GAZETA DA ZONA LESTE

A Prefeitura de São Paulo ofi cializou, na última quarta-feira, dia 18, o contrato de parceria público-privada (PPP) para administração, manutenção e requalifi cação dos terminais de ônibus que compõem o Bloco Leste da capital paulista. O objetivo é promover melhorias que entreguem mais efi ciência no atendimento prestado aos usuários do transporte, para uma experiência com mais conforto e bem-estar. > VEJA + PÁGINA 4
fique ainda + conectado com a região:
DIVULGAÇÃO
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
Mitos e verdades
As fa e ne s costumam rondar particularmente assuntos envolvendo dívidas e empréstimos, pontos que escancaram vulnerabilidades da população. O crédito consignado é um desses temas é preciso discernir o que é verdade e o que pode ser uma "pegadinha" nessa modalidade. Pensando nisso, listamos algumas verdades e mentiras sobre o empréstimo consignado. > VEJA + PÁGINA 3
Participar de uma negociação e concluir com sucesso é um dos principais desafi os corporativos. Mas entender o interlocutor, traçar um objetivo e ter uma comunicação efi caz podem ser a chave do sucesso nos negócios. Selecionamos algumas das principais dicas para um acordo de sucesso. Confi ra. > VEJA + PÁGINA 4
Dos livros é que sai a identidade do brasileiro
POR
Para se vestir de uma personalidade amadurecida, para se munir de autoestima, a criança precisa se entender e identificar quem ela é. Ela precisa sentir sua formação cultural, juntamente com oentendimento do passado como pertencente a uma nação. O orgulho de ser quem é e a construção da potencialidade pessoal têm como abre-alas a valorização do seu arredor e do que a gerou.
Mas a nossa fragilidade, como brasileiros, está em carregar uma vulnerabilidade já intrínseca por termos sido uma vez país colônia; por já termos nascido devendo algo que nos foi muitas vezes roubado; por levarmos má fama de darmos um jeito em tudo –, e por nosso “jeitinho” peculiar ou escancarado.
Parece que sempre estamos atrasados em comparação ao resto do mundo… Mas isso tudo é pura confusão de uma história mal contada de nossa origem, ou estigma herdado de gerações que apenas tentavam sobreviver. A desvalorização silenciosa do que é nosso contamina do macro ao micro. E a criança absorve esse estado de exaltação do externo e, como resposta, o imita.
Temos que quebrar o ciclo e nos apossar do nosso valor, desvendemos os olhos para nossa beleza, raízes e raças. Nossa diversidade cultural é exuberante, temos que viver esse brio na pele e nos enchermos de amor-próprio por isso.
Tudo reflete nossa fabulosa, abundante e original criatividade!
É o livro que treina a criança a incorporar todas essas facetas do Brasil e a unificá-las.
O livro as faz abraçar uma identidade com o selo intransferível de felicidade. O cenário não vem pronto, a criança que cria e transborda em mais cultura, exercitando e incorporando a imaginação sendo o personagem principal! Deixemos, então, o melhor do nosso café aqui mesmo para variar, e bebamos com nosso pão de queijo quentinho recheado de um bom causo.
POR GABRIEL WILHELMS
enho dito que, embora o STF seja o grande protagonista e viabilizador da censura no Brasil, o governo Lula sócio da mordaça, seja por ser o maior interessado na perseguição a opositores de direita (as principais vítimas de Moraes e sua turma), por se valer ele mesmo da censura.
Agora, a aproximação do ano eleitoral e o derretimento da popularidade de Lula levaram o governo a dar um passo a mais em sua guinada antidemocrática, retirando a máscara com a qual pretendia ocultar (para os incautos) sua face autoritária. Sem qualquer pudor, a Advocacia Geral da União (AGU) supostamente, um órgão de Estado, mas aparelhada até o talo pelo governo ingressou com um pedido para que oSTF adote "medidas urgentes" para a responsabilização das redes sociais por ditos conteúdos ilícitos.
A voracidade do governo em controlar o discurso nas redes tanta que Lula se sente confortável em confessar que, durante recente viagem China, ele perguntou ao "companheiro" Xi Jinping" se era possível enviar alguém de "sua confiança" ao Brasil, para discutir a regulamentação das redes. Sim, ogoverno Lula abertamente pretende
se inspirar na ditadura chinesa célebre pelo controle que mantém sobre a internet, prontamente censurando e punindo dissidentes para fazer a tal regulamentação das redes no Brasil. Cerca de uma semana depois do episódio, a ilustríssima primeira-dama, que estava com Lula no jantar com Xi Jinping (a quem uma primeira versão divulgada pela imprensa atribuiu a autoria da pergunta), elogiou as regras chinesas sobre a internet, incluindo a possibilidade de prisão, e ainda indagou ""por que tão difícil falar sobre isso aqui?" Talvez porque o povo brasileiro não queira viver sob uma ditadura, cara Janja. A histórica vocação autoritária do petismo já seria o suficiente para concluirmos o inelutável, mas, diante de declarações tão francas de intenção, só mesmo idiotas ou autoritários podem negar o leitmotiv autoritário do governo, que quer a censura como uma arma. Arma para quê? Ora, pura e simplesmente, para tentar reverter a maré de impopularidade e ganhar as próximas eleições. Não novidade que o PT culpa as redes sociais pela derrota em 2018, bem como a dita desinformação e a extrema direita por sua retumbante incompetência e fracasso.
Gabriel Wilhelms é graduado em Música e Economia e atua como articulista político nas horas vagas
POR JOSÉ ANTONIO RINALDI
Sempre que ocorre mudanças climáticas as pessoas começam a sentir desconfortos e dores fortes, principalmente na musculatura e nas articulações. Já a medicina chinesa (MTC), identifica as causas exteriores de problemas articulares como as chamadas Síndrome Bi. As dores têm forma migratória e caracteriza-se por dor que migra de uma articulação para outra, podendo afetar uma articulação ou mais, afetando os membros superiores ou inferiores, e isto, segundo a medicina chinesa, acontece por causa de uma invasão de vento nos meridianos. Assim como na natureza o vento circula de uma articulação para outra, quando invade o corpo de forma patológica. As dores também podem se fixar mais em uma articulação ou estrutura, trazendo mais dores assim como sensação de peso local e inchaços. As artroses são mais comuns a estes sintomas, principalmente em pessoas que se expõem muito ao frio e a umidade, e quando a umidade se junta ao calor, irá trazer dores, inflamações, e rubor nas articulações, aumentando assim o desgaste das cartilagens e as juntas. Entendemos como dor crônica uma dor recorrente e permanente a uma situação clínica e que dura de três meses ou mais. quadro de dor crônica se insta-
la por conta de mecanismos graves que acometem os nervos, propiciando assim comprometimento doloroso e inflamatório intenso, principalmente nas juntas e na coluna vertebral.
A dor um sinal de alerta e quando persiste não deixa que o cérebro interprete os mecanismos de bloqueio, pois os nervos criam memória da dor e geram dor crônica por todo o corpo.
Os locais mais comuns a serem afetados são a coluna vertebral, afetando diretamente o nervo ciático, assim como ombros, braços, quadril, joelhos e tornozelos, também podem ocorrer formigamentos nos membros e sintomas de queimação nos pés e nas mãos com possíveis inchaços.
As dores de cabeça, irritabilidade e insônia estão presentes nestes pacientes que terão uma péssima qualidade de vida.
A acupuntura trata todo segmento doloroso e inflamatório, com agulhas finas no local da dor e na região auricular, utiliza-se também ventosas para alivio imediato, assim como o uso da Laser acupuntura (sem agulha). Também tratamos com fitoterápicos específicos para cada caso.
Consultórios: Rua: Serra de Botucatu, 113, Tatuapé; Rua: Voluntários da Pátria, 654, Sala 317, Santana. Contato: WhatsApp: (11) 973723325; www.rinaldinaturopata.com ou @dr.rinaldinaturopata
Será que estamos chegando ao fim do mundo ou tudo não passa de um sonho? Parece que não vivemos a realidade; precisamos acordar. Quem nos fará despertar? Todo dia há uma nova guerra, um clima diferente, a economia balança. Em meio turbulência que caracteriza o mundo contemporâneo, inevitável que muitos questionem se o planeta está, de fato, perdendo o juízo. Entre guerras, crises econômicas, mudanças climáticas e tensões sociais crescentes, a sensação de desordem parece ser uma constante. No Brasil, não precisamos de guerra: a maior que temos, sem dúvida, interna, com um desgoverno total e uma desordem desenfreada. Judiciário manda, o Executivo obedece e o Legislativo briga pelas “emendas”. Sem emendas, nada anda. uma guerra em que a “bomba atômica” que nos ameaça são os nossos governantes. Nos últimos anos, o mundo tem testemunhado uma escalada nas tensões políticas e sociais. Exemplos incluem conflitos armados prolongados, como as crises no Oriente Médio e a invasão da Ucrânia, e protestos civis em grande escala em países como Estados Unidos, França e Brasil. Tudo isso contribui para que, a cada dia, estejamos mais afundados: tensões alimentadas pela desigualdade econômica o rico fica cada vez mais rico e o pobre, mais pobre —; a ideia de que Lula o “pai” dos pobres; e a enorme polarização política, incentivada pela desinformação nas redes sociais. A interconexão global, embora traga benefícios, também amplifica conflitos ao expor indivíduos a realidades e narrativas conflitantes. Notícias verdadeiras, notícias falsas e teorias conspiratórias têm contribuído para a per-
cepção de caos e para destruir sonhos. A internet, ao facilitar o acesso informação, também abriu espaço para a propagação de conteúdos que não passam pelo crivo da verificação. Com isso, deixamos de acreditar em qualquer fonte. Por incrível que pareça, até as mudanças climáticas colaboram com tudo isso: nunca se sabe em que estação do ano estamos, e o tempo tem castigado muito. Basta olhar o que volta a acontecer no Rio Grande do Sul: o povo vive o terror das chuvas, como se fosse amaldiçoado; em São Paulo, não há quem não esteja resfriado, com tantas variações de clima. Enquanto as redes sociais prometem aproximar as pessoas, muitas vezes criam divisões, alimentando sentimentos de inadequação e competição. Por isso, perguntamos no início: será que tudo não passa de um sonho ou podemos acordar um dia disso tudo? Apesar desse panorama sombrio, importante lembrar que a humanidade enfrentou desafios similares no passado guerras mundiais, pandemias, revoluções tecnológicas e conseguiu superá-los. A história nos mostra que a resiliência e a capacidade de adaptação são características inerentes nossa espécie; o ser humano se adapta a tudo, até fome. Reconstruir a confiança pública por meio da transparência e da responsabilidade; iniciar logo um novo governo, extirpar de Brasília boa parte dos nossos governantes especialmente os mais velhos e ultrapassados para implantar uma nova era. Para concluir, o mundo está perdendo o juízo como reflexo das complexidades de uma era marcada por mudanças rápidas e desafios globais interconectados. No entanto, em vez de desistirmos, hora de redobrar nossos esforços para criar um futuro mais equilibrado e justo.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Mata do Carmo ameaçada por toneladas de entulho
