Gazeta Rio - Edição de Quarta-feira 28 de Dezembro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 27 de Dezembro de 2022. Ano XXV Nº 1037 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Título é destinado aos investidores interessados em garantir uma fonte de renda complementar à aposentadoria. Página 07 Página 04 Página 08 Página 06 Página 03 Página 03 Página 05 Página 07 Página 04 Tesouro Direto cria título para complementar aposentadoria Bolsonaro viaja para os EUA para não passar a Faixa Presidencial Página 08 Suiça abre investigação contra a Fifa por propaganda enganosa Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial Joia do Vasco, Rayan assina contrato Um pacto pelo Rio, com Nelson Freitas “Com o anuncio da viagem do atual presidente, acreditamos que seja mais um motivo desmotivador da existência desses acampamentos”, declarou futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PT-MA). Mundo Prefeito Fabiano Horta recebe comitiva da Universidade Iguaçu O atacante de 1,85m de altura, que brilhou na categoria sub-17 em 2022, firmou vínculo válido por três anos. Até o fim de 2025, portanto. A informação foi publicada primeiramente pelo canal "Atenção Vascaínos" Com a saída do presidente espera-se que apoiadores abandonem QG Com mais de 40 mortos, nevasca que atinge os EUA já é a pior do século Festival do Futuro terá shows na posse de Lula, diz Janja Belford Roxo abre Processo Seletivo para 5 mil vagas na Educação

Aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), admitem a divisão de ministérios entre os partidos MDB, PSD e União Brasil. As informações são da âncora da CNN, Daniela Lima.

O MDB deve ficar com três pastas, segundo apuração da CNN. Uma delas para a senadora Simone Tebet, outro para Renan Filho (ex-governador e senador eleito por Alagoas) e outro para algum quadro indicado por Helder Barbalho (governador reeleito do Pará). Outros três ministérios devem ser designados para representantes do PSD. Entre os cotados estão o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) — ligado ao agronegócio — e o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), ligado ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A possibilidade dele ser contemplado em uma pasta é considerada um reconhecimento do apoio do PSD a Lula em Minas Gerais, onde ele obteve vitória sobre Jair Bolsonaro (PL).

Já a expectativa é que o União Brasil, formado a partir da fusão do Democratas com o PSL, fique com o controle de dois ministérios no governo de Lula.

16 ministérios ainda indefinidos

O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, já anunciou que o terceiro governo do petista terá 37 ministérios. O número é 60% maior do que a

atual configuração da Esplanada, com 23 pastas.

Até o momento, 21 nomes já foram confirmados pelo petista. A expectativa em Brasília é de que o restante das vagas sejam anunciadas até esta quinta-feira (29).

A principal dúvida de Lula diz respeito à senadora Simone Tebet, que disputou a Presidência na eleição deste ano e terminou o primeiro turno em terceiro lugar. No segundo turno, ela anunciou apoio ao petista, o que foi visto como decisivo para o resultado das urnas.

Inicialmente, Tebet foi cotada para o Ministério do Desenvolvimento Social, que é o responsável pela gestão do Bolsa Família, uma das principais vitrines dos governos do PT. Entretanto, o cargo foi entregue ao senador eleito Wellington Dias (PT-PI).

O nome da senadora também foi cogitado para o Ministério do Meio Ambiente. A pasta, porém, deverá ficar com a de -

putada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), que já ocupou o posto no passado.

Outra opção que passou a ser considerada para Tebet foi colocá-la no Ministério do Planejamento. A senadora sinalizou a aliados que só aceitaria a indicação caso a pasta fosse “turbinada” com bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Veja os ministérios que ainda estão sem nomeações: Povos Indígenas Previdência Social Esporte Cidades Integração e Desenvolvimento Regional Meio Ambiente Transportes Minas e Energia Comunicações Turismo

Desenvolvimento Agrário Agricultura e Abastecimento Pesca Comunicação Social Segurança Institucional Planejamento e Orçamento

Prefeitura avalia mudanças para acelerar os projetos Porto Maravilha e Reviver Centro

A prefeitura do Rio estuda mudanças nas regras da Parceria Público Privada (PPP) que viabilizou a reurbanização da Zona Portuária do Rio. Em negociações iniciadas ainda no governo do presidente Jair Bolsonaro que pretende dar prosseguimento na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito Eduardo Paes disse, on -

tem, que quer negociar um acordo com a União para incluir o bairro de São Cristóvão, na Zona Norte, entre nas áreas do programa Porto Maravilha. Alterações também podem ocorrer no Reviver Centro, que concedeu estímulos fiscais e urbanísticos para dar um perfil mais residencial da região central do Rio.

Oprocurador-geral da República, Augusto Aras, entrou ontem (27) no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade para questionar dispositivos do decreto de indulto natalino assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Na ação, Aras sustenta que parte do decreto é inconstitucional por beneficiar agentes de segurança pública que estiveram envolvidos no caso do Massacre do Carandiru, ocorrido em 1992. À época, 111 detentos foram mortos na invasão da Polícia Militar para conter a rebelião no presídio do Carandiru, em São Paulo. O indulto de natal foi publicado na última sexta-feira (23) e concede o perdão da pena àqueles que se encaixam nos critérios estabelecidos no decreto.

“O artigo 6º do Decreto 11.302.2022, ao permitir, especificamente no caso do massacre do Carandiru, que os policiais militares condenados sejam beneficiados com o indulto natalino, afronta a dignidade humana e princípios basilares e comezinhos do direito in -

ternacional público, apresentando-se como afronta às decisões de órgãos de monitoramento e de controle internacionais relativos a direitos humanos, sendo capaz de ocasionar a responsabilização do Brasil por violações a direitos humanos”, afirma Aras.

Indulto fere direito internacional

O procurador argumenta ainda que regras de direito internacional proíbem a aplicação de indulto a pessoas envolvidas na prática de crimes de lesa-humanidade.

“Indultar graves violações de direitos humanos consubstanciadas em crimes de lesa-humanidade significa ignorar direitos inerentes ao ser humano, como os direitos à vida e à integridade física, indo na contramão do processo evolutivo dos direitos fundamentais plasmados na ordem jurídica interna e internacional”, concluiu o procurador.

Devido ao período de recesso na Corte, a ação pode ser analisada pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. Não há prazo para decisão.

GAZETA RIO
Vista da Esplanada dos Ministérios, em Brasília MDB e PSD devem ficar com três ministérios cada um; União Brasil, com dois
pede que STF suspenda parte
indulto
Futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, já anunciou que o terceiro governo de Lula terá 37 ministérios; 21 nomes já foram confirmados Para Augusto Aras, decreto é inconstitucional Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2022 - Ano XXV - nº 1037
Presidente
Bernardes Editor
Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
PGR
de
natalino
Diretor
Jorge
Horácio

Com Bolsonaro fora do país, equipe de Lula espera que apoiadores abandonem

Aequipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva

(PT) espera que a mobilização de apoiadores de Jair Bolsonaro em frente

ao Quartel General (QG) do Exército em Brasília, perca “força” diante da viagem internacional do atual chefe do Executivo para os Estados Unidos. Jair Bolsonaro (PL) viaja para Orlando hoje (28), onde passará o final de ano, sem a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Dessa forma, ele não estará no Brasil no dia da posse de Lula, no próximo domingo (1º).

“Com o anuncio da viagem do atual presidente, acreditamos que seja mais um motivo desmotivador da existência desses acampamentos”, declarou

futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PT-MA). O petista espera que até quinta-feira (29) haja uma solução para a retirada dos apoiadores do QG do Exército. O Exército e as forças de Segurança do Distrito Federal estão atuando na retirada das barracas, cozinhas e

apoiadores do local.

“Se isso não ocorrer até quinta, vamos avaliar quais serão as medidas administrativas e judiciais a serem adotadas, inclusive com o Exército e com a polícia”, declarou Dino.

A tarde, a equipe de se-

gurança da transição de Lula oficiou o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) para que suspender o porte e posse de armas de fogo entre os dias 28 de dezembro e 2 de janeiro em todo o território do Distrito Federal.

Padilha

confirma convite e “sinal positivo” de Tebet para Planejamento

Ofuturo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou ontem (27) o convite feito à senadora Simone Tebet (MDB-MS) para ocupar o Ministério do Planejamento, que será recriado pelo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com Padilha, Lula convidou Tebet na última sexta-feira (23) e teria havido “sinalização positiva por parte da se-

nadora”. O ministro negou que tenha sido costurado um acordo para tornar mais robusta a estrutura do Planejamento e que isso teria levado ao aceite da parlamentar.

Segundo Padilha, o convite foi feito por Lula “pelo papel que ela teve no segundo turno, pela qualidade que ela tem como senadora, essa foi a motivação”. Ele deu as declarações após reunião com o presidente do MDB, Baleia Rossi.

Em terceiro lugar na corrida presidencial, Simo -

ne Tebet declarou apoio a Lula no segundo turno e teve papel ativo na campanha, subindo em palanque e viajando pelo país em defesa da candidatura lulista. Isso aumentou o seu cacife para assumir uma pasta no novo governo.

De início, a senadora gostaria de ocupar uma pasta mais ligada à execução de programas sociais do governo, mas teria aceitado o Planejamento diante de seu papel estratégico na definição do orçamento e de políticas públicas.

Por diversas vezes, Padilha ressaltou o “papel central” do Planejamento na composição do governo e frisou que a pasta participa dos comitês gestores de programas como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, duas vitrines de governos petistas que devem retornar na nova gestão de Lula.

Ele negou que tenha havi-

do acordo para turbinar o Planejamento, de modo a convencer Simone Tebet. Segundo o futuro ministro, já estava previsto pelo relatório final do gabinete de transição que a estrutura do ministério a ser recriado tenha sob seu guarda-chuva instituições importantes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o

Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). “Isso não foi discutido” com a senadora, afirmou o futuro ministro.

Padilha disse que uma reunião deve ser organizada ainda nesta terça-feira (27) para “fechar os últimos detalhes” e confirmar o nome de Tebet no Planejamento.

Bolsonaro viaja para os EUA nesta quarta e só deve voltar ao Brasil após março

Opresidente Jair Bolsonaro (PL) embarca hoje (28) para os Estados Unidos. O destino é Orlando, na Flórida. Ele deve ficar fora do Brasil por ao menos três meses. A princípio, parte desse período será em um resort do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Com a decisão, comunicada a assessores na terça (27), na prática, Bolsonaro encerra o mandato três dias antes do prazo e con-

firma que não vai passar a faixa presidencial ao seu sucessor, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que toma posse em 1º de janeiro. Pessoalmente, Bolsonaro nunca reconheceu a derrota nas urnas.

Bolsonaro passará a virada de ano no condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. A propriedade, que fica dentro de um resort de luxo, tem como dono o Donald Trump, a quem o manda-

tário possui simpatia. Em março de 2020, no início da pandemia, Bolsonaro e Trump estiveram juntos em um jantar no local.

Bolsonaro nomeia assessores para trabalharem para ele após mandato Também nesta terça, Bolsonaro nomeou oito aliados que trabalharão com ele após o fim do mandato. Os nomes foram publicados no Diário Oficial da

União. Os indicados vão trabalhar na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração, subordinada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e assumem os cargos a partir de 1º de janeiro.

Segundo a Constituição Federal, todo ex-presidente tem direito a oito funcionários, e essas despesas devem ser custeadas pelo caixa da Presidência da República.

Felipe Pontes
Foto: Gabriela Oliva A princípio, parte desse período será em um resort do ex-presidente norte-americano Donald Trump, na Flórida Atual presidente está indo para os Estados Unidos, onde deve ficar pelos próximos três meses
Bolsonaristas concentrados em frente ao QG do Exército, em Brasília, pedem intervenção das Forças Armadas
QG
Rio de Janeiro, 27 dezembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Manuel Marçal

Tesouro Direto cria título para complementar aposentadoria

VOLTA AO MUNDO

As secretarias do Tesouro Nacional e da Previdência apresentaram ontem o novo título do Tesouro Direto, o RendA+, Aposentadoria Extra. Criado em parceria com a B3, o título público de longo prazo é destinado aos investidores interessados em garantir uma fonte de renda complementar à aposentadoria.

Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, a partir de 30 de janeiro de 2023, qualquer pessoa poderá adquirir o novo título por meio da plataforma do Tesouro Direito. O valor mínimo do investimento

será de cerca de R$ 30 e poderá ser resgatado em 240 prestações mensais, totalizando 20 anos. “Basicamente, a pessoa tem que responder a duas perguntas: quando eu quero me aposentar e quanto eu quero receber? Ela entra na [plataforma do] Tesouro Direto, lança [suas respostas] e o simulador vai dizer com quanto ela terá que contribuir mensalmente ao longo do período [até o resgate do investimento]”, explicou o subsecretário do Regime de Previdência Complementar, Narlon Gutierre Nogueira, acrescentando que o Brasil é o primeiro país a implantar

um título público previdenciário com as características complementares do RendA+.

De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, o produto atende a uma demanda por opções de investimentos em títulos de longo prazo para fins previdenciários. “Ele é um produto muito competitivo. É simples, barato, rentável e seguro contra a inflação, pois será corrigido pela taxa da inflação, mais uma taxa de juros real”, explicou Valle, referindo-se à correção mensal da renda correspondente ao investimento feito.

O RendA+ será isento de

cobrança de Taxa de Custódia da B3 caso o investidor não resgate o título com limite de até seis salários mínimos de renda mensal antes da data de vencimento.

Se realizar o resgate antecipado dos títulos em menos de 10 anos, o titular pagará taxa sobre o valor de resgate de 0,50% ao ano. Entre 10 e 20 anos, a taxa cobrada será de 0,20% ao ano. Acima de 20 anos, 0,10% a.a. Além disso, não há mais cobranças de taxas semestrais, ou seja, o investidor só paga a Taxa de Custódia da B3 no momento do resgate que ocorrer antes do vencimento do título.

Medida Provisória muda normas de gestão de florestas para fomentar mercado de carbono

Proposta pelos ministérios da Economia, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Meio Ambiente, para atualizar a Lei nº 11.284, de 2 de março de 2006, que trata da gestão de florestas para a produção sustentável, foi editada nessa segunda-feira (26) uma medida provisória (MP) que altera normas de gestão de florestas públicas para impulsionar mercado de créditos de carbono no país.

A MP nº 1.151, de 26 de dezembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27), objetiva fomentar o mercado de créditos de carbono no país e aproveitar o potencial de conservação da biodiversidade do Brasil, que detém uma das maiores áreas florestadas do planeta, correspondendo a 58,5% de florestas nativas ou plantadas em relação ao território.

Com as mudanças promovidas pela MP, na Lei nº 11.284, o contrato de concessão de florestas públicas “passa a prever o direito de comercializar créditos de carbono e produtos e serviços florestais não madeireiros, tais

como: serviços ambientais; acesso ao patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado para fins de conservação, pesquisa, desenvolvimento e bioprospecção; restauração e reflorestamento de áreas degradadas; atividades de manejo voltadas a conservação da vegetação nativa ou ao desmatamento evitado; turismo e visitação na área outorgada; produtos obtidos da biodiversidade local, entre outros”, informa nota publicada pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Os créditos de carbono e serviços ambientais poderão decorrer: da redução de emissões ou remoção de gases de efeito

estufa; da manutenção ou aumento do estoque de carbono florestal; da conservação e melhoria da biodiversidade, do solo e do clima; ou outros benefícios ecossistêmicos, conforme a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, instituída pela Lei nº 14.119/2021.

A MP ainda prever que o Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES) poderá habilitar agentes financeiros ou fintechs, públicos ou privados, para atuar nas operações de financiamento com recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. “Antes somente poderiam ser habilitados o Banco do

Brasil, a Caixa Econômica Federal e outros agentes financeiros públicos”. “A medida provisória é urgente já que o Brasil assumiu o compromisso de reduzir até 2030 cinquenta por cento das suas emissões de CO2eq com base nas emissões de 2005. As inovações retiram entraves regulatórios da Lei nº 11.284, de 2006, que reduziam a atratividade das concessões em unidades de manejo florestal, conforme evidencia o avanço bastante aquém do potencial das concessões em unidades de manejo florestal, sobretudo na região amazônica”, diz ainda a nota da Secretaria-Geral. (com Agência Brasil)

I

ntensificada no último fim de semana, a tempestade de inverno mais rigorosa em décadas nos Estados Unidos causou, até a noite de ontem, a morte de 47 pessoas em nove estados — 25 delas no condado de Erie, no estado de Nova York.

De acordo com autoridades, o fenômeno, já chamado de "nevasca do século", deve persistir pelo menos até amanhã.

"É cedo demais para dizer que acabou", afirmou a governadora de Nova York, Kathy Hochul, ao visitar a cidade de Buffalo, fortemente atingida. Segundo ela, ainda se espera a queda de mais 30cm de neve.

"É claramente a tempestade de neve do século", assinalou, advertindo: "Ainda é perigoso estar fora de casa."

Acostumada ao frio congelante e às nevascas, a região oeste do estado de Nova York está enterrada sob um manto pesado de neve, enfrentando temperaturas polares desde a semana passada. Na fronteira com o Canadá, Erie é uma das áreas mais atingidas. No domingo à noite, o condado registra -

va 13 óbitos. Ontem, mais 12 mortes foram confirmadas. Algumas pessoas foram encontradas mortas em seus automóveis e outras tiveram parada cardíaca ao tentarem limpar a neve sob temperaturas ainda muito baixas.

"Meu coração está com aqueles que perderam entes queridos nesse fim de semana de feriado", tuitou Joe Biden, presidente dos EUA. Ele entrou em contato com a governadora de Nova York e se comprometeu a fornecer os recursos federais necessários.

Segunda maior cidade do estado, Buffalo ainda estava, em grande parte, debaixo de neve ontem. "Por favor, se não fizerem parte dos serviços de emergências, não dirijam", pediu a autoridade máxima local, Mark Poloncarz. Membros da Guarda Nacional e outros socorristas resgataram centenas de pessoas de carros cobertos de neve e de casas sem energia elétrica. "É desesperador receber ligações de famílias com crianças que dizem que estão congeladas", desabafou o xerife do condado de Erie, John Garcia.

Com mais de 40 mortos, nevasca que atinge os EUA já é a pior do século
Foto: AFP
A região oeste do estado de Nova York está enterrada sob um manto pesado de neve Floresta amazônica Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 4 GERAL
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Prefeito Fabiano Horta recebe comitiva da Universidade Iguaçu, em Maricá

Reunião tratou da instalação de polo da instituição particular de ensino no município de Maricá

Oprefeito Fabiano Horta recebeu na terça-feira (27/12) uma comitiva da Universidade Iguaçu (UNIG) para discutir tratativas de implantação do polo universitário em Maricá. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e teve a participação da secretária de Educação, Adriana Costa, do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Magnun Amado, e demais representantes do governo.

A secretária de Educação, Adriana Costa, explicou que a instalação da universidade está vinculada ao credenciamento ao Programa Passaporte Universitário, que já possui cinco instituições privadas: Estácio de Sá, UniLasalle, Faculdade Cenecista, Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e Univer-

sidade de Vassouras, que tem dois polos funcionando no bairro Flamengo. “Isso é motivo de orgulho e mostra que o Programa Passaporte Universitário está sendo referencial para o nosso município. O que queremos é isso, que a universidade venha para cá, que a população possa estudar e trabalhar na nossa cidade”, afirmou a secretária.

Representante da UNIG, Vinícius Ramires está confiante que a universidade possa se instalar na cidade e oferecer novas oportunidades de estudo para a população. “Dentro de um plano de expansão, encontramos em Maricá possibilidades de desenvolver o ensino e esse encontro com o prefeito Fabiano Horta veio referendar os nossos anseios. É trazer mais uma opção

de ensino superior em todos os seus âmbitos de graduação, pós-graduação e Ensino à Distância (EAD) e assim gerar emprego, trabalho, conheci-

Polícia usará detectores de metais no Réveillon do Rio de Janeiro

Medida visará a prevenção de entrada de armas e materiais cortantes

Os milhares de turistas e moradores do Rio que forem a Copacabana para a festa de Réveillon, no dia 31 próximo, passarão por revistas feitas pela polícia antes de chegarem à praia. Para isso serão usados detectores de metais visando coibir o uso de materiais cortantes ou armas. A novidade foi divulgada na terça-feira (27), durante entrevista da Polícia Militar, sobre o esquema de segurança.

Serão mobilizados em todo o estado do Rio 22.414 policiais militares e 3.546 viaturas, efetivo

23% superior ao empregado no último Réveillon. Só em Copacabana, serão utilizados 2.662 PMs.

Além dos pontos de bloqueio e revista com detectores de metais, haverá torres com canhão de luz na faixa de areia, utilização de quadriciclo no patrulhamento e montagem de tendas na praia.

Armas proibidas Quem for a Copacabana só poderá portar talheres de plástico. O uso de armas só será permitido a agentes de segurança.

Também haverá reforço em outras regiões do Rio

onde haverá eventos públicos com queima de fogos: Aterro do Flamengo, Penha, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Parque de Madureira, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

As áreas de maior aglomeração serão patrulhadas por helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As imagens serão transmitidas em tempo real para os centros de comando.

O esquema especial de policiamento começa às 8h de sábado (31) e se estende até as 20h de domingo (1º).

mento científico e técnico para o município”, disse Vinícius, que tem a expectativa de oferecer cursos de Medicina, Veterinária, Turismo, entre outros.

A UNIG tem 54 anos de existência e possui campus em Itaperuna e Nova Iguaçu. Ao todo, a universidade oferece 19 cursos, como Direito, Fisioterapia

e Enfermagem e demais cursos aos cerca de 15 mil alunos matriculados de forma presencial, além dos que estudam online.

Frequentadores do Restaurante do Povo recebem orientações de Assistência Social

Equipes encaminham pessoas em vulnerabilidade social para atendimento especializado

Educadores sociais da Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo estão realizando abordagens aos frequentadores do Restaurante do Povo, no Alcântara, que estão em vulnerabilidade social ou em situação de rua. O objetivo é fornecer o encaminhamento dessas pessoas para os serviços oferecidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). “Dois educadores sociais permanecem no Restaurante do Povo, durante o café da manhã e o almoço, à disposição daqueles que necessitam de assistência, seja por carência de documentos ou atendimentos

psicológicos ou pedagógicos. Vimos a necessidade da implantação desse serviço, pois entendemos a importância da segurança alimentar e do auxílio que devemos prestar aos frequentadores, visto que muitos estão em situação de rua ou em vulnerabilidade social”, disse Sabrina Rosa, coordenadora do Centro Pop.

Localizado no Mutondo, o Centro Pop oferece diariamente apoio psicológico com profissionais capacitados para atender aos usuários, além de turmas de alfabetização com pedagogas e psicopedagogas, auxílio de assistentes sociais e dezenas de oficinas. No início do ano que

vem, a cidade vai contar com mais uma unidade do Centro Pop. Construído em Vista Alegre, o novo equipamento terá canil, lavanderia, área de convivência, vestiários, refeitório, salas técnicas, de atendimento especializado e de atividades.

A obra faz parte do eixo “Cidade Justa e Inclusiva”, meta 27, do Plano Estratégico Novos Rumos – desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais -, que visa ampliar e reformar os equipamentos próprios da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de aumentar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.

Rio de Janeiro, 27 dezembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO

Prefeitura de Belford Roxo abre Processo Seletivo para 5 mil vagas na Educação

Olá futuro(a) Aprovado(a), ao longo da minha trajetória de concurseiro ouvir centenas de vezes, quiçá por milhares de vezes, esse questionamento. Conversei com centenas de aprovados(a) sobre esse assunto e fruto da minha experiência de várias aprovações em concursos públicos (já tomei posse para o cargo de Sargento do Exército, Analista do Governo RJ e Especialista em Previdência Social do Governo RJ) irei trazer nesse texto a resposta que você está procurando, seja você que ainda não começou a estudar para concurso, mas tem a pretensão de começar, seja você que já começou a estudar.

Primeiro ponto a se fazer para escolher a sua modalidade de ensino é realizar uma reflexão pessoal sobre como é o seu perfil e como ele pode se enquadrar com o que é proposto pelo cursinho presencial ou online, tendo como parâmetro a sua rotina. Depois é bom você fazer um exercício de pós e contra. Por exemplo, pegue uma folha A 4 , divida ela no meio em duas colunas onde uma é para os “pós” e outra é para os “contra”. Esse exercício irá fazer você ter clareza para tomar uma decisão mais acertada.

Alguns contra de um cursinho presencial: se você mora muito longe do curso, você irá perder muito tempo de deslocamento; se você gosta de montar seu próprio plano de estudos, o presencial pode te atrapalhar, porque provavelmente você não terá acesso ao cronograma completo das disciplinas de imediato; geralmente o troca troca de professores semanais, devido a problemas de gestão do curso ou da vida, atrapalha seu aprendizado ( como é ao vivo a aula, se acontecer alguma coisa que impeça o professor de estar presente, você ficará sem aula ou será remanejado para outra sala, se tiver); nos feriados e dias não úteis não haverá aula provavelmente e isso pode atrapalhar seu aprendizado, porque você trabalha e são esses dias que você estará com mais tempo disponível; alunos introspectivos tendem a ter dificuldades para se relacionar com um grupo de pessoas, inclusive se sentem até mal; se o professor de certa disciplina não tem uma didática adequada ao seu perfil, você não poderá trocar, no online, em uma

assinatura ilimitada você pode assistir aulas de outro(a) professor(a) da mesma disciplina; é mais caro do que o online; alunos que têm um perfil mais independente e proativo geralmente preferem se organizar sozinhos.

Alguns pós de um cursinho presencial: alunos extrovertidos/desinibidos podem achar o fato de estar em grupo ajudar no seu desenvolvimento cognitivo; você terá estímulos presenciais dos demais estudantes e professores; você pode tirar dúvidas ao vivo com os professores; alunos que têm dificuldade em lidar com plataformas digitais, o presencial pode ser a saída; um bom lugar para você fazer networking e estudar em grupo; geralmente concedem espaços adequados para estudos e para o aluno que não tem esse espaço em casa, é um diferencial; quem não tem disciplina para estudar sozinho, a solução é o presencial, porque “força” o aluno a ir até o cursinho;

Alguns pós de um cursinho online: comodidade de não precisar sair de casa, tendo acesso à internet e a um computador ou até mesmo pelo celular, já é o suficiente para você ter contato com o material; economiza tempo de deslocamento; economiza dinheiro com transporte e alimentação dentre outras coisas; você estuda o dia e horário que quiser; é mais barato do que o presencial devido ao custo do presencial para montar a estrutura ser maior;

Alguns contra de um cursinho online: o aluno que não tem um equipamento adequado em casa para assistir as aulas inviabiliza o seu aprendizado; não poder tirar as dúvidas na hora que surgirem; não ter interação presencial com ninguém; se o aluno não tiver silêncio em casa, porque moram muitas pessoas juntas, o presencial pode ser uma saída; se o aluno não conseguir aprender sozinho precisando ter a figura de um professor ao vivo para explicar, presencial pode ser a saída.

Conselho: independente da modalidade de ensino que você escolher para estudar, recomendo que entre em uma mentoria para concurso com o intuito de usar tudo que será disponibilizado no presencial ou online para que você consiga ter um melhor rendimento cognitivo e alavanque os seus estudos.

TODAS AS QUARTAS E SÁBADOS

APrefeitura de Belford Roxo abre na próxima segunda-feira (02/01), inscrições do Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária e formação de cadastro reserva de professores I e II, secretário escolar, orientador educacional, supervisor escolar, inspetor escolar, estimulador, professor auxiliar de educação inclusiva, professor de libras, professor de braile, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, inspetor de disciplina, merendeira, vigia, zelador, auxiliar administrativo, motorista e

auxiliar de caminhão.

As inscrições – que são gratuitas e terminarão na sexta-feira (06/01) – poderão ser feitas pelo site https://educacao.prefeituradebelfordroxo.rj.gov.br/.

As 5 mil vagas estão distribuídas setorizadas pelas escolas e creches situadas nas áreas das subprefeituras do Parque São José, Jardim Redentor, Lote XV, Nova Aurora e Areia Branca. A remuneração varia de R$ R$ 1.302,00 a R$ 2.467,63 para 16h, 20h ou 40 horas semanais. A divulgação da classificação preliminar será no dia 11 de janeiro. Dia 25 de janeiro, o Diário Oficial da Prefeitura publica o re-

sultado final. O candidato só poderá realizar apenas uma inscrição e não será possível alterar o cargo, seja qual for o motivo alegado.

Mais oportunidades

Vale lembrar que todas as contratações previstas possuem quadro de vagas para pessoas com deficiência. No ato da inscrição, o candidato deverá marcar sim na opção “Pessoa com Deficiência”, bem como digitalizar e encaminhar o laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos últimos 6 meses, atestando o nome, a espécie e o grau

ou nível de deficiência. O secretário municipal de Educação, Denis Macedo, destacou que a Prefeitura está investindo forte na área, oferecendo mais oportunidades para os profissionais.

“Estamos complementando o nosso quadro de funcionários com o objetivo de ampliar a qualidade do ensino no município”, resumiu.

“Temos uma variedade de vagas e esperamos candidatos que estejam aptos a exercer as funções com excelência para fazerem parte da nossa equipe”, completou Denis Macedo.

AGU publica editais de concurso com 300 vagas para formados em direito

AAdvocacia-Geral da União (AGU) publicou hoje (27), no Diário Oficial da União (DOU), três editais com 300 vagas para os cargos de advogado da União, procurador federal e procurador da Fazenda Nacional.

Serão 100 vagas por carreira, cada uma com salário inicial de R$ 21.014,49.

Estão previstas cotas de 5% para pessoas com deficiência (PcD) e de 20% para negros.

As pré-inscrições ficarão

abertas de 9 de janeiro a 7 de fevereiro na página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição responsável pela realização das três provas. A taxa de inscrição é de R$ 180.

Exigências

Para participar, é preciso ter diploma superior em curso de direito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, dois anos comprovados de prática

forense (diretamente em foros judiciais).

Cada concurso terá as seguintes etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; inscrição definitiva, de caráter eliminatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As avaliações ocorrem em datas diferentes e os candidatos podem se

inscrever nos três certames, se assim desejarem. As provas objetivas estão previstas para 30 de abril (advogado da União), 7 de maio (procurador federal) e 21 de maio (procurador da Fazenda Nacional).

No caso das carreiras de advogado da União e procurador da Fazenda Nacional, as bancas examinadoras serão compostas por membros das próprias carreiras. Para procurador federal, as bancas serão instituídas pelo próprio Cebrape.

Os selecionados trabalharão em creches e escolas municipais da rede de Belford Roxo Foto: Rafael Barreto / PMBR
CONCURSO
Alexandre Soares
PÚBLICO
Alexandre Soares Graduado e Licenciado em Língua Portuguesa, MBA em Direito Público, atualmente servidor público do Governo RJ no cargo de Especialista em Previdência Social, autor do livro “Concurso Público vai mudar a sua vida” e fundador do Método SEE de Aprendizado. Estudar por cursinho PRESENCIAL OU ONLINE para concurso público? Professor Alexandre Soares
acontecerão
02
06
janeiro. A remuneração
R$
1.302,00
2.467,63 Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE
Inscrições
de
a
de
varia de
R$
a R$

Estado do Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2022

PAULO SILVA

SUNDANCE 2023

Entre os dias 20 e 29 de Janeiro estará em curso o maior festival de produção independente dos USA, oportunidade para todo cineasta que já tem uma história e pretende se lançar a voos maiores na carreira e na vida. No Parque de Eventos em Salt Lake City, no Resort Sundance o início de uma grande jornada para muitos dos envolvidos, importante ressaltar que nomes importantes do cinema mundial foram descobertos no Festival, caso de Cães de Aluguel do diretor Quentin Tarantino. Entre os documentários destaque para "20 Dias em Mariupol" de Mstyslav Chernov, na véspera de invasão da Ucrânia pela Rússia, uma equipe de jornalistas ucranianos entra na estratégica cidade portuária oriental de Mariupol. Durante o certo e ataque subsequentes, conforme as bombas caem os habitantes fogem e o acesso a eletricidade, comida, água e remédio é cortado, os únicos jornalistas internacionais restantes lutam para descobrir as atrocidades da guerra e transmitir suas imagens, com o conflito ainda em andamento nos bálticos, o documentário provavelmente vai ser um dos mais esperados.

As sessões de curtas metragens que vai rechear os cinéfilos com filmes que vão da China, Coreia do Sul até no Peru, entre os destaques o filme mexicano "Garota da Escravatura" da cineasta Selma Cervantes, Inés trabalha como costureira

em uma oficina onde são feitos testes de gravidez periodicamente. Quando ela fica grávida, ela tem certeza de que sua condição a levará à demissão. Ela faz de tudo para manter isso em segredo. Entre os curtas de animação, temos o filme "Christopher at Sea" do cineasta britânico Tom C.J. Brown, Christopher embarca em uma viagem transatlântica como passageiro em um cargueiro. Suas esperanças de descobrir o que atrai tantos homens para o mar o colocam em uma jornada de solidão, fantasia e obsessão.

Ao todo serão 101 longas metragens divididos entre filmes de competição, estreias e Sessões a Meianoite. A maior parte dos longas farão sua Avant Premier mundial no Festival ao todo 23 países estará presente e representados nos USA. Infelizmente nenhum brasileiro, com a escassez e a retenção dos recursos para o Fundo Setorial do Audiovisual, o Brasil não consegue fazer longas independentes no ano de 2022. O filme mais badalado pela critica é "Infinity Pool" de Brandon Cronenberg filho do cineasta canadense David Cronenberg, o filme é um suspense e fará sua estreia a meia noite, pelo jeito ele vai fazer o caminho do pai, um dos maiores diretores de ficção-terror entre 80 e 90 do século passado. O maior Festival de filmes Independente começa dia 19 de janeiro com a noite de Glamour e alegria por ser o primeiro grande Festival do ano.

Festival do Futuro terá shows na posse de Lula

Em 1º de janeiro, Brasília receberá pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além da cerimônia da posse, ocorrerá na data o Festival do Futuro, que receberá diversos nomes da música brasileira. Serão montados na Esplanada dos Ministérios, na altura dos ministérios da Previdência e do Turismo, dois palcos distintos — batizados de Gal Gosta e Elza Soares, duas cantoras ícones do Brasil que morreram em 2022 — e os shows ocorrerão intercalados entre as duas estruturas.

A festa começará a partir das 10h, mas haverá uma pausa a partir das 13h30, quando tem início as cerimônias da posse do presidente eleito. Aqueles que estiverem acompanhando os shows, poderão assistir à posse por meio de telões instalados no local.

Às 18h30, a programação de shows será retomada e a festa está prevista para ser encerrada apenas às 3h30 de 2 de janeiro.

Na terça-feira (27/12), a futura primeira dama, Janja, postou um vídeo que simula como os palcos do Festival após a montagem da estrutura.

Um pacto pelo Rio Nelson Freitas

Existem alguns lugares que todo mundo sonha um dia em visitar. Cidades como Paris, Londres ou Roma, o Antigo Egito ou as Muralhas da China, Nova York ou Berlim. O Rio de Janeiro é um desses lugares.

Uma cidade cercada por floresta e imensas rochas que irrompem pelo mar-esmeralda; onde a mistura de sons e culturas deu origem a ritmos que se tornaram universais como o Choro, o Samba e a Bossa Nova; e onde existe a única cidade das Américas capital de um Império Europeu

fora do continente europeu: a “Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro”. Mas, por diversos fatores, esse coquetel de atrações chega à segunda dezena do século 21 ainda pouco aproveitado.

O turismo é um dos caminhos mais consistentes e seguros a ser percorrido para impulsionar a economia, sobretudo por gerar empregos. Com a média de 1 a cada 10 postos de trabalho gerados no mundo, o mercado de geração de renda e empregos do turismo é maior que os setores de cuidados

com a saúde e tecnologia da informação.

E o Rio de Janeiro tem o potencial para explorar o setor como alavanca de seu projeto próprio de desenvolvimento e emancipação política.

Após a pandemia da Covid-19, as previsões do mercado apontam para uma grande competitividade entre os países e pequena demanda mundial por viagens. Portanto, precisamos fazer o dever de casa. E a boa notícia é que uma parte considerável desses poucos viajantes é representada pelos turistas de alto poder aquisitivo,

Horários dos shows

A ordem e horários dos shows de alguns artistas ainda não foram divulgados, no entanto, às 10h a programação cultural começará com o Cortejo do Futuro, que vai sair da praça de alimentação apresentando, ao longo de uma hora, um panorama das culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações, como, entre outras, toré, bumba meu boi, afoxé, maracatus, fanfarras e violeiros.

No palco Elza Soares, às 10h30, o espetáculo Brasília, capital de todos os ritmos trará, ao longo de 90 minutos, um repertório variado e ritmos diversos, com seis DJs, dois poetas, 27 intérpretes e 35 músicos.

que já conhecem toda a Europa, assistiram os musicais da Broadway, fizeram safari no Quênia e mergulharam no Caribe ou na Tailândia. Essas pessoas, que buscam novas experiências, estão ávidas a conhecer países com histórias interessantes e “provar” de novos sons e sabores. Nesse contexto, o que poderia ser mais sedutor do que o Estado do Rio de Janeiro, que reúne cerca de 400 manifestações culturais diferentes em 92 municípios com singular diversidade geográfica entre a serra e o mar?

Por esses e outros fatores, faz-se de fundamental importância pensarmos, elaborarmos, trabalharmos na criação de um pacto político para a construção de novos projetos de desenvolvimento para o Rio de Janeiro, sobretudo pelo olhar das diferentes manifestações culturais e

Os outros shows do festival vão ocorrer alternadamente entre os dois palcos, nos quais subirão grandes nomes da música brasileira, como Chico César, Zélia Duncan, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Odair José, Fernanda Takai, Pabllo Vittar, Marcelo Jeneci e Teresa Cristina.

Na segunda-feira (26), já foi possível ver a montagem das estruturas que receberão o Festival do Futuro no dia 1° na Esplanada.

Vale lembrar que na área do Festival também haverá uma feira gastronômica, com pratos da culinária de vários locais do país. A feira terá um espaço de 8 mil m² em uma tenda no gramado central

do imenso patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e natural. Sendo a economia uma necessidade humana, sobretudo por consistir em tudo o que se precisa para sobreviver – alimentos, saúde, habitação, transporte, entretenimento, educação – é nesse contexto que a economia criativa, a qual o Rio está vocacionado, gerada pelos trabalhadores das artes, se apresenta como fonte indissociável do desenvolvimento econômico e social.

Se a realidade da economia criativa já apresentava queda desde de 2014, ano em que o Brasil sentiu os efeitos da crise econômica mundial, no Rio de Janeiro esses efeitos foram drasticamente agravados pela crise política, chegando a atingir uma atmosfera de caos em 2017, quando a iniciativa privada retirou os aportes à Cul-

da Esplanada. Ao redor da área também haverá 40 estandes de alimentação, 15 de bebidas e drinques, além de 10 food trucks.

O Festival também terá acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), com intérpretes de Libras, área com acesso de acompanhante, equipe de acessibilidade para dar assistência às pessoas com deficiência, placas de sinalização, abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva e banheiros acessíveis e próximos à área PCD.

As crianças terão ainda um espaço chamado Curumim, onde monitores vão entretê-los com brincadeiras tradicionais em uma área com segurança especializada.

tura no estado fluminense. E, quando o ano de 2019 apontava uma perspectiva de retomada econômica para o setor, chegou a pandemia. A Cultura é uma poderosa ferramenta de produção de sustentabilidade, não apenas econômica, mas também pela capacidade de construir vínculos que transcendem a ideologia, a religião, com uma significativa capilaridade social em toda a sua diversidade.

Nesse contexto, só uma política de Cultura séria, consistente, criada para construir vínculos da sociedade com a sua própria memória, será capaz de atrair pessoas do país e do mundo inteiro interessadas nos diferentes tipos de legado histórico, com singular riqueza e esplendor que só o Rio de Janeiro produz.

Que tal embarcamos juntos nessa viagem?

No dia da posse, os shows começarão pela manhã, terão uma breve pausa para as cerimônias da posse para, então, serem retomados ao final da tarde
Rio de Janeiro, 27 dezembro de 2022 GAZETA RIO 7
G
Caderno
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde
Diversão

Suiça abre investigação contra Fifa sobre propaganda ambiental enganosa durante a Copa do Mundo

Um órgão de autorregulação do setor de comunicações da Suíça, onde a Fifa é sediada, abriu um procedimento para investigar se houve propaganda enganosa da entidade máxima do futebol ao afirmar que a Copa do Mundo do Catar foi neutra em carbono. Diversas entidades de defesa do meio ambiente apresentaram uma reclamação à Swiss Fairness Commission na qual acusam a Fifa de usar métodos de lavagem verde, ou greenwashing, para vender uma imagem sustentável da Copa do Mundo do Catar sem comprovação.

A lavagem verde ocorre quando empresas ou organizações apresentam ao público um discurso de sustentabilidade, em busca de ganhos de imagem, que não se sustenta em fatos e ações concretas. "Podemos confirmar que esse caso está sendo analisado por nós", disse o secretário jurídico do órgão, Reto Inglin, ao jornal Blick neste domingo (25/12). A comissão emite recomendações, mas não tem poder para impor seu cumprimento.

Organizações alemãs de proteção ao consumidor já haviam advertido a Fifa, antes do início da Copa do

Mundo, sobre a prática de lavagem verde e exigiram a retirada de publicidade "enganosa". O órgão suíço também recebeu reclamações do Reino Unido, França e Bélgica.

A Fifa promoveu a Copa do Mundo no Catar como o primeiro "torneio completamente neutro do ponto de vista climático".

Entretanto, apurações feitas por vários veículos de comunicação, pesquisadores climáticos e ambientalistas concluíram que essa alegação da Fifa era falsa, o que a entidade máxima do futebol rejeita.

Joia do Vasco, Rayan assina seu primeiro contrato profissional

Atacante de 16 anos, apontado como uma das principais promessas da base vascaína, firma contrato por três anos com multa rescisória de 80 milhões de euros Apontado como uma das principais promessas das categorias de base do Vasco, Rayan, de apenas 16 anos, assinou nesta terça-feira seu primeiro contrato profissional com o clube. A multa rescisória para clubes do exterior agora é de 80 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões na cotação atual) O atacante de 1,85m de altura, que brilhou na categoria sub-17 em 2022, firmou vínculo válido por

três anos. Até o fim de 2025, portanto. A informação foi publicada primeiramente pelo canal "Atenção Vascaínos" e, em seguida, confirmada pelo ge. Filho de Valkmar, zagueiro multicampeão pelo Vasco nos anos 90, Rayan está no Vasco desde os seis anos de idade e demonstra sua veia artilheira já há muito tempo. Em 2017, aos 11 anos, ele já havia marcado mais de 300 gols com a camisa vascaína.

Em função disso, ele vem pulando etapas. No início desta temporada, com 15 anos, ele fez parte do elenco que disputou a Copinha. E, inclusive, fez gol na goleada sobre o Lagarto logo na primeira rodada.

Veloz, habilidoso e com muita facilidade para finalizar com as duas pernas, Rayan fez o ano quase inteiro no sub-17 e foi campeão, por exemplo, do Campeonato Carioca da categoria, com direito a gol sobre o Flamengo na final. Ao todo, foram 29 gols em 34 jogos.

Em 2022 ele também iniciou sua transição para o time sub-20, mas por enquanto entrando no segundo tempo na maioria dos jogos. Ainda assim, fez dois gols e deu duas assistências nos nove jogos em que foi a campo. (O vasco e para quêm acredita).

Esportes GAZETA RIO
de
27
2022
XXV - nº 1037
Estado do Rio
Janeiro,
de dezembro de
Ano
LÉO ALPHA Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh Co egioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesqu ta) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais Ativistas acusam Fifa de usar métodos de lavagem verde, ou greenwash, sobre emissões de carbono durante Copa

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.