Combate à dengue é atitude urgente













Estão abertas as inscrições para a rematrícula dos estudantes da rede municipal de ensino. Os alunos que já estão matriculados na rede têm vaga garantida para as séries seguintes. Já para os estudantes que ainda não fazem parte da rede municipal, os responsáveis devem comparecer à escola mais perto da residência com documentos e preencher a "Ficha de Matrícula". > VEJA + PÁGINA 5
De 24 a 27 deste mês,
OComplexo Tatuapé, formado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé, participam de mais uma edição do mais tradicional evento do varejo: a Black Friday 2022. Entre 24 e 27 deste mês, produtos e serviços de diversas categorias estarão disponíveis com até 70% de desconto em todos os empreendimentos administrados pelo grupo dentro do território nacional.
“Sabemos que a Black Friday é um dos maiores eventos mundiais do ano no setor do comércio, tanto para os lojistas quanto para os consumidores. A projeção é que mais de 90% dos consumidores realizem compras no período, principalmente motivadas em razão da Copa do Mundo, como eletrônicos, vestuários, acessórios e alimentação. O principal objetivo é gerar resultado de vendas para os lojistas através da força da campanha corporativa”, aponta Christian Magalhães, head de Marketing do Grupo AD.
A campanha de comunicação, desenvolvida pela agência Mega Marketing de Experiência conta, também nesta edição, com a parceria do ator e comediante Marco Luque. O roteiro, focado no humor, destaca os preços altamente atrativos e a ótima oportunidade para os consumidores adquirirem os produtos.
“Com a missão de ser duas vezes mais shopping, nós, do Complexo Tatuapé, estamos sempre preparados para atender da melhor forma possível todos os nossos clientes, em especial em períodos como o da Black Friday, em que estimamos um maior fluxo de visitantes. Neste ano, os consumidores vão encontrar ofertas que vão de calçados, produtos de beleza, acessórios, brinquedos, roupas, artigos para casa até procedimentos estéticos”, comenta Karen Cruz, gerente de Marketing do Complexo Tatuapé.
Já no dia 25, o horário de funcionamento dos shoppings da Zona Leste iniciará uma hora mais cedo, das 9 às 22 horas. Os consumidores encontrarão ofertas exclusivas em grande parte das lojas do empreendimento, em diversos setores com até 70% de desconto.
DA REDAÇÃO
ASecretaria Municipal de Educação (SME), está com as inscrições abertas para a rematrícula dos estudantes da rede. Os alunos que já estão matriculados nas escolas municipais têm vaga garantida para as séries seguintes, entretanto os responsáveis precisam assinar a ficha de rematrícula nas escolas. A divulgação dos resultados, com os nomes das escolas em que o aluno está matriculado, ocorre a partir do dia 6 de dezembro.
Já para os estudantes que ainda não fazem parte da rede municipal, os responsáveis devem comparecer à escola mais perto da residência com documentos e preencher a "Ficha de Matrícula".
Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) o período de matrícula para o ano de 2023 para a rede municipal começa a partir de amanhã, dia 21. Para estudantes que queiram
ingressar nos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública, os cadastros poderão ser feitos a partir de 5 de dezembro. Já para a Educação Infantil, os pais ou responsáveis podem procurar as unidades escolares a partir do dia 2 de janeiro.
Os procedimentos para a solicitação de vaga variam de acordo com cada ciclo. Nesse caso, a escola para qual o aluno for direcionado deverá entrar em contato com a família ou com o próprio estudante (no caso de maiores de idade) para avisar sobre a efetivação da matrícula. Vale lembrar que o encaminhamento para matrícula ocorre por meio do georreferenciamento, que define como prioridade escolas próximas da casa do aluno.
Caso não haja vaga em unidade próxima da residência, o estudante terá a matrícula garantida em uma escola a mais de 1,5 km com direito ao Programa de Transporte Escolar Gratuito – TEG.
Documentos necessários para a
matrícula da Educação Infantil - Ceis ou Emeis: documento de identidade do aluno (Certidão de Nascimento, RG ou Registro Nacional Migratório - RNM/Protocolo de Solicitação de Refúgio); comprovante/declaração de endereço no nome do pai/mãe ou responsável legal; CPF do estudante e do pai/mãe ou responsável legal ou RNM/Protocolo; telefones para contato, preferencialmente celular, e e-mail do pai/mãe ou responsável legal; declaração de vacinação atualizada; Cartão do Programa Bolsa-Família, se for o caso; e cartão do Sistema Único de Saúde.
Documentos necessários para a matrícula em Emefs e EJA: Certidão de Nascimento, RG ou Registro Nacional Migratório – RNM e CPF; comprovante de endereço no nome do(a) pai/mãe ou responsável legal; comprovante de escolaridade anterior, em caso de prosseguimento de estudos; e declaração de vacinação atualizada.
Divulgação
aparecem de quatro a dez dias, sejam clássicos ou hemorrágicos
DA REDAÇÃOMudanças climáticas e chuvas recorrentes são algumas características comuns da primavera, contribuindo para o acúmulo de água em recipientes, quintais, pneus, pratos e vasos de plantas. Essas situações aumentam o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e, por isso, a população deve se atentar a alguns cuidados fundamentais na eliminação de criadouros.
A dengue é uma doença causada pela picada do mosquito infectado. Os primeiros sintomas aparecem de quatro a dez dias e a doença costuma se apresentar em duas formas clínicas: a dengue clássica e a febre hemorrágica.
A forma clássica é o tipo mais comum e apresenta febre alta, dor de cabeça e nos olhos, dores musculares e nas articulações, fraqueza, vômitos, manchas na pele e coceira. No caso da febre hemorrágica, tipo mais grave da doença, além dos sintomas anteriores também são observados sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos, vômitos mais persistentes, urina com sangue, agitação ou confusão.
Ao apresentar qualquer um desses sintomas, é importante buscar atendimento médico imediato na unidade de saúde mais próxima. Os endereços estão disponíveis no link: https://bit.ly/3g6hXy9 . O paciente com dengue deve ser cuidadosamente monitorado,
pois pode apresentar agravamento do quadro clínico.
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) realiza de forma permanente ações de prevenção às doenças provocadas pelo Aedes aegypti. Além disso, atua na rotina de medidas de combate ao mosquito em toda a capital.
A ideia é fazer a identificação e eliminação de possíveis criadouros e a conscientização dos munícipes sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito nas residências.
Além do trabalho realizado pela Covisa, é fundamental que a população adote medidas para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A maneira mais eficaz de prevenir a dengue é eliminar os focos do mosquito.
Latas, pneus, potes, materiais inservíveis (embalagens plásticas, tampas de garrafa, pedaços de plástico ou metal, etc.) são alguns exemplos de recipientes que acumulam águas das chuvas. Depósitos para armazenamento de água, especialmente caixas d'água, devem ficar devidamente fechados com tampa. Deve-se evitar usar pratos nos vasos de plantas, ou, caso use, o indicado é cobri-los com areia até a borda. Retirar a água acumulada em lajes.
O canal para solicitações sobre combate a proliferação de mosquitos pode ser acessado por meio do link: https:// bit.ly/3AmAvky
Espaço também possui biblioteca, Telecentro e áreas multiuso para a comunidade
OCentro Cultural Vila For mosa recebe hoje, dia 20, às 16 horas, o espetáculo “Reino sem crianças”, com a Cia. dos Errantes. O texto da peça traz os seguintes questionamentos: qual é a importância das crianças em nossa sociedade? Você já pen sou nisso?
Para tentar responder às per guntas, o público acompanhará uma dupla de artistas que entra em um reino governado literal mente por um pequeno rei. Ape sar de próspero, esse reino não tem crianças. A segunda obra da Cia. dos Errantes, conta a história de Belão e Xepa, artistas de um próspero reino chamado Anda luz, uma terra linda e feliz que fica além do grande mar, que tem
como monarca, o bondoso Rei Emanuel. Os dois artistas, trans formados agora em arautos têm a importante missão, de viajar de cidade em cidade, de reino em reino, anunciando a boa notícia, ocasamento do soberano Rei de Andaluz e sua noiva.
No mesmo dia, às 20 horas, o público poderá ver a peça “Pedro e o Capitão”, dentro do “XIII Cir cuito de Teatro em Português”.
O espetáculo propõe uma larga conversação entre um torturador e um torturado na qual a tortura não está presente de fato, mas se manifesta como a grande sombra que pesa sobre o diálogo. A peça se define como uma indagação dramática na psicologia de um torturador. Investiga a resposta ao porquê ou mediante qual proces so um ser humano normal pode
se converter em um torturador. Apesar do tema ‘tortura’ nortear a obra como um feito físico, ela não figura na cena. Como tema artísti co, a tortura pode caber na litera tura ou no cinema, mas no teatro torna-se uma agressão demasiada evidente para o espectador.
O CCVF foi inaugurado em 2016, criado a partir da junção da Biblioteca Paulo Setúbal e o Teatro Zanoni Ferrite. A biblio teca comemorou, em 2016, 50 anos de existência e é referência no bairro, além de um diversifi cado acervo que tem uma pro gramação variada com contação de histórias, feiras de troca de li vros, saraus e oficinas de fanzine e xadrez. O Centro Cultural conta também com um Telecentro, rede Wifi, saguão e áreas multiuso para uso da comunidade.
DA REDAÇÃOACoordenadoria de Saú de e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) come morou um ano do lançamento da versão digital do Registro Geral do Animal (RGA) para cães e ga tos. Durante esse período, foram emitidos 136.999 novos registros para pets residentes na cidade de São Paulo. Desde 2001, quando o serviço foi criado no formato ori ginal, foram registrados 2.234.115 animais ao todo na capital.
O RGA é obrigatório por lei, em São Paulo, a todos os cães e gatos com idade superior a três meses. É uma carteira digital, timbrada e nu merada, na qual constam os dados do tutor e do animal. Além disso, o tutor recebe uma plaqueta de iden tificação contendo um número cor respondente ao registro, que deverá
ser afixada na coleira.
Quando considerados os nomes dos animais, lideram o ranking dos cães o nome Thor para machos e Mel para as fêmeas. Entre os feli nos, Tom e Nina estão no topo da preferência dos tutores da capital. Nomes como Bela, Bob, Nick, Lola, Amora e Fred também são populares.
A coordenadora da Cosap, Analy Xavier, esclarece a impor tância da identificação. “É fun damental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou rou bados puderam reencontrar suas famílias justamente porque esta vam com a placa de identificação presa à coleira”, explica.
É possível solicitar o registro de forma on-line, pelo Portal SP156. Basta acessar o link: https://bit.
ly/3TGUSj6, preencher o formu lário e encaminhar pelo próprio sistema os documentos necessários que serão solicitados. A carteirinha será automaticamente enviada por e-mail e o arquivo poderá ser bai xado, caso o tutor tenha interesse em imprimir o documento. O mu nícipe também consegue solicitar o serviço de forma presencial, após agendamento pelo Portal SP156 no mesmo link acima ou pela cen tral telefônica ligando para o 156.
O próximo passo é ir até uma das praças de atendimento portando os documentos obrigatórios que são: foto do animal (que constará na carteirinha), documento de identifi cação oficial do tutor (responsável) com foto e números de RG e CPF, comprovante de endereço atuali zado (emitido em até 90 dias) em nome do responsável pelo animal e atestado de vacinação contra raiva.