Aa última segunda-feira, dia 20, vizinhos denunciaram o descarte de entulho clandestino na Área de Proteção Ambiental do Carmo, próximo Rua Malmequer do Campo, altura do no 500.De acordo com os moradores, vários caminhões foram vistos de dia e noite fazendo o despejo. Até para se preservarem, eles decidiram não anotar placas dos veículos ou nomes dos motoristas e empresas responsáveis. A partir de denúncias, o secretário do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Eduardo Jorge, tentou flagrar a ação criminosa, acompanhado de agentes de fiscalização ambiental, mas não conseguiu. Mesmo assim, segundo a assessoria de imprensa, foram emitidas multas para o dono do terreno, por permitir que o descarte fosse feito diariamente nos últimos anos, o que provocou osurgimento de montanhas de entulho de uma altura de até 40 metros em relação
DA REDAÇÃO superfície original do terreno. SEGURANÇA Mooca, Formosa Itaquera tiveram seus presos transferidos Outras quatro carceragens foram desativadas na segunda-feira, dia 20. Foram elas, Vila Formosa (58 DPA), Parque da Mooca (57 DPI), Jardim Robru (167 DP) e Itaquera (103 DP). governador Geraldo Alckmin participou da cerimonia de derrubada das celas dos distritos policiais de Vila Formosa e Parque da Mooca. A previsão que até o fim deste ano praticamente todos os distritos não tenham mais presos. Para abrigar os transferidos, estão sendo construídas três penitenciárias com capacidade para mais de 1.500 presos nas cidades de Guarel, Lavinia e Balbinos. Essas unidades devem ficar prontas no segundo semestre deste ano. As penitenciárias de Guarulhos e Franco da Rocha e II serão convertidas em CDPs, totalizando 3.500 vagas.
Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento SMUL- e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente - SVMA, acaba de disponibilizar, de forma inédita no “Portal GeoSampa”, informações detalhadas sobre aproximadamente mil praças e largos distribuídos pela capital, que integram o Cadastro de Praças e Largos -Cadpraças. material, elaborado pela Divisão de Informações Ambientais DIA - da SVMA, irá auxiliar as 32 Subprefeituras na organização de ações de zeladoria e na implementação de medidas que favoreçam a ocupação e o uso qualificado dessas áreas pela população.
A iniciativa também amplia o conhecimento da sociedade sobre esses espaços públicos que integram o Sistema Municipal de Áreas Verdes, Áreas Protegidas e Espaços Livres -Sapavel documento estratégico que orienta políticas de gestão e provisão de áreas verdes públicas, além da proteção do patrimônio ambiental da cidade de São Paulo. COMO ACESSAR?
Acesse o site: geosampa.prefeitura. sp.gov .br. No menu "Camadas", selecione a categoria "Verde e Recursos Naturais"; ative a opção "Cadastro de Praças e Largos"; utilize a ferramenta "Obter informação da camada" (ícone "i" no menu esquerda) e clique sobre o local desejado no mapa para
visualizar as informações. Atualmente, a camada está disponível apenas para visualização. Em breve, será possível fazer o download dos dados. O ‘GEOSAMPA’ Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento -SMUL, o “GeoSampa” uma ferramenta com mais de 500 tipos de informações sobre São Paulo. Você pode encontrar desde o zoneamento da cidade e linhas de ônibus até a localização de parques, escolas, hospitais e patrimônios históricos. uma plataforma essencial para cidadãos, pesquisadores, gestores e investidores conhecerem melhor o território paulistano.
Divulgação
verdade que uma das grandes vantagens a taxa de juros reduzida. Como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS
DA REDAÇÃO
tempos de excesso de informação, é essencial manter a mente atenta para questionar a veracidade do que recebemos. Desenvolver esse hábito ajuda a identifi car e fi ltrar notícias falsas ou incompletas, que frequentemente escondem armadilhas e podem levar a fraudes fi nanceiras.
As fake news costumam rondar particularmente assuntos envolvendo dívidas e empréstimos, pontos que escancaram vulnerabilidades da população. O crédito consignado é um desses temas é preciso discernir o que é verdade e o que pode ser uma "pegadinha" nessa modalidade, que costuma ser uma das mais vantajosas do mercado por ter taxas de juros menores em comparação com outras linhas de crédito.
CILADAS DISFARÇADAS DE BENEFÍCIOS
Estar atento aos detalhes ajuda a não cair em ciladas disfarçadas de benefícios, como explica Gustavo Bobsin Borba, sócio diretor da ConCrédito fi ntech especializada em crédito consignado e soluções fi nanceiras acessíveis. "O consignado é uma excelente ferramenta quando bem utilizada, pois oferece seguran-
ça e praticidade. Mas o cliente deve entender todas as condições antes de contratar. Buscar sempre pela transparência da instituição fi nanceira é a chave para evitar surpresas desagradáveis", explica. especialista lista algumas verdades e mentiras sobre o empréstimo consignado e explica cada uma delas. Confi ra.
FATO
Crédito consignado tem juros menores e parcelas fi xas verdade que uma das grandes vantagens é a taxa de juros reduzida.
Como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS, o credor tem mais garantias de que o pagamento será concluído e tende a cobrar valores mais baixos. Outra vantagem é que as parcelas são fi xas e facilitam o planejamento fi nanceiro pessoal. FAKE
Empréstimo consignado só vai gerar mais endividamento
Muito pelo contrário a modalidade estipula um limite máximo de comprometimento de renda, que varia de acordo com a instituição fi nanceira e a fonte de pagamento. Esse teto é calculado conforme a possibilidade de pagamento do solicitante, uma vez que ultrapassá-lo
comprometeria seriamente o orçamento pessoal. FATO
fácil e rápido de contratar
A agilidade na liberação do valor é, sim, um diferencial. Em muitos casos, o dinheiro está disponível na conta do cliente em poucos dias, o que pode ser uma solução rápida para emergências. Outro ponto positivo é que a burocracia é mínima, especialmente para aposentados e pensionistas do INSS.
FAKE
O crédito consignado não exige análise de crédito
Alguns acreditam que, por ter as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, o crédito consignado dispensa a análise de crédito. No entanto, mesmo nessa modalidade, as instituições fi nanceiras avaliam a situação de cada cliente, como a renda e o nível de endividamento atual, para defi nir os limites e as condições do empréstimo.
FATO
O consignado é seguro para quem busca organização fi nanceira
Por ter as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, o crédito consignado elimina o risco de esquecimento ou atraso no pagamento, mantendo a saúde fi nanceira do cliente em dia. Como as taxas de juros são menores em comparação com outras modalidades, ele também se torna uma alternativa interessante para quitar dívidas mais caras ou realizar planejamentos de longo prazo.
ustavo explica também que, para aproveitar melhor os benefícios do crédito consignado sem cair em armadilhas, vale a pena adotar alguns cuidados essenciais. "Pesquise as condições oferecidas por diferentes instituições, leia atentamente o contrato antes de assinar, evite comprometer signifi cativamente sua renda, e, em caso de dúvidas, consulte um especialista ou consultor fi nanceiro", diz.
Divulgação
Se você tem dívidas no cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos com juros elevados, sua prioridade deve ser colocar os pagamentos em dia
DA REDAÇÃO
AReceita Federal começou a pagar a restituição do Imposto de Renda deste ano. primeiro lote foi distribuído no fi m de maio, e os demais estão agendados para os dias 0 de junho, 1 de julho, 2 de agosto e de setembro a consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal. Com a liberação dos pagamentos, muitos brasileiros podem se perguntar: o que fazer com esse dinheiro extra?
Seja um valor baixo ou uma quantia mais expressiva, usar esse recurso de forma estratégica pode fazer a diferença no equilíbrio fi nanceiro pessoal. Para muitos, a restituição pode ser uma oportunidade de pagar contas, quitar dívidas, fazer uma reserva ou investir; no entanto, sem planejamento, o benefício pode perder seu valor.
BÔNUS INESPERADO
"O erro é lidar com esse dinheiro como se fosse um bônus inesperado e gastar com supérfl uos ou compras por impulso.
No ato da entrega da declaração, é possível saber se há valores a receber ou não, então recomenda-se planejar com antecedência o destino desse montante", afi rma illian Conzatti, sócio-fundador da ConCrédito, fi ntech especializada em soluções fi nanceiras acessíveis. especialista compartilhou as principais recomendações para quem vai receber a restituição do IR e quer usar esse valor para se organizar no segundo semestre. Confi ra.
QUITE DÍVIDAS PRIMEIRO
Se você tem dívidas no cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos com juros elevados, sua prioridade deve ser colocar os pagamentos em dia. Dívidas caras não são necessariamente as com o maior valor de parcela, mas aquelas sobre as quais são cobradas as maiores taxas de juros. A restituição do IR pode ser uma oportunidade para romper o ciclo dos juros abusivos e aliviar o orçamento mensal.
CRIE UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA Uma reserva fi nanceira serve
para lidar com imprevistos, desde cobrir emergências pontuais até atravessar períodos sem renda fi xa. Se você ainda não tem o equivalente a pelo menos seis meses de despesas básicas guardado em um investimento de alta liquidez, usar a restituição do IR para começar essa reserva é um ótimo primeiro passo. RENEGOCIE OU
ANTECIPE PARCELAS Tem um empréstimo consignado ou fi nanciamento ativo Avalie se vale a pena utilizar a restituição do imposto de renda para amortizar parcelas, negociar melhores condições ou até mesmo quitar contratos. Isso pode gerar uma economia signifi cativa no longo prazo.
INVISTA NO SEU FUTURO
Se suas contas estão em dia e você já tem uma reserva de emergência formada, que tal investir oje, há opções de investimentos seguros, com liquidez e rentabilidade superiores às da poupança, que podem ajudar a fazer esse dinheiro render acima da infl ação. Analise seus objetivos e metas de médio e longo prazo e aplique este valor para ajudar a alcançá-los.
EVITE TRATAR A RESTITUIÇÃO COMO ‘DINHEIRINHO EXTRA’ A restituição do Imposto de Renda não é um extra, nem dinheiro "sobrando" é a devolução de valores pagos a mais pelo contribuinte. Portanto, o ideal é tratá-la com o mesmo cuidado e planejamento que qualquer outra fonte de renda, evitando cair na armadilha de gastar com compras supérfl uas.
DA REDAÇÃO
APrefeitura de São Paulo oficializou,naúltimaquarta-feira,dia18, o contratodeparceriapúblico-privada(PPP) paraadministração,manutençãoerequalificaçãodos terminaisdeônibusque compõemoBlocoLeste dacapitalpaulista.Oobjetivoépromovermelhoriasqueentreguem maiseficiêncianoatendimento prestadoaosusuáriosdotransporte,paraumaexperiênciacom maisconfortoebem-estar. O eventoaconteceunasededaPrefeituraecontoucomapresença dopresidentedaCâmaraMunicipal,vereadorRicardoTeixeira.
REQUALIFICAÇÃO OprefeitoRicardoNunesexplicouqueo grupoficaráresponsávelpor12terminaisdaZona Leste e 6estaçõesdoExpresso Tiradentes, comuminvestimentodeR$575milhões.“Assina-
mosaPPPcomumconsórcio quevaiadministrar,reformare requalificarosnossosterminais doLoteLeste,evaipromover aqualidadequeopovodeSão Paulomerece.Estamosfazendo tudocommuitocarinho”,disse oprefeito.
DeacordocomNunes, a empresapassa a ter24meses paraentregartodososterminais requalificados,com100%de acessibilidade.“Osbanheiros terãoqualidadedeshopping. É comessepadrãoque a gente querdeixarpara a sociedade”, destacouRicardoNunes,ressaltandoquetodososterminais serãointerligadosao Programa SmartSampa.
