Gazeta da Zona Leste - 1892

Page 1

Fiscalização aumenta

O Detran está organizando ações de combate aos desmanches ilegais de veículos. De janeiro a abril deste ano, foram realizadas 322 buscas por irregularidades, ante 249 no mesmo intervalo de 2023, ou seja, um aumento de 29,32%. Além das autuações, as equipes apreenderam peças e lacraram estabelecimentos. > VEJA +

fique ainda + conectado com a região:

@GAZETADAZONALESTE

/GAZETA DA ZONA LESTE

SAÚDE Remédios por app

A nova versão do aplicativo e-saúdeSP traz facilidades, como o “Remédio na Hora”. Com o programa, a população pode saber se seu medicamento está disponível em determinada unidade de saúde. Estão cadastradas as 490 farmácias, localizadas nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em hospitais municipais. > VEJA + PÁGINA 4

NEGÓCIOS Startups com apoio

A InvestSP, agência de promoção de investimentos, vai apoiar, gratuitamente, startups paulistas que precisem de orientação para alavancar seus negócios e ofertar soluções inovadoras. > VEJA + PÁGINA 3

/GRUPOLESTETV 11 98193-8399

gazetavirtual.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.892 SÃO PAULO, 28 DE ABRIL DE 2024 Divulgação
Divulgação
DESMANCHES Divulgação

Trabalho

Muitas empresas tiveram de fechar as portas e muitos trabalhadores perderam os empregos. Muitas famílias, sem conseguir pagar o aluguel e as contas, foram para as ruas ou estão em albergues.

A situação difícil mostra que a colaboração mútua é o único caminho para se pensar em retomada. Sem alimento ninguém sobrevive e sem o posto de trabalho as pessoas não conseguem recuperar a dignidade.

Quem tem a oportunidade de ajudar pode doar algum item da cesta básica àqueles que estão sem alternativa. Caso não queira ir até os moradores de barracos, entregue o alimento ou produto de higiene pessoal em alguma entidade idônea.

Sem o fortalecimento de uma corrente fraterna ca quase impossível a cidade se fortalecer. Quem ainda conseguiu manter o empreendimento funcionando, que tente absorver parte da mão de obra que está perdida pelas ruas, batendo nas portas e entregando currículos de forma desesperada.

Um pagamento mínimo, mas que seja justo nessa fase dura, pode bene ciar o pequeno negociante e o trabalhador que quer sair da rua.

O diálogo deve dar o tom de conciliação entre a Prefeitura e quem precisa recomeçar.

Se não houver mais alternativas de perdão às dívidas municipais, estaduais e federais, muitos empresários acabarão renunciando a tudo, deixando para trás o imóvel ocupado e dispensando todos os empregados.

As secretarias de governo devem proporcionar alguma contrapartida para quem faz São Paulo ser a metrópole que é. A cidade mais rica do Brasil é capaz de criar uma aliança unindo pequenas e médias empresas a projetos que resultem no saneamento de dívidas.

Muitos empreendedores terão de seguir as regras de redirecionamento dos negócios. Porém, não podem ser abandonados. A Prefeitura terá de se mobilizar, bem como entidades de classe, associações e vereadores. Representantes de cada grupo, mesmo de forma remota, precisará ter um canal para expressar suas ideias e a própria condição econômica que estão vivendo agora.

Este ano e o próximo ainda devem ser difíceis para muitos setores. Portanto, caso o município feche os olhos, é possível que não haja mais arrecadação de impostos, pois ninguém irá pagar.

Por outro lado, a cidade terá de administrar uma crise social sem precedentes, que já se mostra há mais de três anos. Ou seja, precisamos de medidas urgentes que tragam resultados. Temos ferramentas como redes sociais, coletivos engajados e pessoas dedicadas. A comunicação precisa funcionar e, para isso, não é preciso nem que os secretários saiam de seus gabinetes. Cobramos ação. É necessário unir forças com todos os que possam pensar em uma saída. Não é hora de procurarmos culpados e sim de ajudarmos uns aos outros. Isso só será possível com vontade política antes de tudo. O movimento necessita ser coordenado, pois o que vemos agora é o cada um por si.Ou seja, estamos perdendo o que foi construído com muito sacrifício.

foto

Governo de SP está agindo fora da Lei

OGoverno de São Paulo está agindo fora da Lei. É o que afirma o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP (ADPESP), André Santos Pereira, que aponta uma série de ações tomadas recentemente e que são frontalmente contrárias ao que é estabelecido pela Legislação Federal.

