GAZETA RIO
Edital oferece programa de aceleração a organizações de proteção ambiental
Alemanha anuncia doação de R$ 200 milhões de euros para ações ambientais
Comunidade LGBT+: Brasil tem uma morte violenta a cada 34 horas
Prefeitura do Rio patrocina maior festival estudantil da América Latina
Freixo busca parcerias para incrementar promoção do Brasil no exterior
Curso é lançado para ajudar a combater discriminação racial
de 30 cidades do País entram em estado de emergência
Mais
Programa Hotel
Acolhedor, investe em ações de saúde mental no Janeiro
Branco
A iniciativa, comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), reúne profissionais da área da saúde e assistência social, que abordam também temas para além da saúde mental, como arte, entre outros.
“Estamos montando uma grande operação, uma operação similar a aquela montada no dia 1º, para a posse do presidente Lula, para essa semana."
MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies para 2023
www.gazetario.com
Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023. Ano XXVI Nº 1062 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
PÁGINA 4
PÁGINA 7
PÁGINA 7
“Segurança reforçada tomará conta da Esplanada”, diz interventor
6
PÁGINA 8
PÁGINA
PÁGINA 3
PÁGINA 3
PÁGINA 5
PÁGINA 7
PÁGINA 6
O curso de capacitação é chancelado pelo CgT em parceria com o grupo "Encontro de Manas Psi".
GAZETA RIO
Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar
Detran começa a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional
O Detran.RJ começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como número único de identificação, reconhecido em todo o território nacional, com o objetivo de dificultar fraudes. Inicialmente, como projeto-piloto, o novo documento será emitido apenas para as crianças de 0 a 11 anos de idade que pedirem a primeira via do RG em qualquer
posto de identificação civil do Detran. RJ no Estado do Rio de Janeiro. Para que seja possível emitir a Carteira de Identidade Nacional, a criança precisa ter a certidão original de nascimento com o CPF, ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF.
Eleições do Senado acontecem nesta quarta e quinta-feira
Câmara e Senado elegem suas presidências
Acapital federal já está com tudo pronto para a posse de deputados e senadores nesta quarta-feira (1). Um esquema de segurança foi montado e revisado e já conta, inclusive, com grades instaladas na frente do Congresso, na Esplanada dos ministério. O objetivo do esquema é evitar qualquer tipo de problema ou tentativa de invasão e quebra-quebra como a que ocorreu no dia 8 de janeiro. A posse dos parlamentares será a primeira missão do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Sandro Avelar, já que a intervenção em vigor no DF termina amanhã (31).
Dentro do Congresso, a segu-
nesta quarta-feira
OSenado vai seguir o cronograma tradicional da eleição da Mesa Diretora e votar sua composição para o biênio 2023-2024 em dias separados. Nesta quarta-feira (1º/2) será escolhido o presidente. Na quinta-feira (2), haverá o pleito para definir o primeiro e o segundo-vice, bem como primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários. Assim, a quarta-feira será aberta, às 15h, com a posse dos 27 novos parlamentares. Por volta das 15h30, terá início o pleito presidencial da Casa, com votação secreta por parte dos 81 senadores. Até as 15h desta se-
gunda-feira (30/1), pelo menos, a previsão era de que a eleição dos demais membros ocorresse às 10h do dia 2. A abertura dos trabalhos da Casa está marcada para as 15h. Para o pleito, a disputa está entre o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que conta com apoio explícito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Rogério Marinho (PL-RN), que, sem cabo eleitoral forte com mandato, tenta se viabilizar como líder da direita ao lado de aliados de mesmo perfil; e Eduardo Girão (Podemos-CE), cujo nome é visto como tentativa de levar a disputa para um eventual segundo turno, o que ajudaria o candidato do PL.
AGU pede afastamento cautelar de servidores envolvidos em
vandalismo
Pedido foi encaminhado de forma conjunta com o Ministério da Gestão
rança também será reforçada. Com mais detectores de metais e restrições de acesso: somente para profissionais credenciados, assessores e familiares.
Na Câmara, a posse está marcada para às 10h. Às 16h30, está marcada a sessão para eleger a Mesa Diretora. Até agora, na Câmara não há candidatura oficialmente formalizada, isso pode ser feito até uma hora antes da eleição, ou seja, até as 15h30, mas os anúncios já foram feitos pelos partidos. Arthur Lira, do PP, atual presidente é candidato à reeleição. Chico Alencar do PSOL também vai concorrer.
Já no Senado, a sessão de posse está marcada para as 15h. Em seguida, eleição da Mesa, para escolha do presidente. Com sessão convocada para a manhã de quinta-feira (2) para escolha dos demais cargos da mesa. Até
o momento, apenas o senador Eduardo Girão, do Podemos, oficializou candidatura.
O atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD, também é candidato e tem o apoio do PDT, PT, Rede e MDB. Inclusive o PT, quando anunciou o apoio, disse que o faria por conta da conduta de Pacheco de defender a democracia após os ataques golpistas de 8 de janeiro.
O terceiro candidato é Rogério Marinho, do PL, que tem o apoio do PP e do Republicanos.
O mandato da Mesa Diretora é de dois anos. Na quinta-feira, às 15h, o Senado fará a sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo, quando será lida a mensagem enviada pelo presidente Lula, que pode ir pessoalmente ao Congresso ou enviar a mensagem pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa.
AAdvocacia-Geral da União e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos encaminharam, de forma conjunta à Controladoria-Geral da União (CGU), pedido para “imediata instauração de processo administrativo disciplinar” contra servidores federais que tenham participado dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. No documento enviado, a AGU e o ministério informam que a participação de servidores nos atos de 8 de janeiro já está sob análise da CGU, mas afirmam ser “inadmissível a participação de servidores públicos federais em atos de vandalismo e depredação de patrimônio público em manifestação violenta e inconstitucional que prega a supressão do Estado Democrático de Direito”. Em nota, a AGU diz que uma análise preliminar indica que a participação de servidores
nos atos representa “diversas infrações disciplinares”, entre as quais, violação do dever de lealdade para com as instituições, violação de dever de zelo para com a conservação do patrimônio público e violação do dever de manutenção de conduta compatível com a moralidade pública.
“Danos ao patrimônio público configuram crime qualificado contra a administração pública passível da aplicação de penalidade de demissão”, acrescenta a nota ao recomendar à CGU que analise a necessidade de afastamento cautelar dos servidores cuja participação nos atos tenha sido confirmada.
“Além da evidente periculosidade dos agentes, que desdenham por completo o regular funcionamento das instituições, os envolvidos podem, no exercício de suas atribuições diárias, se utilizar de sistemas e de meios postos à disposição de servidores públicos para embaraçar as investigações”, complementa a nota.
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Kelly Hekally
Fundado em 1997 Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1062
Priscilla
Mazenotti
Presidente
Diretor
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
“Segurança reforçada tomará conta da Esplanada”, diz interventor Federal
no máximo na Esplanada naquele fatídico dia
Os 27 senadores e os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 tomarão posse na quarta-feira (1º).
Em entrevista na segunda-feira (30), o interventor federal na área da segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, afirmou que a segurança será reforçada.
“Estamos montando uma grande operação, uma operação similar a aquela montada no dia 1º, para a posse do presidente Lula, para essa semana. Temos a posse dos deputados, dos senadores, a eleição das mesas das duas casas, e também a reabertura do ano judiciário. Então, é uma operação de segurança reforçada que vai tomar conta da Esplanada”, disse Cappelli. O interventor afirmou que as manifestações democráticas são garantidas pela Constituição Federal e que os atos criminosos que culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, não voltarão a se repetir.
“Quem quiser vir, o Brasil é um país livre e democrático. O direito à manifestação é garantido pela Constituição. Manifesta-
ções democráticas não há qualquer problema. Agora, não há chance de se repetir aquilo, aqueles fatos inaceitáveis que o Brasil presenciou no dia 8 de janeiro”, afirmou. Atos criminosos
Cappelli avaliou que pelo menos três questões centrais permitiram que os atos criminosos do dia 8 de janeiro acontecessem.
“Aquele acampamento montado em frente ao QG [do exército] teve centralidade. Os manifestantes, as pessoas que iam cometer crimes aqui em Brasília se concentravam naquele acampamento, faziam ali os planos, dali saíam do setor militar urbano, praticavam cri-
mes e depois voltavam para aquele acampamento dentro do setor militar urbano”, disse. O interventor destacou que não houve falta de informação aos gestores da segurança pública do Distrito Federal.
“Há um relatório da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal do dia 6, portando da sexta-feira, dois dias antes dos eventos do dia 8, indicando que as manifestações aconteceriam e que inclusive existia a possibilidade de invasão dos prédios públicos, da invasão do Congresso Nacional. Então, não faltou informação”, destacou Cappelli.
Para Cappelli, a falta de planejamento contribuiu para a realização dos ataques criminosos.
“A terceira questão importante é que o principal problema foi a ausência absoluta de planejamento. Não houve planejamento.
A informação chegou e isso não gerou o desdobramento necessário, que deveria ter gerado”, afirmou.
O interventor afirma que o contingente de policiais militares em ação foi insuficiente. “Pela ausência de planejamento não há sequer um número preciso, mas pelas imagens a gente consegue estimar algo em torno de 150 homens da Polícia Militar
8. Isso é absolutamente insuficiente para as informações e para a quantidade de manifestantes que existia lá”, disse. Segundo Cappelli, foram abertos seis inquéritos policiais militares que apuram a possibilidade de desvio de conduta por agentes no dia 8 de janeiro.
“Um desses inquéritos foi aberto exclusivamente para apurar a conduta dos comandantes – do comandante e dos subcomandantes. Tenho plena confiança na corregedoria da Polícia Militar, que tem feito um trabalho exemplar e que vai apurar e punir aqueles que cometeram erros”, pontuou.
Posses
Os 27 senadores eleitos em outubro tomam posse na próxima quarta-feira no Plenário da Casa. Os mandatos são de oito anos e vão até fevereiro de 2031.
O Senado é composto de 81 parlamentares. Cada estado e o Distrito Federal têm três representantes na Casa. As bancadas são renovadas de quatro em quatro anos, de forma alternada: em uma eleição são escolhidos 27 senadores (um terço do total) e, na seguinte, 54 parlamentares (dois terços).
Neste ano, a renovação é de um terço das cadeiras. Dos 27 senadores que to-
mam posse, cinco já exercem mandato na Casa e foram reeleitos em outubro: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).
Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse no próximo dia 1º em sessão marcada para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.
Embora sejam desfeitos alguns dias após a eleição da Mesa, os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem também para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura. Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos.
(Com informações da Agência Senado e da Agência Câmara).
Em sua primeira reunião com representantes do setor, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, disse ontem (30) que está buscando parcerias para recompor o orçamento do órgão para intensificar o turismo internacional no país.
“O Brasil vai gerar desenvolvimento e emprego se tiver capacidade de promoção. O Méxi-
co hoje investe US$ 240 milhões em promoção e tem no turismo uma fonte muito importante da economia. O Peru, com toda a crise política que atravessa, investe US$ 50 milhões em promoção. E o Brasil não investe nem US$ 15 milhões”, disse Freixo, em reunião com o Conselho de Turismo da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro. Entre as propostas para aumentar o orçamento está a regulamentação
da Loteria do Turismo. O projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar a loteria foi sancionado em setembro do ano passado. “Falta regulamentar a nova loteria. Já comecei a conversar sobre essa nova loteria com a equipe econômica e com a Casa Civil para que uma parte possa ir para a Embratur. Mas não é a única fonte de recursos. A gente tem um debate sobre um percentual com o
Sistema S, parceria com a Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com a iniciativa privada”, disse Freixo. Ele destacou a carência na produção de dados turísticos para orientar a política de promoção da imagem do país no exterior. “A gente tem que ter qualidade de informação. Estou pegando uma
Embratur que a gente não sabe quantos turistas vêm, de onde vêm, o que buscam. Estamos montando uma equipe técnica trazendo uma professora da USP especializada em big data, em produção de números, para que a gente qualifique a informação e com isso traga mais gente para cá”. Umas das preocupações manifestadas por representantes do setor foi o esvaziamento do Ae -
roporto Internacional RIOgaleão-Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. Freixo disse que a recuperação do Galeão é fundamental para recuperar o turismo internacional no Rio. “O presidente Lula me disse uma frase que repito aqui: 'recuperar o Rio de Janeiro é recuperar o Brasil. O Rio de Janeiro é a principal porta de entrada do Brasil.' Isso não se trata de bairrismo.”
Freixo busca parcerias para incrementar promoção do Brasil no exterior
Basília Rodrigues e Lucas Rocha, CNN
Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Ricardo Cappelli, afirmou que a segurança das posses do Congresso estão garantidas
Balança Comercial: indústria química registra déficit de US$ 63 bi em 2022
Odéficit na balança comercial de produtos químicos totalizou US$ 63 bilhões em 2022. O valor é o dobro do registrado em 2019, período anterior à pandemia de Covid-19, quando o déficit foi de US$ 31,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O total também superou o recorde de US$ 46,2 bilhões estabelecido em 2021.
Para a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna, o Brasil precisa de políticas públicas para aumentar a competitividade da indústria.
“Temos uma questão estrutural, temos que resolver alguns problemas relacionados ao Custo Brasil, em especial, o custo das matérias-primas,
energia. Mas, sobretudo, precisamos que o governo coloque um olhar sobre a indústria nacional, pense em políticas de longo prazo, políticas de Estado que devolvam a competitividade ao setor e que atraiam investimentos”, pontua. O setor químico é responsável por fornecer insumos essenciais para diversas atividades econômicas, como agropecuária, transporte, construção civil, saúde e higiene. Quando as importações superam o valor das exportações, significa que a balança comercial apresentou um déficit. É o caso da indústria química. Em 2022, o Brasil importou US$ 80,3 bilhões em produtos químicos, recorde da série histórica iniciada em 1989. Esse valor total equivale à aquisição de 57,4 milhões de toneladas de produtos. Por outro
lado, as exportações registraram um total de US$ 17,3 bilhões.
Apesar de um crescimento de 19,5% na comparação com 2021, o montante exportado é bem inferior ao total de importações. De acordo com a Abiquim, em termos de quantidades físicas, foram movimentadas 15,6 milhões de toneladas para os mercados de destino, redução de 3,4%, tendo reduções consideráveis nos volumes exportados de aditivos de uso industrial (-15,7%), de produtos petroquímicos básicos (-30,8%) e de resinas termoplásticas (-2,4%).
Na comparação com outros mercados, o país registrou superávit em relação a países vizinhos na América Latina. Mas ficou bem atrás de América do Norte e União Europeia que, juntas, somaram um déficit aproximado de US$ 25 bi-
lhões enquanto na Ásia o valor foi de US$ 22 bilhões. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o saldo comercial brasileiro em 2022 foi de
US$ 62,3 bilhões. O país exportou US$ 335 bilhões e importou US$ 272 bilhões. Os dados apontam que o setor agropecuário teve o maior crescimento no ano no valor exportado. A In-
dústria de Transformação também teve aumento. Já a Indústria Extrativa apresentou redução do valor exportado.
Celebração ao dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti
A2ª Edição do BTG
Soma Meio Ambiente, programa de aceleração social voltado para organizações –com ou sem fins lucrativos e que atuam com foco na conservação da biodiversidade dos biomas brasileiros – está com inscrições abertas. O programa selecionará dez organizações, entre Organizações da Sociedade Civil (OSC), Negócios Sociais e Cooperativas. O prazo para participar é até 17/02.
Os empreendimentos selecionados terão acesso a 75 horas de capacitação ao longo de cinco meses, com profissionais do setor que abordarão temáticas de liderança de alto impacto, mode -
lo de negócios, sustentabilidade financeira e expansão de impacto. Além de mentorias com colaboradores voluntários do BTG Pactual.
Esta é a sexta edição do programa que oferece capacitação às organizações ligadas à educação, meio ambiente e diversidade, totalizando 45 organizações de todas as regiões do país que já foram apoiadas. A expectativa é que outras 30 sejam beneficiadas pelo programa este ano.
Como se inscrever
Para participar do BTG
Soma Meio Ambiente é preciso ser uma organização, negócio social ou cooperativa com pelo menos um ano de ativida-
de e CNPJ ativo no ato de inscrição, comprovável por meio de estatuto ou contrato social, e atestar a sua atuação com foco na conservação da biodiversidade (imagens, vídeos, contratos firmados, indicadores, base de dados, entre outros). Além disso, é preciso atuar nas seguintes áreas: Agricultura familiar e agroecologia; Conservação; Resiliência Climática; Extrativismo; Conservação de Espécies, Áreas protegidas e Paisagens Sustentáveis; Povos Indígenas e Populações Tradicionais e ter pelo menos 1 pessoa contratada.
Acesse o edital e realize sua inscrição até 17/02.
Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por intermédio da Assessoria de Cultura e Sociedade, realizará no dia 31/01 na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra um evento para essa data tão importante. O intuito é refletir e reafirmar a garantia dos direitos das pessoas pessoas trans e travestis. O projeto consiste em trazê-las para um plano de valorização e empoderamento junto com os segmentos de todas as artes. O evento contará com a presença do Cine Rosa Choque em parceria com o Cine Clube Zezé Motta, que fará exibição do curta *LIMIAR, um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente. Seguido de uma mesa de debate contendo várias pessoas renomadas, dando destaque a Denise Taynáh, Secretária Executiva do Conselho Estadual de Direitos da População CELGBT-RJ e Júlio Moreira, diretor sociocultural do Grupo Arco-Iris e Coordenador Municipal da Aliança Nacional LGBTI+ no Rio. Além disso, teremos contos de poesias ao pé do ou-
vido, relativas à temática central, promovido pela Superintendência de Leitura e Conhecimento que também fará a distribuição de livros para todos os participantes. Para fechar o evento com chave de ouro teremos o estilista Almir França que é coordenador do projeto Eco Moda destacando em seu desfile, peças recicladas e sustentáveis.
IMPORTANTE:
Pedimos como colaboração dos participantes com a doação de material de higiene pessoal e/ou material de limpeza para Casa Dulce Seixas que é uma instituição acolhedora, situada na Baixada Fluminense, para maiores de 18 anos que estão em situação de vulnerabilidade social e é centrado para o público LGBTQIAPN+ que estão sem abrigamento.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Edital oferece programa de aceleração a organizações de proteção ambiental
Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 4 GERAL
Rio patrocina maior festival estudantil da América Latina
APrefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), vai patrocinar a 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, entre os dias 2 e 5 de fevereiro, na Fundição Progresso, em frente aos Arcos da Lapa. A JUVRio investiu R$ 3 milhões para a realização desta edição do maior festival estudantil da América Latina. O secretário de Juventude, Salvino Oliveira, foi quem teve a ideia de unir a JUVRio e a UNE, uma das mais respeitadas organizações estudantis do país, em uma missão em comum: mergulhar de cabeça no tema “Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução”.
A abertura do evento terá a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do secretário Salvino Oliveira, que irá participar também de um debate sobre juventudes com o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão. A 13ª Bienal da UNE também contará com a presença de outros convidados ilustres, como as ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Cultura, Margareth Menezes; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e do Meio Ambiente, Marina Silva.
– O investimento na juventude é uma forma de dizermos o quanto acreditamos num futuro melhor também para o nosso país. O Rio de Janeiro tem a maior população jovem da sua história neste momento. São mais de 1,6 milhão de pessoas, para quem tra-
Maricá convoca a população para o Fórum Preparatório da 10ª Conferência Municipal de Saúde
APrefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoverá no dia 10/02, das 8h às 15h, o Fórum Preparatório da 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, com debate sobre temas principais que farão parte da conferência. O encontro será aberto ao público e acontecerá no Espaço Sal da Terra (Rua Álvares de Castro, 234, no Centro), com inscrições no local do evento.
balhamos dia e noite, para proporcionar oportunidades e reverter o triste quadro da desocupação total. E trazer a Bienal da UNE para cá nos dá a esperança de que essa transformação é possível e de que estamos no caminho certo – disse o secretário da Juventude, Salvino Oliveira. Em novembro do ano passado, a JUVRio também patrocinou a Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um encontro intercontinental entre os presidentes e representantes de nove Conselhos Nacionais de Juventude dos estados-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As autoridades estiveram no Rio de Janeiro pela primeira vez para uma intensa agenda de debates e cooperação internacional, uma realização conjunta da JUVRio com o Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP) e o Conselho Nacional de Juventude do Brasil (Conjuve), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, a Prefeitura do Rio e a Câmara de Vereadores da cidade.
O evento
A 13ª Bienal da UNE –Festival dos Estudantes é composta por uma vasta programação e por mostras de produções de estudantes em oito áreas: artes do corpo, artes visuais, audiovisual, fotografia, literatura, música, jogos digitais e mostra científica. Além da mostra sele-
cionada, ocorrem debates e exibições de filmes pela Mostra Convidada.
Essa edição é regida pelo tema Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução e contará com atrações e mostras que representam a diversidade cultural brasileira, a ancestralidade, fé e territórios. O Festival é um importante espaço de difusão e formulação da arte produzida por estudantes de todo país, refletindo a conjuntura artística, cultural e política da atualidade.
Ao longo de mais de 20 anos, o festival já esteve outras vezes no Rio de Janeiro, além de São Paulo, Recife e Olinda, e contou com a presença de personalidades como Leci Brandão, Alceu Valença, Zé Celso, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Antônio Pitanga, Erik Rocha, Elza Soares, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana. Para credenciamento, preencha o formulário.
Serviço
13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes Quando: 2 a 5 de fevereiro de 2023; Onde: Rio de Janeiro (RJ) –Fundição Progresso e Arcos da Lapa; Quem pode participar?
Aberto ao público no geral, de todas as idades; Valores para estudantes (alojamento e transporte no RJ) : R$ 170 e R$ 150 (para estudantes cotistas, ProUni e Fies). Selecionados das mostras serão isentos do valor da inscrição. Site oficial: https://bienaldaune.com.br/
A iniciativa tem como papel essencial o fortalecimento da participação popular e o controle social na elaboração de políticas públicas para a saúde da cidade, propondo também diálogos sobre projetos já existentes, o que é fundamental para trazer mais qualidade aos serviços. Nessa edição, o fórum abordará os seguintes eixos temáticos: o Brasil que temos e o Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância do encontro para mobilizar a população maricaense e proporcionar um ambiente de trocas fundamentais para a área, algo essencial para a formulação de políticas públicas e de defesa do SUS na cidade.
“O Fórum Preparatório da Conferência Municipal é um momento de diálogo entre sociedade civil e poder público, buscando a elaboração de políticas de saúde alinhadas às demandas dos moradores, algo que traz melhorias aos serviços que oferecemos. Essa é a base para assegurar a participação dos maricaenses e o controle social, fiscalizando nosso trabalho e deliberando sobre tópicos importantes. Por isso, convido toda a população a participar, trazendo sua contribuição para que a saúde de Maricá avance cada vez mais”, ressaltou.
Bruno Lougon, presi-
dente do Conselho Municipal de Saúde, garantiu que o fórum é um espaço democrático e potente, possibilitando a participação social de forma mais ampla e impactando os serviços oferecidos.
“Estamos na etapa preparatória da 10ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo desse encontro é fortalecer a conexão entre os participantes para que, através da opinião, da troca de experiências e necessidades observadas, sejam construídas ideias coletivas para a área, com políticas públicas que garantam mais direitos, na defesa da vida e da democracia. É de suma importância a participação da sociedade, o que ajudará no fortalecimento da saúde de Maricá”, concluiu.
Serviço:
Fórum Preparatório da 10ª Conferência Municipal de Saúde
Data: sexta-feira, 10/02
Horário: 8h às 15h
Local: Espaço Sal da Terra
Endereço: Rua Álvares de Castro, 234, Centro Inscrições: no local, no dia do evento.
Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
A Bienal da UNE mostra produções de estudantes em diversas áreas
VOLTA AO MUNDO
Explosão
Mais de 30 cidades do País entram em estado de emergência, ontem
Pelo menos 61 pessoas foram mortas por uma bomba que aparentemente tinha como alvo um policial que rezava em uma mesquita em Peshawar, no Paquistão. As autoridades dizem que as pessoas ainda estão enterradas sob os escombros.
O primeiro-ministro
Shehbaz Sharif disse que "os terroristas querem criar medo de perseguir aqueles que cumprem o dever de defender o Paquistão".
Nenhum grupo disse ter realizado o ataque, mas foi ligado ao Talibã paquistanês.
O grupo encerrou um cessar-fogo em novembro, e a violência tem aumentado desde então.
Em dezembro, atingiu uma delegacia de polícia - como Peshawar, no noroeste do paíslevando à morte de 33 militantes.
Os primeiros inicialmente não confirmados diziam que um homem-bomba se explodiu na mesquita.
O chefe da polícia de Peshawar, Muhammad Ijaz Khan, disse à mídia local que entre 300 e 400 estavam aguardando na área no momento.
Em um comunicado, o primeiro-ministro Sharif disse que os responsáveis pelo ataque "não têm nada a ver com o Islã". Ele acrescentou: "Toda a nação está unida contra a ameaça do terrorismo."
A explosão ocorreu por volta das 13h30 (08h30
GMT) durante as orações da tarde na cidade do noroeste, perto da fronteira do país com o Afeganistão.
Um vídeo que circulou nas redes sociais e verificado pela BBC mostrou que metade de uma parede desabou. A mesquita estava coberta de tijolos e detritos enquanto as pessoas escalavam os escombros para escapar. Uma operação de resgate continua dentro da mesquita e "mais corpos estão sendo retirados", disse o vice-comissário da cidade de Peshawar, Shafiullah Khan.
"No momento, nossa prioridade é salvar as pessoas soterradas sob os escombros", acrescentou Khan.
Mohammad Asim, porta-voz do Hospital Lady Reading da cidade, disse que alguns dos feridos estavam em estado crítico.
"É uma situação de emergência", acrescentou Asim.
O Hospital Lady Reading declarou emergência e disse à BBC que ainda está recebendo os feridos.
O primeiro-ministro acompanhado para Peshawar em uma visita de emergência, onde será informado pelas autoridades locais e visitará os feridos pela explosão. Em março passado, Peshawar foi alvo de outro atentado , que matou dezenas em uma mesquita xiita. Na capital, a Polícia de Islamabad emitiu um alerta de segurança e disse que a segurança em todos os pontos de entrada e saída da cidade foi reforçada.
Cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste foram reconhecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, em situação de emergência após serem atingidas por desastres naturais. São 33 municípios. A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a municípios que enfrentam a estiagem. Do total de 22 localidades nesta condição, 17 estão no Rio Grande do Sul. São os casos de Candiota, Canguçu, Capão do Cipó, Cerro Largo, Dezesseis
de Novembro, Dilermando de Aguiar, Esperança do Sul, Fortaleza dos Valos, Nova Ramada, Passa Sete, Rolador, Santa Margarida do Sul, São Pedro do Butiá, Segredo, Sobradinho, Tenente Portela e Ubiretama. A estiagem também atinge as cidades de Alagoinha e Altinho, ambas em Pernambuco; Paulistana, no Piauí; Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte; e Arvoredo, em Santa Catarina. Outros nove municípios obtiveram o reconhecimento da situação de emergência por conta de chuvas intensas. Estão na lista Canápolis e
Lajedo do Tabocal, na Bahia; Catuji, Pavão, Pompéu e Salto da Divisa, em Minas Gerais; Aperibé, no estado do Rio de Janeiro; além de Balneário Piçarras e Itajaí, em Santa Catarina. Já a cidade baiana de Aracani registrou alagamentos. Por fim, São Sebastião da Bela Vista, em Minas Gerais, teve episódios de inundações. Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recur -
sos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies para 2023
OMinistério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para acessar informações sobre os três programas, os estudantes devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.
O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março.
As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia
3 de março. E para o Fies, terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês. Segundo o MEC, em todos os processos seletivos a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. “Para o Prouni, serão váli-
das também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.
Sisu
Veja as datas
Inscrições: 16 a 24 de feve-
reiro;
Resultado: 28 de fevereiro.
Prouni
Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março;
Resultados: 7 de março (1ª chamada); e 21 de março (2ª chamada).
Fies
Inscrições: 7 a 10 de março
Resultado: 14 de março.
Carrie Davies em Islamabad & Malu Cursino
Pedro Peduzi - Agência Brasil
LEITOR DO GAZETA RIO GANHA 10% DE DESCONTO! Foto: Divulgação
em mesquita no Paquistão: polícia é alvo de ataque que mata 61
Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL
Alemanha anuncia doação de R$ 200 milhões de euros para ações ambientais
na implementação do que o governo alemão se refere como “ações ambiciosas” para maior proteção da floresta.
Aministra da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, anunciou hoje (30) a liberação de cerca de 200 milhões de euros a serem empenhados em ações ambientais no Brasil num período de 100 dias. O comunicado foi feito durante coletiva de imprensa em Brasília. Ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a ministra alemã Schulze confirmou, dentro do aporte total, 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia e 31 milhões de euros para apoio a estados da Amazônia
A cifra total inclui ainda 29,5 milhões de euros em apoio a um fundo garantidor de eficiência energética para pequenas e médias empresas, com contribuição direta a investimentos privados em eficiência energética; e 5,37 milhões de euros em projeto de consultoria para o fomento de energias renováveis na indústria e no setor de transportes. Também estão previstos no montante anunciado 13,1 milhões de euros em projeto destinado a apoiar pequenos agricultores em ações de reflorestamento de suas terras; 80 milhões de euros para que agricultores tenham acesso a
linhas de crédito a juros reduzidos; e 9 milhões em apoio a cadeias de abastecimento sustentáveis.
Fundo Amazônia
A doação de 35 milhões de euros ao Fundo Amazônia foi formalizada por meio da assinatura de um contrato financeiro entre o banco alemão KfW e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Estados da Amazônia
O governo alemão sinalizou a intenção de destinar 31 milhões de euros a estados da Amazônia para projetos de proteção e de uso sustentável das florestas, alinhados com políticas e objetivos estratégicos do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia.
Comunidade LGBT+: Brasil tem uma morte violenta a cada 34 hs
Visando combater a discriminação racial existente na sociedade, o Centro Gestalt-Terapia Sandra Salomão deu um grito de alerta e irá lançar um curso antirracista para profissionais de algumas áreas como psicólogos, psiquiatras, psicoterapeutas e estudantes que sofrem na pele negra a dor do preconceito. As inscrições podem ser feitas pelo telefone do CGT, no número (21) 2541-5186 e pelo WhatsApp (21) 96495-7888 e as aulas serão on-line já a partir de março.
O curso tem como objetivo proporcionar uma reflexão nas pessoas que buscam por espaços mais igualitários, visto que grande parte da psicologia ainda é formada por pessoas de cor branca.
O curso de capacitação é chancelado pelo CgT em parceria com o grupo "Encontro de Manas Psi", será ministrado pelas psicólogas responsáveis Daiane de Souza Mello e novamente Roberta Massot.
Já a ideia do curso surgiu por meio do "Projeto Roberta Massot: por uma reparação histórica", anunciado recentemente no mês da consciência negra em 2022, em prol dos movimentos antirracistas.
A idealizadora do projeto, Roberta Massot, que
além de negra é psicóloga e militante das causas raciais, defende a ideia de que é preciso implementar práticas antirracistas mais efetivas.
“Nós queremos dar mais oportunidade de estudo e trabalho aos negros dentro da Psicologia, principalmente dentro da Gestalt-terapia. A Psicologia ainda é branca em sua maioria. Existem poucos negros atuando na área, o que muitas vezes dificulta o atendimento de quem está do outro lado e precisa ser acolhido de igual para igual", explicou e garantiu que a ideia vai além de curar os traumas de quem sofre o racismo, mas especialmente de incluir e capacitar mais pretos especializados na Psicologia e no ambiente Gestáltico.
Mas Roberta Massot não está sozinha nessa e conta com a amiga e psicóloga Sandra Salomão, que abraçou a proposta que vem de encontro às iniciativas do novo governo, apesar de não ter uma ligação política, mas social. Segundo elas, a ideia é preparar profissionais de todas as etnias, mas especialmente brancos, para dar o devido acolhimento às pessoas negras, vítimas do racismo nas consultas terapêuticas.
“Não dá mais para não tratar do assunto por
achar que é um exagero, ou excesso de vitimização. As pessoas estão cada vez mais doentes por não se sentirem respeitadas e quanto necessário, acolhidas. É o mínimo a se fazer ao falarmos de reparação histórica”, definiu Sandra Salomão, psicóloga diretora do CgT e professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC).
O Janeiro Branco, mês em que psicólogos de todo o mundo têm em pauta as abordagens voltadas para a saúde mental, especialistas reforçam que “os traumas não curados arrastam consequências para uma vida inteira o que pode deixar complexos, dores e até a mudança de comportamentos, dentre eles os causados pelos tipos de preconceitos, e em maior número, o racismo que nunca sai de pauta”. Recentemente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, que é inafiançável e imprescritível. Anteriormente em posse, o atual ministro dos Direitos Humanos, Sílvio de Almeida, já havia reafirmado o racismo como “um problema estrutural enraizado na sociedade que precisava ser combatido por meio de políticas públicas”.
OBrasil é o país onde pessoas da comunidade LGBT+ são mais assassinadas no mundo; a cada 34 horas é registrada uma morte. Somente em 2022, foram contabilizados 242 homicídios e 14 suicídios entre o grupo. Os dados foram analisados e divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).
Registros do GGB apontam que, entre 1963 e 2022, 6.977 pessoas da comunidade LGBT+ foram mortas de forma violenta no país. O estado com mais casos é o Nordeste, seguido do Sudeste e, respetivamente, Norte, Centro-Oeste e Sul. Entre as vítimas, os gays compõem 52% das mortes violentas. Em segundo lugar ficam as travestis e transexuais, com 42%.
A idade das vítimas é
predominante entre 18 e 29 anos de idade. Pessoas travestis, transexuais e transgênero são assassinadas antes de completar 40 anos; 83% delas morreram entre os 15 e 39 anos. Para o Prof. Luiz Mott, fundador do GGB e iniciador dos relatórios de mortes violentas dos LGBT+, “é absolutamente inconcebível nossa sociedade civilizada conviver com 12 casos de apedrejamento e esquartejamento de gays e travestis. Nem nos países islâmicos e africanos mais homofóbicos do mundo, onde persiste a pena de morte contra tal segmento, ocorre tanta barbárie!”.
O presidente da Aliança Nacional LGBT, Dr. Toni Reis, apresentou cinco propostas a curto prazo para a erradicação das mortes violentas LGBT+ no Brasil. Entre elas estão a educação sexual e de gênero em todos os níveis escolares; a apli-
cação exemplar de dispositivos legais de criminalização do racismo homotransfóbico; políticas públicas que garantam a cidadania plena desse grupo; e incentivo para que as vítimas denunciem sempre todo tipo de discriminação. Fundado em 1980, o Grupo Gay da Bahia é a mais antiga associação de defesa dos direitos humanos de LGBT+ no Brasil. Atualmente, o GGB funciona como uma organização que oferece espaço e apoio a outras entidades da sociedade civil que trabalham com a comunidade LGBT+, especialmente no combate à homofobia e na prevenção do HIV/ aids. As ações da organização contribuem para o alcance do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 10, meta da Agenda 2030 da ONU que visa a redução das desigualdades.
Curso é lançado para ajudar a combater discriminação racial
Paula Laboissière –Agência Brasil
Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL
Ana Clara Godoi
Programa Hotel Acolhedor, investe em ações de saúde mental no Janeiro Branco
Neste mês, dedicado à campanha Janeiro Branco – que relembra a importância de cuidar da saúde mental –, o Governo do Estado está debatendo sobre o tema com a população que vive em situação de rua e pernoita nas unidades do Hotel Acolhedor, administradas pela gestão estadual. Os frequentadores do local participaram de uma roda de conversa na última semana e ontem, segunda-feira (30), no projeto “Papo de Segunda”.
A iniciativa, comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), reúne profissionais da área da saúde e assistência social, que abordam também temas para além da saúde mental, como arte, entre outros. Os encontros são uma oportunidade para que pessoas em situação de rua possam ter acesso a
esse momento de aprendizado e reflexão.
- A vulnerabilidade social muitas vezes vem acompanhada de insegurança psicológica. Ações como essa acolhem e trazem novas perspectivas para os hóspedes do Hotel Acolhedor. Desse modo, ajudamos a combater possíveis problemas que eles possam ter e reiteramos que não estão sozinhos - pontuou o governador Cláudio Castro.
A primeira roda de conversa do Hotel Acolhedor aconteceu na unidade do Catete, na última sexta-feira. Na segunda, o bate-papo foi no polo do Centro do Rio, na rua 20 de abril.
O espaço tem como objetivo não apenas oferecer o pernoite, com alimentação e banho garantidos, mas uma real ressocialização e cuidado com a saúde mental de pessoas que vivem em situação de rua. E é esse respeito pelo outro, e a busca para que essas pessoas sejam rein-
seridas na sociedade, que a coordenadora do Hotel Acolhedor, Hosana Helena, tenta trazer para a rotina das duas unidades.
- Todos os dias antes de trabalhar me lembro de uma frase de Carl Jung, sempre ao atender um usuário ou planejar atividades, que diz assim “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. E assim eu sigo cumprindo minha função com responsabilidade e empatia para que eles possam se estabelecer e se reerguer - disse Hosana Helena.
Hotel Acolhedor
O Programa Hotel Acolhedor foi lançado no dia 30 de agosto de 2021. Além de fornecer pernoite, alimentação e banho para os usuários, o Hotel ajuda ainda na emissão de documentos, apoio de psicólogos e assistentes sociais para pessoas em vulnera-
bilidade social. Além disso, oferece dicas para ajudar o cidadão a retornar ao mercado de trabalho. Nas unidades são oferecidas duas refeições por dia (jantar e café da manhã), além de um kit de higiene pessoal e roupa de cama e banho.
Os hotéis, no Centro e no Catete, contam com capacidade de cerca de 300 leitos e têm taxa de ocupação diária de 100% nas duas unidades. O projeto abriga moradores em situação de rua das 19h até às 7h, todos os dias. Dados dos assistidos pelo
Hotel Acolhedor mostram que: 70% dos atendidos pelo programa foram encaminhados para serviços como segunda via de documentação, CRAS, Programa dos Alcoólicos Anônimos, CEJA, ou até mesmo para vagas de emprego.
