Gazeta Rio - Edição de Sábado 31 de Dezembro de 2022 à 02 de Janeiro de 2023

Page 1

www.gazetario.com
31
à 02
2023. Ano XXV Nº 1041 - R$2,00 - Presidente:
GAZETA RIO Em sessão solene, Congresso dará posse a Lula ainda neste domingo A expectativa para a posse de Lula é grande Na sequência, o governador Cláudio Castro fará o seu discurso. Encerrada a cerimônia, haverá coletiva à imprensa na sala lateral do hall do Palácio. Bolsonaro embarca para os Estados Unidos e passa a Presidência ao vice Concurso UFF RJ: publicado edital com 186 vagas em 10 cidades PT formaliza apoio a Fernanda Ontiveros com as bençãos de André Ceciliano Rio está pronto para o réveillon PÁGINA 5 PÁGINA 6 Mourão convoca cadeia de rádio e TV para pronunciamento neste sábado Mega da Virada: veja quanto renderiam R$ 500 milhões por mês em alguns investimentos Alerj dará posse neste domingo ao governador eleito Claudio castro PÁGINA 7 PÁGINA 6 PÁGINA 5 PÁGINA 5 3 Lula será recebido na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. A sessão solene de posse, no Plenário da Câmara, será iniciada às 15h, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará o termo de posse, juntamente com Alckmin.
PÁGINA 3 “A cidade está pronta. Copacabana é o centro dessa festa. Esse é o primeiro réveillon de verdade depois da pandemia. Temos que celebrar com muita intensidade. Vai ser uma festa linda, imperdível, o réveillon mais épico de todos”. Acompanhe a edição desse final de semana Caderno G Velório de Pelé acontece segunda, na Vila Belmiro; enterro será na terça, após cortejo em Santos PÁGINA 6
Fundado em 1997
Rio de Janeiro,
de dezembro de 2022
de janeiro de
Jorge Bernardes
PÁGINA

Opresidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou os comandantes da Marinha e da Força Aérea Brasileira, para que os nomes escolhidos por Lula (PT) possam assumir os cargos.

Os decretos de exoneração foram publicados na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da União (DOU).

O Almirante Almir Garnier Santos deixa o cargo de comandante da Marinha a partir de 31 de dezembro, para que o Almirante Marcos

Sampaio Olsen assuma de forma interina.

A troca no comando da Aeronáutica acontece no dia 2 de janeiro de 2023, quando o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior passará o cargo para o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

Esses nomes foram escolhidos pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e por seu futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Na quarta-feira (28), o Diário Oficial já trouxe a nomeação do novo comandante do Exército indicado por Lula, general Júlio César de Arruda, que

exerce interinamente o cargo a partir desta sexta-feira (30). Uma nova nomeação dos comandantes da Marinha e Exército deve ser assinada por Lula, quando o presidente eleito assumir, para mudar a condição de interinidade para titulares definitivos no cargo.

O DOU desta sexta também trouxe a exoneração de alguns ministros de Estado: Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil; Célio Faria Júnior, chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República; e Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional.

Vaticano homenageia Pelé com fotos ao lado de Papas

O Vaticano usou as redes sociais para prestar uma homenagem ao ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que faleceu na última quinta-feira (29), aos 82 anos de idade.

"O Rei, dois Papas e dois Santos", escreveu o Vaticano na publicação.

No post, o Vaticano divulgou fotografias que mostram o papa Fran -

cisco com uma camisa da seleção do Brasil autografada pelo ídolo do Santos e um encontro de Pelé com o papa emérito Bento XVI. O "Atleta do Século" também aparece em imagens com João Paulo II e Paulo VI, que já lideraram a Igreja Católica e foram beatificados.

APresidência da República oficializou, nesta sexta-feira (30), a equipe que vai acompanhar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua viagem para Miami, nos Estados Unidos, na próxima semana.

Ao todo, oito assessores e assistentes foram autorizados a se afastarem do país durante o próximo mês para “realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente”. As permissões foram publicadas no Diário Oficial da União.

Bolsonaro deve ficar fora do país de 1º de janeiro a 30 de janeiro de 2023, e, por isso, não deve passar a faixa pre -

sidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse no domingo (1º). Na última terça-feira (27), o Gabinete de Segurança Institucional já havia publicado uma autorização para que uma agente componha a “equipe de segurança de familiar” do presidente na viagem a Miami.

Diante da confirmação que Bolsonaro não participará da cerimônia de posse, o presidente eleito avalia alternativas para a solenidade oficial. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também já sinalizou ausência na cerimônia.

Adeputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) será a nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ela confirmou a informação neste sábado (30), após deixar o hotel em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado em Brasília. Particaparam do encontro ainda as lideranças indígenas: Cacique Roani e Beto Marubo da região do Vale do Javari. Nascida Joênia Batista de Carvalho, em Boa Vista, em 1974, ela é advogado e foi a primeira

indígena a exercer essa profissão no Brasil. Ela também foi a primeira mulher indígena eleita para ser deputada federal. Antes, um homem já havia ocupado o cargo, o xavante Mário Juruna.

Lula também já anunciou que a deputada federal eleita Sônia Guajajara será ministra dos Povos Originários. Atualmente, a Funai está sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça. A mudança da Fundação para a pasta dos Povos Originários ainda não foi definida, embora tenha sido uma reivindicação das lideranças indigenas no encontro com Lula.

GAZETA RIO
Jair Bolsonaro participa de cerimônia no STJ
deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) será presidente da Funai Foto: Adriano Machado/Reuters Foto: Manuel Marçal Bolsonaro exonera comandantes da Marinha e Aeronáutica e nomeia escolhidos de Lula Joênia Wapichana aceita convite e vai presidir a Funai
designa 8 assessores para acompanhar Bolsonaro em viagem aos EUA O atual presidente já havia nomeado o novo comandante do Exército indicado por Lula na quarta-feira Presidente deve passar um mês em Miami; nomes foram publicados no Diário Oficialdesta sexta-feira Deputada federal confirmou informação após reunião com Lula em Brasília Manuel Marçal Fernanda Pinotti Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 à 02 de janeiro de 2023 - Ano XXV - nº 1041 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Presidente
A
Governo

Em sessão solene, Congresso dará posse a Lula ainda neste domingo

Doze anos depois de ter deixado o cargo, Luiz Inácio Lula da Silva toma posse neste domingo (1º) como presidente da República para exercer um terceiro mandato de quatro anos. A solenidade está marcada para as 15h, no Congresso Nacional.

A expectativa para a posse de Lula é grande. O evento deverá contar com a participação de cerca de 700 jornalistas brasileiros e estrangeiros, 120 representantes de governos estrangeiros, dois mil convidados, e um público externo entre 150 mil e 300 mil pessoas. Os veículos de comunicação do Senado estão organizando uma ampla e especial cobertura, trazendo ao vivo todos os detalhes do evento.

O roteiro da posse prevê a chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governo) ao Congresso a partir das 13h45.

Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin deverão chegar à Catedral de Bra-

sília por volta das 14h20. Às 14h30, o presidente e o vice, que foram diplomados no dia 12 de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sairão em direção ao Congresso. O percurso deve durar dez minutos, apesar da proximidade. Por questões relacionadas à segurança, a decisão sobre se os dois desfilarão em carros abertos ou fechados será tomada em momento mais próximo da solenidade.

Lula será recebido na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. A sessão solene de posse, no Plenário da Câmara, será iniciada às 15h, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará o termo de posse, juntamente com Alckmin.

Na sequência, o presidente fará um pronunciamento à nação. O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, discursará

logo depois. A sessão será encerrada em seguida, e Lula seguirá para a área externa do Congresso, onde lhe serão prestadas honras militares.

O roteiro da posse no Palácio do Planalto ainda não foi divulgado. A praxe é que o novo presidente

Bolsonaro embarca para os Estados Unidos e passa a Presidência ao vice

Até o dia 1º de janeiro, quando Lula assume a presidência, Hamilton Mourão será o presidente em exercício do Brasil

Oavião presidencial de Jair Messias Bolsonaro (PL) decolou para Orlando, nos Estados Unidos, às 14h02 desta sexta-feira (30/12), segundo o sistema de monitoramento do tráfego aéreo. Com isso, ao deixar o espaço aéreo brasileiro, ele deixa de ocupar a Presidência do Brasil e o cargo passa para o vice, Hamilton Mourão (Republicanos). A partir do dia 1º de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume como presidente da República. Bolsonaro vai desembarcar em Orlando por volta das 20h (no horário de Brasília) e deve passar a

virada de ano na região. A expectativa é que ele fique em um resort em Palm Beach, de propriedade do ex-presidente Donald Trump, aliado do brasileiro. Depois, Bolsonaro deve partir para Miami. Publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30/12) autorizou a atuação de cinco assessores em uma "agenda internacional" com Bolsonaro entre o dia 1º de janeiro e 30 de janeiro.

Com isso, Bolsonaro deve ficar fora do país até, pelo menos, 30 de janeiro. Ainda não há informações sobre como e quando será o retorno dele ao Brasil, já que, por ter deixado a presidência, Bolsonaro não poderá mais usar o avião

da Força Aérea Brasileira (FAB) — a não ser que Lula autorize.

Bolsonaro não comunicou Hamilton Mourão sobre a saída do Brasil. Com isso, ficará sob responsabilidade de Mourão a passagem de faixa para Lula, tarefa que o vice-presidente já anunciou que não cumprirá. O PT ainda não comunicou como será feita a passagem de faixa para o presidente eleito.

O que acontece caso Bolsonaro não passe a faixa presidencial?

A viagem para os Estados Unidos coloca um ponto final na dúvida sobre a presença de Bolsonaro na cerimônia de passagem de faixa para Lula. A Consti-

receba a faixa presidencial do antecessor — o que pode ocorrer ao pé da rampa de acesso ou no Parlatório —, mas, conforme tem noticiado a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro não pretende participar do evento, assim como o vice-presidente Hamilton

Mourão. Depois do discurso no Parlatório, Lula e Alckmin vão receber cumprimentos de autoridades estrangeiras e convidados e participar de solenidade no Itamaraty. Paralelamente aos atos oficiais da posse, vai ser realizado na Esplanada dos

Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas. Da programação desse festival, constará igualmente a transmissão dos eventos da posse por meio de um telão. A festa terá início ao meio-dia.

tuição Federal, no entanto, não estabelece o ritual como obrigatório, apesar do peso simbólico da passagem de faixa em 1º de janeiro.

Um decreto de 1972, assinado à época por Médici, determina regras relacionadas à passagem, pelo presidente antecessor, da faixa presidencial. O documento, no entanto, não considera este um ato obrigatório. A Constituição determina o compa-

recimento ao Congresso Nacional somente do presidente eleito com o intuito de prestar o juramento de cumprir a Carta Magna, como previsto no artigo 78.

É válido frisar que o texto constitucional não trata do o ritual de passagem em si. Por isso, se Bolsonaro não comparecer à posse, a solenidade segue normalmente, seguindo a hierarquia do cargo: o vice-presidente, Hamilton

Mourão, e assim por diante.

Cabe ressaltar que, na história brasileira, a ausência de Bolsonaro na posse do Lula seria algo raro, mas não é a primeira vez que o país verá a cena. A última situação como essa aconteceu em 1985, quando

João Figueiredo - último presidente da ditadura militar - não compareceu à posse de José Sarney, seu sucessor, após a morte de Tancredo Neves.

Ovice-presidente Hamilton Mourão, que assume a Presidência em exercício assim que o avião de Jair Bolsonaro (PL) deixar o espaço aéreo brasileiro, marcou um pronunciamento para este sábado (20h) em cadeia de rádio e televisão. O discurso terá sete minutos de duração e trará uma mensagem de fim de ano. Bolsonaro deixou o país em voo que decolou às

14h02 da base aérea de Brasília. O presidente da República vai para Orlando, na Flórida, onde deve desembarcar às 20h10. Com isso, o chefe do Executivo não passará a faixa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro. Mourão também já avisou que não o fará. Com isso, ainda há indefinição sobre como se dará esse momento da cerimônia.

Nesta sexta-feira (30), Bolsonaro fez seu último pronunciamento como presidente. Na fala, defendeu a legitimidade das manifestações contra o resultado das eleições, mas condenou atentados em Brasília. Além disso, pediu que os apoiadores se colocassem no seu lugar, e afirmou que o Brasil não vai acabar no dia 1º de janeiro.

Mourão convoca cadeia de rádio e TV para pronunciamento neste sábado
Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 à 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Lula e seu vice José Alencar sobem a rampa do Congresso em janeiro de 2003 para o primeiro mandato presidencial deles

Vai empreender em 2023? Confira dicas para começar o ano com o pé direito

Ochanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente francês, Emmanuel Macron, podem visitar o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília no início de 2023, após sua posse, disseram duas fontes à Reuters.

que os detalhes devem ser definidos somente após a posse de Lula no domingo, quando a Alemanha será representada pelo presidente Frank-Walter Steinmeier e a França por um enviado especial ainda a ser anunciado.

Abrir um negócio do zero definitivamente não é fácil. A confeiteira Bruna Rebelo, por exemplo, vivenciou a falência de três empreendimentos antes de, finalmente, conseguir fazer sucesso com o novo trabalho. Formada em gastronomia desde 2009, Bruna chegou a assumir um buffet com a mãe que, apesar de não ter dado certo, fez com que ela descobrisse uma especialidade: o buttercream (um creme de manteiga para bolos).

Assim como em todo ramo, existem muitos obstáculos que podem tornar o processo de abrir o próprio negócio desanimador. Entretanto, existem aqueles que conseguem juntar o talento com um hobbie e começar um negócio sem sequer sair de casa.

Bruna, por exemplo, explica que manter a organização da empresa e o alinhamento dos processos são passos essenciais para começar a empreender. ”Precisa ter uma produção muito organizada. É um grande desafio cuidar sozinha das compras, da produção, do financeiro, da divulgação, das redes sociais e do atendimento. Mas, sim, é possível, só é preciso se organizar”, orienta.

A confeiteira explica que é necessário alinhar os objetivos para fazer com que o empreendimento funcione. “O primeiro passo é entender que isso é um negócio. Você

até pode fazer como um hobbie, e está tudo bem, mas se não for, lembra que isso é o seu negócio", acrescenta.

Dicas para vender bolos Na própria voz de Bruna, confira algumas dicas para quem deseja abrir um negócio voltado para a venda de bolos: "1 — Entenda que isso é um negócio Ao entender o propósito do negócio, é possível criar processos, e isso é muito importante, pois se não temos processos na nossa empresa, vamos à falência. O verdadeiro empreendedor é aquele que ganha na compra, e não somente na venda. É necessário manter um planejamento ao fazer as compras, pois ir ao mercado muitas vezes durante a semana pode fazer com que os gastos sejam maiores. Também é preciso ter um fluxo de caixa para ter o financeiro muito bem organizado.

2 — Não seja apaixonado pelos seus bolos, e sim pelos seus clientes

Ele (o cliente) que vai manter o seu negócio em pé, então, lembre que você precisa tratar ele muito bem. Não é só investir em um monte de equipamentos e utensílios bons, antes você precisa investir no seu cliente, e o melhor equipamento é aquele que te dá mais lucro.

3 — Comece pelo básico bem feito

O maior problema é começar do zero e querer já começar fazendo um bolo de 3 andares. Tenha calma, faça o básico bem feito. Comece do básico e vai chegar o momento de

você fazer aquele bolo dos seus sonhos.

4 — Você não vende bolo Vende propósito, vende lembranças, memórias. A confeitaria tem o poder de reunir as pessoas, não é só sobre dinheiro.

5 — Quem reclama não traz cliente

A reclamação é muito forte, traz uma energia muito pesada para a vida e, consequentemente, para o negócio. A cabeça é quem manda, pare de reclamar!"

Como conquistar os primeiros clientes?

Outra grande preocupação dos empreendedores iniciantes é como começar a conquistar os clientes. Com as redes sociais em ascensão, muitas pessoas aproveitam para divulgar o trabalho e fidelizar os clientes. Bruna explica quais os primeiros passos para começar a atrair a clientela são: Grupos de Facebook: O Facebook está cheio de grupos e comunidades.

Uma opção é entrar em grupos da cidade, da vizinhança ou de empreendedores. Também pode, inclusive, criar um cupom de desconto para esses clientes, assim saberá se vieram do Facebook ou não.

Status do WhatsApp: Poste todos os dias: bolo da semana ou o que tem no dia. Não deixe de estar ali, para os clientes que estão no WhatsApp verem os status e comprarem de você.

Frequência no feed do Instagram: Não fique dias sem postar, mas também não pegue fotos de um bolo e poste tudo de uma vez. O feed do Instagram

é a vitrine, então, é necessário preencher pro cliente lembrar de você. Se ainda não teve pedidos e precisa de fotos, uma opção é produzir para postar.

Postar stories: Também precisa ter frequência nos stories, pois quanto mais postar, mais a bolinha ali no Instagram vai aparecer para o público. Se postar vídeos legais, fotos chamativas, isso vai gerar desejo e o cliente acabará comprando de você.

Influenciadores: Eles são capazes de influenciar muito nas vendas. Lembrando que, se sua cidade é pequena e tem uma pessoa com 5 mil seguidores que trabalha como influencer, ela poderá ajudar também a impulsionar as vendas com a divulgação dela.

Parcerias: Escolher alguém que tenha o produto similar ao seu ou que tenha o mesmo público também pode ajudar. Após escolher a pessoa/ empresa que fará parceria, se junte com ela para desenvolver estratégias e atingir mais clientes.

Vizinhos: Aproveite para apresentar seus produtos para os vizinhos. Pode ser em grupos de whatsapp, do condomínio ou da região em que você mora.

Botão promover: Essa é uma ação de tráfego pago, que é quando você coloca dinheiro na ferramenta, no google, no facebook, e ele distribui seu conteúdo pago para mais pessoas. O botão "promover" é uma forma mais simples de fazer anúncios pagos para

Lula, que tomará posse em 1º de janeiro, procurou restaurar a reputação internacional do Brasil depois que a supervisão frouxa do presidente Jair Bolsonaro sobre o meio ambiente e os ataques ao sistema eleitoral de seu país afastaram muitos diplomatas ocidentais.

Os líderes francês e alemão podem visitar Lula no Brasil já em janeiro, disseram as duas fontes, com datas exatas ainda sendo negociadas. As fontes disseram

O escritório de Scholz disse que não tinha informações sobre planos para tal viagem, enquanto o Elysee não respondeu a um pedido de comentário.

No ano passado, antes mesmo de ser formalmente candidato à presidência, Lula foi bem recebido tanto por Scholz quanto por Macron em seus países. Além de receber congêneres em Brasília, Lula também planeja viagens próprias, incluindo visitas aos Estados Unidos, China e Argentina no início de seu mandato.

AFrança exigirá que os viajantes que chegam da China forneçam um resultado negativo do teste Covid-19 menos de 48 horas antes da partida, disse o Ministério da Saúde em um comunicado nesta sexta-feira (29).

O teste será exigido em voos diretos da

China e voos com escalas. Os viajantes em aviões que chegam da China também terão que usar máscaras. Nenhuma data foi definida para a introdução das medidas, mas um decreto do governo será publicado e notificado aos estados-membros da União Europeia, disse o ministério.

Chanceler alemão e presidente francês podem visitar Lula em 2023
França exigirá testes de Covid-19 para viajantes vindos da China
Arquivo VOLTA
Foto:
AO MUNDO
atingir clientes. Confeitaria, aulas de inglês e até mesmo estética. Apesar das dificuldades, é possível juntar um hobbie com uma forma de fazer uma graninha extra
Foto: REUTERS/Gonzalo
Fuentes/Pool
Foto: REUTERS/Aly Song
Presidente da França, Emmanuel Macron Teste de Covid-19 em Xangai - 7/12/2022
Yasmin Rajab Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 à 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Reuters

PT formaliza apoio a Fernanda Ontiveros com as bençãos de André Ceciliano

Otabuleiro político está se movendo rapidamente em Japeri e a prefeita Drª Fernanda Ontiveros pode ter fechado uma importante aliança para consolidar seus próximos dois anos de governo e pavimentado o caminho para sua reeleição em 2024: a participação do PT em sua gestão sob as bênçãos do presidente da ALERJ deputado André Ceciliano. Em 2020 ele apoiou a candidatura do ex-vereador Helder Pedro, que na ocasião perdeu a disputa para a Drª Fernan-

da Ontiveros.

O apoio do PT foi formalizado em reunião com a Presença do Presidente Regional do partido Lenilson Cruz; do vereador Ziel Pavani, do vereador Renan Schiavo e do suplente a vereador Mateus Ferraz, que está prestes a assumir a vaga de Ziel Pavani. Este último recebeu oficialmente o convite da prefeita para assumir a Secretaria Municipal de Defesa Civil.

A noite a prefeita foi recebida pelo Presidente da ALERJ, deputado André Ceciliano, que assumirá uma importante missão no governo do Presidente Lula: a de ser interlocutor

das cidades fluminenses junto ao governo federal. Na ocasião, André se comprometeu em ajudar o governo de Japeri na esfera federal e apoiou a decisão do PT de Japeri de apoiar e participar formalmente da administração de Fernanda Ontiveros “Ouvi do deputado sobre seu compromisso em ajudar Japeri a se aproximar do novo governo federal, a fim de que possamos trazer o máximo de recursos para ajudar no seu crescimento. Também ouvi dele a satisfação com essa aliança politica que representara muito para o governo e a cidade” disse Fernanda Ontiveros.

Alerj dará posse neste domingo ao governador eleito Claudio castro

Prefeitura de Belford Roxo apresenta resultados do Programa Saúde na Escola

APrefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última semana uma reunião de apresentação dos resultados em 2022 do Programa Saúde na Escola (PSE), no Previde, em Areia Branca. O evento contou com a presença de representantes municipais da Saúde e Educação para compartilharem as experiências exitosas sobre a implementação do programa no município.

Durante a reunião, foram apresentadas mais de 11 ações realizadas no ano de 2022 em 54 unidades de educação entre escolas, creches e Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), além de uma roda de conversa, planejamento estratégico para o próximo ano e a palestra de uma

enfermeira atuante no município.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, comentou sobre as ações do programa nas escolas. “As visitas são fundamentais para promover à saúde de todos alunos e professores, através dessa participação e integração prevenimos doenças e seus agravos”, explicou. “A comunidade escolar tem

à disposição uma equipe multidisciplinar que garante a qualidade de vida dos munícipes”, concluiu Christian.

A responsável técnica pelo PSE, Lucilene Almeida, fez um panorama positivo sobre o ano. “Fechamos este ciclo anual com um atingimento das metas propostas, além de ações exitosas nas unidades de ensino com a articulação e dedicação dos secretários municipais da Saúde e Educação”, resumiu. “Realizamos capacitações e treinamentos em todas as unidades contempladas pelo programa e a divulgação com o material didático”, completou Lucilene, que pontuou sobre ações voltadas para a saúde bucal, nutricional, ambiental, auditiva, ocular, sexual, dentre outras.

AAssembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza, neste domingo (01/01), a partir das 9h, a cerimônia de posse do governador eleito Cláudio Castro e do vice-governador eleito Thiago Pampolha. A solenidade vai ocorrer no Palácio Tiradentes, antiga sede do Parlamento fluminense, e será conduzida pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT). A cerimônia, restrita aos veículos credenciados, será transmitida ao vivo pela TV Alerj (canal aberto 10.2 UHF digital, canal 12 da NET) pelo canal no Youtube.

O rito de posse

O presidente André Ceciliano abrirá a solenidade com a execução do Hino Nacional pela Banda da Academia da Polícia Militar e o hasteamento da bandeira. O governador Cláudio Castro fará o Juramento Constitucional de Posse e, em seguida, haverá as leituras dos

termos de posse, que serão assinados por Castro e Pampolha. Na sequência, o governador Cláudio Castro fará o seu discurso. Encerrada a cerimônia, haverá coletiva à imprensa na sala lateral do hall do Palácio.

Sobre o esquema de cobertura

Por limitações de espaço, o número de equipes foi reduzido. O acesso ao Plenário será restrito aos profissionais de imagem e repórteres de TV. Fotógrafos e cinegrafistas serão posicionados

no fundo do Plenário ou nos dois balcões superiores. Os repórteres de rádio, jornal impresso e sites ficarão nas duas salas anexas ao Plenário, onde haverá telas de TV com a transmissão ao vivo da TV Alerj.

Ao fim da solenidade, o governador dará entrevista coletiva em sala do lado esquerdo do hall de entrada do Palácio Tiradentes. A equipe da Comunicação Social da Alerj estará disponível para orientar os profissionais nesta cobertura.

SERVIÇO:

Posse do governador Cláudio Castro e do vice-governador Thiago Pampolha. Endereço: Plenário do Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/ nº, CentroRio de Janeiro. Data: 01/01/2023;

Horário: 09h; Entrega de credenciais: 08h às 09h.

As ruas no entorno do Palácio Tiradentes estarão bloqueadas pela CET-RIO. Carros de reportagem terão que desembarcar os profissionais em local próximo ao TJ (atrás das barcas) ou ao Edifício Menezes Côrtes. Não haverá estacionamento reservado.

Humberto Azevedo
Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 à 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 5 RIO
O evento contou com representantes da Saúde e Educação compartilhando experiências sobre a implementação do programa no município

Rio está pronto para o réveillon

Oprefeito do Rio, Eduardo Paes, disse ontem (30) que a cidade está pronta para receber moradores e turistas para a festa da virada, principalmente no tradicional réveillon da Praia de Copacabana, onde são esperados dois milhões de pessoas. “A cidade está pronta. Copacabana é o centro dessa festa. Esse é o primeiro réveillon de verdade depois da pandemia. Temos que celebrar com muita intensidade. Vai ser uma festa linda, imperdível, o réveillon mais épico de todos”, disse, ao visitar o Palco Copacabana, na orla da praia.

Segundo o prefeito, Pelé será homenageado na festa da virada em Copacabana. Edson Arantes do Nascimento, que ficou mundialmente conhecido como Pelé, morreu ontem (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer de cólon.

Mais cedo, representantes da prefeitura fizeram a vistoria das dez balsas do

réveillon de Copacabana. A partir das 18h desta sexta-feira (30), haverá proibição de estacionamento em diversas ruas de Copacabana e nos bairros vizinhos de Ipanema e Botafogo. Cerca de três mil vagas serão suprimidas. Os acessos ao bairro serão bloqueados a partir das 19h30 de sábado (31), exceto para ônibus e táxi. A

partir das 22h, a interdição será total no bairro, onde só será possível chegar de metrô ou a pé.

A recomendação da prefeitura é que as pessoas se dirijam ao bairro por meio de transporte público, principalmente de metrô.

Dois palcos Após dois anos de pandemia de covid-19, o réveil-

Mega da Virada: veja

quanto renderiam R$ 500 milhões por mês em alguns investimentos

Valor deste ano é 32% superior ao pago em 2021, de R$ 378,1 milhões, que era até então o maior da loteria

Oprêmio da Mega da Virada deste ano bateu recorde ao chegar a estimativa de R$ 500 milhões. O valor é 32% superior ao pago em 2021, de R$ 378,1 milhões, que era até então o maior da loteria brasileira. Essa quantia daria ao vencedor uma folga financeira de até R$ 5,82 bilhões por mês, considerando as principais modalidades de investimentos disponíveis no mercado.

lon na Praia de Copacabana terá dois palcos e 20 torres de som, além da tradicional queima de fogos com duração de 12 minutos. A festa da virada terá transmissão dos shows e da queima de fogos.

No Palco Copacabana, as atrações serão os cantores Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires, além da ba-

teria da Grande Rio. Já no Palco Carioca, Martnália, Preta Gil, as bandas Gilsons e Bala Desejo, e a bateria da Beija-Flor vão comandar a festa. Também haverá shows e queima de fogos nos bairros do Flamengo, Madureira, Penha, Ilha do Governador, Ramos, Pedra de Guaratiba, Sepetiba e Paquetá. Pela manhã, represen-

tantes da Riotur, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (DFAE) fizeram a vistoria das dez balsas com os fogos de artifício para a festa deste sábado. As embarcações seguem amanhã, pela manhã, para Copacabana.

Vale ressaltar que a estimativa já corresponde ao prêmio líquido, ou seja, já com os descontos de 30% do Imposto de Renda. O retorno máximo, segundo levantamento feito pela Agência TradeMap, viria do CDB (Certificado de Depósito Bancário) atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), cujo retorno máximo recente chega a 120%. O CDB é um título de renda fixa emitido por bancos, enquanto o CDI é uma taxa de juros.

Vale dizer que a agência considerou para os cálculos a rentabilidade dos últimos 12 meses para cada modalidade.

Já quem optar por colocar o dinheiro em um fundo multimercados, pode ter até R$ 5,2 milhões por mês, tomando como base a rentabilidade recente do Ihfa, que é o principal índice de fundos multimercados do Brasil. Nessa modalidade, o investidor deixa a cargo do gestor direcionar seu dinheiro, que pode ir para qualquer classe de ativos,

em qualquer proporção. No Ima Geral, conjunto de índices calculado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) com rentabilidade de títulos públicos, o rendimento mensal seria de R$ 3,8 milhões, também considerando retorno recente.

