Gazeta da Zona Leste - 1811

Page 1

Estúdio acolhe artistas

O Estúdio Nego Dito, inaugurado no Centro Cultural Penha (CCP), é uma homenagem a Itamar Assumpção. O lugar apresenta um ambiente equipado e montado com uma equipe técnica para auxiliar novos artistas com seus trabalhos. O cantor, compositor e instrumentista morou na Penha por grande parte de sua vida. O CCP fica no Largo do Rosário, 20. > VEJA + PÁGINA 5

Vila Prudente tem oficinas e teatro

Recapeamento

Na continuidade dos serviços de recapeamento a região da Mooca recebe dois pontos de revitalização. Na Avenida Guilherme Cotching a execução acontece no trecho entre a Ponte Presidente Jânio Quadros e a Rua Jequitinhonha. A Ponte Presidente Jânio Quadros também será recapeada e o serviço acontece nas proximidades da Avenida Guilherme Cotching. > VEJA + PÁGINA 5

A Biblioteca Pública Ricardo Ramos, localizada na Praça do Centenário de Vila Prudente, 25, apresenta sua programação de outubro. São oficinas de artes, espetáculos infantis e saraus. As atividades interativas envolvem crianças, adultos e idosos. Basta se programar e participar com o apoio dos coordenadores da biblioteca. > VEJA + PÁGINA 6 BIBLIOTECA Divulgação
/GAZETA DA ZONA LESTE@GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV 11 98193-8399fique ainda + conectado com a região: gazetavirtual.com.brDISTRIBUIÇÃO GRATUITADESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.810 SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 2022 Divulgação
ZONA LESTE
PENHA Divulgação

Comércios

Pararegularizar o uso do espaço público, para comércios e prestadores de serviços, a Prefeitura criou o programa “Tô Legal!”. Com ele, vários ambulantes conseguiram se organizar em praças e ruas, entretanto, por outro lado, há muitas pessoas sem informação e também existem outras que tentam burlar o sistema. Fato é que, em muitos endereços não ocorre nenhum tipo de controle sobre a atividade dos camelôs.

No caso do projeto municipal, o dono do food truck ou de uma barraca tem o direito de permanecer por 90 dias no mesmo local. No entanto, muitos microempreendedores, que querem fortalecer sua clientela, não aceitam ir embora três meses depois de se instalarem. Com isso, eles cam até que a scalização chame a atenção para o descumprimento do prazo. O descontentamento se dá pelo fato deles terem de reiniciar o processo de abordagem dos consumidores em outro lugar. Além disso, nem sempre é possível encontrar vagas em pontos próximos ao anterior.

Outro fator delicado relaciona-se às pessoas que estão há anos desempregadas e decidiram vender produtos ou alimentos nas ruas. A maioria não tem condição de pagar impostos para conseguir a autorização do “Tô Legal!”. Dessa maneira, usam o pouco dinheiro restante de uma indenização, após pagar as contas, e se arriscam em um negócio, muitas vezes sem ter o mínimo tino para comércio. Como a intenção real é a de conseguir sobreviver, investem sem saber, ao certo, se precisam passar por um curso na Vigilância Sanitária, por exemplo.

Em meio a essa realidade, estão ainda aqueles que usam a via pública para comercializar produtos de origem duvidosa, como maços de cigarro de marcas desconhecidas e CDs de lmes ou jogos pirateados. Para completar a lista, aparecem os ambulantes “ xos”, identi cados por estacionarem seus veículos “restaurantes” em determinados espaços e os “abandonarem”. É como se a área pública fosse cativa, não importando se envolta do carro junte lixo ou mato. Em alguns casos, inclusive, esses comerciantes substituem as rodas dos food trucks por cavaletes.

São realidades às quais a Subprefeitura Mooca não alcança por não ter servidores su cientes. Para se ter uma ideia, o raio de ação do órgão percorre Brás, Pari, Mooca, Belém, Tatuapé e Água Rasa. Ou seja, a sub precisa de equipes de homens e mulheres para percorrer aproximadamente 15 quilômetros, por onde estão espalhados os estabelecimentos e ambulantes no horário comercial e durante a noite. Aliás, para tentar amenizar a impossibilidade de scalizar tudo, foram repassadas para a GCM várias atividades que não lhe pertenciam.

No papel o “Tô Legal!” parece bom, contudo, na prática, a Prefeitura terá de se aproximar mais da realidade. Servidores terão de iniciar um censo com os ambulantes para veri car como favorecer os comércios formais e informais. Caso contrário, todos vão perder.

