12 minute read

Novidades no Piqueri

Next Article
VIU? VIU?

VIU? VIU?

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirmou que pretende investir em ações de revitalização no Parque do Piqueri. Ap s a assinatura de contrato, existe a possibilidade de instalação de bebedouros para cães, reformas de edificações, substituições de brinquedos e equipamentos de ginástica, entre outras intervenções. > VEJA + Página 3

SILVIO ROMERO Festa junina chega ao fim

Advertisement

Ainda é possível aproveitar, hoje, dia 2, a festa junina organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praça Silvio Romero. Quem for ao local poderá degustar pratos típicos e também as tradicionais barracas do lanche de pernil, de pastel, fogazza, entre outras. Há também os deliciosos bolos e espetinhos de frutas com chocolate. > VEJA + Página 4

MODA CRIATIVA CEU tem aulas

O curso de upcycling está com inscrições abertas no CEU Carrão-Tatuapé, localizado na Rua Monte Serrat, 230. Tratase de aulas de moda criativa que mostram como é possível recriar uma peça já existente. O projeto conta com o patrocínio das Lojas Marisa e a metodologia de ensino é do Centro Universitário Belas Artes.>VEJA + Página 4

Pode ou não?

Quem usa o Metrô ou os trens da CPTM já se habituou com a presença dos vendedores ambulantes. Comercializando os produtos mais variados que se possa imaginar, eles dividem o espaço com os passageiros e defendem seus negócios. Uns fazem rimas, outros gritam alto. Por outro lado, há os que apelam para o bom humor ou cantam com o objetivo de atrair a clientela.

Apesar de existirem tantas estratégias de marketing no mesmo ambiente, a Secretaria de Transportes a rma se tratar de um empreendedorismo irregular. Diante disso, ca a questão: por que o órgão não encontra um meio de regularizar o serviço? Primeiro pelo fato de ser uma atividade consolidada e, segundo, por conta de as pessoas terem suas mercadorias con scadas.

Ou seja, o que se tornou comum não será encerrado ao acaso. Até porque, cada vez mais, as pessoas estão vivendo com di culdades e buscam nas vendas um meio de sobrevivência. Isso nos leva a crer que os responsáveis pelos sistemas de transporte não sabem como solucionar a questão. Do mesmo modo, deixam de apresentar alternativas aos camelôs.

Se é algo que se tornou, de certa forma, normal, o Estado ou as empresas privadas não deveriam regulamentar o atendimento? Os produtos poderiam ser divididos entre dias e horários de vendas.

Os tipos de alimentos, eletrônicos, vestimentas, entre outros materiais oferecidos, poderiam ter vagões especí cos. Além disso, os empreendedores estariam devidamente uniformizados e com crachás.

Parece brincadeira, mas quando as empresas de segurança privada entram no vagão para retirar os produtos dos camelôs, os passageiros também sofrem. Os vendedores correm na tentativa de proteger mochilas e sacolas, mas não querem saber quem está na frente. Depois que os ambulantes saem, algumas pessoas cam machucadas e os seguranças vão embora.

Minutos depois, os vendedores retornam e o ciclo recomeça. Assim, sem uma de nição, a quantidade de produtos oferecida aos usuários dos transportes só aumenta.

Tanto é que, depois dos vagões, os comerciantes ainda se arriscam na plataforma interna. E a atitude se dá por um fator simples: a passarela de acesso às bilheterias está lotada de barracas, carrinhos de comida e demonstradores de itens diversos.

Mais uma comprovação da concorrência e de uma realidade que não mudará sem planejamento. Enquanto a ideia for apenas de punição, sem que seja conhecido o verdadeiro empreendedor, o movimento de fuga e retorno para os vagões permanecerá. Atrelado a isso, está o consumidor que vê a facilidade de comprar algo sem sair do trem e com o preço mais em conta.

Se tudo continuar da mesma forma, o Estado ou as empresas vão continuar gastando com grupos de segurança. No entanto, será como enxugar gelo, sem resultado nenhum. Será que não há maneira de se encontrar uma solução louvável para isso? Se o ambulante não tem dinheiro para alugar um box, deveria haver outro modelo.

ARQUIVO

BEM-ESTAR Carga emocional

POR THOMAZ BARCELLOS

Medo, ansiedade, raiva, estresse, preocupação, incertezas, angústia, tristeza, insegurança, perda de liberdade. Essa é apenas uma pequena lista das emoções, sentimentos e sensações que acometem o mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linkedin, 62% das pessoas que passaram a trabalhar em casa já se sentiam mais estressadas, muito por causa da solidão e da insegurança por não ter a real noção do que se passa no mundo do lado de fora do lar. Além disso, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgou uma pesquisa que mostrava o aumento de até 25% do número de consultas com psiquiatras no Brasil e o crescimento na procura por remédios para tratar transtornos. Nos dias de hoje, é uma tendência comum sentir o impacto na nossa saúde física e mental, e as buscas por soluções são constantes. Reconhecer que existem problemas é importante, e saber como superá-los é fundamental.

Existem formas simples que podem ajudar. Se aprendermos a viver segundo conceitos da filosofia oriental, que nos diz que tudo é mutável e impermanente, conseguiremos passar por tudo isso de forma mais fácil. Precisamos ser desprendidos e ter uma postura de desapego tanto para coisas boas, como sorte e riqueza, quanto para as ruins, como os ressentimentos e a tristeza. Pensar na transitoriedade das coisas faz com que tudo seja mais ameno. Aceitar o que não podemos mudar, viver o presente como o único tempo que existe, ser grato pela vida e oportunidades concedidas, são ensinamentos que necessitamos colocar em prática. Praticar ioga, meditação, técnicas de respiração ou mindfulness auto hipnose são de grande ajuda para esse momento. Se conectar com pessoas positivas, boas notícias, leituras edificantes e estar em prece são recomendações essenciais. Muito do que citei acima pode ser facilmente incorporado na rotina, como, por exemplo, parar em alguns momentos do dia para fazer uma respiração mais consciente. comum num estado de ansiedade e estresse mantermos uma respiração curta pelo nariz e incompleta, usando pequena parte dos pulmões. Nossas células necessitam de oxigênio 24 horas por dia e para um bom funcionamento do organismo esse fluxo deve ser o mais eficiente possível. Parar por dois minutos que seja, inspirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca, procurando retirar o máximo de ar do corpo, já é de grande valia para trazer de imediato uma sensação de calma e bem-estar. meditação é outra prática extremamente eficaz para diminuir a ansiedade e o estresse. Ela pode ser realizada diariamente por pelo menos 15 minutos diários. Então, vale a pena organizar uma rotina para meditar por um tempo e programar pausas ao longo do dia para respirar. Todas as ações capazes de trazer tranquilidade ao coração e ao pensamento são válidas.

Thomaz Barcellos é hipnoterapeuta e mestre em ciências médicas

Espa O Do S Ndico

Festa responsável

Ocupar o espaço gourmet do prédio para fazer um evento ou comemoração é uma das vantagens de quem mora nesses tipos de empreendimento. Mas, para ter uma festa tranquila e dentro da lei do condomínio, é preciso seguir as regras do regimento interno e da convenção condominial. Como o condomínio é um local em que outras pessoas moram e convivem em conjunto, é preciso que, em casos do uso das áreas comuns como o salão de festas, algumas regras de bom senso e convívio sejam aplicadas.

Até porque, para comemorar, não precisa incomodar os vizinhos, não é mesmo? Dessa forma, para manter o sossego e a boa convivência no condomínio, regras como limites na música ao vivo em festas são aplicadas.

E isso vale para festas no salão do condomínio e dentro dos apartamentos. Por isso, antes de chamar todo mundo para comemorar, é preciso consultar o regimento interno e seguir as regras descritas no documento, pois a quebra das normas pode gerar multa.

O que a Lei do Silêncio diz? Um dos motivos para os condomínios não permitirem música ao vivo nas comemorações e eventos é porque a amplitude do som pode incomodar os outros condôminos.

Para isso, o condomínio deve ter descrito no regimento interno como funcionam as regras quanto a barulho, comumente chamadas de Lei do Silêncio, ali. Não existe uma legislação específica sobre barulho para todos os condomínios. Regras internas de si-

Foto Da Semana

Orgulho do rótulo de comunista

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

Sinceramente, isso eu não esperava, realmente fiquei estarrecido. Durante a campanha ele não teve coragem de dizer isso. Porém, agora eleito, e muito bem calçado por todos os lados, ele disse em alto, vivo e bom som, ao elogiar Fidel e Chávez "se orgulhar do rótulo de comunista". Caiu a máscara. O que mais esperar, para ser a grande estrela no 26º Foro de São Paulo, o grande encontro dos maiores medíocres e ferrenhos esquerdistas da América Latina e Caribe. Ele se encontrava em seu “habitat”, em meio a todos os companheiros. Imaginem, até Zé Dirceu e o Delúbio estavam lá, além de Gleisi Hoffmann, sem dúvida um encontro memorável. Lula teve a coragem de elogiar os maiores sanguinários da história recente, Fidel Castro "paredon" e Hugo Chávez "porque no te callas". Foi uma frase do rei Juan Carlos da Espanha ao presidente venezuelano Hugo Chávez, durante a XVII Conferência Ibero-Americana, realizada na cidade de Santiago do Chile, no final de 2007, quando estava falando tantas besteiras e interferindo no discurso de outros presidentes, como se ele fosse rei, o maior vexame da história.

