Alckmin vacina
Lula com dose de reforço contra Covid-19

Alckmin vacina
Lula com dose de reforço contra Covid-19
Flamengo é desfalcado na decisão da Recopa
Léo Pereira não entra em campo desde a derrota para o Al Hilal, na semifinal do Mundial de Clubes. Na ocasião, o zagueiro teve uma lesão na coxa direita. Com sua ausência, Fabrício Bruno tem sido o escolhido para formar a dupla de zaga com David Luiz.
Na ONU, Silvio Almeida defende justiça para Marielle, Bruno e Dom Phillips
PÁGINA 7
Brasil deve ter piloto de moeda digital já no próximo mês, diz Campos Neto
Juízes federais se reúnem com Dino e estudam ampliar projeto de educação para detentos
ao cartaz
“Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças” acompanha a história de Raulzito, um menino tão criativo que acaba por ter falta de atenção ao mundo real e problemas na escola. A falta de foco e o excesso de energia de Raulzito trazem à cena questionamentos sobre a rotina e o tratamento de crianças que apresentam traços de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH).
Município do Rio registra déficit de 6 mil professores
Segundo o levantamento, os mais prejudicados são crianças carentes e periféricas, principalmente as que precisam de vagas em creches, além de mulheres negras que precisam deixar seus filhos na escola para trabalhar.
"Raulzito Beleza –Raul Seixas para Crianças" volta
De 24 de março a 15 de abril, acontece no Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Morro da Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro, a edição 2023 do festival Tim Music Noites Cariocas. O evento, que será realizado em oito datas (confira todas no fim da matéria), terá como atrações principais os cantores Gilberto Gil, Duda
Acampanha eleitoral de 2022 acabou. Não há dúvidas quanto a isto. Depois dos atos terroristas de 8 de janeiro, fica muito claro que a estratégia política arquitetada para impedir o avanço de uma nação moderna e democrática falhou. As instituições reagiram através da lucidez dos seus principais integrantes. Não havia motivo para a classe política se aventurar numa agenda atrasada e na liderança de um político incompetente e egocêntrico, que sequer, conseguiu dar conta da máquina governamental, perdeu rumo na economia e virou chacota internacional. O governo passado se igualou as facções criminosas voltadas a amealhar seus lucros saqueando recursos do alheio. Aliás, a pilhagem que foi feita no país, nos últimos quatro anos, assemelha-se a cena de filme hollywoodiano onde aparecem piratas saqueando tesouros, debochando de suas
vítimas e dizimando quem tenta impedir os intentos criminosos.
O saque aos cofres públicos é visível ao revelar o estado calamitoso e de desmantelamento da máquina deixados pelo governo que passou. Revendo esse filme desastroso que que durou quatro anos encontramos as rachadinhas que é uma herança familiar do ex-presidente, funcionários fantasmas, associação com criminosos... Lembram dos cheques de Queiroz a Micheli Bolsonaro que somaram 89 mil?
Também não podemos esquecer do Ministro do Meio Ambiente investigado por envolvimento em contrabando ilegal de madeira ou do Pazuello e suas trapaças nas vacinas, o mando e obedeço.
O Ministro da Educacao envolvido com propinas aos pastores? Õnibus escolares, caminhões de lixo e tratores agrícolas superfaturados? Além, do Orçamento Secreto que oportunizou a distribuição farta de dinheiro público sem nenhuma transparência para favorecer apoio político. A cleptocracia não para por aí,
o aparelhamento da polícia federal e várias ações de governo que impediram a investigação, a apuração e a transparência coloca a figura do ex-presidente na cena do crime. Para garantir o êxito nas ações criminosas, criou o sigilo de 100 anos. Não bastassem os atos terroristas e a minuta do golpe, o ex-mandatário da nação continua ainda insistindo em ser porta-voz de um grupo político que já não lidera mais. Parte do seu grupo político já pulou fora do barco . Hoje o ex-presidente, parodiando o cinema, está mais para o filme Chucky, o Brinquedo Assassino do que para Piratas do Caribe. Sim, agora vem a parte em que ele vai tentar escapar da morte através de uma feitiçaria politica e passar os seus poderes para outro boneco para continuar a sua saga.
E o final desse filme? Será com o povo brasileiro dando uma descarga ou fazendo uma sessão de descarrego, tanto faz.
Beat, Pabllo Vittar, Alceu Valença, Criolo e Nando Reis, além das bandas Gilsons e Roupa Nova.
Os ingressos, à venda pelo site ”Show Pass”, têm preços variados a cada dia, dependendo do lote em que se encontram, custando a partir de R$ 240 (inteira).
Em sua primeira participação na Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, declarou que o governo atuará pela punição aos assassinos de Marielle Franco, Bruno Pereira e Dom Phillips, entre outros defensores dos direitos humanos. O ministro anunciou ainda, à comunidade internacional, que o Brasil terá um plano nacional para proteção de todos que atuam nesse setor.
“Lutaremos para que o brutal assassinato de uma promissora política brasileira, mulher negra e corajosa defensora dos direitos humanos, Marielle Franco, não fique impune e grave na memória e no espírito da sociedade brasileira a dignidade da luta por justiça”, declarou Silvio durante seu discurso no Conselho Nacional de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Suíça, nesta segunda-feira (27/2). “Isso também vale para o covarde assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, e de tantos outros defensores dos direitos humanos. Jamais serão esquecidos”, acrescentou.
A vereadora Marielle Franco foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro em março de 2018, em um crime que está prestes a completar 5 anos sem solução. O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados no Vale do Javari, na região
amazônica, no ano passado. Ambos atuavam no combate e denúncia de atividades ilegais na região, que afetam os povos ribeirinhos e indígenas.
Plano nacional Silvio Almeida anunciou também o Plano Nacional de Proteção aos Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas, para evitar que novos crimes do tipo ocorram, além de um marco legal para esse programa de proteção. O ministro declarou ainda que o Brasil está cooperando com o Paraguai para o monitoramento de crimes contra os direitos humanos.
“Temos plena consciência de que muitos dos nossos problemas são problemas da humanidade. Que nós somos, porque o mundo é. Que nossos destinos estão entrelaçados Sejamos, portanto, parceiros na proteção e promoção dos direitos humanos para todos e todas”, disse.
Essa é a primeira agenda internacional do ministro. A sessão da ONU vai até sexta-feira (3/3) em Genebra, onde Silvio terá encontros com chefes da delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a chanceler do Chile, Antonia Urrejola Noguera, representantes de organizações não-governamentais, além de participação em um evento sobre os desafios do Brasil no tema dos direitos humanos.
Oex-presidente Jair Bolsonaro minimizou a África e criticou a possível aproximação do governo brasileiro com o bloco africano. Em evento nos Estados Unidos, Bolsonaro disse que o Brasil deve se aproximar de países mais fortes e que os africanos “não têm nada a oferecer aos brasileiros”.
Ele ainda se colocou como exemplo de acordos internacionais ao ter se aproximado dos norte-americanos durante a gestão de Donald Trump. Bolsonaro voltou a acusar Lula de se aproximar de ditaduras na América do Sul, citando o apoio do petista a Nicolás Maduro, na Venezuela. “Quem está no governo atualmente, infelizmente, tem se aproximado de ditaduras na América do Sul e fora também. Agora vai fazer uma turnê pela África. Devemos sempre buscar, não desprezando os mais humildes, mas
buscar países que podem nos oferecer alguma coisa”, disse Bolsonaro, que participou da Flórida SA Summit ontem (27).
O ex-presidente brasileiro aproveitou para defender sua estadia nos Estados Unidos. Bolsonaro ressaltou que tem encontrado políticos norte-americanos para mostrar a situação atual do Brasil.
“É um dos objetivos de eu estar rodando aqui nos EUA. Já estive com governadores, prefeitos, parlamentar. Para gente mostrar o que está acontecendo”, afirmou.
Embora tenha se mostrado disposto em reerguer a direita brasileira após a derrota nas eleições do ano passado e a tentativa de golpe frustrada em 8 de janeiro, Bolsonaro tem sido alvo de fortes críticas por aliados. Segundo interlocutores, os eventos que o ex-presidente participa não tem relevância para a imagem dele e do Brasil. Outra crítica recorrente a
Bolsonaro é sua indefinição sobre a volta ao Brasil. Enquanto ele diz que deve retornar em março, aliados afirmam que ele já deveria estar no Congresso Nacional preparando estratégias para formar uma oposição sólida ao governo Lula.
A aproximação com a África
Lula planeja uma agenda de reaproximação com países africanos, principalmente a África do Sul, que possui a maior economia do continente. A tentativa é vista por aliados uma forma de melhorar a imagem do Brasil junto ao país e, de quebra, angariar apoios em decisões dos BRICS.
Neste momento, o petista tenta apoio formal ao nome de Dilma Rousseff para a presidência do banco dos BRICS. O governo brasileiro acredita que o nome da ex-presidente brasileira terá apoio unânime, mas não quer surpresas.
Juízes de tribunais regionais federais e ex-presidentes da Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe) se reuniram com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ontem (27), para tratar de questões como desencarceramento e medidas alternativas a presos, além de melhorias para a Justiça Federal. Um dos pontos da reunião foi a questão de educação para detentos. A Ajufe tem o projeto “Ajufe Por Um Mundo Melhor” em 15 estados e a ideia é ampliar para todo o Brasil. “O programa é para que eles possam sair do sistema qualificados para o mercado de trabalho, depois de terem cumprido seu débito com a sociedade, dos crimes que cometeram, mas que
tenham também a chance de ressocializar”, disse o presidente da Ajufe, juiz federal Nelson Alves, à CNN.
“É uma bandeira dele [o ministro] também. Ele está acompanhando há muito tempo porque o estado pioneiro desse projeto foi o Maranhão, onde ele foi governador. Ele já deu muito apoio. Recentemente atingimos mais de 150 mil cursos já realizados”, enfatizou o magistrado.
Outros temas que também foram discutidos envolvem destinação de bens apreendidos do crime organizado, como fazendas, aviões e carros. “Hoje em dia, por exemplo, a PF tem avião que veio de uma ação desbaratada de atividade criminosa”, pontuou.
Custas processuais
Os juízes também apresentaram proposta de um fundo de custas ao minis-
tro Dino. Existe um projeto de 2017, oriundo do STJ, pronto para ser votado na Câmara. E outro do Senado, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente da Casa. Os dois agradam a categoria. “Ainda mais agora com apoio do ministro Flávio Dino”, disse o presidente da Ajufe. Esse fundo de custos, se for votado e aprovado, colocaria valores para empresas pagarem a mais quando entrarem com processos na Justiça Federal. Atualmente o valor é de R$ 957, independente de ser uma causa no valor de R$ 10 mil ou R$ 100 milhões.
“Em alguns locais há dificuldade de internet, então esse fundo de custas ajudaria nessa questão. Serviria também para fazer juizado itinerante em locais distantes”, explicou Nelson Alves.
Ovice-presidente Geraldo Alckmin afirmou ontem (27 ) que o enviado especial do governo dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, se comprometeu a buscar recursos "vultosos" para o Fundo Amazônia. Alckmin deu a declaração após ter participado de uma reunião com Kerry e integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio Itamaraty, em Brasília, sede do Ministério das Relações Exteriores.
O presidente Lula esteve em Washington (EUA) neste mês e, após o encontro com o presidente Joe Biden, o governo americano anunciou a intenção de contribuir com o Fundo Amazônia.
O valor, contudo, ainda não foi informado.
"O enviado John Kerry não definiu valor, mas colocou que vai se empenhar junto ao governo, ao Congresso americano e junto à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia, mas como também outras cooperações", declarou Alckmin depois do encontro com Kerry.
Questionado se os Estados Unidos estão exigindo alguma contrapartida do Brasil para anunciar os recursos, Alckmin respondeu que "não".
"O compromisso do Brasil já ficou claro na presença do presidente Lula no encontro com o presidente Joe Biden. Ficou claro o compromisso do Brasil de ser o grande protagonista no combate às mudanças climáticas",
afirmou.
A colunista do g1 Júlia Duailibi informou que o valor a ser doado pelos Estados Unidos deve ficar em cerca de US$ 50 milhões.
A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, já declarou que o montante será definido em conjunto pela Casa Branca com o Congresso americano.
Criado há cerca de 15 anos, o Fundo Amazônia ficou parado entre 2019 e 2022, no governo Jair Bolsonaro (PL), e foi reativado em janeiro deste ano por determinação do presidente Lula. Desde que Lula determinou a reativação do fundo, Noruega e Alemanha (principais doadores) anunciaram a liberação de recursos. A União Europeia também já informou que pretende doar.
Bolsonaro minimiza África e possível aproximação: "Não oferece nada" Ministro da Justiça, Flávio Dino Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Foto: Amanda Perobelli/ReutersOpresidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o modelo de uma moeda digital brasileira deve ser apresentado em breve. A ideia, segundo ele, é ter algo funcionando no máximo até 2024.
“No mês que vem a gente já vai ter um piloto da moeda
digital. O Brasil vai ser um dos primeiros países a fazer isso. A gente vai avançando com o piloto à medida que a gente vai tendo segurança”, disse Campos Neto, ontem (27/2), ao participar de palestra realizada aos alunos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília. De acordo com o chefe da autoridade monetária, o objetivo é fomentar novos
negócios no segmento de serviços financeiros, diferentemente do que é visto por outros países em seus estudos de tokenização das moedas soberanas. Segundo ele, o grande ganho da moeda digital em relação ao Pix é que os pagamentos passam a ser feitos por meio de um contrato digital. “O ente recebedor deixa de ser uma pessoa e vira um contrato digital. Isso tem
OAeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) encerrou o ano de 2022 com recorde histórico de movimentação de cargas.
O aeroporto apresentou um crescimento de 33% no valor de mercadorias importadas quando comparado com 2019, pré-pandemia, alcançando a marca de US$ 9,8 bilhões no somatório do ano. Já em relação a 2021, esse aumento foi de 15%.
O terminal de cargas do aeroporto ainda registrou um total de 55 mil toneladas de produtos importados e exportados, representando uma alta em peso de 7% quando comparado a 2021. Segundo Leandro Lopes, gerente
comercial do RIOgaleão Cargo, as indústrias de transporte aéreo, oil & gas, farmacêutico e químico impulsionaram a excelente performance ao longo de todo ano. As principais companhias aéreas que apoiaram o resultado foram: TAP Portugal, Air France, KLM, além das frequências cargueiras da Cargolux e Latam Cargo.
Juntas, as cinco empresas atenderam a mais de 60% de todos os volumes recebidos no terminal.
“Além do retorno da malha aérea no RIOgaleão, estreitamos ainda mais o relacionamento com os nossos clientes para melhor atender às suas necessidades. Tudo isso contribuiu para alavancarmos a movimentação de cargas em 2022, apesar de ainda estarmos vivendo momen-
tos desafiadores com relação às cadeias logísticas em decorrência da pandemia. O segmento químico, por exemplo, que era muito dependente do modal marítimo, sofreu com restrições de capacidade. Mas, por estarmos perto dos nossos clientes, conseguimos abrir portas para um novo modelo logístico de transporte aéreo para esse tipo de carga”, afirma Leandro Lopes.
O Aeroporto Internacional Tom Jobim é responsável pelo ininterrupto abastecimento de indústrias locais, o que transforma o terminal de cargas do aeroporto em um importante motor da economia brasileira, que já soma mais de US$ 60 bilhões de valor total de importações desde o início da concessão, em 2014.
uma grande melhoria, em várias aspectos”, afirmou.
A criação da nova versão do real promete ser uma resposta incisiva dos bancos centrais à atuação dos emissores de criptomoedas, como o Bitcoin e oEthereum. O presidente do BC disse estar trabalhando também com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na regulação de criptoativos. “É importante a CVM estar
100% alinhada com a gente”, avaliou. Com a moeda será possível vincular uma transferência a determinadas condições. O cidadão poderá, por exemplo, programar o uso do dinheiro, que só será liquidado se respeitar as condições acordadas.
Pix internacional Campos Neto afirmou ainda que a autoridade monetária está negociando a
formação de um "bloco" de pagamentos instantâneos com Colômbia, Uruguai, Chile e Equador, nos moldes do Pix. Sobre novas funcionalidades do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, ele citou, entre outros exemplos, o Pix automático, que funcionaria de maneira similar ao débito em conta e como nova alternativa para pagamentos recorrentes.
Ogoverno federal decidiu retomar a cobrança de impostos sobre os combustíveis. A decisão foi tomada ontem (27), em meio a reuniões do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A informação é da assessoria da pasta. Com isso, a arrecadação prevista aos cofres públicos com os combustíveis deve retornar à soma total do período anterior à desoneração, assinada pelo governo Jair Bolsonaro,
em 2022, e inicialmente mantida por Lula em 1º de janeiro. O valor estimado é de R$ 28 bilhões.
A intenção do governo é promover uma tributação maior sobre combustíveis fósseis, como a gasolina, em relação a combustíveis renováveis, como o álcool.
Uma reunião entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, deve definir as alíquotas.
A desoneração de impostos federais sobre gasolina e etanol, assinado pelo presidente em 1º de janeiro, termina nesta terça-
-feira (28). O corte foi aplicado sobre o PIS/Pasep e Cofins. Já a isenção sobre as alíquotas de óleo diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo ficam reduzidas a zero até 31 de dezembro deste ano. Em 2022, o governo de Jair Bolsonaro aprovou um projeto que limitou o ICMS de combustíveis em até 17%. O imposto variava conforme o estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, era de 32%. A desoneração dos combustíveis tinha validade até 31 de dezembro, mas foi prorrogada por Lula logo após a posse presidencial.
Nos últimos 10 anos, o número de professores na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, caiu de 42.536 em 2013 para 36.416 em 2023, representando redução de 6.120 profissionais.
Na área de apoio à educação, houve uma queda de 16.712 em 2014 para 12.186 este ano. São 4.018 profissionais a menos. O levantamento foi feito pela vereadora Luciana Boiteux (Psol), a partir de dados oficiais da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Segundo o levantamento, os mais prejudicados são crianças carentes e periféricas, principalmente as que precisam de vagas em creches, além de mulheres negras que precisam deixar seus filhos na escola para trabalhar. Outro dado alarmante é quanto ao baixo número de profissionais para atender aqueles com necessidades especiais. A
vereadora Luciana Boiteux alerta que esta realidade não é nova e tem se repetido a cada ano letivo que se inicia. Para ela, além de prejudicar os estudantes a situação também é péssima para os professores. "O levantamento aponta que esta falta de investimento em educação pública do Rio vai afetar diretamente a saúde do profissionais de educação", afirmou a vereadora. "Vemos no cotidiano a falta de condições de trabalho com turmas superlotadas e ausência na valorização dos salários que se encontram defasados, problemas antigos na rede", declarou a parlamentar em entrevista à Radioagência Nacional.
OGoverno do Estado fechou com chave de ouro o Carnaval 2023 no sábado (25/1), com o Desfile das Campeãs, no Sambódromo. O governador Cláudio Castro acompanhou a passagem das agremiações que ficaram nas seis primeiras colocações e destacou a importância do Carnaval para a economia e a cultura fluminenses. Ele também comemorou a atuação da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, que entrou para o Guinness Book com uma ação de reciclagem de 7 toneladas de latas de alumínio na Marquês de Sapucaí. Os resultados positivos do plano estratégico de segurança, que reduziu a violência em todo o estado, também foram ressaltados pelo governador. - Tivemos um Carnaval repleto de bons resultados para o estado e a po -
pulação. Foi o Carnaval mais seguro dos últimos anos e com muitas ações de prevenção e conscientização. E hoje, para coroar o nosso trabalho, recebemos a notícia de que entramos para o Guiness Book, com uma iniciativa sustentável importantíssima: diminuindo o lixo no Sambódromo. Foi uma festa muito bonita, e seguiremos apostando e investindo no maior espetáculo da Terra, porque ganhamos em desenvolvimento social e econômico - afirmou Cláudio Castro.
Já com o título no Guiness Book, a equipe de reciclagem desfilou, abrindo a noite no Sambódromo.
A catadora Érica Cristina Figueiredo, de 35 anos, é uma das integrantes do programa e ficou orgulhosa com a premiação.
A iniciativa preserva o meio ambiente e gera emprego e renda para os
profissionais da cadeia de reciclagem. - Trabalho há 10 anos na Marquês de Sapucaí durante o Carnaval, reciclando latinhas, PET e papelão. Nós, recicladores, realizamos um trabalho muito importante. Agora, fomos reconhecidos com o título - disse Erica Cristina. Antes dos desfiles deste sábado, o governador comentou sobre a queda de crimes violentos nos dias de folia, garantida com o reforço do efetivo das polícias Militar e Civil e o uso de tecnologias. Segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre sexta-feira (17/2) e Quarta-feira de Cinzas (22/2), em comparação com o mesmo período de 2020, houve redução em indicadores como roubos em coletivo (-87%); roubos a transeunte (-58%); e roubos de rua (-58%).
CENTRO SOCIAL BENEFICENTE AMIGOS DA PAZ Sede Social: Rua Mayrink Veiga, n° 11 Grupo 901 B - Centro - CEP:20090-050 - RJ
CNPJ N° 07.122.145/0001-04 Tel : (21) 97036-6076 / (21) 97011-8008
Home page: http://ongamigosdapaz org/ E-mail: centrosocialamigosdapaz@gmail.com
"A lista para migração em 2022 contava com mais de 8.600 professores aptos a mudar para o regime de 40h. Isso explica porque todo início de ano temos turmas sem aulas. Só no ano de 2021, 1.834 [professores] deixaram a rede em definitivo", informou Boiteux. “Para solucionar este problema, é imprescindí-
vel realizar novos concursos públicos e convocar os aprovados dos concursos que ainda estão com validade. Além disso, garantir a migração dos milhares de professores que querem ampliar sua jornada de trabalho para 40h e que hoje já dobram sua carga horária por meio da Dupla Regência, ou seja, realização de hora extra”, explica a vereadora. Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação (SME) emitiu nota esclarecendo que anunciou a contratação temporária de 670 profissionais para suprir afastamentos temporários e convocou 570 professores aprovados em concursos anteriores, totalizando 1.240 novos docentes, que entrarão na rede nas próximas semanas. A SME informou também que outra frente de atuação é determinar retorno de professores cedidos a outros órgãos. A Secretaria ainda afirma que com essas estratégias atenderá a demanda atual por professores.
CENTRO SOCIAL BENEFICENTE AMIGOS DA PAZ
Sede Social: Rua Mayrink Veiga, n° 11 Grupo 901 B - Centro - CEP:20090-050 - RJ
CNPJ N° 07.122.145/0001-04 Tel : (21) 97036-6076 / (21) 97011-8008
Home page: http://ongamigosdapaz org/ E-mail: centrosocialamigosdapaz@gmail.com
O Presidente do CSBAP - Centro Social Beneficente Amigos da Paz (Associação Civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e assistência social) localizada na Rua Mayrink Veiga, n.º
11, Grupo 901 B, Centro, Rio de Janeiro, Cep: 20090-050, RJ, no uso de suas atribuições estatutárias, está convocando todos os seus associados para comparecerem à Assembleia Geral, a ser realizada no dia 02 de março de 2023 das 11:00 horas em 1ª (primeira) convocação e 16:00 horas em 2ª (segunda) e última convocação em sua Sede para as seguintes deliberações dos itens:
a) Destituição do Diretor Financeiro de acordo com o Artigo 17º H do Estatuto;
b) Alteração estatutária do Artigo 2º;
O Presidente do CSBAP - Centro Social Beneficente Amigos da Paz (Associação Civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e assistência social) localizada na Rua Mayrink Veiga, n.º 11, Grupo 901 B, Centro, Rio de Janeiro, Cep: 20090-050, RJ, no uso de suas atribuições estatutárias, está convocando todos os seus associados para comparecerem à Assembleia Geral, a ser realizada no dia 02 de março de 2023 das 11:00 horas em 1ª (primeira) convocação e 16:00 horas em 2ª (segunda) e última convocação em sua Sede para as seguintes deliberações dos itens:
c) Assuntos gerais.
a) Destituição do Diretor Financeiro de acordo com o Artigo 17º H do Estatuto;
b) Alteração estatutária do Artigo 2º;
O Presidente do CSBAP - Centro Social Beneficente Amigos da Paz (Associação Civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e assistência social) , localizada na Rua Mayrink Veiga, n.º 11, Grupo 901 B, Centro, Rio de Janeiro, Cep: 20090-050 RJ no uso de suas atribuições estatutárias, está convocando todos os seus associados para comparecerem à Assembleia Geral, a ser realizada no dia 02 de março de 2023 das 11:00 horas em 1ª (primeira) convocação e 16:00 horas em 2ª (segunda) e última convocação em sua Sede para as seguintes deliberações dos itens:
c) Assuntos gerais.
Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2023
a) Destituição do Diretor Financeiro de acordo com o Artigo 17º H do Estatuto;
b) Alteração estatutária do Artigo 2º;
c) Assuntos gerais.
Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2023
DOURIVAL PEREIRA DE ALMEIDA Presidente da ONG CSBAP CPF: 325 056 807-44
Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2023
DOURIVAL PEREIRA DE ALMEIDA Presidente da ONG CSBAP CPF: 325 056 807-44
DOURIVAL PEREIRA DE ALMEIDA Presidente da ONG CSBAP
CPF: 325 056 807-44
Belford Roxo - Segurança em primeiro lugar. O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, recebeu ontem (27/02) a visita do secretário estadual de Habitação e Interesse Social, Bruno Dauaire, o presidente da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab-RJ), Reginaldo Jardim Pereira, e suas respectivas equipes para alinhar sobre três projetos no município: a reforma e construções de novas pontes nos bairros Xavantes, Heliópolis e Itaipu; contenção das encostas da Avenida Joaquim da Costa Lima e Avenida Automóvel Clube; e reformas dos conjuntos habitacionais no Sargento Roncalli e Prata.
A equipe do Estado percorreu os locais das pontes com os secretários de Obras, Infraestrutura, Captação de Recursos e Desenvolvimento Urbano, Odair Cunha, e o secretário de Conservação, Paulo Sérgio Luna. As obras vão ajudar na época de chuvas e a recupe-
rar locais atingidos pelas enchentes que aconteceram no ano passado. “Vamos investir nas melhorias em infraestrutura e reforçar todas as áreas que precisam de mais atenção para minimizar os impactos nesse período de chuvas fortes”, frisou o prefeito Waguinho. O secretário estadual de Habitação e Interesse Social, Bruno Dauaire, ressaltou a importância da visita técnica. “Estamos comprometidos com a população de Belford Roxo para dar suporte nas intervenções necessárias”, comentou. “Nossa
missão é garantir a dignidade e tranquilidade dos moradores, trabalhando em conjunto para evitar alagamentos e enchentes”, completou Bruno. O presidente da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab-RJ), Reginaldo Jardim Pereira, destacou a importância da visita. “Vamos realizar uma manutenção nas pontes, elevando o nível da estrutura para melhorar a vazão no curso d’água. Tenho certeza que a iniciativa será uma experiência exitosa na região”, explicou Reginaldo.
Secretários Bruno Dauiare e Paulo Sérgio Luna vistoriaram pontes de Belford Roxo Foto: Rogério Santana Foto: Rafael Barreto/PMBR Cláudio Castro: 'Foi o Carnaval mais seguro dos últimos anos e com muitas ações de prevenção e conscientização'Novo terremoto na Turquia mata uma pessoa
Um terremoto
atingiu o sudeste da Turquia ontem (27), matando uma pessoa, ferindo 69 e causando o desabamento de 29 prédios, disseram autoridades turcas, o que desencadeou um trabalho frenético para resgatar várias pessoas que se acreditava estarem presas nos escombros. O tremor secundário mais recente, com magnitude de 5,6 e profundidade de 6,15 km, ocorreu três semanas depois de um grande terremoto que matou mais de 50.000 pessoas na Turquia e na Síria. Uma equipe de resgate retirou um homem vivo, amarrado a uma maca, dos escombros de um
prédio na província de Malatya, mostrou imagem ao vivo da CNN. Um tempo depois, mostrou uma mulher, supostamente filha do homem, resgatada do mesmo prédio. Yunus Sezer, chefe da Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD), disse em entrevista coletiva que equipes de busca e resgate foram enviadas para cinco prédios. Houve quatro novos terremotos na região nas últimas três semanas, além de 45 tremores secundários com magnitudes entre cinco e seis, afirmou o diretor-geral de terremotos e redução de riscos da AFAD, Orhan Tatar. “Esta é uma atividade muito extraordinária”, disse Tatar.
vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vacinou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27), durante o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação.
A cerimônia aconteceu no Centro de Saúde nº 1 no Guará, região administrativa do Distrito Federal, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Segundo ela, o movimento representa “a volta do Zé Gotinha”.
ARússia afirmou ontem (27) que o plano proposto na semana passada pela China para soluciona o conflito na Ucrânia "merece atenção", mas que as condições necessárias para uma solução "pacífica" não estão reunidas no momento.
"Consideramos o plano de nossos amigos chineses com grande atenção (...) É um processo longo. No momento, não vemos as premissas para que o assunto possa seguir uma via pacífica", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. "A operação militar especial (na Ucrânia) continua", acrescentou. Na sexta-feira, quando a ofensiva russa completou um ano, a China publicou um documento de 12 pontos que pede a Moscou e Kiev o início de negociações de paz.
Enquanto a China busca o espaço de mediação no conflito, sua posição de aliada da Rússia a desqualifica aos olhos das potências ocidentais, que apoiam a Ucrânia. Rússia e Ucrânia não demonstraram até o momento nenhuma vontade séria de iniciar negociações e reagiram com prudência à proposta chinesa.
Ao mesmo tempo, o Kremlin chamou nesta segunda-feira de "absurdo" o novo pacote de sanções imposto pela União Europeia (UE) à Rússia na sexta-feira, que afeta 121 indivíduos e instituições. "Tudo isto é absurdo. Vemos que impõem sanções a qualquer um (...) apenas para elaborar novas listas", afirmou Peskov, antes de acrescentar que as medidas não devem afetar as pessoas citadas.
O governo busca retomar a confiança da população na vacinação e ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Antes de Lula, outras pes-
soas que fazem parte dos grupos prioritários receberam a vacina bivalente contra Covid. O presidente tem 77 anos e, por conta disso, está incluso no grupo.
Nesta primeira etapa do movimento, a imunização contra a Covid-19 terá reforço para os grupos prioritários em todo o país. A ampla campanha de imunização será focada inicialmente em idosos, pessoas com comorbidades e indivíduos com deficiência.
Aumentar os níveis de cobertura vacinal contra a Covid-19 e outras doenças tem sido uma das prioridades da pasta chefiada por Nísia Trindade.
“Agora temos uma ministra da Saúde preocupada com a saúde do país”, disse Lula durante discurso no evento. Ele lembrou que o Brasil já foi o “país campeão mundial” de vacinação, e fez um ape-
lo para que os pais e responsáveis vacinem suas crianças.
“Não sejam irresponsáveis, se tiver vacina, vá tomar vacina. A vacina é garantia de vida”, disse o presidente. “Eu hoje tomei minha quinta vacina, e se tiver a sexta e a sétima vou tomar.”
Início da aplicação das vacinas bivalentes contra a Covid-19
A partir desta segunda-feira, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas poderão receber uma dose de reforço contra a Covid-19 com a versão bivalente dos imunizantes – saiba como funcionam aqui.
As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Os imunizan-
tes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2022. Os primeiros lotes de vacinas bivalentes chegaram ao país em dezembro.
São dois tipos de vacinas diferentes:
Bivalente BA.1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1; Bivalente BA.4/BA.5 –protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA.4/ BA.5.
A campanha será dividida em etapas, confira:
Fase 1: pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas entre 60 e 69 anos;
Fase 3: gestantes e puérperas;
Fase 4: profissionais de saúde.
AAdvocacia-Geral da União (AGU) criou Comitê de Diversidade e Inclusão, que terá a missão de propor ações para respeito e acolhimento de minorias no órgão, conforme portaria publicada ontem (27), no Diário Oficial da União.
O grupo será composto por seis membros, indicados pela Assessoria Especial de Diversidade e Inclusão da AGU e pelas
secretarias de Controle Interno e Geral de Consultoria. De acordo com a AGU, mais dez integrantes serão selecionados por meio de edital entre servidores das carreiras de advogado da União, procurador da Fazenda Nacional, procurador federal, procurador do Banco Central e das áreas de apoio da AGU. Os escolhidos terão mandato de dois anos. Está prevista a paridade de gênero entre os indicados, que serão voluntários.
O grupo irá se reunir a cada dois meses. Há proposta da participação de convidados de outros órgãos, como dos ministérios de Direitos Humanos, das Mulheres e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“Queremos promover um diálogo com a sociedade civil a respeito desses temas para que a gente consiga construir algo que seja realmente efetivo e que propicie um ambien-
te mais acolhedor e equânime no âmbito da AGU”, diz a assessora especial de Diversidade e Inclusão e coordenadora do comitê, Cláudia Trindade, em nota divulgada no site da AGU. Com a criação, os próximos passos do comitê são elaboração de plano de ação e identificar políticas e projetos de diversidade e inclusão em andamento no Poder Executivo e que podem ser implantados pela AGU.
Rússia não vê condições para final "pacífico" do conflito na UcrâniaOFernanda Pinotti -CNN Agência Brasil Huseyin Hayatsever, Ece Toksabay e Chandni Shah -Reuters
Não é de hoje que assuntos extra campo invadem os noticiários pelo mundo. Partidas entre equipes de países em confrontos seculares, debate das condições de trabalho dos modernos e nababescos estádios da última Copa do Mundo, preocupação com a inclusão das mulheres igualitariamente nas engrenagens futebolísticas. Há também o constante debate sobre o racismo praticado em todas as dimensões dessa imensa rede de entretenimento chamada futebol. Erro é tratar essas questões como extra campo como se na parte interna dos portões dos estádios, nas linhas de cal marcadas sobre a grama verde, a sociedade se transformasse, desvinculando-se do que é, de fato, enquanto coletivo.
O que estão fazendo com o Vinicius Jr. na Espanha é um atentado à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não há dúvidas que viola a dignidade humana, expõe o atleta a um tratamento degradante e impede o seu direito de ser, incitando o ódio e a discriminação. Apenas para ficar em um exemplo, em véspera de partida recente, torcedores rivais penduraram um boneco do atleta pelo pescoço em um viaduto de Madri. A
história negra, que se confunde com a própria história do Ocidente, registra que nas Américas a prática do linchamento foi muito comum como forma popular de penalizar o povo negro pela suposta prática de crimes ou por ter esbarrado em uma pessoa branca. Alguns chamam de "a era dos linchamentos" e durou até a metade do século 20. Uma das formas dessa penalização é o enforcamento. Essas práticas constituíam-se atos de violência racial, parte de uma tecnologia sistemática de manutenção do terror sobre os corpos negros, com o objetivo de manter o status quo dos grupos sociais. Quando se trata de querer controlar o corpo negro, o futebol acaba ali. Em programa esportivo, um comentarista asseve-
rou: "Não se trata de racismo, pois o time possui outros jogadores negros que não são alvo dessas manifestações. O problema é mesmo a irreverência e as danças". É aqui que entra a biopolítica. O corpo de Vini Jr. é um corpo político. Além de estar colocado em um lugar incomum para a negritude e ter alcançado valores que o Ocidente coloca como desígnios de sucesso e felicidade como fama e dinheiro, é alvo de constantes censuras para determinar o que ele pode ou não fazer, buscando impor uma forma de ser ao grupo social. Ora, a irreverência e a dança são parte do humano, da arte, do esporte: do futebol-arte. O que acontece com Vini Jr. hoje é uma grande oportunidade para reinaugurar frontei-
AAbraRio (Associação Brasileira de Acesso à Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro) vem transformando a vida de mais de mil pessoas de norte a sul do país.
Desde 2020 a ONG auxilia aqueles que desejam dar início ao tratamento com cannabis, mas não sabem por onde começar.
Na sede da AbraRio que fica no Centro de Niterói, as famílias encontram apoio psicológico, jurídico e social. Uma equipe multidisciplinar capacitada ajuda as pessoas que chegam, seja por meio de informação ou acesso direto ao tratamento.
A fundadora e presidente Marilene Esperança relata que a missão da associação é democratizar o acesso à cannabis no país. “Tem muita gente doente desacreditada e que não sabe
mais o que recorrer para aliviar as dores. Nosso objetivo é que mais pessoas possam conhecer os benefícios dessa planta e consequentemente ter uma qualidade de vida melhor”, relata.
A batalha com o filho Lucas inspirou tudo Foi após ver a vida do filho mudar completamente, que Marilene resolveu fundar a AbraRio com a ajuda de familiares e amigos. Diagnosticado aos 5 anos com a Síndrome de Rasmussen, uma doença neurológica rara e progressiva, caracterizada por ataques epiléticos frequentes e severos, Lucas só teve suas convulsões controladas quando deu início ao tratamento com cannabis.
“O Lucas tinha em torno de 50 crises convulsivas ao dia e fazia uso de 5 an-
ticonvulsivantes diferentes. Ele vivia apático, sem equilíbrio, babava, usava fraldas e tinha com frequência quadros de infecções. Hoje, com o tratamento, o Lucas está com as crises controladas, fez o desmame de todas as medicações, anda, fala e dança. Hoje o Lucas vive”, conta a mãe emocionada. Desde julho de 2021 Marilene tem permissão individual para plantar e fazer o óleo para o filho Lucas, mas seu desejo sempre foi poder ajudar mais famílias. Diante disso, ela ingressou com uma ação individual em favor da AbraRio e seus associados para que seja possível cultivar a cannabis e fazer o extrato do medicamento para o tratamento dos pacientes.
“O meu filho é a prova de que a cannabis terapêuti-
ras entre o negociável e o inegociável. Não é mais algo do campo e da bola. Não se restringe à violência dos zagueiros. Vai muito além: é ódio em sua maneira mais vil por meio dos mecanismos mais antigos da biopolítica. O silêncio também é parte da biopolítica. Quando ele é sepulcral, ou reduzido a pequenas frases de efeitos nos jogos, as principais instituições esportivas indicam negligência e cumplicidade. Medidas paupérrimas, punições inexistentes e a comunidade futebolística ignorando a responsabilidade necessária do debate. A instituição do futebol, dona do esporte oficial, adora "campanha" publicitária contra o racismo, mas na prática é especialista em sportswashing.
Alguns "ídolos", hoje cartolas, deveriam se posicionar. Aliás, à exceção de Kaká, todos os jogadores brasileiros reconhecidos pelo prêmio de melhor da Fifa a partir da década de 1990, são negros e jogaram na Espanha. Sabemos que a ascensão social não necessariamente produz consciência crítica ou senso de pertencimento racial. Porém, esse vácuo tem sido às custas de muita dor, indignidade e violação de direitos. Até quando continuará a consciência crítica e coletiva tão rara quanto água no deserto?
O caso Vini Jr. está longe de ser novidade ou isolado. A conotação e os contornos ameaçam sua existência, é biopolítica, respaldando a velha e conhecida necropolítica. O propósito é
límpido: não permitir que um sorriso negro, da zona tórrida tupiniquim, vença como um corpo negro, que baila de forma intrépida sobre empáfia do velho mundo dos colonizadores que parecem ainda não terem superado a mentalidade colonial.
Mal eles sabem: o Vinícius José, de tantos outros Josés, já venceu. Em São Gonçalo, nas favelas e nas comunidades brasileiras, ele sempre será muito mais do que um jogador de futebol. Ele é um super-herói bailarino e sorridente que, por meio de sua arte, de seu corpo e da leveza da referência que já se tornou, transforma o mundo.
Parafraseando Sidney Poitier na obra Ao mestre, com carinho: "É dever de vocês mudar o mundo, se puderem". Tem sido o jogo de Vinicius. Se é consciente, o tempo dirá. Mas transformador, sem dúvidas, é. Ao Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior, cidadão do mundo, com carinho. #bailavinijr
FLÁVIO BUENO — Professor, especialista em geopolítica e relações internacionais, geógrafo, sociólogo e pedagogo (@ flaviobueno13)
HECTOR L. C. VIEIRA —
Doutor e mestre em direito, sociólogo, advogado e professor universitário, é membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/ DF (@hectorlcvieira)
ca salva vidas e não vou medir esforços para levar este tratamento para cada vez mais pessoas. Os advogados, médicos, farmacêuticos e biólogos já estão mobilizados trabalhando na nossa produção. Um projeto previamente desenhado tem como meta chegar a 2 mil plantas durante o transcorrer do tempo e das autorizações judiciais e administrativas”, explica.
Os desafios são grandes
A presidente enfatiza que a equipe que conta atualmente com 23 funcionários ainda tem muito trabalho e barreiras a serem conquistadas pela frente. Um dos desafios é tirar do papel o projeto de lei que dispõe sobre o uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita na
rede privada e conveniada ao SUS de Niterói.
“Em 2021 o vereador Leandro Portugal criou um projeto de lei batizado em homenagem ao meu filho de Lei Lucas Esperança. O PL foi aprovado em primeira discussão de forma unânime, mas infelizmente vetado pelo prefeito. Esse ano tentaremos novamente esse diálogo com o poder público para que milhares de pessoas da nossa cidade possam ter acesso a esse medicamento.”
O outro desafio para o ano é a retomada da liminar aprovada pela 3ª Vara Federal de Niterói que garantia a AbraRio o direito de cultivar, produzir, importar e pesquisar produtos derivados da cannabis para fins medicinais. “Em dezembro fomos surpreendidos com a derrubada da nossa liminar pelos De-
sembargadores Federais do TRF-2. Já recorremos, estamos fazendo todas as adequações necessárias e acreditamos que logo retomaremos nossa autorização.”
Faça uma visita a AbraRio A sede da AbraRio fica na rua Rua Dr Borman, nº 6 no Centro de Niterói (próximo a praça do Rink). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas. Para saber mais informações sobre a associação basta entrar em contato pelos telefones (21) 3254-1995, (21) 98204-3786, (21) 975290319, pelo site www. abrario.org ou pelas redes sociais.
CONTATO: Marilene Esperança (21) 964729235
As inscrições para a primeira seleção de 2023 do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam hoje (28) e vão até 3 de março. Serão ofertadas 288.112 bolsas, das quais, 209.758 integrais e 78.354 parciais. O resultado da primeira chamada está previsto para 7 de março.
O Ministério da Educação (MEC) publicou todas as informações sobre as vagas disponíveis para que os interessados
em disputar uma bolsa possam consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país. De acordo com o MEC, são 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal.
A consulta está disponível na página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A busca pode ser realizada por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Os estados
com maior número de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Quem fez as provas de 2022 ou de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode participar do Prouni – considera-se a edição em que o estudante tiver obtido a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação. Outra exigência é não ter participado do Enem na condição de treineiro. Para obter uma bolsa integral, o candidato
deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.
Requisitos
O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para aqueles que nunca concluíram um curso de graduação.
De acordo com dados da Bloomberg Línea, a Globoplay ultrapassou a Netflix como a plataforma de streaming com o maior número de assinantes no Brasil. Em números atualizados em janeiro deste ano, a companhia nacional conta com cerca de 30 milhões de usuários, seguida pela Netflix 15 milhões, Disney+ 8 milhões, HBO Max 4 milhões e Amazon Prime 2 milhões de assinantes. Quando se trata de audiência, a Globoplay conseguiu superar a
como plataforma de compartilhamento de vídeo, obtendo 8,7% da audiência de janeiro no Brasil. Uma pesquisa da plataforma independente FlixPatrol também apontou que o Globoplay é a plataforma com mais usuários no Brasil, superando as redes de streaming mencionadas anteriormente. Em entrevista à Bloomberg Línea, os funcionários do FlixPatrol disseram que a estimativa de assinantes para o Globoplay vem de uma matéria do
Amazon Prime, enquanto a Netflix permanece no topo da disputa, com uma média de 4,8% em janeiro. No mesmo período, a Globoplay atingiu 0,7% de audiência, enquanto a Amazon Prime e outras plataformas alcançaram
0,5% cada uma. Os números foram obtidos através de uma pesquisa da Kantar Ibope Media, que revelou ainda que as plataformas de streaming representam apenas
6,5% de audiência numa disputa contra 84,8% da chamada TV Linear, que inclui as emissoras da TV aberta 73% e canais a cabo
11,8%.
A Kantar também analisou o YouTube, que pertence ao Google e é enquadrado
Deadline em 2021, com informações obtidas através de representantes da Rede Globo. Na matéria em questão, foi dito que o grupo contava na época com mais de 100 milhões de usuários em todos seus produtos digitais, dos quais 30 milhões são da Globoplay. O número é quase o dobro de assinantes da Netflix no Brasil, que conta com 15,3 milhões, segundo o FlixPatrol. Em seu último relatório trimestral, a plataforma de streaming norte-americana disse ter registrado 41,7 milhões de usuários espalhados pela América Latina, sem divulgar os números por país.
Com o objetivo de homenagear e apresentar os expoentes da música brasileira para as novas gerações, o projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’ volta a apresentar o seu premiado espetáculo Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças, de 04 de março a 02 de abril, na EcoVilla Ri Happy, novo espaço no Jardim Botânico. Com direção de Diego Morais, direção musical de Cláudia Elizeu e texto de Pedro Henrique Lopes, o musical infantil se inspira na infância e em grandes sucessos da carreira de Raul Seixas para contar a história de um menino que era criativo demais, o que gera uma série de confusões na vida familiar e escolar. As sessões serão aos sábados e domingos, às 16h. A nova temporada chega com novidades. O ator Ronaldo Reis, que há 10 anos interpreta o carismático Severino Capim na série Detetives do Prédio Azul,
entra para o elenco como Seu Raul, e vai dividir a cena com Rodrigo Salvadoretti (Raulzito), Elisa Pinheiro (Maria Eugênia) e Pedro Henrique Lopes (Mêlo). Este é o primeiro espetáculo infantil em que ele trabalha depois da estreia de D.P.A., e já promete encantar seus fãs mirins. “Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças” acompanha a história de Raulzito, um menino tão criativo que acaba por ter falta de atenção ao mundo real e problemas na escola. A falta de foco e o excesso de energia de Raulzito trazem à cena questionamentos sobre a rotina e o tratamento de crianças que apresentam traços de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH). Preocupados e sem entender a genialidade do filho, os pais de Raul tentam de tudo para que o menino se adeque aos moldes padrões da sociedade. Para desespero dos pais de Raulzito, Mêlo, amigo imaginário
*Micheli Faria
O Choro infantil na volta às aulas.
Estamos retornando às aulas após o carnaval e algumas crianças, ainda não estão preparadas, para ficarem na sala de aula e o choro é certo.
Primeiro que o choro não pode ser tratado com nervosismo, precisa de um acolhimento e paciência de todos os envolvidos, desde pais, professores até funcionários da escola.
Antes das aulas começarem, se a criança não conhecer a escola, os pais podem apresentar, preparando a criança, pois o choro não
de Raul, se materializa para guiá-lo em uma viagem de descobertas e autoaceitação. Juntos, eles percebem que Raulzito não tem que ser igual aos outros, e que cada pessoa é diferente e especial do jeito que ela é. “O musical emociona e diverte adultos e crianças. A mente extremamente criativa e o espírito livre de Raul Seixas fizeram com que ele se tornasse o gênio da música que nós conhecemos. Se ele tivesse se fechado e tentado ser só mais um, nós não teríamos as grandes músicas que ele nos deixou. O espetáculo é uma ode à imaginação e à criatividade. É sobre se encontrar em você e em todos os universos que sua mente pode criar”, avalia Pedro Henrique Lopes, autor do espetáculo.
A peça apresenta grandes sucessos do artista como “Maluco Beleza”, “Gita”, “Mosca na Sopa”, “Como Vovó Já Dizia (Óculos Escuros)” e “O Carimbador Maluco (Plunct Plact
Zuuum)”, mostrando a importância do músico para as novas gerações. A trama também traz à cena o valor da família e das relações humanas, estimula o debate sobre as diferenças e individualidades, celebra a importância do respeito às diferentes formas de aprendizagem do ser humano e valoriza os diferentes tipos de inteligência.
SERVIÇO: Raulzito Beleza – Raul
Seixas para Crianças; Temporada: De 04 de março a 02 de abril EcoVilla Ri Happy: Rua Jardim Botânico, 1008 –Jardim Botânico;
Telefone: 2018-0394; Dias e horários: sáb. e dom; às 16h.
Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia-entrada);
Lotação: 350 pessoas;
Duração: 60 minutos;
Classificação: Livre; Venda de ingressos: na bilheteria da EcoVilla ou no site Eventim. A bilheteria funciona de quarta a domingo, das 9h às 18h.
no decorrer do dia lembrar dessa pessoa, desde que não seja de valor, pode até mesmo ser uma figurinha, um desenho feito por você de flor ou coração o que a criança gostar. Assim vai pegar essa lembrança quando sentirem saudades.
é uma bobagem é um ambiente novo e um desafio aos pequenos. Ouvir a criança sobre seus sentimentos, abaixar e ficar do tamanho dela e falar olhando nos olhos sobre a causa do choro, pra que ela respire e comece a explicar os seus motivos. A valorização sobre o que estão sentindo e pensando é importante nesse processo. Então, este é o primeiro passo conversar e tentar entender a criança. O segundo passo é que os responsáveis, geralmente a mãe que leva a criança para escola, deve falar com carinho e uma dica é dá algum objeto que possa a criança
Terceira dica, o responsável não precisa ir embora de imediato, ficar perto é bom até o choro cessar e ela se sentir segura. Não pegue no colo, se a criança já anda pegar no colo só atrapalha.
As crianças gostam de rotina, como educadora escrevo no quadro o que faremos durante o dia, como: cantar, lanchar, pintar, escrever, ler história e brincar. O tempo de cada criança para se adaptar é diferente, então muito respeito, pois é difícil para criança ficar longe das pessoas que ela gosta e que a protegem. *Micheli Faria Educadora e jornalista.
do projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’, faz nova temporada, na EcoVilla Ri Happy, a partir de 4 de março
Torcedores do Besiktas jogam brinquedos no campo para crianças afetadas por terremoto
Os torcedores do Besiktas, da Turquia, jogaram milhares de brinquedos de pelúcia no campo durante a partida do domingo (26) contra o Antalyaspor, para serem doados as crianças afetadas pelo terremoto no país, que também atingiu a Síria.
(horário local), em 6 de fevereiro.
“Nossos torcedores jogaram lenços, boinas e brinquedos de pelúcia no campo do Vodafone Park para dar de presente às crianças na região do terremoto e animá-las”, disse o Besiktas em um comunicado.
Rio - O Flamengo não poderá contar com o zagueiro Léo Pereira no duelo decisivo pela Recopa, contra o Independiente Del Valle, hoje (28), no Maracanã. O defensor
ainda está em transição e não conseguirá ficar à disposição do técnico Vítor Pereira. A informação foi dada pelo jornalista Venê Casagrande. Léo Pereira não entra em campo desde a derrota para o Al Hilal, na semifinal do Mundial
MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
Conquiste sua vaga no mercado de trabalho
de Clubes. Na ocasião, o zagueiro teve uma lesão na coxa direita. Com sua ausência, Fabrício Bruno tem sido o escolhido para formar a dupla de zaga com David Luiz.
A boa notícia para o treinador será as voltas de Gerson e Pedro. A dupla
MATRÍCULAS ABERTAS
participou normalmente do treino desta segunda (27) e será relacionada para a partida no Maracanã.
O Flamengo precisará vencer no Maracanã caso queira ficar com o título.
O Rubro-Negro foi derrotado pelo Del Valle no jogo de ida, em Quito, por 1 a 0.
O jogo válido pelo Campeonato Turco, que terminou com empate de 0 a 0, foi interrompido após 4 minutos e 17 segundos, para permitir que os torcedores jogassem os presentes em campo. O terremoto atingiu a Turquia pela primeira vez às 04h17
O número de mortos pelos terremotos na Turquia e na Síria ultrapassou os 50 mil.
O atacante ganês Christian Atsu, que jogava pelo Hatayspor, foi uma das vítimas, tendo sido encontrado morto em 18 de fevereiro sob o prédio onde morava, no sul do país.
Téc Enfermagem
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos
Vantagens que só o aluno GHF tem
Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos
Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada
Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
OAmérica não terá o meia Martínez para a estreia na Copa do Brasil contra o Tocantinópolis, em Tocantins. O duelo está marcado para hoje (28), às 19h30, no estádio Ribeirão, pela primeira fase da O jogador, mais uma vez, irá desfalcar a equipe por conta de um incômodo na coxa esquerda. Ele foi vetado no fim de semana e ficou fora da partida do
Coelho contra o Atlético, que terminou empatada por 1 a 1, no Mineirão.
Após ficar praticamente três meses em recuperação depois de uma de lesão no pé esquerdo em setembro do ano passado, o argentino se recuperou e participou da pré-temporada normalmente com o grupo americano. Com isso, Martínez começou bem a temporada 2023 e participou de seis das sete partidas disputadas pelo Alviverde no Campeonato Mineiro. Em cinco delas entrou no de-
correr jogo e contra o Vila Nova, pela segunda rodada, começou entre os titulares.
Dúvida
Os atacantes Mikael e Mateus Gonçalves, ambos com cansaço muscular, não foram relacionados para os duelos contra o Ipatinga e o Atlético. A assessoria do América não confirmou se os dois foram ou não liberados pelo departamento médico para viajar com a delegação para Tocantins.