Com filmes e debates, TV Brasil terá Semana Ditadura e Democracia
Nesta semana, a TV Brasil estreia uma programação especial para relembrar um dos períodos mais sombrios da história brasileira.
Inteligência artificial é avanço mais importante da tecnologia em décadas, diz Bill Gates
'Estamos enxugando gelo', diz especialista do Fórum de Segurança Pública sobre RN
É preciso uma organização nacional, uma estruturação nacional para um combate efetivo ao crime organizado no Brasil, e não é isso que está acontecendo, infelizmente.
Lula vai anunciar amplo plano de investimentos nos 100 dias
Quando formos anunciar o que aconteceu nos 100 dias, vamos apresentar um outro programa de desenvolvimento para esse país. Nós temos de fazer estradas, fazer pontes, fazer ferrovias, cuidar de saneamento, cuidar do tratamento da água, da saúde, da educação, tem tudo para fazer. Eu fui eleito para fazer. Eu vou fazer”.
Diz Lula
05
Vicegovernador
Thiago
Pampolha participa de conferência da ONU, nos EUA
Castro debate
Reforma
Tributária na Câmara dos Deputados, em Brasília
Conmebol anuncia álbum de figurinhas da Libertadores
A edição terá um total de 590 figurinhas, 70 delas especiais, envolvendo as equipes participantes. O álbum terá, também, oito páginas de conteúdo extra contando a história do futebol sul-americano.
Mundo:
Ciclone Freddy já matou 605 pessoas em Moçambique, Malawi e Madagascar
Alerj analisa proposta que amplia direitos de portadores de autismo
Flamengo lidera ranking de média de público em 2023
www.gazetario.com
Página 05 Página 07 Página 10 Página 04 Página 07 Página 03
09 Página 02
GAZETA RIO Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023. Ano XXVI Nº 1098 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
Página
Página 10
Página
GAZETA RIO
Fundado em 1997
Diretor Presidente
Jorge Bernardes
Editor Horácio Avelar
Complexo naval de Itaguaí é de dar inveja a 99% dos países, declara Lula
Editorial
AMIGOS, AMIGOS... NEGÓCIOS À PARTE
Ricardo Bernardes
Tudo começou com a necessidade de primeiro arrumar-se a casa. A tentativa de golpe de 8 de janeiro atingiu as estruturas democráticas gerando o clamor das instituições, assunto que é página virada, embora as investigações sigam o seu curso.
O governo do presidente Lula organizou a sua agenda de viagens ao exterior privilegiando seus vizinhos e parceiros comerciais do MERCOSUL, os Estados Unidos e agora a China.
No momento em que a regra fiscal é a pauta incômoda, mas extremamente importante, Lula viaja em busca de um aumento nas exportações.
O ministro Haddad também vai integrar a comitiva, conduz a construção de um novo
arcabouço fiscal. Segura toda pressão dos juros altíssimos (13,75%), tendo no meio do caminho um congresso conservador e a autonomia do Banco Central, pedra maior que a do Drumond como empecílio para mudança de cenário.
Haddad busca um caminho alternativo (regra de transição) para que atender a saúde e a educação, áreas muito prejudicadas, no modelo atual de teto de gastos. Fica faltando ainda uma preocupação com a reposição salarial do funcionalismo público, ponto sensível que precisa ser resolvido.
A viagem de Lula à China provoca naturalmente um adiamento do anúncio da nova regra fiscal. Haddad ganha um tempo para buscar um consenso maior entre setores do centrão que batem o pé em favor da escravidão dos juros altos.
Anunciar a regra fiscal depois da visita a China pode ser impactada com avanços de novos contratos comerciais com a China. Uma comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária, chefiada pelo titular da pasta Carlos Fávaro, já está em Pequim acompanhado, de mais de 100 empresários brarsileiros de diversos setores do agronegócio. Antes da chegada do presidente Lula, Fávaro, terá encontro com autoridades chinesas, representantes do setor produtivo, além das participações em seminários. Esta mobilização mostra o prestígio do presidente Lula nos primeiros meses do seu mandato. Principalmente após um momento eleitoral marcado por estranhamentos entre as partes, mas como diz o ditado popular: “Amigos, amigos... negócios à parte”.
Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, diz que o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) é o avanço tecnológico mais importante em décadas.
Em postagem no seu blog na última terça-feira (22/3), ele chamou de fundamental a atual fase e equiparou os recentes avanços à criação do microprocessador, do PC, da internet e do telefone celular.
"Isso mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras", disse ele.
Ele fez uma análise do impacto gerado pela tecnologia empregada por ferramentas como o chatbot ChatGPT. Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é programado para responder a perguntas online usando uma linguagem que soe o mais próximo à de um humano.
Em janeiro último, a empresa recebeu um aporte multibilionário da Microsoft — onde Gates ainda atua como consultor. Mas não é o único chatbot com inteligência artificial disponível. O Google liberou para testes nos últimos dias o programa rival Bard.
A companhia alertou que o Bard teria "limitações", como compartilhar informações erradas e mostrar certos tipos de viés.
Gates disse que mantém contato com a OpenAI, a equipe por trás da inteligência artificial que alimenta o chatbot ChatGPT, desde 2016.
Em seu blog, o empresário afirmou que desafiou em 2022 uma equipe da OpenAI a treinar um programa de IA que pudesse ser aprovado em um exame de biologia que é usado para admissão em universidades americanas (o Advanced Placement).
Foi imposta a regra de que a máquina não poderia ser especificamente treinada para responder questões só de biologia.
Alguns meses depois, os resultados foram revelados: uma pontuação quase perfeita, disse Gates, errando apenas uma questão em 50. Depois, o fundador da Microsoft conta que pediu à IA para escrever uma mensagem a um pai que está com um filho doente.
"Foi escrita uma mensagem sensível, provavelmente melhor do que a maioria de nós na sala poderia ter criado", disse Gates.
"Eu entendi que tinha acabado de
ver o avanço mais importante na tecnologia desde a interface gráfica do utilizador [GUI, na sigla em inglês]."
Uma GUI permite que uma pessoa interaja com imagens e ícones na tela em vez de um display apenas com texto e figuras e que também requer comandos digitados. Seu desenvolvimento culminou nos sistemas operacionais Windows e Mac OS na década de 1980 e continua sendo uma parte fundamental dos computadores.
E Gates acredita que a tecnologia de inteligência artificial levará a avanços semelhantes.
O futuro da IA Gates, que atualmente é copresidente da instituição de caridade Bill & Melinda Gates Foundation, pediu que haja um trabalho conjunto entre governos e empresas para "limitar os riscos" da inteligência artificial. Mas afirmou que a tecnologia pode ser usada para salvar vidas.
"As melhorias impulsionadas pela IA serão especialmente importantes para os países pobres, onde ocorre a grande maioria das mortes de crianças menores de 5 anos", escreveu ele.
"Muitas pessoas nesses países nunca conseguem consultar um médico. A inteligência artificial ajudará profissionais de saúde que atuam nessas comunidades a serem mais produtivos", considera Gates.
Segundo ele, alguns exemplos estão na conclusão de tarefas repetitivas, como pedidos de acionamento de seguro, documentação e anotações.
Mas, para que isso aconteça, Gates diz que o desenvolvimento da tecnologia de IA necessita de uma abordagem direcionada.
"As forças do mercado não produzirão naturalmente produtos e serviços de IA que ajudem os mais pobres", afirmou.
"O mais provável é que ocorra o contrário."
Para Gates, "com financiamento confiável e políticas corretas, governos e a filantropia podem garantir que as IAs sejam usadas de forma a reduzir a desigualdade."
"Assim como o mundo precisa das pessoas mais brilhantes focadas em seus maiores problemas, precisaremos direcionar as melhores IAs do mundo nesses maiores problemas."
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/ articles/cqqz6w6nzr1o
Em visita à base da Marinha do Brasil localizada no Rio de Janeiro, presidente falou em fortalecimento da indústria de defesa e
conheceu submarino ‘Humaitá', segunda unidade do Prosub e que está em fase de conclusão dos testes de imersão.
Foto: Reprodução
Inteligência artificial é avanço mais importante da tecnologia em décadas, diz Bill Gates
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1098
Estado
'Estamos enxugando gelo'
Diz especialista do Fórum de Segurança Pública sobre situação no RN
Felipe Mendes, BdF
ORio Grande do Norte completou, na madrugada de ontem (23), dez dias seguidos de ataques orquestrados realizados por facções do crime organizado. Pelo menos dois incêndios criminosos foram registrados na última noite, um em Natal e outro na cidade de Lagoa Nova. E mais de 170 pessoas já foram presas até aqui, segundo o poder público. As medidas tomadas de lá para cá, porém, são insuficientes, segundo especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato.