Defendeu Maduro, “o boy de recado do Chávez”, fiel escudeiro “faremos tudo o que o seu mestre mandar” que chorava e dormia no túmulo de Chavez, dizendo que ia buscar instruções com ele, disse Lula: “A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim”.

Só que ele não diz que tipo de elei-

Gazeta H 40 Anos

lêncio variam de empreendimento para empreendimento, de acordo com estipulado em seus regimentos internos.

Ou seja, no condomínio da Maria, a lei pode ser das 22 às horas e no condomínio do Pedro, da meia-noite às horas. Desse modo, é importante consultar a legislação local e o regimento interno e conferir qual o horário de vigor do horário de silêncio no seu condomínio.

Entretanto, vale lembrar que existe no Código Civil o artigo 1.277 que diz: “o proprietário ou possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais segurança, ao sossego e saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”.

Existe também a Lei nº 3.688, Lei das Contravenções Penais, que diz: “Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio: Com gritaria ou algazarra; II Exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III Abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; IV Provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de quem tem a guarda. Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa”. Ou seja, existem leis que falam sobre o barulho, como as que mostramos acima. Mas elas não falam ou citam diretamente os condomínios. Há também leis gerais sobre barulho que variam de uma região para outra. Dessa forma, é necessário que os condomínios criem suas próprias regras e que elas sejam seguidas pelos moradores.

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 ções. Lá só ganha quem o Maduro deseja e as pessoas são obrigadas a seguir a cartilha dele. Falar em eleições na Venezuela é uma piada, no momento em que o Tribunal Penal Internacional autorizou que seu procurador retome as investigações sobre supostos crimes contra a humanidade cometidos pelo governo Maduro. Haia mostra que os abusos de Maduro não são narrativas, como diz o Lula. E o que se sabe é que, durante a pandemia, a pobreza era tal que as famílias colocavam os cadáveres de seus parentes na porta de casa para que um caminhão passasse recolhendo e levando-os para vala comum. de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

Biblioteca Hans Christian Andersen anunciou a programação deste mês. Quem for até o espaço poderá participar ou acompanhar oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, entre outras atividades. biblioteca, temática em contos de fadas, está na Avenida Celso Garcia, 4.142, Tatuapé. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2295-3447, site www.bibliotecas.sp.gov.br, Instagram @bibliotecahansc ou Facebook/bibliotecahans.christianandersen.

Todos sabem que mais de 30 milhões de venezuelanos vivem de migalhas e piedade dos países limítrofes, para onde correram para não morrer de fome. Mesmo assim, Lula diz que devemos ajudar Maduro e a Argentina, para permitir exportações de engenharia para esses países que, certamente, não pagarão nada. Aliás, a Venezuela pagou a Petrobras que o Maduro fechou em seu território? Claro que não.

Tem a controversa cassação dos direitos políticos do Bolsonaro e a tentativa de cassação das concessões da Rádio Jovem Pan, entre outras coisas. Sem dúvida, são momentos sombrios e duvidosos.

Um presidente que se orgulha de ser comunista e que não condenou a Rússia por sua guerra covarde em face da Ucrânia, não tem muito a esconder. Agora, abriu a porta do armário e saiu, como muitos estão fazendo.