Polícia Civil escanteada – a ação que mais atraiu holofotes foi a Operação Fim de Linha, realizada na última semana para deflagrar esquema de lavagem de dinheiro por meio de serviços de ônibus. A operação contou com prisões, busca e apreensão. E a participação de cerca de 400 agentes públicos, incluindo Polícia Militar (PM), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Receita Federal e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Polícia Civil que, pelo artigo 144 da Constituição e pela Lei Orgânica das Polícias Civis (Lei 14.735/23), seria a responsável por essa operação – principalmente nos quesitos de investigação, busca e apreensão – foi escanteada e não participou da operação.

PM com atividades da Polícia

Cívil – outra ação tomada pela Secretaria de Segurança Pública foi a criação de instruções para que a Polícia Militar começasse a realizar atividades de investigação que, pela Lei 14.735/23, competem à Polícia Cívil. Uma delas, por exemplo, é a elaboração do Termo Circunstanciado (TC) que é lavrado em casos de crimes de menor potencial ofensivo (pena máxima de até 2 anos). Na prática, o TC/PM vai permitir que a própria PM realize diligências como requisitar exames e apreender provas.

Este movimento de militarização da Segurança Pública ocorre após uma série de mudanças nos comandos da Polícia Militar de São Paulo. Em fevereiro deste ano, foram trocados 34 dos 64 coronéis da ativa da PM. Em março, foram realizadas 47 transferências de oficiais, sendo 28 capitães e 19 tenentes.

André Santos Pereira - Presidente da APESP. É delegado de Polícia. É graduado em Direito pela Uninassau (PE) e especialista em Inteligência Policial e Segurança Pública (Escola Superior de Direito Policial/ FCA). Atualmente é Presidente da ADPESP, Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.

COMPORTAMENTO

Beleza e bem-estar

Vivemos numa época em que tamanha é a oferta de informações sobre saúde, beleza e bem-estar que não é incomum nos sentirmos confusos, ou até mesmo culpados por não fazer o “politicamente correto” em prol da nossa saúde. De fato, dicas de “especialistas” sobre as melhores dietas, programas de exercício ou intervenções miraculosas abundam em todos os tipos de mídia, inflando esses sentimentos em boa parte das pessoas. Em contraste à velocidade quase inimaginável de propagação de informações duvidosas sobre saúde, destaca-se a falta de suporte científico que embase a maioria delas. Separar o joio do trigo, com o devido rigor científico, tem sido minha missão em meus 15 anos de experiência na área.

Arrisco dizer que boa parte da população aceita a ideia de que uma boa alimentação, exercícios regulares e sono de boa qualidade constituem pilares importantes – embora não sejam os únicos – para uma boa saúde. Apesar disso, mudanças no estilo de vida não são fáceis de ser operacionalizadas, já que, por definição, devem ser perenes, o que demanda implementação de rotinas até que hábitos sejam formados.

Embora possam ser facilmente confundidos, já que guardam mais similaridade do que diferenças, hábitos e rotinas não são sinônimos quando o assunto é estilo de vida. Enquanto as rotinas são seguidas, há hábitos formados. Além disso, hábitos são associados a “gatilhos”, ao passo que rotinas não o são. Por exemplo, lavar as mãos após usar o banheiro é um

hábito, pois está associado ao uso do banheiro. Enquanto a rotina não depende de “gatilhos”, a ausência destes pode resultar na perda de hábitos.

Mas quanto tempo leva para um adulto criar um hábito relacionado à saúde? Em um estudo do Reino Unido, participantes deveriam escolher um comportamento simples ligado à prática de exercícios ou alimentação que não fazia parte de suas vidas, e então transformá-lo em um hábito. Gatilhos para o comportamento escolhido foram providos uma vez por dia. Por exemplo, para um indivíduo que escolhesse a incorporação de hábitos relacionados à prática de exercícios, o gatilho seria caminhar 15 minutos após o café da manhã.

Em média, 66 dias foram necessários até que os hábitos simples se tornassem automáticos para os participantes, o que sugere que a consolidação de hábitos mais complexos possa levar ainda mais tempo.

Nesse sentido, pré-preparar as refeições, olhar o cardápio do restaurante antecipadamente e fazer escolhas mais saudáveis antes de sentar-se à mesa, agendar uma aula de ginástica ou uma sessão de exercícios com um amigo são alguns exemplos.

Ou seja, a ciência dá suporte à ideia de que mudanças radicais e muito rápidas não são o melhor caminho, e que extremismos não são eficazes na mudança de comportamentos. Precisamos, então, achar a melhor medida entre o que é bom fazer e o que é bom de se fazer.

Hamilton Roschel é coordenador do grupo de pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Faculdade de Medicina da USP

Ministros do supremo continuam trabalhando para o governo

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

O“puxadinho” do Planalto, Supremo Tribunal Federal, continua na ativa, desta vez foi o mais novo “soldadinho de chumbo” do presidente.

Cristiano Zanin, atendendo ao governo, e nem poderia deixar de ser, trata-se de uma divida de gratidão e decide suspender a desoneração da folha de pagamento.

Atendendo a Lula, seu padrinho, e ex-cliente, ele suspendeu trechos da lei aprovada pelo Congresso que prorrogou a desoneração da folha de pagamento dos municípios e de 17 setores da economia até 2027.

Ou seja, os 17 setores que mais empregam no País, e que já tinham essa vantagem, no sentido de preservar empregos e incentivar as empresas em contratar mais e investir em seus negócios.

Matéria já votada pelo Congresso, ou seja, pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

É uma liminar, é provisória e será levada à análise do plenário virtual que começou hoje e vai até o próximo dia 6 de maio.

A ação é assinada pelo presidente, que se diz parceiro dos trabalhadores. Um governo eleito pelos trabalhadores, que está querendo a volta da contribuição sindical e que ainda está querendo não permitir às empresas abater os custos dos planos de saúde concedidos aos trabalhadores e fazê-los pagar imposto, pois considera salário indireto.

É inacreditável a traição desse governo e os trabalhadores ainda endeusam um governo que só está trabalhando contra eles.

Sobre essa desoneração, o Lula alega que a lei promulgada no final do ano passado

não indicou o impacto financeiro da prorrogação das desonerações, que é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, tão odiada e detestada por ele, pois, seria tudo o que ele quer, a revogação dessa lei que não lhe permite gastar o que bem entende. Não se sabe o que será decidido, mas, para o trabalhador com certeza não será boa coisa.

Tudo agora ele com seu ”soldadinho de chumbo”, o Haddad, fazem para arrecadar, como já dissemos, a empresa não poderá abater plano de saúde e benefícios a empregados, ou seja, o governo considera salário indireto e deve pagar imposto, mas não é salario indireto os 5% a mais nos salários dos juízes e demais membros do judiciário nessa história do quinquídio, ou seja a cada 5 anos, sem obedecer a qualquer critério de mérito, um aumento no salário desses profissionais, que tantos desserviços vem prestando ao Brasil, inclusive aos que se aposentarem.

Isso sem falar no absurdo do ministro do Trabalho, esse sindicalista de longa data e que só pensa nos sindicatos. Luiz Marinho quer a volta do imposto sindical, ou seja, um dia de trabalho de cada trabalhador para sustentar a corja que se forma nos sindicatos, eles estão desesperados, acabou a mamata e querem de volta.

Outra volta indesejável, o DPVAT, ou seja, mais uma contribuição que havia onde cada veículo deveria contribuir com um valor para formar um fundo para sustentar os feridos em acidente de carro e seu sepultamento.

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

ITAQUERA: Creche precisa de ajuda para não fechar as portas

DA REDAÇÃO

Fundada em 1986, a Associação Boa Esperança, com sede em Itaquera, é uma creche que atende 120 crianças carentes da região, com idades entre um e seis anos, cujos pais trabalham e não têm com quem deixar seus filhos. Nesse local, os pequenos permanecem em tempo integral e recebem quatro refeições diárias, participando ainda de di- versas atividades educati- vas e recreativas. De acordo com Maria Cristina de Simas, presidente da Boa Esperança, a finalidade da associação é buscar a solução dos problemas de caráter educacional, cultural e social, desenvolvendo atividades assistenciais e socioeducativas, priorizando a infância e a situação de carência afetiva e socioeconômica, visando o desenvolvimento e preparando-os para o exercício de cidadania. Cerca de 16 funcionários garantem o cuidado dos matriculados. Com instalações à Rua Toledo Castelanos, 105, no Jardim Nossa Senhora do Carmo, a creche conta com uma ampla área verde com playground, refeitório, cozinha e quatro salas para as crianças. Em razão de sua boa estrutura, existem 220 crianças

acontecendo

MOBILIDADE

O prefeito Ricardo Nunes assinou a nova regulamentação para a Área de Intervenção Urbana do Setor Central (AIU-SCE). Ela tem como uma das principais premissas o adensamento populacional e construtivo na região, com diversos incentivos para a população mais vulnerável. A Lei nº 17.844/2022, que institui e regulamenta a AIU-SCE, prioriza o atendimento habitacional para famílias de baixa renda e prevê a antecipação de investimentos para mobilidade urbana. O plano prevê que, ao menos 40% dos recursos arrecadados, com outorga onerosa, sejam destinados à construção de moradias populares para famílias com renda de até 2 salários-mínimos. O incentivo à habitação é uma das principais estratégias deste plano urbanístico para a transformação do Centro.

falecimento

na espera para serem matriculadas. DIFICULDADES No entanto, a associação, que é mantida quase exclusivamente por meio de doações, está passando por sérias dificuldades financeiras, correndo, inclusive, risco de fechar suas portas. As doações não mais estão suprindo as despesas como luz, água, aluguel, equipamentos etc. Mesmo o convênio com a Prefeitura, iniciado em janeiro deste ano, não tem sido suficiente para manter o atendimento às crianças, pois arca com os custos de apenas 60 delas, segundo a tesoureira da associação, Sandra Regina Epifanio. Para reverter essa situação, a Associação Boa Esperança criou um projeto cuja execução dependerá da colaboração de voluntários. A idéia é reformar todas as instalações da creche, inclusive ampliando-as, com o objetivo de poder atender todas as crianças que hoje encontram-se na espera. A entidade pensa também na possibilidade de procurar outras instalações. As empresas interessadas em colaborar para que a creche não feche e deixe de atender as crianças podem entrar em contato com Maria Cristina, presidente da Associação Boa Esperança, pelo telefone 6197-6017.

Ronaldo Pontello

02/06/1953  25/04/2024

É com pesar que comunicamos o falecimento de Ronaldo de Souza Pontello. Muito querido por todos no Tatuapé, Ronaldo era um dos moradores mais tradicionais do bairro e amigo para todas as horas. Sempre foi conhecido pelo bom humor e porque gostava de caracterizar os ambientes em datas como Natal, Halloween e festa junina. Após o infausto acontecimento, ele deixa a esposa Sandra, o filho Marcelo, enteados Fernando, Caroline e Glauco, sogro Nivaldo, nora Ana, cunhados Alexandre e Renan e demais parentes e amigos. Desta Gazeta, a todos os familiares, os sentimentos de carinho e solidariedade.

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva EXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 28 de abril de 2024 GAZETA DA ZONA LESTE Impressão: editorial editorial opinião ECONOMIA
gazeta há 20 anos O QUE ERA NOTÍCIA EM 2 de maio de 2004 EDIÇÃONº 897
POR HAMILTON ROSCHEL
POR ANDRÉ SANTOS PEREIRA
da semana A pintura desgastada indica uma ciclofaixa que existiu na Rua Tobias Barreto, no Belenzinho. O trecho deteriorado está na esquina com a Rua David Zelger. Para os moradores que circulam pelo endereço, a passagem foi transformada em um ponto viciado de lixo e entulho. Além disso, as pessoas vivem com o medo constante de serem assaltadas. Principalmente as mulheres jovens, mães com crianças e idosas.

Desenvolvimento de startups vai receber apoio do governo de SP

Dificuldades envolvem modelo de negócio, acesso a crédito, precificação, entre outras

DA REDAÇÃO

AInvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), em parceria com outras instituições e especialistas, vai apoiar, gratuitamente, startups paulistas que precisem de orientação para alavancar seus negócios e ofertar soluções inovadoras. A primeira turma do programa InvestSP Incentivo à Inovação teve início com 20 empresas selecionadas, de áreas como: saúde, agronegócio, higiene e cuidados pessoais, marketing e máquinas e equipamentos.

A iniciativa permite que os empreendedores indiquem suas principais “dores” na gestão do negócio. Podem ser problemas, dúvidas ou necessidades relacionadas, por exemplo, a: modelo de negócio, comercialização, acesso a crédito, precificação, interna-

cionalização, pesquisa, marketing, expansão e gestão de RH.

Com base nos relatos das próprias empresas, a InvestSP colocará as startups em contato com especialistas capazes de ajudar na solução dos problemas. Entre os parceiros que poderão dar suporte aos participantes estão: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Desenvolve SP, Inova USP, Sebrae, universidades e os parques tecnológicos do Estado.

“É uma iniciativa inédita, que busca entender as ‘dores’ do empreendedor e atuar diretamente no problema. Ações como essa, somadas à infraestrutura de pesquisa e inovação do Estado, com as melhores universidades e centros de pesquisa do País, são fundamentais para garantir que São Paulo seja cada vez mais competitivo e se firme como o maior polo de inovação da América Latina”, diz o diretor de Projetos e Inovação da

InvestSP, Thiago Camargo.

Ao longo de um ano, serão realizados quatro encontros individuais, de cada startup com representantes da InvestSP, para entender as demandas das empresas e encaminhá-las para o contato com os especialistas. Além disso, haverá workshops bimestrais, também com apoio das instituições parceiras, como: universidades, organizações de apoio a startups e órgãos governamentais. Todos os encontros serão virtuais.

Vale destacar que existem, atualmente, cerca de 14 mil startups no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). A maior parte, praticamente quatro de cada 10, fica no Estado de São Paulo. As empresas do País atuam principalmente nos setores de: educação, finanças, saúde, tecnologia e varejo. O faturamento médio das startups beira os R$ 900 mil por ano.

Uso de celular à noite eleva o consumo de bebidas estimulantes

Energéticos podem induzir

DA REDAÇÃO

Aarritmias cardíacas, hipertensão, diabetes e insônia

s noites mal dormidas em frente às telas do celular e do computador podem ser um dos motivos para o consumo de bebidas energéticas entre os mais jovens. Eles recorrem ao produto para minimizar o cansaço e realizar as atividades do dia a dia após poucas horas, ou nenhuma, de sono.

Porém, de acordo com a pediatra e médica do Esporte do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Silvana Vertematti, os energéticos geram um ciclo vicioso e mascaram o real problema: o estilo de vida pouco saudável.

“Eles ficam até de madrugada em frente ao celular, principalmente. Porém, diante da necessidade de acordar cedo para ir à aula e realizar as atividades da rotina, se sentem cansados e começam a procurar por alternativas para

amenizar essa sensação. A partir disso, inicia-se um ciclo de ingerir a bebida para minimizar o cansaço, permanecem mais horas em pé, e, consequentemente, ficam ainda mais exaustos, precisando consumir novamente a bebida”, explica a especialista.

Para manter a saúde e o bom desempenho nas atividades rotineiras, os jovens precisam dormir, em média, oito horas por noite e restringir o tempo em frente às telas a três horas, especialmente os menores de 16 anos. O sono nutritivo desempenha um papel importantíssimo na boa funcionalidade física e mental, bem como a alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.

PERIGO MASCARADO

Os energéticos contêm altas doses de cafeína que ativam as reações de alerta do corpo. O efeito

é potencializado pela taurina. Essa substância presente na composição das bebidas é responsável por intensificar o efeito da propriedade derivada do café. A composição se torna ainda mais perigosa devido às grandes doses de açúcar presentes nesses produtos. A quantidade excessiva colabora para o ganho de peso e para situações metabólicas associadas ao consumo elevado de carboidratos, como o comportamento agitado e a sensação de ansiedade.

As bebidas energéticas facilitam também a ocorrência de arritmias cardíacas, hipertensão, diabetes, insônia e aumento da irritabilidade, além dos efeitos rebotes como sonolência e lentidão dos pensamentos. As reações adversas do produto têm sua intensidade potencializada quando consumida em jejum ou com coquetéis alcoólicos.

Página 3 GAZETA DA ZONA LESTE 28 de abril de 2024 EMPREENDIMENTO
Divulgação A primeira turma do programa InvestSP Incentivo à Inovação teve início com 20 empresas sele-
SAÚDE DOS JOVENS
cionadas
jovens precisam dormir, em média, oito horas por noite e restringir o tempo em frente às telas a três horas COMPRE 350,00 R$ E GANHE UM COLAR RIVIERA MORANA BANHADO A OURO 1 BRINDE POR CPF ZIRCÔNIA COLORIDA ZIRCÔNIA CRISTAL SÃO DUAS OPÇÕES PRA VOCÊ ESCOLHER! complexotatuape EXCLUSIVIDADE PARA CLIENTES CLUBE PONTUA E COMPRAS PELO WHATSAPP Promoção de Dia das Mães. Comprou, Ganhou – de 26 de abril a 12 de maio, ou enquanto durar o estoque (9.950 unidades). R$ 350,00 em notas fiscais = 1 colar Riviera Morana. O cliente pode escolher 1 entre as 2 opções disponíveis - Colorido e Cristal - A participação será limitada a 1 brinde por CPF. Clientes do Clube Pontua terão direito a até 2 colares por CPF, assim como as compras realizadas pelo WhatsApp. Promoção autorizada pelo Ministério da Fazenda/SPA. Imagens ilustrativas. 26/4 A 12/5 OU ENQUANTO DURAR O ESTOQUE. DIA DAS MÃES COMPLEXO TATUAPÉ. TÁTUD AQUI PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS Divulgação Divulgação
Os

Aplicativo da Prefeitura ajuda a buscar farmácias abastecidas

Desde o lançamento, em 2020, o aplicativo já tem cadastrados 3,4 milhões de usuários

DA REDAÇÃO

Anova versão do aplicativo e-saúdeSP, desenvolvido pela Prefeitura, traz facilidades, como o Remédio na Hora. Com o programa, a população pode saber se seu medicamento está disponível em determinada unidade de saúde.

A funcionalidade pode ser acessada sem cadastro.

Com o app, o morador tem acesso ao sistema de busca por medicamentos nas farmácias da rede municipal de saúde. Assim, ele pode localizar em qual equipamento há disponibilidade do remédio desejado. Estão cadastradas as 490 farmácias, localizadas nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em hospitais municipais. São 298 tipos de medicamentos oferecidos, de acordo com a tabela de Relação Municipal de Medicamentos (Remune) que o usuário do e-saúdeSP poderá encontrar.

Além do Remédio na Hora, estão disponíveis o Pronto Saúde,

Emergência, @Covid19, Vacina Sampa, Programa Mãe Paulistana, SPrEP, entre outros. No recurso Minha Saúde, por exemplo, a pessoa pode inserir e compartilhar dados relevantes para o atendimento personalizado, tais como: alergia, medicação em uso, glicemia, pressão sanguínea e índice de massa corporal (IMC). Dados clínicos, informações sobre a vacinação contra a Covid-19 e telemedicina, com todo o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, também fazem parte da tecnologia. Além disso, o e-SaúdeSP direciona o usuário para as lojas: GooglePlay ou AppStore para baixar outro aplicativo, o Agenda Fácil, permitindo assim que o munícipe tenha acesso ao agendamento de consultas e resultados de exames laboratoriais.

ATENDIMENTO VIRTUAL

Desde seu lançamento, em 2020, o aplicativo já tem cadastrados 3,4 milhões de usuários. O aplicativo

teve 17 milhões de acessos e mais de 6 milhões de downloads, em média, no período de junho de 2020 até 15 de abril de 2024. Além disso, mais de 2 milhões de atendimentos foram realizados, incluindo telemonitoramento e teleconsultas, de junho de 2020 a 15 de abril, deste ano. No mesmo período, por meio do e-saúdeSP, a Central @Covid realizou 95.211 mil teleconsultas, sendo que deste total, 57.857 foram atendimentos solicitados pelo aplicativo. Os dados são da plataforma.

O e-saúdeSP está disponível para smartphone por meio dos dispositivos Android e iOS. Ele também está disponível na versão web, via Portal do Cidadão (https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/). Para acessar os dados, basta fazer o cadastro e criar uma senha. Atualmente, a conta é individual, mas um único aparelho celular pode ser usado para acessar diversas contas.

Fiscalização em desmanches sobe 30%

em 2024

O foco da atuação é aumentar a segurança e reorganizar o espaço público

Componentes e acessórios vendidos nestes locais têm comercialização proibida, conforme a legislação

DA REDAÇÃO

ODepartamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) relatou estar endurecendo o jogo contra os desmontes ilegais de veículos – negócio popularmente chamado de desmanche. De janeiro a abril deste ano, foram realizadas 322 ações de fiscalização, ante 249 no mesmo intervalo de 2023, um aumento de 29,32%.

Como resultado das ações, neste ano, foram lacrados e autuados 23 negócios irregulares. Nos quatro primeiros meses do ano passado, esse número foi muito maior, 72. A redução de 68% é um forte indício de que o mercado está se ajustando à atitude mais firme do Detran.

No início do mês, uma única operação, também em parceria com a Polícia Civil, fiscalizou 52 desmontes no Jardim Aricanduva

e autuou 8 deles, que agora respondem administrativamente pela venda ilegal de itens de comercialização restrita, como molas, amortecedores, cinto de segurança e vidros.

Vale lembrar que os componentes e acessórios vendidos nestes locais, como os citados, têm comercialização proibida, conforme a legislação. Quando há veículos ou peças provenientes de furto ou roubo, os proprietários desses desmanches podem ser punidos criminalmente, por se tratar de objetos oriundos de crimes – e por isso chamados de “peças de sangue”.

“Consegui adquirir conhecimentos que levarei não apenas para o trânsito, mas para a vida. O plano de aula foi bem elaborado e acho que conseguirei reproduzir algo parecido com o ensinado”, conta Jaquelline Rodrigues, cur-

sista e servidora da auditoria interna do Detran. Além da Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Civil e a Vigilância Ambiental são parceiras nessas operações. Os desmontes autuados respondem a processo administrativo e ficam sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal 12977/2014, que vão de multa a interdição do estabelecimento.

Em 2023, foram 7.572 fiscalizações desse tipo – um número 10% superior ao do ano anterior. Desse total, 1.346 se deram em desmontes de autopeças, tanto os credenciados quanto os clandestinos.

É fundamental o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados antes de efetuar qualquer serviço. A busca pode ser feita em www.detran.sp.gov.br, na aba “Empresas Credenciadas”.

GAZETA DA ZONA LESTE Página 4 28 de abril de 2024 REMÉDIOS
Divulgação
SEGURANÇA
Estão cadastradas as 490 farmácias, localizadas nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em hospitais municipais
Divulgação
5 www.gazetavirtual.com.br

VITRINENEGOCIOS

VIU? VIU?

critérios de obrigatoriedade

IMPOSTO DE RENDA

imposto de renda 2022

Grupo Drummond oferece orientação gratuita para IR 2024

Grupo Drummond oferece orientação gratuita

Com o apoio dos alunos, professores e coordenadores do curso superior de Ciências Contábeis, a UniDrummond abrirá as portas de seus campi para auxiliar os contribuintes da região Leste do município de São Paulo a realizarem suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, ano-base 2021.

O intuito do Imposto de Renda Solidário Grupo Drummond 2024 é promover o atendimento gratuito aos cidadãos

CO intuito do Imposto de Renda Solidário Grupo Drummond 2022 é promover o atendimento gratuito aos cidadãos com rendimento anual de até R$ 100 mil, com bens de até R$ 400 mil e que não sejam sócios ou proprietários de empresas. Este limite de rendimento deve ser considerado para até duas fontes de renda e não serão feitos espólio e partilha de herança.

om o apoio dos alunos, professores e coordenadores do curso superior de Ciências Contábeis, a UniDrummond abrirá as portas de seus campi para auxiliar os contribuintes da região Leste do município de São Paulo a realizarem suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, Ano-Base 2023. O serviço de assessoria financeira é totalmente grátis.

Sendo um evento solidário, no dia do encontro, os interessados deverão comparecer com 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) que serão doados a intituições carentes da região

O intuito do Imposto de Renda Solidário Grupo Drummond 2024 é promover o atendimento gratuito aos cidadãos com absoluta confiabilidade, já que o serviço é prestado por alunos treinados, capacitados e supervisionados por professores da área Contábil.

SERVIÇO

Horário: 9h00 às 17h00

O serviço pode ser utilizado por qualquer Pessoa Física que se enquadre nos critérios de obrigatoriedade para a Declaração do Imposto de Renda. Sendo um evento solidário, no dia do encontro, os interessados deverão comparecer com dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal) que serão doados a instituições carentes da região.

Unidades / Datas:

- Tatuapé: Rua Prof. Pedreira de Freitas, 415 | Dia: 07/05

- Ponte Rasa: Av. São Miguel, 4.335 | Dia: 14/05

- Vila Formosa: Praça Nossa Sra. Das Vitórias, 92 | Dia: 21/05

SERVIÇO

Horário: 9h00 às 17h00

Observações:

Unidades / Datas:

- Levar 2 kg de Alimentos (Exceto Sal)

– Tatuapé: Rua Prof. Pedreira de Freitas, 415 | Dias: 04 e 18/05

– Penha: Avenida Penha de França, 35 | Dia: 25/05

- Essencialmente devem levar um pen drive para gravação da Declaração

– Ponte Rasa: Av. São Miguel, 4.335 | Dia: 18/05

Documentos Necessários:

- Informes de rendimentos da fonte pagadora.

– Neo Química Arena: Av. Miguel Ignácio Curi, 111 | Dia: 11/05

Documentos Necessários:

- Comprovantes bancários informando saldo em conta corrente, aplicações financeiras, financiamento de imóveis pelo SFH, com situação em 31 de Dezembro de 2021;

– Informes de rendimentos da fonte pagadora; Comprovantes bancários informando saldo em conta corrente, aplicações financeiras,

financiamento de imóveis pelo SFH, com situação em 31 de Dezembro de 2023;

- Para quem comprou ou vendeu bens (imóveis, carros, etc.): documentos de compra e venda, tais como escrituras, notas fiscais, documentos de transferências, etc.;

– Para quem comprou bens (imóveis, carros, etc.): documentos de compra, tais como escrituras, notas fiscais, documentos de transferências, etc;

– Dados dos dependentes e seus números de CPF, bem como relativos comprovantes de renda e despesas;

- Dados dos dependentes e seus números de CPF, bem como relativos comprovantes de renda e despesas;

– Cópia da declaração do ano anterior (se houver) e do recibo de entrega (não é obrigatório).

