“Eletrorama” busca o diálogo de sons, formas, imagens, palavras e movimento que se manifesta no encontro da música, da poesia, da dança, e das artes visuais!

“Eletrorama” busca o diálogo de sons, formas, imagens, palavras e movimento que se manifesta no encontro da música, da poesia, da dança, e das artes visuais!
o texto não precisa passar pelas comissões legislativas, podendo ter o mérito avaliado diretamente no plenário.
No Parlamento de Portugal, Lula ataca autoritarismo e defende negociação para para por fim à guerra na Ucrânia
"O êxito de nossos irmãos portugueses nos mostrava que, em breve, seria a vez de nós brasileiros iniciarmos nossa jornada rumo à reconquista da liberdade e da democracia. Enquanto em Portugal desmontava-se o aparelho repressivo a partir de 1974, nós no Brasil ainda enfrentávamos as prisões políticas, os sequestros e os assassinatos de operários, jornalistas e militantes perpetrados pela ditadura."
Copa do Brasil: Flamengo precisa se classificar contra Maringá para evitar mais danos
PÁGINA 10
Claudio Castro e Paes defendem o sistema multiaeroportos
- Temos uma ideia clara, de que a solução é a adoção do sistema multiaeroportos. Quando falamos das potencialidades do Rio de Janeiro, estamos nos referindo a óleo, gás, energia, turismo e, uma que vem crescendo, que é a logística, especialmente, na Baixada Fluminense, com os centros de distribuição. - afirmou Cláudio Castro.
PÁGINA 05
•MUNDO
Brasileiras relatam sofrer racismo e xenofobia em Portugal
PÁGINA 04
Coluna: Estudar até passar! Professor Matheus Guimarães
PÁGINA 07
Gleisi Hoffmann detona Dallagnol por espalhar
fake news: 'usar a fé das pessoas politicamente é asqueroso'
Diretor Presidente
Jorge BernardesEstado
Editor Horácio AvelarNa última semana, foi divulgado o ranking da geração de energia Fotovoltaica no Brasil, e a cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, aparece como surpresa na lista. Segundo os dados, o município tem 7.748 unidades geradoras com capacidade instalada de 57,8 MW (Megawatts), contra 42,5 MW das 6.463 unidades geradoras de Niterói, que ocupa
a terceira posição no ranking estadual. Em primeiro lugar está a capital, com capacidade instalada de 133 MW. Os números promissores podem crescer ainda mais. No segundo semestre deste ano, a região de Campos receberá a instalação de 23 Usinas Fotovoltaicas, com capacidade instalada superior a 160 Megawatts, superando a produção atual da capital do estado do Rio.
Adeputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, criticou ontem (25) o deputado Deltan Dallagnol por espalhar mentira nas redes sociais sobre o PL das fakes news, cuja urgência da votação está sendo votada pela Câmara.
Em mensagens publicadas para mobilizar seguidores contra o PL, o ex-procurador da Lava Jato alegou que iniciativa baniria o compartilhamento de trechos bí-
blicos. "O que leva um deputado que se diz cristão inventar mentiras dizendo que a religião será censurada pelo PL que regula as plataformas?", questionou Gleisi.
"A gente tá falando de fake news, de atentado à democracia, às escolas! Que religiosidade é essa? Usar a fé das pessoas politicamente é asqueroso e mentir usando a crença é ainda pior. PL 2630 JÁ", acrescentou a presidente do PT.
Na proposta analisada pela Câmara, que deverá ser votada hoje,
em nenhum momento é mencionado censura a trechos do texto religioso. Após a publicação, Deltan tomou uma invertida de Orlando Silva (PCdoB), relator da proposta. “É por esse tipo de indignidade que as redes sociais estão cheias de discurso de ódio e desinformação. Quem lucra com essa campanha mentirosa, que explora a fé alheia para politicagem barata, deputado? Só reformada a urgência da regulação”, afirmou Orlando Silva.
Rafaela Gonçalves
Ao ser questionado sobre o futuro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, ontem (25/4), que o órgão não deve ser extinto. “Nós não devemos acabar com um órgão porque houve erro. O que precisa é apurar e ter responsabilização”, disse durante a 22ª Marcha dos Legislativos Municipais, evento que reúne vereadores, em Brasília. O órgão vem passando por discussões dentro do governo com aliados defendendo sua desmilitarização, depois que imagens do circuito interno do Palácio do Planalto a inação de militares e mostraram como os invasores tiveram acesso a diversas áreas do prédio presidencial, nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Sobre a eventual desmilitarização, Alckmin disse que a
discursão será feita quando Lula voltar ao Brasil. "Foi uma viagem muito proveitosa, tanto Portugal quanto Espanha. A Espanha vai presidir a União Europeia e o presidente Lula está empenhado em garantir o acordo entre União Europeia e Mercosul. É um acordo importante. Vamos aguardar a volta dele para definir essa questão do GSI.” As gravações apontam a omissão do então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, e outros de militares, que aparecem interagindo com os vândalos que depredaram o prédio. Até então, G. Dias, como é conhecido, havia alegado que as imagens em que aparece durante a invasão em 8 de janeiro estavam indisponíveis. O material, fez com que o general fosse o primeiro ministro do governo a deixar o cargo. O secretário do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, foi nomeado como ministro interino da pasta.
Ochefe da secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, comemorou ontem (25) que decisão de parlamentares da Câmara dos Deputados, que aprovaram o requerimento de urgência para ser votada na próxima terça-feira (2) o Projeto de Lei 2.630/2020, o "PL das Fake News - a proposta cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.
"Por 238 votos a 192, os deputados e deputadas decidiram que o PL2630, que propõe regulação das plataformas digitais, precisa ser votado com urgência. A votação do projeto será na semana que vem. Estamos
mais próximos de uma internet livre do ódio e da mentira", reforçou o chefe da Secom.
O projeto de lei prevê mais transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas principalmente na responsabilidade dos provedores no combate à notícia falsa.
O texto estabelece prisão de um a três anos e multa para quem promover ou financiar a disseminação em massa de mensagens que possam comprometer a “higidez” do processo eleitoral ou causar dano à integridade física. Plataformas terão de publicar regularmente relatórios semestrais de transparência com informações sobre a moderação de conteúdo falso.
"Estamos mais próximos de uma internet livre do ódio e da mentira", diz Pimenta sobre PL das fake news
Gleisi Hoffmann detona Dallagnol por espalhar fake news: 'usar a fé das pessoas politicamente é asqueroso'
Ontem (25), o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu a sessão de boas-vindas no Parlamento dizendo se sentir em casa quando está em Portugal. Ele foi recebido com cumprimentos de deputados que o saudavam em torno de uma bancada cercada por cravos vermelhos, atacado pela extrema direita e defendeu a posição brasileira sobre a guerra na Ucrânia.
Essa foi a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro discursou na plenária do Congresso na data em que Portugal celebra a Revolução dos Cravos.
Acompanhado pelo presidente português, Marcelo Rebelo, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, Lula afirmou que o 25 de Abril foi um "salto para o futuro" do país e que as forças democráticas conseguiram restabelecer o desenvolvimento econômico aliado à justiça social. "O movimento iniciado pelos Capitães de Abril há exatos 49 anos reconquistou as liberda-
des civis, a participação política dos cidadãos, a democratização política, os direitos trabalhistas e a livre organização sindical, criando as bases para o desenvolvimento econômico com justiça social. É isso que hoje estamos recordando e celebrando", disse o petista. Ao promover uma salva
de palmas da maioria dos deputados com as suas palavras iniciais, parlamentares do Chega, partido que representa a extrema-direita em Portugal, batiam com força nas mesas e erguiam cartazes com as bandeiras da Ucrânia e frases do tipo "chega de corrupção". Incomodado com a tenta -
tiva de constrangimento, o presidente da Assembleia da República pediu para que os deputados, incluindo o líder do partido, André Ventura, respeitassem o chefe de Estado brasileiro. "Os senhores deputados que querem permanecer na sessão plenária devem comportar-se com urbani-
dade, cortesia e a educação que é exigida a qualquer representante do povo português, chega de degradarem as instituições, chega de porem vergonha no nome de Portugal", disse Augusto Santos Silva. No discurso, que teve aproximadamente 18 minutos de duração, Lula agradeceu o convite de
Marcelo Rebelo para que a sua visita de Estado se realizasse na semana mais celebrada pelo povo português. Ao se referir à "Grândola, vila morena", canção de José Afonso e símbolo da revolução, o presidente considerou ainda que a luta dos portugueses em 1974 inspirou muitos brasileiros no combate à ditadura militar.
"O êxito de nossos irmãos portugueses nos mostrava que, em breve, seria a vez de nós brasileiros iniciarmos nossa jornada rumo à reconquista da liberdade e da democracia. Enquanto em Portugal desmontava-se o aparelho repressivo a partir de 1974, nós no Brasil ainda enfrentávamos as prisões políticas, os sequestros e os assassinatos de operários, jornalistas e militantes perpetrados pela ditadura."
Lula lembrou ainda do amigo e vencedor do maior prêmio da língua portuguesa ao recitar um trecho da canção "Tanto Mar". "Chico Buarque, cuja inigualável sensibilidade poética pudemos finalmente homenagear ontem na cerimônia de entrega do Prêmio Camões, retratou isso."
Na manhã de ontem (25), o deputado federal Deltan
Dallagnol (Podemos-PR)
publicou em suas redes sociais que a aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, irá provocar o banimento de versículos bíblicos das redes sociais.
“Até a fé será censurada se nós não impedirmos a aprovação do ‘PL da Censura’”, afirmou Dallagnol, que citou seis versículos que, segundo o parlamentar, não poderão mais ser reproduzidos nas redes sociais.
Andréa Laís, assessora de pesquisa da Casa Galileia, grupo que monitora redes sociais evangélicas, lamentou a publicação de Dallagnol. “A narrativa
da censura associada ao pavor de uma eminente perseguição religiosa foi sempre acionada como 'carta trunfo' pela direita religiosa como tentativa de barrar avanços na pauta dos direitos humanos ou em qualquer outro debate político em que se sintam 'ameaçados' de perder espaço.”
Ainda de acordo com Laís, a fake news é uma “aliada” da direita religiosa, que associa “informações enganosas ao constante senso de urgência que parte dos crentes vivem sob um regime de pavor do fim dos tempos.”
Relator do projeto, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) reagiu imediatamente em suas redes sociais. “É por esse tipo de indignidade que as redes sociais estão
cheias de discurso de ódio e desinformação. Quem lucra com essa campanha mentirosa, que explora a fé alheia para politicagem barata, deputado? Só reforça a URGÊNCIA da regulação”, pediu o parlamentar. “Parlamentares representantes da extrema direita evangélica conhecem bem o texto da PL 2630 e tem conhecimento de que não se trata de censurar nenhuma expressão de fé religiosa. Mas pregam esse pavor porque não querem ser submetidos a regulações mínimas. Portanto, se utilizam de mais uma fake news para impedir a aprovação da ‘PL das Fake News’ porque sabem que perderão uma importante ferramenta aliada”, finalizou Laís.
Em uma sessão conturbada e sob protestos de parlamentares bolsonaristas, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (25), o regime de urgência para a tramitação da proposta que combate a disseminação de fake news. O placar terminou em 238 votos favoráveis contra 192 contrários. Com isso, o texto não precisa passar pelas comissões legislativas, podendo ter o mérito avaliado diretamente no plenário. A previsão é de que isso ocorra na próxima terça (2), segundo acordo feito entre as lideranças da Casa.
O texto, que tramita como Projeto de Lei (PL) 2630/20, cria a cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e fixa medidas para o combate à disseminação de conteúdos falsos nas redes sociais, prevendo pena-
lidades para plataformas que autorizem esse tipo de postagem.
Somente o PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o partido Novo pediram aos seus parlamentares para votarem de forma contrária à urgência. Todas as demais siglas orientaram as bases a votarem a favor do requerimento, mesmo que ainda haja divergências dentro de alguns desses partidos a respeito de pontos do projeto. Na hora da votação, as dissidências vieram à tona: as siglas MDB, PDT, PP, PSC, PSD, PSDB, Podemos, Republicanos, Patriota, Solidariedade, Avante e União tiveram votos contrários e a favor da urgência da proposta.
O relator do projeto, Orlando Silva (PCdoB-SP), disse que a votação desta terça inaugura outra fase da articulação política em torno do texto, que agora passará por novas negociações. Ele lembrou que
o PL, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), vem de três anos de debate no Congresso e agora será alvo de um "esforço concentrado".
"Ele veio do Senado, tramitou rapidamente lá e foi objeto de uma série de eventos, seminários internacionais, dezenas de audiências públicas, centenas de reuniões bilaterais, onde a sociedade brasileira, especialistas, as empresas vinculadas ao tema, o governo anterior, o governo atual, todos tiveram oportunidade de apresentar as suas sugestões. Que possamos agora aperfeiçoar [o PL] nos próximos dias e termos finalmente, na semana que vem, a conclusão de uma lei que colabore pra tornar a internet um lugar mais saudável", disse. Se o PL tiver o mérito aprovado pelos deputados, deverá ser encaminhado na sequência para o Senado, ao qual caberá a palavra final sobre o texto.
Contra PL das Fake News, Dallagnol publica fake news e é criticado por evangélicos
Brasileiras residentes em Portugal se reuniram na manhã de ontem (24), em Lisboa, com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Durante a roda de conversa, na Casa do Brasil em Lisboa, as integrantes do Comitê Popular de Mulheres Brasileiras em Portugal relataram casos de discriminação de gênero, racismo e xenofobia, além de desrespeito a direitos e dificuldades de acesso a serviços básicos, como na saúde pública.
Após ouvir as histórias, Anielle Franco reforçou a necessidade de se garantir a proteção dos imigrantes brasileiros. "É fundamental trabalhar pela proteção e dignidade do nosso povo em todas as partes do mundo, especialmente em Portugal, onde grande parte dos imigrantes são brasileiros".
A primeira-dama também se pronunciou sobre o encontro com as brasileiras em uma postagem em uma rede social. “Ouvi as demandas dessas representantes sobre diversos assuntos, como estigmas de gênero, racismo e xenofobia. A dificuldade no acesso a direitos e serviços básicos, como de saúde, também foi um dos principais pontos. Vamos seguir trabalhando para garantir que as mulheres tenham vida digna em todos os lugares”, escreveu.
Durante a viagem do presidente Lula a Portugal, os governos dos dois países fecharam diversos acordos de cooperação internacional para combater
o racismo contra a comunidade brasileira que vive em terras lusitanas. Entre eles, o desenvolvimento de um protocolo de cooperação com universidades brasileiras e portuguesas por meio do Observatório de Combate ao Racismo e à Xenofobia, em Portugal. Nesta segunda-feira (24), a ministra Anielle Franco participou de evento na Universidade Nova de Lisboa, quando o Observatório e o governo brasileiro firmaram cooperação para ampliar os canais de atendimento, diagnóstico e denúncia sobre racismo e xenofobia em Portugal, e para que sejam construídos mecanismos semelhantes no Brasil. No evento, a ministra propôs coleta de dados sobre a população negra em Portugal, englobando migrantes brasileiros e africanos, com a inserção deste recorte no censo português.
PRÊMIO MARIELLE FRANCO
O Observatório de Combate ao Racismo e à Xenofobia e o Ministério da Igualdade Racial ainda firmaram parceria para criação do prêmio Marielle Franco, com o objetivo de evidenciar investigações, em todo o país, relacionadas ao combate ao racismo e à xenofobia.
"O Brasil é referência mundial na produção de políticas públicas de igualdade racial e passa por um momento de avanço com a criação do nosso Ministério. Podemos contribuir com Portugal para uma formulação de diagnóstico e no consequente avanço destas políticas", afirmou a ministra.
Representantes da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) e da Polícia Militar de Santa Catarina se reuniram ontem, 25, para tratarem de um projeto entre os dois órgãos. A parceria visa a criação de um programa para uma rede de promoção ao turismo seguro, consciente e responsável
em SC, principalmente na temporada de verão. O encontro ocorreu na sede do 21º BPM, localizado no Norte da Ilha.
A proposta tem como base a realização de campanhas de conscientização; prevenção a ilícitos e acidentes no turismo; e a repressão qualificada de ilícitos no turismo. “Foi o primeiro contato. O próximo passo agora é fazer o
projeto amadurecer, avançar”, disse Daiko Lima, turismólogo da SETUR.
“A iniciativa visa estabelecer parcerias para a ampliação das ações e conexões em rede que propiciem de forma integrada e sistêmica a articulação intergovernamental, intersetorial, e interinstitucional destinada a segurança e qualidade no turismo em Santa Catari-
na”, afirmou o coronel da PM, Julival de Santana, comandante da regional Florianópolis. Também participaram da reunião pela SETUR, Raony Rennan e Fernanda Correa, além do tenente-coronel da PM, Rafael Regis de Souza, comandante do 21º BPM, e o major da PM, Diego Rodrigues Machado, subcomandante do 21º BPM.
APolícia Federal (PF) cumpriu ontem (25), no Rio de Janeiro, 19 mandados de prisão preventiva contra acusados de fraudar a Previdência Social. De acordo com a PF, os alvos integram uma organização criminosa que teria causado prejuízos de R$ 8 milhões aos cofres públicos.
A operação Metamorfose também cumpre 18
mandados de busca e apreensão. As diligências, autorizadas pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, estão sendo cumpridas em Niterói, Nova Iguaçu e Nilópolis (no Grande Rio), além da capital fluminense.
Ainda segundo a PF, o esquema garantia a obtenção de benefícios previdenciários em nome de pessoas fictícias ou falecidas, em especial, pensão por morte e benefício de
prestação continuada ao idoso hipossuficiente (BPC-Loas).
Documentos falsos
As investigações mostraram que eram usados documentos falsificados para registrar beneficiários fantasmas ou reativar benefícios titularizados por pessoas já falecidas, com a ajuda de falsos procuradores, os quais ocultavam sua própria identidade com documentos
também forjados. Com a concessão do benefício, os “procuradores” abriam contas em agências bancárias, faziam saques de valores e emitiam cartões magnéticos para saques futuros. Segundo a PF, as investigações contaram com a colaboração do Núcleo de Inteligência do Ministério da Previdência Social no Rio e da Centralizadora de Prevenção a Fraudes da Caixa.
ASecretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo está preparando um evento voltado para a inclusão e criação de oportunidades para a população gonçalense. Na sexta-feira (28), em dois horários, será disponibilizado no Teatro George Savalla Gomes o primeiro workshop “CriaSG”.
O evento, aberto ao público, irá apresentar os cursos que serão disponibilizados nos equipamentos culturais espalhados pelo município de São Gonçalo. Através de uma apresentação, profissionais irão explicar sobre os requisitos para participar das sete modalidades e grade
dos cursos. As inscrições estarão abertas no dia do workshop. Entre as modalidades que serão oferecidas de forma gratuita estão aulas de teatro, dança, música, coral, artesanato e audiovisual. Para se inscrever é necessário estar munido dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de endereço.
O workshop será disponibilizado em duas sessões, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Serviço
O Teatro Municipal fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro de São Gonçalo. Sexta-feira (28), de 9h às 11h e 14h às 16h. Evento gratuito.
APrefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove no dia 21 de maio, em comemoração aos 209 anos do município, a “Corrida Cidade de Maricá“ na Orla de Itaipuaçu. A inscrição pode ser feita a partir desta terça-feira (25/04) pelo link: https:// minhasinscricoes.com.
br/evento/CorridaCidadedeMarica “A corrida é muito importante dentro do nosso município. Já tivemos edições em parceria com a UFF e agora estamos viabilizando a volta após a pandemia. Iremos para um cenário diferenciado, uma orla linda, um terreno plano e com um
lindo visual. Esperamos um número bem expressivo e aguardamos ansiosos”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner Frauches. Ao todo, cinco mil vagas estão disponíveis para o percurso de oito quilômetros, com início na altura da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), seguindo até o retorno da Rua 105 e voltando ao local de origem, e para a caminhada de quatro quilômetros também no local. Vale destacar que os inscritos receberão kits composto por camisa e sacochila e todos os participantes ganharão medalhas e haverá troféus para os três primeiros colocados.
Ogovernador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, defendeu que a solução para combater a perda de voos do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) é uma gestão integrada com o Santos Dumont, no modelo de multiaeroportos. A estratégia seria limitar o número de passageiros embarcando no terminal do Centro, que já dá sinais de saturação, e incentivar o aumento de rotas a partir da Ilha do Governador. Castro participou, na segunda-feira (24/4), da 14ª edição do "Reage, Rio!" –debate realizado pelos jornais "O Globo" e "Extra" com apoio da Fecomércio RJ, com o secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, e o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Nesta terça-feira (25/4), o governador vai a Brasília
para um encontro com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em busca de uma definição. - Temos uma ideia clara, de que a solução é a adoção do sistema multiaeroportos. Quando falamos das potencialidades do Rio de Janeiro, estamos nos referindo a óleo, gás, energia, turismo e, uma que vem crescendo, que é a logística, especialmente, na Baixada Fluminense, com os centros de distribuição. O Galeão é um ativo extremamente importante. Estamos muito otimistas com a reunião que será realizada nesta terça-feira. O ministro já manifestou o desejo de chegar a uma solução - afirmou Cláudio Castro, para a plateia formada por especialistas do setor aeroportuário, autoridades e empresários. Castro ressaltou a urgência de se chegar a um consenso para o assunto que já vem sendo discutido há cerca de um ano meio, inclusive com a criação de um Grupo
de Trabalho (GT). Em abril deste ano, a Infraero – estatal que administra o Santos Dumont – anunciou o aumento da capacidade do terminal do Centro em 54,5%, podendo chegar a 15 milhões de passageiros por ano. A proposta que será levada para o governo federal é de limitar entre seis milhões a oito milhões de passageiros ano a capacidade do Santos Dumont.
- Na prática, o que tem que acontecer nessa visão multiaeroportos é tirar de quem tem muito e mandar para quem tem pouco. Precisamos de decisões para ontem. Temos a baixa temporada para fazer um teste. Se tivermos que reduzir mais o ICMS, a gente faz. Topamos perder receita para um bem maior. Lembrando que o Rio é o segundo estado que mais envia receitas para a União - disse o governador, na sede da Editora Globo, no bairro Cidade Nova, no Rio.
O prefeito Eduardo Paes afirmou que é fundamental ter uma estratégia de distribuição de voos e considerou menos relevantes nessa discussão a dificuldade de transporte e as condições da segurança pública na região do Galeão, diante dos entraves econômicos. Ele afirmou que poderá baixar o ISS das operações no Tom Jobim para incentivar a retomada das atividades.
- O processo de esvaziamento do Galeão não é recente. Ele se acentua agora, quando se tem perda de voos domésticos. Temos duas questões objetivas: o Santos Dumont tem que ter a sua capacidade limitada a seis milhões de pessoas. O Galeão é que tem que ser o hub doméstico do Rio de Janeiro. A médio prazo, ao se definir a modelagem do Santos Dumont, que ela leve em conta o Galeão, ou seja, sistema multiaeroportos – defendeu Paes.
OTribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem (25) manter a cassação de quatro vereadores de Silva Jardim (RJ) condenados por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.
Filiados ao PL, os parlamentares tiveram os votos recebidos anulados
após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
Conforme a decisão, o diretório local do partido fez o registro de candidatas apenas para simular o cumprimento da lei, que determina que os partidos devem destinar no mínimo 30% das candidaturas.
Ao analisar dois recursos contra a condenação, o TSE seguiu, por unanimidade, o voto do ministro Benedito Gonçalves. Segundo o ministro, uma das candidatas registradas pela legenda teve apenas quatro votos, registrou movimentação inexpressiva de recursos, não fez campanha efetiva
e realizou campanha para outro candidato.
O município de Silva Jardim tem 21,7 mil habitantes e fica na região das baixadas litorâneas do Rio de Janeiro. Segundo os dados do TRE, a cidade tinha, em 2020, 19.503 eleitores aptos a votar e o comparecimento às urnas foi de 78,1%.
‘Corrida Cidade de Maricá’ abre inscrições
Apreparação para concurso público exige dedicação, esforço, foco, disciplina e, em um primeiro momento, um planejamento estratégico. É preciso se atentar a diversos fatores que influenciam os seus estudos e que te direcionam para o sucesso ou para a falha em seus objetivos. Siga essas instruções e monte um cronograma eficiente e totalmente alinhado a sua realidade:
1) QUAL É O SEU OBJETIVO?
“Para quem não sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve!”. Qual é o seu concurso alvo? Quantos concursos irá fazer em 1 semestre? E em um ano?
É importante que você defina quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. A partir daí, você poderá organizar o seu plano de estudos de forma a atingir essas metas. Saiba que as metas devem ser realistas e alcançáveis. Em um primeiro momento, mais vale estudar 2 horas durante 26 dias seguidos do que estudar 8 horas durante uma semana. Defina o seu objetivo e divida em pequenas partes. Grande parte do conteúdo dividido em pequenas sessões de estudo. Lembre-se de que é importante manter uma regularidade nos estudos para que o conhecimento seja fixado na memória de longo prazo. Nesse primeiro momento, o importante é desenvolver o hábito de estudar. Acostume o seu cérebro com o ritmo das sessões de estudo, e então aumente a carga horária!
2) CONHEÇA A BANCA EXAMINADORA!
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.”.
Sua prova não será sua inimiga, mas conhecendo bem o que ela exige e sabendo se está atendendo a essas exigências, saberá também se há possibilidade de aprovação ou não. Por isso, antes de começar a estudar, certifique-se de ter uma lista completa para cada disciplina dos assuntos mais cobrados no exame. Atente-se para estrutura do exame: peso de cada disciplina, o número de questões em cada disciplina, a abordagem dos enunciados e a dificuldade das questões. Isso permitirá que você concentre seus esforços de estudo nas áreas mais importantes e simule com mais exatidão o momento de “fazer a prova”.
3) QUAL É O SEU PONTO DE PARTIDA?
Semelhantemente ao aplicativo Uber, você precisará saber qual é o seu “ponto de partida”, e então definir o “ponto de chegada”. Qual é a sua base nos estudos? Qual foi a última vez que pegou no caderno?
Qual é a disciplina que você tem mais facilidade?
E de maior dificuldade? Ao montar um cronograma, leve em consideração todo o seu contexto de vida.
Não só o tempo disponível para estudo, mas também seu nível atual de conhecimento em cada disciplina cobrada no edital. A depender da recorrência de determinado assunto no edital, dedique mais tempo para as áreas que você tem dificuldade e menos tempo para as áreas que você já conhece bem. Isso tornará suas sessões mais eficientes e irá aumentar suas chances de sucesso. Siga essas etapas, tenha consistência e disciplina! Você terá sucesso na sua preparação!
Estudar até passar!
ASecretaria de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc –Rio de Janeiro) divulgou o edital de vagas do novo concurso que tem como objetivo dar possibilidade para professores de nível médio e superior, poderem atuar como docentes do ensino fundamental e médio em diversas regiões do estado fluminense ao longo do ano de 2023. Com um total de 677 vagas disponíveis para professores temporários, o concurso no Rio de Janeiro é uma chance de ingressar na área educacional e contribuir para a formação de estudantes do ensino fundamental, de acordo com o site Notícias Concursos.
Uma das informações relevantes sobre o concurso Seeduc Rio de Janeiro é que ele reserva uma porcentagem das vagas para candidatos negros, índios, com hipossuficiência econômica e com deficiência,
cumprindo a legislação de cotas e inclusão social. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos precisam comprovar a escolaridade mínima exigida, que pode ser formação de nível superior em licenciatura plena em pedagogia ou conclusão do ensino médio normal. Os requisitos básicos para a contratação incluem: ser considerado apto no processo seletivo, não ter matrícula ativa na Secretaria de Estado de Educação, não ser servidor da Administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, exceto aqueles enquadrados nas hipóteses previstas na Constituição Federal, desde que comprovada a compatibilidade de horários, e não ter firmado contrato temporário nos últimos doze meses com a Administração direta e indireta do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei nº 7.315 de 15 de junho de 2016, que esta-
belece o intervalo de 30 dias entre as contratações para docentes indígenas. As inscrições para o concurso de vagas do Seeduc Rio de Janeiro estão abertas até o final deste ano letivo e devem ser realizadas diretamente pelo site da Secretaria de Educação que pode ser acessado pelo link https://contratotemporario.educacao. rj.gov.br/ É fundamental que os interessados leiam atentamente o edital do concurso, pelo link http:// www.ioerj.com.br/portal/ modules/conteudoonline/mostra_edicao. php?session=VFZSVk1FOVVVa0pPTUZsMFVtdFJkMDVwTURCU1ZFVTBURlJyZWsxRVJYUk5lbFY0VVZWWk5WRXdWa05PTUUwd1RWUlpORTFVYTNsTlJGRjVUVUU5UFE9PQ== para se informarem sobre todas as etapas do processo seletivo, como provas, requerimentos necessários e critérios de avaliação.
Concurso CAU RJ Com inscrições abertas até o dia 12/5, o edital do concurso CAU RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro) oferta 10 vagas para os seguintes cargos: Arquiteto e Urbanista: 4 vagas; Advogado: 1 vaga; Assistente Técnico: 5 vagas.
Para ingressar no cargo de Arquiteto é necessário possuir nível superior na área e registro ativo no conselho de classe. Para ser Advogado do conselho é necessário possuir nível superior em Direito e registro na OAB. Para o cargo de Assistente, por sua vez, é necessário possuir o nível médio de formação.
O salário inicial do aprovado será de até R$ 11.240,55 e as provas objetivas serão aplicadas no dia 18/6.
Veja mais detalhes do edital pelo link https://www. direcaoconcursos.com.br/ noticias/concurso-cau-rj-edital-publicado
Veja o edital do novo concurso público aberto pela Câmara de Valença-RJ que oferece 27 vagas e cadastro de reserva em
vários cargos de níveis médio, técnico e superior. As provas ocorrem no mês de julho. Abertura inscrições: 14/04/2023;
Encerra inscrições: 22/05/2023;
Data da prova: 02/07/2023; Salários até: R$ 6.163,00; Total de vagas: 29;
Gabaritos em: 03/07/2023; Inscrição: http://www. ian.org.br
OPORTUNIDADES
Omercado de trabalho do Rio de Janeiro oferece esta semana
4.873 oportunidades de trabalho e estágio para profissionais e estudantes de diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades abrangem pessoas sem experiência comprovada em carteira de trabalho e aquelas com alguma deficiência (PCDs). Há também diversas oportunidades para os setores de serviços administrativos, vendas, comércio e serviços gerais. Do total das vagas oferecidas, 1.634 são de estágio e Jovem Aprendiz.
A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) oferta 2.429 vagas de emprego para a população fluminense. Grande parte das vagas está concentrada nos setores de serviços e comércio e 55,9% delas não exigem experiência. Os salários anunciados na plataforma começam em R$ 1.000,00, para a vaga atendente de lanchonete, e podem chegar a R$ 6.000 para gerente de vendas.
O Mais Trabalho RJ está oferecendo 1583 vagas em diferentes municípios do Rio de Janeiro: somente na capital são 776 oportunidades; em Volta Redonda, 200; Barra Mansa, 105 e Niterói, 103. Dentre
essas vagas, existem 136 com trabalho itinerante e 70 em home office, 51% de vagas sem experiência. Há ainda, na região Metropolitana, 50 vagas para operador de supermercados, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A vaga não exige ensino médio completo, mas é necessário ter experiência. Em Realengo, há 20 vagas para vendedor de serviço, com exigência de ensino médio completo, mas sem experiência, e remuneração que pode chegar a um salário mínimo. No Médio Paraíba são oferecidas 77 vagas para diferentes funções, incluindo quatro para motorista
carreteiro, em Itatiaia, e 20 para bombeiro civil, em Resende. Na Região Serrana, todas as 97 oportunidades captadas são para Teresópolis, entre as quais há seis para motorista de caminhão, com experiência exigida. Na Região Norte Fluminense, há cinco vagas para servente de obras e servente de pedreiro, todas para pessoas com deficiência e sem experiência. Para consultar o endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda, disponível no site http://www.trabalho.rj.gov.br/.
Gabriel é um menino de 8 anos que gosta de dançar, ao mesmo tempo em que joga futebol e toca rock. Mas na escola onde estuda, não querem que ele faça aula de dança só porque é menino. Será que o garoto vai desistir de fazer o que gosta? Com texto da premiada Renata Mizrahi, conhecida por suas peças infantis de qualidade e conteúdo, direção de Renata e Priscila Vidca e direção musical de Marcelo Rezende, o musical infantil “Gabriel só quer ser ele mesmo” encerra sua temporada popular, neste domingo (30/04), no Teatro Glauce Rocha, no Centro.
As músicas originais, criadas por Renata e Marcelo Rezende, são interpretadas pelo elenco que, além
tos baseados em estereótipos de gênero.
A ideia surgiu depois que Renata assistiu ao documentário americano “The Mask You Live In”. Segundo o filme, desde a infância os garotos começam a brigar se alguém lhes diz “Quem aqui é a mulherzinha?”, demonstrando como o não reconhecimento da sua masculinidade parece torná-los fracos e “menininhas”. Ser “menininha” é considerado insulto. “Isso tem início nos primeiros anos e se arrasta por toda a vida”, lamenta a autora.
“A hipermasculinização e hiperfeminilização se impõem às crianças desde o começo da vida. Até os brinquedos que são destinados para um ou para o outro são reflexos de uma tentativa de simplificar o
No próximo dia 28/4, sexta-feira, às 20h, o projeto Eletrorama segue com mais uma apresentação do seu “Curto-Circuito” no Rio de Janeiro, desta vez no Centro de Artes da Maré.
A apresentação contará com a participação especial da cantora e multiartista da Maré, Bárbara Assis. A entrada é franca. “Eletrorama” busca o diálogo de sons, formas, imagens, palavras e movimento que se manifesta no encontro da música,
da poesia, da dança, e das artes visuais! Assim que a pandemia deu uma trégua o músico
Dany Roland convocou antigos e novos amigos, de diversos campos artísticos. A ideia era criar uma experiência estética única e inovadora, tendo a integração de diversas linguagens artísticas como proposta.
“Pretendemos levar o projeto sempre para diferentes espaços de arte e cultura na cidade do Rio de Janeiro e de Niterói”, comenta o baterista.
O repertório musical da
banda mescla composições autorais dos integrantes do grupo e de compositores consagrados como Rita Lee, Ennio Moricconne e Astor Piazzolla, e apresenta uma diversidade de estilos, referências e inspirações. Participam do espetáculo do projeto Eletrorama, a Júlia Fernandez (bailarina), Márcio do Vale (artes visuais e projeções) e além de Dany Roland (baterista e diretor artístico), os músicos Murilo O’Reilly (percussionista), Marcelão de Sá (baixista e voz), Pedro Sá (guitarra
e voz), Jonas Sá (eletrônicos e voz), Thiago Queiroz (saxofones e flautas).
Serviço:
Dia: 28/4, sexta-feira, às 20h
Projeto musical Eletrorama Espetáculo de música, dança e artes visuais
Local: Centro de Artes da Maré
Endereço: Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Maré
Telefone: (21) 3105-7265
Capacidade: 500 pessoas
Duração: 60 min. Entrada franca
Classificação: livre
de cantar, toca instrumentos como violão, pandeiro, kazoo, escaleta, tambor grave, castanhola, agogô de côco, chocalho pequeno, ukulele e triângulo.
Em cena, estão Vinicius Teixeira, Flora Menezes, Vicente Coelho, Marcos França, Nathália Colón e Clara Santhana/Paula Cavalcanti, que vivem diferentes personagens.
A peça leva à cena uma história que, com leveza e humor, questiona as diferenças na educação de meninos e meninas e as expectativas de pais e professores em relação às crianças. O musical, que já está há três anos em cartaz, sempre com sucesso de público, marca a primeira parceria de Renata Mizrahi com o produtor Bruno Mariozz, que, há oito anos, desenvolve um importante trabalho teatral voltado para o diálogo entre adultos e crianças, com temas profundos e sem subestimar a lógica infantil.
A trama tem início no aniversário de 9 anos de Gabriel (Vinicius Teixeira), quando o garoto expõe o medo de que ninguém apareça na sua festa devido aos inúmeros questionamentos feitos durante o ano na escola. A história, então, é contada em flashback, mostrando momentos em que tentaram impor a ele comportamen-
mundo baseado em estereótipos de gênero, cuja origem não passa de mera construção social. Com este espetáculo, quero provocar a reflexão sobre educação infantil, sobre o quanto deixamos as crianças serem quem são, ou se estamos oprimindo a partir de uma conduta social automatizada”, completa.
O cenário de Mina Quental foi idealizado em cima cubos coloridos e de acessórios que simbolizam as mudanças de ambientes como o apartamento de Gabriel, a sala de aula e o pátio da escola. Também fazem parte da equipe criativa Ana Luzia Molinari (iluminação) e Flávio Souza (figurino).
Serviço
Apresentações: 08/04 a 30/04
Teatro dos Glauce Rocha: Av. Rio Branco, 179Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-007
Telefone teatro: 2220-
0259
Dias e horários: sábados e domingos, às 16h.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 reais (meia-entrada). Pagamento em dinheiro ou pix
Lotação: 130 pessoas
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre.
Onde comprar: na bilheteria de teatro, a partir das 14h.
Aestrela Yann Dufau esteve presente no programa Conexão Nordeste da RedeTV, onde compartilhou com os apresentadores Josy Lima e Ícaro Moraes muitas informações exclusivas sobre sua carreira e projetos futuros. Durante a entrevista, Yann Dufau falou sobre sua banda Pepper Spray,
que é considerada o maior tributo ao Red Hot Chili Peppers do Brasil. Ele também comentou sobre seu novo musical e seu prêmio de ator coadjuvante, revelando detalhes interessantes sobre sua trajetória profissional. Além disso, Yann mostrou todo seu talento ao cantar ao vivo, conquis-
tando a audiência com sua performance emocionante. O ator também foi comparado com Reynaldo Gianecchini pela sua beleza e carisma. Para finalizar com chave de ouro, Yann Dufau se juntou ao DJ Boka e aos outros convidados do programa para dançar o novo hit de Ícaro Moraes,
"Toma do Malvadão". A participação do artista foi um sucesso e deixou os telespectadores ansiosos para acompanhar seus próximos projetos. A entrevista vai ao ar sexta (28) pela RedeTV!ES e também pode ser assistido pelo canal de streaming Esflix. Esflix - esflix.com.br
só quer ser
OFlamengo entra em campo contra o Maringá-PR, hoje (26), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, para seguir na busca pelo pentacampeonato da Copa do Brasil. Para avançar às oitavas de final da competição, o Rubro-Negro tem o ‘desafio’ de vencer o duelo por, no mínimo, três gols de diferença, já que foi derrotado por 2 a 0 no jogo de ida. Além disso, o Mais Querido precisa se classificar para evitar o aumento na defasagem de receitas com premiações em 2023.
A meta orçamentária do Flamengo é arrecadar R$ 18
milhões em premiações na atual temporada. A projeção da diretoria rubro-negra para a Copa do Brasil é de chegar, pelo menos, nas semifinais da competição nacional. Caso não se classifique diante do Maringá, o Rubro-Negro receberá R$ 16,6 milhões a menos do que o planejado. Até o momento, o Flamengo poderia ter somado R$ 44,4 milhões – em quatro meses – se tivesse conquistado os títulos que perdeu no início da temporada. Porém, como não conseguiu vencer nenhuma das decisões, o Rubro-Negro possui R$ 21,7 milhões em premiações que
disputou em 2023.
VEJA LISTA:
-R$ 4,7 milhões: Recopa Sul-Americana (vice-campeão)
-R$ 5 milhões: Supercopa do Brasil (vice-campeão)
– R$ 12 milhões: Mundial de Clubes (terceiro lugar)
– Não houve bonificação no Campeonato Carioca (vice-campeão). Para alcançar a meta prevista, o Flamengo conta com ajuda das atuações do time na Copa Libertadores da América. Isso porque, o clube ganha cerca de R$ 1,57 milhão por cada vitória na fase de grupos. O Rubro-Ne -
gro também prevê chegar às semifinais da competição continental e, no mínimo, garantir o segundo lugar do Campeonato Brasileiro. Visando a projeção orçamentária e a busca pelo pentacampeonato da Copa do Brasil, o Flamengo entra em campo, nesta quarta-feira (26), com o ‘desafio’ de superar a equipe do Maringá por, no mínimo, três gols de diferença, para avançar às oitavas de final da competição. Como de costume, a partida terá transmissão do Coluna do Fla, no YouTube. A Amazon Prime, via streaming, também exibe o embate.
Vendido pelo Flamengo ao Arsenal em 2020, o zagueiro Pablo Marí poderá dar mais lucros ao clube carioca três anos depois. O espanhol está emprestado ao Monza, da Itália, e caso a equipe europeia não seja rebaixada no campeonato local terá que efetuar a compra automática do defensor. O Rubro-Negro terá direito a uma parte da operação. A clausula envolvendo o Arsenal e o Monza é de 5 milhões de euros (R$ 27 milhões na cotação atual). O Flamengo tem direito a 40% do valor da venda, ou seja, 2 milhões de euros (R$ 11 milhões). Pablo Marí vem sendo titular da equipe italiana na temporada. Ele disputou 25 partidas na temporada e fez um gol.
O Flamengo já acumulou 10 milhões de euros (R$ 55 milhões na cotação atual) com Pablo Marí. Com o Monza perto de garantir matematicamente a vaga na primeira divisão da próxima temporada, o negócio alcançará os 12 milhões de euros (R$ 66 milhões) ao clube carioca. Faltando sete rodadas para o fim do Italiano, o Monza ocupa a 12ª posição, com 41 pontos. Apenas três equipes caem na Itália, a vantagem do clube de Marí para a zona de rebaixamento é de 15 pontos. Como são apenas 21 pontos em disputa até o fim da Série A, apenas o 18º tem chances de alcançar o Monza, mas precisaria vencer praticamente todos os jogos, e a equipe do espanhol despencar na tabela.
Nossos Cursos
o aluno GHF tem Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos
Téc Enfermagem
OFluminense garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, ontem (25/4), ao derrotar o Paysandu, em Belém, mais uma vez por 3 x 0, repetindo o resultado do jogo de ida, no Maracanã.
O próximo adversário da equipe do técnico Fernando Diniz, que somou a sétima vitória consecutiva, sairá de sorteio, ainda sem data definida pela CBF.
O Paysandu deu a impressão para sua torcida no Mangueirão de que estava preparado para tentar reverter a desvantagem sofrida no Rio. Com 28 segundos, Luis Phelipe exigiu boa defesa de Fábio.
A pressão inicial do time da casa não intimidou o Fluminense, que demonstrou mais uma vez sua qualidade na troca de passes até Keno ser derrubado. Na falta, o artilheiro Cano surgiu livre no meio da zaga do Paysandu
para fazer 1 x 0 para o Fluminense, aos três minutos. O atacante argentino soma 20 gols em 19 jogos no ano.
Sabedor de que sua missão se tornara quase impossível, o Paysandu tomou uma postura ofensiva, mesmo que espaços surgissem para o Fluminense. Com isso, o jogo ficou muito agradável, com as equipes criando boas oportunidades de gol.
Fernando Gabriel e Mário
Sérgio pararam nas boas defesas de Fábio, que, aos 42 anos, continua em grande forma. Do lado do Fluminense, Ganso, Cano e Keno por muito pouco não ampliaram ainda mais a vantagem carioca. Aos 44, saiu o segundo gol do jogo. E foi do Fluminense. Keno recebeu a bola na entrada da área e bateu colocado, sem defesa para Thiago Coelho. Com a disputa pela vaga para as oitavas de final de -
cidida, a partida ficou em ritmo de treino no segundo tempo. Os times afrouxaram a marcação e a bola ficou nas intermediárias do campo O Fluminense ficou mais perto do terceiro gol e Arias quase marcou, aos 11 minutos, mas Kelvi Gomes salvou em cima da linha, após o goleiro Thiago Coelho ficar fora do lance. Aos 24, o arqueiro foi muito bem, ao defender finalização cara-a-cara de Keno.
Na tentativa de manter o time em alta, Fernando Diniz fez alterações e deu certo. Aos 27, a zaga do Paysandu errou na saída de bola e John Kennedy mostrou categoria ao bater na bola e marcar o terceiro.