O QUE ERA NOTÍCIA EM 22 de maio de 1983 EDIÇÃONº 421

A Desinforma O Do Prefeito De Pasmar

Canalização de córregos e pavimentação de ruas são as principais reivindicações da população, segundo o prefeito Mário Covas, que se confessou surpreso com a quantidade de pedidos desse tipo que recebe diariamente. “Pensei que escola e creches tivessem demanda maior”, disse, admitindo, no entanto que as fortes chuvas deste ano foram decisivas para a mudança das prioridades. Covas passou o dia inspecionando obras na cidade e admitiu que terá problemas para atender aos pedidos de pavimentação de ruas. O prefeito visitou o Hospital de Itaquera, uma creche no conjunto da Cohab em Itaquera e as obras de canalização do córrego Capão da Embira. Passando pelo cruzamento da avenida dos Bandeirantes com a rodovia dos Imigrantes. Covas viu um motorista de um caminhão despejando desesperadamente no local o lixo da carroçaria. O prefeito desceu do carro oficial e mandou que seus assessores multassem o infrator, que se assustou. “É por isso que a cidade está tão suja” comentou Covas. Realmente este prefeito está totalmente por fora dos principais problemas da cidade de São Paulo, atualmente abandonada a seu próprio destino.

Acontecendo

SALA DE AULA

Na Emef Padre José de Anchieta a cozinha é transformada em sala de aula. unidade promove um projeto chamado “Território Culinário” em que ensina receitas baseadas na gastronomia periférica, que prevê o reaproveitamento total dos alimentos para combater o desperdício. O primeiro passo é dado pelos estudantes menores, do 1º ano do ensino fundamental, que cuidam da horta da escola e colhem os temperos das receitas que serão preparadas pelos alunos maiores. Nas atividades, que ocorrem dentro da grade curricular das turmas do período integral, as crianças aprendem a manusear os utensílios da cozinha com segurança e participam da execução das receitas. Um dos objetivos é que os estudantes entendam os benefícios do trabalho em grupo e da utilização dos alimentos.

EM JULHO: PRIMEIRA SEMANA DO “VOLUNTÁRIO SOCIAL” importância do voluntário, a obra social, o excepcional, causas de delinquência, o desemprego: estes são alguns dos temas que vão ser abordados de a de julho, na Primeira Semana do Voluntário Social, em promoção da Administração Oswaldo de Carlos Darcy Pannochia. Inúmeras personalidades vão estar presentes, destacandose o secretário da promoção social do Estado, dr. Carlos Alfredo de Souza Queiroz e dr. Franco Barusselli, secretário do Estado de Descentralização e Participação e o secretário de Relações do Trabalho, Dr. Almir Pazzianotto Filho. Na próxima quintafeira, pela manhã, o secretário Roberto Hatje vai reunir a imprensa em seu gabinete, oportunidade na qual enfocará todos os detalhes a respeito da atividade. Antecipandose Hatje disse que a “Semana” objetiva sensibilizar a comunidade e dirigentes de Obras Sociais para a necessidade do trabalho e fins beneficentes ou de filantropia. Este e outros enfoques serão a tônica do evento. 1ª semana do Voluntário Social, coordenada pela Secretaria da promoção Social, terá as efetivas participações das senhoras Maria Joana Ceccelinato de Carlos e Lygia Pannochia, respectivamente esposas do prefeito e do vice-prefeito.

HORTA Além da retirada de importantes itens para alimentação, das hortas cultivadas em 1.255 escolas da rede municipal, muito aprendizado é transmitido para os alunos das unidades de ensino. Estes espaços, cuidados por professores e estudantes, são trabalhados sob diferentes abordagens contempladas pelo projeto pedagógico. maioria das hortas, encontradas nas escolas municipais, é cultivada em canteiros no solo e produzem ervas aromáticas, temperos, verduras, legumes, frutas, flores e até plantas alimentícias não convencionais, as Pancs. Para além dos canteiros, outras escolas inovam nos locais para implementar as hortas: há cultivo em jardineiras e vasos, garrafas pet, recipientes plásticos, de madeira e até em pneus. Quando possível, os itens das hortas são consumidos na merenda.

ESCOLA ABERTA

Prefeitura deu início ao piloto do programa “Escola Aberta”. iniciativa prevê abrir as portas das unidades da rede aos fins de semana com atividades de cultura, esportes e lazer para toda a comunidade. Aos sábados, a grade de atividades nos estabelecimentos que estão participando do projeto ocorre aos sábados, das 8h30 às 17h30 e, aos domingos, das às 13 horas. De acordo com o cronograma são oferecidas aulas de esporte, iniciação ao teatro, expressão corporal a partir de coreografias de ritmos diversos e cursos de formação digital, além de jogos e brincadeiras circenses, musicalização, oficinas de artes plásticas, culinária e de temas ligados sustentabilidade e reciclagem. estimativa é de que pelo menos 500 pessoas participem do “Escola Aberta” por fim de semana.

Conseg Tatuap

Reclamações envolvem problemas ligados à falta de fiscalização

Barulho,

This article is from: