2 minute read

Biblioteca do Tatuapé programa ocupação folclórica e exposição

Arrai No Ceret

Festa promete comidas típicas, além de variadas brincadeiras

Advertisement

preços populares).

O pavilhão da alimentação terá caldos e sopas, como o de mandioquinha, de carne seca com batata e de palmito e costelinha com mandioca. Ainda tem milho, cachorro quente, lanches diversos, pastel, espetinho, pratos típicos da comida baiana, mineira e até oriental.

O evento terá caldos e sopas, como de mandioquinha e de carne seca com batata os próximos dias 28, 29 e 30, o Centro Esportivo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador (Ceret) vai realizar uma festa julina. Na sexta e no sábado, o público poderá aproveitar a festa das 12 às 22 horas. Já no domingo, o encontro ocorre das 12 às 20 horas. A entrada gratuita e o clube fica na Rua Canuto de Abreu, s/nº, Jardim Anália Franco.

O evento contará com uma programação recheada de culinária típica junina, brincadeiras e muita moda de viola para animar a festa. Entre as brincadeiras estão na lista pescaria, argola, brinquedos infláveis para os pequenos, artesanato e o famoso touro mecânico (a

O espaço terá, ainda, um pavilhão especial dedicado aos doces. Entre eles: canjica, arroz doce, pamonha, pinhão, curau, bolo de milho, de churros, de fubá, maçã do amor, fondues, paçoca e crepes. Claro que vinho quente e quentão não podem faltar.

O Ceret tem 286 mil m² e oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de ativi- dades físicas. Ademais, dispõe também de quadras de vôlei, quadras de basquete, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista para caminhada, salas de ginástica, academias ao ar livre, entre outros espaços.

O clube tem uma das maiores áreas verdes da cidade. Nesse sentido, possível observar uma grande quantidade de aves. São mais de 20 espécies, como: o sabiá-do-campo, quero-quero, asa-branca e o periquito-rico. Há ainda o lago com carpas e a horta urbana, com frutas, verduras e hortaliças. Existem restrições para o uso de skates, bicicletas e patins dentro do parque. Dessa forma, eles podem ser usados no bike park.

Aatividades deste mês ainda estão a todo vapor na Biblioteca Hans Christian Andersen. Porém, o local já começou a apresentar parte da programação de agosto. No dia 12, às 11h30, por exemplo, será realizada a “Ocupação Folclore na Hans”. Na oportunidade, haverá lançamento de livros e roda de conversa sobre folclore. Para a data ainda estão previstas brincadeiras, oficina de jardinagem e participações de vários autores e convidados especiais.

Também para o dia 12, a partir das 10 horas, os frequentadores poderão conhecer a exposição de literatura de cordel, organizada pela monitora Cintia Raquel, do Projeto de Intervenção Artístico-Cultural (Piac). No mesmo dia, ter in cio a oficina de iso gravura (técnica contemporânea de impressão inspirada na xilogravura). Para quem se interessar, as inscrições estão abertas, pessoalmente ou pelo link: https://bit.ly/3pWjnQw.

No dia 19, às 10 horas, a biblioteca organizará a “Jornadinha do Patrimônio”, para famílias e crianças, com Amanda Batista Bento. Durante o encontro, os visitantes vão entender, entre outras coisas, a origem e o significado da escultura na praça das bibliotecas. Para isso, Amanda levará o projeto lúdico "Memórias fragmentadas: a locomoção de esculturas pela cidade de São Paulo". Outra novidade da biblioteca que, agora, o espaço ganhou uma Central de Intermediação em Libras.

Para quem não sabe, o espaço cultural acaba de completar

71 anos de existência. A história começou quando a chefe da Divisão das Bibliotecas Infanto-Juvenis do Estado São Paulo, Lenyra Fraccaroli, lançou, em 1951, a pedra fundamental do edifício que abrigaria a biblioteca do Tatuapé. Com projeto arquitetônico considerado moderno para a época, de Hélio de Queiroz Duarte e equipe, a biblioteca foi inaugurada em de julho de 1952, como Biblioteca Infantil do Tatuapé que por sua vez, foi também a primeira biblioteca da região Leste. Três anos após a inauguração, em julho de 1955, a biblioteca passou a denominar-se Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen, em homenagem ao escritor dinamarquês conhecido mundialmente por seus contos de fadas.

This article is from: