preocupações dos






tes da equipe de transição com a segurança durante a posse se intensificaram, especialmente após o caso do






preocupações dos
tes da equipe de transição com a segurança durante a posse se intensificaram, especialmente após o caso do
Uma nevasca que trouxe temperaturas geladas para o nordeste dos Estados Unidos transformou as águas fluidas das Cataratas do Niágara em uma imensidão de blocos de gelo. O destino turístico agora atrai a atenção dos curiosos que se encantam com a maravilha gelada.
O congelamento começou a ser constatado na última segunda-feira (26/12), mas foi nesta quarta-feira
(28/12) que o ponto turístico apareceu como um longo lago de gelo. O cenário parece cinematográfico: alguns locais da queda das cataratas ainda estão fluindo, mas a água cai em uma espécie de solo congelado. Os decks, locais em que visitantes se instalam para observar a imensa cachoeira, também estão congelados, isso porque a névoa se transforma em gelo.
Oministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a restrição temporária do porte de armas de fogo no território do Distrito Federal, a partir das 18h de ontem (28) até o próximo dia 2 de janeiro.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a restrição temporária do porte de armas de fogo no território do Distrito Federal, a partir das 18h de ontem (28) até o próximo dia 2 de janeiro.
A decisão pesa sobre “todas as espécies de porte de armas, bem como do transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores”, escreveu Moraes. Quem desrespeitar a ordem deverá ser preso em flagrante por porte ilegal de armas, ordenou o ministro.
Ele atendeu a pedido formulado pela Polícia Federal, que apontou necessidade de garantir a ordem pública após atos extremistas praticados por pessoas que não aceitam o resultado da eleição presidencial.
Ontem (28), o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que também pediria ao Supremo a suspensão do porte de armas durante a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para 1º de janeiro.
o ataque à sede da própria instituição, após a prisão do líder indígena José Acacio Xerere Xavante, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, no início do mês, e também a tentativa de atentado a bomba revelada com a prisão do suspeito George Washington de Oliveira Sousa, em 24 de dezembro. Na decisão desta quarta-feira (28), Moraes lamentou a prática de atos que podem ser enquadrados como crimes contra o Estado Democrático de Direito por parte de grupos extremistas.
“Lamentavelmente, grupos extremistas – financiados por empresários inescrupulosos, explorando criminosa e fraudulentamente a boa-fé de diversos eleitores, principalmente com a utilização de covardes milícias digitais e sob a conivência de determinadas autoridades públicas, cuja responsabilidade por omissão ou conivência serão apuradas – vem praticando fatos tipificados expressamente, tanto na Lei n° 14.197, de 1º de setembro de 2021, relativos aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, quanto na Lei n° 13.260, de 16 de março de 2016, que regulamenta o disposto no inciso XLIII do artigo 5º da Constituição Federal, disciplinando o combate ao terrorismo, inclusive punindo os atos preparatórios”, escreveu o ministro.
em uma transmissão ao vivo em uma rede social no dia 21 de outubro:
APolícia Federal concluiu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu e incitou a prática de crimes ao disseminar notícias falsas que relacionavam a vacina contra Covid-19 com o risco de se contrair Aids. A investigação foi aberta a partir da fala de Bolsonaro feita em uma transmissão ao vivo em uma rede social no dia 21 de outubro de 2021.
No relatório final da investigação, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a PF afirmou que Bolsonaro atentou contra a paz pública ao disseminar desinformações produzidas por Mauro Cesar Barbosa Cid. A fala foi feita
"Jair Messias Bolsonaro, de forma direta, voluntaria e consciente, disseminou as desinformações produzidas por Mauro Cesar Barbosa Cid, em sua 'live' semanal no dia 21 de outubro de 2021, causando verdadeiro potencial de provocar alarma junto aos expectadores", diz a PF no relatório. Segundo a delegada Lorena Lima Nascimento, as infrações criminais estão previstas na Lei de Contravenções Penais (atentar contra a paz pública) e no Código Penal (incitar a prática de crime). O relator do inquérito no STF é o ministro Alexandre de Moraes.
Mauro Cid é considerado o braço direito de Bolsonaro e um dos seus principais con-
selheiros. Além do caso das vacinas, ele ainda é alvo de outras investigações, também relatadas por Moraes, como a do vazamento do inquérito do ataque hacker ao TSE e a que apura a existência de milícias digitais.
O jornal Folha de S.Paulo mostrou que Cid teve o sigilo bancário quebrado após a Polícia Federal encontrar indícios de transações suspeitas em suas movimentações financeiras. A quebra de seu sigilo telemático também sugere a existência de depósitos fracionados e saques em dinheiro em sua conta.
O material analisado pela PF indica que as movimentações financeiras se destinavam a pagar contas pessoais da família presidencial e também de pessoas próximas da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Na solicitação, a PF apontou para inquéritos que apuram o financiamento e a execução de atos violentos por grupos extremistas, bem como a atuação de milícias digitais que insuflam eleitores por meio da distribuição de notícias falsas e desinformação.
A PF descreveu no pedido
A suspensão temporária do porte de armas de fogo não se aplica aos membros das Forças Armadas, aos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), aos membros da Polícia Legislativa e Judicial e as empresas de segurança privada e de transporte de valores.
ODiário Oficial da União desta
quarta-feira (28) oficializa a troca de comando no Exército. O primeiro decreto exonera Marco Antônio Freire Gomes do cargo de comandante do Exército enquanto o segundo nomeia o general Júlio Cesar de Arruda para exercer interinamente a função. Apesar de terem sido publicados hoje, ambos os decretos entram em vigor somente na próxima
sexta-feira (30). A data de posse do novo comandante do Exército já havia sido antecipada pelo futuro ministro da Defesa, Jose Múcio, em coletiva de imprensa ontem (27) no Palácio do Buriti.
Perfil
O general Júlio Cesar de Arruda é o atual chefe do departamento de Engenharia e Construção do Exército. Nascido em 9 de janeiro de 1959, em Cuiabá, foi incorporado ao Exército em 1975. Dois
anos depois, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras. Durante sua vida militar, serviu em unidades de engenharia em Itajubá (MG), no Rio de Janeiro-RJ, em Cuiabá e em Brasília. Como tenente-coronel, foi assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (2000-2001) e comandou o 1º Batalhão de Forças Especiais, em Goiânia, no biênio 2005-2006. Como coronel, realizou o curso de Política, Estraté-
Autorização consta no Diário Oficial da União de quarta-feira (28/12). A liberação vale até 2 de janeiro
Raphaela Peixoto e Mariana Alburqueque*OMinistério da Justiça e Segurança Pública autorizou a atuação da Força Nacional em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) "nas atividades de escoltas" da Operação Posse Presidencial 2023, iniciada oficialmente na terça-feira (27/12).
A decisão está publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União (DOU). O documento foi assinada por Antonio Ramirez Lorenzo, ministro substituto da pasta. A participação dos militares junto da PRF funcionará segundo documento, em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023.
A portaria diz ainda que o
contingente de militares a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
"A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública", diz o ato. "O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública", acrescenta a Portaria.
As preocupações dos integrantes da equipe de transição com a segurança durante a posse se intensificaram, especialmente
após o caso do bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, autuado por terrorismo no sábado (24/12) em que confessou ser o responsável por um artefato explosivo que pretendia usar para tentar provocar a decretação de estado de sítio no país. No sábado (24/12), o Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) desativou um artefato explosivo por volta de 13h20 nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília.
À frente das investigações, o diretor geral da PCDF, Robson Cândido, informou que George armou o atentado para “ chamar atenção para o movimento a favor do atual presidente Jair Bolsonaro, que eles estão empenhados no QG".
gia e Alta Administração do Exército. Comandou a Escola de Administração do Exército/Colégio Militar de Salvador, foi instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva em Itajubá (MG), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
No exterior, foi Observador Militar da Segunda Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UnavemI I) e assessor da
Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. Realizou o curso de Contraterrorismo e Cooperação Interagências na Universidade Nacional de Defesa, nos Estados Unidos.
Já como oficial general, foi comandante da Academia Militar das Agulhas Negras em Resende (RJ), comandante de Operações Especiais em Goiânia, diretor de Educação Superior Militar no Rio de Janeiro, subcomandante de Operações Terrestres em Brasília, vice-chefe do de-
partamento de Engenharia e Construção também em Brasília e comandante militar do Leste no Rio de Janeiro.
Dentre as condecorações com que foi agraciado destacam-se a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Ordem do Mérito Militar – Grã-Cruz, a Ordem do Mérito Aeronáutico – Grande Oficial, a Ordem do Mérito Naval - Grande Oficial, e a Ordem do Mérito da Defesa - Grande Oficial.
Opresidente nacional do PDT, Carlos Lupi, é um dos principais cotados para assumir o Ministério da Previdência no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo fontes do partido, as negociações ainda estão em andamento. "Estou aguardando a for-
malização do convite", disse Lupi ao Correio nesta quarta-feira (28/12).
Havia expectativa de uma reunião entre Lupi e Lula ainda hoje para avançar na negociação, mas a assessoria da sigla desmentiu o encontro.
Lula se reúne nesta tarde com caciques do MDB para articular os três ministérios que devem ser destinados à legenda.
Com candidato próprio no primeiro turno, Ciro Gomes, o PDT declarou apoio formal a Lula na segunda parte da corrida presidencial. Desde então, a sigla negocia um ministério com o governo eleito.
A expectativa é que o anúncio dos ministros restantes, que são 16, seja feita nesta quinta-feira (29).
Victor CorreiaA Guerra da Ucrânia está gerando impactos econômicos globais, incluindo no comércio exterior do Brasil, e pode levar a aumento no preço de produtos básicos
AGuerra da Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022, tem afetado significativamente a economia de todo o mundo, incluindo o comércio exterior do Brasil. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conflito deverá custar à economia global US$ 2,8 trilhões em produção perdida até o fim de 2023.
As projeções de crescimento econômico também foram revisadas para baixo, passando de 4,5% em 2022 e 3,2% em 2023 para 3% neste ano e 2,2% no próximo.
Segundo Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, ainda poderemos ter o impacto do conflito militar da Ucrânia em 2023. “Além dos impactos imediatos, o conflito na Ucrânia também pode afetar o comércio internacional no futuro.
O aumento das tensões entre a Rússia e os países ocidentais pode levar a medidas protecionistas e à queda do comércio internacional. Porém, é necessário aguardarmos os próximos capítulos e acompanharmos as mudanças que poderemos ter em um próximo ano”, afirmou o executivo.
Outro ponto que o executivo aponta é em relação ao preço do petróleo, que pode continuar a registrar altas. “Historicamente, conflitos internacionais têm afetado os preços dos produtos básicos, como o petróleo. O aumento dos preços destes produtos pode continuar a ter um impacto na inflação global, como já foi visto em conflitos anteriores. Não descartaria observarmos mais altas no futuro”, explica Pizzamiglio.
O conflito na Ucrânia tem afetado significativamente os preços, principalmente devido à instabilidade na demanda criada
pela pandemia e agravada pelo início do conflito.
No começo de dezembro, a União Europeia decidiu estabelecer um teto de US$ 60 por barril para o preço do petróleo exportado pela Rússia, com o objetivo de impedir que o país lucre com o aumento do preço do petróleo.
No entanto, economistas questionam a eficácia da medida.
“Enquanto o conflito continuar, nós teremos variações no valor dos produtos comercializados pelos países envolvidos, desde os combustíveis até produtos do agronegócio, principalmente motivados pela produção de fertilizantes”, aponta Pizzamiglio. Além disso, a Rússia anunciou que não reconhecerá os efeitos do teto e não negociará com parceiros com base no preço estipulado pela União Europeia.
“Pode parecer uma realidade distante, mas todo esse conflito poderá con-
tinuar a oferecer riscos à economia e ao comércio exterior no Brasil, não afetando apenas a nossa exportação, mas os valores dos produtos no mercado interno, que é dependente do petróleo e do diesel para o transporte. Isso gera impacto em nossa inflação”, afirmou o executivo.
De acordo com o último Relatório Trimestral de Inflação (RTI), do Banco Central, os próximos anos podem apresentar um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) com estimativa de aumento de 3%, 5% e 6%, respectivamente.
O assunto “prejuízos econômicos provocados pela guerra entre Rússia e Ucrânia”, Rafael Vanin, gerente de comércio exterior da Efficienza, foi entrevistado pelo Canal Rural. Ele participou na edição desta quarta-feira (28) do telejornal ‘Mercado & Companhia’
O presidente peruano deposto Pedro Castillo, preso e acusado de rebelião, solicitou nesta quarta-feira (28) a um tribunal de apelações sua libertação e negou ter cometido crimes quando tentou dar um autogolpe de Estado em 7 de dezembro.
“Peço o fim do ódio e solicito minha liberdade por ser um direito justo. Jamais cometi crime de rebelião”, afirmou Castillo, durante uma audiência virtual.
A defesa de Castillo pede que a prisão preventiva de 18 meses, que ele cumpre em uma base policial em Lima, seja revogada. A Sala Penal Permanente da Suprema Corte, comandada pelo juiz César San Martín, deve deliberar sobre o pedido nesta quarta. “Senhor juiz, não cometi nenhum crime de conspiração, mas quem conspirou foi o Congresso e outras instituições com a finalidade de armar um plano para a queda de meu governo por meio sucessivos pedidos de impeachment e outras artimanhas”, acrescentou o ex-presidente, que estava acompanhado de seu advogado.
Castillo, um professor rural e líder sindical de esquerda, disse estar incomunicável e pediu ao juiz que conceda a ele acesso a um telefone, para que entre em contato com sua esposa e seus dois filhos, que se exilaram no México na semana passada. O
ex-presidente foi deposto constitucionalmente pelo Congresso e se encontra recluso sob condições legais e sem complicações físicas, segundo a Defensoria do Povo, que o visitou há uma semana junto com uma equipe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Castillo, de 53 anos, está detido no presídio Barbadillo, dentro do quartel da Direção de Operações Especiais da Polícia (Diroes), em Lima, capital peruana. É investigado por crime de rebelião e conspiração ao tentar fechar o Congresso, intervir nos poderes públicos e governar por decreto. A manobra não conseguiu respaldo institucional.
A polícia o prendeu horas depois de sua destituição, quando tentava chegar à embaixada do México para solicitar asilo. Quem assumiu o governo foi sua vice-presidente, Dina Boluarte.
A queda de Castillo desencadeou violentos protestos que deixaram 22 mortos e mais de 600 feridos em confrontos com as forças de segurança. Os manifestantes pediam a renúncia de Boluarte, o fechamento do Congresso e a antecipação das eleições.
Em uma tentativa de mitigar a crise, o Parlamento aprovou há uma semana o adiantamento das eleições gerais de 2026 para abril de 2024.
OBrasil criou 135.495 empregos formais em novembro, resultado da admissão de 1.747.894 pessoas e da demissão de outras 1.612.399, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desem-
pregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho.
No acumulado de 2022 até novembro, a economia brasileira registra 2.466.377 empregos criados, resultado de 21.230.904 admissões e de
18.764.527 desligamentos.
O estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em novembro de 2022 contabilizou 43.144.732 vínculos, o que representa uma variação de +0,32% em relação ao estoque do mês anterior.
Em outubro, o Brasil havia criado 159,4 mil postos formais.
Em relatório divulgado pela manhã, a Mirae Asset previa número de 146,4 mil vagas.
Opresidente da CDL de Nova Iguaçu, Claudio Rosemberg, o Diretor de Negócios da SICOOB, Cooperativa de Crédito, Carlos Bisbo, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Iguaçu, Mario Lopes e o empresário Antonio Alpino receberam essa semana na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, amigos empresários para falarem de uma união entre o SICOOB e os empresários da região. Os assuntos foram variados com temas de plena importância para o momento econômico que todos estamos passando. Carlos Bispo explicou como a entidade trabalha com taxas diferenciadas, bem abaixo do mercado. Proporcionando investimentos com alta rentabilidade para pessoas físicas e jurídicas. “Com nossos recursos podemos atender também projetos sociais, tendo em vista a grande procura dos empresários. No segundo sábado de todos os meses, realizamos um projeto social que, no último que fizemos conseguimos recolher cerca de 44 toneladas de alimentos não perecíveis e no próximo já calculamos mais de 100 tonelas. Outro projeto também de extrema importância é o “PREVENIR”, onde fazemos uma procura pelo câncer de mama nas mulheres. Um desafio gigante que agora em 2023 vamos implantar em Nova Iguaçu. Agora só estaremos atrás de três grupos em relação ao capital de
giro que colocaremos à disposição de nossos associados e amigos, em aproximadamente R$ 100 milhões. Em 2023 o SICOOB mostrará do que é capaz.” Enfatizou o entusiasmado Carlos Bispo, Diretor de Negócios da empresa. No meio público, o secretário de desenvolvimento econômico da cidade de Nova Iguaçu, Mario Lopes fez questão de exaltar a magnitude em que o SICOOB se apresentou esse ano de 2022 para a cidade, completando o número de três agências físicas na cidade. “Em 2023 teremos uma programação incrível e o SICOOB foi responsável para que isso acontecesse.
Estamos com eventos especiais nas áreas cultural e, principalmente no esporte. Além disso, vamos implementar vários modelos de cooperativas inspirados no sistema SICOOB para nossas instituições municipais.” Destacou o secretário de desenvolvimento econômico de Nova Iguaçu, Mario Lopes. CDL-NI planeja o ano de 2023 com muitas vitórias Em momentos de indefinições políticas e econômicas por consequência da mudança do Governo Federal, o SICOOB chega em boa hora e a Federação das CDLs do RJ monta essa parceria ampla onde serão oferecidos investimentos com taxas diferenciadas.
Como projeto piloto, Nova Iguaçu inicia essa parceria que vai trazer grande desenvolvimento econômico e social. Esse encontro teve o objetivo de reunir a classe empresarial e instituições representativas da in-
dústria e do comércio para o ponta pé inicial nesse projeto que visa alavancar em 2023 esse crescimento.
“Eu como vice-presidente da Federação das CDLs-RJ, eleito com posse marcada para o primeiro dia de janeiro de 2023, vamos em busca de diferenciais para enfrentarmos todas as necessidades do comércio.
Nós já estamos calejados para enfrentarmos qualquer dificuldade. A força empresarial vai se manter
de pé para construir um Brasil melhor para todos. A partir de hoje nós, da CDL-NI teremos rodadas de negócios implementadas por diversos parceiros, ACINI, SINCOVANI dentre outros. Acontecerá objetivamente uma vez por mês para que as empresas associadas tenham um rumo certo em suas contratações. A extensão desses convênios e parcerias vão abranger até os funcionários e seus de-
pendentes. Estamos irmanados em conjunto com a prefeitura que tem nos apoiado para vencermos essas crises que vivenciamos nos últimos anos. Primeiro a pandemia do Covid-19, depois a guerra sem precedente da Russia e Ucrânia e agora a pandemia econômica, soma desses dois fatos. Isso tudo sem falar da eleição complicada para presidente da República que gerou uma instabilidade econômica
no País. A CDL-NI está se preparando para que todas as empresas da cidade possam vencer essas crises. Desejo a todos um Feliz e Próspero Ano Novo com muita saúde e paz nos nossos corações e que nos capacite a vencermos mais um ano que, certamente não será fácil, mas a classe empresarial está de pé e vai lutar por um País melhor para todos.” Finalizou, o presidente Claudio Rosemberg.
Acidade ganhou um centro de referência em infectologia que vai garantir serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento, como consultas e exames, a pacientes com HIV, além de pessoas com tuberculose, hepatites virais e hanseníase. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, inauguraram o Centro Especializado em Infectologia Valda do Borel (CEI), na Praça da Bandeira, nesta quarta-feira (28/12). A unidade fica dentro da Policlínica Hélio Pellegrino, e a previsão é que receba 2.500 pacientes por mês, reduzindo o tempo de espera por assistência nas especialidades disponíveis.
– As clínicas da família permitiram que muita gente entrasse no sistema de saúde. A dificuldade que se tem é sempre em relação à especialidade. Temos cerca de 25 mil
pessoas na cidade com o vírus da Aids, uma doença que, hoje, pode ser tratada, a pessoa pode ter uma vida normal. Aqui é um Centro Especializado em Infectologia, com um foco voltado para a Aids. Já abrimos o Super Centro Carioca de Saúde e vamos continuar abrindo centros de especialidades por toda a cidade – afirmou Eduardo Paes.
Além de infectologia, o CEI será referência para avaliação de gastroenterologia, hepatologia, pneumologia, dermatologia, entre outros serviços. Para ser atendido no CEI, os pacientes que tenham indicação para alguma dessas especialidades serão encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg) pelas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde).
– Hoje, 25 mil pessoas vivem com HIV na cidade do Rio de Janeiro. A nossa expectativa é poder con-
tinuar o tratamento dessas pessoas também aqui no Centro Especializado, além de 286 clínicas da família e centros municipais de saúde, que já fazem a distribuição de medicamentos. Este centro vai ser uma grande referência para os pacientes que precisam de cuidados mais complexos – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
O CEI também será um polo de pesquisas e treinamentos de profissionais de saúde da rede SUS. Os médicos e enfermeiros da Atenção Primária, que já atendem esses pacientes de forma mais próxima, passarão por capacitações guiadas por médicos especialistas do CEI e, assim, retornarão às suas unidades com conhecimentos práticos atualizados.
