu-Pêssego. Creche, Posto de Saúde, Telecentro e limpeza de terrenos baldios. Estas são as principais reivindicações dos moradores do Jardim Cibele, em Itaquera. Localizado na altura do número 2.630, da Avenida Jacu-Pêssego, a cerca de meia hora do centro de Itaquera, o Jardim Cibele é um exemplo típico de ausência do Estado e de políticas públicas. Se alguém fica doente na comunidade, o hospital mais próximo é o Santa Marcelina ou o Valdomiro de Paula, conhecido como Hospital Planalto. "Parece que a Prefeitura e o Estado desconhecem a existência do Jardim Cibele", afirma Maria Aparecida da Silva Fernandes, 40 anos, presidente da Sociedade Amigos do Jardim Cibele, com sede na Rua Adolfo Apia, 120. Cida, como é mais conhecida no Cibele, é também monitora do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova). Ela alega que tem cobrado muito da Subprefeitura Itaquera melhorias para o bairro e relata que recentemente o

ESTUDANTES

subprefeito Edson Ferrão esteve na região, andou pelas ruas, ficou ciente de todos os problemas do bairro e depois mandou tapar os buracos existentes em algumas ruas. Segundo os moradores, é muito perigoso atravessar a avenida Jacu-Pêssego na entrada para o bairro. "Queremos mais. É uma vergonha não termos um posto de saúde, escola de segundo grau, uma creche e até mesmo um Telecentro aqui na comunidade. Esperamos também que a Prefeitura legalize os lotes de cerca de 53 famílias", acrescenta. Os moradores reivindicam ainda a pavimentação da Rua Alfredo Catalane e a instalação de um semáforo na esquina da Rua Tomoichi Shimizu com a Avenida Jacu-Pêssego. De acordo com a moradora Isaura Malta da Silva, 72 anos, é muito perigoso atravessar a ave- nida Jacu-Pêssego na entrada para o Jardim Cibele. Os carros trafegam em alta velocidade e é preciso tomar muito cuidado para não ser atropelado. Cida destaca ainda que a comunidade local está se mobilizando. Eles pretendem intensificar as cobranças de suas reivindicações junto aos órgãos públicos e denunciar o descaso. "Não vamos sossegar enquanto nossas reivindicações não forem atendidas", finaliza.

CEU IMPERADOR

TAXISTAS

A Prefeitura prorrogou, até o dia 1º de novembro, o período para os taxistas fazerem a adesão ao Condutax digital. O prazo inicial era até 1º de maio. O cadastro dos taxistas no aplicativo SPTaxi é necessário para que o profissional tenha no seu celular o Condutax digital, que passará a ser o único formato aceito pela fiscalização do DTP a partir de 1º de novembro. A partir desta data, os profissionais que não se regularizarem estarão passíveis de multa no valor de R$ 103,34. Vale ressaltar que o taxista não é obrigado a aderir ao aplicativo SPTaxi para realizar corridas. A Portaria SMT/SETRAM/DTP n.º 090/2024, que define a nova data, foi publicada pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP) no Diário Oficial da Cidade na segunda-feira, dia 29.

A cidade se prepara para a terceira edição da Virada ODS, que acontece em junho deste ano, com o objetivo de engajar a sociedade em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) a partir de várias frentes, como a educação. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) firmou uma parceria com o instituto Aldeias Infantis para distribuir a alunos da rede municipal de ensino 14 mil exemplares da revista Turma da Mônica, em sua edição especial sobre a Agenda 2030. Cerca de 280 estudantes receberam uma formação para utilizarem o material dentro de sala. O intuito é apresentar o desenvolvimento sustentável a estudantes do ensino fundamental II. Um dos objetivos é assegurar a educação inclusiva e de qualidade.

