Gazeta da Zona Leste - 1854

Page 1

FINANCIAMENTO Empreendedores são beneficiados

Micro, pequenas e médias empresas receberam mais de R$ 395 milhões em crédito nos primeiros seis meses do ano. O dinheiro foi ofertado por meio de programas de incentivo ao empreendedorismo do governo de São Paulo. > VEJA + PÁGINA 3

Dívidas são prorrogadas

Até o dia 21 de agosto, inscritos na dívida ativa ainda poderão efetuar o pagamento de IPTU e ISS. A regularização do débito exclui o nome do devedor do Cadin (Cadastro Informativo Municipal) e evita o protesto e a cobrança judicial. > VEJA + PÁGINA 5

fique ainda + conectado com a região:

PAULO SETÚBAL Biblioteca fechada

A Biblioteca Paulo Setúbal temática em história em quadrinhos está fechada. Conforme a Secretaria da Cultura, as atividades do local foram suspensas para a execução da reforma da cobertura e a requalificação com o foco na acessibilidade e na proteção e segurança contra incêndio do equipamento. A biblioteca localiza-se na Avenida Renata, 163, Vila Formosa. > VEJA + PÁGINA 3

/GAZETA DA ZONA LESTE @GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV
11 98193-8399
gazetavirtual.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.854 SÃO PAULO, 30 DE JULHO DE 2023 Divulgação
Divulgação IPTU E ISS
Divulgação

ZL esquecida

Mais afastados das áreas nobres da cidade, os bairros da Zona Leste seguem sofrendo com a falta de zeladoria. Os constantes furtos de os de semáforos demonstram o repetido descaso da CET, com a anuência da Prefeitura. O fato, recorrente há anos, dá a entender que se trata de uma questão insolúvel. É como se não houvesse a possibilidade de scalizar, desenvolver ou buscar algum tipo de tecnologia para minorar o problema. Por outro lado, a população segue pagando pelo prejuízo, seja pelos equipamentos quebrados e por toda a ação reposta após a inndável sequência de crimes.

Ao lado da Arena Corinthians, a Secretaria de Mobilidade e Transporte praticamente abandonou a continuidade das obras do novo Terminal de Ônibus de Itaquera. Depois do m do contrato com um consórcio de empresas e a despreocupação em concluir um projeto que poderia atender a milhões de pessoas, no terreno é possível ver algumas vigas de concreto e nada mais.

Próximo dali usuários de cadeira de rodas e com mobilidade reduzida deveriam receber dois elevadores junto aos pontos de desembarque de coletivos na Avenida Radial Leste, nos dois sentidos, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô. Os equipamentos chegaram a ser instalados, mas não foram postos em funcionamento. Logo passaram a ser destruídos por vândalos e tiveram de ser desmontados, na tentativa de recuperar algumas peças. A mesma amnésia ocorreu com a área programada para receber o Polo Institucional da Zona Leste.

O local, também ao lado do Metrô, teria empresas, planos de formação para jovens, escolas de ensino técnico e investimento em vagas de estágios. Dezesseis anos depois da proposta, o local recebeu, até agora, uma Etec e uma Fatec. Atualmente, uma escola do Sesi está sendo construída em parte do terreno.

Não há interesse da Prefeitura ou do Estado em oferecer incentivos às empresas interessadas em ocupar a área. Enquanto isso, os trabalhadores só podem assumir postos de trabalho no shopping ou em lojas de rua, que são poucas. Fora isso, a outra alternativa é seguir para regiões mais distantes, cando praticamente quatro horas no transporte público para ir e voltar.

Assim, os problemas vão se acumulando, ano a ano, incluindo buracos, asfalto de péssima qualidade, falta de scalização e de novos projetos. Motivos de sobra para que haja o aumento da diferença social e de empregabilidade entre os habitantes das zonas mais pobres e os lugares onde estão os postos de trabalho. Pode parecer o muro das lamentações, mas muitos moradores vão entender o que está sendo dito e porque é preciso mudar. Não dá para aceitar o desinteresse e a falta de respeito pelos que lutam por uma melhor qualidade de vida. No ano que vem, talvez o poder público avance em tratativas para fortalecer a Zona Leste. Hoje, infelizmente, a região permanece com o mesmo estigma de dormitório do passado.

Para onde vai o lixo?

Dentre os 5.570 municípios brasileiros, 2.700 permanecem no estágio de lixões, causando danos ambientais, emitindo gases de efeito estufa e colocando em risco a saúde pública. Porém, a luta pela erradicação desse nocivo modelo, uma causa ecológica significativa e justa, tem avançado, pois, das 2.870 cidades que ultrapassaram o estágio de lixões, 2.727 usufruem de aterros sanitários. Em 136 cidades, utilizam-se usinas de triagem e compostagem e nas sete restantes, incineração. Os dados constam do Atlas da Destinação Final de Resíduos - Brasil 2020, produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), por meio de pesquisa em numerosas fontes de informações. Consultamos prefeituras, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e as primeiras informações obtidas pelo Sinir (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos), instituído em julho de 2019 pelo governo federal e cuja construção também teve o apoio de nossa entidade.

A análise do novo atlas demonstra que, embora ainda haja um grande desafio a ser vencido, o Programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente, com o qual a Abetre mantém acordo de cooperação técnica desde o início de 2019, começa a mostrar resultados positivos. São passos importantes, depois de uma década na qual a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ficou patinando na inércia, desde sua instituição pela Lei 12.305, em 2010.

Estão estabelecidas as condições para

falecimento

que os municípios que não encontravam soluções adequadas para a destinação do lixo possam solucionar a questão, incluindo a contratação de aterros sanitários privados, como está ocorrendo em várias localidades. Tais providências são prioritárias, considerando que os lixões seguem afetando mais de 50 milhões de brasileiros, sendo vetores de disseminação de doenças infectocontagiosas e lançando na atmosfera seis milhões de toneladas anuais de gases de efeito estufa.

Cabe lembrar que também contribui para a erradicação dos lixões, o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020). A norma possibilita a livre concorrência para todos os serviços de água, esgoto, coleta, tratamento e destinação do lixo, com a participação da iniciativa privada, tendo acabado com a prerrogativa das municipalidades de contratarem companhias estatais sem licitação para atenderem a essas demandas. Estabelece, ainda, a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços. Viabiliza-se, portanto, o que, até pouco tempo atrás, parecia inviável: a construção de 500 aterros sanitários regionais em todo o País, com investimento estimado em R$ 2,6 bilhões. O Brasil passa a contar com mecanismos eficazes para a gestão correta dos resíduos sólidos. Trata-se de um avanço no tocante à redução da emissão de carbono. Do mesmo modo, é importante que a população também se aprimore nas questões de reciclagem.

Maria de Lourdes Avenoso

Querem o retorno do imposto sindical

Ogoverno Lula não vai sossegar enquanto não satisfazer a vontade da “companheirada” que só “manja e dorme” dos sindicalistas.

Perderam a mamata que era o assalto ao bolso do trabalhador. O empregado era obrigado, mesmo que não desejasse, a doar um dia de trabalho por ano para sustentar a ociosidade dos sindicatos, com mais de 54 diretores, tendo inclusive estabilidade nas empresas que diziam que trabalhavam.

Os sindicalistas ajudaram a eleger o Lula e agora ele tem que retribuir. Nesse sentido, o incumbido de fazer voltar esse monstruoso imposto, é o Luís Marinho, grande sindicalista. Ele está fazendo pressão sobre o congresso e tentando de todas as formas uma lei que, inclusive, altere a Constituição. Seria uma emenda constitucional, pois a constituição diz que é livre o direito de qualquer cidadão de associar-se a um sindicato.

Já se sabia desde o início que seria assim mesmo. Na reforma trabalhista do Temer essa obrigatoriedade restou apenas aos sindicalistas. Agora, querem que todos os trabalhadores, de qualquer classe ou salário, contribuam com um dia suado de trabalho.

É uma forma de realimentar os sindicatos que ficaram na penúria depois da reforma trabalhista.

Aliás, não querem ficar só na contribuição sindical, querem mexer no que deu certo. A reforma trouxe mais estabilidade aos trabalhadores e sossego aos empregadores, desafogou o judiciário e deu um sentido menos paternalista. Afinal, essa nossa CLT é do tempo do Getúlio Vargas, mais preci-

acontecendo

samente de 1943. É o Decreto Lei 5.452 de 1º de Maio. Imaginem o quanto mudou o mercado de trabalho, as relações entre empresários e trabalhadores, como o mundo se transformou e ainda temos uma lei de quase um século vigente. Essa reforma ainda não foi completa, porque é anacrônica em muitos de seus dispositivos. Ainda é um ônus deveras pesado ao empregador. Fala-se que contratar um empregado é adquirir um passivo trabalhista, até porque o judiciário ainda não aceitou a reforma. Muitos dos artigos reformados não são aplicados pelos nobres julgadores, senhores de todas as coisas. Agora o ministro do Trabalho, Marinho, tem essa árdua missão. Tentar uma reforma, já que o Lula disse que deveria ser anulada a reforma e voltar a ser o que era. Pelo menos para atender seus amigos dos sindicatos. Ele quer o retorno ao desconto obrigatório de um dia do salário do trabalhador para dar para seus amigos sindicalistas para continuarem a gozar de todos os benefícios e alimentar suas sedes e colônias de férias. Infelizmente nós, povo, somos os culpados. Como se diz no popular, “fomos procurar sarna para se coçar”. Estávamos bem e não sabíamos, apesar de todos os pesares. Pelo menos se conhecia o que aconteceria no futuro. Hoje, até o passado é incerto, porque o Lula quer derrubar, como acaba de derrubar, a lei que tratava da concessão de licenças para uso de armas.

E-SAÚDESP

Entre os investimentos em saúde, da Prefeitura, estão a inovação e a tecnologia. Nesse sentido, um dos expoentes é o aplicativo e-saúdeSP, que integra informações de usuários do SUS, agendamentos, prontuários e dados sobre a vacinação contra a Covid-19. Desde seu lançamento, em junho de 2020, já contabiliza 3 milhões de usuários cadastrados, 15,43 milhões de acessos e mais de 1,6 milhão de atendimentos. Recentemente, o aplicativo passou a incluir uma nova funcionalidade, o canal SPrEP, um sistema inovador de acesso às profilaxias pré e pós-exposição ao vírus HIV, através de teleconsulta, com prescrição on-line e retirada de medicamentos no mesmo dia e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais. Outro projeto relevante é o Consultório Digital.

Com muita tristeza comunicamos o falecimento de Maria de Lourdes Avenoso, no último dia 22. Cheia de vida, era carinhosamente chamada de Malu. Tia maravilhosa de uma coleção de sobrinhos, sem dúvida, foi um exemplo a ser seguido. Mãe amada, irmã parceira, prima bagunceira, sobrinha exemplar, professora e madrinha carinhosa que deixa saudades. Acometida por uma enfermidade que foi lhe roubando as lembranças, Malu nos ensinou a ter paciência e agradecer por qualquer pequeno

gesto. Vê-la não reconhecendo os que amava e nem ao menos lembrar seu nome, doía. Mas seu sorriso nos recompensava. A memória lhe falhava, mas o coração carinhoso, nunca!

Ela parte, deixando seu único filho, Renan Henrique, e um orgulho entre nós de ter sua presença em nossas vidas.

A missa em intenção de sua alma será rezada hoje, domingo, dia 30 de julho, às 10 horas, na Paróquia São João Batista, Rua Coronel Marques, 174, Tatuapé.

Família Avenoso Romano

18 horas.

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva EXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 30 de julho de 2023 GAZETA DA ZONA LESTE Impressão: editorial foto da semana A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 editorial DIVULGAÇÃO opinião
poluição
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial POR LUIZ GONZAGA PEREIRA Luiz Gonzaga Alves Pereira é presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) Com o fim do “Recreio nas Férias”, o CEU Carrão-Tatuapé (Carolina Maria de Jesus) retomou suas atividades habituais. A unidade possui atividades de lazer, cultura e esporte para todos os gostos e idades. Para obter mais informações sobre cursos e vagas, basta procurar a secretaria, localizada na Rua Monte Serrat, 230. No ato da inscrição é preciso levar documento com foto (original e cópia) e comprovante de residência. O CEU funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas; sábados e domingos, das 8 às 20 horas; e feriados, das 8 às
 28/11/1945  22/07/23
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

Biblioteca Paulo Setúbal deve ser reaberta no

2º semestre

Frequentadores disseram ver cadeiras, mesas e objetos amontoados pelo local

DA REDAÇÃO

Moradores da Vila Formosa e de outros bairros da Zona Leste estão preocupados com o fechamento da Biblioteca Paulo Setúbal temática de história em quadrinhos. Segundo eles, o prédio apresenta estado de abandono, com cadeiras, mesas e outros objetos amontoados em alguns pontos. Nesse sentido, eles querem saber o que aconteceu e se são verdadeiros os boatos de que a biblioteca da Vila Formosa teria sido unificada à da Penha, a Biblioteca José Paulo Paes. Outra dúvida dos frequentadores diz respeito ao fim da programação cultural do espaço. Até porque eles disseram ter verificado que a postagem mais recente do Facebook é de 2022. Usuários também buscam saber desde quando

o lugar está nessa situação e se existe previsão de reabertura. Por fim, as pessoas afirmam não ter sido apresentado nenhum tipo de alternativa aos leitores. Elas alegam que os links para obras de domínio público não estão disponíveis no site da Prefeitura. Portanto, quem gosta de história em quadrinhos ficou sem opção.

O OUTRO LADO De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, as atividades da Biblioteca Paulo Setúbal estão suspensas para execução da reforma da cobertura e a requalificação com o foco na acessibilidade e na proteção e segurança contra incêndio do equipamento.

O órgão negou que a biblioteca da Avenida Renata, 163, Vila Formosa tenha sido unida à da Penha.

Sobre a programação das atividades e as divulgações em re-

Estado financia mais de R$ 395 milhões para empreendedores

O foco do Banco do Povo atender quem não tem acesso a um banco comercial

des sociais, a assessoria adiantou que elas estão temporariamente suspensas devido ao fechamento do equipamento para reforma e manutenção predial. A pasta revelou, ainda, ter feito a realocação de sua equipe em outras ações da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) durante o período das obras.

As atividades foram suspensas em outubro de 2021 e, segundo a secretaria, a reabertura da biblioteca está agendada para o segundo semestre deste ano. Sobretudo, após a conclusão das obras de requalificação geral, cujos prazos e tramitações poderão ser acessados no processo SEI - Sistema Eletrônico de Informações nº 6025.2018/0012899-4 por meio do link: https://encurtador.com. br/kmqEK.

Divulgação

DA REDAÇÃO

Os programas de incentivo ao empreendedorismo do governo de São Paulo liberaram mais de R$ 395 milhões em crédito para micro, pequenas e médias empresas nos primeiros seis meses do ano.

A Desenvolve SP, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, emprestou R$ 273,1 milhões para 861 empresas por meio das mais de 30 linhas de crédito divididas entre agro, inovação, sustentabilidade, maquinário e equipamentos, capital de giro e Desenvolve Mulher, entre outros.

E o Banco do Povo Paulista, voltado para o microcrédito produtivo, financiou este ano R$ 122,8 milhões por meio de

diversos programas como Empreenda Rápido, Empreenda Mulher, Linha Litoral Norte e Empreenda Afro.

Por meio das linhas segmentadas, a Desenvolve SP apoia setores que mais precisam de ajuda, como projetos de sustentabilidade ou geridos por mulheres. Neste ano, a agência disponibilizou R$ 50 milhões em uma linha de crédito exclusiva para mulheres administradoras de empresas.

O foco do Banco do Povo é atender quem não tem acesso a um banco comercial. Por isso, os valores disponibilizados começam a partir de R$ 200,00 e vão até R$ 21 mil. E mesmo as menores quantias fazem muita diferença nos pequenos negócios.

Além disso, a operação dá suporte principalmente aos mu-

nicípios menores, em que os empreendedores são parte importante da economia local. A taxa de juros do banco é a partir de 0,35% ao mês, com uma taxa de sustentabilidade do fundo de 1% para informais e que é paga apenas no ato do empréstimo. O juro fica bem abaixo de outras opções, inclusive de microcréditos como do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

O Banco do Povo também incentiva a formação dos empreendedores por meio dos requisitos mínimos exigidos para a liberação do crédito, já que um deles é a apresentação do certificado do curso de capacitação. De acordo com o Sebrae, 180 mil vagas de cursos foram abertas no 1º semestre em parceria com o Estado

Página 3 GAZETA DA ZONA LESTE 30 de julho de 2023 VILA FORMOSA
Leitores esperam encontrar o espaço com a mesma condição oferecida antes de seu fechamento
DESENVOLVIMENTO
O Estado apoia setores que mais precisam de ajuda, como projetos de sustentabilidade ou geridos por mulheres Divulgação

A perfeita união de morar bem com lazer

ADiálogo Engenharia lança neste fim de semana mais um empreendimento que está atraindo pessoas que buscam morar bem e ter a mobilidade necessária das grandes cidades, sem se esquecer da valorização garantida que todo produto Diálogo oferece.

Trata-se do Oásis Condomínio Clube, um empreendimento imobiliário que será instalado em um terreno com mais de 7.000 metros quadrados a 350m da Estação Guilhermina-Esperança, no bairro de Vila Guilhermina.

PROJETO DIFERENCIADO

O Oásis Condomínio Clube oferece mais de seis opções de apartamentos a fim de atender a vários públicos e faixas etárias: 32m2 com uma suíte; 48m2 e 69m2 com dois dormitórios e terraço com churrasqueira a carvão embutida; 69m2 e 94m2 com três dormitórios e terraço com churrasqueira a carvão embutida. O edifício contará ainda com quatro coberturas privativas no estilo Penthouse de 164 m2.

LAZER COMPLETO

Além de sua excelente localização, a área de lazer do Oásis Condomínio Clube é um dos pontos altos no novo empreendimento, que leva a chancela Diálogo Club. O selo garante que o morador vai contar com uma área de lazer completa para sua comodidade, segurança e economia, além de valorizar o imóvel na hora da venda.

LOCALIZAÇÃO PERFEITA

Localizado a apenas 350 metros da Estação Guilhermina-Esperança do Metrô, o novo empreendimento contempla à sua volta um forte comércio para atender a todas as necessidades do dia a dia de seus moradores, andando a pé ou a poucos minutos de carro ou bicicleta. Localizado ao lado da Radial Leste, o Oásis está a poucos minutos de parques como o Linear Tiquatira, de hipermercados como o Carrefour, de shoppings como o Itaquera e até de estádios, como a Neo Química Arena.

LANÇAMENTO

DO DECORADO

O Oásis Condomínio Clube está localizado na Rua Jaguariaíva, 20. No local, junto ao estande de vendas, a Diálogo Engenharia abre neste fi m de semana dois apartamentos decorados de 48m2 com 2 dormitórios e 94m2 com três dormitórios para visitação que pode ser feita diariamente. Mais informações em www.dialogo.com.br ou através do telefone 3539-8450.

VITRINENEGOCIOS ´ Página GAZETA DA ZONA LESTE 30 de julho de 2023 Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200 VIU? VIU? O
OÁSIS CONDOMÍNIO CLUBE
Oásis Condomínio Clube da Diálogo Engenharia está localizado a 350 metros da Estação Guilhermina-Esperança do Metrô
Empreendimento estrategicamente localizado tem lançamento e abertura dos dois apartamentos decorados

Inscritos na dívida ativa de IPTU e ISS ganham prorrogação

Segundo a PGM, quem está no Cadin não pode fechar contratos com o poder público

DA REDAÇÃO

APrefeitura prorrogou, até o dia 21 de agosto, o prazo do parcelamento facilitado para pagamento de IPTU e ISS inscritos em dívida ativa. A medida beneficia os setores mais impactados pela pandemia. A regularização do débito exclui o nome do devedor do Cadin (Cadastro Informativo Municipal) e evita o protesto e a cobrança judicial.

De acordo com a Procuradoria Geral do Município, quem está inscrito no Cadin não pode realizar contratos com o poder público. No caso de ação judicial, a PGM busca bens (em dinheiro, investimento e imóveis) para o pagamento do valor em aberto. No caso específico de débito de IPTU, o imóvel pode ser penhorado e até vendido.

Os benefícios para pagamento de IPTU foram concedidos aos imóveis da região do Centro Histórico da Cidade (definido no inciso I do art. 6° da Lei 17.844/22)

e para imóveis de qualquer região da cidade, desde que tenham seu uso cadastrado na Prefeitura como 70 (cinema, teatro, casa de diversão, clube ou congênere) ou 80 (hotel, pensão ou hospedaria). A lista completa está no link: https:// encurtador.com.br/iES25. Já os benefícios para pagamento de ISS foram concedidos aos setores de transporte, turismo, entretenimento, lazer, entre outros. A listagem completa desses serviços está disponível no “Portal Fique em Dia”. Podem ser incluídos no acordo os débitos inscritos em dívida ativa mesmo que já estejam protestados ou em cobrança judicial. A medida prevê desconto de 95% em juros e multa para pagamento à vista. Já no caso de parcelamento, o desconto é de 80% para pagamento em até 120 vezes, desde que o valor mínimo da parcela seja de R$ 25,00 para pessoa física ou R$ 150,00 para pessoa jurídica.

Festa no Bixiga

vai do

dia 5 de agosto até o dia 3 de setembro

Atualmente, a festa faz parte do calendário de eventos turísticos da cidade

A adesão ao acordo de transação pode ser feita sem sair de casa, sem a necessidade de carregar documentos ou esperar em filas. No “Portal Fique em Dia”, é possível aderir ao acordo, emitir as parcelas, acompanhar a situação do acordo e encontrar informações úteis sobre a transação. Para acessar, basta ter em mãos a senha web da Prefeitura.

Para a consulta e regularização de outros débitos em dívida ativa que estão fora das condições deste edital que está aberto, acesse o Portal da Dívida Ativa pelo link: https://encurtador.com.br/ekzEI.

Todos os débitos inscritos em dívida ativa (como IPTU, ISS, multas de trânsito, multas de subprefeitura, etc) podem ser regularizados durante o ano todo em até 60 vezes desde que o valor mínimo da parcela seja de R$ 150,00 (para débitos do Simples Nacional o valor mínimo da parcela é de R$ 300,00).

Divulgação

O evento oferecerá massas, pizzas, fogazzas, polentas, doces típicos, além de vinhos, suco de uva, entre outros alimentos e bebidas

DA REDAÇÃO

A98ª edição da Festa de Nossa Senhora Achiropita, tradicional festa popular italiana, começa em 5 de agosto e vai até o dia 3 de setembro. Durante os encontros, que acontecem nos fins de semana no Bixiga, o público poderá apreciar a gastronomia com diversos pratos típicos italianos.

O festejo em homenagem à padroeira do bairro começou com a chegada dos imigrantes italianos ao Bixiga, no início do século passado. A devoção contagiou a todos e hoje atrai toda a cidade e até caravanas do interior e de outros Estados.

massas, pizzas, fogazzas, polentas, doces típicos, além de vinhos, suco de uva, entre outros alimentos e bebidas.

Na parte externa, dezenas de barracas estarão distribuídas entre as ruas Doutor Luiz Barreto, São Vicente e Treze de Maio. As ações nas ruas incluem atrações para as crianças como brinquedos de pula-pula, tiro ao alvo e muito mais.

A infraestrutura conta com o apoio da São Paulo Turismo (SPTuris), que oferece sonorização interna e externa, iluminação, grades, banheiros químicos e outros serviços, via contrato com a Secretaria Municipal de Turismo.

Na Igreja, aos fins de semana, acontecerá a bênção de hora em hora, sem contar a procissão que acontecerá no dia 20 de agosto pelas ruas do bairro.

Para as crianças haverá atrações como o pula-pula, pescaria, tiro ao alvo e muito mais.

municipal prevê desconto de 95% em juros e multa para pagamento à vista

Para o acesso à festa na Cantina Madonna Achiropita é necessário comprar convite, à venda apenas pelo aplicativo Achiropita. O evento oferecerá

Atualmente, a festa faz parte do calendário de eventos turísticos da cidade, contando com a participação de mais de mil voluntários.

Ao lado da Igreja, a Cantina Madonna Achiropita oferece shows ao vivo, com a banda Felice Itália, com os três tenores brasileiros. Em um ambiente fechado, a Cantina traz ainda um mesão de antepastos deliciosos e a “pasta della Mamma”. A verba arrecadada será direcionada às várias comunidades e serviços apoiados pela igreja. A festa pode ser acompanhada aos sábados, das 18 à 0 hora; e domingos, das 17h30 às 22h30. Mais informações no site https://www.achiropita.org.br/

Prefeitura oferece passeios gratuitos para conhecer e curtir São Paulo

SECOM-PMSP

Todo mundo conhece o potencial turístico de São Paulo, uma metrópole vibrante, pulsante, humana e diversa, com novas oportunidades de negócios e incontáveis atrações culturais. Para aproveitar essa pluralidade, a Prefeitura criou diversos passeios turísticos em todas as regiões da Capital. O programa Vai de Roteiro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, proporciona à população a possibilidade de conhecer vários locais da cidade, com um guia de turismo credenciado, e de graça. São 15 roteiros, que mostram toda a diversidade cultural, gastronômica, ecológica e esportiva de São Paulo.

A ação teve início em 2022 e os percursos seguem com a duração média de 1h30 a 2h, com pontos de encontro que variam do metrô até algum local do roteiro. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla ou até 30 minutos antes, caso haja vagas remanescentes.

O objetivo do programa é dar visibilidade aos locais mais importantes da cidade, seus monumentos, locais históricos, explorando o potencial turístico de cada um deles. A proposta é identificar nos bairros os elementos que contribuem para o seu desenvolvimento econômico, cultural e urbano.

“Todas as grandes cidades do mundo proporcionam ao turista formas estruturadas de conhecer os seus principais locais. Até então, São Paulo não tinha essa oferta. Por isso, por meio deste programa, a Prefeitura oferece esta opor-

tunidade com a perspectiva de ampliação de opções até o final do ano”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Este tipo de programa atende desde o público que vem de fora da cidade até os próprios paulistanos interessados em aprender mais sobre a sua cidade”, finaliza. Os passeios contemplam a

Avenida Paulista, Liberdade, Ibirapuera, Museu da Imigração, Mercado Municipal Paulistano e Museu do Ipiranga. A grade de programação conta, também, com o Parque da Independência, os polos de ecoturismo da Cantareira e de Parelheiros, além da visita guiada ao Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo. Todos

contam a história de pontos importantes da cidade, além da possibilidade de contato com a natureza, por meio dos polos de ecoturismo. A cidade de São Paulo é uma metrópole que recebe mais de 15 milhões de turistas por ano, sendo cerca de 3 milhões de estrangeiros. Cultura, gastronomia, vida noturna, compras,

de grafitti, como o Beco do Batman, além de outros pontos turísticos são os destaques da Vila Madalena, um dos bairros mais descolados da Zona Oeste da capital.

A Neo Química Arena, localizada na Zona Leste, proporciona aos participantes uma visita pelas instalações do complexo do Corinthians, passando pelos vestiários dos jogadores, sala de imprensa, campo e camarotes, além da contextualização sobre a história do futebol no Brasil.

Prédios famosos como Copan e Edifício Itália, além da passagem por ruas históricas, como a da Consolação, integram o tour pelo Baixo Augusta. É o roteiro ideal para os fãs de arquitetura.

O passeio pelo Triângulo Histórico abrange as construções mais antigas, culturais e famosas da região. Como os locais são muito próximos, é possível conhecer mais de 20 pontos turísticos.

Confira os dias e horários disponíveis para cada roteiro no site e reserve o ingresso gratuitamente: www.sympla. com.br/produtor/turismoprefsp

ecoturismo e muito mais. São 30 mil bares, 158 museus, 20 mil restaurantes representando 52 tipos de cozinha, 145 teatros e casas de espetáculos.

CONSTRUÇÕES

ANTIGAS, GALERIAS E ECOTURISMO

Feiras e galerias de arte, ruas gastronômicas, como a dos Pinheiros, exposições

Página GAZETA DA ZONA LESTE 30 de julho de 2023
IMPOSTOS
A medida da administração
ACHIROPITA
Divulgação PUBLIEDITORIAL
Cada circuito do Programa Vai de Roteiro dura entre 1h30 e 2h, conta com um guia credenciado e precisa de agendamento com até 30 minutos de antecedência
Página 6 GAZETA DA ZONA LESTE 30 de julho de 2023 LANÇAMENTO E ABERTURA DOS 2 DECORADOS NESTE FINAL DE SEMANA - A 350M DA ESTAÇÃO** MENSAIS a partir de R$790,00* Área de Lazer Externa LANÇAMENTO: REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO: Incorporação registrada sob o R.2, matrícula 198.901, no 16º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, em 27/06/2023. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. – CRECI 24.073-J – Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América – São Paulo-SP – CEP 01427-002 – Tel. (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda. – Rua Serra de Botucatu, 541/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000 – CRECI J-37.379 – Tel. (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. *Consulte condições. ** Fonte: Google Maps. ***Sujeito a disponibilidade. Horário: das 11h00 às 17h00. Imagens ilustrativas. LANÇAMENTO. DIALOGO.COM.BR 3539-8450 DESCUBRA AS CONDIÇÕES ESPECIAIS DE LANÇAMENTO E APROVEITE UM DELICIOSO CHURRASCO.*** NOS DIAS 29 E 30/07 DIGITE OÁSIS CONDOMÍNIO CLUBE VISITE OS 2 DECORADOS RUA JAGUARIAÍVA, 20 - A 350 METROS DA ESTAÇÃO** Perspectiva artística
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.