CENHA; 60º ANIVERSáRIO Entidade tem reconhecimento nas três esferas
O Cenha – Centro Social Nossa Senhora da Penha
completando seu 60º aniversário em 2025. Uma das mais respeitadas entidades do País é reconhecida como instituição de utilidade pública nas três esferas: municipal, estadual e federal. > VEJA + Página 4
Obras irão modernizar a infraestrutura
A Praça Barão de Itaqui, no Tatuapé, passará por um conjunto de obras de revitalização que vão modernizar a infraestrutura e melhorar as condições de circulação de pedestres e motoristas. As intervenções têm licitação prevista para dezembro e investimento máximo de R$ 1,83 milhão. >VEJA + Página 5
CORAL VOZES Muito além de um projeto musical
Criado em 2022 pela regente Vania Martins, o Coral Vozes nasceu no Tatuapé no período pós-pandemia com o propósito de promover reintegração social, acolhimento e bem-estar por meio da música. >VEJA + Página 4
está
2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~
Educação e Fiscalização
POR MARCOS HELENO
Odesenvolvimento econômico passa necessariamente pela promoção da confiança. Empresas e consumidores precisam confiar uns nos outros para que os negócios aconteçam.
Caso contrário, teremos o que os economistas chamam de custos de transação, impactando negativamente os preços e as possibilidades de negócios.
O Ipem-SP tem o propósito de contribuir para a confiança dos mercados.
Para isso, ele é ocupado com laboratórios de metrologia industrial, presta serviços tecnológicos em apoio ao setor produtivo, participa de atividades de normalização, presta serviços de verificação de instrumentos metrológicos e realiza atividades de fiscalização em segurança de produtos e metrologia legal.
Ressalto o papel do Ipem-SP na fiscalização na vida das pessoas, garantindo o uso correto das balanças de pesagem, os produtos pré-embalados, a venda de brinquedos, entre outros. Todas estas atividades não terão o efeito desejado como política pública se não forem integradas a ações educativas que busquem orientar consumidores e empresas sobre as regras de mercado e padrões de qualidade exigidos pelos diversos regulamentos técnicos.
A fiscalização sem educação é como esvaziar o oceano com um balde. Seu efeito é limitado e não se espraia de forma efetiva. É quando associada com uma política educacional consistente, promovendo uma cultura da qualidade, que seus efeitos se tornam poderosos e causam impacto na sociedade.
Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior é superintendente do Ipem-SP
EBrasil mostra sua cara
POR
SERGIO CARREIRO DE TEVES
stá bem em moda; agora todos querem ver a cara do Brasil, assim a televisão alardeou ao longo dos últimos meses com a novela “Vale Tudo”.
Lamentavelmente, a cara do Brasil não mudou muito nos últimos tempos: entra governo, sai governo e é a mesma coisa. E o pior é que sempre ouvimos “Brasil, o país do futuro”.
Desde criança — e já faz tempo, mais de 80 anos — ouço isso: “Brasil é o país do futuro”. Mas que futuro é esse que nunca chega? A impressão que temos é a de que estamos sempre no passado.
No Brasil, até o passado é incerto, porque, segundo Lula, tudo não passa de “narrativas”. Chegou a aconselhar Maduro, dizendo que tudo o que ocorre na Venezuela não passa de narrativa.
A Lava-Jato e o Mensalão foram narrativas; com isso, busca-se encobrir tudo e avançar rumo ao único objetivo: enganar ao máximo para chegar à reeleição. Ele acaba de dizer que ninguém o derrotará nas eleições de 2026; o pior é que acreditamos nisso, com o uso da máquina do governo, que não é uma simples máquina, mas um “rolo compressor”. Sem dúvida, ele ganha. Vejam como ele manobra bem as coisas: já tinha o Supremo Tribunal Federal nas mãos; agora, o ministro Luiz Roberto Barroso, parecendo envergonhado pelos últimos acontecimentos, pediu para sair, antecipando sua aposentadoria.
Vários nomes surgem, até de mulheres: afinal, só há uma no tribunal, Carmem Lúcia, que também já disse que vai sair. Parece que a vergonha ganhou corpo, e ele vai atrás do seu amigo Messias — o mesmo que Dilma usava como garoto de recado, pronto para entregar a Lula a carta que o nomeava ministro de seu governo para não ser preso.
Sempre são os amigos para blindar suas atividades, pois esse Messias é o mais indicado. Apesar de outras indicações, como a de Lyra — ele é advogado-geral da União e evangélico —, como Lula precisa se aproximar dos evangélicos, agradará essa parte da sociedade, sem se importar com as exigências da Constituição: pessoa ilibada, maior de 35 anos e de notável saber jurídico.
Será que esse advogado tem notável saber jurídico? Certamente não: não vimos pareceres nem livros escritos por ele. Quais cursos e títulos ele possui? Nada disso existe, e também não importa; está sendo igual a Toffoli, que não tinha nada, nunca foi juiz e está lá como ministro do Supremo Tribunal Federal, sendo que era um simples advogado do sindicato onde Lula militava.
Esta semana, em frente a Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, o já senil presidente disse que “o Congresso nunca teve baixo nível como agora e que a extrema direita que se elegeu em 22 é a pior que já se teve”, desrespeitando o Poder Legis-
lativo e demonstrando seu desprezo e falta de respeito por um poder da República. Motta deveria ter replicado, já que fora agredido, que o país nunca, antes na história deste país, teve um presidente tão desrespeitoso e ineficiente.
Com ele é assim: se fizer o que ele quer, é “bestial”; se não fizer ou fizer ao contrário de sua vontade, é “uma besta”. Não sabe separar ideologia de realidade, não respeita quem é contra ele, não sabe debater, expor ideais e aceitar as ideias dos outros; na verdade, não conhece a verdadeira democracia. Aliás, ele já disse que vivemos uma democracia relativa, porque, em verdade, também já afirmou que é comunista.