Dependência tecnológica

Os últimos tempos apontam novos modelos e novas formas de utilização da tecnologia e das redes virtuais. A internet teve seus acessos intensificados e mostra-se cada vez mais indispensável na vida das pessoas. Atualizando notícias, apresentando atividades de entretenimento, aproximando pessoas e ampliando o afeto virtual, onde o físico precisou ser reinventado. É a tecnologia dominando o cotidiano e trazendo impactos positivos e negativos para os seus usuários.

A mudança no perfil de consumo está diretamente associada ao fato de que os hábitos foram totalmente transformados.

A modalidade home office está sendo amplamente utilizada por diversas empresas e demonstra que veio para ficar. A utilização de aplicativos de abastecimento por delivery também cresceu assustadoramente.

A aula on-line hoje já é uma realidade para muitas crianças, jovens e adultos. Além de vídeo chamadas, lives e inúmeras plataformas que já existiam, mas que adquiriram um status de ferramentas habituais e corriqueiras, fazendo parte do dia a dia de um número muito maior de pessoas.

Do ponto de vista psicológico, destaco a precaução com essa dependência tecnológica como sendo um fator de alerta para que a utilização das mídias não se torne uma doença e se associe a outros distúrbios psíquicos nocivos ao ser humano.

Quando o consumo de tecnologia atende às necessidades profissionais ou do entretenimento e lazer - sem substituir prazeres simples como a interação familiar, sem

descuidar do trabalho ou dos estudos, sem conflito com os relacionamentos pessoais -, não há o risco de uma dependência cibernética. No entanto, devemos ficar atentos a tudo o que foge do controle. Se o pouco tempo em que não se está conectado vem a sensação de vazio, dor, sofrimento e angústia, devemos acionar o botão vermelho, pois algo pode estar errado. Sofrer pela abstinência e demonstrar desconforto diante da impossibilidade de uso das redes, pode ser um sinal de que o indivíduo está criando amarrações mentais e psicológicas em relação ao consumo desta tecnologia.

O consumidor tecnológico compulsivo acha sem graça a vida sem a internet. Se irrita quando o acesso é restrito. Perde horas de sono conectado e até deixa de se alimentar ou se alimenta mal - com o rosto colado às telas e teclando -, o que impossibilita uma mastigação correta e pausada, sem apreciar o sabor dos alimentos, uma vez que a atenção não está voltada para a refeição. E só de imaginar que pode estar perdendo as atualizações das redes, já demonstra mal-estar ao sentir-se excluído.

Que fique claro que o mundo tecnológico também nos apresentou muitas vantagens, no entanto, temos a inversão destes valores quando o excesso é implantado, tornando urgente a adaptação do uso dessas ferramentas. A dependência tecnológica pode estar de mãos dadas com sintomas de doenças psicológicas.

bem-estar Aliviando as tensões

Medo, ansiedade, raiva, estresse, preocupação, incertezas, angústia, tristeza, insegurança, perda de liberdade. Essa é apenas uma pequena lista das emoções, sentimentos e sensações, que acometem o mundo nesse momento de pandemia.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linkedin, 62% das pessoas que passaram a trabalhar em casa por causa do isolamento social já se sentiam mais estressadas, muito por causa da solidão e da insegurança por não ter a real noção do que se passa no mundo do lado de fora do lar. Além disso, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgou uma pesquisa em maio que mostrava o aumento de até 25% do número de consultas com psiquiatras no Brasil e o crescimento na procura por remédios para tratar transtornos. Para esses tempos, é uma tendência comum sentir o impacto na nossa saúde física e mental, e as buscas por soluções são constantes. Reconhecer que existem problemas é importante, e saber como superá-los é fundamental.

Existem formas simples que podem ajudar. Se aprendermos a viver segundo conceitos da filosofia oriental, que nos diz que tudo é mutável e impermanente, conseguiremos passar por tudo isso de forma mais fácil. Precisamos ser desprendidos e ter uma postura de desapego tanto para coisas boas, como sorte e riqueza, quanto para as ruins, como os ressentimentos e a tristeza.

Pensar na transitoriedade das coisas faz com que tudo seja mais ameno nes-

se período de crise e grandes mudanças. Aceitar o que não podemos mudar, viver o presente como o único tempo que existe, ser grato pela vida e oportunidades concedidas, são ensinamentos que necessitamos colocar em prática. Praticar ioga, meditação, técnicas de respiração ou mindfullness autohipnose são de grande ajuda para esse momento. Se conectar com pessoas positivas, boas notícias, leituras edificantes e estar em prece são recomendações essenciais.

Muito do que citei acima pode ser facilmente incorporado na rotina, como, por exemplo, parar em alguns momentos do dia para fazer uma respiração mais consciente. É comum num estado de ansiedade e estresse mantermos uma respiração curta pelo nariz e incompleta, usando pequena parte dos pulmões. Nossas células necessitam de oxigênio 24 horas por dia e para um bom funcionamento do organismo esse fluxo deve ser o mais eficiente possível. Parar por dois minutos que seja, inspirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca, procurando retirar o máximo de ar do corpo, já é de grande valia para trazer de imediato uma sensação de calma e bem-estar.

A meditação é outra prática extremamente eficaz para diminuir a ansiedade e o estresse. Ela pode ser realizada diariamente por pelo menos 15 minutos diários. Então, vale a pena organizar uma rotina para meditar por um tempo e programar pausas ao longo do dia para respirar.

Thomaz Barcellos é hipnoterapeuta e mestre em ciências médicas

Precisamos manter o foco na segurança

conforme a realidade de cada localidade.

Ocaminho

do combate à criminalidade, em busca de uma segurança pública exemplar, com quedas consideráveis nos índices, é longo e de muitos percalços. As políticas precisam ser sempre pensadas a longo prazo e integradas entre níveis federal, estadual e municipal. Não é uma tarefa fácil, mas precisa ser enfrentada e planejada pelos novos governantes.

Nos últimos anos, sentimos uma melhora nos dados, como mostra o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que foi atualizado no último mês. O estudo aponta uma redução nas mortes violentas no ano de 2021. A queda foi de 6,5%, sendo um total de 47.503 vítimas.

Ainda é um número muito alto, mas é o início de uma mudança na curva, que seguiu crescente por muitos anos. Políticas públicas colocadas em prática, aliadas ao aumento das tecnologias e inteligências para combater o crime, surtiram efeito na ponta e influíram nesses novos resultados.

Em 2021, a média foi de 22,3 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Um grande desafio ainda é a disparidade entre Estados. Enquanto o Amapá possui uma taxa de 53,8 mortes para cada 100 mil habitantes, em São Paulo, este número é de 7,9. Por isso, os novos mandatários do País terão de pensar, cada vez mais, em políticas que possam equilibrar essas taxas em todo o território nacional. Uma boa prática é o intercâmbio de ideias entre as federações. O que está dando certo, precisa servir de exemplo e ser replicado,

gazeta há 20 anos

Uma esperança crescente para o futuro é o acesso à internet. A chegada do 5G e a disseminação dessa tecnologia devem facilitar as ações. Além da possibilidade do uso de soluções avançadas, a troca de informação entre todos os Estados deve ser aprimorada. Mapeamento de facções criminosas, assim como estratégias para asfixiar financeiramente essas organizações, são ações que podem e devem ser ampliadas.

O endurecimento das medidas contra o tráfico de drogas também é um caminho muito importante para ser aprofundado. Quanto mais apertarmos o cerco e criarmos leis mais atuais e severas para punir quem pratica esse tipo de crime, mais inibiremos o crescimento e fortalecimento dessas práticas ilegais.

Os novos governantes terão a missão de elevar o combate ao crime e melhorar ainda mais as estatísticas atuais. Existe já um caminho que começou a ser percorrido e precisa ser seguido. As diminuições nas taxas de mortes violentas não podem servir para afrouxar o combate. Muito pelo contrário. Precisa servir de estímulo para nos mostrar que existe, sim, possibilidade de vencermos essa guerra e evitarmos muitas mortes. Nesse sentido, é preciso criar mais mecanismos de inteligência para que os gráficos e dados estatísticos sejam cada vez mais transparentes. Até para que o detalhamento do material sirva de exemplo a todos.

Preparando-se para o verão? Cuidados ao procurar academia

Overão está próximo e a busca do corpo perfeito em pouco tempo leva ao aumento da procura por academias de ginástica. De acordo com o Procon, o número de pessoas que procuraram o órgão, com problemas relacionados a academias de ginástica, vem crescendo: de janeiro a agosto de 2000 foram 166 registros; no mesmo período de 2001, 302 e em 2002, 421. Desta forma, os técnicos alertam que, para manter a saúde do corpo e do bolso é necessário que alguns cuidados não sejam esquecidos.

Entre as dicas do Procon está a de escolher uma academia próxima a casa ou local de trabalho do interessado para que ele não seja vencido pela preguiça e assim faltar em aulas que já estejam pagas (geralmente este dinheiro não é devolvido). A pessoa também deve se certificar da existência de um departamento de avaliação física (serviço normalmente cobrado à parte) e também da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos, para assim, casar a disponibilidade e preparo físico.

acontecendo

PLANO DIRETOR

As 32 subprefeituras estão recebendo a população interessada em entregar propostas para a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE). Basta o munícipe dirigir-se a qualquer uma das praças de atendimento. O prazo para contribuir com a Etapa 2 da Revisão vai até 24 de outubro. Os endereços das praças estão no link: https://bit. ly/3SmYw20. Na praça de atendimento desejada, é possível solicitar o formulário de propostas para a revisão e escrever a contribuição. Quem preferir também pode levar um documento previamente preenchido e somente protocolar. As propostas podem ser feitas de forma individual ou coletiva. Cada cidadão também pode elaborar quantas propostas quiser. As propostas vão subsidiar a Prefeitura na elaboração de um Projeto de Lei para ajustes no PDE.

ESTÁGIO

Deve-se estar atento à ventilação do espaço físico e a higiene do local, principalmente dos banheiros. É preciso perguntar também se os professores são capacitados e atualizados em tudo o que ocorre no campo de ginástica. As pessoas devem visitar academias, assistir aulas e perguntar para pessoas que já utilizaram os serviços. Se possível, pedir para fazer uma aula teste.

PERSONAL TRAINER

Os planos e formas de inscrição e pagamento diferem entre as academias. É importante que haja um contrato entre as partes especificando obrigações e direitos, condições de pagamento e os encargos por eventual atraso ou rescisão.

A pessoa deve ler com atenção todas as cláusulas do contrato e, havendo dúvidas, esclarecê-las junto ao funcionário do estabelecimento. Como muitas academias trabalham com planos - trimestrais, semestrais ou anuais - onde se efetua o pagamento com cheques pré-datados é imprescindível verificar atentamente as condições de desistência e devolução de valores ou cheques não descontados.

Aprovado na Câmara Municipal, o PL 551/22 possibilita a Prefeitura contratar estagiários pelo período de 6 horas, com bolsa-estágio de R$ 1.346,25, além de auxílio refeição de R$ 25,00 por dia de estágio, o que representa um aporte de cerca de R$ 550,00. Esse é o mesmo valor do benefício pago aos servidores da administração direta. O texto segue agora para a sanção do prefeito. O objetivo da Prefeitura é tornar o programa de estágio mais atrativo, em conjunto com o aumento de vagas ofertadas. Serão 9.238 vagas, podendo chegar a quase 19 mil, sendo que o excedente é exclusivamente para educação. A nova lei atende uma solicitação da Secretaria de Educação para melhorar o atendimento ao estudante de Pedagogia. Para os estágios a estudantes de nível médio não há alterações.

IPVA A Prefeitura mantém o benefício do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para donos de carros elétricos ou movidos a hidrogênio em 2023. Esse dinheiro pode ser usado para desconto no IPTU ou ser recebido em conta bancária. O decreto nº 61.819 faz parte da política de estimular a aquisição desses veículos. O valor a ser restituído é a quota-parte disponível do IPVA pertencente ao Município, descontado o percentual destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para ter direito, o veículo deverá estar cadastrado no Renavam, com o código que indique uso de eletricidade ou gás hidrogênio como combustível, de forma exclusiva ou em associação com outros combustíveis.

DA REDAÇÃO O QUE ERA NOTÍCIA EM 6 de outubro de 2002 Andréa Ladislau é doutora em Psicanálise e pós-graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social POR MARCO ANTÔNIO BARBOSA Marco Antônio Barbosa é mestre em Administração de Empresas, MBA em Finanças e pós-graduado em Marketing e Negócios Na
PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu SilvaEXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 2 de outubro de 2022GAZETA DA ZONA LESTE editorial
EDIÇÃO Nº 819
tecnologia
opinião Impressão:
foto da semana A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 DIVULGAÇÃO
última quinta-feira, dia 29, a Receita Federal fechou um depósito de vinho localizado na Rua Antônio de Barros, no Tatuapé. Segundo o órgão, é o maior galpão já encontrado na capital. Ainda com informações cedidas pelos servidores, no interior do galpão foram encontrados cerca de 20 mil vinhos importados, clandestinamente, e que seriam vendidos nas redes sociais. O valor estimado da apreensão é de R$ 10 milhões.
Página 3GAZETA DA ZONA LESTE

UNIDADE VILA CARRÃO

Supera Ginástica para o Cérebro comemora 4 anos de existência

Em setembro, a unidade Vila Carrão do Supera Ginástica para o Cérebro festejou os seus 4 anos de existência. Nesse período, o Supera se transformou em um importante ponto de apoio às pessoas que sofreram algum tipo de dano cognitivo causado pela Covid-19. Além disso, se fortaleceu como um dos principais agentes de formação de crianças e jovens.

Desenvolvendo a memória para os idosos terem uma boa qualidade de vida, a unidade se solidarizou com as famílias pela lembrança do dia 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

Desde que foi criado, o Supera tem se preocupado em elevar o nível de consciência das pessoas para os cuidados com a saúde mental prevenindo doenças e melhorando a memória de todos. Durante o atendimento são trabalhadas algumas habilidades cognitivas. Similarmente, a unidade atua na melhora da qualidade de vida e na reconstrução de laços emocionais e de relacionamento.

Por outro lado, o atendimento de crianças e jovens é direcionado para a melhora da atenção, memorização e aprimoramento do raciocínio lógico. Com isso, eles podem aumentar a capacidade de concentração e, consequentemente, de absorção de conteúdos de matérias escolares. Assim, também, os estudantes podem atingir maiores notas em testes de vestibular, por exemplo.

Atualmente, o Supera Carrão oferece teste cognitivo gratuito a pessoas com mais de 60 anos. Igualmente, mantém o serviço para crianças e adolescentes interessados em participar da avaliação. Toda essa qualidade no atendimento tem refl etido no crescimento do número de alunos e também na integração entre os mais idosos e os jovens. Tanto que, em um dos passeios, organizados pela unidade, para o Museu da Ilusão, cada adolescente deu atenção a um dos idosos.

Pais, responsáveis, fi lhos ou netos que quiserem saber mais sobre o trabalho promovido pelo Supera podem agendar uma visita pelo telefone 2092-3796 ou WhatsApp: 96020-1409. Quem preferir, ainda pode ir pessoalmente à Rua Evangelina, 1.409.

O Método é voltado para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e 60+. O aluno mais novo na unidade tem 6 anos e o mais velho 92 anos No atendimento são trabalhadas questões cognitivas do cérebro, como memória, visão espacial, foco, concentração, autoestima... entre outras
VITRINENEGOCIOS Página 4 GAZETA DA ZONA LESTE
GRUPO ARMSTRONG ®

Zona Leste recebe continuidade dos serviços de recapeamento

SMSUB relata que os trabalhos são produzidos com asfalto de qualidade superior

ção e Manutenção da Malha Viária.

Penha apresenta estúdio para apoiar e gravar novos artistas

Espaço com o nome da música Nego Dito é homenagem a Itamar Assumpção

APrefeitura

dá continuidade aos serviços de recapea mento em mais três trechos de vias na Zona Leste. A região da Mooca recebe dois pontos de revi talização. Na Avenida Guilherme Cotching a execução acontece no trecho entre a Ponte Presidente Jâ nio Quadros e a Rua Jequitinhonha. A Ponte Presidente Jânio Quadros também será recapeada e o serviço acontece nas proximidades da Ave nida Guilherme Cotching. Ao todo, são 13 mil metros quadrados de as falto novo. Essa é uma região que recebe milhares de comerciantes diariamente, gerando negócios e oportunidades, sendo considerado um dos mais importantes centros comerciais do País.

Na área da Subprefeitura Itaim Paulista, a Rua dos Igarapés rece be no trecho compreendido entre a Avenida Marechal Tito e a Rua Fa veira Pequena. São 17,7 mil metros quadrados em execução de serviço dentro do Programa de Conserva

Os três trechos têm previsão de conclusão do serviço até dezembro. Juntos, eles somam uma área de mais de 30 mil metros quadrados de extensão. Contabilizadas todas as vias, o serviço de recape já che gou a cerca de 1,4 milhão de me tros quadrados em 100 dias.

O programa de recapeamento, realizado pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), tem investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, uso de alta tecnologia no diagnóstico das condições das vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a pato logia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de quali dade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt composto por po límero e fibra). Essa mistura é uti lizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

Além disso, o programa definiu no edital a reciclagem de, pelo me nos, metade do asfalto retirado das

vias, tornando o recapeamento um paradigma de solução sustentável no Brasil e um dos mais amigáveis com o planeta.

Algumas avenidas da Zona Leste que concentram as primeiras frentes de trabalho são: Avenida Jacu Pêssego (ambos os sentidos) – trecho entre a Rua Santo André Avelino e a Avenida Ragueb Cho hfi; Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello (dois sentidos), tre cho entre a Rua Domingos Afon so e o Viaduto Grande São Paulo; Avenida Salim Farah Maluf - pista expressa (ida e volta) – trecho en tre a Avenida Condessa Elisabeth de Robiano e a Avenida Vila Ema; Avenida Salim Farah Maluf - pista expressa (ida e volta) Trecho II –entre a Avenida Vila Ema e a Ave nida Luís Ignácio de Anhaia Mello; Avenida Conselheiro Carrão - o pri meiro trecho entre a Rua Atucuri e a Praça 15 de Outubro, e o segundo entre a Rua Atucuri e o Viaduto An tônio Abdo; Avenida José Pinheiro Borges, entre Rua Copenhague e a Rua Doutor Luís Aires. Divulgação

ASecretaria

Municipal de Cultura (SMC) inaugurou o Estúdio Nego Dito, no Centro Cultural Penha (CCP). A iniciativa é uma expansão do anti go Estúdio Itamar Assumpção, que disponibiliza o local apenas para o ensaio de bandas e artistas. Agora, o local traz um ambiente equipado e montado com uma equipe técni ca para auxiliar novos artistas com seus trabalhos. O nome do novo espaço homenageia a uma das músicas do cantor, compositor e instrumentista Itamar Assumpção, que residiu no bairro da Penha por grande parte de sua vida.

Como uma ação de incentivo à cultura e de potencializar a criativi dade e produção artística da peri feria, o Estúdio Nego Dito oferece gratuitamente equipamentos pro fissionais para ensaios e gravações para bandas e artistas e disponibi liza a mídia pronta em MP3 para execução nas plataformas digitais.

Assim, cria e expande as oportuni dades para novos músicos apresen tarem e aperfeiçoarem seu trabalho.

Além disso, o estúdio também oferece acompanhamento de uma equipe técnica do centro cultural, focado no atendimento de músi cos jovens, com carreira profis sional iniciante, e pertencentes ao território - contudo, o acesso é aberto para todo e qualquer per fil interessado. O técnico de som profissional proporciona aos mú sicos iniciantes condições para um resultado avançado e, após finali zada a gravação, a faixa é mixada, masterizada e entregue ao artista.

Para valorizar o trabalho dos ar tistas iniciantes, os resultados irão compor o acervo da SMC, de ca ráter público e de livre circulação.

Bandas e artistas interessados em usufruir do espaço podem se inscrever preenchendo um for mulário disponibilizado nas redes sociais do Centro Cultural Penha (CCP). O Estúdio Nego Dito fi

cará disponível para os artistas de terça a sábado, das 14 às 21h45.

HISTÓRIA

O CCP é um espaço público e cultural composto pela Bi blioteca José Paulo Paes, Teatro Martins Penna, Espaço Cultural Mário Zan e Fab Lab. O centro cultural existe, após sua cons trução em uma área da família Conde Prates, por conta da mo vimentação da Ação Comunitária da Penha entre os anos de 1967 e 1969. Na época, os moradores se reuniram e recolheram por volta de cem mil assinaturas em um abaixo assinado em prol da cria ção de uma biblioteca no bairro. A princípio, a construção abrigou duas bibliotecas: a Guilherme de Almeida, para público adulto, e a Sra. Leandro Dupré, infanto-ju venil. Entre os anos 1990 e 1993 o prédio estava fechado por conta de reformas e para que fosse rea berto, mais uma vez contou com a ajuda da comunidade.

DA REDAÇÃO Na Av. Guilherme Cotching a obra acontece entre a Ponte Presidente Jânio Quadros e a Rua Jequitinhonha Quem quiser usar o local terá de preencher um formulário disponibilizado nas redes sociais do CCP
Página 5GAZETA DA ZONA LESTE2 de outubro de 2022 MANUTENÇÃO
CENTRO CULTURAL
Divulgação Telha Ondulada ETERNIT 1,83x1,1m Sem Amianto TODAS AS LOJAS POSSUEM AUTO SERVIÇO | SHOWROOM | LOJA DE SALDOS DE PISOS E REVESTIMENTOSLOJAS ABERTAS AOS FERIADOS DAS 8H ÀS 16H ACABAMENTO HIDRÁULICA ELÉTRICA FERRAMENTAS ILUMINAÇÃO MATERIAL BÁSICO Seg. a Sex. das 8h às 17h50 | Sáb. das 8h às 13h | Ou pelo e-mail: televendas@tumkus.com.br 2704-5275 Seg a Sex. das 8h às 16h Sáb. das 8h as 14h Ou pelo e-mail: sac@tumkus.com.br OFERTA ESPECIAL Piso TRIUNFO 62x62 Itapema Extra Piso ELIANE 45x45 Cargo Plus White com Brilho Extra Revestimento MAJOPAR 32x58 4073 com Brilho Extra Porcelanato REALCE 61x61 Bianco Vertice Extra Porcelanato GAUDI 60x60 Tívoli Nude Extra Porcelanato VIA ROSA 72x72 Petra Bali Granilhado Extra Porcelanato DELTA 84x84 Pulpis Castanho Extra Porcelanato INCEPA 100x200 Venatino Extra Porcelanato EMBRAMACO 121x121 Master Agata Blue Extra Revestimento PORTINARI 30x60 Bold White Plain Lux Ofertas válidas de 22/09/2022 até 06/10/2022. Garantimos a quantidade mínima de 6 unidades ou 100m² ou 180L em nosso Centro de Distribuição enquanto durarem nossos estoques.. Reservamo-nos o direito de limitar por cliente a quantidade dos produtos anunciados. Fotos somente para efeito ilustrativo. Valor do frete não incluso nos preços anunciados. Preços à vista somente para retirada. *2- Parcela mínima de 50 reais. *4- A Loja 4, localizada na Rua Giovanni Batista Pirelli não possui este serviço. Cód. 31821 Por m R$ 25,30 Por m R$ 41,50 R$ 22,50 R$ 55,60 Por m R$ 51,90 Por m R$ 61,90 Por m2 R$ 68,70 Por m2 R$ 69,90 Por m R$ 122,70 Por m R$ 245,00 Cada R$ 109,00Cada R$ 359,00 Cada R$ 49,50Cada R$ 30,90 Cada R$ 275,90 Cód. 26135 CCód. 42211 Cód. 19347 Cód. 35206 Cód. 42235 Cód. 40989 Cód. 40511 Cód. 40374 Cód. 41927 Cód. 14778 Cód. 2219122192 Cód. 135631 Cód. 7917 Cód. 17169 Cód. 3708337085 TUDO EM ATÉ EM TODOS OS CARTÕES6 x SEM JUROS 2 SERVIÇOS*³ DISPONÍVEIS EM NOSSAS LOJAS: ³ Consulte serviços e condições nas lojas.LOJAS www.tumkus.com.br /tumkus PISOS REVESTIMENTOS ESTACIONAMENTO GRATUÍTO CAFÉ CORTESIA CREDIÁRIO LAB COR TINTAS PREPARADAS 4 CURSOS PARA PROFISSIONAIS ENTREGA EM DOMICÍLIO TROCA DE MERCADORIA PORCELANATOS GRANDES FORMATOS Cód. 61158 1 - MATRIZ Avenida do Oratório, 3330 Pq. São Lucas - São Paulo Tel: 2024-6555 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO Avenida do Oratório, 6550 Vila Industrial - São Paulo Tel: 2703-5789 Segunda a Sexta das 8h às 17h Sábado das 8h às 16h Para Retirada de Mercadoria 2 - ANA MARIA Rua do Oratório, 4906 Jd. Ana Maria - Santo André Tel: 4479-3199 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 3 - PARAÍSO Avenida Pereira Barreto, 2355 Jd. Paraíso - Santo André Tel: 4426-4101 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 4 - MARAJOARA Rua Giovanni Batista Pirelli, 1525 Pq. Marajoara - Santo André Tel: 4474-1314 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h Cada R$ 12,10 Cód. 25607 Argamassa Cimentcola Externo QUARTZOLIT Cinza 20kg Cada R$ 51,30 Cód. 27174 Pia Aço Inox FORMINOX 1,2x0,53m Cada R$ 186,00 Cada R$ 281,00 Cód. 42670 Tomada com Placa 4x2 FAME Linha Habitat 2097/98 10/20A Hidrorrepe lente Polisten SAYERLACK Stain Impregnante Premium 3,6L Gabinete de Cozinha J.RORATO Linha Tóquio para Pia de Branco / Preto 1,2m Tinta Látex Rende Muito CORAL Acrílico Standard Branco 18L Fechadura Externa Inox Premium ALIANÇA 2600/41 Cromada Veda Laje Preto CIPLAK Impermeabili zante para Coberturas Expostas 18kg

Biblioteca Ricardo Ramos está com várias ações em outubro

Oficina de leitura, teatro infantil e sarau estão entre as atividades do espaço

Lei Cidade Limpa faz 16 anos

Pública Ricardo Ramos, localizada na Praça do Centenário de Vila Prudente, 25, apresenta sua programação de outubro. A oficina “Leitura Divertida com Origamis” acontece nos dias 4, 11, 18 e 25, sempre às 15 horas, com Irene Tanabe. Baseado em livros infantojuvenis, a criação dos origamis será baseada em partes de histórias, personagens e objetos. Com muita poesia, brincadeiras e relatos, a apresentação pretende sensibilizar adultos e crianças para a literatura.

ABiblioteca

O grupo Folias e Folguedos de música, leva ao público, no dia 8, às 11 horas, a “Sacizada”, canções que retratam o mito, causos, re-

pentes e cordéis de sacis. Na mata, quando se ouve um assovio longo, é o saci que está por perto. O moleque, de uma perna só e carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira ninhos e apaga o fogo do fogão.

No dia 13, às 15 horas, o coletivo Cataversos apresentará um sarau. Nele, será promovido um encontro entre os amantes da música e da poesia. Já no dia 15, às 11 horas, Betina Serson levará ao espaço a oficina “Tempos de brincar, tempo de cuidar”. É um convite para pais ou responsáveis com filhos de 6 meses a 5 anos. Haverá histórias, atividades com materiais do dia a dia e muita diversão.

Na sequência, dia 22, às 11 horas, a Cia. do Liquidi-

ficador apresentará “Poesias ao vento”. Três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio há um poema, música ou conto de autores brasileiros.

Ao escolher um dos balões, as pessoas são convidadas a estourar um balão e a fazer uma performance exclusiva.

Para o dia 26, às 14 horas, está programada a apresentação dos personagens Babuko e General, que fazem parte da Cia. Exército contra nada. Eles mostram, a partir da relação com o público, números de circo, além de criar momentos engraçados e de poesia. Por fim, no dia 27, das 10 às 16 horas, a biblioteca realiza a campanha “Pegue, leve e leia” de doação de livros. Divulgação

COMISSÃO

ALei

Cidade Limpa (Lei nº 14.223/2006) completou 16 anos na segunda-feira, dia 26, como medida de regulamentação da publicidade em espaços públicos. Antes, a cidade era tomada por divulgações e propagandas desordenadas e de todos os tamanhos. As avenidas recebiam outdoors enormes e havia uma disputa entre empresas por espaços de divulgação para suas marcas.

O objetivo da Lei foi tornar a cidade mais harmônica e segura, facilitar o deslocamento de pessoas e veículos e estimular o acesso aos serviços de interesse coletivo. Uma vez organizada, a paisagem torna-se um indutor de desenvolvimento econômico, atraindo turistas e investimentos.

A Lei Cidade Limpa não acabou com a publicidade, mas a regulamentou. Desde então, o

anúncio de marcas nas vias públicas só é permitido nos mobiliários urbanos, equipamentos autorizados a ocupar o espaço público, mediante concessão da Prefeitura, por oferecerem benefícios à cidade. São os casos dos abrigos de ônibus e relógios, cuja instalação e manutenção são custeadas com propagandas.

O Centro Histórico de São Paulo é uma das regiões mais beneficiadas com a sanção da Lei. A região da Sé era caracterizada pela presença de painéis enormes de anúncios. Já as empenas cegas (fachadas laterais sem janelas) de prédios no Minhocão, por exemplo, eram tomadas por grandes anúncios.

Após 16 anos da vigência da Lei, esses espaços passaram a receber painéis de grafite executados por artistas nacionais e internacionais, democratizando o acesso à cultura e as manifestações artísticas na cidade, de forma gratuita.

Para analisar o que pode ser inserido na paisagem da cidade, existe a Comissão de Proteção

à Paisagem Urbana (CPPU), formada por membros do poder público e da sociedade civil, que se reúne, ao menos bimestralmente, para debater o tema. O conteúdo de um grafite é considerado anúncio? Esculturas podem ser colocadas durante um mês numa praça? A fachada digital de um prédio pode exibir determinada mensagem? Esses são alguns dos casos avaliados pela Comissão. compartilhamento em São Paulo, que emergiram forte na cidade naquele ano.

DÚVIDAS

Quer saber mais sobre a Lei Cidade Limpa? Basta acessar o link: https://bit.ly/3Cc80X1. Também é possível ligar para o 3113-7786 ou encaminhar e-mail para cppu@prefeitura. sp.gov.br.

DA REDAÇÃO Para o dia 26, às 14 horas, está programada a apresentação dos personagens Babuko e General
O Centro Histórico de São Paulo é uma das regiões mais beneficiadas com a Lei
O anúncio de marcas nas vias públicas só é permitido com a autorização da Prefeitura
Página 6 GAZETA DA ZONA LESTE 2 de outubro de 2022 VILA PRUDENTE
ADMINISTRAÇÃO
Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.