Gazeta do Tatuapé - 2551

Page 1


Movimento inaugura totens no bairro campanha

O grupo Líderes do Tatuapé inaugura neste domingo, dia 6, os dois letreiros alusivos ao bairro
defronte à igreja Nossa Senhora da
Zona Leste ganha novo espaço para o desenvolvimento cognitivo e motor da criançada. > VEJA + Página 4
O presidente da Câmara, vereador Ricardo Teixeira, quer mais aproximação do parlamento municipal com a população. >VEJA + Página 4

OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~

Contrato de namoro Pessoas precisam de pessoas

POR IGOR FARIA

CHAVES

Onamorados.

Os tabus do suicídio

POR MARIA EMÍLIA RODRIGUES

Já parou para pensar que, independentemente do seu sonho, você precisa de pessoas para realizá-lo?

Se o seu sonho é se casar e ter filhos, precisa de um homem ou de uma mulher para isso; se é montar uma empresa, de colaboradores para tocar o negócio com você. Enfim, seja o que desejar, no lugar em que for do planeta Terra, você necessitará de pessoas.

Ainda assim, há duas escolhas a fazer. Uma delas é entender isso e viver com essa mentalidade, sabendo que nada conseguirá sozinho. E a outra é ficar orgulhoso, achando que não precisa de ninguém para conquistar as suas realizações. Se optar pela segunda alternativa, as chances de alcançar grandes conquistas sozinho são reduzidas. Isso porque, mais dia ou menos dia, você vai necessitar de pessoas e deverá aprender a lidar com elas.

Foi uma pessoa que o gerou no início da sua vida (a mãe); uma pessoa o tirou de dentro dela (o médico); uma pessoa o instruiu na época de escola (professores); uma pessoa vai se casar com você; uma pessoa vai ser o seu filho ou a sua filha; e uma pessoa vai vesti-lo depois que você não tiver mais fôlego de vida, arrumando-o para as despedidas finais de sua missão na Terra.

Ou seja, do seu primeiro minuto, ainda no ventre materno, ao último instante de sua existência, você precisará de alguém.

Então, de uma vez por todas, entenda isso e saiba valorizar cada ser humano – cada um deles com suas habilidades, suas melhores ou piores características, seu histórico, seus traumas, seus medos… Não ache que todo mundo tem que ser do jeito que você acredita ser o certo.

O importante é lembrar que todos os seres humanos são imperfeitos. Por isso, para você lidar com pessoas, tem que saber que todo mundo vai errar – inclusive você.

É nessa hora que amar como Jesus deve estar acima de tudo isso, acima das personalidades e dos equívocos.

Igor Faria é empresário e autor de Seja Luz

Agentes

s relacionamentos afetivos quando terminam, na maioria das vezes, sempre causam algum desconforto entre o casal, e uma dúvida recorrente, geralmente, vem à tona: quais as implicações jurídicas de um relacionamento público, duradouro e que pode ter, sim, finalidade de constituição de família? De início, é importante destacar que não existe conceito legal para namoro, mas ele pode ser comumente descrito com adjetivos e características que o podem assemelhar – e muito! – a uma união estável, está sim definida em lei como “convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família” (artigo 1.723 do CC).

À vista disto, sendo o namoro uma construção social sem critérios objetivos de definição, muitos casais que conseguem ser românticos e pragmáticos têm buscado contratualizar esta relação a fim de resguardar direitos e prevenir responsabilidades. É que o atual arranjo social e o estado de evolução do modo de se relacionar – principalmente em tempos de pandemia – admitem diferentes arranjos familiares, inclusive com convívio cotidiano entre

QEsses arranjos familiares modernos podem, facilmente, fazer com que um namoro seja tomado como uma união estável, o que pode trazer implicações de natureza patrimonial bastante significativas. Vale dizer, por exemplo, que o regime patrimonial em uma união estável não contratualizada tem as mesmas regras de um casamento por comunhão parcial de bens. É possível, também, implicações relativas a pensionamento e herança. Para evitar que um namoro seja interpretado como sendo uma união estável, mostra-se muito válido definir em contrato a natureza do relacionamento, preservando os interesses individuais de cada parte.

E nem se diga que esse contrato seja antirromântico! Aliás, o efeito pode ser exatamente o contrário: com a clareza dos direitos e obrigações, o relacionamento tende a ser mantido por estrita afinidade entre as partes, afastando totalmente qualquer temor ou expectativa infundada de cunho patrimonial.

Mariana Romano Rangel Chaves - OAB

336333 é advogada, especialista em contencioso cível e consumidor e sócia do escritório

“Souza Queiroz Ferraz & Romano Advogados”. Contato através do telefone: 98219-8822 e no e-mail: mchaves@sqf.adv.br

ESPAÇO DO SÍNDICO

Alterações em fachadas

uerer pintar uma parede, trocar uma esquadria ou fechar uma sacada parece uma vontade inocente e até rotineira. Mas em um condomínio, não é. Ela pode gerar muita confusão se avançar para áreas comuns ou para a fachada do condomínio. Aí, entra em ação o síndico e a convenção do condomínio. É lá que estão as regras que devem ser seguidas para garantir a harmonia estética do condomínio e acabar com o pode ou não pode. Antes de saber onde o morador pode ou não pode mexer, é importante esclarecer os limites. Por fachada, entende-se toda área externa que compõe o visual do condomínio, como as paredes externas, sacadas, janelas e esquadrias, portas e portões de entrada e saída do edifício entre outros elementos que compõem a harmonia estética. A área comum inclui toda a região do condomínio que pode ser usada pelos moradores sem restrições ou com o uso de chaves disponíveis, como hall, porta de entrada e saída das unidades, corredores, escadas, garagens, salões e academias.

Segundo o Código Civil, qualquer tipo e alteração na fachada ou área comum é proibida. Para legitimar uma alteração, esta deve passar a constar na convenção. Porém, na prática muitos condomínios vêm tolerando algumas alterações mediante aprovação em assembleia.

Veja uma lista prévia do que costuma ser proibido: toda a área da sacada que é visível não pode ser alterada, como: porta, cor das paredes internas e externas, forro ou teto, grade ou parapeito,

fechamento com vidros ou grades, telas de proteção, películas de proteção nos vidros, toldos, ar-condicionado e mini parabólicas. A manutenção cabe ao morador, mas a cor e o modelo do material são definidos pela convenção. A pintura total do edifício pela mesma cor não é proibida, mas precisa ser aprovada em assembleia. Pode ser encarada como uma melhoria no prédio e não precisa constar na convenção. A alteração de cor é alteração de fachada. De acordo com os especialistas, o ideal é que todas as proibições e permissões relacionadas a alteração da fachada e áreas comuns dos condomínios estejam na convenção, já que, dessa maneira, o condomínio tem um argumento mais forte em caso de ações judiciais.

Entretanto, no dia a dia do condomínio frequentes alterações na convenção são inviáveis e muitos síndicos acabam optando por aprovar certos tipos de mudanças cada vez mais comuns, como envidraçamento de sacadas e instalação de ar-condicionado, através de assembleia.

Vale ressaltar que isso não isenta totalmente o condomínio no caso de uma possível ação judicial da parte que se sentir prejudicada.

De uma maneira ou de outra, o importante é sempre oficializar com os moradores as decisões e as alterações que podem ser feitas nas fachadas e áreas comuns.

Caso haja alguma alteração proibida, o síndico ou administradora deve enviar uma notificação da infração e solicitar que o morador restabeleça os padrões.

Na obra “O Suicídio”, publicada em 1897, o sociólogo francês Émile Durkheim traz uma abordagem sociológica para um fenômeno envolto em uma série de preconceitos. A novidade não foi somente em analisar um tema que era (e ainda é) considerado tabu sob um viés isento de juízos de valor, mas também em designá-lo como fato social e, portanto, objeto de estudo da sociologia. Ou seja, apesar de o ato ser individual, o suicídio possuiria relação com fatores externos que não apenas as trajetórias particulares das pessoas que cometeriam tal ato extremo. Na sociedade europeia do século XIX os estudos sobre suicídio estavam se deslocando da ideia de que fosse uma questão moral, passando a ser visto como um crescente problema social. O acúmulo de informações estatísticas sobre o assunto permitiu correlacioná-lo a outros dados e formular hipóteses. Valendo-se dos dados estatísticos e do método comparativo, a análise de Durkheim estabelece conexões entre a forma com que o suicídio ocorre e sua frequência ao meio social. Além das regularidades relativas a variáveis como perfil, faixa etária, região e época do ano, Durkheim também observou que o grau de integração social dos indivíduos seria um fator a incidir consideravelmente nas taxas de suicídio. E a partir disso, elaborou uma classificação dos tipos mais comuns: o suicídio anômico, que seria uma resposta a alguma situação de anomia social (como uma crise econômica, por exemplo); o suicídio egoísta, que se manifestaria em indivíduos não socialmente integrados, numa espécie de “desencaixe” com o mundo social; e o suicídio altruísta,