Quem opta pela Caderneta de Poupança, teria um retorno mensal de R$ 3,1 milhões.

As vendas nos shoppings tiveram um crescimento nominal de 5,9% no Natal deste ano em comparação com a mesma data no ano passado. O setor movimentou R$ 5,6 bilhões na semana de 19 a 25 de dezembro. Os dados são do Índice Cielo

do Varejo Ampliado, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

O resultado ficou acima da projeção inicial da entidade, que previa um crescimento nominal de 4%. Já o tíquete médio das vendas foi de R$ 205, o que representou um aumento de 8,5% em rela-

ção aos R$ 189 de 2021. Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, o desempenho dos shoppings melhorou graças ao arrefecimento da inflação e ao aumento das vagas de trabalho – fatores que fortaleceram a capacidade de consumo da população nos últimos meses.

Foto: Unsplash
Shoppings registram alta de 5,9% nas vendas do Natal de 2022, diz associação
Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 à 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL

CONCURSO PÚBLICO

Concurso UFF RJ: publicado edital com 186 vagas em 10 cidades

Olá futuro(a) Aprovado(a), ao longo da minha trajetória de concurseiro ouvir centenas de vezes, quiçá por milhares de vezes, esse questionamento. Conversei com centenas de aprovados(a) sobre esse assunto e fruto da minha experiência de várias aprovações em concursos públicos (já tomei posse para o cargo de Sargento do Exército, Analista do Governo RJ e Especialista em Previdência Social do Governo RJ) irei trazer nesse texto a resposta que você está procurando, seja você que ainda não começou a estudar para concurso, mas tem a pretensão de começar, seja você que já começou a estudar.

Entenda de uma vez por todas que metas de estudos precisam ser: pequenas, específicas e desafiadoras. Grandes você não irá cumprir provavelmente. Genérica você não vai fazer bem feito o que deve ser feito. Desafiadora é que leva você para o próximo nível nos seus estudos. Agora escreva no papel, na planilha ou em algum lugar sua meta semanal, diária e suas sessões de estudos.

Monte um ambiente propício para estudos, quem mora com alguém, entre no quarto, feche a porta e, se possível, coloque um dizer na porta dizendo que só pode te chamar, se estiver alguém passando mal ou coisa do tipo, coloque uma música clássica bem baixinho, tire todos os ruídos externos, silêncio total, no máximo, a música clássica.

Tire também do seu raio de visão tudo que está te atrapalhando ou pode te atrapalhar (exemplo é ficar com celular perto de você na hora da sessão de estudos, ou você desliga ele ou então coloque isso lá na cozinha, tire isso de perto de você urgente nesse momento, porque você vai perder para ele e vai ficar mexendo nele toda hora).

Também facilite o que é “certo” e dificulte o que é “errado”. Exemplo: certo (deixe já o PC ligado na página certa do PDF que você irá começar a ler ou na vídeo aula que você irá assistir e deixe nos favoritos o site de questões que você costuma usar, a cadeira na posição certa, todo

ambiente prontinho só para você sentar e começar a estudar no automático. Errado (elimine todas as distrações internas e externas).

As internas, você terá que dar ordem para o seu cérebro toda hora para elas “sumirem” do seu subconsciente. Geralmente, quando a gente senta para estudar, vem coisas do passado na cabeça, as tarefas que precisamos fazer nos próximos dias e nossos desejos do futuro. É uma guerra mental que precisará ser vencida por você diariamente. Essas ordens dadas ao seu íntimo funcionam.

Partindo do princípio de que você já executou tudo que foi sugerido acima, agora se envolva de corpo, mente e espírito naquilo que você estiver lendo, coloque o seu coração nos estudos, dê uma “carga emocional” na sua leitura. Fale para o seu cérebro que aquele momento é importante para o seu futuro e que é necessário você aprender o que você estiver estudando, tudo isso porque o nosso cérebro só assimila as informações que ele entender ser relevante.

Busque rápido o primeiro pequeno resultado (os primeiros 15 minutos de estudos do dia). Depois que você atingir essa meta, busque os próximos 15 minutos e assim sucessivamente). Se você buscar logo de cara as 3 horas de estudos que você precisa encarar, seu cérebro vai fazer de tudo para você não começar e você vai perder de novo para ele. Para que isso não aconteça, programe sua mente para bater metas curtas pelo menos até você pegar no tranco.

Pronto, você achou um método simples e direto para todos os dias que você se programar para estudar, você conseguir sentar e estudar, mesmo sem saco, mesmo não querendo, mesmo sem vontade nenhuma, mesmo cansado(a). Se possível, cole esse texto na sua mesa ou bem próximo de onde você estuda para você ler todos os dias até que tudo isso vire um hábito. Feito isso, esse passo a passo já irá fazer parte da sua rotina, sem você perceber. Ou seja, você aprendeu a bater as metas diárias/semanais de estudos. Agora tenha paciência com o tempo que sua aprovação irá chegar.

TODAS AS QUARTAS E SÁBADOS

No Rio de Janeiro, saiu o edital do concurso da UFF (Universidade Federal Fluminense) para cargos técnico-administrativos em educação. O certame reúne 186 vagas efetivas, sendo 108 para cargos de nível de classificação D (médio/técnico) e 78 para nível de classificação E (superior).

Candidatos que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem se inscrever para as funções de assistente em administração, técnico em agropecuária, técnico em enfermagem, técnico de laboratório –informática, técnico de laboratório – mecânica, técnico de laboratório –análises clínicas, técnico de laboratório – biotecnologia, técnico de laboratório – edificações, técnico de laboratório – histologia, técnico de laboratório – museologia, técnico de tecnologia da informação, técnico em contabilidade e técnico em farmácia.

Nível superior é requisito para as carreiras de administrador, analista de tecnologia da informação, arquiteto e urbanista, assistente social, contador, engenheiro civil, engenheiro elétrico, enge-

nheiro de segurança do trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, historiador, médico – urologia, médico – clínica médica, médico – medicina do trabalho, médico veterinário, nutricionista, pedagogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais, tecnólogo – comunicação social e tecnólogo – gestão pública. Os salários iniciais oferecidos são de R$ 2.446,96 (médio/técnico) e R$ 4.180,66 (superior). A distribuição das vagas por cargos deve ser conferida no edital, que pode ser baixado aqui.

Vagas por cidades O concurso público da Universidade Federal Flu-

minense conta com 186 vagas para cargos efetivos de níveis médio, técnico e superior. Oportunidades estão distribuídas entre 10 cidades do estado do Rio de Janeiro, especificadas abaixo: Angra dos Reis (1 vaga); Cachoeiras de Macacu (1); Campos dos Goytacazes (4); Macaé (2); Niterói (159); Nova Friburgo (2); Petrópolis (5); Rio das Ostras (4); Santo Antônio de Pádua (3); e Volta Redonda (5).

Saiba como se inscrever As inscrições serão recebidas a partir das 12h do dia 1º março até as 12h de 21 de março de 2023, ex-

clusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.coseac. uff.br. As taxas custam: R$ 100 para níveis médio e técnico; e R$ 160 para formação superior.

Prova do concurso da UFF Todos os inscritos no concurso da UFF serão avaliados por meio de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

O exame será aplicado nas datas previstas de 16 de abril (níveis médio e técnico) e 30 de abril (superior), em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

Concurso

da CGM RJ:

publicado edital com 41 vagas para nível superior

O concurso da CGM RJ (Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro) tem oportunidades para cargos de contador e técnico de controle interno

Oprograma Supera RJ, auxílio emergencial estadual criado pela Lei 9.191/21 para apoiar famílias impactadas pela pandemia de covid-19, foi estendido até 31 de dezembro de 2023. O prazo foi ampliado por meio da Lei 9.941/22, de autoria da deputada Renata Souza (PSol), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada

no Diário Oficial desta sexta-feira (30/12).

Segundo a medida, o valor do benefício continuará o mesmo, de até R$300 - mínimo de R$ 200, além de R$ 50 extras por filho - limitado a dois filhos- e uma linha de crédito de até

R$50 mil para microempreendedores e autônomos impactados pela pandemia de covid-19.

A lei também atualizou que o valor máximo de

renda mensal para entrada no programa Supera RJ passasse de R$ 200 para R$ 210.

“Essa prorrogação vem em socorro das populações mais pobres e vulnerabilizadas do Estado do Rio de Janeiro. Estive à frente da Comissão de Enfrentamento à Miséria e Combate à Pobreza e pude rodar mais de 30 municípios. Vi o aumento da vulnerabilidade e do empobrecimen -

to da população. Então, esse é um recurso que dá um suspiro para essa população que sequer tem arroz e feijão para comer na sua casa. Esse é o principal programa de distribuição de renda do Governo do Estado e garantir que ele se prorrogue por mais um ano é, sem dúvida nenhuma, trazer um alento para essa população”, afirmou a autora do projeto.

Concurso da UFF: câmpus da Universidade Federal Fluminense Foto:
Divulgação
Concurso da CGM RJ: sede da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro Alexandre Soares Alexandre Soares Graduado e Licenciado em Língua Portuguesa, MBA em Direito Público, atualmente servidor público do Governo RJ no cargo de Especialista em Previdência Social, autor do livro “Concurso Público vai mudar a sua vida” e fundador do Método SEE de Aprendizado. Como tirar suas METAS de estudos semanais do papel Professor Alexandre Soares
Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 à 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 7 GERAL
Oportunidades do concurso da UFF (Universidade Federal Fluminense) são para cargos técnico-administrativos de níveis médio, técnico e superior Foto:
Divulgação

Velório de Pelé acontece segunda, na Vila Belmiro; enterro será na terça, após cortejo em Santos

OSantos informou que o velório de Pelé acontecerá na próxima segunda-feira, dia 2, na Vila Belmiro. O corpo do Rei do Futebol, que morreu nesta quinta, aos 82 anos, será levado do hospital Albert Einstein para o estádio do Peixe na madrugada de segunda. De acordo com o clube, o

caixão de Pelé será posicionado no centro do campo, e o local será aberto ao público às 10h de segunda.

O velório terá duração até as 10h da terça.

Após a cerimônia, vai acontecer um cortejo nas ruas de Santos, com passagem pelo canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé. O corpo do Atleta do Século será sepultado na Memorial Necró -

pole Ecumênica, também na cidade do litoral paulista, em ato reservado para familiares.

O acesso do público no estádio acontecerá nos portões 2 e 3 e a saída será pelos portões 7 e 8. Autoridades vão entrar para prestar homenagens a Pelé pelo portão 10.

O tricampeão mundial morreu por falência múl-

tipla dos órgãos. Ele estava internado desde 29 de novembro no hospital Einstein, em São Paulo. Sua entrada no hospital ocorreu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

Pelé passou por uma cirurgia no cólon em setembro de 2021 e desde então

vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Em 21 de dezembro, o corpo clínico do hospital divulgou um boletim médico dizendo que Pelé apresentou uma "progressão da doença oncológica" e que necessitava de maiores cuidados re -

lacionados às disfunções renal e cardíaca. Por isso, o ex-jogador não teve autorização para passar o Natal em casa, como queria a família.

Apesar do quadro complicado, Pelé passou alguns dias estável e com uma leve melhora. Nos últimos dias, porém, a saúde do Rei voltou a piorar, e ele morreu às 15h27 de quinta-feira.

O ATLETA DO SÉCULO XX Acompanhe a programação da TV brasileira em homenagem a Pelé

ORei do Futebol morreu na quinta-feira (29/12), mas o legado do maior jogador de todos os tempos ficará marcado na história do país e do mundo.

Durante esta semana, a TV brasileira presta homenagem a Pelé com programação especial. A partir das 23h de sexta-feira (30/12), foi ao ar na TV Cultura o Repórter especial – Pelé 80, que traz os principais marcos da carreira do atleta do século: primeiro salário, acidentes, milésimo gol e a passagem pelos Estados Unidos. No domingo (1°/1), às 23h, haverá

retransmissão de edição do programa Vox populi de 1977, em que Pelé responde a perguntas do público e de outras personalidades sobre racismo, política, futebol e infância.

A emissora também traz entrevista do jogador ao repórter Helvidio Mattos, dividida em três partes, que serão transmitidas no sábado (31/12), às 14h15, na segunda (2/1) e na quarta-feira (4/1), às 20h.

O Canal Brasil traz, fez na sexta, às 20h, uma homenagem ao Pelé e, às 20h25, o documentário Isto é Pelé (1974), que contou sobre os 17

anos de carreira do ídolo. No sábado, a partir das 19h25, é a vez dos filmes Pelé, um rei

des - conhecido e Solidão (2017), uma linda história de amor — filme de 1989 no qual o Rei faz participação como ator, no papel de amigo do personagem de Tarcísio Meira.

Já a TV

Globo exibe, no domingo, o filme Pelé: o nascimento de uma lenda (2016), na Temperatura Máxima. No Fantástico, haverá homenagem ao jogador, inclusive com crônica feita por Pedro Bial. Depois, vai

ao ar o documentário Pelé Eterno (2004).

Edson Arantes do Nascimento morreu nesta quinta (29/12) e, desde então, tem sido o principal assunto de programas de televisão, principalmente os esportivos. Ele será velado a partir de segunda-feira (2/1), na Vila Bel - miro, em Santos.

De entrevistas a filmes de ficção, o atleta do século protagoniza conteúdos na televisão durante este fim de semana Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 à 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 8 ESPORTE - LÉO ALPHA
Pelé morreu nesta quinta, depois de semanas internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo
Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023 Educação Cultura Arte Saúde Diversão GAZETA RIO Ano novo, vida nova! Conheça 3 tradições para começar 2023 com o pé direito Pág.4 Réveillon em Copacabana terá 12 minutos de fogos Pág.3 CINEMA PAULO SILVA Volta em cartaz o musical “Furdunço do Fiofó do Judas”

O LEGADO DE STAN LEE

Se vivo, em 2022 o criador do universo Marvel, Stan Lee, estaria comemorando uma data histórica. Para celebrar a Marvel Studios e o Disney+ lançarão, em 2023, um documentário celebrando o legado do quadrinista, um dos profissionais mais importantes da história da indústria. O estúdio lançou nesta quarta-feira dia 28, o primeiro teaser, que relembra as participações do roteirista nos filmes do MCU. Lee faleceu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos. Nesta quarta-feira dia 28 de dezembro, o grande escritor e editor de quadrinhos Stan Lee, completaria 100 anos. Ele foi um dos responsáveis pela criação de alguns dos mais icônicos super-heróis da Marvel, entre eles o Homem-Aranha, o Homem de Ferro e o Hulk. Nas redes sociais a Marvel homenageou o centenário do escritor, uma grande figura da cultura pop. “Embora o lendário criador possa ter falecido em 2018, seu legado continua a inspirar a todos nós”, diz o texto. Lee nos deixou órfãos em 12 de novembro de 2018, vítima de uma parada cardíaca. Em uma forma de marca registrada, Stan costumava aparecer em pequenas partes dos filmes da Marvel Studios. A tradição ficou tão forte que os fãs do universo sempre procuravam qual era a cena

que o escritor iria aparecer. O documentário batizado de Stan Lee: An Original Documentary e ainda sem título em português, ganhou um teaser curto publicado no perfil oficial da editora nas redes sociais que mostra as várias participações de Lee em produções de super-heróis nos cinemas. De acordo com a descrição oficial, a ideia do especial é celebrar o centenário do homem do bigode e óculos Ray-Ban relembrando seus feitos e criações. O lançamento será feito em 2023 exclusivamente no Disney+, mas ainda sem uma data precisa. E não vão faltar histórias para o documentário contar. Mais do que criar personagens tão icônicos, Stan Lee foi o rosto da Marvel por muito tempo, inclusive no período em que esteve fora da editora, e ajudou a moldar a indústria de quadrinhos como conhecemos hoje, seja com o chamado “modo Marvel” de criar ou mesmo pela sua insistência de aproximar as HQs do cinema. Não por acaso, o próprio teaser relembra suas aparições em filmes tanto do Universo Cinematográfico da Marvel, MCU, na sigla em inglês, quanto em produções anteriores, como os próprios Homem-Aranha e X-Men. Tanto que, para muitos fãs desses heróis, o simpático idoso era conhecido muito mais como um easter egg

Estado do Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 2 CINEMA Vantagens que só o aluno GHF tem... Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesqu ta) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I . Téc. Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais... Uma publicação GAZETA RIO CADERNO G Rua Pedro Guedes, 74 - Rio de Janeiro, nº 03 Ano XXV Edição 07 Editor Amaury Oliveira Designer Luciano Araújo Conselho Editorial Tainá Barbalho Paulo Silva Horácio Avellar Luciano Araújo CINEMA
SILVA
PAULO

Réveillon em Copacabana terá 12 minutos de fogos

Depois de dois anos com restrições impostas pela pandemia de covid-19, a praia de Copacabana, na zona sul do Rio, volta a receber a maior festa de réveillon “do mundo”, ou “da galáxia”, nas palavras do entusiasmado prefeito da cidade, Eduardo Paes. Serão dois palcos montados nas areias do bairro com diferentes atrações, como Iza, Zeca Pagodinho e Bala Desejo, e pelo menos 12 minutos de queima de fogos.

No primeiro ano da pandemia, 2020, a festa foi cancelada. Na virada de 2021 para 2022 foi realizada uma queima de fogos, mas não houve shows nem esquema especial para transportes cole -

tivos. Agora, a festa volta ao seu grandioso formato tradicional.

Além de Copacabana, as comemorações serão realizadas em outros nove pontos da cidade: Flamengo, Ilha do Governador, Madureira, Guaratiba, Penha, Ramos, Sepetiba, Barra da Tijuca e ilha de Paquetá.

“O réveillon do Rio é o maior do planeta e este ano não vai ser diferente. Temos algumas inovações, muita tecnologia e, além de Copacabana, estaremos espalhados pela cidade, democratizando a festa”, afirmou o presidente da Riotur, Ronnie Costa, durante a apresentação do esquema operacional no Centro de Operações Rio (COR).

“Depois de dois anos sem as pessoas poderem se confraternizar nesta data,

estamos de volta. Ano passado, foi somente uma queima de fogos, mas agora as pessoas vão poder voltar a celebrar e se abraçar nessa grande festa do mundo.”

O principal palco de atrações, o Copacabana, já começou a ser montado em frente ao Hotel Copacabana Palace. As principais atrações são Zeca Pagodinho, Iza, Alexandre Pires e bateria da Grande Rio. No Palco Carioca, em frente à Rua Santa Clara, se apresentarão Mart´nália, Bala Desejo, Gilsons, Preta Gil e bateria da Beija-Flor.

O espetáculo de queima de fogos terá 12 minutos. “Será uma apresentação ainda mais potente, com grafismos inéditos, mais tecnologia, brilhos e cores”, segundo informou a Prefeitura. Os fo -

gos serão lançados de dez balsas, com um distanciamento de 25 metros entre cada uma delas.

O Réveillon 2023 contará com a atuação de 30 órgãos públicos para garantir a fluidez da festa. Serão 195 profissionais da CET-Rio para coordenador o trânsito nas ruas e mais de 1.500 agentes e guarda municipais para ações de ordenamento e apoio ao trânsito.

Os festejos contarão com mais de 4.456 garis, o maior efetivo da história. Só em Copacabana serão quatro postos médicos, 144 profissionais de saúde e mais de 30 ambulâncias para atendimentos.

Toda a logística será monitorada pelas novas telas do Centro de Operações, que está em expansão.

Estado do Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 3 EVENTO
Por Roberta Jansen Além de Copacabana, as comemorações serão realizadas em outros nove pontos da cidade: Flamengo, Ilha do Governador, Madureira, Guaratiba, Penha, Ramos, Sepetiba, Barra da Tijuca e ilha de Paquetá

Ano novo, vida nova!

Conheça 3 tradições para começar 2023 com o pé direito

“A

deus ano velho, feliz ano novo”. Quem não quer começar bem mais uma etapa da vida com a virada do ano. Mas para algumas pessoas, o sucesso do próximo ano depende da realização de alguns rituais e tradições para começar 2023 com o pé direito.

Pensando nisso, apresentamos três simpatias e tradições populares para você ter boas vibrações nos próximos 365 dias.

Pular sete ondas

Pular sete ondas é uma das tradições mais populares do Brasil. A origem dela vem da cultura africana. Para fazer essa simpatia, basta pular sete ondas e, a cada vez, fazer algum agradecimento ou pedido para o ano seguinte.

Usar roupas brancas

O branco é um dos símbolos da paz, além de ser uma cor usada em rituais que envolvem momentos de transição e espiritualidade. Aqui no Brasil, principalmente pela inspiração do candomblé, as pessoas se vestem de branco para buscar purificação e proteção para o ano seguinte.

Comer romã, uvas e lentilhas

As tradições não vão apenas para pular ondas e se vestir de branco, os alimentos da ceia de Ano Novo também são simpatias para ter uma boa virada do ano.

A romã atrai prosperidade e fatura. Geralmente, o ritual funciona da seguinte forma: a pessoa deve comer somente a polpa da romã, que envolve as sementes, mas não pode mastigá-las e nem engoli-las. Depois disso, você deve guardar sete sementes embrulhadas em um papel até o dia Dia de Reis, 06 de janeiro, dentro da sua carteira para atrair dinheiro.

A tradição de comer doze uvas tem origem na Espanha. Para fazê-la, a pessoa deve ingerir uvas a cada badalada do relógio, sendo uma por vez, fazendo sempre um pedido. Como não dá tempo de engolir as uvas, a pessoa tem que ficar com a boca cheia de uvas, mas tenha cuidado para não engasgar. Cada uva representa um mês e com isso você irá atrair boas energias para o ano que vem.