Um misto de escola, clube e espaço cultural, com capacidade para atender 7 mil pessoas diariamente, está mudando a paisagem de Sapopemba. Esse será o Centro Educacional Unificado (CEU) Imperador, o primeiro a ser construído no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). A unidade estará pronta para o início do ano letivo de 2025. O bloco esportivo terá espaços para possibilitar a prática de diversas atividades e modalidades, incluindo: quatro piscinas, sendo uma semiolímpica coberta, quadra coberta, pista de skate, pista de corrida, salas de artes marciais. Para ampliar o acesso à cultura, o equipamento vai contar com cineteatro, biblioteca, estúdio de gravação, salas de circo, música, arte e audiovisual. A unidade terá uma Emef em período integral e salas da Rede UniCEU.

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva EXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 5 de maio de 2024 GAZETA DA ZONA LESTE Impressão: editorial editorial opinião trabalho Sem dignidade
Giovanna Tawada é advogada formada e pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho
gazeta há 20 anos O QUE ERA NOTÍCIA EM 9 de maio de 2004 EDIÇÃONº 898
acontecendo DA REDAÇÃO Motoristas que passam pela Rua Airi, no Tatuapé, nos dois sentidos, precisam ficar atentos aos desníveis das faixas de tráfego sem sinalização de solo. Na lateral da Praça Barão de Itaqui, parte do piso é formado tanto por paralelepípedos quanto por asfalto. Com os degraus, os pedestres também são vítimas de quedas, principalmente
GAZETA DA ZONA LESTE Página 3

VITRINENEGOCIOS

O serviço pode ser utilizado por qualquer Pessoa Física que se enquadre nos critérios de obrigatoriedade para a Declaração do Imposto de Renda

imposto de renda 2022

Grupo Drummond oferece orientação gratuita

Grupo Drummond oferece orientação gratuita para IR 2024

Com o apoio dos alunos, professores e coordenadores do curso superior de Ciências Contábeis, a UniDrummond abrirá as portas de seus campi para auxiliar os contribuintes da região Leste do município de São Paulo a realizarem suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, ano-base 2021.

O intuito do Imposto de Renda Solidário Grupo Drummond 2024 é promover o atendimento gratuito aos cidadãos

CO intuito do Imposto de Renda Solidário Grupo Drummond 2022 é promover o atendimento gratuito aos cidadãos com rendimento anual de até R$ 100 mil, com bens de até R$ 400 mil e que não sejam sócios ou proprietários de empresas. Este limite de rendimento deve ser considerado para até duas fontes de renda e não serão feitos espólio e partilha de herança.

om o apoio dos alunos, professores e coordenadores do curso superior de Ciências Contábeis, a UniDrummond abrirá as portas de seus campi para auxiliar os contribuintes da região Leste do município de São Paulo a realizarem suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, Ano-Base 2023. O serviço de assessoria financeira é totalmente grátis. O intuito do Imposto de Renda Solidário Grupo Drummond 2024 é promover o atendimento gratuito aos cidadãos com absoluta confiabilidade, já que o serviço é prestado por alunos treinados, capacitados e supervisionados por professores da área Contábil.

Sendo um evento solidário, no dia do encontro, os interessados deverão comparecer com 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) que serão doados a intituições carentes da região

SERVIÇO

Horário: 9h00 às 17h00

O serviço pode ser utilizado por qualquer Pessoa Física que se enquadre nos critérios de obrigatoriedade para a Declaração do Imposto de Renda. Sendo um evento solidário, no dia do encontro, os interessados deverão comparecer com dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal) que serão doados a instituições carentes da região.

Unidades / Datas:

- Tatuapé: Rua Prof. Pedreira de Freitas, 415 | Dia: 07/05

- Ponte Rasa: Av. São Miguel, 4.335 | Dia: 14/05

- Vila Formosa: Praça Nossa Sra. Das Vitórias, 92 | Dia: 21/05

SERVIÇO

Horário: 9h00 às 17h00

Observações:

Unidades / Datas:

- Levar 2 kg de Alimentos (Exceto Sal)

– Tatuapé: Rua Prof. Pedreira de Freitas, 415 | Dias: 04 e 18/05

– Penha: Avenida Penha de França, 35 | Dia: 25/05

- Essencialmente devem levar um pen drive para gravação da Declaração

– Ponte Rasa: Av. São Miguel, 4.335 | Dia: 18/05

Documentos Necessários:

- Informes de rendimentos da fonte pagadora.

– Neo Química Arena: Av. Miguel Ignácio Curi, 111 | Dia: 11/05

Documentos Necessários:

- Comprovantes bancários informando saldo em conta corrente, aplicações financeiras, financiamento de imóveis pelo SFH, com situação em 31 de Dezembro de 2021;

– Informes de rendimentos da fonte pagadora; Comprovantes bancários informando saldo em conta corrente, aplicações financeiras, financiamento de imóveis pelo SFH, com situação em 31 de Dezembro de 2023;

- Para quem comprou ou vendeu bens (imóveis, carros, etc.): documentos de compra e venda, tais como escrituras, notas fiscais, documentos de transferências, etc.;

- Dados dos dependentes e seus números de CPF, bem como relativos comprovantes de renda e despesas;

– Para quem comprou bens (imóveis, carros, etc.): documentos de compra, tais como escrituras, notas fiscais, documentos de transferências, etc; – Dados dos dependentes e seus números de CPF, bem como relativos comprovantes de renda e despesas; – Cópia da declaração do ano anterior (se houver) e do recibo de entrega (não é obrigatório). Mais informações, acesse www.drummond.com.br

- Cópia da declaração do ano anterior (se houver) e do recibo de entrega (não é obrigatório). Mais informações, acesse drummond.com.br/irs2022

CLASSIFICADOS

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE ABRIL DE 2022 Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200 VIU?
CIOS 6
VIU?
A unidade Tatuapé, que está localizada na Rua Professor Pedreira de Freitas, 415, promoverá atendimento no dia 7 de maio
´ Página 4 GAZETA DA ZONA LESTE Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200 VIU?
VIU?
IMPOSTO
DE RENDA
22 de outubro de 2023
Página 7 GAZETA DA ZONA LESTE
Se sentimentos como: insatisfação, solidão, medo, ansiedade, culpa, angústia, entre outros, roubam-lhe a vontade de viver, procure-nos! Neuróticos Anônimos Grupo Esperança Belém - Rua Arinaia, 509 Reuniões aos sábados às 10hs. Possuímos outras salas na Zona Leste e em todo o território nacional, procure a mais próx. em nosso site: www.neuroticosanonimos.org.br; ou pelo telefone: (11) 99591-7773 A ajuda é gratuita. SENTIMENTOS NEGATIVOS? IMOVEISALUGAM-SE ´ diversos VIU? ANUNCIANDO TODO MUNDO VÊ! 11 2095-8200 ALUGA RUA EMILIA MARENGO Casa ampla e reformada, 2 dorms, sala, coz, wc, 1 vaga, R$ 4 mil, REF: S507 APTO PERTO METRO CARRÃO – 88 M² 2 dorms, d.emp c/ wc, sala ampla, 1 vaga, R$ 2.000,00, REF: A271 TÉRREA RUA CANTAGALO 2 dorms, sala, coz, wc, 2 vagas, R$ 2.900,00, REF: S506 ASSOBRADA RUA AREIÃO Ampla, 3 dorms, 1 vaga, R$ 2.800,00 REF: S495 CONFIRA MAIS IMÓVEIS EM: FBLIMOVEIS.COM.BR RUA AREIÃO, 210, TATUAPÉ - Tel.: 2295-9655 94733-1579 (Whatsapp) - WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR APTO PENHA - 65 M² 3 dorms sendo 1 st, 1 vaga, lz comp, R$ 3.400,00 pacote, REF: A274 SALA RUA BENDIAPA SALA, 65 m², cozinha, wc + 1 sala, R$ 1.600,00, REF: 616 ANALIA FRANCO SOBRADO COMERCIAL 350 m² a.c, 3 sts, vgs subt, copa, coz, R$ 15.000,00 CRECI 45224-J VENDAS HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 09:00H AS 16:00H R. AREIÃO, 210, TATUAPÉ Tel.: 2295-9655 94733-1579 (Whatsapp) WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR CRECI 45224-J APTO TRAVESSA NOVA JERUSALEM 78 M² 2 dorms, sala ampla, coz, 2 wcs, R$ 515 mil, REF: 2252 APTO TATUAPÉ EXCELENTE 2 suites, sala 2 ambs, sacada, 1 vaga, R$ 490 mil, REF: 2259 APTO TATUAPÉ 108M² 3 dorms, d.emp, 2 vagas, lazer, R$ 750 mil, REF: 2260 EXCELENTE APTO 92 M² Serra de Japi, 3 dorms sendo 1 st, 2 vagas, R$ 900 mil, REF: 2238 CONFIRA MAIS IMÓVEIS EM: FBLIMOVEIS.COM.BR IMÓVEL RESIDENCIA +COMERCIO 10 x 20, sobrado c/ 3 dorms, 4 vgs, R$ 1.200.000,00, REF: 4368 OPORTUNIDADE APTO METRO TATUAPÉ Pertinho do metrô, 2 dorms, 2 vagas, R$ 530 mil, REF: 2256 APARTAMENTO JD VILA FORMOSA 38m², 2 dorms, sl, coz, wc, lz comp, R$ 350 mil, REF: FBL SOBRADO TATUAPÉ 8 x 24 , 3 dorms, 2 vagas, ótimo local, R$ 1.300.000,00, REF: 4351 IMOVEISVENDEM-SE ´ 3 DORMS - 2 WC´s – 1 vaga R$ 180.000 + R$ 700 MENSAL 98649-5858 APTO V. ANTONIETA EXCLUSIVIDADE ABAIXO DO MERCADO

Obras do Sesi Itaquera estão à espera de uma nova licitação

Homens em situação de vulnerabilidade retiram chapas e grades do terreno

DA REDAÇÃO

MLocalizado na Rua Monte Serrat, 230, o CEU CarrãoTatuapé apresenta diversas atividades em sua biblioteca. Além das contações de histórias e eventos literários, o local dispõe de títulos nos mais variados gêneros. Para saber mais, basta procurar a secretaria da unidade. > VEJA + Página 4

AGENDA

Exposição trata da

mudança do clima e de questões migratórias

Mostra reativa o desafio de sensibilizar a consciência coletiva sobre as emergências

Aexposição “Mova-se! Clima e deslocamentos” ficará em cartaz, no Museu da Imigração (MI), até janeiro de 2025. O projeto curatorial tem correalização com a Organização das Nações Unidas (ONU) e foi desenvolvido de forma orgânica pela equipe do MI com a participação de diversos parceiros.

O público tem a oportunidade de compreender a existência de vínculo entre a mudança global do clima e a mobilidade humana. Assim, ficam evidenciadas as diferentes maneiras pelas quais a ciência, os agentes sociais (associações, ONGs e OIs) e as artes lidam com fenômenos tão complexos.

Em um cenário tão complexo, a abordagem escolhida na exposição foi a de fluir junto às pessoas e às organizações que estão se mobilizando e pensando sobre os de-

safios atuais. Os três módulos que compõem a temporária, “Tempo de Saber, Tempo de Agir” e “Tempo de Sentir”, são dispostos a partir de diferentes saberes e contam com recursos de instalações, vídeos, conteúdos em realidade virtual, dados de observatórios e instituições, fotos, depoimentos e objetos.

“A mudança global do clima tem impactos negativos significativos em ecossistemas, recursos hídricos e vida humana. Essa nova exposição do Museu da Imigração traz um tema urgente e reativa o grande desafio de sensibilizar a consciência coletiva sobre as situações emergenciais que alteram as condições de sobrevivência e podem resultar em um aumento nos deslocamentos forçados de pessoas”, explica Alessandra Almeida, diretora-executiva do Museu da Imigração.

O meio ambiente sempre foi

um fator de migração, e os deslocamentos ao redor do mundo mostram como as sociedades são afetadas por outras espécies ou pelos ciclos naturais. Além do panorama atual e das perspectivas do futuro, a exposição contextualiza o papel da Hospedaria de Imigrantes do Brás – prédio que abriga hoje o MI – em histórias sobre acolhimento por consequências de questões ambientais, como a Grande Seca, no século XIX, que expulsou milhares de cearenses para outras partes do País, e as enchentes em São Paulo da década de 1920. O museu fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca. Funcionamento: de terça a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas. Ingressos: R$ 16,00. Grátis aos sábados. Não possui estacionamento.

oradores de Itaquera vivem a expectativa do término das obras de uma unidade do Sesi, além de uma escola de ensino profissionalizante do Senai, na Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado, ao lado da estação do Metrô. A preocupação de quem vive na região se dá por conta de as construções terem sido paralisadas. Nesse sentido, passageiros do transporte público e estudantes da Fatec e da Etec, em frente ao terreno, questionam o motivo de não haver trabalhadores e máquinas no endereço.

lado, existe a aflição daqueles que vêem os furtos do lado de fora e na parte interna das estruturas. Homens em situação de vulnerabilidade estão retirando do entorno da área as chapas de latão e grades de proteção. Internamente, eles buscam ferramentas, materiais de construção e outros itens que possam ser vendidos ou usados em seus barracos. Com isso, as pessoas perguntam quais ações as empresas irão tomar para que os prejuízos não sejam ainda maiores.

segurança no local, que incluem a instalação de sistemas automatizados e o cercamento da área, por exemplo. No momento, a entidade desenvolve ações para fazer os ajustes necessários para readequar o novo projeto. A partir daí, ela poderá realizar nova licitação para dar continuidade às obras.

Festa junina na Silvio Romero

Praça Barão de Itaqui é menosprezada. Pelo menos essa é a opinião falta de infraestrutura. > VEJA + Página 4

Do mesmo modo, as pessoas estão em dúvida a respeito da retomada dos prédios e também sobre o novo prazo de entrega. Por outro

O OUTRO LADO De acordo com a assessoria do Sesi, as obras foram temporariamente suspensas devido ao não cumprimento das cláusulas contratuais por parte da empresa contratada. Desde então, revelou o órgão, o Sesi intensificou as medidas de

A partir do próximo dia 25, estará de volta a festa junina organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praça Silvio Romero. O evento apresentará pratos típicos e as tradicionais barracas do lanche de pernil, de pastel, fogazza, entre outras. > VEJA + Página 3

A instituição adiantou que, o futuro complexo educacional contemplará uma escola que atenderá 1.500 alunos nos ensinos Fundamental e Médio, com modernas salas de aula e laboratórios de informática, ciência e tecnologia, química, física e biologia, entre outros espaços pedagógicos, sendo em tempo integral do 1º ao 5º ano, além de uma escola de formação profissional do Senai.

Largo Nossa Senhora do Bom Parto renasce sob liderança do Vereador Coronel Salles

No próximo sábado, dia 11 de maio, das 11 às 20 horas, acontecerá a tão esperada reinauguração do Largo Nossa Senhora do Bom Parto, no Tatuapé, com um evento imperdível para celebrar a nova face do Largo do Bom Parto e também o compromisso renovado com a segurança e o bem-estar dos moradores da Zona Leste.

A revitalização do Largo do Bom Parto é fruto do esforço e dedicação do Vereador Coronel Salles, morador da região, que com sua visão de progresso e compromisso inabalável com o bem-estar da população, tornou esta conquista possível. Através de recursos diretos de seu mandato, somados a mais de R$ 670 mil em emendas, o espaço foi transformado completamente, agora oferecendo mais segurança e uma gama diversificada de opções de lazer para todas as idades. Com novos espaços para pets, um playground moderno para as crianças, academia ao ar livre e um paisagismo revitalizado, o local se transformou em um ponto de encontro da população, atraindo famílias, comerciantes e visitantes de toda a cidade de São Paulo.

“Passo por ali todos os dias e quando vejo adultos, jovens e crianças aproveitando o espaço, o sentimento que tenho é de muita gratidão por ter a oportunidade de ajudar nosso bairro. Obrigado, Tatuapé. Agora é fazer mais”, afirmou o Vereador Coronel Salles.

REINAUGURAÇÃO

Com uma programação repleta de atividades para toda a família, desde shows

e oficinas até exposições e apresentações culturais, a reinauguração do Largo Nossa Senhora do Bom Parto promete ser um verdadeiro festival de arte, música e cultura. Graças à parceria com o Projeto Bongô da Praça, esta celebração será ainda mais especial. Venha fazer parte desta história e testemunhe o poder da população unida em transformação.

Página 5 GAZETA DA ZONA LESTE 5 de maio de 2024 SUSPENSÃO TEMPORÁRIA
Divulgação
MUSEU DA IMIGRAÇÃO
O futuro complexo educacional contemplará uma escola que atenderá 1.500 alunos nos ensinos Fundamental e Médio
depoimentos e objetos Divulgação Divulgação Alimentação Balanceada Preparada na hora do consumo, Horta Vertical, Mini árvores frutíferas e aulas de educação nutricional com O dia inteiro perto de você! Através do monitoramento on-line você pode acompanhar seu filho durante todo período escolar. Acompanhamento de Psicóloga orientadora educacional Desenvolver habilidades emocionais desde cedo é o alicerce para uma vida cheia de empatia, resiliência e sucesso. culinária infantil. Turma Reduzida Mais atenção para as crianças e para as famílias. Projetado para o bem-estar! Garantindo a segurança do seu filho e a integração entre escola e família Nós Podemos Transformar! Metodologia Prime Na Baby Prime valorizamos o brincar, as interações e o desenvolvimento das habilidades sociais para o desenvolvimento integral. www.babyprime.com.br • Rua Azevedo Soares, 2.409 e 2.419 11 2225.1550 11 99829-3974 Programa Bilíngue desde o Berçário! N0 2.503 5 DE MAIO DE 2024 acesse nosso portal: www.gAZETAVIRTUAL.com.br /GRUPOLESTETV@GAZETATATUAPE
11 2095-8202 FALE CONOSCO PELO: espera obras
O público poderá ver instalações, vídeos, realidade virtual, fotos,
/GAZETADOTATUAPE
Cultura
CARRÃO-TATUAPÉ
no CEU

Hidratação é importante aliada para a cura de casos de dengue

É recomendado soro de reidratação oral, água de coco, chás e sucos sem açúcar

DA REDAÇÃO

Já tomou água hoje? A hidratação é importante todos os dias, sobretudo na recuperação da dengue por ser uma forte aliada e contribuir para a melhora do quadro, evitando o agravamento da doença. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama a atenção para essa medida tão importante. A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang D’Agostini, explica que a hidratação é uma das primeiras ações a serem indicadas para aliviar os sintomas da doença. “Mesmo sem sentir muita vontade o paciente deve insistir na ingestão de bebidas, pois a doença propicia a perda de líquido dos vasos sanguíneos”, explica.

“Para ajudar na hidratação, é recomendado soro de reidratação oral, água de coco, chás e sucos sem açúcar e evitar o consumo

de refrigerantes. A hidratação é oprincipal tratamento da dengue para evitar a evolução para as formas graves. Uma alimentação leve também deve ser mantida”, afirma a diretora.

Como identificar os sintomas da dengue? Febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares.

Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus despertam com onascer do sol, período conhecido como crepúsculo matutino, e procuram por alimento geralmente nas primeiras horas da manhã. O oposto ocorre com o pernilongo (Culex quinquefasciatus), que tende a permanecer atrás de armários, sofás em casas de cachorro ou outros lugares com pouca luminosidade durante o dia e sai do repouso no fim da tarde. Seu pico de atuação ocorre por volta da

meia-noite e vai decrescendo até a manhã do outro dia.

Apesar de agirem em horários diferentes, tanto as fêmeas do Aedes aegypti quanto as do Culex quinquefasciatus vivem à base de sangue humano porque o líquido é essencial para nutrir seus ovos, embora também consumam seiva de plantas. As fêmeas do A. albopictus também se alimentam de sangue, mas “se viram bem” sugando aves e mamíferos por viverem em áreas de mata ou de intersecção entre áreas rurais e urbanas, ocupando principalmente o quintal desses ambientes.

Quando acaba o alimento das fêmeas do A. albopictus em áreas florestadas, o que já vem ocorrendo por causa do desmatamento e pela urbanização, elas vêm para as cidades e se alimentam de humanos também.

Divulgação

mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus procuram por alimento geralmente nas primeiras horas da manhã

Vacinação contra gripe chega a todos com mais de seis meses

Até o dia 30 de abril, 1.069.443 doses da vacina contra a gripe já haviam sido aplicadas

APrefeitura ampliou a vacinação contra a influenza, ovírus causador da gripe, para toda a população a partir dos seis meses de idade. Para se vacinar, basta comparecer em uma das 471 UBSs do município de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas. Já as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS integradas funcionam das 7 às 22 horas e também aos sábados. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde (http://buscasaude. prefeitura.sp.gov.br/).

Neste ano, a campanha de imunização começou no dia 22 de março e foi dividida por fases. Na primeira delas, foram contempladas as pessoas do grupo de risco para a doença: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulhe-

res que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas), indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente e pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades) e imunossuprimidos.

A partir de 1º de abril, a campanha passou a contemplar também as pessoas com maior exposição à doença conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI): trabalhadores da saúde; professores do ensino básico a superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional,

adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa.

Cobertura vacinal

Até o dia 30 de abril, 1.069.443 doses da vacina contra a gripe já haviam sido aplicadas, totalizando quase 27% do grupo prioritário, composto por cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o município. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses de influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 52,19%.

PREVENÇÃO

O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias.

GAZETA DA ZONA LESTE Página 6 5 de maio de 2024 SAÚDE
CAMPANHA
Os
à
das 7
Divulgação COMPRE 350,00 R$ E GANHE UM COLAR RIVIERA MORANA BANHADO A OURO 1 BRINDE POR CPF ZIRCÔNIA COLORIDA ZIRCÔNIA CRISTAL SÃO DUAS OPÇÕES PRA VOCÊ ESCOLHER! complexotatuape Promoção de Dia das Mães. Comprou, Ganhou – de 26 de abril a 12 de maio, ou enquanto durar o estoque (9.950 unidades). R$ 350,00 em notas fiscais = 1 colar Riviera Morana. O cliente pode escolher 1 entre as 2 opções disponíveis - Colorido e Cristal - A participação será limitada a 1 brinde por CPF. Clientes do Clube Pontua terão direito a até 2 colares por CPF, assim como as compras realizadas pelo WhatsApp. Promoção autorizada pelo Ministério da Fazenda/SPA. Imagens ilustrativas. 26/4 A 12/5 OU ENQUANTO DURAR O ESTOQUE. DIA DAS MÃES COMPLEXO TATUAPÉ. TÁ TÁTUD AQUI TUD PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS
Para se vacinar, basta comparecer em uma das 471 UBSs
de segunda
sexta-feira,
às 19 horas

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.