
3 minute read
Psiu, Sub Mooca e PM recebem críticas de moradores no Conseg
Falta de respeito e de fiscalização colocam vizinhos em situação delicada e arriscada
Moradores das proximidades do Largo Nossa Senhora do Bom Parto foram ao Conseg Tatuapé na última segunda-feira, dia 23.
Advertisement
Eles afirmaram que buscam um acordo com uma produtora musical estabelecida no mesmo endereço. A presença deles no encontro do Conselho de Segurança se deu por conta de abusos que estão sendo cometidos por alguns visitantes da empresa. Quem tem apartamento ou casa no entorno sugere que o policiamento de trânsito e também o Psiu deem atenção às inúmeras reclamações registradas pelo 190 e também na Prefeitura. Uma das reclamantes fez questão de frisar que o Tatuapé tem muitas pessoas idosas, e o Bom Parto acompanha essa realidade. Do mesmo modo, há acamados, cadeirantes e moradores com mobilidade reduzida. Esses e outros fatores fizeram com que filhos e netos se mobilizassem para alcançarem uma solução. Na reunião, eles disseram esperar uma mudança de comportamento em relação ao respeito mútuo. Para isso, foram buscar o apoio do poder público com o intuito de diminuir a tensão entre as partes envolvidas.

O delegado titular do 30º DP – Tatuapé, Marcos Galli Casseb, se colocou à disposição para acompanhar os boletins de ocorrência e analisar os fatos.
Representantes das polícias Militar e de Trânsito presentes ao Conseg adiantaram que o local vai receber o policiamento ostensivo. Caso seja necessário, os motoristas que praticarem irregularidades serão autuados. Carros com aparelhos sonoros que produzam ruídos acima dos decibéis permitidos por lei também podem ser recolhidos e levados para a delegacia.
Aproveitando a oportunidade, moradoras próximas às ruas Dona Cândida e Emília Marengo foram pedir ao capitão da PM que combata os furtos de celulares e carros nesses locais. Os mesmos problemas são vivenciados por quem vive no entorno da Praça Ana Jarvis. Devido aos crimes, as pessoas estão com medo de caminhar pelas vias, principalmente no início da manhã e fim de tarde. Sobre os endereços citados, os policiais reafirmaram que vão direcionar mais viaturas aos lugares.
Moradores reclamam que o Parque Municipal do Tatuapé está abandonado desde setembro do ano passado. Atualmente, o mato está com mais de um metro de altura e cresce entre o calçamento e também ao lado de bancos e mesas. A área do playground reflete o mesmo problema e revela que as questões de falta de manutenção afastaram muitos frequentadores. Nos últimos anos, o espaço de lazer tem recebido promessas de revitalização, com a construção de banheiros, sede da administração, entre outros equipamentos.
O parque, que existe oficialmente desde 2015, está na Rua São Felipe, esquina com a Avenida Condessa Elizabeth Robiano. O surgimento do local contou com a participação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Subprefeitura Mooca, CDC Albino Grandi e do ex-vereador Toninho Paiva. Em todo o período, desde a criação, vários planos de expansão foram apresentados. O mais recente estabeleceu que o terreno receberia uma verba de cerca de R$ 6 milhões.
Dentro das especulações apresentadas, está prevista a reforma da infraestrutura do antigo CDC. Depois, a adequação de parte dos caminhos para ajustar a permeabilidade. Além disso, foi projetada a ampliação do playground e a adequação da academia ao ar livre. Outros itens incluídos foram: intervenções nas trilhas de terra batida e criação de áreas de estar em deck de madeira plástica. A área do CDC possui quadras de bocha e malha, salão de festas, estacionamento e diversas espécies de árvores. O terreno fará parte da implantação de pista de skate, do campo de futebol e construção da administração, além de paisagismo e adequação do gradil. No parque há mesas com bancos, brinquedos, aparelhos de ginástica e um bebedouro. Como a área de esportes ficou com uma parte inutilizada por causa do mato, vários usuários estão se dirigindo para o Parque do Piqueri. Ao mesmo tempo, donos de pets se mobilizam para tentar resolver a dificuldade o mais rápido possível. Entre as preocupações dos moradores está a possível proliferação de moscas, baratas e ratos devido ao lixo acumulado.
SVMA RESPONDE
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) in- formou que encontra-se em processo licitatório as obras de revitalização do Parque do Tatuapé. Segundo a pasta, por enquanto não houve empresa interessada para executar os serviços. O projeto de ampliação prevê a reforma da cancha de bocha, implantação de pista de skate, campo de futebol, redário, ampliação do parquinho, “cachorródromo”, edifício administrativo, sanitários públicos, estares, percursos e novos acessos. Em relação ao contrato de manutenção e manejo a SVMA relatou que, desde junho de 2022, foi firmado um contrato com uma empresa terceirizada. Conforme a secretaria, a roçagem do parque está sendo executada desde a última segunda-feira, dia 23, com previsão de término para o início da próxima semana.
FAIXA AZUL Ampliação deve chegar a 220 Km de vias