Por último, as lentilhas. O consumo delas pode trazer sorte e boas energias. Mas para comê-las, a pessoa deve subir em um lugar alto, como o uso de cadeira, mesa ou degrau de escada, e dar sete garfadas de lentilha.

Estado do Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 4 EVENTO
Para muitas pessoas, o sucesso de um ano depende de fazer uma série de rituais de ano novo. Confira as tradições mais conhecidas!

Volta em cartaz o musical “Furdunço do Fiofó do Judas

– Uma Opereta Popular Apimentada por Marinês”

Em 2023, a Cia Bagagem Ilimitada comemora oito anos de existência com muitos motivos para celebrar. Assistido por mais de 3 mil pessoas em três temporadas no Rio de Janeiro, o premiado espetáculo “Furdunço do Fiofó do Judas – Uma Opereta Popular Apimentada por Marinês” volta ao cartaz, dia 11 de janeiro, no Teatro Claro Rio, em Copacabana. Com dramaturgia do próprio grupo e direção de Jefferson Almeida, o musical foi indicado ao Prêmio de Humor – idealizado por Fábio Porchat – nas categorias de Melhor Peça, Melhor Texto e na categoria Especial pela introdução do repertório musical da cantora Marinês à dramaturgia, vencendo como melhor dramaturgia em 2020.

Carregado de brasilidade, o enredo viaja até o interior do Nordeste para contar a história de quatro mulheres, Adelina, Antônia, Francisca e Gumercinda, prostitutas e donas de um bordel que recebem a visita de um forasteiro que vai abalar as estruturas do cabaré. Elas só não desconfiam que o sargento Malaquias de Jesus é o próprio Diabo, que aparece para roubar o coração das moças! As situações são apresentadas de maneira leve e cheia de borogodó, evocando o melhor da tradição teatral e cultural nordestina. O público vai reconhecer a exaltação à força da mulher batalhadora, os “quiproquós” e reviravoltas divertidíssimas. Há também a velha peleja entre o Coisa Ruim e Deus, que aqui no espetáculo é mulher e interpretada pela premiada atriz Vilma Melo, em uma Toda-Poderosa participação afetiva em off.

Para apimentar essa receita, PV Israel e Jacyara de Carvalho, intérpretes e responsáveis pela dramaturgia, resgataram o pioneirismo e o humor de canções imortalizadas na voz da pernambucana Marinês, a Rainha do Xaxado. Falecida em 2007, a cantora e compositora foi a primeira mulher a liderar

uma banda de forró (Marinês e sua gente) e estourou em todo o país com a música “Peba na pimenta”, recheada de duplo sentido. Esta e outras 23 can ções gravadas por Marinês aparecem não como uma homenagem biográfi ca, mas para dar mais malícia à história passada em Fiofó do Judas.

“A opereta é um desdobramento da ópera para o público popular. Como a gente tem uma opereta, que já é po pular, mais popular ainda? Temos essa possibilidade de embarcar em todos aqueles assuntos que agrada a essa camada dita popular, que os faz rir, que está na ordem do dia, na ordem do dia a dia, que faz o trabalho leve, faz a vida respirar melhor”, conta Jefferson Almeida, intérprete de Malaquias e também diretor do espetáculo.

Sob a batuta da diretora musical Deborah Cecília, o elenco vai fazer o público se mexer na cadeira ao som de muito xaxado e baião. Furdunço do Fiofó do Judas é um espetáculo leve e divertido, que aborda temas relevantes sem deixar de fazer rir. “Subjetivamente e culturalmente, trazer o Nordeste para cá – uma pequena cidade fictícia e o que acontece nela – é falar do nosso Brasil, falar de um lugar que ainda está à margem, em várias camadas. Trazer mulheres como protagonistas, prostitutas... Por mais que leve que seja, estamos falando disso: de pessoas que precisam ser vistas. E valorizadas pelo que fazem. O teatro feito no seu mais simples que é era uma vez uma história de mulheres que vencem através da sua autoestima”, comenta Jacyara.

Serviço:

Furdunço do Fiofó do Judas – Uma Opereta Popular Apimentada por Marinês

Temporada: 11 de janeiro a 1º de fevereiro de 2023.

Teatro Claro Rio: Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana. Shopping Cidade Copacabana – 2º piso.

Telefone: (21) 2147-8060.

Dias e horários: quarta-feira, às 19h30.

Ingressos: Plateia e frisa: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada). Balcão: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada).

Lotação: 659 lugares

Duração: 1h30

Classificação etária: 16 anos

Venda de ingressos: pelo site Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/78470/d/168423 e na bilheteria do teatro.

Funcionamento da bilheteria: de Segunda a domingo, das 10h às 22h, inclusive feriados.

Estado do Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 5 TEATRO
Com dramaturgia da Cia Bagagem Ilimitada e direção de Jefferson Almeida, a opereta tem trama no interior do Nordeste, embalada por músicas da pernambucana Marinês, primeira mulher a liderar uma banda de forró

Prefeitura de Maricá lança calendário oficial de eventos de 2023

APrefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, lançou nessa quarta (28) o calendário oficial de eventos 2023. Serão 139 atrações de 16 secretarias municipais e empresas públicas com programação do dia 15 de janeiro a 31 de dezembro. A cerimônia de lançamento aconteceu no Espaço Gourmet do Natal Iluminado, em Araçatiba.

Nos últimos dois meses, consultas foram feitas às demais secretarias e empresas públicas que promovem eventos para planejar o calendário. Assim, os eventos foram distribuídos nos espaços públicos, potencializando os meses considerados de baixa ocupa-

ção, principalmente no inverno, evitando a sobreposição em locais próximos.

Segundo o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, a organização do calendário é uma ação estratégica e integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, o Maricá 2030. “Todo destino turístico que trabalha o setor de forma profissional precisa oferecer as informações com antecedência para que os agentes e operadores possam preparar os pacotes e as visitas guiadas. A lógica do calendário é estruturar todo esse trabalho e organizar também o espaço geográfico da cidade para que eventos não coincidam na mesma região da cidade, no mesmo final de se -

mana. Tudo isso foi muito bem pensado”, explica José Alexandre, que adiantou uma novidade para o verão. “Estamos fechando uma parceria com o Sesc e a Secretaria de Esportes para realização de shows nacionais em fevereiro”, completou.

Na área cultural, o calendário traz dois grandes festivais: Cinema e Internacional de Poesia. O secretário da pasta, Sady Bianchin, disse que o objetivo é transformar Maricá na capital nacional da poesia. “A cultura é um instrumento de transformação social, que move a economia criativa. Elaboramos um calendário em datas comemorativas para alimentar toda essa cadeia produtiva, atraindo turistas, gerando renda e movimentando a economia do

município. Queremos alimentar essa cadeia produtiva com eventos nas datas comemorativas, como Dia do Cinema, do Folclore ou da Poesia”, afirmou Sady. Secretário de Esportes, Filipe Bittencourt citou os eventos confirmados, como o Estadual de Surfe e o campeonatos brasileiros de Vôlei e de Tiro com Arco, e está alinhando mais uma edição do Sulamericano de Basquete 3×3 para o próximo ano. “Já fizemos o evento em 2022 e realizar de novo será muito importante. Esse calendário anual é fantástico porque cada dia mais as pessoas procuram Maricá, querem conhecer a cidade e isso facilita muito para divulgarmos nossos eventos”, destacou Felipe.

Estado do Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 6 EVENTO
Serão 139 atrações de 16 secretarias municipais e empresas públicas com programação do dia 15 de janeiro a 31 de dezembro

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.