TERMINAIS
OConsórcioBlocoLeste, vencedordalicitação,seráresponsávelpelasobras.Jáaestruturaçãodoprojetofoifeita pela SecretariaExecutivade
DesestatizaçãoeParcerias,em conjuntocomaempresa SPParcerias. Fazempartedoblocoos terminaisA.E.Carvalho,Aricanduva,CidadeTiradentes,ItaqueraII,Mercado,ParqueDom PedroII,Penha,Sacomã,São Miguel,Sapopemba,Carrãoe VilaPrudente,alémdasestações doExpressoTiradentes. Pordia, aotodo, 570milpassageiros embarcamnessesterminais.
Osinvestimentosincluem adaptaçãopara acessibilidade universal, atualizaçãotecnológica,padronizaçãodeespecificaçõestécnicas,alémdeampliaçãodaofertadeserviçose facilidadesparaosusuários.O acessoaosterminaispermanecerágratuito.Comocontrapartida, aempresaparceirapoderáveicularpublicidadeeseráresponsávelpelaexploraçãodosespaços comerciaisnointeriordosequipamentos.
Um dos principais negociadores do país, Marcus Coelho, ensina como se comunicar de forma eficaz e ter sucesso nos negócios
DA REDAÇÃO
Participardeumanegociação e concluircomsucesso é umdosprincipais desafioscorporativos.
Masentender o interlocutor, traçarumobjetivo e terumacomunicaçãoeficazpodemser a chavedosucessonosnegócios.
ParaMarcusCoelho,advogadoespecialistaemnegociação e umadasprincipaisvozes dosegmento,tudocomeçaao ouvirquemestánaconversa.
"Éprecisoanalisarcuidadosamente e traçarumperfil dequemestánanegociação. Semesteperfil é praticamenteimpossívelavançar.Afinal, comquemvocêestáfalando. Funcionacomoumapesquisa depúblicoalvo",explica o especialista.
Aplicarestratégiasassertivas aumentamsignificativamente aschancesdealcançaracordos vantajosos e duradouros."Lembre-se: a preparação ea adaptabilidadesãosuasmaioresalia-
dasemqualquernegociação", destacaMarcus.
Selecionamosalgumasdas principaisdicasparaumanegociaçãodesucesso.Confira.
CONHEÇA O INTERLOCUTOR
Antesdeiniciarumanegociação, é fundamentalentender e conhecerquemestádooutro lado.
"Primeiramente,avalieas necessidades,interesses e possíveisobjeçõesdointerlocutor.Essacompreensãopermite adaptar a suaabordagem e construirargumentosmaispersuasivos",destacaMarcus.
ESTABELEÇA OBJETIVOS
CLAROS
Definacomantecedência quaissãoosseusobjetivosna negociação.Estabeleçametas claras,mensuráveis e realistas. "Saberexatamente o quesedesejaalcançarorientasuasações e facilita a tomadadedecisões durante o processo",garante o advogado.
COMUNIQUE-SE DE FORMA EFICAZ
Comunicardeformaclara e assertiva é essencial.Utilizeuma linguagemapropriada,escute ativamente e estejasempreatento à comunicaçãonãoverbal. "Umaboacomunicaçãoconstróiconfiançaefacilitaaresoluçãodeimpasses",explica.
SEJA FLEXÍVEL E CRIATIVO Paraoespecialista,nem sempreumanegociaçãoseguirá ocaminhoqueplanejou."Estejapreparadoparaajustarsua estratégia,proporalternativas eencontrarsoluçõescriativas queatendamaosinteressesde ambasaspartes",complementa. UtilizeCritériosObjetivos Baseiesuaspropostas e decisõesemcritériosobjetivos, comodados,normas e precedentes."Essapremissaconfere legitimidadeàssuasargumentações e reduz a possibilidade deconflitossubjetivos",completaMarcus.