Agora já subiu no palanque e diz que ninguém o derrotará em 2026. Claro que não, dando tudo para o pobre, especialmente para o povo humilde, que se contenta em ter somente o que comer. Agora deu o gás; o próximo deve ser o fogão, porque de que adianta dar o gás a quem tem fogão a lenha? Depois, certamente, virão as panelas, porque de que adianta ter fogão e gás sem panelas?
Daí para frente, até o final de 2026, muita coisa ele irá dar, porque pouco se importa se não houver de onde sair o dinheiro: qualquer benesse custa, e o dinheiro vem dos cofres públicos, que são alimentados por nossos impostos. Mas, para ele, os cofres são uma fonte inesgotável de recursos: cabe tudo — Bolsa Família para mais da metade da população brasileira, “pé de meia”, agora ônibus de graça, gás, tudo que lhe der na cabeça para ganhar votos. Infelizmente, estamos nessa situação, e o pior é que a direita está deitada em berço esplêndido esperando “Godô”, como na peça de teatro; continua todo mundo esperando o que vai acontecer com Bolsonaro, como se já não soubéssemos de seu futuro — sem dúvida, a cadeia e a inexigibilidade já são fato consumado. Enquanto existir o “Xerifão”, ele não escapa, até porque são ordens de Lula, e o STF não descumpre as ordens do rei; faremos tudo que ele mandar.
Com tudo isso, que cara o Brasil pode mostrar ao mundo? Um país pobre, sem destino e sem futuro, porque não há um plano claro de governo: o plano é um só — fazer de tudo para a reeleição. Eles não podem perder o poder; o poder é tudo. Foi difícil tirá-los do poder, voltaram facilmente, e agora não sairão mais. O Brasil, na verdade, não tem cara para mostrar ao mundo, a não ser a vergonha de ter um povo analfabeto, desprovido de conhecimentos e que não sabe votar, sendo facilmente manipulado por um prato de comida.
Essa é a cara do Brasil, o país da miséria, da corrupção e do desgoverno, e que está condenado a assim permanecer por muitos anos. Deixaram o PT entrar; agora, não há como esconder a nossa cara.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Quando
a desatenção é mais que distração
POR GILBERTO FERLIN
No mês que o Dia das Crianças e o Dia dos Professores, vale refletir sobre um tema que conecta saúde e educação de maneira direta: os transtornos de aprendizagem e atenção. Muitos pais e educadores já se depararam com a dúvida: será que a criança está apenas distraída ou desinteressada, ou existe algo além disso? O déficit de atenção e a dislexia (transtorno específico de aprendizagem que afeta a capacidade de ler, escrever e reconhecer palavras com fluência) são condições frequentemente identificadas no ambiente escolar, mas nem sempre de forma clara. É comum que sinais como perda de objetos, esquecimento de tarefas, dificuldade para manter o foco ou erros frequentes na leitura sejam interpretados como "birra" ou "preguiça". No entanto, quando esses comportamentos se repetem em diferentes contextos e começam a prejudicar a rotina, podem indicar a necessidade de investigação especializada. Outro ponto importante é que nem sempre a causa está apenas no cérebro da criança. Problemas de audição, distúrbios de linguagem ou até alterações no sono podem simular sintomas de desatenção. Uma criança que dorme mal em função de apneia, por exemplo, pode apresentar cansaço durante o dia e ter queda de rendimento escolar. Já dificuldades linguísticas podem exigir tanto esforço cognitivo para compreender as au-
las que resultam em aparente desinteresse. No caso da dislexia, os primeiros indícios surgem cedo. Crianças em idade pré-escolar que apresentam atraso de fala, dificuldades em brincar com rimas, em formar frases ou em expandir o vocabulário já merecem acompanhamento. Não é incomum que essas crianças sejam mais tímidas ou busquem interações com adultos em vez dos colegas, justamente porque sentem dificuldade de acompanhar os pares em atividades de linguagem. Aqui, o professor exerce papel fundamental: por estar em contato diário, tem condições privilegiadas de perceber e orientar a família a procurar ajuda. É nesse ponto que a atuação multidisciplinar se mostra indispensável. Uma investigação completa permite diferenciar entre TDAH, dislexia, distúrbios da linguagem e outros quadros que exigem abordagens específicas.
Mais do que o diagnóstico, entretanto, a parceria entre família e escola é o que sustenta o processo de aprendizagem. Planos educacionais individualizados, adaptações de avaliação, uso de recursos multissensoriais e ambientes mais organizados são medidas que fazem diferença. No dia a dia, atividades simples como conversas, leituras em conjunto, jogos de palavras e interações em grupo também fortalecem as habilidades de linguagem e atenção.
Gilberto Ferlin é otorrinolaringologista e foniatra
Está se tornando realidade o Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo
DA REDAÇÃO
Brevemente, os 500 mil moradores de Ermelino Matarazzo estarão usufruindo desta importante obra da Administração Mário Covas. desde há muito reivindicada. A sua localização é na Alameda Rodrigo de Brum, entre as Ruas Oscar M. da Silva e José G. Nogueira, a 200 metros da Avenida São Miguel. INSTITUÍDO O DIA DO "GARI"
Atendendo solicitação da munícipe Florinda Estevam, o prefeito Mário Covas instituiu o Dia do Servidor da Limpeza Pública GARI a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de outubro. Diz o ofício enviado à munícipe Florinda Estevam pelo gabinete do prefeito Mário Covas: Prezada Senhora, em atenção à sua carta enviada ao prefeito Mário Covas, solicitando criar o dia do Coletor de Lixos, como forma de homenageá-los, temos a informar-lhe que a Lei nº 9.942, de 18 de julho de 1985, instituiu Dia de Servidor da Limpeza
Até o dia 31 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza ações de Intensificação de Multivacinação 2025, promovida pelo Programa Municipal de Imunizações (PMI). A iniciativa tem como objetivo proteger crianças e adolescentes contra diversas doenças imunopreveníveis, atualizar as cadernetas de vacinação e reforçar a importância da imunização como estratégia essencial de saúde pública.
CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO
Pública GARI, a ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de outubro, e dá outras providências conforme transmitiu a ATL-Assessoria Técnico Legislativa do Gabinete do Prefeito. Aproveito a oportunidade para apresentar a Vossa Senhoria, protestos de consideração e apreço. Amadeu Virolli Netto - Chefe de Gabinete Florinda Estevam agradece de público este "gesto do prefeito Mário Covas em atendê-la, pois fui surpreendida pela atenção dispensada ao meu pedido. Já que todo dia é dia de alguma profissão", por que não comemorar o dia do GARI?
Ela faz questão de deixar esta mensagem aos "GARIS": "A vocês, nossos irmãos, que não importa o dia ou hora, se faça sol ou chuva e até nos feriados, nos prestam serviços, meus cumprimentos e que Deus os proteja.”
Realmente não é fácil, trabalhar sob sol e chuva. Mas será que os GARIS sabem da sua importância na vida da cidade? Ou apenas fazem o seu trabalho como meio de sobrevivência?
ALTAS COBERTURAS VACINAIS
"São Paulo realiza um intenso trabalho para manter as altas coberturas vacinais, com busca ativa, Declaração de Vacina Atualizada em parceria entre a Saúde e a Educação, e essa é mais uma oportunidade para garantir a proteção, levando as doses nos locais onde os jovens estão", declara o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
ELIMINAÇÃO DA POLIOMIELITE
Durante todo o período, crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) poderão receber as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Também estarão disponíveis as vacinas contra febre amarela, sarampo, além da vacina contra HPV, para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não completaram o esquema vacinal.
A ação visa reduzir a incidência de doenças preveníveis por vacinação, manter a eliminação da poliomielite, dar continuidade às ações de combate ao sarampo e aproximar a população cada vez mais da imunização. Um dos destaques da campanha será a "Semana da Criança", que acontecerá entre 13 e 18 de outubro, com diversas ações extramuros de vacinação em locais estratégicos, como escolas, praças, parques e centros comunitários, ampliando o acesso da população. Os locais, dias e horários das ações estão disponíveis no link: https://prefeitura.sp.gov.br/ web/saude/w/a%C3%A7%-
4 COTIDIANOFATOS
Coral Vozes
A música como reencontro e transformação pós-pandemia
Com o lema 'Cantar é para todos', o grupo começou com apenas 14 participantes e hoje reúne mais de 50 coralistas
Criado em 2022 pela regente Vania Martins, o Coral Vozes nasceu no Tatuapé no período pós-pandemia com o propósito de promover reintegração social, acolhimento e bem-estar por meio da música. O projeto surgiu para reunir pessoas que, após o isolamento da Covid-19, buscavam um espaço de convivência, expressão e renovação emocional. Fazem parte do grupo iniciantes e amantes da música que redescobriram o prazer de cantar e até iniciaram estudos em instrumentos musicais. O Coral Vozes também conta com a participação da pianista Antonieta Valverde e do preparador vocal Rogério Urquiza. Além disso, em alguns momentos especiais, os próprios integrantes também colaboram na formação instrumental, com Vitor Ramos na
percussão e Ronaldo dos Santos na guitarra, acrescentando ritmo e emoção às performances. RÍTMOS VARIADOS
Vania Martins, que tem licenciatura em Música com ênfase em regência coral, conta que, “as apresentações valorizam a música brasileira, explorando ritmos de diversas regiões do País, além de incluir elementos cênicos e danças folclóricas em suas apresentações”, afirma. Segundo a maestrina, “mais que um projeto musical, o Coral Vozes é um espaço de transformação pessoal e coletiva, que promove saúde, autoconfiança e pertencimento social”. ANIVERSÁRIO DO TATUAPÉ
O Coral Vozes realizou várias apresentações durante as festividades de aniversário do Tatuapé, emocionando o público por
JUBILEU DE DIAMANTE
Cenha celebra 60 anos de inclusão e transformação
A entidade é uma das mais sérias e respeitadas organizações do terceiro setor nacional
Oonde passou, entre elas, a Missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Conceição, a abertura da exposição de fotos históricas na Unicid e a festa de aniversário do bairro realizada no Quintal do Espeto. Em 2025, o grupo também integrou as comemorações do aniversário da cidade de São Paulo, com uma emocionante apresentação na Casa das Rosas, na Avenida Paulista. No próximo dia 23, haverá ensaio aberto ao público no Teatro Drummond (Rua Francisco Marengo, 1.470). Já no dia 25, o coral representará o Tatuapé no XIV Festival de Corais de Campos do Jordão, um dos mais importantes festivais do País, reunindo grupos de todo o Brasil. Para mais informações sobre o Coral Vozes, siga @coralvozes2022 no Instagram.
Cenha – Centro Social Nossa Senhora da Penha está completando seu 60º aniversário em 2025. Uma das mais respeitadas entidades do País, o Cenha tem caráter filantrópico cujo compromisso principal é o atendimento a pessoas carentes com deficiência intelectual. Por seu trabalho sério, é reconhecido como instituição de utilidade pública nas três esferas: municipal, estadual e federal.
Atualmente, o Cenha acolhe cerca de 350 crianças, jovens e adultos, que são atendidos em várias especialidades, como terapia ocupacional, fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e serviço social, além da equoterapia, uma importante ferramenta para o tratamento de pessoas que enfrentam desafios neuromotores, deficiências sensoriais (auditivas, fonoaudiológicas e visuais), distúrbios de desenvolvimento e comportamentais.
HISTÓRIA
O Cenha foi fundado em 10 e outubro de 1965 pela pedagoga Irany Pereira Leite, com o objetivo de atender exclusivamente pessoas com deficiência intelectual, pas-
sando a responder como instituição educacional filantrópica.
A escola que deu origem ao Cenha foi o Externato Nossa Senhora da Penha, um colégio particular inaugurado três anos antes, e que, percebendo o grande número de matrículas de crianças com deficiência intelectual que eram recusadas por outras escolas da região, decidiu adotar a nova bandeira
DIRETORIA
DOAÇÕES
A manutenção de todo esse trabalho é feita através de doações, que podem ser feitas pelo site: https://doar.cenha.org.br/. O Cenha está localizado na Rua Francisco Bueno, 384, no Tatuapé. Mais informações em (11) 2942-0900.
O Cenha é presidido pela advogada Marcia Lacerda de Carvalho e tem como vice-presidentes: Jorge Yamaniski Filho, Antonio Augusto Menezes e Servio Paulino Vaz. Além deles, a entidade conta com uma gama de lideranças que auxiliam na busca por doações e patrocínios. Uma grande festa com jantar dançante para marcar a passagem do jubileu foi realizada na última sexta-feira, dia 17, na sede da entidade e que teve a participação de mais de 300 pessoas.
O artista plástico Mena (Gabriel Menezes) fez intervenção na fachada do Cenha
Atualmente, o Cenha acolhe cerca de 350 crianças, jovens e adultos, que são atendidos em várias especialidades
Vania Martins tem licenciatura em Música com ênfase em regência coral
COTIDIANOFATOS 5 SÃO PAULO
Prefeitura vai realizar conjunto de obras na Praça Barão de Itaqui
A abertura da licitação para contratação de empresa foi publicada no
Diário Oficial do Município
ACESSIBILIDADE
APraça Barão de Itaqui, no Tatuapé, passará por um conjunto de obras de revitalização que vão modernizar a infraestrutura e melhorar as condições de circulação de pedestres e motoristas. O projeto inclui serviços de recapeamento asfáltico, recuperação de guias e sarjetas, nivelamento de calçadas e adequações na drenagem para evitar pontos de alagamento.
A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município, na última quinta-feira, dia 16, a abertura da Licitação nº 019/ SMSUB/COGEL/2025, que trata da contratação de empresa para elaboração de projeto executivo e obras civis de pavimentação e drenagem na praça Barão de Itaqui.
As intervenções, sob responsabilidade da Secretaria Municipal das Subprefeituras, têm licitação prevista para dezembro e investimento máximo de R$ 1,83 milhão. O contrato prevê prazo de execução de cinco meses e visa aprimorar o sistema viário e reforçar a acessibilidade urbana, beneficiando moradores, comerciantes e quem utiliza a via diariamente. Além da nova pavimentação, o projeto também contempla a implantação de sinalização viária e ajustes no passeio público, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego local.
DEMANDA ANTIGA
A Praça Barão de Itaqui, uma das mais tradicionais do Tatuapé e que, além de abrigar a Escola Municipal de Ensino Funda-
mental Jackson de Figueiredo, é um importante ponto de ligação entre as ruas Vilela e Serra do Japi. O local também faz parte do Eixo Platina.
As intervenções na praça e arredores são uma demanda antiga de moradores do entorno, de passageiros de ônibus e Metrô, além de trabalhadores de empresa e lojas próximas ao endereço.
Ao redor da praça as pistas de tráfego são horríveis. “É um verdadeiro rally”, comenta Cesar Silva, motorista que passa diariamente pelo local. Segundo ele, “há anos a prefeitura não define se o ponto de passagem terá paralelepípedo ou asfalto. Atualmente existe uma mescla dos dois, mas o problema maior são os buracos que danificam os nossos carros”, afirma.
Prefeito Ricardo Nunes é aprovado por 63% dos eleitores paulistanos
Oprefeito Ricardo Nunes recebeu aprovação de 63% dos eleitores do município de São Paulo em pesquisa realizada de 9 a 12 de outubro. Feita pela Paraná Pesquisas, os dados foram divulgados na última quarta-feira, dia 15. Na pergunta sobre a avaliação da gestão de Ricardo Nunes, 36,2% dos eleitores disseram que a atual administração é “boa”. Já 11,9% disseram que a administração Ricardo Nunes é “ótima”.
Outros 12,3% afirmaram que a atual gestão é “ruim” e 11,7% disser ser “péssima”. Os dados mostram que 25,9% consideram a gestão Ricardo Nunes “regular” e 2% dos entrevistados optaram por não opinar. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 905 pessoas.
DESTAQUES
Durante seu mandato como prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes se destacou em diferentes setores. Um deles é a segurança pública. Como defensor do papel da Guarda Civil Metropolitana (GCM), o número de agentes da GCM foi significativamente ampliado, com a contratação de mais de mil novos servidores.
Foi Ricardo Nunes que implantou o Smart Sampa, o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina, que usa o reconhecimento facial de câmeras inteligentes para identificar casos de violência urbana e foragidos da polícia, além de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas e reconhecer placas de veículos roubados ou furtados.
Levantamento do instituto mostra que a avaliação positiva (ótima e boa) da administração do prefeito de São Paulo soma 48,1%, enquanto a negativa (ruim e péssima) é de 24,0%
Na regularização fundiária, a Prefeitura de São Paulo - de 2021 até 2023 – atendeu cerca de 100 mil famílias com procedimentos de regularização fundiária na cidade. A meta da atual gestão é atender 220 mil famílias.
REFERÊNCIA
MUNDIAL
São Paulo segue sendo referência mundial em políticas públicas voltadas ao Meio Ambiente e qualidade de vida. Levantamento feito pelo C40, a capital paulista é uma das referências globais em sustentabilidade urbana e empregos verdes. A capital paulista segue como
referência nacional de mobilidade limpa. A gestão de Ricardo Nunes chegou a 841 ônibus movidos a energia limpa no sistema municipal de transporte, tendo a maior frota de coletivos não poluentes do país. Na área da saúde, todas as regiões da capital receberam melhorias e novos equipamentos, que incluem a expansão de unidades básicas e centros especializados, investimentos em tecnologia e inteligência artificial para diagnósticos. Hoje, ainda, a modernização do Hospital do Servidor Público Municipal e a ampliação de programas de saúde da família e de reabilitação.
Além da nova pavimentação, o projeto prevê a implantação de sinalização viária e ajustes no passeio público
PLANETÁRIO
Drummond convida a comunidade para explorar o universo
Nos próximos dias 27 e 28 de outubro, o Grupo Educacional Drummond abre suas portas para a comunidade escolar viver uma experiência imersiva: o Planetário Drummond, um ambiente mágico que abre portas para o vasto universo além do nosso planeta.
O projeto tem como objetivo despertar a curiosidade científica e a imaginação, ampliar o conhecimento sobre astronomia e o universo e estimular a reflexão sobre a preservação do Planeta Terra, além de observar o céu.
IMERSÃO
EDUCATIVA
Durante a visita, os participantes poderão vivenciar uma imersão educativa e encantadora, observando fenômenos astronômicos e aprendendo mais sobre o funcionamento do cosmos. A iniciativa faz parte do compromisso do Grupo Drummond em promover o aprendizado de
forma inovadora e significativa, unindo ciência, tecnologia e encantamento.
Com o Planetário Drummond, a instituição reforça sua missão de inspirar mentes curiosas e incentivar o olhar científico das novas gerações, afinal, o conhecimento é o primeiro passo para desbravar o infinito.
SERVIÇO
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site https:// colegiodrummond.com.br/visita-planetario-drummond/ São quatro opções de dias e endereços, sempre das 8h30 ás 16h30: - Dia 27 de outubro (segunda-feira) - Unidade João 23 (Avenida Penha de França, 35) e Drummond Ponte Rasa (Avenida São Miguel, 4335) - Dia 28 de outubro (terça-feira), Drummond Tatuapé (Rua Prof. Pedreira de Freitas, 401) e Unidade Alvorada (Praça N. Sra. das Vitórias, 92 – Vila Formosa)
Projetado para o bem-estar!
Garantindo a segurança do seu filho e a integração entre escola e família
DÉFICIT DE ATENÇÃO E DISLEXIA
Quando a escola ajuda a revelar sinais de alerta
Problemas como TDAH e dislexia podem ser confundidos com desinteresse ou 'birra' na infância
No ambiente escolar, professores e famílias compartilham uma missão essencial: acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças. É justamente na sala de aula que muitos dos primeiros sinais de transtornos como o déficit de atenção e a dislexia se tornam evidentes — e podem ser confundidos, em um primeiro momento, com falta de interesse ou até "birra". A atenção a esses indícios pode fazer toda a diferença para garantir diagnóstico e intervenção precoces.
TRAÇOS DE PERSONALIDADE
Segundo Gilberto Ferlin, otorrinolaringologista e foniatra é comum que pais e professores interpretem comportamentos como desatenção momentânea ou dificuldade em seguir instruções como simples traços de personalidade. "Crianças que perdem objetos, se distraem facilmente, parecem não ouvir quando chamadas ou apresentam esquecimentos frequentes podem estar apenas em fases típicas do desenvolvimento. Mas, quando esses sinais se repetem em diferentes contextos — em casa, na escola e nas atividades cotidianas — e passam a comprometer o rendimento, é fundamental buscar avaliação especializada", explica. Além de causas neurobiológicas, há outros fatores que podem influenciar o comportamento e o rendimento escolar das crianças. Alterações no sono, por exemplo, costumam passar despercebidas, mas têm grande impacto, que podem ser decorrentes de dificuldades respiratórias provocadas por
Turma Reduzida
Mais atenção para as crianças e para as famílias.
Balanceada
Uma vez confirmado o diagnóstico, a colaboração entre escola e família é determinante
aumento das amígdalas ou da adenoide, levando a cansaço, irritabilidade e queda de atenção durante o dia. Da mesma forma, distúrbios de linguagem — que exigem esforço extra para compreender e se expressar — podem gerar aparente desinteresse nas aulas. Por isso, destaca o médico, investigar audição, linguagem e sono é fundamental antes de fechar qualquer diagnóstico.
SINAIS QUE
SURGEM CEDO
No caso da dislexia — transtorno específico de aprendizagem relacionado à leitura — os primeiros indícios podem aparecer ainda na pré-escola. Dificuldades para brincar com rimas, formar frases, expandir vocabulário ou acompanhar jogos simbólicos já merecem atenção. "Mesmo em ambientes
ricos em estímulos linguísticos, algumas crianças apresentam atraso de fala, fala monótona ou dificuldade para evocar palavras. Essas características podem sinalizar que habilidades fundamentais para a leitura e a escrita não estão sendo estruturadas adequadamente", observa Ferlin.
O papel do professor, nesse cenário, é crucial. Por acompanhar diariamente a criança em situações de fala, leitura e socialização, o educador está em posição privilegiada para identificar e comunicar à família possíveis dificuldades. A partir daí, a investigação com fonoaudiólogos, foniatras e outros especialistas pode ser encaminhada.
QUANDO
PROCURAR AJUDA?
De acordo com o especia-
lista, distúrbios auditivos e de linguagem estão frequentemente associados a dificuldades de aprendizagem, podendo confundir o diagnóstico de TDAH ou de dislexia. A avaliação com um foniatra é indicada quando a criança apresenta atrasos de fala, dificuldades persistentes na leitura e escrita, ou comportamentos de desatenção que se repetem em vários ambientes. "É como assistir a uma aula em uma língua que não dominamos totalmente: o esforço para compreender a linguagem consome tanta energia que sobra pouco espaço para aprender o conteúdo", exemplifica o especialista. AÇÕES QUE
FAZEM DIFERENÇA
Uma vez confirmado o diagnóstico, a colaboração entre escola e família é determinante. Estratégias de ensino individualizadas, planos educacionais adaptados (PEI) e recursos multissensoriais podem favorecer alunos com dislexia. Já para aqueles com déficit de atenção, ambientes organizados, divisão de tarefas em blocos menores e métodos de ensino mais dinâmicos tendem a facilitar a aprendizagem. Em casa, atividades simples como diálogos, narrativas, brincadeiras que envolvem linguagem e interações em grupo também contribuem para o desenvolvimento. "Cada caso é único, mas a chave está em unir esforços: família, escola e profissionais de saúde devem atuar juntos para que a criança tenha condições de alcançar seu pleno potencial", conclui Ferlin.
Alimentação Balanceada
Na Baby Prime valorizamos o brincar, as interações e o desenvolvimento das habilidades sociais para o desenvolvimento integral. h nutricional
Metodologia Prime Preparada na hora do consumo, ortinha, mini arvores frutíferas e aulas de educação nutricional com culinária infantil.
O dia inteiro perto de você!
Através do monitoramento on-line você pode acompanhar seu filho durante todo período escolar.
Acompanhamento de Psicóloga Orientadora Educacional
Desenvolver habilidades emocionais desde cedo é o alicerce para uma vida cheia de empatia, resiliência e sucesso
Agende uma visita!
Matrículas Abertas
Durante a visita, os participantes poderão vivenciar uma imersão educativa e encantadora
EDUCAÇÃO
Confira as 5 principais dicas para a prova na reta final
Faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio, principal prova de acesso ao ensino superior no Brasil, especialista traz orientações para se preparar
Na reta final, há poucos dias para a maior prova do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado em 9 e 16 de novembro, os alunos em preparação precisam otimizar seus esforços para o momento decisivo. Dessa maneira, nos últimos dias antes das datas de aplicação, é essencial que o estudante organize sua rotina de estudos, realize simulados e priorize conteúdos cobrados na prova.
NEGLIGÊNCIA COM A SAÚDE FÍSICA E MENTAL
Durante esse período de pressões e incertezas, falhas podem prejudicar o desempenho, segundo a pedagoga Rosana Horta. Ela destaca que "os erros mais comuns que os estudantes cometem na reta final do Enem são o não realizar os simulados propostos pelas instituições de ensino e análises de erros cometidos pelos participantes em exames anteriores; desconhecimento da estrutura da redação e da prova; falta de disciplina dos estudos entre os conteúdos curriculares; e a negligência com a saúde física e mental".
Dessa maneira, a consultora ressalta a importância de conhecer a estrutura e o estilo da prova do Enem, ação que permite ao participante desenvolver uma técnica de estudo mais eficaz, familiarizando-se com o formato das questões interdisciplinares e textuais e identificando os conteúdos e habilidades mais cobrados.
RESOLUÇÃO
DAS QUESTÕES
Outro ponto fundamental é o treino de gestão do tempo durante a resolução das questões. "Para
responder dentro do tempo estipulado, é fundamental realizar simulados cronometrados, priorizando as questões mais fáceis, pulando as mais difíceis e retornando a elas depois. E não se deve esquecer de reservar tempo para preencher o gabarito e revisar a prova, além da redação", orienta Rosana. Visando ajudar os estudantes em preparação para o Enem 2025, a especialista elenca 5 dicas fundamentais para os dias que antecedem a prova. Confira. #1 Defina uma ordem para resolver as questões nos simulados: comece pelas áreas de maior facilidade e deixe as mais difíceis para o final. Essa estratégia aumenta a segurança e evita desperdício de tempo;
#2 Mantenha uma alimentação equilibrada: nos dias que antecedem a prova, prefira refeições leves e nutritivas, evitando ali-
RESCOLA IDEAL
Dicas para pais e responsáveis levarem em conta
As escolas já estão no período de campanhas de matrícula
Cmentos gordurosos, frituras e exageros de açúcar. No dia do exame, aposte em lanches rápidos, como frutas, barrinhas de cereal e castanhas;
#3 Pratique atividades físicas leves: exercícios como caminhadas ou alongamentos ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar a concentração;
#4 Hidrate-se adequadamente: a água é fundamental para manter a energia e a concentração. Leve uma garrafa transparente no dia da prova;
#5 Organize-se com antecedência: prepare no dia anterior todos os itens obrigatórios que devem ser levados para a realização do exame, como documento original com foto, caneta preta de tubo transparente e lanche. Programe também o trajeto até o local de prova, para evitar atrasos e imprevistos.
om o fim do ano se aproximando, pais e responsáveis começam a pesquisar escolas para seus filhos. Para quem procura uma instituição, especialmente pela primeira vez, é interessante prestar atenção em alguns tópicos que ajudam nessa decisão. A educadora infantil Kazuko Yamauchi levantou alguns pontos fundamentais para auxiliar na busca. Confira.
1. Procure escolas num raio que seja viável e pesquise informações delas
A proximidade geográfica dos pais e responsáveis com a escola é primordial para evitar problemas com a locomoção. Assim, o primeiro filtro de pesquisa é procurar ao menos cinco escolas próximas para fazer uma visita.
2. Busque saber detalhes da proposta pedagógica e como ela é aplicada
Toda instituição de ensino segue uma linha pedagógica, seja
ela tradicional, construtivista, montessoriana, entre outras. Mas tão importante quanto a linha pedagógica, é como se aplica na prática o desenvolvimento do aluno.
3. Observe como é o relacionamento da escola com a família
Nos dias de hoje, com alunos cada vez mais tempo nas escolas, naturalmente que essas instituições de ensino passem a ter papel mais preponderante na educação das crianças, o que não diminui a responsabilidade dos pais. Assim, é fundamental observar como a escola procura envolver e se relacionar com os pais, mantendo-os ativos e participativos no processo educacional.
4. Veja se a escola está aberta ao mundo
O conhecimento de outras culturas e realidades, em uma sociedade digital e globalizada, também surge como um ponto
CIÊNCIA, CONQUISTAS E O MUNDO COMO CENÁRIO
relevante a ser olhado na escolha da escola. Para a educadora, a viagem proporciona mais do que o aprofundamento sobre outra cultura, mas também contribui para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade.
5. Observe como a escola trata individualmente o aluno Ver a quantidade de alunos por sala é um dos primeiros pontos a se avaliar. A legislação brasileira aponta até 30 alunos por sala nos primeiros anos, mas olhar e acompanhar individualmente cada criança requer tempo e engajamento. Segundo Kazuko, a quantidade é apenas o começo: “a formação começa entre zero e dez anos e é nessa fase que se cria a base mais importante, por isso, é preciso conhecer e acolher as crianças individualmente, identificando seus potenciais e adequando a intervenção para extrair e desenvolver o melhor de cada uma delas”, completa.