CLASSIFICADOS
1
Foto: Divulgação
Compra
Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios
lar Compra e venda
Emprego
e venda
do
2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo
Negócios
Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 8 GERAL
Hotel Acolhedor investe em ações de saúde mental em comemoração ao Janeiro Branco
Caderno G
A TRAGEDIA DA BOATE KISS
Uma das maior tragédias nacionais aconteceu em 27 de janeiro de 2013, a exato 10 anos, na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, com a fatalidade de 242 vitimas, todas jovens, que assistiam ao um show de uma banda regional. O acidente foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus NorteAmericano, ocorrida em 1961, em Niterói, que matou 503 pessoas; e teve características semelhantes às do incêndio ocorrido na Argentina, em 2004, na discoteca República Cromañón. Classificou-se também como a quinta maior tragédia da história do Brasil, a maior do Rio Grande do Sul, a de maior número de mortos nos últimos cinquenta anos no Brasil e o terceiro maior desastre em casas noturnas no mundo. Demaneiras diferentes, Netflix e Globoplay vão contar essa historia que abateu todas familias brasileiras por fatos discritos nas investigações. A minissérie da Netflix é baseada no livro "Todo Dia a Mesma Noite: A História não Contada da Boate Kiss" de 2018, da jornalista e escritora Daniela Arbex. Por isso mesmo, "Todo Dia a Mesma Noite" trata-se de uma ficção, e não de um documentário, que revela os bastidores de uma das maiores tragédias do país, com investigação policial das circunstâncias que levaram ao incêndio na boate Kiss – especialmente pela perspectiva dos pais que perderam seus filhos naquela noite trágica de 27 de janeiro de 2013. Desta forma, a principal mudança está nos personagens mostrados na minissérie, que não são reais, mas inspirados na história de todos mencionados no livro e que representam as verdadeiras vítimas do incêndio. Essas histórias, assim como dos sobreviventes, são compiladas pela produção em personagens fictícios para dar uma dimensão mais ampla da tragédia enfrentada por todos. Outra alteração importante está no nome da banda responsável por começar o incêndio na boate Kiss, que na produção da Netflix foi batizada de "Guapos Baladeiros", substituindo o nome original de "Gurizada Fandangueira". No final das contas, Todo Dia a Mesma Noite da Netflix revisita a tragédia real envolvendo o incêndio na Boate Kiss. Um descuido de segurança acarretou em um terrível incêndio que rapidamente tomou conta de todo o espaço da casa de festas. Como disemos 242 jovens que estavam no local perderam a vida. Partindo do momento do acidente, a trama acompanha as histórias dos impactados por ela em diferentes
pontos de vista, como o trabalho das equipes de resgate, as consequências para os sobreviventes e a negligência dos empresários da organização da boate –como a luta das famílias das vítimas, que seguem em busca de justiça até os dias de hoje. Na trama, as vítimas da tragédia são interpretadas por Paola Antonini, Nicolas Vargas, Manu Morelli, Luan Vieira, Miguel Roncato e Sandro Aliprandini. Os pais são vividos por Debora Lamm, Thelmo Fernandes, Paulo Gorgulho, Bianca Byington, Leonardo Medeiros, Raquel Karro e Bel Kowarick. Erom Cordeiro e Laila Zaid assumem o papel dos policiais responsáveis por investigar o caso, e Flávio Bauraqui aparece como advogado das famílias. Estreou no Globoplay a série documental "Boate Kiss - A Tragédia de Santa Maria", sobre o incêndio que consternou o Brasil dez anos atrás. Foi em uma manhã de domingo, o Brasil era acordado pela notícia da tragédia. O incêndio na casa noturna matou 242 pessoas; 600 ficaram feridas. Dez anos depois, a série documental em cinco episodios, disponível a partir desta quinta-feira no Globoplay, mostra, com depoimentos e registros inéditas, o que aconteceu naquela madrugada de horror. A série revela a sucessão de erros e irregularidades que levaram à morte de tantos jovens, a dor irreparável das famílias e a falta de resposta do Estado brasileiro. Mas o julgamento acabou sendo anulado pelo Tribunal de Justiça oito meses depois. Atualmente, ninguém está preso. A série é uma parceria com o coletivo audiovisual TV Ovo, de Santa Maria, e é conduzida e dirigida pelo repórter da TV Globo Marcelo Canellas. Canellas passou a infância e a adolescência na cidade e se formou na mesma universidade federal onde parte das vítimas estudava. O Ministério Público do Rio Grande do Sul entrou com dois recursos contra a anulação do julgamento. Se forem aceitos pelo Tribunal de Justiça do estado, os pedidos serão encaminhados para análise do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. A série documental é também o registro da força que move sobreviventes e parentes das vítimas na persistência em impedir que o esquecimento leve a mais injustiça. tanto uma quanto a outra valem apena ser visto, o caso que comoveu o Brasil ainda está muito vivo nos corações e pensamentos do povo brasileiro, mães pedem justiça por seus filhos e filhas que tiveram as vidas encurtadas por descaso e falta de zelo pelas autoridades.
Uma amiga pessoal e suas confissões
Jo para Mulheres, visa ajudar público feminino a resgatar o poder que possuem
Uma obra inteiramente dedicada para elas, assim é o lançamento da escritora Joana Amorim, Jo para Mulheres. A autora, que já possui dez publicações no mercado,entre poesias e histórias infantis, decidiu mergulhar fundo no universo feminino com um conteúdo que leva motivação, elevação da autoestima e muita inspiração.
A obra foi escrita em pequenas pílulas e de maneira informal durante dois dias e meio, para Joana a mensagem é bastante objetiva: “Nós mulheres somos livres para pensar, escrever, e fazer o que quisermos independente da opinião alheia. Com este trabalho, quero lembrar que nós não queremos ser inferiores ou melhores que ninguém, apenas queremos direitos iguais”, define. Joana, mãe de dois filhos e avó de uma menina, a pequena Clarinha, é apaixonada por escrever desde criança e pretende atingir mais corações com este trabalho, que surgiu de uma necessidade pessoal, dar uma resposta ao machismo. Segundo ela, o mundo nunca foi exatamente justo com as mulheres.
“A sociedade machista em que vivemos e fomos criadas nos empurrou ‘goela a baixo’, digamos assim, a mentalidade de que temos que ser submissas. Acreditar nisso é o mesmo que anular nossa
identidade como mulher e como ser humano. Jo para mulheres é um diálogo entre mim e todas as mulheres que, em algum momento, viveram oprimidas e sem ter alguém para conversar sobre o assunto. Isso, porém, não pode continuar, e eu estarei aqui para ouvir todas vocês”, afirma. Joana se mostra como uma amiga pessoal, cheia de confissões e diz também que não tem a pretensão de ensiná-las a fazer algo, mas sim dar a sua opinião sobre situações que já vivenciou. “O livro, é uma conversa, um incentivo e visa lembrar o quanto nós, mulheres somos incríveis.
Eu escrevi ali coisas que eu gostaria de ter ouvido quando passei por momentos difíceis e não tinha ninguém para me falar. Espero ajudar muitas mulheres, e desta forma fazer com que elas lembrem o quanto são especiais, cada um da sua maneira e que elas nunca se esqueçam do poder que possuem”.
Mulheres em situação de baixa auto estima costumam ser vítimas de relacionamentos abusivos.
Em um dos trechos do livro, a autora relata sobre não se deixar levar por este tipo de problema. “Sofri calada muitas vezes em prantos Com medo de responder às muitas ofensas.
Evitei para não ter conflitos E ainda sofri com as desconfianças Hoje aprendi que fugir não resolve E não dá para contar
muito com a sorte”.
No prefácio, a psicóloga e terapeuta corporal, Presciliana Vital destaca a importância de se amar e entender o quão cada mulher é maravilhosa do jeito que é. Sabendo lidar com a própria companhia sem se sentir sozinha, valorizando a solitude, uma fonte inesgotável de autoestima.
Ainda no prefácio, a advogada Angela D’Almeida fala sobre a busca pela extinção da desigualdade entre homens e mulheres, para que haja isonomia entre eles. Segundo ela, isso leva a uma evolução histórica, na qual não podemos ver a mulher submissa ao homem, nem
este com poder acima de tudo. É a luta pela igualdade, pelo respeito e pela liberdade!
O livro oferece uma leitura leve, agradável e promete ser ótima companhia no dia a dia, fazendo a leitora refletir sobre todas as áreas da sua vida. Outro trecho fala sobre cura."Cure sua dor com o tempo. Nada é mais sábio, regenerador e infalível que o tempo. Não adianta apressar as coisas, nem pular as etapas. Deixe cada coisa fluir no seu tempo”.
Jo para Mulheres já está disponível para venda no Amazon ou pelo @joanaamorimautora. Em breve nas livrarias físicas do Brasil.
Prêmio Talento Universitário está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Capes Talento Universitário, que vai entregar R$ 5 mil a mil estudantes que alcançarem a maior pontuação em uma prova de conhecimentos gerais. Podem concorrer alunos de graduação
que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e ingressaram no ensino superior em 2022. Os estudantes interessados em participar do concurso precisam estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior
pública, privada ou militar e não ter débitos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou outras agências de fomento à pesquisa. As inscrições vão até 22 de fevereiro e são feitas pelo formulário on-line disponível
no site do concurso. Os locais das provas devem ser divulgados a partir de 2 de março e a avaliação deve ocorrer no dia 26 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em maio e o prazo para pagamento do prêmio vai até dezembro de 2023.
Foto: Aloysio Araripe
PAULO SILVA
Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 9
GAZETA RIO Educação
Arte Saúde Diversão
Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023
Cultura
LÉO ALPHA
Judô paralímpico estreia no Grand Prix de Almada
Destaque para Elielton Oliveira, ouro no peso até 60 kg na classe J1
Ojudô paralímpico do Brasil encerrou a segunda-feira (30) com cinco medalhas no Grand Prix de Almada (Portugal). O destaque foi Elielton Oliveira, ouro na categoria até 60 quilos da classe J1 (cego total). O pódio ainda teve o também brasileiro Roberto Paixão, que ficou com o bronze. Outros dois judocas do país conquistaram me-
dalhas de bronze nesta segunda: Rosi Andrade, na categoria até 48 quilos da classe J1, e Lúcia Araújo, entre as atletas até 57 quilos da classe J2 (baixa visão). Houve, ainda, uma prata obtida por Harlley Arruda no peso até 73 quilos da classe J1. O ouro de Elielton foi o seu primeiro pela seleção brasileira. A disputa da categoria reuniu cinco atletas, que lutaram entre si. O campeão venceu os quatro oponentes, incluindo Roberto, que ganhou uma das quatro
lutas que fez e acabou a chave em terceiro. O formato todos contra todos foi o mesmo que Lúcia e Rosi tiveram pela frente. A primeira, duas vezes medalhista paralímpica de prata, venceu dois combates e perdeu outros dois, ficando com o bronze. A segunda encarou uma chave com três judocas, mas foi superada nas duas lutas, uma delas pela turca Ecem Cavdar, vice-campeã mundial. Dos medalhistas brasileiros, Harlley foi o único que enfrentou disputas
Nossos Cursos Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
eliminatórias. Ele chegou à final após bater o turco Gokce Yavuz nas quartas de final e o cazaque Yergali Shamey na semifinal. Na decisão do ouro, o judoca não passou pelo alemão Lennart Sass, prata no Mundial.
A competição prossegue hoje (31) com dez representantes do Brasil (confira abaixo). A fase preliminar começa às 7h (horário de Brasília). As lutas podem ser acompanhadas pelo canal da Ibsa no YouTube.
Um ônibus caiu de uma ponte de 10 metros de altura na madrugada de segunda-feira (30) e deixou 4 mortos e 29 feridos na BR-116, em Além Paraíba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo levava o time de futebol Esporte Clube Vila Maria Helena de Ubaporanga (MG) para Duque de Caxias (RJ), de onde era a equipe.
Conforme o Corpo de Bombeiros, estavam no ônibus o motorista, comissão técnica e jogadores. Inicialmente, quatro corpos
foram retirados em meios às ferragens. Vinte e quatro vítimas foram encaminhadas para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba. Outras cinco foram levadas para a Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina. Em nota, o Hospital São Salvador informou que a unidade atendeu um jovem de 19 anos e outros têm menos de 18 anos. “Alguns pacientes estão sendo liberados e prestando depoimento à Polícia Civil. Cinco pacientes necessitam de atendimento especial, sendo 3 na UTI e 2 na Unidade Intermediária”, complementou o hospital.
Nathalie Moellhausen brilha e vence Grand Prix
MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores
Téc Enfermagem
Aesgrimista Nathalie Moellhausen conquistou a medalha de ouro no Grand Prix de espada de Doha (Catar). A italiana naturalizada brasileira venceu os seis jogos que disputou no domingo, incluindo a final contra a francesa Marie-Florence Candassamy.
Campeã mundial em 2019, Nathalie mostrou na sexta-feira (27) que brigaria por medalhas em Doha ao ganhar os cinco jogos da fase preliminar – em que os atletas são divididos em chaves e duelam entre si – e se classificar diretamente à chave principal do torneio, que reuniu 27 das 28 melhores esgrimistas do ranking da Federação Internacional da modalidade (FIE). A ítalo-brasileira iniciou a competição ocupando a 36ª posição da lista.
O triunfo sem maiores dificuldades sobre a italiana Alessandra Bozza, por 15 a 7 (na esgrima, quem atingir 15 pontos antes do fim dos três rounds vence o duelo), nas
quartas de final, antecedeu um jogo complicado diante da húngara Eszter Muhari. A rival chegou a ter 3 pontos de vantagem, a menos de 50 segundos para o fim, mas Nathalie reagiu e conseguiu a virada no desempate, ganhando por 9 a 8 e se garantindo na final de maneira incrível.
Na decisão, Nathalie foi dominante contra Candassamy, sétima do ranking da FIE, sempre à frente do placar. Mostrando mais agilidade que a adversária, a ítalo-brasileira abriu distância no segundo round e con-
trolou o jogo para fazer 15 a 8 na rival francesa e celebrar, emocionada, a primeira medalha dela no circuito desde o título mundial.
O Brasil também foi representado na chave masculina do Grand Prix de Doha, por Leandro Seini e Alexandre Camargo. O primeiro caiu na fase preliminar, enquanto o segundo, líder do ranking nacional, parou na fase de 64, eliminado pelo norte-americano Stephen Ewart, por 15 a 14. Se tivesse vencido, Alexandre teria chegado à chave principal.
Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023 Ano XXVI - nº 1062
Reprodução/O Vigilante Online
Ônibus com time de futebol cai de ponte e deixa mortos e feridos na BR-116
Foto:
Foto: Augusto Bizzi/FIE/Divulgação
Lincoln Chaves de Oliveira
Lincoln Chaves
Carol Delgado, Ester Vallim e Matheus Rodrigues
Vantagens que só o aluno GHF tem (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
Cuidador de Idosos