Mais informações, acesse www.drummond.com.br

- Cópia da declaração do ano anterior (se houver) e do recibo de entrega (não é obrigatório). Mais informações, acesse drummond.com.br/irs2022

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃOPAULO,17 DEABRILDE2022 Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200
CIOS 6
A unidade Tatuapé, que está localizada na Rua Professor Pedreira de Freitas, 415, promoverá atendimento no dia 7 de maio
Página 6 GAZETA DA ZONA LESTE Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200
VIU? VIU? O
serviço pode ser utilizado por qualquer Pessoa Física que se enquadre nos para a Declaração do Imposto de Renda
22 de outubro de 2023 Página 7 GAZETA DA ZONA LESTE
Se sentimentos como: insatisfação, solidão, medo, ansiedade, culpa, angústia, entre outros, roubam-lhe a vontade de viver, procure-nos! Neuróticos Anônimos Grupo Esperança Belém - Rua Arinaia, 509 Reuniões aos sábados às 10hs. Possuímos outras salas na Zona Leste e em todo o território nacional, procure a mais próx. em nosso site: www.neuroticosanonimos.org.br; ou pelo telefone: (11) 99591-7773 A ajuda é gratuita. SENTIMENTOS NEGATIVOS? IMOVEISALUGAM-SE ´ diversos VIU? ANUNCIANDO TODO MUNDO VÊ! 11 2095-8200 ALUGA RUA EMILIA MARENGO Casa ampla e reformada, 2 dorms, sala, coz, wc, 1 vaga, R$ 4 mil, REF: S507 APTO PERTO METRO CARRÃO – 88 M² 2 dorms, d.emp c/ wc, sala ampla, 1 vaga, R$ 2.000,00, REF: A271 TÉRREA RUA CANTAGALO 2 dorms, sala, coz, wc, 2 vagas, R$ 2.900,00, REF: S506 ASSOBRADA RUA AREIÃO Ampla, 3 dorms, 1 vaga, R$ 2.800,00 REF: S495 CONFIRA MAIS IMÓVEIS EM: FBLIMOVEIS.COM.BR RUA AREIÃO, 210, TATUAPÉ - Tel.: 2295-9655 94733-1579 (Whatsapp) - WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR APTO PENHA - 65 M² 3 dorms sendo 1 st, 1 vaga, lz comp, R$ 3.400,00 pacote, REF: A274 SALA RUA BENDIAPA SALA, 65 m², cozinha, wc + 1 sala, R$ 1.600,00, REF: 616 ANALIA FRANCO SOBRADO COMERCIAL 350 m² a.c, 3 sts, vgs subt, copa, coz, R$ 15.000,00 CRECI 45224-J VENDAS HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 09:00H AS 16:00H R.AREIÃO, 210, TATUAPÉ Tel.: 2295-9655 94733-1579 (Whatsapp) WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR CRECI 45224-J APTO TRAVESSA NOVA JERUSALEM 78 M² 2 dorms, sala ampla, coz, 2 wcs, R$ 515 mil, REF: 2252 APTO TATUAPÉ EXCELENTE 2 suites, sala 2 ambs, sacada, 1 vaga, R$ 490 mil, REF: 2259 APTO TATUAPÉ 108M² 3 dorms, d.emp, 2 vagas, lazer, R$ 750 mil, REF: 2260 EXCELENTE APTO 92 M² Serra de Japi, 3 dorms sendo 1 st, 2 vagas, R$ 900 mil, REF: 2238 CONFIRA MAIS IMÓVEIS EM: FBLIMOVEIS.COM.BR IMÓVEL RESIDENCIA +COMERCIO 10 x 20, sobrado c/ 3 dorms, 4 vgs, R$ 1.200.000,00, REF: 4368 OPORTUNIDADE APTO METRO TATUAPÉ Pertinho do metrô, 2 dorms, 2 vagas, R$ 530 mil, REF: 2256 APARTAMENTO JD VILA FORMOSA 38m², 2 dorms, sl, coz, wc, lz comp, R$ 350 mil, REF: FBL SOBRADO TATUAPÉ 8 x 24 , 3 dorms, 2 vagas, ótimo local, R$ 1.300.000,00, REF: 4351 IMOVEISVENDEM-SE ´ 3 DORMS - 2 WC´s – 1 vaga R$ 180.000 + R$ 700 MENSAL 98649-5858 APTO V. ANTONIETA EXCLUSIVIDADE ABAIXO DO MERCADO
CLASSIFICADOS
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.