O Colégio Amorim segue marcando presença em grandes momentos da educação, da ciência e do esporte nacional e internacional, mostrando que o aprendizado vai muito além da sala de aula.
ecentemente, a aluna
Isabella Guelfi, acompanhada da Diretora Geral Sonia Amorim, do Coordenador de Olimpíadas Científicas Silvio Raimundo e do Professor David Zanetti, representou o Colégio Amorim em uma visita especial à Base de Material da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Eles foram recebidos pelos 17 militares da Missão Sirius, que embarcaram rumo à Antártida no dia 5 de outubro, onde permanecerão por 13 meses na Estação Comandante Ferraz, oferecendo suporte a pesquisadores do Brasil e de outros países. Durante o encontro, Isabella entregou aos militares uma bandeira com arte criada no projeto de Cultura Oceânica, desenvolvido no colégio. A atividade, conduzida pelos Professores David Zanetti e Kelly Coelho, em parceria com o projeto Interantar (UFABC), reflete o compromisso do Colégio Amorim com a conscientização ambiental e a valorização dos oceanos.
sil, no Rio de Janeiro (RJ), rumo à Antártica
A bandeira seguirá com os militares, simbolizando a presença do Colégio Amorim no extremo sul do planeta. Na área científica, o Colégio Amorim foi homenageado na Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO), realizada na Universidade Mackenzie, em São Paulo. A instituição recebeu uma placa de reconhecimento por estar entre as dez escolas do Brasil com o maior número de medalhistas. Foram
15 alunos premiados e três alunos em destaque, que gabaritaram a prova, entre os 131 estudantes de todo o país que atingiram pontuação máxima, num universo de mais de 12 mil participantes.
A conquista reafirma o compromisso do Colégio Amorim com a excelência acadêmica e científica, evidenciando o papel
do Clube de Ciências, que incentiva os alunos a explorarem o conhecimento e se destacar nas Olimpíadas Científicas nacionais e internacionais. No esporte, após garantir o Tetracampeonato Brasileiro de Futsal Masculino Sub-18, em Florianópolis (SC), o Colégio Amorim conquistou a vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Futsal, promovido pela ISF (International School Federation), que será realizado em novembro, em Brasília (DF), com a participação de 32 países. A competição reunirá as me-
Brasília (DF)
lhores escolas do mundo, em um ambiente de intercâmbio cultural e esportivo de altíssimo nível. Para os alunos do Colégio Amorim, será uma oportunidade singular de conviver com jovens de diversos países, trocar experiências, aprender novas culturas e competir em igualdade com equipes de excelência internacional.
Há mais de quatro décadas, o Colégio Amorim reforça seu compromisso com a formação completa de seus alunos, unindo educação, ciência e esporte em um mesmo propósito: preparar cidadãos prontos para transformar o mundo. Mais informações na secretaria do colégio, pelos telefones: (11) 2293-9166, (Tatuapé); (11) 2909-1422, (Vila Guilherme); (11) 2943-0111, (Erm. Matarazzo). Serviço: R. Cantagalo, 339 – Tatuapé colegioamorim.com.br 11. 94755-8271 PLACA DE
MISSÃO ANTÁRTICA- Aluna do Colégio Amorim entrega bandeira do projeto Cultura Oceânica à missão da Marinha do Bra-
RECONHECIMENTO NACIONAL - Colégio Amorim é homenageado entre as 10 melhores escolas do Brasil na Olimpíada de Nanotecnologia
TETRACAMPEÃO BRASILEIRO - Equipe sub-18 do Colégio Amorim é tetracampeã brasileira e garante vaga no Mundial Escolar de Futsal, que será realizado em
Com alunos cada vez mais tempo nas escolas, naturalmente que essas instituições de ensino passem a ter papel mais preponderante na educação das crianças
Defina uma ordem para resolver as questões nos simulados: Comece pelas áreas de maior facilidade e deixe as mais difíceis para o final
CULTURAARTES
Para todos
A série “Reencarne”, que estreia dia 23 no Globoplay, contará com o primeiro capítulo aberto para não assinantes. A produção é estrelada por Taís Araújo.
Próximo ano
A série “Anos 90: A Explosão do Pagode” chegará à grade da Globo em 2026. A produção revive o movimento musical que transformou o samba romântico em um fenômeno nacional nos anos 1990. O projeto tem direção de Mariano Boni e produção de Kayque Carlos e Anelise Franco.
Sol e mar
A atual temporada do “Que História é Essa, Porchat?” terminará em dezembro. Em clima de verão e em um palco de frente para o mar, o episódio especial contará Thiaguinho e seus amigos Bruninho e Douglas Silva, em um programa cheio de histórias e muito pagode.
Novidades na cúpula
A Band contará com mudanças no time executivo. O diretor artístico Ignácio Iglesias, conhecido como Nano, passará a comandar o artístico de todos os canais de Pay TV da Newco, incluindo BandNews TV, BandSports, Arte1, Sabor & Arte, AgroMais, Terraviva, New Brasil e Fish TV.
Na concorrência
À frente de “A Fazenda”, Adriane Galisteu estará na nova temporada do programa “Que História é Essa, Porchat?”. A produção vai ao ar no GNT e na Globo.
Fim de uma era
O “Vai que Cola” encerrou os trabalhos da última temporada do “sitcom” do Multishow. No próximo dia 28, a penúltima leva de episódios estreia no canal a cabo. A temporada derradeira irá ao ar apenas no ano que vem.
Canal Zap
Esposa fiel
POR CAROL BORGES
Andréia Horta está de volta ao horário nobre na trama de “Três Graças”, que estreia no próximo dia 20. Na produção, ela viverá Zenilda, esposa do vilão Ferette, papel de Murilo Benício. Ela admira profundamente o marido e se orgulha da família que construíram. É muito dedicada ao funcionamento do lar, um apartamento de alto luxo próximo ao centro financeiro de São Paulo, e ao bem-estar de todos. Ela acredita no amor de Ferette, mas chega a desconfiar de que ele possa viver uma história paralela, porque muitas vezes chega cansa-
Horário nobre
Após “Êta Mundo Melhor”, Walcyr Carrasco já tem data para voltar ao ar na Globo. O ator, que está à frente do texto de uma nova novela das nove, estreia em maio de 2026. Com o título de “Quem Ama, Cuida”, a produção ficará no ar até janeiro de 2027.
Aos domingos
Eliana comandará um dominical na Globo no ano que vem. Com o título de “Em Família”, a produção tem estreia prevista para março.
No tribunal
Antonio Fagundes estará na série “Ângela Diniz: Assassinada E Condenada”, original HBO Max. Na produção, ele viverá o advogado e ex-ministro do STF Evandro Lins Silva. O projeto estreia no próximo dia 13 de novembro.
Sem parar Ramille não terá descanso após o fim das gravações de
do em casa ou já jantou fora, mas procura não pensar nisso e jamais passa por sua cabeça que ele possa ter um caso com sua melhor amiga. “Zenilda é uma pessoa muito alegre, leve e atenta ao outro. Advogada que não exerceu a profissão para se dedicar integralmente à família, mas, agora, com os filhos criados, começa a desejar trabalhar. Ela não imagina como o marido é por trás da máscara, realmente não conhece essa face dele. Embora deseje mais do que Ferette a oferece, porque ele está sempre cansado, sempre dedicado ao trabalho. Então ela vive à espera, completamente apaixonada”, aponta.
“Vale Tudo”. A atriz já participa das preparações para a trama de “Coração Acelerado”, próxima novela das sete.
Temporada fechada
A série criada e estrelada por Cauã Reymond contará com oito episódios. Ainda em fase de pré-produção, o projeto será disponibilizado no Globoplay. Novo comando Pâmela Lucciola já tem data para estrear no “Melhor da Noite”. A apresentadora retorna ao programa noturno no próximo dia 22. Ela estará ao lado de Felipeh Campos. Os apresentadores contarão com a companhia de Thaíde, Juliano Dip, Bárbara Guimarães e Bárbara Damasceno.
Em dupla
Ana Clara e Michel Teló seguirão à frente do “Estrela da Casa”. O programa ganhará uma nova temporada em 2026
SÉRIES / filmes
Pelos filhos
(Netflix) Produção da Netflix México, "Ninguém nos Viu Partir" apresenta uma jovem mãe (Tessa Ía) que enfrenta uma dura situação ao ter seus filhos sequestrados pelo ex-marido como forma de vingança por um romance proibido. Na trama,
em meio a profundo desespero para recuperar as crianças, a mulher ainda precisa enfrentar preconceitos e empecilhos da lei para conseguir estar perto dos filhos. Isso tudo destacando um forte conflito entre duas famílias poderosas judaicas da década de 1960.
(Apple TV+) A comédia "Fortuna" estreia sua terceira temporada no Apple TV+. Estrelada pela premiada atriz Maya Rudolph, a série aborda a vida de Molly Wells, uma bilionária que, após se divorciar de um magnata da tecnologia e receber um acordo de US$87 bilhões, decide repensar a sua vida e se dedicar à filantropia. A nova temporada retoma o que aconteceu no
final da segunda, quando Molly e seu fiel assistente Nicholas (Joel Kim Booster) decidem fugir em seu jato particular depois de enfrentar críticas de outros bilionários por suas ações filantrópicas. Ao mesmo tempo, Molly vive um impasse romântico com seu colega Arthur (Nat Faxon), o que promete render mais reviravoltas. No elenco, Michaela Jaé Rodriguez e Ron Funches.
A Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência - SAEA, está promovendo mais uma ação solidária em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Garanta já o seu voucher, aproveite um delicioso kit italiano preparado pelo La Pergoletta e ainda concorra a um final de semana inesquecível no Hotel Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista. Todo o valor arrecadado será destinado às obras sociais da Comunidade Confiança.
Andréia Horta
Muito dinheiro
VITRINENEGOCIOS
Atividades como rodas de conversa, dramatizações, projetos de solidariedade e brincadeiras cooperativas ajudam a construir um ambiente de empatia e pertencimento
COLÉGIO LA FONTAINE
A escola como espaço de desenvolvimento emocional
Educar para sentir, conviver e crescer
Em um mundo em constante transformação, marcado pela velocidade das informações e pelas exigências de desempenho, a escola assume um papel que vai muito além de ensinar conteúdos. Cada vez mais ela se torna um espaço essencial para o desenvolvimento socioemocional das crianças — um ambiente onde se aprende a lidar com sentimentos, a compreender o outro e a construir relações saudáveis.
O trabalho com competências socioemocionais ajuda o aluno a desenvolver autoconhecimento, empatia, responsabilidade e resiliência — habilidades fundamentais não apenas para o sucesso escolar, mas para a vida. “As emoções influenciam diretamente a aprendizagem. Uma criança que se sente acolhida, confiante e respeitada aprende melhor”, explica Nilva Rossetto, mantenedora do Colégio La Fontaine, que desenvolve diversas ações voltadas ao tema.
PILARES DO PROCESSO
No colégio, o olhar atento dos professores e a parceria com as famílias são pilares desse processo. “Desde a Educação Infantil, buscamos criar experiências em que o aluno possa expressar o que sente, entender seus próprios limites e aprender a resolver conflitos de forma respeitosa”, complementa Nilva.
Atividades como rodas de conversa, dramatizações, projetos de solidariedade e brincadeiras cooperativas ajudam a construir um ambiente de empatia e pertencimento. Além disso, os educadores são constantemente capacitados para identificar sinais emocionais e acolher cada aluno em sua individualidade.
Para o Colégio La Fontaine, o desenvolvimento socioemocional é um investimento em seres humanos mais equilibrados, conscientes e preparados para os desafios da vida. “Educar vai muito além de transmitir conhecimento: é ensinar a viver em sociedade, a cuidar de si e do outro”, conclui Nilva Rossetto.
SERVIÇO
Colégio La Fontaine — Rua Azevedo Soares, 318 –Tatuapé. Mais informações em (11) 2671-5909 (WhatsApp) ou www.colegiolafontaine.com.br - Instagram: @ colegiolafontaine
AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA REFORÇO ESCOLAR REFORÇO ESCOLAR
Método personalizado para destravar de vez
@professorasandrafornias RUA SANTA CATARINA, 403 - TATUAPÉ AGENDE UMA AULA: (11) 98226-5297