em que ocorre o contrário, o indivíduo encontra-se tão profundamente identificado e engajado ao seu grupo social que está disposto a dar a vida por isso - que, adaptando para a contemporaneidade, encontraria seu exemplo nos “homens-bomba”. Passados mais de cem anos, desde a publicação do estudo, percebe-se que, apesar dos avanços, ainda há muito desconhecimento e preconceitos em relação ao fenômeno e aos transtornos que geralmente o acompanham, como a depressão. Mais do que isso, a maior parte das discussões sobre suicídio e depressão os concebe como problemas individuais cujo tratamento e solução também seria individual. Não se trata de afirmar que pessoas que se encontram em sofrimento psicológico e possuem ideações suicidas não devam buscar tratamento especializado para si, longe disso. No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora, em meio ao processo de pós-pandemia, podemos concluir, como Durkheim, que o problema é também social. E que, portanto, exige um tipo de abordagem diferenciada e a busca por soluções coletivas. Tratemos nossas aflições pessoais e anomalias sociais, pois ambas estão conectadas.

Maior atendimento ao público pela Procuradoria

do Estado

Atuação junto aos flagelados de Vila Socó, em Cubatão, propondo ações de indenização contra a Petrobrás e realizando acordos; socorro aos desapropriados de Pontal do Paranapanema; sustação de demolição de edifícios históricos em fase de tombamento, como o Convento de São Francisco, em São Sebastião, que esteve em vias de desaparecer; assessoria na reformulação da Lei de Agrotóxicos; atendimento jurídico a Prefeituras e Câmaras Municipais; ampliação da assistência judiciária a carentes, estes são alguns destaques do último relatório de atividades da Procuradoria Geral do Estado, referente a 1984 e primeiros meses deste ano. A ação da Procuradoria Geral do Estado, ainda desconhecida da maioria leiga da população, torna-se mais compreensível quando o órgão amplia-se agora num maior esforço para o atendimento direto da comunidade. Não é somente, portanto, o interesse da Fazenda do Estado que busca. Norma Kyriakos, procuradora-geral do Estado, explica que a atuação da Procuradoria, no Governo Montoro, reflete-se especial-

mente na descentralização dos seus serviços. "O resultado dessa descentralização diz ela foi a crescente interação com todas as entidades e órgãos estaduais, maior atuação junto aos Municípios e à comunidade em geral. Procura-se agora atender aos objetivos marcadamente sociais do Governo.” A Procuradoria Geral do Estado, nos termos do artigo 48 da Constituição Estadual, é o órgão que representa o Estado, judicial e extrajudicialmente. Além dessa representação, entretanto, compete-lhe e justamente neste setor cresceu sua atuação no atual Governo mais o seguinte:

1- prestar assistência judiciária aos necessitados (ouve, orienta e eventualmente defende o réu pobre ou move ação no interesse do carente); 2- exerce as funções de Consultoria Jurídica do Poder Executivo; 3- presta assistência jurídica aos municípios; 4- promove a cobrança da dívida ativa (cobrança de débitos fiscais).

A área de atuação da Procuradoria Geral do Estado envolve não só a Capital, como também todo o Interior do Estado, mantendo ainda representação especial junto ao Tribunal de Contas e à Junta Comercial do Estado e junto aos Tribunais com sede em Brasília.

As mulheres vítimas de crimes sexuais já podem contar com o apoio e atendimento especial nas linhas do Metrô de São Paulo. Para garantir que elas tenham um ambiente mais seguro para o deslocamento, a companhia reforça os treinamentos físico e teórico de seus agentes de segurança, oferece espaços para acolhimento e realiza operações de vistoria e ronda dos vagões dos trens.

“O departamento de segurança viu a necessidade de realizar uma ação em que as mulheres pudessem ter uma sensação maior de acolhimento. Até hoje, temos uma grande dificuldade que é a falta de notificação dos casos”, explica a coordenadora de planejamento da segurança

do Metrô, Mônica Miki Ohta. No ano passado, o Metrô de SP registrou 78 crimes sexuais, sendo que em 77% dos casos, o agressor foi identificado e encaminhado à autoridade policial. A cada três meses, os agentes de segurança passam por uma reciclagem física, que inclui métodos de imobilização e uso gradiente de força. No tatame, os professores relembram as técnicas para lidar com agressores que estejam armados, violentos ou querendo fugir do local. Os agentes também passam por aulas teóricas e de legislação sobre crimes contra a dignidade sexual, como importunação sexual e stalking. “O agente de segurança tem uma formação completa, tanto na parte fí-

sica quanto na teórica. E essa parte teórica inclui a legislação, para que estejam sempre atualizados”, destaca Mônica Miki Ohta. Outra ação do Metrô de São Paulo é a “Operação Empoderamento”. A iniciativa intensifica a presença ostensiva de agentes femininas nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, estimulando a denúncia. Durante a ação, as agentes realizam rondas e interagem com as passageiras, se houver necessidade. A estratégia, que começou em 2022, também contribuiu para a efetividade na detenção de suspeitos. Em 2020, 67% das ocorrências resultaram em detenção, número que subiu para 77% em 2024.

DA REDAÇÃO
Agentes de segurança passam por treinamento especial para lidar com casos de violência sexual contra as mulheres
Maria Emília Rodrigues é mestra em Sociologia e professora da área de Humanidades do curso de Sociologia do Centro Universitário Internacional Uninter

COTIDIANOFATOS

EU AMO O TATUAPÉ

Movimento Líderes do Tatuapé inaugura totens no bairro

O objetivo do movimento é o de potencializar

Ogrupo Líderes do Tatuapé inaugura neste domingo, dia 6, os dois letreiros alusivos ao bairro do Tatuapé. Os equipamentos estão instalados na Praça Sílvio Romero, defronte à igreja Nossa Senhora da Conceição e próximo ao monumento do Marco da Paz, e o outro na entrada do bairro: Avenida Radial Leste, altura da Avenida Salim Farah Maluf, ao lado do terreno do circo.

Uma grande festa está programada para acontecer na Praça Sílvio Romero, a partir das 9h30, com missa, batismo do totem, além de várias tendas espalhadas pela praça que oferecerão serviços gratuitos de avaliação física, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes de Hepatite C, cadeiras de massagem, entre outros, além da distribuição de brindes personalizados.

IMPOSTO DE RENDA SOLIDÁRIO

Jair Morandi, um dos organizadores do evento, informou que também haverá serviços de preenchimento de declarações de Imposto de Renda, atendimento jurídico, posto de inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida (para quem ganha a partir de R$ 1.600,00), além de inscrição para bolsas de estudo com até 85% de desconto em 52 universidades parceiras da Casa do Universitário Brasil. O subprefeito da Mooca, Cel. Marcus Vinícius Valério; o superintendente da Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo, Dr. Hélio Nozaki Cano; a reitora da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), profa. Andreia Maura Frey de Lira, confirmaram presença no evento.

REIVINDICAÇÃO ATENDIDA

A reivindicação da construção dos portais foi feita pelo grupo Líderes do Tatuapé e a emenda parlamentar que possibilitou a verba para implantação dos portais no Tatuapé foi uma atendida pelo ex-vereador Gilson Barreto, quando ainda estava no mandato e que também estará presente na inauguração.

A campanha “Eu amo o Tatuapé” vem ganhando força e destaque desde o seu lançamento no ano passado. Autoridades, moradores e comerciantes do bairro têm se mostrado demasiadamente animados com a ação. O objetivo da campanha é o de potencializar os aspectos positivos do bairro, torná-lo mais acolhedor, além de abrir caminho para outras ações de desenvolvimento social, cultural e econômico.

TATUAPÉ
Equipe do 30º DP descobre desmanche. Dono é solto

na audiência de custódia

Os policiais chegaram até o local após o investigação do furto de duas Hilux

Policiais do 30º DP - Tatuapé descobriram na última terça-feira, dia 1º, um centro de distribuição de peças de carros roubados, que as repassava para desmanches. O galpão fica na Rua Inésio Isqui, 184, na Vila Cruzeiro, uma rua tranquila próxima ao Cemitério de Vila Formosa, onde foram encontradas milhares de peças de veículos dos mais variados tipos.

Segundo o delegado titular do 30º DP, Marcos Galli Casseb, durante a análise inicial do material encontrado, já tinham sido identificadas peças de 41 veículos com queixa de furto e roubo na região do Tatuapé e bairros vizinhos. O delegado informou também que o proprietário do local foi preso em flagrante. Ainda segundo ele, a análise das peças apreendidas prossegue.

Durante a audiência de custódia, realizada na tarde da quarta-feira, dia 2, no Plantão do Tribunal de Justiça de São Paulo, o juiz Fabio Pando de Matos relaxou a prisão em flagrante e o dono do estabelecimento foi liberado.

DESMANCHE DE MOTOS

A mesma equipe do 30º DP executou na quinta-feira, dia 4, três mandados de busca e apreensão em estabelecimentos localizados na Rua Guaianazes e Rua dos Gusmões, onde foi apreendida uma grande quantidade de peças de motocicleta, dentre as quais peças de motos furtadas. Segundo Casseb, sua equipe chegou até os dois locais após um intenso trabalho de investi-

gação do furto de dois veículos Toyota Hilux e de uma moto de luxo, todos na região do Tatuapé, e cujas peças foram encontradas no depósito da Vila Cruzeiro e, nas lojas de motos da Santa Ifigênia, respectivamente.

MUDANÇA NA LEI Conforme Casseb já declarou para nossa reportagem, só existe uma forma de diminuir ou acabar com os crimes: uma alteração urgente e significativa na legislação brasileira. Ele não é da opinião de que a polícia prende e a justiça solta. Ele defende a tese que “a legislação brasileira processual é fraca e muito branda e é a legislação que coloca o ladrão na rua. A legislação precisa ser alterada com urgência. A nossa sociedade precisa acordar para isso, senão vamos continuar sofrendo”, afirma.

na Praça Sílvio Romero (foto), defronte à igreja Nossa Senhora da Conceição
O galpão fica na Rua Inésio Isqui, 184, na Vila Cruzeiro, uma rua tranquila próxima ao Cemitério de Vila Formosa

COTIDIANOFATOS 4

NA RUA

Enchentes, desapropriação, educação e saúde foram temas da primeira edição

O projeto Câmara na Rua será realizado no fim de cada mês em regiões diferentes da cidade

Oprojeto Câmara na Rua realizou sua primeira edição no sábado, dia 29 de março. A Zona Leste foi escolhida para sediar o primeiro encontro, que foi realizado no CEU Luiz Melodia, em São Miguel Paulista. O objetivo do projeto é ampliar a participação política da população.

Uma feira com os principais serviços da Câmara Municipal de São Paulo foi montada na quadra poliesportiva para os moradores da região conhecerem a estrutura técnica do parlamento paulistano, com estandes da Biblioteca, Escola do Parlamento, Comissões, Ouvidoria, Eventos (Parlamento Jovem) e Plenário.

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Teixeira (União), deu início à Tribuna Popular agradecendo a grande presença do público. “Quero agradecer à imprensa

que me ajudou a divulgar esse projeto e vocês aqui demonstram o anseio da população de que nós precisamos estar perto, ouvir mais vocês. A população lotou o CEU”, comentou.

TEMAS RECORRENTES

Os mais de 30 moradores que se inscreveram para apresentar demandas de São Miguel Paulista e região relataram problemas de enchentes, infraestrutura, mobilidade urbana, desapropriação, saúde e educação. Eles agradeceram pela iniciativa de trazer a estrutura da Câmara para permitir o diálogo com o Legislativo. O evento também contou com a presença de vereadores da cidade de São Paulo que comentaram e acolheram os pedidos da população. Estiveram presentes os vereadores Janaina Paschoal (PP), Celso Giannazi (PSOL), João

Ananias (PT), Hélio Rodrigues (PT), Alessandro Guedes (PT), Marina Bragante (Rede), Dr. Milton Ferreira (Pode) Ana Carolina Oliveira (Pode), Dra. Sandra Tadeu (PL), Edir Sales (PSD), o 1º vice-presidente João Jorge (MDB), Nabil Bonduki (PT), Sansão Pereira (Republicanos), Sargento Nantes (PP), Senival Moura (PT) e Silvão Leite (União)

OUTRAS AUTORIDADES

A estreia do Câmara na Rua contou ainda com a presença de Divaldo Rosa, subprefeito de São Miguel Paulista; Katia Falcão de Souza, subprefeita da Penha; Jadir Nascimento, responsável pela CET em São Miguel; Sérgio Miranda, presidente do Conseg de São Miguel Paulista; Fernando Velucci, presidente da Distrital São Miguel da Associação Comercial de São Paulo, entre outros.

www.gazetavirtual.com.br

Subprefeitura Mooca entrega primeiro Play Lúdico da sua região

Praça Camila Taliberti ganha uma nova identidade, criando um universo voltado à imaginação

Na última sexta-feira, dia 4, a Subprefeitura Mooca inaugurou o Play Lúdico Camila Taliberti, voltado para crianças de zero a seis anos de idade. O novo equipamento se soma a outros três já existentes na cidade de São Paulo. Além disso, a Subprefeitura desenvolve dois novos projetos: um na Rua Miguel Capalbo, no Pari, e outro no Parque Salim Farah Maluf, na Mooca.

A inauguração do espaço contou com as presenças do secretário das Subrefeituras de São Paulo, Fabricio Cobra; do subprefeito da Mooca, Marcus Vinícius Valério; do ex-coordenador e membro atual do Conselho Participativo Municipal Mooca, Ítalo Leonelo Júnior; e de Helena Taliberti, mãe de

Camila Taliberti, vítima fatal do rompimento da barragem de Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019, e que recebeu o nome da praça onde foi instalado o equipamento. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Com o tema “universo”, cores e formas vibrantes, o novo Play Lúdico oferece um ambiente diversificado, com escorregadores, escalada, labirinto transparente, gangorra, gira-gira, mesas e um espaço dedicado às famílias, onde podem aguardar sentadas. Um lugar para o desenvolvimento cognitivo e motor da petizada.

Tudo no parque foi pensado para as crianças brincarem com liberdade e segurança. Logo na entrada, os portões têm um sistema que não deixa

a criança escapar do espaço. As cores e formas presentes no parque estimulam a imaginação, permitindo que criem seus próprios mundos mágicos e radicais. Os espaços contam com mesas, que podem servir como bancos, e escorregadores, que podem se transformar em pistas emocionantes para os mais aventureiros. Além disso, o piso monolítico, mais macio, foi instalado para amortecer impactos e garantir que as brincadeiras possam durar muito mais tempo. Esse tipo de piso não tem concreto. A aparência de emborrachado vem do micro revestimento asfáltico. O Play Lúdico está localizado na Rua Azevedo Júnior, 14, esquina com Rua da Figueira, no bairro do Brás, e teve um custo de R$ 1.950.627,98.

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Teixeira (União), deu início à Tribuna Popular CÂMARA
Tudo no parque foi pensado para as crianças brincarem com liberdade e segurança

CULTURAARTES

Fora da casa

Após sair o “Big Brother Brasil”, Gracyanne Barbosa gravou uma participação na próxima temporada de “Tô de Graça”, do Multishow. No humorístico, ela revive a personagem Sonaira, agora ex-namorada de Marraia, papel de Evelyn Castro, uma das filhas da protagonista Graça, de Rodrigo Sant’anna. A produção estreia no final de abril.

Memória do jornalismo

Em abril, a Globo exibirá o documentário “Glória”. A produção, que contará com quatro episódios, relembrará toda a trajetória da jornalista Glória Maria, que morreu em 2023.

No elenco

Juliana Didone irá integrar o elenco da série bíblica “A Vida de Jó”. A produção tem estreia prevista para segundo semestre no streaming Univer Vídeo. Depois, será transmitida pela Record na tevê aberta.

Chance de ouro

Luciano Huck estreia, neste domingo, dia 6, o quadro “3 Minutos para Brilhar”, do “Domin-

gão”. A produção reunirá pessoas que nunca se apresentaram na televisão.

Em dupla

O programa “Falas da Terra” contará com apresentação de Dira Paes e Xamã. O especial irá ao ar no próximo dia 21 de abril e celebrará o Dia dos Povos Indígenas.

De volta Rafael Cortez participará da edição especial do “Vídeo Show”. O programa, que vai ao ar no dia 24 de abril, faz parte da celebração de 60 anos da Globo.

Para relembrar

A trama de “A Viagem” chegará ao catálogo do Globoplay no próximo dia 14 de abril. O folhetim também ganhará uma reprise no “Vale a Pena Ver de Novo” a partir de maio.

Outros amores

Com comando de Monique Alfradique e Pedro Ottoni, o programa “Crush Animal” estreia dia 26 de abril no Multishow. O “game show” de paquera é inspirado no comportamento dos animais.

TATUAPÉ

Canal Zap

Outros dilemas

Cinnara Leal celebra toda e qualquer oportunidade de estar em um estúdio de tevê. Não à toa, ela vibrou com a chance de desenvolver a trama de Fernanda na nova temporada de “A Divisão”, original Globoplay. Após superar uma grande crise no casamento com Santiago, papel de Erom Cordeiro, a médica está disposta a engravidar novamente, não importa o método. Santiago corrobora o desejo e surpre-

Clima de paquera

O “reality show” “Minha mãe com seu pai”, original Globoplay, contará com 10 episódios. Sob comando de Sabrina Sato, a produção traz pais e mães solteiros que são inscritos por seus filhos para embarcar em uma experiência inédita, trazendo à tona as habilidades de paquera – ou a falta dela.

Fato excepcional

O último capítulo de “Volta por Cima” irá ao ar no sábado, dia 26 de abril. A reta final da novela das sete fará parte da celebração dos 60 anos da Globo. Na segunda, dia 28, estreia a inédita “Dona de Mim”.

Disputa entre famosos

Angélica retornará à Globo para comandar uma edição especial do “Vídeo Game”. O programa, que irá ao ar no dia 26 de abril, vai trazer uma disputa entre dois casais famosos, testando que dupla tem mais conhecimentos sobre a Globo.

No catálogo

A série “Lampião e Maria Bonita” chegará ao Globoplay em

Projeto social de flamenco do bairro é convidado para se apresentar na Argentina

OTatu-Olé, projeto social de difusão do flamenco, criado pelo professor e bailaor Evan Valiente foi convidado pela Cia. Jaleo, da argentina radicada no Brasil, Sonia Quiroga, para se apresentar na província de Venedo Tuerto, na Argentina, no próximo dia 20 de abril.

O professor Evan Valiente, que mantém o projeto de dança flamenca com recursos próprios, além de aceitar o convite, irá levar dois alunos que terão no flamenco suas estreias internacionais e primeira viagem ao exterior. São eles a bailaora e cantora lírica Vitória Rebechi e o bailaor e jovem violonista Vitor Franco, de apenas 18 anos de idade. TURNÊ

Além da participação no espetáculo 'España Sonidos em Movimiento', o trio fará uma performance de flamenco em Buenos Aires, no renomado Espacio Cultural Indepediente Nueva Uriarte.

ende a parceira, aparecendo com uma criança recém-nascida em casa. “Pela primeira vez, eu pude dar vida à uma médica. E ela traz o empoderamento da mulher também. Ela representa todas as mulheres que vivem o amor, mas sem se anular. Ela ama o trabalho, ela ama o Santiago e o chama para construir uma família juntos. Mas quando vê que ele não assume essa responsabilidade, ela se compromete em seguir sozinha. Ela é uma mulher potente e inspiradora”, explica.

abril. Com Nelson Xavier, Tânia Alves e Roberto Bonfim no elenco, a produção estreia no próximo dia 28.

Dose dupla

Protagonista de “A Caverna Encantada”, Miguel Coelho poderá ser visto na Record. O ator volta ao ar na reprise de “Reis –A Escolha”, que estreia dia 8 de abril.

Estreia maior

A sétima temporada de “Tô de Graça” terá episódio duplo na estreia, que acontece no próximo dia 29. A produção de humor do Multishow é estrelada por Rodrigo Sant’anna.

Temporada fechada

A nova versão da série “No Mundo da Lua” contará com 24 episódios. A produção da TV Cultura terá Marcelo Serrado como protagonista.

No elenco

Flávio Tolezani estará no elenco de “Êta Mundo Melhor”, próxima novela das seis. O ator esteve nas primeiras leituras da obra de Walcyr Carrasco.

Nova chance

(Prime) Novidade no Prime Video, em "The Bondsman", Hub Halloran (Kevin Bacon) é um caçador de recompensas ressuscitado, que ganha uma segunda chance na vida, no amor e em sua carreira musical, quase esquecida. Após retornar dos mortos, ele se vê em um mundo completamente transformado, onde tudo o que

ele conhecia agora toma uma direção inesperada. Enquanto tenta retomar o controle de sua vida pessoal e profissional, Hub descobre que seu antigo trabalho como caçador de recompensas ganhou uma reviravolta demoníaca, com forças sobrenaturais que agora dominam sua missão. No elenco, Jennifer Nettles e Damon Herriman.

Sertão de aventuras

(Disney+) Nova minissérie nacional do Disney+, "Maria e o Cangaço" explora a vida de Maria Bonita e Lampião, com ênfase no papel fundamental de Maria Bonita dentro do bando de cangaceiros liderado pelo companheiro. A narrativa re-

vela a importância e influência dessa mulher, proporcionando uma visão detalhada e inovadora sobre sua contribuição e trajetória no cangaço. A série conta com Isis Valverde e Júlio Andrade nos papéis principais e direção de Sérgio

Criado em 2021 pelo professor e bailaor Evan Valiente, o projeto Tatu-Olé difunde a dança do flamenco no Tatuapé A dança flamenca é uma manifestação cultural espanhola que combina música e dança

"Ter a oportunidade de levar esses dois talentos para a Argentina, acredito que é a realização de um desejo de um professor que acredita que a arte não tem fronteiras e o projeto Tatu-Olé de difusão do flamen-

co faz com que essa pequena gota no oceano reverbere com a força e potência que a dança espanhola tem”, afirma Evan Valiente. Valiente leva o flamenco em vários locais da região, como na EMEI Intentende Gomes Cardim, localizada no Largo do Bom Parto, onde dá aula para cerca de 90 crianças. A dança flamenca é uma manifestação cultural espanhola que combina música e dança. É uma expressão de emoção e expressividade que se comunica através do corpo. Os dançarinos usam castanholas, xale, saia e sapatos especiais de sapateado, que marcam o ritmo da dança.

INGRESSOS ESGOTADOS

Antes da viagem, uma avant-première do show foi programada para este sábado, dia 5, no Teatro Commune, localizado na Rua da Consolação e, segundo Valiente, dado o sucesso do espetáculo, os ingressos para duas sessões esgotaram em poucos dias. Para conhecer ou apoiar o projeto Tatu-Olé, que é um patrimônio do bairro desde sua criação em 2021, veja o instagram do projeto:@tatu_ole. Para informações sobre apresentações e aulas para crianças a partir de três anos de idade, jovens, adultos e melhor idade ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 98288-9701. As aulas são gratuitas.

A Páscoa está chegando, e a Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência (SAEA) convida você a espalhar amor e esperança para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Adquira seu bolo pascal e contribua com as obras sociais da Comunidade Confiança.

Machado, Thalita Rubio e Adrian Tejido.

O projeto de 'Noites Temáticas' segue no restaurante Novedad, agora inspirado na gastronomia árabe, todas as quintas deste mês

OProjeto “Noites Temáticas”, promovido pelo hotel São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá, que estreou em fevereiro com a “Noite Italiana”, seguiu em março com “Las Noches Latinas”, traz agora para o mês de abril o tema “Noites Árabes”. Em todas as quintas-feiras do mês – dias 10, 17 e 24 – o Restaurante do hotel, o Novedad, terá um cardápio especial, com pratos árabes elaborado pelo chef Eder de Deus, e embalado por música internacional ao vivo.

O cardápio temático conta com várias opções: de entradas, kibe cru com pão pita, babaganuche, coalhada, húmus e tabule; e fatouche. Os pratos principais são falafel com mjadra e muhammara; kafta e charuto, acompanhados de húmus, coalhada e babaganuche; e mussacá com arroz de damasco e especiarias; além de lanches como kebab clássico e shawarma. De sobremesas, os maravilhosos doces malabi ou knafeh.

Os clientes podem adquirir a experiência do menu completo (entradas + prato principal + sobremesa + 1 taça de vinho branco) por R$126,00 + 10% de taxa de serviço. Também é possível escolher opções avulsas e montar o prato do jeito que preferir. Outra opção exclusiva para novos associados do Programa de Fidelidade, MeliáRewards, é que ao fazer a inscrição, gratuitamente, já recebe 2.000 pontos de boas-vindas, e por mais R$ 15,00, é permitido trocar por um dos pratos principais deste menu.

Desde que reformou o seu restaurante Novedad, o São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá vem apostando em sua gastronomia e promovendo eventos que tem atraído não só os hóspedes, mas visitantes em geral. O hotel começou o ano estreando este novo projeto, que tem agradado às várias comunidades de São Paulo e quem tem curiosidade de conhecer a cultura gastronômica de outros países.

Serviço:

O que: Noites Árabes no Restaurante Novedad

Onde: Rua Serra de Juréa, 351, Tatuapé - São Paulo

Quando: Todas as quintas-feiras de abril: dias 10, 17 e 24

Horário: Das 19 às 22 horas.

Valor: R$126,00 + 10% por pessoa (Menu completo + 1 taça de vinho branco).

O hotel, com este novo projeto, tem agradado às várias comunidades de São Paulo e quem tem curiosidade de conhecer a cultura gastronômica de outros países

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.