2 minute read

Ceret tem arraial

Next Article
@GAZETADOTATUAPE

@GAZETADOTATUAPE

A festa julina do Ceret será realizada nos dias 28, 29 e 30. Na sexta e no sábado, o público poderá aproveitar a festa das 12 às 22 horas. Já no domingo, o encontro ocorre das 12 às 20 horas. Quem for terá a oportunidade de degustar comidas típicas e participar de brincadeiras. Onde? Rua Canuto de Abreu, s/nº,

Advertisement

Engana-se quem pensa que pode plantar uma árvore na calçada sem regras. De acordo com Rodrigo Veras, ex-conselheiro do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), a falta de conhecimento tem levado muitas pessoas a cobrirem as raízes e parte dos caules das espécies com cimento. > VEJA + Página 3

TATUAPÉ Motoristas esperam mais ações da CET

O trânsito do Tatuapé difícil. Além disso, a CET tem feito mudanças que estão sendo questionadas. Mesmo assim, engenheiros do órgão parecem não dar atenção a quem sofre com os congestionamentos. Caso a queda de braço continue, provável que não haverá mais como circular de carro pelo bairro. > VEJA + Página 3

Evolução

Os projetos educacionais ligados ao ensino ambiental precisam de mais incentivo.

Órgãos e entidades direcionados a esse tipo de formação são praticamente desconhecidos de uma grande parcela da população. Ao mesmo tempo, parques e áreas verdes pouco ou nada exploram o fortalecimento da consciência relacionada à preservação e conhecimento das espécies, estejam elas em extinção ou não. Vemos adultos correndo ou caminhando e crianças nos playgrounds, mas as investigações acerca desses espaços verdes e dos seres que vivem neles, estão esquecidas.

É triste perceber temas tão vastos deixados em segundo plano, principalmente porque fazem parte dos planos interdisciplinares dentro das escolas. Muitas vezes acredita-se que o meio ambiente faça parte apenas das matérias compatíveis às áreas de biologia e ciências.

Entretanto, a geogra a e a história também representam a formação de minerais, rochas, solos, sem contar o processo evolutivo de toda a região à qual pertence o parque.

No campo da química, podem ser estudados tanto os processos naturais quanto os resultados da interferência do homem. A matemática e a física estão presentes na simetria de troncos, folhas, nas medições de temperaturas, entre outros estudos especí cos.

Ou seja, motivos não faltam para que a pesquisa esteja presente entre as crianças nas áreas de proteção ambiental, em mananciais e em parques de um modo geral. O desenvolvimento do conhecimento precisa do apoio cada vez maior da Prefeitura e do Estado, pois é preciso criar cada vez mais horários e dias para que os estudantes, escolas e visitantes possam aprender. Para que essas oportunidades sejam reais, são necessários planos e projetos. Se o cuidado com a natureza e as descobertas sobre a fauna e a ora são importantes para todos, também fazem parte desse ciclo de aprendizado as ações de reciclagem.

Nesse sentido, toda a população precisa reconhecer que a separação de materiais como papel, vidro, metal e plástico vão ajudar na preservação de todo o ambiente. Assim, veri ca-se o quão amplo é o estudo e as possibilidades de se propor estudos, aulas e avaliações.

Não se pode mais deixar de lado um tema tão importante. Ao mesmo tempo, existe a necessidade de um aprofundamento em todos os assuntos abrangendo o meio ambiente. Principalmente porque a vida de todo cidadão está diretamente ligada às condições naturais e seus impactos. As chuvas intensas, a temperatura extrema, seja muito fria ou quente, e os ventos descontrolados, por exemplo, mostram um desequilíbrio entre a passagem das estações. Essa realidade será tão melhor ou pior para nós dependendo do comportamento de todos.

Sabemos que o desmatamento, as queimadas e a falta de investimento em pesquisas atrasam o conhecimento. Junto a isso, veri ca-se a questão do quanto todos os responsáveis precisam evoluir.

foto da semana

This article is from: