GAZETA RIO - Edição de Quarta-feira 29 de Março de 2023

Page 1

Show infantil gratuito dias 01 e 02 de abril

Página 09

A Páscoa vai ser de muita alegria para 1.100 crianças de comunidades do Rio

Appio pede à PF investigação 'urgente' sobre revelações de Tacla Duran

Tacla Duran disse em depoimento a Appio e à PF que, em 2016, o advogado Carlos Zucolotto Júnior o procurou para exigir 5 milhões de dólares em troca de benefícios num acordo de colaboração.

Em comunicado, o Ministério da Saúde destacou que a vacinação é a principal forma de combater a crise sanitária e proteger contra casos graves e óbitos causados pela doença.

Alckmin defende reforma

PÁGINA 04

Governo realiza a 'Semana Nunca Mais', para lembrar e repudiar golpe de 1964 e ditadura militar

Ao contrário do governo anterior, que não reconhecia a ocorrência de um golpe no país, o atual quer promover atos de memória e repúdio àquele período. Por isso, está promovendo a chamada "Semana Nunca Mais". Esses atos concentram-se no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que na próxima quinta-feira (30), a partir das 9h, por exemplo, vai promover a primeira sessão do ano da Comissão de Anistia.

Governador assina protocolo para construir batalhão da PM em Maricá

PÁGINA 5

"A última obra feita nesta região foi em 1990. De la pra cá, muita coisa mudou, modernizou. As maiores cidades do mundo têm feito intervenções para melhorar a circulação de pedestres nos grandes centros comerciais. Estamos preparando essa área para atender os futuros moradores do entorno, tornando-a mais agradável e acessível." Tessaltou a secretária de infraestrutura, Jessick Trairi.

PÁGINA 05

•MUNDO

França registra mais um dia de confrontos em greve contra reforma previdenciária

PÁGINA 04

COI recomenda volta de russos em competições

A proibição de atletas de Rússia e Belarus em competições estava em vigor desde fevereiro do ano passado, em decorrência da invasão militar russa na Ucrânia. Ao retornarem aos torneios internacionais, os atletas russos e bielorrussos voltarão a ter chances classificação para Paris 2024.

www.gazetario.com GAZETA RIO Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023. Ano XXVI Nº 1101 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes Página 07 Página 03 Página 07 Página 02 Brasil chega à marca de 700 mil mortes por covid-19
tributária e diz que “nosso modelo é caótico”
Prefeitura do Rio anuncia revitalização das ruas da Saara, no Centro
PÁGINA 10
Com instrumentos que vão do violão ao ceramofone, passando por violino, rabeca, charango, flauta, clarinete, zabumba, triângulo, pandeiro e vozes.

GAZETA RIO

Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1101

Show do RBD muda de data no Rio, para não coincidir com final da Libertadores

O grupo de música mexicano RBD alterou mais uma vez a data de um show de sua turnê pelo Rio de Janeiro, que acontecerá no estádio Nilton Santos. Na segunda-feira, a produção anunciou a troca do dia original, 19 de novembro, para 11 do mesmo mês. Só que essa data conflitava com a final da Copa Libertadores, que já havia sido

Brasil chega à marca de 700 mil mortes por covid-19

OBrasil alcançou nesta terça-feira (28) a marca de 700 mil mortes causadas pela covid-19, informou o Ministério da Saúde. No último dia 11 de março, a pandemia completou três anos e deixou muitos impactos na vida dos sobreviventes e daqueles que perderam alguém para a doença.

Em comunicado, o Ministério da Saúde destacou que a vacinação é a principal forma de combater a crise sanitária e proteger contra casos graves e óbitos causados pela doença.

“Aumentar as coberturas vacinais contra a Covid-19 é prioridade do Ministério da Saúde, que lançou o Movimento Nacional pela Vacinação no fim de fevereiro. Até agora, mais de 6 milhões de doses de reforço bivalentes já foram aplicadas. No entanto, é importante ressaltar que os grupos prioritários

devem procurar uma unidade de saúde”, destacou a pasta. Todas os integrantes dos grupos prioritários podem receber o reforço com a vacina bivalente contra a covid-19. A dose oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento. Podem se vacinar contra a covid-19 com a dose bivalente os idosos de 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.

A vacina também está disponível para adolescentes a partir dos 12 anos e adultos dentro dos grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; imuno-

comprometidos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e pessoas com deficiência permanente. Para receber o imunizante, é preciso ter completado o esquema primário com as vacinas monovalentes e respeitar um prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida. O Ministério da Saúde reforça que tanto as vacinas monovalentes quanto as bivalentes têm segurança comprovada e são igualmente eficazes na proteção contra o coronavírus.

“Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário. Para todas as estratégias de vacinação propostas, o comprometimento e união da sociedade serão essenciais para que as campanhas tenham efeito”, destacou o ministério.

Oministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que Congresso, Governo e Judiciário precisam discutir a regulação das plataformas digitais, formas de responsabilização e mecanismos de se auditar os algoritmos das big techs.

Segundo Dino, a liberdade de expressão “não está em risco quando se regula, ao contrário”.

“É preciso tratar sim de regulação, que é humanamente programado e reprogramável, sobretudo pelas autoridades legitimadas a tanto nos Três Poderes”, afirmou.

“Defender a liberdade é regulá-la porque diz respeito ao conteúdo do direito, é fixar fronteira entre uso e abuso”. As declarações foram feitas no início da audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir pontos do Marco Civil da Internet. Representantes do governo Lula, como os ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Jorge Messias

anunciada para o Maracanã, neste mesmo dia. Diante da dificuldade logística por causa de dois grandes eventos tão próximos, houve uma nova mudança.

O RBD fará sua apresentação no dia 10 de novembro, uma sexta-feira. O anúncio foi feito através das redes sociais da banda.

Foto:

(AGU), e de empresas de tecnologia, como Google e Facebook, participarão. Para o ministro, a liberdade de expressão sem responsabilidade “não é liberdade, é crime, é violação de direito, é abuso de direito”.

Segundo Dino, a discussão sobre as redes sociais não tratam só de modelo de negócios. “Se fosse isso já seria grave”, afirmou.

“Mas estamos falando do controle das subjetividades na sociedade, do controle do espaço público e do controle do discurso político na sociedade, para muito além de hábitos de consumo. Nós estamos falando do próprio delineamento da sociedade contemporânea”. Conforme o ministro, os algoritmos das plataformas estão sujeitos a questionamentos, porque são criados por humanos. “Estamos refletindo e discutindo o dever de cuidado, responsabilidade civil e finalmente transparência e auditabilidade”, disse. “Portanto, está obrigado a prestar contas a toda a sociedade, especial a consumidores”

Reprodução
“É preciso tratar de regulação”, diz Dino sobre redes sociais
Elijonas Maia E Lucas Mendes, CNN
Fundado em 1997
Diretor Presidente
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

Appio pede à PF investigação 'urgente' sobre revelações de Tacla Duran

Onovo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, da 13.ª Vara Federal Criminal de Curitiba, pediu ontem (28) à Polícia Federal a abertura "urgente" de uma investigação para apurar as revelações do advogado Rodrigo Tacla Duran de que um advogado ligado ao ex-juiz suspeito Sergio Moro praticou extorsão na época da Lava Jato.

Tacla Duran disse em depoimento a Appio e à PF na segunda-feira que, em 2016, o advogado Carlos Zucolotto Júnior o procurou para exigir 5 milhões de dólares em troca de benefícios num acordo de colaboração. Na conversa, que Tacla Duran guardou através de um print de tela de celular, Zucolotto disse que acertaria os termos com DD (iniciais de Deltan Dallagnol, o comparsa

Defesa de Bolsonaro confirma Rolex e diz cogita devolução

Adefesa de Jair Bolsonaro (PL) confirmou que o ex-presidente ficou com um relógio Rolex e outros itens de luxo dados de presente em 2019 durante uma visita à Arábia Saudita.

Em nota, os advogados de Bolsonaro, Paulo Amador da Cunha Bueno e Daniel Bettamio Tesser, afirmam que o conjunto foi registrado e incluído no acervo da presidência de acordo com a legislação em vigor, e que estão "à disposição para apresentação e depósito, se necessário."

Os advogados disseram, ainda, que todos os presentes recebidos pelo ex-presidente vão ser submetidos a uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), "assim como ocorreu com os mandatários anteriores."

A existência do novo conjunto de joias foi relevado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (28) e confirmado pelo blog com ex-integrantes do gabinete pessoal do ex-presidente. Os itens estão num galpão que guarda outros materiais que Bolsonaro levou ao deixar a Presidência da República.

Segundo o jornal, a caixa in-

clui um relógio Rolex, uma caneta da marca Chopard prateada, um par de abotoaduras em ouro branco, com um brilhante cravejado no centro; um anel em ouro branco com um diamante no centro e outros em forma de “baguette” ao redor; e uma masbaha (um tipo de rosário árabe), feito de ouro branco e com pingentes cravejados em brilhantes.

O conjunto foi entregue à comitiva de Bolsonaro durante uma viagem ao Catar e a Arábia Saudita em outubro de 2019. Segundo o blog apurou, a PF vê indícios de peculato praticado por Bolsonaro no caso da nova leva de presentes.

Além dessas joias, o ex-presidente levou consigo ao deixar o mandato outro conjunto de joias, essas todas da marca de luxo Chopard, entregues a uma comitiva do Ministério das Minas e Energia em uma viagem posterior, de outubro de 2021.

Na semana passada, a defesa de Bolsonaro entregou esses itens numa agência da Caixa Econômica Federal em Brasília, em cum-

primento a uma decisão do Tribunal de Contas da União, que entende que o presidente não pode, ao deixar o cargo, levar consigo bens de valor elevado.

Veja a nota entregue pelos advogados de Bolsonaro abaixo: Em relação às matérias jornalísticas divulgadas hoje sobre os presentes que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, ganhou do governo da Arábia Saudita em sua viagem em 2019, sua defesa esclarece:

1. Os bens foram devidamente registrados, catalogados e incluídos no acervo da Presidência da República conforme a legislação em vigor.

2. Todo o acervo de presentes recebidos pelo ex-presidente, em função do relevante cargo que exercia, será submetido a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), assim como ocorreu com os mandatários anteriores.

3. No mais, a defesa do ex-presidente Bolsonaro reitera que quaisquer presentes encontram-se à disposição para apresentação e depósito, caso necessário.

de Moro nas ilegalidades cometidas pela Lava Jato). No depoimento, o advogado disse ainda que foi alvo da Lava Jato por não ter aceitado ser extorquido. O ofício foi encaminhado ao superintendente da PF do Paraná Rivaldo Venâncio. "Encaminho a Vossa Excelência cópia da ata da referida audiência (notícia-crime) para fins de instauração urgente de inquérito policial visando a apuração da prática, em tese, de crime de extorsão (alegadamente agentes públicos federais)", escreveu Appio. Em nota lançada após o depoimento de Tacla Duran, a assessoria de Sergio Moro afirmou que o senador é alvo de "calúnias" e que o político não teme "qualquer investigação". Por sua vez, Dallagnol disse que o juiz Appio "acreditou" em um acusado que "tentou enganar autoridades da Lava Jato".

Comissão de Ética do Planalto abre investigação sobre caso das joias trazidas ao Brasil

AComissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir, durante reunião realizada ontem (28), mais uma investigação para apurar os fatos que envolvem a chegada dos dois estojos joias trazidas por uma comitiva do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em outubro de 2021. No entanto, nesta apuração, ainda não consta a recente denúncia de que Bolsonaro teria ficado com outros objetos recebidos também do governo da Arábia Saudita ainda em 2019.

Até agora, o que se sabe, é que nessa nova fase estão entre os investigados o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, além de Marcos André Soeiro, ex-assessor de Bento Albuquerque que tentou passar na Receita Federal com o estojo que foi apreendido. Caberá à Comissão de Ética da Presidência da República analisar se houve algum comportamento profissional por parte dos então servidores públicos que desrespeita as normas previstas. A pena é uma repreensão pública pela

conduta de uma autoridade, uma espécie de mancha no currículo, mas que não a impede de exercer novos cargos públicos. Também nesta terça, o colegiado decidiu abrir investigação para apurar a conduta do ministro das Comunicações no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Juscelino Filho, que usou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a São Paulo e teria participado de leilões de cavalos de raça ao invés de realizar agenda oficial. Com isso, Juscelino passa a a ser o primeiro investigado do governo Lula na comissão.

247
GAZETA RIO 3 Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023 POLÍTICA
Larissa Rodrigues, CNN

Deputado Poubel preside a Comissão de Combate à Pirataria da Alerj

Odeputado Filippe Poubel assumiu, ontem (28/03), a presidência da Comissão de Combate à Pirataria da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O objetivo do grupo de trabalho é realizar ações para frear o prejuízo financeiro e até mesmo risco à saúde da população fluminense ao consumir produtos copiados, falsificados e adulterados.

Inclusive, as fiscalizações em equipamentos públicos como hospitais de UPAs tornaram o bélico parlamentar do PL conhecido em todas as regiões do Estado do Rio.

“São inúmeros os produtos copiados, falsificados e adulterados à venda no Estado do Rio de Janeiro. Desde alimentos, remé -

dios, combustíveis, programas de computador, entre tantos outros. A comissão estará atenta às denúncias para poder ir às ruas e realizar as ações necessárias para evitar que a população fluminense continue sendo prejudicada”, afirma o deputado estadual Filippe Poubel. A Comissão de Combate à Pirataria poderá acolher e investigar denúncias recebidas, inclusive realizando diligências com órgãos estaduais. Ela poderá ainda realizar audiências públicas dentro e fora da Alerj. Além de Filippe Poubel, integram a comissão os deputados Luiz Claudio Ribeiro (PSD), Marcelo Dino (União), Bernardo Rossi (SDD) e Gisele Monteiro (PL).

VOLTA AO MUNDO

Ovice-presidente Geraldo Alckmin defendeu uma reforma tributária que traga eficiência econômica para o país. Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele falou ontem (28) na 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Para Alckmin, o modelo tributário brasileiro é “caótico” e “injusto”, tanto na cobrança quanto na distribuição de recursos. Segundo o vice-presidente, a disparidade na distribuição varia de R$ 30 a quase R$ 9 mil per capita para os municípios.

“Há uma conscientização de que o modelo tributário nosso é caótico, ele leva a uma judicialização

altíssima. Ele tem um custo muito elevado para pagar imposto tal é a complexidade tributária. Ele é injusto na maneira como arrecada porque está excessivamente em cima de consumo”, disse, comparando que, nos Estados Unidos, os tributos sobre consumo são em torno de 20%, enquanto no Brasil chegam a quase 50%.

“Ele [o modelo tributário] dificulta a exportação porque acumula crédito. Ele não estimula investimento. Essa é uma reforma que traz eficiência econômica que é o que o Brasil precisa para crescer mais forte. Estamos confiantes e o caminho é o diálogo. Os prefeitos eram um dos setores de preocupação, mas hoje há um entendimento que a questão federativa se resolve e o importante é a economia crescer mais forte”, completou Alck-

min. A reforma tributária e o pacto federativo são os temas centrais para os prefeitos nesta edição da marcha, que reúne cerca de 10 mil gestores. A CNM defende a mudança na legislação para que o tributo fique na cidade onde houve o consumo. Atualmente, o dinheiro vai para o município da sede da empresa fornecedora.

Hoje, duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) para a reforma tributária que tramitam no Congresso são defendidas pelo Ministério da Fazenda. Elas sugerem a unificação de vários tributos e não vão diminuir a arrecadação dos municípios, segundo o governo federal.

Outras pautas

O vice-presidente também destacou as ações do governo federal nesses primeiros 87 dias

de gestão. Entre elas, o reajuste do valor da merenda escolar, que estava congelado há cinco anos e foi aumentado em 39%. Por outro lado, na educação, ele lembrou que ainda há cerca de 350 mil crianças entre quatro e cinco anos que estão fora da escola. Segundo o vice-presidente, é preciso zerar essa fila, pois é dever do Estado universalizar o acesso à educação. Na saúde, Alckmin citou a pactuação para zerar as filas de cirurgias e exames eletivos, com a liberação de R$ 600 milhões para os municípios, mas cobrou que os prefeitos avancem na vacinação da população, em especial da vacina do HPV para meninas e meninos. O HPV (papilomavírus humano) é a infecção sexualmente transmissível. O objetivo é diminuir os casos de câncer de colo de útero em mulheres.

Grupos vestidos de preto atearam fogo em latas de lixo e atiraram projéteis contra policiais em Paris, que responderam com gás lacrimogêneo, à margem de uma marcha contra o presidente francês, Emmanuel Macron, e seu projeto de lei altamente impopular para as aposentadorias.

Os confrontos também eclodiram em manifestações semelhantes em cidades como Rennes, Bordeaux e Toulouse, com uma agência bancária e carros sendo incendiados em Nantes.

No entanto, embora a frustração pública tenha evoluído para uma repulsa mais ampla contra Macron, o nível de violência ontem (28) não foi intenso quanto na semana passada e os protestos foram, em sua maioria, pacíficos.

No início do dia, o governo rejeitou uma nova demanda dos sindicatos para suspender e repensar o projeto de reforma, que atrasará a idade de aposentadoria em dois anos, para 64 anos, enfurecendo líderes trabalhistas que disseram que o governo tem de encontrar uma saída para a crise.

O governo disse que está mais do que disposto a conversar com os sindicatos, mas sobre outros assuntos, e repetiu que se manterá firme na questão previdenciária. Milhões de pessoas têm se manifestado e se juntado

à greve desde meados de janeiro para mostrar sua oposição ao projeto de lei. Os protestos se intensificaram desde que o governo usou poderes especiais para aprovar a legislação no Parlamento sem uma votação.

A polícia disse que 93.000 pessoas marcharam em Paris na terça-feira, número menor do que o recorde de 119.000 pessoas na manifestação de 23 de março, mas maior ou igual às manifestações anteriores desde janeiro.

Um manifestante em Paris capturou o clima, levantando uma faixa que dizia: “A França está com raiva”. “O projeto de lei (de aposentadoria) tem atuado como um catalisador para a raiva com as políticas de Macron”, disse Fanny Charier, de 31 anos, que trabalha para a agência governamental francesa de empregos Pôle emploi.

Macron, que prometeu entregar a reforma previdenciária em ambas as suas campanhas presidenciais, diz que a mudança é necessária para manter as finanças do país em equilíbrio. Sindicatos e partidos de oposição dizem que há outras maneiras de fazer isso. “Propusemos uma saída… e é intolerável que estejamos sendo obstruídos novamente”, disse o chefe da central sindical CFDT, Laurent Berger, a repórteres no início de uma manifestação em Paris.

Inteligência artificial ameaça 300 milhões de postos de trabalho

Aexpansão da inteligência artificial generativa, que corresponde ao tipo tecnológico capaz de criar imagens, músicas ou textos — como o ChatGPT, pode aumentar o produto interno bruto global em até 7% em apenas uma década. No entanto, esses sistemas também representam uma ameaça ao mercado de trabalho, podendo impactar cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral, segundo dados do relatório produzido pelo banco de investimentos Goldman Sachs.

A expectativa é que aproximadamente um quarto dos postos de trabalho sejam automatizados em breve com os avanços tecnológicos no ramo da inteligência artificial. Nos Estados Unidos e na Europa há a estimativa de que dois terços dos empregos possam ser afetados. As

profissões de advogado e funcionários administrativos foram os postos apontados com maior risco de demissão futura, de acordo com os autores do relatório Joseph Briggs e Devesh Kodnani.

Em contrapartida, apesar das projeções negativas, o relatório também estima que a maioria dos funcionários veria menos da metade da carga de trabalho ser automatiza-

da, o que indica que eles poderiam continuar nos empregos e com maior tempo livre. Essa "automação parcial", segundo a pesquisa, poderia incluir 63% dos trabalhos nos Estados Unidos. O jornal Financial Times projetou que, desse montante, 7% veriam mais da metade das ocupações automatizadas.

Entre as tarefas que a inteligência artificial pode

executar estão o preenchimento de declarações fiscais para pequenas empresas, avaliação de reclamações de seguro e documentar resultados de investigações de cenas de crimes. Já ações como a tomada de decisões judiciais e verificação da saúde de pacientes são vistas como mais complexas e com pouca probabilidade de automação.

Geraldo Alckmin defende reforma tributária e diz que “nosso modelo é caótico”
França registra mais um dia de confrontos em greve contra reforma previdenciária
GAZETA RIO 4 Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023 GERAL
Andreia Verdélio, Agência Brasil

Combate à violência contra a mulher é tema de roda de conversa

No Mês da Mulher, Mesquita é cenário de várias atividades voltadas à população feminina.

Na última quinta-feira, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) promoveu uma roda de conversa sobre o combate à violência contra a mulher. O evento aconteceu no CAPS III

Casa Azul e foi direcionado principalmente às mulheres assistidas no próprio espaço. A ação abordou os principais avanços dessa causa.

A conversa foi comandada por Patrícia Bastos, assistente social do CEAM. Ela retratou vários temas, como os tipos de violência contra a mulher. “Ao todo, são cinco: física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. É importante entender isso para que

Assim, é possível ajudar e salvar vidas de muitas mulheres. “Não podemos guardar esses ensinamentos. Temos que passar adiante, para que a gente consiga alcançar mais pessoas e combater o problema. Todos devem abraçar essa causa, incluindo os homens”, recomenda Patrícia.

Atendimento à mulher

Em Mesquita, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher oferece apoio às mulheres vítimas de violência. Os atendimentos são jurídicos, sociais e psicológicos, feitos por livre demanda e de forma sigilosa, protegendo a identidade das vítimas.

Para entrar em contato, basta ligar para o número (21) 2797-8600 ou comparecer no espaço, que fica no Fórum de

Prefeitura anuncia revitalização das ruas da Saara, no Centro da cidade

APrefeitura do Rio inicia, até o final de abril, as obras de reurbanização da Saara, no Centro da cidade. O pacote de obras em 16 ruas do tradicional mercado popular foi desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura, e está orçado em R$ 24,6 milhões, com intervenções previstas para durarem dois anos. O projeto prevê melhorias em 190 mil m² de área, nivelando as calçadas e melhorando a acessibilidade.

os casos sejam identificados e investigados. A violência contra a mulher precisa, sim, ser colocada em pauta e debatida”, explica. Outros pontos ressaltados foram a atuação da Patrulha Maria da Penha e as regulamentações da lei de mesmo nome.

A ideia do encontro também era proporcionar momentos de reflexão e estimular a interação entre as participantes.

“Através de um trabalho em rede, contamos com várias parcerias. Uma delas é com o CEAM. A conexão é bem anterior a esse evento. Quando nos deparamos com casos de violência contra a mulher, entramos em contato. Essa ocasião, porém, trabalha a ideia de que o tema deve ser levado a sério, mesmo que a vítima tenha um diagnóstico de esquizofrenia, depressão ou transtorno bipolar”, pontua o diretor do CAPS III Casa Azul, Ueslei Solaterrar. Ao final da conversa, uma ideia foi destacada: a importância de multiplicar o conhecimento.

Mesquita, localizado na Rua Paraná 1, no Centro. O funcionamento é das 11h às 17h.

Quando se fala em políticas públicas para as mulheres, quem também se destaca no município é o Espaço da Mulher Mesquitense.

O foco é na valorização da autoestima e no empoderamento da população feminina. Lá, são oferecidos cursos e oficinas, como de Barbeira, Cabeleireira, Depilação, Design de Sobrancelhas, Alongamento e Zumba, além de agendamento com nutricionista para as alunas.

“Recebemos as mulheres com toda atenção e gentileza, porque muitas delas chegam fragilizadas e vulneráveis. Ainda que não pareça, um olhar atencioso ou um gesto amigável pode tocar a alma delas. Nosso objetivo é acolhê-las da melhor forma e acompanhá-las em todo o processo”, destaca Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Mesquita.

– A última obra feita nesta região foi em 1990. De la pra cá, muita coisa mudou, modernizou. As maiores cidades do mundo têm feito intervenções para melhorar a circulação de pedestres nos grandes

centros comerciais. Estamos preparando essa área para atender os futuros moradores do entorno, tornando-a mais agradável e acessível – ressaltou a secretária de infraestrutura, Jessick Trairi. Considerado o maior shopping a céu aberto do estado e um dos mais tradicionais mercados populares do país, a Saara vai ganhar novo calçamento, alterações no sistema de drenagem e sinalização de trânsito. As intervenções serão realizadas nas seguintes ruas: Alfândega, Senhor dos Passos, Buenos Aires, Luiz de Camões, Tomé de Souza, República do Líbano, Regente Feijó, Gonçalves Ledo, Imperatriz Leopoldina, Conceição, Andradas, Armando Sales Oliveira. Também serão

contemplados o Beco do Tesouro, a Praça do Mascate e a Avenida Passos. Nas ruas exclusivas para pedestres, como Alfândega e Senhor dos Passos e vias transversais, as calçadas de pedra portuguesa darão lugar a um piso intertravado, que será nivelado para proporcionar mais acessibilidade à população.

A Rua Buenos Aires receberá nova pavimentação, ordenamento das baias de estacionamento ao longo da via e esquinas em piso elevado, beneficiando a travessia dos pedestres. A Avenida Passos, que hoje recebe a maior parte dos veículos e ônibus que circulam pelo Centro, terá três pistas de rolamento, uma para BRS e duas de veículos, proporcionando calçadas mais largas, que

serão requalificadas. Ao todo, serão 18 mil m² de pavimento asfáltico recuperado.

A Saara Em 1962, nasceu oficialmente a Saara, criada por meio de uma Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e adjacências. Com mais de 1.200 lojas, o polo é um grande exemplo de shopping a céu aberto e sempre foi conhecido por receber, desde o início do Século XX, sírios e libaneses com seu comércio “mascate”.

O entorno da Saara também é um grande polo cultural da cidade. Na região há dois teatros, Carlos Gomes e João Caetano, além da Biblioteca Estadual Popular e o Real Gabinete Português de Literatura.

Ogovernador Cláudio Castro assinou, na segunda, com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, um protocolo para a construção de um batalhão da PM em Maricá. Atualmente, a cidade é atendida pelo 12º BPM (Niterói). Na semana passada, foi assinado um decreto criando um Grupo de Trabalho para redefinir e aperfeiçoar as áreas de atuação das forças de segurança no estado. Na cidade, Castro também entregou duas ambulâncias e assinou protocolo para abertura de um posto do Detran. - É muito importante que a gente garanta a segurança na cidade de Maricá, uma das regiões que mais crescem e que é polo de uma das nossas principais vocações econômicas, que é o óleo e o gás. É importante que a gente garanta a segurança para atrair os empreendedores, gerar mais empregos e trazer justiça social - enfatizou Cláudio Castro.

O Estado tem feito constantes investimentos na área de Segurança. No final do ano passado, a frota do 12º BPM (Niterói) foi reforçada com novas viaturas parcialmente blindadas. Já neste mês de março, o efetivo da unidade foi reforçado com novos policiais formados no Cfap. Em uma parceria entre Estado e prefeitura, o Centro

Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) do município terá, em breve, uma conexão direta com a Companhia Destacada do 12º BPM no município.

Novo posto do Detran

O governador assinou também um protocolo para a construção do novo posto do Detran, no bairro São José, à beira da Rodovia Amaral Peixoto. A previsão é que as obras estejam concluídas até o fim de maio. Serão centralizados todos os serviços do Detran, entre eles, vistoria de veículos, identificação civil, ha-

bilitação, provas práticas e teóricas de direção.

- A medida vai melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão de Maricá. É um local bastante acessível para o usuário dos serviços do Detran, à beira da rodovia - disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. As obras da linha de vistoria de veículos e da área para provas práticas de habilitação estão sendo executadas. A área de atendimento já está com estrutura pronta, faltando apenas os acabamentos e a instalação do mobiliário.

Haverá espaço para a realização das provas práticas de direção.

Entrega de ambulâncias Cláudio Castro também entregou duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maricá. Ao lado do secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, Castro já entregou 207 ambulâncias para 66 municípios do Rio de Janeiro.

- Sabemos da importância do atendimento rápido para salvar vidas. Essas ambulâncias que entregamos vão impactar diretamente na eficácia do socorro às vítimas - ressaltou o governador Cláudio Castro.

A entrega das ambulâncias faz parte do projeto “Samu 100% RJ”, que disponibilizará 249 veículos a todos os 92 municípios fluminenses, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço, por um ano, aos municípios que estão implantando o atendimento.

- Estar aqui hoje entregando essas ambulâncias é a certeza de salvar milhares de vidas. Agradeço a toda equipe do Samu pela dedicação – disse o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

O investimento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) para renovar e ampliar a frota foi de R$ 87,4 milhões.

Governador assina protocolo para construir batalhão da PM em Maricá
GAZETA RIO 5 Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023 CIDADES DO RIO

ESTUDAR SOZINHO OU EM GRUPO?

Estudar para concurso público é uma tarefa que exige muita dedicação e esforço, e realizar em grupo pode ser uma excelente alternativa para aprender novos conteúdos e desenvolver os pontos fracos. Mas antes de estudar em grupo, saiba que existem algumas desvantagens, o que pode comprometer o seu rendimento durante o papiro.

Em primeiro lugar, certifique-se que seus colegas levam os estudos a sério e estão totalmente comprometidos a conquistar suas vagas no concurso. Caso contrário, podem surgir conversas paralelas, brincadeiras e todo tipo de distrações; e isso certamente irá prejudicar a produtividade do grupo como um todo. Saiba também que em um primeiro momento, algumas pessoas, pela falta de hábito, podem se sentir desconfortáveis em um ambiente em grupo, tornando o estudo menos fluido e menos eficiente.

É importante destacar que uma das principais vantagens de estudar em grupo é que você pode aprender com o conhecimento dos seus colegas. Cada um tem

o seu ponto forte, tem uma disciplina na qual tem amplo domínio dos assuntos cobrados no edital. Sendo assim, quem é mais "cascudo" ou tem mais bagagem pode ajudar em questões mais difíceis, sanar dúvidas e corrigir possíveis erros, o que mantém o estudo em alto rendimento. Além disso, estudar em grupo pode ajudar a manter a motivação. Então, escolha um time forte e vibre com os seus companheiros. Vale ressaltar que muitas vezes o estudo em grupo é feito na forma de "viradão", ou seja, estudo durante a madrugada. Nesse caso, lembre que o maior desafio será manter a concentração e o foco, pois o corpo tende a ficar mais sonolento nesse horário, tornando o raciocínio mais lento. Por isso, não deixe de fazer pausas para o café! Além de arejar a mente, a pausa para o café vai te manter acordado e pronto para mais uma sessão de papiro. Quando feito corretamente, estudar em grupo te deixa um concurseiro mais completo, mais motivado e com mais conhecimento. Escolha bem o seu time! Estudar até passar!.

Matheus Guimaraes guimaraesmatheus.andrade@gmail.com

TODAS AS QUARTAS-FEIRAS

Concurso Rio Claro-RJ 2023: Prefeitura abre 96 vagas de emprego

Saiu o edital do concurso público da Prefeitura de Rio Claro, cidade do estado do Rio de Janeiro. O município carioca promove um bom concurso para admissão de novos servidores em diversos cargos de todos os níveis de escolaridade. ABERTURA INSCRI-

INSCRIÇÕES

28/04/2023

DATA DA PROVA

18/06/2023

SALÁRIOS ATÉ

R$ 6.392,45

TOTAL DE VAGAS

96 GABARITOS EM

19/06/2023

ANEXOS

Edital Concurso Prefeitura de Rio Claro-RJ 2023 São 96 vagas e cadastro de reserva nas diversas secretarias da autarquia. Haverá reserva também para pessoas com deficiência, negros e índios. Confira o edital completo no quadro anexo. As remunerações iniciais ofertadas variam entre R$ 1.405,99 e R$ 6.392,45, por regime de trabalho de 18 a 44 horas semanais.

Edital Rio Claro-RJ: Cargos

O novo edital tem vagas para ingresso em mais de 80 cargos, sendo: Nível fundamental completo - Almoxarife, Eletricista Civil, Recepcionista e Telefonista. Nível médio e técnico - Agente de Apoio Educacional, Agente de Combate às Endemias, Assistente de Pessoal, Assistente de Tesouraria, Auxiliar Administrativo, Fiscal Ambiental, Fiscal de Inspeção Sanitária, Fiscal de Posturas, Fiscal de Tributos, Instrutor de Braille, Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Monitor de Informática, Secretária Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem - ESF, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico de Laboratório, Técnico de Radiologia, Docente I, Docente I - AEE e Docente I - Libras. Nível superior - Arquiteto, Assistente Social, Auditor-Fiscal Tributário, Biólogo (Saúde), Biólogo Ambiental, Cirurgião-Dentista, Contador, Docente II - Artes Visuais, Docente II - Música, Docente II - Ciências, Docente II - Educação Física, Docente II - Em-

preendedorismo, Docente II - Geografia, Docente II - História, Docente II - Inglês, Docente IIMatemática, Docente II - Português, Enfermeiro, Enfermeiro - ESF, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Jornalista, Médico ESF, Médico Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Neuropediatra, Médico Oftalmologista, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Plantonista - Ginecologista/ Obstetra, Médico Plantonista Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Médico Urologista, Médico Veterinário, Médico Visitador, Nutricionista, Pedagogo, Procurador do Município, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e Turismólogo.

Edital Rio Claro-RJ: Inscrição Os interessados poderão se inscrever das 10h do dia 28 de março até as 23h59min do dia 28 de abril de 2023, pela internet, por meio do site www.nossorumo.org.br.

A taxa de participação

custa: R$ 48,00 para cargos de

nível fundamental; R$ 59,00 para cargos de nível médio e técnico; R$ 70,00 para cargos de nível superior.

Edital Rio Claro-RJ: Provas

Serão aplicadas as seguintes avaliações para selecionar os candidatos: Prova objetiva para todos os candidatos; Prova prática para Eletricista Civil.

Prova de títulos para cargos de Procurador do Município, Psicopedagogo, Pedagogo e Docente; Prova discursiva com uma questão de direito tributário e uma de direito administrativo para o cargo de Procurador do Município.

A prova objetiva será realizada no dia 18 de junho, em local e horário a serem divulgados junto com o edital de ensalamento a ser publicado através do site www.nossorumo.org.br as 15h do dia 07 de junho.

Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br as 15h do dia 19 de junho os resultados sairão em 07 de julho.

O concurso público terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por mais dois anos, segundo as normas do edital.

Setrab faz parceria com Ministério para inserção de reabilitados do INSS no mercado de trabalho

Grupos vestidos de preto atearam fogo em latas de lixo e atiraram projéteis contra policiais em Paris, que responderam com gás lacrimogêneo, à margem de uma marcha contra o presidente francês, Emmanuel Macron, e seu projeto de lei altamente impopular para as aposentadorias.

Os confrontos também eclodiram em manifestações semelhantes em cidades como Rennes, Bordeaux e Toulouse, com uma agência bancária e carros sendo incendiados em Nantes.

No entanto, embora a frustração pública tenha evoluído para uma repulsa mais ampla contra Macron, o nível de violência ontem (28) não foi intenso quanto na semana passada e os protestos foram, em sua maioria, pacíficos.

No início do dia, o governo rejeitou uma nova demanda dos sindicatos para suspender e repensar o projeto de reforma, que atrasará a idade de aposentadoria em dois

anos, para 64 anos, enfurecendo líderes trabalhistas que disseram que o governo tem de encontrar uma saída para a crise.

O governo disse que está mais do que disposto a conversar com os sindicatos, mas sobre outros assuntos, e repetiu que se manterá firme na questão previdenciária.

Milhões de pessoas têm se manifestado e se juntado à greve desde meados de janeiro para mostrar sua oposição ao projeto de lei.

Os protestos se intensificaram desde que o governo usou poderes especiais para aprovar a legislação no Parlamento sem uma votação.

A polícia disse que 93.000 pessoas marcharam em Paris na terça-feira, número menor do que o recorde de 119.000 pessoas na manifestação de 23 de março, mas maior ou igual às manifestações anteriores desde janeiro.

Um manifestante em Paris capturou o clima, levantando uma faixa que dizia: “A França está com raiva”.

“O projeto de lei (de aposentadoria) tem atuado como um catalisador para a raiva com as políticas de Macron”, disse Fanny Charier, de 31 anos, que trabalha para a agência governamental francesa de empregos Pôle emploi. Macron, que prometeu entregar a reforma previdenciária em ambas as suas campanhas presidenciais, diz que a mudança é necessária para manter as finanças do país em equilíbrio.

Sindicatos e partidos de oposição dizem que há outras maneiras de fazer isso.

“Propusemos uma saída… e é intolerável que estejamos sendo obstruídos novamente”, disse o chefe da central sindical CFDT, Laurent Berger, a repórteres no início de uma manifestação em Paris. A metodologia para a integração social e econômica dos trabalhadores reabilitados é desenvolvida a partir do alinhamento da atuação da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda aos Objetivos de Desenvolvimen-

to Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa se somará aos demais projetos da secretaria, mas com adaptações significativas para esse público, que necessita de apoio nos diferentes eixos de geração de renda.

"Os trabalhadores reabilitados que, ao final da estabilidade temporária, perdem o emprego, precisam se recolocar rapidamente no mercado de trabalho. E essa parceria fará com que a secretaria seja mais um agente transformador da realidade das pessoas que estão em busca de trabalho, para que sejam bem sucedidas na conquista de uma vaga", avalia a secretária Kelly Mattos.

A parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e o INSS oferecerá atendimento prioritário aos segurados reabilitados pelo instituto, tanto no posto Sine quanto no aplicativo Mais Trabalho RJ, onde os interessados terão um espaço específico para se cadastrar.

Estudar até passar!
ÇÕES 28/03/2023
ENCERRA
GAZETA RIO 6 Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023 EDUCAÇÃO

Governo realiza programação a 'Semana Nunca Mais', para lembrar e repudiar golpe de 1964 e ditadura militar

Até o próximo domingo (2), uma série de atividades vai lembrar os 59 anos do golpe que instaurou uma ditadura no Brasil, de 1964 a 1985. Ao contrário do governo anterior, que não reconhecia a ocorrência de um golpe no país, o atual quer promover atos de memória e repúdio àquele período. Por isso, está promovendo a chamada "Semana Nunca Mais". Esses atos concentram-se no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que na próxima quinta-feira (30), a partir das 9h, por exemplo, vai promover a primeira sessão do ano da Comissão de Anistia. O colegiado foi recomposto recentemente e irá revisar vários casos desconsiderados pela gestão anterior.

Homenagem a estudante

A abertura das atividades da "Semana Nunca Mais" foi realizada na terça-feira (28), com manifestação na ponte Honestino Guimarães, em Brasília. Líder estudantil, Honestino foi preso e assassinado em outubro de 1973, perto daquele local. A ponte tinha antes o nome de Arthur da Costa e Silva, um dos generais-presidentes. Ex-secretário de Direitos Humanos e ex-deputado, Nilmário Miranda coman-

dou o evento, como assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do MDHC. Hoje (29), das 10h às 12h, o ministro Silvio Almeida recebe cerca de 150 familiares de mortos e desparecidos políticos. No dia seguinte (30), no mesmo horário, a audiência será com um grupo de anistiados. Uma prévia da esperada sessão da Comissão

de Anistia, que durante o governo Bolsonaro chegou ter presença do general Rocha Paiva, que considerava Carlos Alberto Brilhante Ustra "um herói". Ustra, que comandava o DOI-Codi, foi reconhecido como torturador.

Repúdio à ditadura e à violência Levantamento do MHDC mostra que de 4.285 pro -

62% das vítimas de feminicídio são negras

Onovo relatório da Anistia Internacional, alerta sobre o aumento da violência contra as mulheres no Brasil. A organização reúne dados de diferentes fontes sobre assuntos ligados aos direitos humanos; nos números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, encontrou uma realidade que se agrava ano após ano. Quatro mulheres foram mortas por dia no Brasil no primeiro semestre de 2022, foram 699 feminicídios só até a metade do ano. Um aumento de mais de 3% em

relação ao mesmo período de 2021. E quase 11% a mais do que no primeiro semestre de 2019. O relatório mostrou que 62% das mulheres vítimas de feminicídio no país são negras. E a violação aos direitos humanos da população negra, sejam mulheres ou homens, aparece ainda em outros pontos do relatório da Anistia Internacional. Essa parcela da população é a que mais morre em confrontos com a polícia e a mais afetada por eventos climáticos extremos.

Um dos casos é de Ana Carolina da Conceição que apanhou muitas vezes do marido, uma rotina de violência encerrada da pior forma possível. Em setembro de 2022, Douglas de Carvalho Avellar espancou até a morte a mulher de 27 anos, na frente de um dos três filhos dela. O crime foi em Belfort Roxo, na Baixada Fluminense, RJ. Para Jurema Weneck, diretora-executiva da Anistia, é preciso um trabalho envolvendo governo e Justiça para que haja mudança nesse quadro.

cessos julgados de 2019 a 2022 – ou seja, no mandato do governo anterior –, 4.081 foram indeferidos. Incluindo o da ex-presidenta Dilma Rousseff, que, como militante política, foi presa e torturada.

A programação da ‘Semana Nunca Mais’ termina com a 3ª Caminhada do Silêncio, em São Paulo. A manifestação será realizada no domingo (2), a

partir das 16h, no Parque do Ibirapuera. A primeira edição do movimento, em 2019, foi justamente uma demonstração de repúdio ao governo Bolsonaro, que assumiu naquele ano e queria celebrar o golpe, além de protesto contra a ainda presente violência do Estado.

Documentário e debate na USP

Outras atividades estão previstas para marcar a semana dos 59 anos do golpe civil-militar no Brasil. Também na quinta (30), será lançado o documentário Memória Sufocada, dirigido por Gabriel Di Giacomo. Com filmagens do interior do DOI-Codi de São Paulo, o longa, segundo seus autores, procura olhar a história da ditadura e da tortura no país “a partir da perspectiva do presente”. Um “exercício de reflexão sobre a memória coletiva”, afirma o autor. Assista ao trailer aqui. Na sexta (31), das 9h às 19h30, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) promove cinco painéis que tratam de democracia e plataformas digitais. A primeira mesa ("Liberdade de expressão, limites e alternativas em tempos de pós-verdade") terá a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é também professor de Direito Constitucional na instituição. Assim, a abertura terá ainda os diretores da faculdade Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa Liberatore Bechara. Além deles, o professor Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O evento, no Auditório Rubino de Oliveira, também terá transmissão pelo YouTube.

APáscoa, época mais gostosa do ano, está chegando e o coelhinho irá aparecer para presentear a garotada de três comunidades cariocas: Cidade de Deus, Caju e Rocinha. Ao todo 1.100 crianças receberão chocolates, na tradicional comemoração da ONG Favela Mundo.

Os pequenos, que fazem aulas de teatro, hip-hop, jazz, danças brasileiras, violão e musicalização na instituição, vão se divertir muito e poderão cantar e dançar com o Coelho da Páscoa. As comemorações serão dias 5 (na Cidade de

Deus e na Rocinha) e 10 (no Caju), sempre às 14h. Fundada em 2010, a Favela Mundo desenvolve atividades artísticas no contraturno escolar. Seu diferencial é o caráter itinerante de suas oficinas, permanecendo 1 ano em cada local.

A entidade já passou por 12 comunidades e beneficiou mais de 12.000 crianças e jovens. Reconhecida pelo ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, a Favela Mundo já representou o Brasil em outros 9 eventos culturais e pedagógicos no exterior.

O projeto Favela Mundo é patrocinado pela Prefei-

tura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, LAMSA, MetrôRio e Magellan IP, através da Lei do ISS.

SERVIÇO Páscoa nas comunidades cariocas.

ONG Favela Mundo presenteará 1.100 crianças da Cidade de Deus, Caju e Rocinha. Dia 5 de abril, às 14h na Cidade de Deus (Rua Moisés, s/n – EDI Sra Perciliana de Alvarenga) e na Rocinha (Biblioteca Parque da Rocinha - Est. Da Gávea, 454). Dia 10 de abril, às 14h, no Caju (Rua Carlos Seidl, s/n –CIEP Henfil).

A Páscoa vai ser de muita alegria para 1.100 crianças de comunidades do Rio
GAZETA RIO 7 Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023 ESPECIAL
Vitor Nuzzi

CLASSIFICADOS

2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios

OPORTUNIDADES

Ambev abre inscrições para programas de estágio, com vagas gerais e para negros

AAmbev abriu as inscrições para os programas de estágio Regular (vagas gerais) e Representa (somente para negros).

Nesta edição, o processo seletivo será híbrido e o programa será presencial. O candidato poderá escolher a unidade de sua preferência e uma das seguintes áreas: Negócios ou Operação. A companhia não limita a escolha dos candidatos por faculdade ou curso - o único pré-requisito é estar matriculado em bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, com

conclusão prevista entre julho de 2024 e julho de 2025. A empresa não exige testes de inglês. No estágio Representa, voltado exclusivamente para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), todos os estagiários selecionados terão direito a fazer curso de inglês gratuito e a um salário extra no início do programa. Com vagas disponíveis para unidades de todo o país, a Ambev busca pessoas que sonham grande, valorizam a diversidade, sejam curiosas, tenham sede de aprender, inovar e sinergia com a cultura e os valores da companhia, como: a escuta ativa, sentimento de dono, cola-

boração e visão de longo prazo. De acordo com Marina Cury, head de atração da Ambev, durante o programa, os estagiários têm autonomia para gerenciar projetos, participar de mentoria com as lideranças e se envolver em iniciativas que geram impacto positivo. Os candidatos devem se inscrever até 11 de abril pelos seguintes links: Estágio Regular: https:// www.ambev.com.br/estagio

Estágio Representa: https://www.ambev.com. br/programa-estagio-representa

Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
Compra e venda Aluguel
1

GAZETA RIO Educação

Cultura Arte Saúde Diversão

ANIMES E FILMES

Oprimeiro filme em live action da franquia Cavaleiros do Zodíaco vai estrear no Japão em abril, mas ainda há muitas dúvidas sobre essa produção. Já é de conhecimento dos fãs que live actions baseados em animes e mangás, em geral, não resultam em boas produções. Para te ajudar a definir suas expectativas para o lançamento, separamos uma lista com tudo o que já sabemos do filme. A produção está recheada de estrelas famosas em Hollywood, como a atriz Famke Jansse, que interpretou a Jean Grey no em X-Men: O Filme. Jansee vai estrelar o live action como o personagem Guraad, personagem que só apareceu na saga na versão 3D, de 2019, porém, como um homem. Outro astro a dar as caras no filme será Sean Bean, de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e Game of Thrones, como Alman Kido, o avô da personagem Saori, que no anime é a reencarnação da deusa Athena. A deusa mais amada dos otakus será vivida por Madison Iseman, que trabalhou em Anabelle 3 e Jumanji: BemVindo à Selva. Ela fará a versão adolescente de Saori. Mark Dacascos, de John Wick 3, será Tatsumi, o mordomo da família Kido e protetor de Saori. Nick Stahl, que estrelou O Homem sem Face e O Exterminador do Futuro 3, estará no longa como Cassius, um Cavaleiro Negro candidato à Armadura de Pégaso. Mas ficou para Diego Tinoco (On My Block) o papel de grande antagonista como Ikke de Fênix. O papel principal de Seiya de Pégaso não poderia ser de outra pessoa que não Mackenyu. Estrela dos live actions de anime, ele teve papéis em Samurai

X, Fullmetal Alchemist e na vindoura série de One Piece. O filme terá direção de Tomek Baginski, que trabalhou como produtor executivo da série live action de The Witcher, além dos derivados do mesmo universo Lenda do Lobo e A Origem, todos da Netflix. Andy Chan, famoso por Shang Chi: A Lenda dos Dez Anéis, além das acrobacias de Jackie Chan, será o diretor de acrobacias do filme e comandará as cenas de luta.Além disso, a DNEG, empresa que trabalhou em blockbusters como Matrix Resurrections, Duna e Jurassic World, será responsável pelos efeitos especiais do longa. Criados pelo autor de mangás Masami Kurumada, os Cavaleiros do Zodíaco, mistura de combate místico-pop-japonês com mitologia grega, ganharam fama com a série animada Saint Seiya, exibida no Brasil a partir de setembro de 1994 pela extinta Rede Manchete.Os Cavaleiros do Zodíaco são guerreiros que juram proteger a deusa Atena das forças do mal — para isso, canalizam em golpes os poderes do cosmo. Seiya, o guerreiro de Pégaso, é o principal dos Cavaleiros do Zodíaco, protagonista das séries, dos longas e dos games da franquia. A trama do filme não será diferente da história original — pelo menos é o que diz a sinopse oficial do IMDB, porém, deve contar apenas uma pequena parte da saga. “Quando uma divindade da guerra reencarna no corpo de uma jovem garota, o órfão Seiya descobre que está destino a protegê-la e salvar o mundo. Mas isso apenas se ele puder encarar o passar e se tornar um Cavaleiro do Zodíaco”. No Brasil a série animada foi sucesso nos 90 na extinta Rede Manchete.

Show infantil gratuito dias 01 e 02 de abril

Composto por três artistas mulheres e uma equipe técnica majoritariamente feminina, o grupo Carambolas se apresentará gratuitamente nos dias 01 e 02 de abril no Espaço Cultural CircoLo de Criação com o show musical infantil "Carambolas nas Nuvens". O espetáculo promete transportar o público em uma viagem pelo universo da música, com um repertório que mistura canções autorais, o cancioneiro popular brasileiro e sono -

ridades de diferentes partes do mundo. Com instrumentos que vão do violão ao ceramofone, passando por violino, rabeca, charango, flauta, clarinete, zabumba, triângulo, pandeiro e vozes, o grupo apresenta baiões, xotes e músicas do folclore latino-americano e africano.

O show de estreia das Carambolas é uma viagem sonora que celebra a liberdade e a conexão com as raízes. A música é a própria viagem, com canções que trazem sensações de voo, nuvem e

aconchego da casa da avó. Além da música, o grupo passeia por outras linguagens artísticas, como teatro, dança e contação de histórias, proporcionando uma experiência lúdica para as crianças. O projeto foi idealizado pelas artistas Bebel Nicioli, Mari Jasca e Renata Neves como uma proposta de educação infantil que visa transmitir conhecimento e estimular a imaginação, além de contribuir para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.

Carambolas nas Nuvens

Data: 01/04 e 02/04

Local: Espaço Cultural CircoLo de Criação

Endereço: Estr. da Usina Velha - nº 179, Centro, Búzios - RJ. Horário: 16h

Ingressos gratuitos (distribuição 30 minutos antes do início do show)

Duração do show: 50 minutos

Oficina gratuita de iniciação musical Quando: 02/04 Horário da oficina: 11h às 12h; Público-alvo: de 3 a 10 anos.

Rede de ativistas lançam manual sobre 'Cristianismo e LGBTQIA+'

AAliança Nacional LGBTI+ e a Rede GayLatino, constituída por ativistas da América Latina, têm planos para lançar em abril um manual que visa estabelecer, de acordo com seus organizadores, um diálogo com pessoas cristãs.

"A grande parte do discurso contra a nossa comunidade, historicamente, tem sido ministrada por indivíduos que se autointitulam cristãos", afirma Toni Reis, que é presidente da Aliança Nacional e da Associação Brasileira das Famílias Homotranssafetivas.

O livro que será lançado em quatro capitais (Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) foi elaborado por doutores em teologia e filosofia e se propõe a “ajudar os integrantes da população LGBTQIA+ a entender o livro sagrado e aproximá-los tanto dos religiosos que já os aceitam quanto de fun-

damentalistas que os rejeitam, muitas vezes com discurso de ódio”, destaca trecho de reportagem da jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo.

nas esses textos, mas a mensagem bíblica como um todo. No que segue, são apresentados alguns exercícios possíveis para libertar a mensagem bíblica e espiar pela fechadura", diz um trecho da obra.

radas discriminatórias e busca fazer uma interpretação que as coloquem dentro de um contexto atual. "Nossa alternativa, para quem o Cristianismo ainda faz algum sentido, é buscar nossas próprias formas de ler não apeGAZETA RIO 9 Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023

O livro analisa passagens da Bíblia conside -
Caderno G
Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023

COI recomenda volta de russos em competições

Flamengo: mais de 18 mil ingressos vendidos para a volta da final do Carioca

OComitê

Olímpico Internacional (COI) recomendou às federações internacionais que autorizem atletas com passaporte da Rússia e de Belarus a participarem de competições internacionais como atletas neutros em modalidades individuais. O anúncio feito nesta terça-feira pelo comitê executivo do COI, que ainda decidirá se os atletas russos e bielorrussos poderão ou não disputar a Olimpíada de Verão de Paris (2024) e a de Inverno

na Itália (2026). A proibição de atletas de Rússia e Belarus em competições estava em vigor desde fevereiro do ano passado, em decorrência da invasão militar russa na Ucrânia. Ao retornarem aos torneios internacionais, os atletas russos e bielorrussos voltarão a ter chances classificação para Paris 2024. Em coletiva nesta terça, o presidente do COI Thomas Bach defendeu o retorno de russos e bielorrussos às competições.

“Vemos isso quase todos os dias em vários esportes, principalmente no tênis, mas também no ciclismo,

MUDE O RUMO DA SUA VIDA I

Conquiste sua vaga no mercado de trabalho

em algumas competições de tênis de mesa.”, afirmou o dirigente na sede da sede da entidade, em Lausanne (Suíça). "Em nenhuma dessas competições incidentes de segurança aconteceram", completou Bach, De acordo com a agência de notícias Reuters, Bach disse ainda que a política não pode fazer parte das competições esportivas e que os atletas não devem ser punidos por seus passaportes. Com a aproximação dos Jogos de Paris 2024, é cada vez mais intensa a campanha da Ucrânia para que atletas da Rússia e Belarus sejam excluídos do maior

evento esportivo do planeta. Recentemente, o Mundial de Boxe Feminino, que terminou no último domingo – com ouro da baiana Beatriz Ferreira, nos 60 quilos - sofreu boicote de potências como Estados Unidos, Canadá, Suécia e Grã-Bretanha, contrários a participação de russos e bielorrussos.

Segundo a Reuters, na terça mais de 300 esgrimistas escreveram a Bach para pedir ao COI que reconsiderasse a permissão do retorno, chamando de "erro catastrófico" caso Rússia e Belarus possam voltar às competições.

Apesar das instabilidades reclamadas pelos torcedores no site que faz a venda dos ingressos, mais de 18 mil bilhetes foram vendidos em apenas 1h para os sócios do Fluminense para a volta da final do Campeonato Carioca. A decisão acontece no dia 9 de abril, no Maracanã.

Apenas os sócios 100% do Fluminense estão liberados para comprar os bilhetes neste momento. Outros planos e a torcida do Flamengo serão liberados com o passar dos dias devido a prioridade de compra. A expectativa é que o público passe dos 60 mil presentes. A venda online para quem não é sócio do Fluminense e torcedor do Flamengo será na

quarta-feira, às 20h. Já a venda de ingressos em pontos físicos será na quinta-feira.

Partida de ida O primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca também vai ser disputado com casa cheia. A parcial de venda de ingressos para o clássico entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã, já está acima da casa dos 52 mil. A partida será neste sábado, a partir das 20h30. Só restam entradas para a torcida tricolor, que fica concentrada no setor Sul do estádio. Os rubro-negros já esgotaram o setor Norte, destinado exclusivamente à torcida do Flamengo. Os setores Leste e Oeste, mistos para os torcedores dos dois times, também estão esgotados.

Membros do CM do Esporte e Lazer são empossados em Japeri

Nossos Cursos

Téc Enfermagem

MATRÍCULAS ABERTAS Wifi

Cuidador de Idosos

Os integrantes do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL) de Japeri tomaram posse na última segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores da cidade. O Conselho possui caráter consultivo e deliberativo e tem a função de discutir, regulamentar e direcionar as políticas públicas do esporte japeriense.

Ao todo, 10 representantes foram eleitos, sendo cinco indicados pela sociedade civil e a outra metade pelo Poder Público. A secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, destacou a relevância do Conselho para o futuro dos esportistas da cidade. “Estou muito feliz

em empossar os novos representantes do esporte de Japeri. A união de esforços com a sociedade civil fará do Conselho um canal de discussões sobre as atividades esportivas do município. Temos o compromisso de lutar pelo desenvolvimento do nosso esporte”, projetou a presidente do CMEL. O presidente do Instituto Superar, Joas de Souza Castro, foi eleito como um dos representantes da sociedade civil e comemorou a formação do Conselho. “Vamos participar da criação dos fomentos esportivos do município. Isso é um marco histórico para o esporte de Japeri. São anos de luta para alcançar este objetivo e hoje sabemos que a população poderá

atuar de forma efetiva na busca pelas melhorias necessárias, tanto na área esportiva como no Lazer. Temos inúmeros atletas de potencial em Japeri e o CMEL irá ajudar na construção de futuros campeões”, destacou o gestor. O regimento interno do Conselho Municipal de Esporte e Lazer será definido na última segunda-feira de abril (24/04). Os novos integrantes do CMEL projetam que o Conselho ajudará a promover a inclusão social por meio do esporte, além de criar mecanismos que auxiliem as pessoas com deficiência a participarem das atividades de esporte e lazer e fomentar o empreendedorismo esportivo de Japeri.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 29 de março de 2023 Ano XXVI - nº 1101
Fluminense x
Foto: Reprodução
Agência Brasil
Vantagens que só o aluno GHF tem (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
Clube de Benefícios
Estágios
taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta
GHF
VOCÊ ! e muito mais
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores
-
-
sem
no
?
Agência Brasil
Madalena Ângelo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.