1 minute read

Comida, música e brincadeiras na quermesse da Silvio Romero

Das 17 às 23 horas, o público poderá se divertir e também conhecer mais do Tatuapé

A prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões

Advertisement

CARRÃO-TATUAPÉ

Curso de moda criativa ensina a ressignificar peças usadas

O trabalho também envolve uma economia significativa de água e energia

OCEU Carrão-Tatuapé, localizado na Rua Monte Serrat, 230, oferece o curso de upcycling. As aulas de moda criativa contam com patrocínio das Lojas Marisa e metodologia de ensino do Centro Universitário Belas Artes. Mais informações sobre dias e horários devem ser consultadas na própria secretaria do CEU.

O upcycling não é uma prática nova e, inclusive, é muito comum em tempos economicamente incertos. Nos últimos anos, no entanto, tem ganhado novo fôlego, graças às técnicas sustentáveis e pegada ambientalmente correta que promove. O upcycling consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados. Isso tudo com criatividade e qualidade igual ou até melhor do que a do produto original.

COMO SURGIU?

O termo upcycling foi cunhado pelo ambientalista alemão prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões e aterros sanitários. Além disso, a técnica diminui a necessidade de exploração de matéria prima para a geração de novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado; menos árvores derrubadas, no caso da madeira; e, no caso do metal, menos mineração.

Reine Pilz, em 1994. Em 2002, popularizou-se com a publicação do livro “Cradle to cradle: rethinking the way we make things” (no Brasil, Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente), escrito pelo arquiteto americano William McDonough, em parceria com o químico Michael Braungart. Desde então, o conceito vem se propagando e conquistando diferentes modelos de negócios. Tais conceitos procuram cada vez mais otimizar o ciclo de vida de seus produtos e adotar hábitos mais sustentáveis de produção. Assim, criam novos produtos a partir da reutilização.

O trabalho também envolve uma economia significativa de água e energia, usadas tanto na exploração dos recursos naturais como, em menor escala, na reciclagem. prática é um dos grandes exemplos da economia circular. Esse conceito propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.