4 minute read

Luisa Stefani e Rafael Matos vencem Aberto da Austrália

Anoite de quinta-feira (26), tarde de sexta em Melbourne, na Austrália, reservou um feito inédito para o tênis brasileiro: a paulista Luisa Stefani e o gaúcho Rafael Matos bateram a dupla formada pelos indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/2) e 6/2 e conquistaram o título do Aberto da Austrália nas duplas mistas. Pela primeira vez, uma parceria entre dois tenistas brasileiros é campeã de um Grand Slam, como é chamado cada um dos principais torneios de tênis do mundo.

O país já tinha títulos nas chaves de simples, duplas e duplas mistas, mas os outros brasileiros a vencer jogando duplas (Maria Esther Bueno, Marcelo Melo, Bruno Soares e Thomaz Koch) sempre o fizeram jogando com parceiros estrangeiros. "É um pouco difícil ainda descrever o sentimento. Não sei se caiu totalmente a ficha, mas poder desfrutar deste momento do lado de uma brasileira é muito especial. Não é sempre que a gente pode ter esse privilégio", afirmou Rafael após a conquista histórica. A vitória na final – que durou pouco menos de uma hora e meia – coroou uma semana perfeita para a dupla que joga junto há apenas um mês e perdeu apenas um set em cinco partidas disputadas. Luisa e Rafael atuaram pela primeira vez como dupla durante a United Cup, competição por países, realizada no fim de dezembro. Os dois traziam para a parceria uma performance sólida como duplistas – Rafael é o número 29 do mundo e Luisa a 34ª. Luisa carrega no currículo, inclusive, uma medalha de bronze nos Jogos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi. Desde então, viveu grandes emoções. Lesionou o joelho durante a disputa do Aberto dos Estados Unidos, em setembro de 2021, e ficou um ano fora das quadras. Retornou aos poucos e conquistou, na semana anterior ao Aberto da Austrália, o WTA 500 de Adelaide. Em Melbourne, Luiza acabou não podendo participar da chave de duplas femininas após a desistência de sua parceira, a americana Caty McNally, por lesão. O título inédito, junto com Rafael, foi mais um acontecimento marcante em um período determinante da carreira de Luisa, de 25 anos.

Advertisement

"Passa um filme na cabeça de tudo que eu passei até aqui. Realmente, nesses últimos meses foi muita coisa muito intensa. (Vencer um Grand Slam) era um sonho desde criança, desde que eu comecei a jogar tênis, e isso virou minha paixão, minha meta de vida. Poder estar aqui e compartilhar com o Rafa, outro brasileiro e fazer história para o tênis brasileiro, não há como descrever a sensação e a importância disso para mim", disse Luisa.

Moradora de Gramacho, a caxiense

Julia Polastri, de 24 anos, vai lutar pelo cinturão peso-palha (até 52kg) do evento norte-americano de MMA LFA, hoje (28), em Cajamar-SP. Em caso de vitória, ela avança rumo ao UFC. Pela frente a fluminense terá a argentina Brenda Gotting. Oriunda do muay thai, Polastri venceu 10 das 13 lutas de MMA que disputou, quatro delas via nocaute. A adversária está invicta, com seis vitórias em seis lutas. O LFA é a organização de MMA que mais envia lutadores para o UFC; portanto, conquistar o cinturão da companhia é dar passos largos rumo a um contrato com o maior evento da modalidade no mundo. Outros lutadores estarão em ação no LFA 151, como Jonas Bilharinho, Mateus Brauns, Jefferson “Toddynho” Nascimento, Alexia “Burguesinha” Thainara, Gabriel Souza e Michael “PQD” Andrade. O LFA 151 será transmitido ao vivo pelo UFC Fight Pass com comentários em português.

Projeto Botinho encerra edição 2023 com evento na Praia do Bosque

Cerca de 700 crianças, adolescentes e adultos participaram da 26ª edição do Projeto Botinho de Rio das Ostras. Durante as últimas duas semanas, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre marés, noções de salvamento, disciplina, atividades esportivas e socialização. O encerramento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro, na Praia do Bosque e contou com a presença de membros do Executivo, Legislativo e representantes dos patrocinadores oficiais.

A cerimônia de encerramento começou, como de costume, com a apresentação das turmas Golfinho, Moby Dick, Tubarão e Sereia/Lobo do Mar. Os alunos simularam um salvamento de afogados, colocando em prática todos os ensinamentos aprendidos com os membros do Corpo de Bombeiros. Logo após, as autoridades presentes tiveram seus momentos de fala.

“É uma parceria incrível para o Sesc, e nós sabemos o quanto esse projeto é importante para toda a cidade. Esperamos que ano que vem possamos estar juntos em mais uma edição” declarou Alexandre Couto, Gerente do Sesc Nova Friburgo. “Esse ano nós enfrentamos todas as dificuldades possíveis, mas conseguimos realizar uma edição belíssima. Nossa meta é fazer ainda melhor em 2024” disse o assessor de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, o Betinho. Entre as autoridades presentes estiveram na cerimônia o Tenente Jorge Mazzo, Coordenador da Defesa Civil, representando o Prefeito Marcelino Borba; os vereadores Sidnei Mattos Filho, Paulo Fernando Carvalho

Gomes e Maurício Braga Mesquita; Marcelo Ayres, presidente do Sindicomércio de Rio das Ostras; Evandro da Silva Carvalho, secretário de Segurança Pública; Cristian Portugal, superintendente Regional da Rio+ Saneamento; Neilton Maluf, gerente Regional da Rio+

Saneamento; Fábio Teles, subsecretário de Esporte e Lazer; Capitão Bombeiro Militar Fábio Souza, Comandante do Destacamento de Bombeiro Militar; Capitão Ricardo Júnior, do Corpo de Bombeiros Militar de Macaé. Os participantes que se destacaram nas competições de corrida a nadadeiras, biathlon, corrida rústica, natação, circuito com obstáculos e salvamento no mar ganharam medalhas de classificação. Todos receberam medalhas e certificados de participação. O Projeto Botinho é uma realização do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Prefeitura do Rio das Ostras, por intermédio da Subsecretaria de Esporte e Lazer e Sesc.

A edição de 2024 já está confirmada pelos responsáveis.

This article is from: