3 minute read

Linhas de ônibus vão ajudar os foliões a irem ao Sambódromo Objetos perdidos no Poupatempo vão de documentos até dentadura

É recorrente a perda de CPF, cartões de banco, do INSS/SUS e Certidão de Nascimento

DA REDAÇÃO do INSS/SUS, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Licenciamento e CRV que, juntos, somam cerca de 2 mil deixados para trás em 2022. de ônibus e do Atende+

Advertisement

OPoupatempo conta com um setor de “Achados e Perdidos” em todas as 216 unidades físicas do programa, o que facilita a busca dos cidadãos por itens esquecidos nos postos. Em 2022, foram registrados 10,5 mil objetos deixados nas unidades de todo o Estado.

Destes, apenas 1,3 mil foram devolvidos aos seus donos.

Documentos pessoais são os itens mais deixados no Poupatempo, com um total de 7 mil no último ano. Isso normalmente acontece porque, quando a pessoa solicita um novo documento, acaba esquecendo o antigo nas dependências da unidade.

DA REDAÇÃO

SPTrans vai ativar, até o próximo dia 25, duas linhas de ônibus especiais e de vans do Atende+ saindo das estações Tietê e Barra Funda do Metrô para facilitar o deslocamento do público que irá assistir aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi.

As duas linhas de ônibus começam a atender no sentido do Sambódromo a partir das 17 horas e o desembarque dos passageiros transportados por ônibus será feito no Portão 1. A tarifa de R$ 4,40 poderá ser paga em dinheiro ou Bilhete Único.

Já o serviço Atende+ é gratuito e não é necessário agendar. As vans adaptadas são destinadas a pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física com alto grau de severidade e dependência, mas durante o carnaval também vão transportar até o Sambódromo pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, como grávidas, idosos e obesos. Além das linhas saindo das estações Tietê e Barra Funda do Metrô, haverá veículos disponíveis no Pavilhão do Anhembi para circulação interna. A operação começa às 19 horas nos dias 17, 18, 19 e 25 de fevereiro. A equipe de campo da SPTrans acompanhará toda a operação para auxiliar os passageiros das linhas de ônibus e do Atende+. As informações sobre a operação dos ônibus e desvios de linhas durante o carnaval podem ser conferidas no site: https:// www.sptrans.com.br/carnaval.

A linha 179A/10 Metrô Tietê – Anhembi vai operar nos próximos dias 17, 18, 19, 20 e 25.

Sentido único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno ao portão 01 do Anhembi, Desembarque no portão 01, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul. A linha 879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi vai operar nos dias 17 e 18. As linhas do Atende+ com destino ao Sambódromo são: Metrô Portuguesa – Tietê. Saída para a Rua Mal. Odylio Denys, esquina com a Av. Cruzeiro do Sul. Metrô Palmeiras Barra Funda - Av. Auro Soares de Moura Andrade, dentro do Terminal Barra Funda, junto à rampa de acesso.

Ocupam o primeiro e segundo lugar do ranking a Carteira de Identidade (RG), com 3,4 mil, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 2 mil.

Também é muito recorrente a perda de CPF, cartões de banco,

Aqueles mais distraídos ainda deixam objetos um tanto quanto inusitados, como álbum de fotos, aliança, aparelho ortodôntico, babador, capacete, carimbo, controle, dentadura, escova de dente, fralda, lente de contato, porta-retratos, entre outros. Para facilitar a busca do cidadão por algum documento perdido, o Poupatempo disponibiliza a consulta pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção "Documento e Registros Pessoais", depois "Achados e Perdidos". Após entrar com o cadastro, é necessário preencher as informações sobre o que foi esquecido na unidade e, caso já esteja constando como disponível, basta ir ao posto Poupatempo retirar. Lembrando que o serviço é exclusivo para a busca de documentos.

No caso de objetos, é necessário entrar em contato pelo Fale Conosco. Os itens encontrados nas dependências do Poupatempo ficam mantidos por um período de 60 dias. Após esse tempo, os documentos são direcionados ao órgão emissor e os objetos doados ao Fundo Social de São Paulo (Fussp).

Implantado em 1997 para facilitar o acesso aos serviços públicos no Estado de São Paulo, o Poupatempo oferece diversos serviços. Tendo como base seu DNA em inovação, o programa se modernizou nas duas últimas décadas e, além de expandir as unidades físicas e totens de autoatendimento, agora também está na casa das pessoas, na palma da mão, seja pelo aplicativo Poupatempo Digital ou no portal, com 245 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, onde e quando o usuário quiser.

This article is from: