Gazeta do Tatuapé - 2471

Page 1

tatuapé - 355 anos

PARQUE SÃO JORGE

Promessa de obras renova esperança

A história dos caminhos do bairro

Algo que normalmente desperta a curiosidade dos moradores de uma localidade é o signifi cado dos nomes das ruas e quem foram os personagens que mereceram a homenagem. Este ano, em ocasião do aniversário do bairro, a Gazeta do Tatuapé traz aos seus leitores esse interessante assunto. Das mais de 400 ruas, avenidas e praças existentes no Distrito do Tatuapé, foram pesquisadas algumas dezenas delas. A leitura atenta do vasto material apresentado fará com que o leitor conheça novos e interessantes aspectos da história do bairro, de São Paulo e até do País. > VEJA + Páginas 7 a 12

Moradores da Rua Arnaldo Cintra receberam a confirmação da existência de um projeto antienchente para o local. A divulgação foi feita pelo subprefeito da Mooca, Marcus Vinicius Valério, durante reunião do Conseg. Há cerca de dez anos condôminos sofrem com alagamentos e esperam por ações mais concretas. >VEJA + Página 4

FISCALIZAÇÃO

Maus motoristas serão punidos Como parte da Semana Nacional de Trânsito, o Detran dará início amanhã, dia 18, a uma das maiores fiscalizações da Lei Seca. Nesse sentido, até o próximo dia 25, motoristas serão parados em bloqueios para o teste do bafômetro. A atenção será maior para os horários de chegada e saída de baladas e às regiões com grandes concentrações de bares. > VEJA + Página 3

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO 49 N0 2.471 SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 informação com responsabilidade acesse nosso portal: www.gAZETAVIRTUAL.com.br @GAZETADOTATUAPE /GRUPOLESTETV@GAZETATATUAPE FIQUE AINDA + CONECTADO COM A REGIÃO: /GAZETADOTATUAPE 11 2095-8200 FALE CONOSCO PELO
Leste
Grupo

LEI SECA

Detran iniciará fiscalizações próximas a baladas e bares

Ao todo, estão programadas mais de 40 operações nos oito dias de ações

ODetran dará início amanhã, dia 18, a uma das maiores fiscalizações da Lei Seca.

Segundo o órgão, a ação, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito, contará com operações diárias em suas 18 superintendências.

Até o próximo dia 25, motoristas serão parados em bloqueios para o teste do bafômetro. O Departamento de Trânsito frisou que seus agentes estarão mais presentes nas ruas principalmente em horários de chegada e saída de baladas e em regiões com grandes concentrações de bares.

As blitze também estão programadas para trechos com altos índices de acidentes de trânsito e poderão ser espalhadas ao longo do dia. Ao todo, estão programadas mais de 40 operações nos oito dias de ações.

Na ação de junho, 855 motoristas se recusaram a fazer teste do bafômetro, seis foram autuados

por dirigirem sob efeito de álcool e seis cometeram crime de trânsito por embriaguez. As fiscalizações são realizadas em conjunto por Detran e polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

O tema da semana nacional, em São Paulo, é a “Vida está Sempre em Trânsito” e vai mostrar que uma mesma pessoa usa vários modais para se deslocar. Um dos exemplos é o de que ela pode se tornar pedestre quando desce da motocicleta para entregar uma encomenda. A fiscalização contra quem bebe e dirige tem crescido em São Paulo. Nos primeiros oito meses deste ano, 154.188 veículos foram fiscalizados, contra 84.367 no mesmo intervalo de 2022 - 82,7% a mais.

Ao mesmo tempo, aumentou o número de motoristas que recusaram o bafômetro. Entre janeiro e agosto, 5.791 pessoas não quise-

BARULHO Ruas Honório Maia e Cesário Galero sofrem com ‘pancadões’

ram fazer o teste, contra 3.825 no mesmo período do ano passado. Ou seja, 51,4% a mais.

Por outro lado, houve uma queda de 16,7% no número de casos de direção sob o efeito de álcool (índice de até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido), passando de 461 para 384 condutores.

Na comparação entre os oito primeiros meses, foram registrados 99 crimes de trânsito por embriaguez (índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido) em 2023, contra 113 no mesmo período de 2022, ou seja, 12,3% a menos. Quando parado na blitz, o motorista tem o direito de não fazer o exame do etilômetro. Deixar de soprar o bafômetro, porém, não garante que o condutor não será multado em R$ 2.934,70 nem que escapará do processo de suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por 12 meses.

As ruas Honório Maia e Cesário Galero, no Parque São Jorge, voltaram a apresentar problemas com “pancadões” e estabelecimentos funcionando em horários acima dos permitidos por lei. A denúncia foi feita por moradores e comerciantes dos dois endereços, além de condôminos do residencial Piazza de Spagna. Segundo eles, o barulho provocado por aparelhos de som de carros começa na quarta-feira e vai até domingo. Geralmente a bagunça tem início por volta das 20 horas e segue até as 4 ou 5 horas do dia seguinte. Vizinhos aos dois locais também reclamaram do descaso dos agentes do Programa do Silêncio Urbano (Psiu). Conforme os donos de imóveis, a fiscalização chegou numa sex-

ta-feira, por volta das 12h45, e em um domingo, por volta das 18 horas. Todos os comércios irregulares estavam fechados e os donos dos veículos barulhentos não tinham chegado. Por conta disso, as pessoas pediram que a Prefeitura possa acompanhar as reclamações registradas pelo 156 e também consultar os boletins de ocorrência protocolados pelo 190. Outra reclamação voltou-se contra alguns estabelecimentos que funcionam no entorno da Praça José Giudice. As críticas dizem respeito aos grupos musicais que se apresentam ao vivo, de quarta-feira a domingo, durante a madrugada. Isso porque a presença deles resulta em som acima dos decibéis permitidos, além dos gritos e movimentos de carros e motos.

Diante do trânsito intenso, as

pessoas solicitaram à CET que fiscalize a atitude de motoristas no cruzamento da Rua Icaraí com a Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira. Mesmo com o recapeamento do asfalto e a repintura da sinalização de solo, os abusos continuam. Primeiro relacionado à velocidade acima do limite. Segundo por conta de várias conversões proibidas e acessos na contramão. Por fim, o desrespeito aos pedestres que tentam atravessar as ruas e não conseguem em determinados horários.

Após os fatos relatados, os reclamantes esperam pela implantação de obstáculos que controlem os motoristas mais afoitos, como lombadas, rotatória ou quebra-molas. Segundo a CET, técnicos irão até o local e os pedidos serão colocados em análise para aprovação ou não.

www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 3
COTIDIANOFATOS
Deixar de soprar o bafômetro pode resultar na multa de R$ 2.934,70 e na suspensão da CNH por 12 meses
Problema recorrente exige a presença do Psiu e da Polícia Militar para conter abusos
Carros com som alto e venda de bebidas de forma irregular atrai um grande número de jovens aos locais

SEGURANÇA

Parque São Jorge tem novo capitão

Medeiros fortalecerá o programa Vizinhança Solidária com o apoio dos tutores

Projeto antienchente existe, mas quando se tornará real?

Prefeitura revela que tem o mapa de drenagem da cidade e verbas para obras

Comandante já atuava na região há pelo menos 15 anos, portanto, conhece bem os problemas dos moradores

Ocapitão Medeiros acaba de assumir o comando da 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM. Durante a reunião do Conseg Parque São Jorge, ele ouviu várias reclamações referentes a furtos de portas de alumínio, torneiras, fios e até cavaletes de água da Sabesp. Diante do quadro apresentado pelos moradores, o comandante afirmou que há um bom tempo acompanha os problemas da região. Segundo o capitão, em seus 15 anos observando a área, ele atuou no 51º Batalhão da PM, depois no CPA-M11 e também passou pelo 8º Batalhão antes de assumir a 5ª Cia. Portanto, conforme Medeiros, ele conhece bem o modo de atuação dos assaltantes.

Em relação ao que pretende fazer, o comandante adiantou que acredita no trabalho em rede e, para isso, o Conseg é fundamental. Para Medeiros, a solução para melhorar a condição do bairro é a força da comunidade. Nesse sentido, ele avisou que irá aprimorar o programa Vizinhança Solidária.

Além de fortalecer o projeto, com atenção e reuniões com os tutores de ruas, o capitão quer abranger o máximo de endereços possível. Dessa forma, ele quer fazer com que a população acompanhe e também colabore com a diminuição da criminalidade e a elevação da sensação de segurança. Nos casos específicos dos ataques de suspeitos às ruas Heitor Bariane, Tanquinho, Jacirendi e Praça Louveira, Medeiros frisou que irá elevar o policiamento ostensivo nos endereços. Na sequência, ele pretende conhecer mais sobre os dias e horários dos furtos. Ao mesmo tempo, o delegado titular do 52º DP, João Filogônio, a partir dos boletins de ocorrência poderá investigar os possíveis receptadores de todo o material furtado. Nesse sentido, junto com a Subprefeitura Mooca, as empresas que atuam de maneira irregular podem perder as suas licenças de funcionamento. Além disso, os proprietários podem ser indiciados.

Moradores de condomínios existentes na Rua Arnaldo Cintra, próximos à Avenida Condessa Elizabeth Robiano, ficaram esperançosos durante a reunião do Conseg Parque São Jorge. No encontro, realizado na segunda-feira, dia 11, o subprefeito da Mooca, Marcus Vinicius Valério, afirmou existir um processo cujo conteúdo trata das obras de combate à enchente no endereço. Segundo ele, o projeto está em tramitação na Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). Valério salientou, ainda, que por se tratar de um problema mais complexo, a subprefeitura não pode interferir. “Posso adiantar que há um parecer de ordem técnica, pois cabe um estudo mais abrangente do caso. Ao mesmo tempo, confesso ter ficado preocupado, após ver as imagens dos carros boiando. Por isso, firmo o compromisso de verificar o andamento das análises feitas até agora e trazer uma resposta”, frisou. De acordo com condôminos dos residenciais Vivace Club e Vivace Park, localizados nos números 416 e 454, cerca de 4 mil pessoas vivem nos edifícios. Sara Ramos fez questão de salientar que o imbróglio dura dez anos. “Enquanto a Prefeitura não remodelar o sistema de drenagem, as pessoas continuarão ilhadas. E o que é pior, sob o risco de morte, por falta de atendimento médico, pois as ambulâncias não chegam em dias de chuva intensa”, explicou Sara.

Obras podem ajudar 4 mil moradores de condomínios que ficam ilhados em dias de chuva forte

CAPTAÇÃO DE ÁGUAS

Durante entrevistas recentes, o prefeito Ricardo Nunes afirmou ter em mãos o mapa de drenagem da cidade e também aproximadamen-

te R$ 1,5 bilhão no orçamento para continuar com as ações antienchentes. Agora, moradores da Rua Arnaldo Cintra fazem um apelo para que Nunes dê prosseguimento às intervenções de captação de águas no local. Mesmo sabendo dos estragos previstos com as próximas chuvas, os condôminos creem que as obras poderiam solucionar as complicações em 2024. A obra mais recente realizada no endereço foi uma ação emergencial em um ramal de escoamento de água pluvial. O equipamento havia apresentado uma obstrução em um trecho que liga as bocas de lobo a um poço de visita.

www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 COTIDIANOFATOS 4
RUA ARNALDO CINTRA
Subprefeito da Mooca, Marcus Vinicius Valério, afirmou que irá acompanhar projeto na Siurb e apresentará resposta

CULTURAARTES

Canal Zap

Amor na tevê

Rede de intrigas

Humor para pensar

Mariana Xavier irá estrelar a série “Tem que Suar”, do Multishow, que estreia nesta segunda, dia 18. Na história de humor, a atriz viverá Tuca, uma carioca que sempre se envolve em situações desastrosas. Ao herdar uma academia em São Paulo, ela acredita que sua vida finalmente mudou. “No meio da diversão vão ter pequenas pitadas de informação para que as pessoas ampliem suas mentes, pesquisem e descubram mais sobre outros universos”, explica Mariana.

Nome de peso

Após mais de 20 anos na Globo, Giovanna Antonelli fará sua estreia na HBO Max. Ela está no elenco da trama de “Beleza Fatal”, primeira novela original da plataforma de “streaming”. Na história dirigida por Maria de Médicis, a atriz viverá a personagem Elvira.

Conversa e música

Dira Paes será uma das convidadas do programa “Vamos Pro After”, do Multishow. O “talk show” musical contará com

apresentação de Marcelo Serrado. A produção tem estreia prevista para dezembro.

Conselhos amorosos

Daniella Cicarelli voltará ao ar. Ela estará à frente do programa “Tinder Apresenta: Socorro Cicarelli”, que vai ao ar na MTV. Com estreia marcada para 24 de setembro, a produção dará dicas de namoro.

Cinema nacional

A TV Brasil estreia, nesta segunda, dia 18, a faixa “Cine Resenha”. Apresentado por Priscila Rangel, o programa vai exibir produções cinematográficas premiadas e trazer diretores, produtores e críticos para um bate-papo sobre um filme, que será exibido na sequência. A estreia é com o aclamado “Aquarius”, do diretor Kléber Mendonça, que participa da produção junto com a produtora Emilie Lesclaux.

Companhia agradável

Com apresentação de Fernanda Souza, o “reality” “Ilhados com a Sogra” ganhou data de

Valentina Bandeira mantém um olhar amplo para sua carreira artística. Após surgir nas tradicionais novelas e integrar o elenco do humorístico “Zorra”, a atriz de 29 anos foi desbravar a internet com vídeos recheados de humor. Agora, ela dá um novo passo em sua trajetória profissional. A partir do próximo dia 18, Valentina estreia no comando do programa “Tinder Apresenta: MTV Beija Sapo”, que vai ao ar na MTV. “Encaro essa nova missão com muita naturalidade. Faço tudo me divertindo muito. Acho que

POR CAROL BORGES essa minha porção atriz se mistura com essa fase apresentadora. Uso muito das minhas técnicas como atriz à frente do programa. Acho que estou abarcando todas as frentes: tevê, internet e teatro”, explica. O programa de namoro é baseado no formato de sucesso comandado por Daniella Cicarelli, que foi ao ar originalmente entre 2005 e 2007, na extinta MTV Brasil. “A Daniella é uma inspiração. Quero me inspirar nesse ícone dos anos 2000 e essa figura popular. Quero ter essa comunicação tão íntima com o público. O programa é uma releitura atualizada da produção dos anos 2000”, aponta.

estreia na plataforma Netflix. A primeira leva de episódios estará disponível a partir do dia 9 de outubro.

Nova ação

Celso Portiolli e Gabriel Cartolano irão dividir a apresentação do programa inédito “Topa Um Acordo Pague Menos”. A produção tem estreia prevista para outubro.

Mão na massa

As gravações da terceira temporada da série “De Volta aos 15” começarão em outubro. Atualmente, o elenco deu início ao processo de pré-produção da trama infantojuvenil. A série é estrelada por Camila Queiroz e Maisa. No elenco

Heloísa Jorge participará da primeira temporada de “Lua Vermelha”, original Globoplay. A série, que está em fase de gravações, não tem data de estreia prevista.

Horário nobre

No ar em “Todas as Flores”, Humberto Carrão está escalado

CLASSIFICADOS

para o “remake” de “Renascer”. A novela das nove tem estreia prevista para janeiro do ano que vem.

Gente que chega

Aisha Jambo é o reforço no elenco da nova temporada de “A Divisão”, original Globoplay. Na produção, ela viverá a detetive Andrea. A série policial estreia no próximo dia 29.

Na rédea

Grazi Massafera tem feito aulas de equitação para “Dona Beja”, nova novela original HBO Max. A atriz viverá a protagonista da história escrita por Daniel Berlinsky e António Barreira. A nova versão do sucesso dos anos 1980 contará com 40 capítulos.

Tudo novo de novo Camila Queiroz encerrou as gravações de “Amor Perfeito”, da Globo. O último capítulo do folhetim vai ao ar no próximo dia 22. A atriz, inclusive, já mudou o visual para as primeiras gravações de “Beleza Fatal”, primeira novela original HBO Max. Camila ficou loira para viver a mocinha Sofia.

(Apple TV)

Jennifer Aniston e Reese Witherspoon estão de volta em "The Morning Show", série vencedora dos prêmios Emmy, SAG e Critics Choice. Após os eventos da pandemia de Covid-19, mostrados no final da segunda temporada, Alex Levy (Jennifer Aniston) permanece à frente do programa. Embora a âncora continue produzindo conteúdos para o serviço de streaming da rede, ela também se prepara para completar 20 anos no co-

mando da produção. Alex busca conseguir mais participação nas decisões burocráticas do canal. Para isso, ela tenta forçar o CEO, Cory Ellison (Billy Crudup), a admiti-la no conselho da UBA, e descobre que um bilionário do ramo da tecnologia deseja comprar a rede de televisão. Enquanto isso, Bradley Jackson (Reese Witherspoon), tem dificuldades corporativas para conduzir as reportagens de seu programa, o que a leva a se questionar sobre seus objetivos profissionais.

Mundo literário

Divulgação

(Disney+/Star+)

Baseado no sucesso de vendas da autora brasileira Carina Rissi, o livro ganha uma adaptação e chega ao streaming contando a história de Sofia (Giovanna Grigio). A protagonista é uma garota moderna e independente, mas quando o assunto é amor, os únicos romances da sua vida são aqueles do universo literário de Jane Austen. Após utilizar um celular emprestado, algo miste-

rioso acontece e ela é transportada para um mundo diferente, que se assemelha ao século XIX. Sofia é acolhida pela família do encantador Ian Clarke (Bruno Montaleone), enquanto tenta desesperadamente encontrar uma forma de retornar a sua vida. O que ela não sabia é que seu coração tinha outros planos. No elenco, Nathália Falcão, Bia Arantes, Emira Sophia, Sérgio Malheiros e Luciana Paes, entre outros.

Para anunciar mande e-mail para publicidade@grupoleste.com.br pelo telefone 2095-8200 ou diretamente em nosso balcão de anúncios: Rua Serra de Botucatu, 1690

advogados

AREIÃO, 210, TATUAPÉ Tel.: 2295-9655 / 94733-1579 (Whatsapp) WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR

SENTIMENTOS NEGATIVOS?

Se sentimentos como: insatisfação, solidão, medo, ansiedade, culpa, angústia, entre outros, roubam-lhe a vontade de viver, procure-nos! Neuróticos Anônimos Grupo Esperança Belém - Rua Arinaia, 509 - Reuniões aos sábados às 10hs. Possuímos outras salas na Zona Leste e em todo o território nacional, procure a mais próx. em nosso site: www.neuroticosanonimos.org.br; ou pelo telefone: 3229-7523. A ajuda é gratuita.

IMOVEISALUGAM-SE

www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail cultura@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 5
SÉRIES / filmes
30 de janeiro de 2021
DA ZONA LESTE
Valentina Bandeira
Página 7 GAZETA
@GAZETADOTATUAPE
´
TÉRREA TATUAPÉ Reformada , 2 dorms, 1 vaga, R$ 580 mil, REF: 5174 Tel.: 2295-9655 VENDAS APARTAMENTO METRO ARMENIA 72 m², 1 dorm, sala, coz, wc, R$ 380 mil, REF: 2255 SOBRADO JAÇANÃ 75 m², 2 dorms, sala, coz, wc, 1 vaga, R$ 380 mil, REF: 4361 APTO MAXHAUS A. FRANCO Lindo, 70 m², 2 dorms sendo 1 suite, 1 vaga, lazer, R$ 790 mil, REF: 2253 SOBRADO NOVO PROX AV RENATA 2 suites, sl 2 ambs, quintal, R$ 560 mil, REF: 4360 APTO TATUAPÉ 78 M² 2 dorms, sala 2 ambs, coz, 2 wcs, sem vaga, R$ 515 mil, REF: 2252 APTO METRÔ CARRÃO 52 m², 2 dorms, sala, coz, wc, 2 vagas, R$ 650 mil, REF: 2256 TATUAPÉ ÓTIMO APTO 73 M² 2 dorms sendo 1 st, closet, d.emp, 1 vaga, R$ 530 mil, REF: RO796 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 09:00H AS 16:00H APTO TATUAPÉ 128 M² 3 dorms, sendo 1 suite, sala 3 ambs, 3 vgs, lz comp, R$ 900 mil, REF: 2254 ÓTIMO SOBRADO TATUAPÉ 8 x 24, 200 M² A.C, 3 dorms sendo 1 suite, 2 vagas, R$ 1.300.000,00, REF: 4351 RUA
ALUGA SALA RUA SERRA DE BOTUCATU 3 salas, recepção, wc, copa, R$ 1.600,00, REF: 622 APTO RUA REBOUJO 57 M² 2 suites, sala, coz, wc, 1 vaga, lz comp, R$ 2.000,00, REF: A264 APARTAMENTO TATUAPÉ 2 dorms, sala, coz, wc, R$ 1.500,00, REF: A263 ASSOBRADADA RUA AREIAO 2 dorms, sala, coz, wc, amplo, R$ 2.300,00, REF: S497 SOBRADO ANALIA FRANCO 350 m² a.c, 3 sts, vgs subt, copa, coz, R$ 15.000,00 APARTAMENTO TATUAPE 63 m², 2 dorms, 1 vaga, lazer, R$ 2.000,00, REF: A265 APTO. JD TEXTIL Mobil, 3 dts sdo 1 st, closet, 1 vg, lz comp, R$ 3.000, pacote, REF: A260 SOBRELOJA RUA CAÇAQUERA 300 m², 3 wcs, R$ 4.500,00, REF: 602 COMERCIAL RUA BENDIAPA 65 m², cozinha, wc + 1 sala, R$ 1.500,00, REF: 616 RUA AREIÃO, 210, TATUAPÉ Tel.: 2295-9655 / 94733-1579 (Whatsapp) WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR bolsa de empregos BALANÇOS, ATAS E EDITAIS? AQUI É LEGAL! Informe-se: (11) 2095-8200 comunicados CORRETORAS COM EXPERIÊNCIA TR. 2295-9655 OU CONTATO@FBLIMOVEIS.COM.BR IMOVEISVENDEM-SE ´ /GAZETADOTATUAPE OPORTUNIDADE R$ 198.000 – SALA COMERCIAL MOBILIADA Com garagem – Aldeia dos Pássaros Tatuapé - Tr. c/ Armando 99611-9152 SOBRADO COMERCIAL (TATUAPÉ) TERRENO 8X24 3 dormitórios (sendo1 suíte e 1 dorm com armários emb), 2 salas, lavabo, cozinha planejada, entrada lateral, banheiro social, 2 vagas, edícula com banheiro - 2 salas na parte de cima com (01) banheiro, quintal com churrasqueira coberta, pia completa. Locação R$ 6.500,00 com IPTU Aceito proposta/ Celular (11) 94794-1416 ( Paiva- Creci 80547-f )
@GAZETADOTATUAPE

VIU? VIU?

espetinhos, lanches, tábuas diversas, hambúrgueres, lanches na ciabatta, carnes na chapa e beirutes

HAPPY HOUR

Viseu Burger: excelente opção para se reunir com os amigos

OViseu Burger & Steak House é o lugar ideal para você encontrar os amigos. A casa tem uma proposta muito interessante e oferece experiências incríveis para marcar os momentos mais importantes. Os três ambientes (área externa, varanda e área interna), oferecem a oportunidade de escolher entre o ar livre ou as áreas cobertas.

TELÃO GIGANTE

A área externa é composta por mesas com guarda-sol, piso de grama artificial e um telão gigante, excelente para assistir a jogos de futebol, basquete etc. O salão interno possui pé-direito de 12 metros e uma decoração que remete a Hollywood, com decoração de grandes clássicos do cinema e da música. Os videoclipes também podem ser vistos no telão do salão interno, que possui também mesas com sofás nas laterais, ótimas para quem procura um pouco mais de privacidade, além de dois outros ambientes.

MUITAS OPÇÕES

O cardápio do Viseu é bem variado e conta, além dos tradicionais hambúrgueres – carro chefe da casa – com porções, espetinhos, lanches, tábuas diversas, hambúrgueres, lanches na ciabatta, carnes na chapa e beirutes. Há ainda sorvetes, saladas, chopes (Heineken e Amstel) e drinks diversos.

Entre as porções, o destaque fica por conta da Tábua Mista. Ela leva picanha, filé mignon, linguiça e lombo. Ainda entre as porções, outra boa pedida é o Bonde Viseu, que leva filé mignon picadinho, molho madeira e champignon e é servido dentro de um pão italiano. Para aqueles que não abrem mão de saborear uma boa salada, a dica é a Caesar Michael Jackson, com alface, croutons, parmesão, tiras de frango e molho caesar.

Entre as sobremesas, a Taça Perfeição de Morango é a preferida. A receita é bem simples, mas muito saborosa: chocolate meio-amargo derretido com morangos.

SERVIÇO

Viseu Burger & Steak House – Rua Serra de Bragança, 1745 – Tatuapé. Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 16h às 23h e de sexta a domingo, das 12h às 24h. Central de informações e reservas: (11) 93252-3300. A casa possui acessibilidade total e manobrista à porta.

Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 ´ www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 6 VITRINENEGOCIOS
O cardápio do Viseu é bem variado e conta com porções,
A casa é um dos points mais procurados na região também em dias de jogos

A história dos caminhos do bairro

Com as principais ruas, avenidas e praças que são históricas, fica registrado nesta edição um trabalho de profundidade realizado pelo historiador Pedro Abarca.

As fontes pesquisadas são oficiais, o que ratifica de forma inequivoca a expressiva história

do Tatuapé, com personagens e fatos que mostram a notoriedade do bairro desde longos anos atrás, e os caminhos que levaram à grandeza do bairro.

Falar do Tatuapé é afirmar a pujanca de um bairro que tem um desenvolvimento inigualável, não só em São Paulo,

como também em todo o País.

As várias mudanças sofridas pela sua caracterização: agrícola, industrial, para ser hoje um bairro mesclado de comércios, grandes shoppings, prestação de serviços, variadas opções gastronômicas e de contexto residencial de excelente quali-

dade, tornaram-no um bairro diferenciado, onde a procura para morar e instalar novas empresas passou a ser um fato comum.

Quando afirmamos que o Tatuapé tem praticamente tudo e o que não tem está para chegar, logicamente nos baseamos nessa verdadeira loucura de pessoas e

empresas que diariamente instalam-se no bairro.

A vantagem considerável do Tatuapé é a forma de vida de sua gente e os que aqui chegam logo se adaptam, sendo um povo simples, sem muita pomposidade, caracterizando-se como uma cidade do interior. As mais di-

versas classes sociais convivem em perfeita harmonia e amizade. E toda essa forma de ser de sua gente também se evidencia nos mais diversos cidadãos que deram seus nomes aos logradouros do Bairro Gigante, sendo parte integrante da história pesquisada por Pedro Abarca.

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 7 355 anos TATUAPÉ

RUA ANTONIO DE BARROS

Antônio de Barros foi um povoador setecentista. Como vereador, em 21 de novembro de 1737, foi designado para servir como administrador do conserto de um trecho do Caminho do Mar e respectivas pontes e aterrados. Juntamente com ele, foram nomeados outros dois administradores: José da Silva e José da Silva Gois, para cuidarem de outros trechos.

Cabe aqui uma explicação: em séculos passados era costume de as autoridades municipais designarem e responsabilizarem moradores das diversas regiões da capital no sentido de zelarem pela conservação e conserto de ruas e estradas próximas às suas moradias.

RUA ALMIRANTE CALHEIROS

Francisco Calheiros da Graça nasceu em Maceió, em 3 de julho de 1849. Em 1902, ingressou na carreira militar e alcançou o alto posto de almirante. Participou ativamente da campanha do Paraguai, distinguindo-se por atos de bravura nas passagens de Humaitá e Curupaiti. Contribuiu para a construção do Arsenal da Marinha. Foi membro do Bureau de Longitudes de França e vice-presidente do Congresso de Navegação Interna, reunido em Paris em 1892.

RUA ANTÔNIO CAMARDO

Imigrante italiano, Antônio Camardo chegou ao Brasil em

1896, acompanhado de sua esposa, Vitória de Chiro Camardo. Após cumprir um ano de contrato na fazenda de Itatiba, transferiu-se para São Paulo, no bairro do Tatuapé. Percebendo a falta de cavalos, burros, gado leiteiro e suíno na região, logo começou a fazer intercâmbio entre fazendeiros de Minas Gerais e chacareiros locais. Construiu um dos mais belos palacetes do bairro, no Largo do Bom Parto, e nele recepcionava os negociantes de outras regiões em visita a São Paulo. Empregou suas economias em grandes glebas de terra, chegando a ser um dos mais importantes proprietários do bairro. Foram os pais de Ângelo, Antônio, Maria, Carmela, Cristina, João e Nicola.

RUA ANTÔNIO MACEDO

Antônio Macedo foi povoador do século XVI. Era um dos muitos filhos de João Ramalho, lendário fundador e alcaide da Vila de Santo André da Borda do Campo. Essa Vila foi extinta por ordem de Mem de Sá, terceiro governador geral do Brasil.

RUA APUCARANA

Apucarana é uma serra da antiga província de São Paulo, hoje pertencente ao Estado do Paraná. Nela, os antigos moradores de São Paulo exploravam o ouro,

que era pouco abundante. Da região de Apucarana, Fernão Dias Pais Leme trouxe para São Paulo numerosos escravos ameríndios, situando-os nas terras do Capão, região de Pinheiros.

RUA ARNALDO CINTRA

A via ocupa o trecho entre a Rua do Tatuapé e a Avenida Condessa Elisabeth de Robiano. Arnaldo Cintra foi, durante muitos anos, secretário da Prefeitura de São Paulo.

RUA CANTAGALO

A denominação se deve à existência de uma chácara de 10 mil m2, localizada na altura do antigo n° 48. Isso porque o imóvel pertencia ao casal Cesário Pereira Galero e Maria Lacaz Galero, esta nascida em Cantagalo, Estado do Rio, daí, portanto, a denominação da via. A chácara foi doada em testamento à Liga das Senhoras Católicas, para nela ser erigida a Casa de São Cesário, com berçário, creche e centro social, cuja pedra fundamental foi lançada em 10 de junho de 1959.

RUA COELHO

LISBOA

João Coelho Gonçalves Lisboa, educador e político brasileiro, nasceu em 1859, na Paraíba do Norte. Formado em Direito pela

Faculdade de Recife, tomou parte na propaganda abolicionista e republicana na época do Império. Na revolta de 6 de setembro de 1893, foi comandante fiscal do Batalhão 23 de Novembro. Exerceu os cargos de chefe de polícia da Paraíba, deputado federal (1894 - 1899) e senador da República pelo seu estado.

RUA CESÁRIO

GALERO

Cesário Pereira Galero nasceu em 25 de fevereiro de 1850, na freguesia de Sant’Anna, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. Aos nove anos desembarcava no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1859. Trabalhou no Rio de Janeiro para pagar sua passagem e depois trasladou-se para Cantagalo, estado do Rio. Depois, veio para São Paulo, onde trabalhou no ramo de hotelaria, e acabou sendo proprietário dos hotéis: Nacional e Brasil, localizados na Avenida Rangel Pestana. Homem de excelente caráter, trabalhador e filantropo, gozou de alto conceito e reputação. Cesário faleceu em São Paulo, em 2 de abril de 1942.

RUA CORONEL LUIS AMERICANO

O coronel Luis Americano nasceu em 1848. Combateu na

Guerra do Paraguai e foi ferido na batalha de Tuiuti. Entre outros cargos, foi alto funcionário do Tesouro do Estado. Teve importantes glebas de terrenos nos bairros do Tatuapé e Penha. Faleceu em 1935.

RUA

DEMÉTRIO RIBEIRO

A antiga Estrada do Caguassu inicia na Avenida Álvaro Ramos e termina na Rua Coelho Lisboa. Demétrio Nunes Ribeiro nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul. Formou-se em engenharia pela Politécnica do Rio de Janeiro. Foi diretor da Escola Normal de Porto Alegre. Em 1889, fez parte do governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, juntamente com Benjamin Constant, Rui Barbosa, Quintino Bocaiuva e outros. Era o responsável pela pasta da Agricultura. Deixou o governo republicano por discordar da política econômica de Rui Barbosa, na época ministro da Fazenda de Deodoro. Demétrio Ribeiro faleceu com 76 anos, no Rio de Janeiro, em 1932.

RUA DOM ANDRÉS LAMAS

Dom Andrés Lamas nasceu em Montevidéu em março de 1817. Em 1850, recebeu o grau de doutor em leis na Universidade de Montevidéu. Entrou para a magistratura ocupando o cargo de alcaide cessionário em 1842 e o de juiz. Exercia esses cargos, quando o Exército, sob o comando de Oribe,

provocou a guerra civil. Nessa época, dá nova nomenclatura às ruas da capital, funda seu Instituto Histórico e Geográfico e a Casa da Moeda da República. Daí por diante, ocupa cargos de responsabilidade e escreve para jornais. Em 1851, termina a ditadura de Rosas, provocada principalmente pela derrota de Montes Caseros infligida pelo Brasil.

RUA

DOMINGOS AGOSTIM

Antiga Rua Oito. Começa na Rua Bom Sucesso e termina na Rua Tuiuti. Domingos Agostim foi um povoador paulista do século XVI.

RUA DONA CÂNDIDA

Cândida Borba de Azevedo Soares foi esposa do dr. Joaquim José de Azevedo Soares, patriarca da nobre família que tanto orgulho deu aos tatuapeenses. O casal teve dois filhos: Lourival e Edgar. O primeiro, casado com lida, foi pai de Carmem, Ruth e Odete. O segundo, casado com Angelina, pai de Dirce, Edite, Edgar e Washington. Dona Cândida, católica fervorosa, em 1908, juntamente com seu esposo, doou o terreno para a construção da capela de Nossa Senhora do Bom Parto, da qual era devota.

RUA DO TATUAPÉ

Trata-se da antiga Estrada Velha da Penha, com início na Rua São Jorge e término no Largo São José do Maranhão. Topôni-

8 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023
anos
ESPECIALTATUAPE 355
Rua Coelho Lisboa, altura do nº 709, onde o casal Ernesta e Rodolfo Figaro oferecia presentes às crianças na época do Natal. Foto de 1954 Francisco Calheiros da Graça, o Almirante Calheiros Rua Cantagalo, próximo à Rua Apucarana, em foto de 1948
9 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 ESPECIALTATUAPE 355 anos

ESPECIALTATUAPE

355 anos mo tradicional em São Paulo, designativo do ribeirão do mesmo nome, afluente do Tietê.

RUA DR. ÂNGELO VITA

Localiza-se entre a Avenida

Celso Garcia e a Rua Melo Peixoto. Ângelo Vita, médico residente na região, foi ferido e morto durante a revolução de 1924. O fato ocorreu quando ele socorria populares feridos durante o movimento militar.

RUA DR. CORYNTO BALDOÍNO

DA COSTA

Corynto Baldoíno da Costa nasceu na cidade de Canavieiras, Bahia, em dezembro de 1896. Formou-se contador, em 1916, pela Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia. Depois, diplomou-se em medicina, em 1930, pela Faculdade de Medicina do mesmo estado. Passou os últimos anos residindo e clinicando no Tatuapé. Faleceu em 14 de julho de 1967.

RUA DR. RAUL DA ROCHA MEDEIROS

Anteriormente Rua 5 e Piratininga a via tem início na Avenida Celso Garcia e termina na Rua Cunha Abreu (junto à Praça José Giudice). Raul da Rocha Medeiros nasceu no Estado da Bahia em 1887. Foi presidente da Câmara e prefeito de Monte Alto, cidade paulista, durante 10 anos. Posteriormente se elegeu deputado estadual e federal. Foi diretor do jornal Correio Paulistano, presidente da Sociedade Rural Brasileira e do Instituto Brasileiro do Café.

RUA EMÍLIA MARENGO

Começa na Rua Serra do Japi e termina na confluência das ruas Antônio de Barros e Acuruí. Emília Marengo era esposa de Francisco Marengo, o consagrado viticultor do Tatuapé. Era muito querida pelo povo por sua dedicação aos necessitados.

RUA EMÍLIO MALLET

A via percorre o espaço entre as ruas Tuiuti e Antônio de Barros. O tenente-general Emílio Luís Mallet, barão de Itapevi, nasceu em Dunquerque, França, em 10 de junho de 1801. Prestou serviços ao Exército brasileiro em 1822. Esteve nas guerras de Independência e de Cisplatina. Pelo trabalho foi promovido a major em 1853, e a tenente-coronel em 1863. Deu provas de bravura em combate, tendo dirigido o bombardeio de Paissandu até sua rendição. Tornou-se célebre na batalha de Tuiuti com sua “artilharia-revólver”, o que lhe valeu a ascensão a coronel. Faleceu no Rio de Janeiro, em 2 de janeiro de 1886.

RUA EUCLIDES PACHECO

Começa na Rua Tuiuti e termina na Rua Antônio de Barros. Euclides Pacheco foi funcionário da Prefeitura Municipal de São Paulo.

RUA FRANCISCO MARENGO

Francisco Marengo nasceu em Piemonte, Itália, em 1875. Chegou ao Brasil, em 1884, com nove anos, em companhia dos seus pais. Seu pai, conhecedor de técnicas de viticultura, trabalhou na chácara do dr. Luís Pereira Barreto, localizada na atual Avenida Rio Branco. A melhora na qualidade das uvas conseguida por eles foi fantástica. Logo eram conhecidas em toda São Paulo. Mais tarde, devido ter se tornado pequena a propriedade do médico, separaram-se. O dr. Barreto comprou terras em Pirituba. Já Benedito comprou uma gleba de 24 m2, no Tatuapé. As terras ficavam limitadas pelas atuais ruas Serra de Bragança, Cantagalo, Monte Serrat e Francisco Maren-

go. Em 1889, Benedito mandou vir dos Estados Unidos um lote de uvas Niagara. Essa qualidade de uvas adaptou-se muito bem ao solo e clima das terras brasileiras, tornando a chácara Marengo conhecida nacionalmente. Em 1897, com 49 anos, morre o pioneiro. Toma o seu lugar à frente da família e da propriedade Francisco, com 22 anos na época. Com ele, a chácara Marengo continuou a crescer, logo tornando-se pequena. Era necessário adquirir mais terras. A propriedade foi ampliada com a compra de um terreno de 96 m2, no local onde atualmente se encontra o Hospital Municipal do Tatuapé. Em pouco tempo, a chácara Marengo distribuía seus frutos por todo o território brasileiro.

RUA FELIPE CAMARÃO

Tem início na Avenida Celso Garcia e vai até a Rua Catiguá. O mais provável é que o índio Poti, que mais tarde se chamaria Felipe Camarão, tenha nascido no Rio Grande do Norte, em 1580. Em 1614, era chefe da tribo dos potiguares. Conta-se que fez, a pé, a viagem do Rio Grande do Norte ao Maranhão para tomar parte na conquista desse estado por Gerônimo de Albuquerque. Casou-se com Clara Camarão, a índia heroína que passou à história ao lado do seu esposo. Em 1630, ajudou a defender Olinda por ocasião da invasão dos holandeses. Em 1636, próximo a Porto Calvo, tendo o general Luiz de Rosas y Borja perdido a batalha de Mata Redonda, ao lado do capitão Rebelo, salva o exército pernambucano da completa destruição.

RUA FERNANDES PINHEIRO

José Feliciano Fernandes Pinheiro, Visconde de São Leopoldo, nasceu em Santos, em 9 de maio de 1774. Em Coimbra, em 1798, com 24 anos, obteve o grau de bacharel. Estudou direito canônico, mas não seguiu a carreira eclesiástica, pois sua vocação estava voltada para a magistratura. Exerceu, por três anos, a profissão

em Lisboa. Em 1801, protegido por seu parente, Diogo Lara e Ordonhes, é nomeado juiz das Alfândegas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, essas alfândegas deveriam ser ainda criadas. Somente em 1804 conseguiria criar a de Porto Alegre. Instituída na mesma época a Junta da Fazenda, foi nomeado procurador da Coroa. Ao mesmo tempo ocupava os cargos de juiz conservador dos contratos do quinto e do dízimo e inspetor do papel selado.

RUA HEITOR BARIANI

A antiga Rua Mongaguá existe entre a Avenida Celso Garcia e a Rua Ulisses Cruz. Heitor Bariani foi um benfeitor da região Leste.

RUA HENRIQUE LINDENBERG

A antiga Rua Um representa o trecho entre a Rua Coronel Carlos Oliva e termina na Rua Bernardo Magalhães. Henrique Lindenberg foi um médico otorrinolaringologista. Faleceu em 13 de junho de 1938.

RUA ITAPURA

Antiga colônia militar e estabelecimento naval, à margem direita do rio Tietê, foi criado por decreto de 26 de junho de 1856. A criação das diversas colônias, Itapura, Avanhandava e outras, visava facilitar e garantir as comunicações com o Estado de Mato Grosso. O significado da palavra em tupi-guarani é: itá = pedra, bura = que emerge das águas.

RUA ICARAÍ

Sua extensão vai da Rua Souza Breves até a Rua Antônio de Barros. Nome antigo de uma praia de Niterói, no Rio de Janeiro.

RUA ISIDRO TINOCO

Trecho compreende a extensão da Rua Padre Estevão Pernet até a Praça Silvio Romero. Isidro Tinoco de Sá, defensor dos índios, aparece com grande destaque na história de São Paulo. Em 1684 foi procurador da Câmara. Foi também um dos primeiros provedores da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

RUA ITAPETI

Começa na Rua Coelho Lisboa e termina na Rua Monte Serrat. Refere-se à serra do Estado de São Paulo, junta-se entre os rios Tietê e Paraíba com o Morro da Barra, desenvolvendo-se depois para noroeste até o Município de Guararema.

RUA JACIRENDI

Seu início se dá na Avenida Celso Garcia e chega até a Avenida Condessa Elisabeth de Robiano. O nome se origina da Vila Paulista pertencente ao Município de Santa Rita do Passa Quatro.

RUA MONTE SERRAT

Monte Serrat ou Monserrate, em Santos, é a denominação atual do antigo Morro de São Jerônimo, nome do ribeiro que corre ao seu lado, chamado Outeiro de Braz Cubas. No alto desse morro está edificada a Capela de Nossa Senhora do Monserrate.

RUA MARIA EUGÊNIA Tem

de Joaquim Eugênio de Lima e esposa do Ministro Rocha Azevedo.

RUA

MARTINS PENA

Começa na Rua Almirante Calheiros e vai até a Rua Coronel Carlos Oliva. Martins Pena nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de novembro de 1815. Órfão, muito criança, foi destinado à carreira comercial por seus tutores. Espirito versátil, começou a frequentar aulas na Academia de Belas Artes, onde adquiriu um conhecimento básico de arquitetura, pintura e escultura. Ao mesmo tempo, estudava música, arte da qual se ocupou por longo tempo. Mais tarde, não satisfeito, resolveu dedicar-se ao estudo de línguas, com o objetivo de conhecer profundamente a literatura. Serviu no Ministério do Exterior até 1847, data em que seguiu para a Europa como adido na Embaixada de Londres. Um ano depois, atacado por grave enfermidade, embarcou para o Brasil e acabou falecendo em meio da viagem.

RUA MELO PEIXOTO

Sua extensão abrange desde a Rua Teixeira de Melo até a Rua Aiarani. João Batista de Melo Peixoto nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 8 de março de 1856. Foi político e importante propagandista dos ideais republicanos. Exerceu inúmeros cargos na vida pública, dentre os quais destaca-se o de secretário de governo da Província de São Paulo.

RUA MOZART DE ANDRADE

A via tem início na Rua Itapeti e termina na Rua Emília Marengo. Mozart de Andrade foi um dos fundadores da Sociedade Amigos da Chácara Santo Antonio. Homem ligado aos problemas da Zona Leste, foi um incansável batalhador pelas melhorias de seu bairro e de toda a região. Mesmo com saúde precária, desenvolveu campanhas para alfabetização de adultos.

RUA PADRE ADELINO

Compreende o trecho entre a Praça Barão do Tietê e a Praça Silvio Romero. Padre Adelino Jorge Montenegro bacharelou-se em advocacia pela Faculdade de Direito, em 1871. Elemento de grande projeção na igreja, foi vigário geral e secretário do bispado ao tempo de Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. Como advogado, atuou com desenvoltura em processos nos foros de São Paulo e da cidade de Santos. Era normal os habitantes locais verem-no passear de charrete pelas picadas do Tatuapé, principalmente onde hoje conhecemos por Vila Gomes Cardim. Tal era seu fascínio pela região, que já em 1886, tentara junto às autoridades municipais isenção de taxas e impostos para a construção de uma capela em louvor à Nossa Senhora do Parto, da qual era devoto.

RUA PROFESSOR PEDREIRA DE FREITAS

Pedreira de Freitas nasceu em Mococa, Estado de São Paulo, em 1917. Foi catedrático do Departamento de Higiene e Medicina Preventiva da Faculdade de Ribeirão Preto. Fez seus primeiros estudos no Liceu Pasteur, Ginásio São Bento e Colégio São Luis.

Condessa Elisabeth de Robiano. Era costume, diz um cronista da época, todos os anos sair uma procissão de São Jorge do Quartel do Corpo de Bombeiros, situado no local onde se acha atualmente o Palácio da Justiça. Promovida pela Irmandade de São Jorge, realizava-se no mesmo dia em que tinha lugar a procissão do Corpo de Deus. A marcha era puxada por cavaleiros trajados a caráter. Ladeado por dois soldados que o mantinham sobre a sela de um cavalo branco, o santo fazia o percurso vestido com sua tradicional armadura. Após um grave acidente ocorrido em 1872, não foram realizadas suas tradicionais procissões. Sua data de comemoração é 23 de abril.

RUA TUIUTI

Durante os anos na faculdade, o professor Pedreira de Freitas já demonstrava sua notável inteligência, laureando-se todos os anos. Conquistou, por duas vezes, o prêmio “Paulo Montenegro”. Após fazer em nosso país diversos cursos de aperfeiçoamento, viajou para os Estados Unidos, onde se graduou em Saúde Pública, pela Universidade John Hopkins. Em 1934, ingressou no Departamento de Parasitologia da Faculdade de Medicina de São Paulo.

RUA PADRE ESTEVÃO PERNET

Esse nome, aportuguesado para Estevão Pernet, foi dado à antiga Rua do Ouro em sua homenagem. Pernet nasceu na cidade de Villexon, França, em 23 de julho de 1824, e faleceu com 75 anos, em Paris, em 31 de abril de 1899. Ele foi um dos participantes da Congregação dos Padres Assuncionistas, fundada pelo padre Manuel D’Alzon, na França, no Natal de 1850.

RUA SERRA DE BOTUCATU

Refere-se à serra do Estado de São Paulo que corre do Sudeste para Noroeste e, entre outros municípios, destaca-se entre Guarei, Tatui e Rio Bonito.

RUA SERRA DE BRAGANÇA

É uma referência à serra que se inicia além de Atibaia e alcança sua maior altitude junto à cidade de Bragança, quase encostando na Serra da Mantiqueira.

RUA SERRA DE JAPI

Compreende o trecho entre a Rua Melo Freire e a Rua Emília Marengo. A denominação é oriunda da serra do Estado de São Paulo que passa pelos municípios de Jundiai, Itu, Parnaíba, Araçariguama e Cabreúva.

RUA SÃO JORGE

Começa na Avenida Celso Garcia e termina na Avenida

Começa na Avenida Condessa Elisabeth de Robiano e vai até a Rua Demétrio Ribeiro. A Guerra do Paraguai, que envolveu os países Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, foi a mais longa ocorrida na América do Sul, durou de novembro de 1864 a março de 1870. Para combater Francisco Solano Lopes e seus planos expansionistas, uniram-se brasileiros, argentinos e uruguaios, formando o que se chamou de Tríplice Aliança. Nessa guerra travaram-se grandes batalhas, sendo as mais famosas a Batalha do Riachuelo, a de Campo Grande, a de Laguna e a de Tuiuti. Como não podia deixar de ser, nomes de grandes militares brasileiros emergiram em meio a esses entreveres: General Manuel Luís Osório, Almirante Francisco Manuel Barroso, General Luís Alves de Lima e Silva (o Duque de Caxias), coronel Emílio Luís Mallet e outros.

RUA VILELA

Sua extensão vai desde a Avenida Celso Garcia até a Rua Serra de Bragança. José Vilela de Magalhães foi um antigo proprietário de uma gleba de terra com frente para a Avenida Celso Garcia e fundos nas proximidades da via férrea da Central do Brasil. Lateralmente um dos lados acompanhava a atual Rua Vilela e limitava com a propriedade do Dr. Clementino de Souza Castro, que ficava onde está a atual Rua Coronel Souza Reis.

RUA VISCONDE DE ITABORAÍ

Abrange o trecho desde a Rua Melo Freire até a Rua Tijuco Preto. Joaquim José Rodrigues Torres, Visconde de Itaboraí, nasceu em Itaboraí, Província do Rio de Janeiro, em 13 de dezembro de 1802. Era bacharel em Matemática, pela Universidade de Coimbra e foi senador do Império. Conselheiro do Estado, do Conselho do Imperador, Oficial da Ordem do Cruzeiro, Grã-Cruz da Ordem Espanhola de Carlos III, Lente da Academia Militar em 1826, deputado pela sua Província em três legislaturas. Senador em 1844 e Ministro da Marinha de 10 de julho de 1831 a 13 de setembro de 1832 e também nos períodos de 17 de setembro de 1837 a 18 de maio de 1840. Foi Ministro da Fazenda em 29 de setembro de 1848, 14 de julho de 1853 e 16 de julho de 1868.

10 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023
início na Avenida Celso Garcia e termina na Rua Sabatino Nastari. Maria Eugênia era filha
Emília Marengo era esposa de Francisco Marengo, o consagrado viticultor do Tatuapé O italiano Francisco Marengo deu continuidade à atividade viticultora iniciada por seu pai aqui no Tatuapé. Foto de 1920 Rua Serra de Bragança, quase sem imóveis, em foto de 1940 Tenente-general Emílio Luís Mallet, barão de Itapevi Professor Pedreira de Freitas

AVENIDA CELSO GARCIA

Antiga Avenida da Intendência. Começa na Rua Dr. Ricardo Gonçalves e termina na Avenida Aricanduva. Afonso Celso Garcia da Luz formou-se em Direito em 1895. Dedicou sua vida à advocacia e ao jornalismo. Espírito culto e tribuno de grandes recursos de oratória, conquistou gerais simpatias, principalmente entre as classes operárias, das quais foi um grande amigo e defensor.

AV. CONDESSA ELIZABETH DE ROBIANO

Vai da ponte da Vila Maria até a ponte do Aricanduva. Condessa Elisabeth de Robiano foi a fundadora da Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo. Essas religiosas vieram para o Brasil no final do século passado. Mantêm em São Paulo uma dezena de obras educacionais e assistenciais, entre elas o Colégio Nor-

mal São Vicente de Paulo, na Penha. A denominação da avenida foi motivada pelo pedido feito às autoridades por duas mil alunas do colégio, devido ao transcurso do centenário de falecimento da fundadora da Congregação.

AVENIDA SALIM

FARAH MALUF

Compreende o trecho entre a Avenida Condessa Elisabeth de Robiano e as proximidades da Rua Marechal Barbacena. Salim Farah Maluf nasceu em Hadad Baalbeck, Líbano, em primeiro de julho de 1894. No Brasil, iniciou seus negócios comercializando material de construção em bairros centrais e periféricos. Alguns anos depois, passou a negociar com madeira, para isso estabelecendo uma pequena serraria nas imediações do bairro da Luz. Era o início daquela que viria a ser a Serraria Americana, a maior de São Paulo. Em 1937 naturalizou-se brasileiro. Faleceu em 25 de dezembro de 1943.

LARGO NOSSA SENHORA DO BOM PARTO

O antigo Largo do Espírito Santo fica entre as ruas Azevedo Soares, Serra de Japi e Euclides Pacheco. Primeiramente, a praça ocupava o terreno ao lado de uma antiga capela pertencente ao senhor Francisco José de Souza Vila Nova. Em 1909, o dr. Joaquim de Azevedo Soares e sua esposa Cândida, compram esse terreno e o doam à Irmandade do Divino Espírito Santo, entidade recém-criada. Tinha a Irmandade a função de zelar e administrar a capela. A igreja foi consagrada à devoção do Espírito Santo e à Nossa Senhora do Parto. Inicialmente o largo ficou conhecido pelo nome da entidade zeladora. Mais tarde, 24 de agosto de 1916, foi legalizado com o nome da santa padroeira. No final da década de 50, após longo litígio com a Prefeitura, a paróquia perdeu a posse do terreno. O vigário e os devotos de Nossa Senhora do Parto conseguiram levantar fundos e comprar um terreno ao lado, no qual ergueram a nova igreja.

LARGO SÃO JOSÉ DO MARANHÃO

Fica entre a Rua Antônio de Barros, Travessa Olhos de Sonho e Estrada Velha da Penha. Em 1897, a Capela Santa Cruz do Desterro passa a ser denominada São José do Maranhão. Desconhece-se o motivo que originou a alteração. Talvez tenha sido pelo fato de as crianças que aprendiam catecismo com dona Tereza, filha de Benedito Maciel, um dos primeiros moradores daquela região, terem de fazer a primeira comunhão na Igreja São José do Belém.

PRAÇA SILVIO ROMERO

Compreende o entorno das ruas Tuiuti, Serra de Bragança e Coelho Lisboa. Silvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero nasceu na Vila do Lagarto, Sergipe, em 21 de abril de 1851. Eram seus pais o negociante português André Ramos Romero e Maria de Vasconcelos Silveira Ramos Romero. Na sua primeira infância, uma epidemia de febre amarela invadiu Lagarto, fazendo

com que seus pais o enviassem a um engenho de propriedade dos seus avós maternos. Tinha cinco anos quando nova epidemia, desta vez de cólera, o devolveu a Largato, onde ficou até 1863, ali fazendo seus primeiros estudos. Aos 12 anos foi para a Corte fazer um curso secundário no Ateneu Fluminense, nele ficando até 1867. Em 1868 voltou para o Nordeste, bacharelando-se em Direito pela Faculdade de Recife em 1873. Nesse estabelecimento acabou tornando-se grande amigo de Tobias Barreto, que já se impunha no conceito da juventude acadêmica. Durante o período em que estudava já colaborava com diversos jornais de Recife: Correio Pernambucano, Diário de Pernambuco, Jornal de Recife e A República. Após graduar-se foi promotor na localidade de Estância, interior sergipano. A seguir, ingressou na política tendo sido eleito deputado provincial. A partir de 1879, fixa-se no Rio de Janeiro, passando a colaborar no jornal “O Repórter”, dirigido por Lopes Trovão. Defensor das ideias de Tobias Barreto e da Escola de Recife, é atacado por A.H. de Souza Bandeira, Carlos de Laet e Machado de Assis. Em 1880, a Revista Brasileira começa a publicar seus trabalhos. Nesse mesmo ano concorre a dois concursos para a cadeira de Filosofia do Colégio Pedro II. É aprovado no segundo por de-

creto imperial de 13 de maio, o primeiro havia sido anulado. Em 1893 começa a publicar as obras de Tobias Barreto, isso após já ter vários trabalhos publicados. Em 1896, aceita sua inclusão como membro fundador da Academia Brasileira de Letras, escolhendo Hipólito da Costa como patrono da sua cadeira. Em pleno regime republicano, é eleito deputado federal pelo Estado de Sergipe. No exercício dessa gestão foi nomeado relator da Comissão dos 21, encarregada da elaboração do Código Civil. Silvio Romero casou-se três vezes. Sua primeira esposa, Clarinda Diamantina de Araújo, tinha 15 anos. Faleceu dez anos depois deixando-lhe os filhos: André, João, Edgar e Clarinda. Em 1887, Romero casou-se novamente, desta vez com Maria Liberata Romero. Outros três filhos coroavam essa nova união: Silvio, Nelson e Sílvia. Sílvio Romero Filho foi cônsul diplomático em Berlim e Nelson, professor de filosofia do Colégio Dom Pedro II, além de diretor do Departamento Nacional de Educação. Casando-se pela terceira vez com Maria Barreto, teve mais sete filhos: Rute, Osvaldo, Odorico, Arnoldo, Maria, Alice e Mauro. Advogado, político, filósofo, crítico literário e escritor, Silvio Romero deixou cerca de 50 de obras. Em 18 de julho de 1914, faleceu na cidade do Rio de Janeiro.

LIVRO

História do Tatuapé

Informações preciosas sobre o passado do Tatuapé são fruto do árduo trabalho de um amante incondicional do bairro: o tatuapeense e historiador Pedro Abarca, que lançou o livro “História do Tatuapé”, uma síntese da publicação de três livros, 11 anuários temáticos e de mais de 22 anos de pesquisas sobre os acontecimentos da região. Entre as inúmeras informações, Abarca afirma, por exemplo, que as terras do Tatuapé começaram a ser exploradas no mínimo dez anos antes da instalação do colégio dos jesuítas no pátio central da cidade. Quer saber mais? Para adquirir o exemplar do livro “História do Tatuapé” é só entrar em contato com o autor através do e-mail peabarca@yahoo.com.br.

11 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 ESPECIALTATUAPE 355 anos
Historiador Pedro Abarca Igreja no Largo Nossa Senhora do Bom Parto, que ficava ao lado da praça, construida em 1908 e demolida em 1959
O Programa de Relacionamento do Complexo Tatuapé complexotatuape Cliente Pontua ganha de ingressos de cinema a passagens aéreas o ano todo Conheça o Clube Pontua. Promoção válida para o mês de setembro de 2023 para clientes Clube Pontua e novos clientes Clube Pontua. Limite de 1 por CPF.
Pontua
50 pontos!
ANIVERSÁRIO DO BAIRRO
QUEM GANHA
A construção da Avenida Tatuapé, hoje Salim Farah Maluf. Ao fundo, a linha de trens da CPTM. Foto de 1974
Apresente este anúncio em uma das lojas do Clube
e ganhe
NO
TATUAPÉ
É VOCÊ!

Tatuapé

355 anos

A DIÁLOGO ENGENHARIA PARABENIZA OS MORADORES E COMERCIANTES DO TATUAPÉ PELOS 355 ANOS DE TRADIÇÃO E EVOLUÇÃO DO BAIRRO.

REPLETO DE FACILIDADES, LAZER E SERVIÇOS, O TATUAPÉ É SINÔNIMO DE TRANSFORMAÇÃO, O QUE FAZ DA REGIÃO UM LUGAR ÚNICO E DESEJADO PARA SE VIVER E TRABALHAR.

TEMOS ORGULHO DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO, ATRAVÉS DOS 26 EMPREENDIMENTOS ENTREGUES E EM CONSTRUÇÃO QUE SOMAM MAIS DE 487.167M ² .

PARABÉNS, TATUAPÉ, POR SUA HISTÓRIA E PELO FUTURO BRILHANTE QUE ESTÁ POR VIR!

12 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2023 ESPECIALTATUAPE 355 anos
WWW.DIALOGO.COM.BR @dialogoengenharia FOTO AÉREA DO TATUAPÉ - MARÇO/2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.