Centro Especializado em Infectologia A unidade fica dentro da Policlínica Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira Foto: Beth Santos/Prefeitura do RioÁguas do Rio investe mais de R$ 831 milhões em obras para melhorar o abastecimento de água em 27 municípios
Foram 160 quilômetros de novas redes de água, o equivalente a mais de três Avenidas Brasil de novas tubulações, dos quais 60% na Baixada Fluminense; 250 mil fluminenses com água encanada de qualidade em casa pela primeira vez; 150 mil serviços de saneamento básico em comunidades e 90 mil famílias incluídas na tarifa social; além da modernização de equipamentos e automação das unidades nos 27 municípios em que está presente.
Ufa! A lista de medidas impactantes da Águas do Rio, em seus primeiros doze meses de atuação, poderia parar por aí. Mas não para. No total, a concessionária investiu mais de R$ 831 milhões para beneficiar 3,3 milhões de pessoas com melhorias no abastecimento de água e quase 2 milhões com melhorias nos sistemas de esgoto.
Por todo o Estado do Rio, é possível ver – e desfrutar –dos resultados do primeiro ano de trabalho da Águas do Rio. Na capital, a limpeza do Interceptor Oceânico — principal eixo de
coleta de esgoto na Zona Sul do Rio — teve, como destaque, a “faxina” inédita dos nove quilômetros, que vão da Glória a Copacabana.
O trabalho que está na fase final, retirou cerca de duas mil toneladas de dejetos. Até vaso sanitários e patinetes foram retirados do canal. No mesmo bairro, a reforma da estação de bombeamento de esgoto Parafuso acabou com o mau cheiro na “Princesinha do Mar”. Detalhe: as estações de esgoto do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e de São Conrado também foram reformadas.
O professor de natação Pedro Moreira, de 24 anos, lembra que, nos últimos anos, o mau cheiro no Posto 5, em Copacabana, atrapalhava e muito os atletas que treinam por ali, em especial os que como ele, disputam o Rei e Rainha do Mar — competição que conta com o apoio da Águas do Rio. Agora, a situação mudou. “Passar pelo Posto 5 era igual a fazer apneia. O cheiro ruim exalava forte. O jeito era tapar o nariz e passar rápido, o mais rápido possível. Melhorou demais”, atesta o nadador.
Essas melhorias são possíveis graças a um combinado de tecnologia, apoio de líderes de bairros e parceria com órgãos fiscalizadores, como o INEA, que permitem à concessionária intensificar o combate ao despejo irregular de esgoto nas galerias pluviais. Os resultados? Após 13 anos de interdição, a Praia de Botafogo voltou a ser considerada própria para banho e o ecossistema da Lagoa Rodrigo de Freitas mostra claros sinais de recuperação, com o retorno da fauna: aves, caranguejos e capivaras voltaram a aparecer por ali.
Outro marco desse primeiro ano é a reforma da Estação de Tratamento de esgoto (ETE) Alegria, responsável por tratar o esgoto sanitário da Zona Norte e do Centro da capital. As obras incluem, entre outras melhorias, a reativação de decantadores e a substituição e modernização de estruturas deterioradas
Os moradores da Baixada Fluminense também foram beneficiados com melhorias no sistema de distribuição de água. A ativação de reservatórios, como os de Cabuçu Alto e Baixo, em Nova Iguaçu,
garantiu o fornecimento para cem mil pessoas. Na avaliação da aposentada Maria Francisca dos Santos, de 76 anos, moradora da cidade, ter água tratada saindo da torneira é a realização de um sonho.
“A água aqui sempre foi um tormento. Eu já tinha cogitado mudar de casa e ir para outro bairro. Todo dia era preciso acordar de madrugada para encher os baldes. Gastamos dinheiro instalando bomba e, nem assim, resolveu. A conta chegava, mas a água mesmo, quando vinha, só gotejava. O dinheiro que a gente gastava era absurdo”, lembra ela.
Em Magé, a concessionária botou mãos à obra, concluiu e entregou a primeira estação de tratamento de água do município, com capacidade para tratar 330 litros de água por segundo. O reservatório, que pode armazenar cinco milhões de litros, beneficia cerca de 124 mil pessoas. Vale lembrar que a construção da estação ficou parada por 13 anos e só foi à frente com a chegada da Águas do Rio.
Já em São Gonçalo e no interior do Estado, a recuperação de estruturas
e outros serviços – como a troca de tubulações e a implantação de bombas mais modernas – garante um fornecimento de água mais eficiente para quase 700 mil pessoas. Em Maricá, quem vive nos distritos de Itaipuaçu e Inoã sentiu a diferença na torneira: a Águas do Rio interligou duas adutoras e colocou mais água no sistema: um volume equivalente a 29 piscinas olímpicas por mês.
Os moradores são só elogios. Clóvis Muniz, que vive em Itaipuaçu há 25 anos, conta que, há muito tempo, esperava pelo dia em que teria água em casa. “Estou muito feliz.”, diz ele. Outra moradora, Mary Ellen de Oliveira, comemorou ver, pela primeira vez, a água entrando em sua casa pela rede púbica. “Que maravilha! Vai ser muito melhor para a gente usar água limpa para lavar roupa, tomar banho”, afirma a moça.
E vem mais coisa boa por aí.
A empresa acaba de assinar três contratos importantes para o saneamento básico no Estado. Dois acordos, com a Petrobras, estabelecem que as operações
industriais das refinarias Duque de Caxias (REDUC) e no Polo GASLUB, em Itaboraí, sejam abastecidas com água de reuso. Com isso, mais de 79 milhões de litros de água por dia, hoje retirados dos sistemas do Guandu e Saracuruna para atender às refinarias, serão destinados à Região Metropolitana do Rio. Em outra frente, o BNDES liberou linhas de crédito de até R$ 19,3 bilhões, que serão usadas para atingir as metas de universalização impostas pelo Marco Legal do Saneamento e pelo contrato de concessão.
“Encerramos 2022 celebrando este contrato de financiamento, que garante a implementação do nosso projeto de transformação social por meio do saneamento. Nele está levar água para os mais vulneráveis e coletar e tratar o esgoto nas cidades onde atuamos além de produzir impactos ambientais positivos, como os já percebidos na Lagoa Rodrigo de Freitas, com águas límpidas e o retorno de animais que há anos não frequentavam aquele ecossistema. E temos certeza de que isto se repetirá na Baía da Guanabara”, afirma o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Desde a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a queda do desemprego no Brasil, o empreendedorismo teve um papel fundamental nisso. Agora com o novo Governo chegando, fica a dúvida, por exemplo, com as possíveis novas regras visando o Microempreendedor Individual (MEI). O que de fato irá mudar?
MEI foi criado pelo presidente eleito Como citado acima, ser MEI é uma realidade sem volta no mercado de trabalho brasileiro. Criado em 2006, no primeiro Governo do novamente presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – indo para um terceiro mandato -, o programa traz condições tributárias especiais para o pequeno negócio além de outras facilidades que visam a consolidação do segmen -
to. A saber, as primeiras vantagens são o registro do próprio Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a possibilidade de emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). Além disso, para se inscrever, basta acessar mei.receita.economia.gov.br. No entanto, nem todos os profissionais podem se cadastrar como MEI.
Primeiramente, pessoas que já sejam empreendedoras, são sócias ou administradoras de outro negócio e atuantes em funções como advogados, engenheiros, dentistas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e outras ocupações da área da saúde, não podem ser microempreendedores individuais.
Atualmente, 14 milhões de brasileiros se registram como MEI.
Novas regras para MEI em 2023 Como relatado anterior -
mente, o projeto MEI está em vigor no país há 16 anos, desde o primeiro mandato de Lula. Com sua volta ao Palácio do Planalto, o presidente eleito pretende garantir algumas mudanças já para 2023. Decerto, o mais evidente é o aumento do teto de faturamento da categoria que está em R$ 81 mil, mas ainda não há maiores informações sobre uma decisão oficial vinda do Governo Federal.
De fato, o que existe é um Projeto de Lei (PL) do senador Jayme Campos (União Brasil-MT) que propõe o aumento desse limite para R$ 144,9 mil e está para ser votado pela Câmara dos Deputados no próximo ano. Caso seja aprovado, essa resolução também se estenderá às microempresas e empresas de pequeno porte.
Para o senador, com um novo teto de faturamento, mais 86 milhões de
brasileiros serão beneficiados, indiretamente ou não, por essa categoria e cerca de aproximadamente 11 milhões de empregos sejam gerados. Vale lembrar que o MEI pode vir a contratar apenas um funcionário e o PL também pretende alterar essa regra com a possibilidade de mais um empregado.
Empreende Brasil Outra mudança prevista para 2023 envolve o lançamento de um programa exclusivo para microempreendedores registrados. É o Empreende Brasil, que Lula vinha apresentando desde a época da campanha eleitoral deste ano.
Com ele, o novo Governo pretende ampliar os caminhos para permitir
o acesso dos MEIs às linhas de crédito federais. Por isso, o foco do programa vai ao encontro das micro e pequenas empresas que se encontram inadimplentes.
Para isso, Lula promete retomar o cartão de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BN DES).
Ele foi o maior cineasta dos anos 70 e 80 ao lado de Spielberg e George Lucas, mas sofreu muitos reves ao filmar um projeto multiambicioso, "Apocalypse Now". Coppola engavetou durante décadas um projeto baseado em "Metropolis" de 1927 do cineasta alemão Fritz Lang, o filme "Megalopolis" foi retomado este ano e está na última fase de edição. A ficção científica acompanha os sonhos utópicos de um arquiteto, que pretende transformar o visual de Nova York, visando criar a cidade do futuro. Mas ele entra em confronto com o olhar conservador do prefeito local. O diretor anunciou o projeto durante o Festival de Cannes em 2001, mas teve que adiá-lo por tempo indeterminado após o trágico atentado de 11 de setembro na cidade norteamericana. Ao longo dos anos, nomes como Warren Beatty, Meryl Streep, Robert De Niro, Russell Crowe, Nicolas Cage e Claire Danes estiveram associados ao projeto.
Em 4 de outubro foi anuncia a entrada do ator Dustin Hoffman no elenco do filme, como projeto pessoal do cineasta, o longa tem um orçamento perto de 100 milhões de dólares, financiado pelo próprio diretor sendo assim também produtor do longa-metragem. O filme conta com o elenco já bem renomado entre eles Adam Drive, Aubrey Plaza, Laurence Fishburne de "Jonh Wick 3" e "Matrix", Nathalie Emmanuel de Velozes e Furiosos 9", o renomado Jon Voight e o ator Forest Whitaker Oscar de melhor ator por "O Último Rei da Escócia" de Kevin MacDonnald no papel do ditador Idi Amim Dadá. Tanto o roteiro quanto a direção é assinado por Coppola, o filme ainda não tem distribuidora, por tanto sem previsão para seu lançamento.
Ó PAI Ó 2
Está tudo quase pronto para estrear já no ano
que vem o Filme "O Pai, Ó 2" de Viviane Ferreira.
A continuação do longametragem de 2007 foi rodado e tem como pano de fundo o mesmo lugar do primeiro, no Pelourinho em Salvador na Bahia.
O anúncio foi feito por Lázaro Ramos, um dos protagonistas do longa original e que retorna para a continuação ao lado de nomes como Luciana Souza, Érico Brás, Valdineia Soriano e Dira Paes. O filme retoma a história dos personagens do sobrado em Salvador quinze anos depois, o ator celebrou com um vídeo dos bastidores do filme, mostrando o elenco e a equipe em Salvador.
A sequência de “Ó Paí, Ó 2” acompanha Roque, Reginaldo, Maria, Psilene, Seu Matias e outras figuras do Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana, aproximadamente uma década depois da morte dos filhos de Dona Joana.
O novo longa-metragem ainda não tem uma data de estreia definida nos cinemas, mas, vale lembrar, o primeiro atualmente está disponível no catálogo de streamings do país. Após questionamentos, Lázaro Ramos explicou a ausência do personagem no filme. “A gente está aqui com o elenco todo reunido, muita gente está perguntando se o Wagner Moura está, o Wagner não tá. Wagner tá em Los Angeles, o Boca teve o fim naquele outro primeiro filme”, contou.
Em 2021, Wagner já havia dito que não faria parte do elenco, justamente por acreditar que o fim que seu personagem teve em ‘Ó Pai Ó’ foi o necessário para encerrar a história. Na transição do filme para a série da Globo, por exemplo, Boca já tinha perdido espaço para Queixão, interpretado por Matheus Nachtergaele. Outra personagem que também não vem sendo vista é Rosa, interpretada por Emanuelle Araújo. Na série, o par romântico de Roque é substituído por Dandara, vivida por Aline Nepomuceno. Lázaro não comentou a ausência da artista.
Oespetáculo “Marilyn, por trás do espelho”, solo da atriz Anna Sant´Ana, tem direção de Ana Isabel Augusto, encenadora portuguesa com mais de 25 anos de experiência, diretora-fundadora do grupo de teatro do ISCTE-IUL, de Lisboa, em atividade há mais de 20 anos. Ana Isabel veio ao Brasil especialmente para dirigir a montagem. Através da história de Marilyn Monroe, estrela mundial do cinema e mulher-ícone do século XX, a peça convida a uma reflexão sobre solidão e depressão, temas atuais e urgentes no mundo contemporâneo, especialmente com o advento da pandemia mundial.
“Marilyn, por trás do espelho” investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou. A mulher por trás do espelho, com que muitas mulheres - e por que não homens - se identificam. Os medos, a solidão, o desejo de ser mãe, a luta pelo reconhecimento na carreira, o abandono, os relacionamentos abusivos, a baixa autoestima, temas universais que se conectam com o público. O trabalho foi concebido a partir de longapesquisa de Anna Sant’Ana em livros, filmes e reportagens sobre a vida de Marilyn, iniciada em 2010.
“O que me apaixona neste projeto é a possibilidade de ver refletidas em nós tantas questões que fizeram parte da vida de um dos maiores ícones da nossa geração. Com um foco marcado no que significou - e ainda significa - ser mulher. Ser mulher com as complexidades e sonhos e expectativas que nos atravessam e puxam em todas as direções, deixando-nos tantas vezes com a sensação de frustração e falha. ‘Marilyn atrás do espelho’ é uma viagem ao interior desta personagem criada por Norma Jean nos seus maiores momentos de fragilidade. Uma incursão
que obriga a questionar se ser Marilyn não são todas essas escolhas que me deixam a mim, e a ti, e a todos nós, a fabricar uma persona que não passa de um eco do que verdadeiramente somos.”, diz a diretora, Ana Isabel Augusto.
“Percebi que atrás de uma artista tão controversa, considerada símbolo de glamour e sensualidade, havia uma mulher como qualquer uma de nós, que tinha desejos, medos, frustrações, inseguranças e, principalmente, uma solidão que a acompanhava.”, endossa a atriz e idealizadora do projeto, Anna Sant’Ana.
60 ANOS SEM MARILYN
No dia 04 de Agosto, que a peça estreou no Sesc Tijuca, completaram exatos 60 anos sem Marilyn Monroe. A efeméride vem movimentando segmentos variados, que deram origem a reportagens, documentários, séries e filmes no streaming, peças teatrais, livros, exposições e até mesmo leilões - num leilão da Christie’s, seu portrait, feito por Andy Warhol em 1962, tornou-se a peça mais cara do século XX, ultrapassando nomes como Picasso. No mesmo dia da reestreia 08 de Setembro, o tão aguardado filme “Blonde”, com Ana de Armas, será lançado no Festival de Veneza, e no dia 23 de Setembro na Netflix.
Nascida Norma Jeane Mortenson em 1º de junho de 1926, Los Angeles, Marilyn Monroe tornou-se uma das maiores estrelas de cinema de Hollywood e um dos maiores símbolos sexuais do século XX, imortalizada pelos cabelos loiros e curvas generosas. Apesar de sua carreira ter durado somente uma década, seus filmes arrecadaram mais de duzentos milhões de dólares até sua morte inesperada em 1962, aos 36 anos. Seis décadas após sua morte, continua sendo considerada um dos maiores ícones da cultura popular.
Marilyn passou a maior
parte de sua infância em lares adotivos e num orfanato, e se casou pela primeira vez aos dezesseis anos. Nos anos 1940, trabalhou numa companhia de aviação que fabricava drones na Segunda Guerra Mundial, quando foi descoberta por um fotógrafo da First Motion Picture Unit e iniciou uma carreira como modelo pin-up.No início dos anos 50 já era uma das estrelas mais bem-sucedidas de Hollywood. O filme O Pecado Mora ao Lado (1955) foi um dos maiores sucessos de bilheteria de sua carreira.
Marilyn fundou sua própria empresa de produção cinematográfica, a Marilyn Monroe Productions (MMP). Buscando aprimorar seu desempenho como atriz, dedicou-se aos estudos no famoso Actors Studio de Nova Iorque. Depois de seu desempenho ser aclamado pela crítica em Nunca Fui Santa (1956), e de ter atuado na primeira produção independente de MMP, The Prince and the Showgirl (1957), ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz por Some Like It Hot (1959). Seu último filme
completo foi o drama The Misfits (1961). A conturbada vida particular de Marilyn Monroe sempre despertou interesse. Durante a carreira, lutou contra o vício, a depressão e a ansiedade. Além disso, teve dois casamentos midiáticos - com o jogador de beisebol Joe DiMaggio e com o dramaturgo Arthur Miller, ambos terminados em divórcio. A atriz também provocou controvérsia por ter sido cogitada como amante do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, apesar de nada ter sido provado. Morreu aos 36 anos de uma overdose de barbitúricos na sua casa, em Los Angeles, no dia 4 de agosto de 1962.
REESTREIA: dia 06 de janeiro (6ªf), às 20h;
ONDE: Casa de Cultura Laura Alvim; HORÁRIOS: Sexta e Sábado às 20h / Domingo às 19h;
INGRESSOS: R$50,00, R$25,00 (meia); Bilheteria: (21) 2332-2015
VENDAS ON LINE: http://funarj.eleventickets.com
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos;
DURAÇÃO: 90 min;
CAPACIDAE: 190 lugares; TEMPORADA: até 29 de janeiro.
Brasileiro deixa o jogo após simulação, e camisa 7 faz gol da vitória cobrando pênalti aos 50 do segundo tempo. Marquinhos marca a favor e contra O encontro entre líder e vice-lanterna do Campeonato Francês não teve nada de tranquilo nesta quarta-feira, pela 16ª rodada da competição.
No Parque dos Príncipes, o Paris Saint-Germain encontrou dificuldades contra o Strasbourg, mas venceu por 2 a 1 com direito a gol de Mbappé aos 50 minutos do segundo tempo. Antes, Marquinhos havia marcado um a favor e um contra, e Neymar foi expulso aos 16 da etapa final. A torcida presente fez muita festa pelos três pontos conquistados no último compromisso do time em 2022 Os brasileiros pareciam ter protago -
nismo positivo na partida.
Aos 14 minutos do primeiro tempo, Neymar cobrou falta na medida para Marquinhos subir de cabeça e abrir o placar. O atacante chegou a 10 assistências na competição e igualou-se a Messi como maior garçom.
Mas o segundo tempo reservava momentos ruins para a dupla. Logo aos cinco minutos, o zagueiro foi desviar um cruzamento na área e acabou marcando contra. Com a igualdade no placar, Neymar foi expulso e deixou o time com um a menos. Ele recebeu dois amarelos em um intervalo de dois minutos: o primeiro por deixar o braço no rosto de Thomasson, e o segundo por simular pênalti em jogada com Djiku. O cartão vermelho, que tira Neymar do jogo do dia 1º de janeiro, foi aplicado aos 16 minutos da etapa final.
Antonio Pezão ainda confirmou que irá estrear no grappling em março do ano que vem, pelo BRAVE CF, e rebateu os críticos Um dos grandes nomes do Brasil na divisão dos pesados, Antonio Pezão, o "Bigfoot", confirmou sua aposentadoria do MMA em entrevista ao Canal Encarada. Atualmente aos 43 anos, o paraibano vinha de dez derrotas seguidas (somando lutas de MMA, Boxe e Kickboxing), mas garantiu que o retrospecto negativo não pesou na sua decisão. "Eu acredito que sim (chegou ao fim minha carreira no MMA). Eu lutei com os melhores do esporte e bate uma hora da vida que a gente tem que parar. Estou com 43 anos, e mesmo bem fisicamente, não consigo mais para competir
com a molecada, treinar da forma que gostaria", disse Antonio Pezão, que ainda rebateu as críticas de que estaria lutando apenas por dinheiro:
"Eu já fiz o meu pé de meia no MMA, hoje luto mais pelo amor. É difícil se afastar, deixar de fazer o que ama, parar. Às vezes eu vejo o pessoal falando que eu preciso de dinheiro, teve um que eu até brinquei de mandar meu imposto de renda, a documentação dos meus carros e imóveis (risos)".
Com passagens pelo UFC, Strikeforce, entre outras organizações de destaque, Antonio Pezão tem como grande momento da sua carreira no MMA uma vitória sobre a lenda Fedor Emelianenko, em 2011. No cartel, ao todo foram 19 triunfos e 14 derrotas em
Desafio no grappling Também durante o bate-papo, Antonio Pezão confirmou que fechou com o BRAVE Combat Federation um duelo de grappling para o dia 9 de março, em Israel. Faixa-preta de Jiu-Jitsu, o brasileiro terá pela frente o duro Haim Gozali, que aos 49 anos, soma sete vitórias seguidas por finalização. Apesar disso, o peso-pesado se mostrou animado: "Fechamos uma luta de grappling para o dia 9 de março no BRAVE CF. Eu, que comecei a treinar Jiu-Jitsu em 1997, sou faixa-preta 3 graus, vi essa notícia como uma coisa muito positiva. Estou ansioso e motivado (para lutar grappling)", encerrou Pezão, que irá estrear em uma luta na modalidade.