Entre as principais ações até aqui, estão a transferência de líderes de facções que estavam em unidades de detenção comuns (até mesmo fora do estado) para presídios federais, de segurança reforçada; e o envio de centenas de agentes da Força Nacional, que reforçaram o policiamento nas ruas.
O professor da Fundação
Getúlio Vargas (FGV) Rafael Alcadipani, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirma
que a resposta dos governos - a nível estadual e federal - é muito semelhante às ações que foram tomadas em outros episódios do tipo, registrados em estados como Amazonas e São Paulo, e que não evitaram que voltassem a acontecer situações similares. "Eu acho que a resposta é que 'sempre o governo é pego de surpresa', e vem com o mesmo plano de sempre, que é mandar a Força Nacional, que é transferir lideranças, sem um enfrentamento efetivo às facções criminosas.
É preciso uma organização nacional, uma estruturação nacional para um combate efetivo ao crime organizado no Brasil, e não é isso que está acontecendo, infelizmente. Estamos enxugando gelo", avaliou Alcadipani. Para Alcadipani, o Brasil está "refém" desses grupos, e é preciso mudar paradigmas para que situações como a do estado nordestino não voltem a acontecer no futuro. Alcadipani propõe a criação de uma força-tarefa nacional, que envolva a
Polícia Federal, forças policiais estaduais e as Forças Armadas, além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para garantir um enfrentamento efetivo das organizações criminosas. Além disso, é preciso ir a fundo no combate à corrupção de agentes públicos de segurança.
"O crime organizado corrompe muitos agentes públicos no Brasil, e a gente não vê um enfrentamento efetivo para isso. Enquanto isso não acontecer, enquanto a gente não começar a enfrentar o crime
organizado com inteligência, com articulação de esforços, com enfrentamento à corrupção de agentes públicos, vamos viver situações como essa do Rio Grande do Norte", alertou.
"Temos que aprender com isso"
Diante dos ataques, a população potiguar tem vivido dias de tensão e pouco acesso a serviços públicos. A coleta de lixo está suspensa ou reduzida em diversos municípios. Serviços de saúde não essenciais têm sido frequentemente cancelados. Aulas foram suspensas em diversas instituições de ensino. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por exemplo, só retomará as atividades na próxima segunda-feira (27) - isso se a situação acalmar.
Em entrevista ao Brasil de Fato, o delegado de polícia Fernando Alves, coordenador do setorial de Segurança Pública do PT no Rio Grande do Norte, afirma que, além das respostas imediatas, é preciso aprender com a crise. O governo do estado é chefiado pela também petista Fátima Bezerra.
"Temos a responsabilidade ímpar de aprender com isso. E, na hora de aprender, reformular. Somos partidários, como sempre fomos, de uma reforma policial e de uma reforma do sistema prisional. Reformas essas que são mais que necessárias e são reformas que tão e simplesmente elas seguem os ditames da Constituição brasileira de 1988", destacou. Militante do Movimento Policiais Antifascismo, Alves defende um rompimento com o "modelo autoritário de Estado herdado nos últimos 40 a 50 anos". Para ele, há uma boa oportunidade para essa discussão em um momento em que o governo estadual é chefiado por Fátima Bezerra, filiada ao mesmo partido que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"É desafiador para governos democráticos progressistas e populares, pela via legislativa, ou mesmo pela via política, tentar, de fato, uma devida vontade e boa vontade pública, tentar, aí, superar esse modelo e apontar para novos horizontes. É isso que defendemos", complementou.
Para Lula, plano do PCC é mais
uma "armação" de Moro
Lula criticou Moro durante uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde opera o programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (ProSub). “Eu não vou ficar atacando ninguém sem ter provas. Eu acho que é mais uma armação e, se for, ele vai ficar mais desmascarado ainda e eu não sei o que ele vai fazer da vida se ele continuar mentindo do jeito que está mentindo”, disse o presidente.
Estimamos
5,5 milhões de pessoas irregulares recebendo Bolsa Família
Oministro do Desenvolvimento
Social, Wellington Dias, disse, em entrevista ontem (23), que o governo estima a possibilidade de 5,5 milhões de pessoas irregulares no Cadastro Único recebendo o Bolsa Família.
O ministro explicou que, para que o benefício volte a ser distribuído, o governo federal fará a atualização do Cadastro Único. “Teremos mais ou menos 12 mil pessoas traba-
lhando, de um lado, com a busca ativa de pessoas em situação de rua, que vivem nas florestas, em quilombos e comunidades ribeirinhas para que essas pessoas possam ter direito ao Bolsa Família. E do outro lado, garantir a atualização do Cadastro [de pessoas que já estão na plataforma]”, afirmou. No final de fevereiro, Dias divulgou que 1,5 milhão de brasileiros serão excluídos do Bolsa Família, por estarem recebendo irregularmente o benefício. Ele chamou esse
processo de “primeira leva” de atualização. Quando questionado se há alguma preocupação que a demora do Congresso Nacional em analisar as Medidas Provisórias editadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pudesse impactar na distribuição do Bolsa Família, Dias disse que acredita que isso não vá ser um problema. Ele lembrou da “generosidade” e da agilidade dos parlamentares em aprovar a PEC do Estouro no final do ano passado.
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, ontem (23/3), que o plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) de assassinar, entre outras pessoas, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) poderia ser mais uma “armação” do ex-juiz. “Eu não vou falar porque acho que é mais uma armação do Moro, mas eu quero ser cauteloso e vou descobrir o que aconteceu”, ironizou Lula. “É visível que é uma armação do Moro, mas vou pesquisar e perguntar o porquê da sentença. Até fiquei sabendo que a juíza não estava nem em atividade quando deu o parecer para ele, mas isso a gente vai esperar”.
Segundo Lula, "Moro não é minha preocupação"
“Moro não é minha preocupação. A minha preocupação é 215 milhões de brasileiros que estão esperando que a gente pos-
sa melhorar a vida deles. É isso que eu vou fazer. E quando eu venho fazer a visita no complexo industrial de defesa, como esse aqui, isso é coisa de causar inveja em 99% dos países do mundo”, destacou.
A Operação Sequaz, deflagrada na última quarta (22/3) e que prendeu nove suspeitos de planejar ataques a autoridades, como Moro e o promotor Lincoln Gakiya, foi determinada pela juíza Gabriela Hardt. Ela chegou a substituir o próprio Moro durante a Operação Lava-Jato, quando ele pediu exoneração do cargo em 2018 para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
10 DIAS DE ATENTADO NO RN
Fernanda Pinotti e Daniel Rittner, CNN
GAZETA RIO 3 Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023 POLÍTICA
Lula: “Campos Neto não foi indicado pelo povo… Quando tinha o Meirelles, eu conversava com o Meirelles”
"Quem tem que cuidar do Campos Neto é o Senado que o indicou", afirmou o presidente em evento no Rio
Tamara Nassif, CNN
Em evento no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o Banco Central (BC) e seu dirigente, Roberto Campos Neto.
“Quem tem que cuidar do Campos Neto é o Senado que o indicou. Ele não foi
eleito pelo povo, não foi indicado pelo presidente, ele foi indicado pelo Senado”, afirmou, acrescentando que “quando tinha [Henrique] Meirelles“, ele falava com o então presidente do BC.
“Se esse cidadão quiser, nem precisa conversar comigo.
Ele só tem que cumprir a lei que estabeleceu a autonomia do Banco Central.”
O presidente está de vi-
sita no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio, para conhecer o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (ProSub).
A declaração ocorre um dia após a decisão do BC em manter a taxa Selic em 13,75% a.a. – um movimento que pode incensar a queda de braço entre a autoridade monetária e o governo federal sobre o
Castro debate Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, em Brasília
Ogovernador Cláudio Castro se reuniu, na manhã de ontem (23/3), na Câmara Federal, em Brasília, com o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo de trabalho sobre a Reforma Tributária. Castro debateu a importância da aprovação da proposta para o Rio de Janeiro e todo o país e também entregou ao parlamentar a Carta dos Governadores do Cosud - documento que foi apresentado ao final do 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorreu na capital fluminense no início deste mês. Castro ratificou o apoio integral dos governadores dos estados do Sul e Sudeste à Reforma, já firmado na Carta, para a simplificação do sistema tributário brasileiro. E ressaltou que dará continuidade aos trabalhos com a bancada fluminense para garantir que as mudanças aconteçam. Castro, inclusive, convidará os parlamentares para uma nova reunião, daqui a 10 dias, para debater o tema.
— Queremos propor soluções para o destravamento do crescimento do país. Reforçarei esse debate com a bancada fluminense, e vamos trabalhar para garantir que a reforma aconteça. Também convidarei todas as bancadas dos estados que formam o Cosud para que os interesses regionais sejam preservados — declarou Cláudio Castro. Na ocasião, o chefe do Executivo fluminense trouxe também a discussão da dívida dos estados no âmbito da reforma. E citou ainda que, hoje, os estados do Sul e do Sudeste respondem por 93% da dívida pública com a União, apesar de concentrarem 70% do PIB nacional. Castro enfatizou a necessidade de esse cenário ser revisto.
Primeiros resultados em 11 de abril
No encontro, Reginaldo
Lopes informou que, no dia 11 de abril, o Grupo de Trabalho vai apresentar as primeiras definições sobre a Reforma. O parlamentar defen-
deu a implementação de um imposto único, o IVA. O Imposto de Valor Agregado será dual, porém com uma legislação única, para simplificar e desburocratizar o sistema tributário.
Participaram da reunião os secretários de Fazenda, Leonardo Lobo, e da Chefia de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, além de deputados da bancada federal do Rio de Janeiro, entre eles o coordenador do grupo, Áureo Ribeiro (Solidariedade), Pedro Paulo (PSD), Soraya Santos (PL) e Júlio Lopes (PP).
Reforma de base ampla
Na Carta, os governadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina reforçam a necessidade de uma Reforma Tributária de base ampla, que aumente a eficiência econômica, por meio da simplificação das obrigações para os contribuintes e da adoção do princípio do destino.
patamar dos juros do país. Enquanto o BC segue o livro-texto do sistema de metas para a inflação, que impõe juros altos quando as expectativas para o comportamento dos preços estão longe do objetivo, o governo defende uma redução na taxa para reaquecer a economia.
Para Lula, o presidente do BC deve “cuidar da política monetária, do emprego, da
inflação e da renda do povo”. “É isso que está na lei”, afirmou o presidente, ao que foi questionado por um jornalista do evento se Campos Neto não estaria fazendo isso.
“Todo mundo sabe que ele não está fazendo, se ele tivesse fazendo eu não estava reclamando. Eu não sou bobo de reclamar de uma coisa boa”, respondeu. Em entrevista ao portal
de esquerda 247, Lula afirmou que o patamar atual da Selic é um “absurdo” e agrada apenas o sistema financeiro.
“Não há nenhuma razão, nenhuma explicação, nenhuma lógica. Só quem concorda com juros altos é o sistema financeiro, que sobrevive e vive disso e ganha muito dinheiro com especulações”, disse o presidente.
China suspende embargo à carne bovina brasileira
OMinistério da Agricultura e Pecuária informou que o governo chinês decidiu ontem (23) suspender o embargo à carne bovina brasileira. A decisão, segundo a pasta, foi tomada após reunião entre o ministro Carlos Fávaro e o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa, Yu Jianhua, em Pequim.
As importações do Brasil
estavam suspensas desde fevereiro, após a confirmação de um caso classificado pelo governo brasileiro como “isolado e atípico” de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como mal da vaca louca. O registro foi feito em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).
“Desde a descoberta do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária vem trabalhando com transpa-
rência e tomando todas as providências necessárias conforme protocolo de importação internacional”, informou a pasta, por meio de comunicado.
“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, avaliou o ministro Carlos Fávaro, ao final do encontro, em Pequim.
GAZETA RIO 4 Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023 ECONOMIA
Miguel Pereira vai ganhar Maria Fumaça
Miguel Pereira vai ganhar uma Maria Fumaça. Com uma tripulação vestida com trajes de época, o trem turístico vai contar a história da cidade do Sul Fluminense e do estado, desde a época da colonização. Ao todo, o passeio terá 9 km de percurso, entre Miguel Pereira e Portela.
de junho. “A Maria Fumaça é mais uma atração da cidade, que hoje recebe o dobro de turistas, depois da inauguração do Parque dos Dinossauros, da Rua Coberta e da Rua Torta. Os investimentos em turismo significam desenvolvimento para Miguel Pereira, ajudando a movimentar a economia, com o cres -
A ideia do prefeito de Miguel Pereira, André Português, é atrair mais turistas e fortalecer o vínculo de pertencimento nos moradores da região, além da gerar emprego e renda. Mais de 90% das obras estão concluídas e serão entregues para as férias
cimento do comércio e da rede hoteleira“, disse o prefeito. A locomotiva histórica – cedida pela Fecomércio-RJ – funcionará nos finais de semana e feriados, contando inclusive com viagens noturnas aos sábados.
Depois de 80 dias de ações voltadas para a retomada e modernização de programas sociais essenciais em áreas como segurança, combate à fome, habitação, educação, saúde e igualdade de oportunidades, o Governo Federal se prepara para o anúncio de um programa nacional de desenvolvimento focado em infraestrutura.
Quando formos anunciar o que aconteceu nos 100 dias, vamos apresentar um outro programa de desenvolvimento para esse país. Nós temos de fazer estradas, fazer pontes, fazer ferrovias, cuidar de saneamento, cuidar do tratamento da água, da saúde, da educação, tem tudo para fazer. Eu fui eleito para fazer. Eu vou fazer” -Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República.
Em visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o marco de 100 dias de gestão será dedicado a esse anúncio. “Quando formos anunciar o que aconteceu nos 100 dias, vamos apresentar um outro programa de desenvolvimento para esse país. Nós
temos de fazer estradas, fazer pontes, fazer ferrovias, cuidar de saneamento, cuidar do tratamento da água, da saúde, da educação, tem tudo para fazer. Eu fui eleito para fazer. Eu vou fazer”, afirmou o presidente.
Em Itaguaí, o presidente conheceu o submarino Humaitá (S-41), o segundo de quatro embarcações construídas no país a partir de uma parceria estratégica entre Brasil e França consolidada em 2008, no segundo mandato de Lula.
A previsão é de que o Humaitá entre em operação no segundo semestre de 2023. Para o presidente, o investimento no setor de Defesa repercute em várias áreas da economia e do desenvolvimento do país.
“Uma forte indústria de Defesa contribui com a articulação das nossas Forças Armadas. Quanto mais preparada ela estiver, mais vai cuidar da nossa soberania, da nossa fronteira, do nosso espaço aéreo, da nossa floresta, das nossas riquezas minerais”, disse Lula. Segundo o presidente, a indicação que ele tem dado à equipe é para pensar a partir de pontos de vista de resolução de desafios. “Se não tem dinheiro para tudo, vamos ter de ar-
rumar. Se não tem dinheiro e existem fundos que não estão sendo utilizados, vamos tentar utilizar. Se não tem dinheiro do Orçamento, vamos buscar Parcerias Público-Privadas para que a gente possa fazer os investimentos que o Brasil precisa”, afirmou o presidente. DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO – Estruturado como um programa de desenvolvimento científico e tecnológico, o ProSub integra capacitação de mão de obra especializada e incentivo à indústria brasileira e prioriza a aquisição de componentes fabricados no país.
O programa tem como meta a fabricação do primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear (SCPN) e a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí (RJ).
O primeiro submarino construído no programa foi o S-40 Riachuelo. O segundo é o Humaitá (S41), visitado nesta quinta. Outros dois, o Tonelero (S-42) e o Angostura (S43), entram em operação
até o fim de 2024. Além de representar um dos maiores programas estratégicos da Defesa, o ProSub tem impacto significativo na economia, com mais de 60 mil empregos diretos e indiretos e envolvimento de 700 empresas.
“Quando enxerguei a necessidade de desenvolver uma indústria de defesa no país, é porque em todo os países ela contribui com a economia como um todo, além de preparar de forma mais sofisticada, com conhecimento científico e tecnológico, as nossas Forças Armadas e o próprio país”, disse Lula. Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen explicou que a parceria tem alcances sociais significativo e que o Brasil tem vocação para o desenvolvimento e uso da tecnologia nuclear em setores como saúde, segurança alimentar e segurança hídrica. Na visita, também estiveram presentes os ministros José Mucio (Defesa), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), além da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet.
AAssembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai analisar um projeto de lei apresentado pelo deputado Guilherme Delaroli (PL) para inclusão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na lei estadual que confere prazo indeterminado de validade aos laudos e atestados com diagnóstico de deficiências físicas, mentais e/ou intelectuais irreversíveis.
O deputado estadual Guilherme Delaroli destaca que não faz sentido excluir o portador de TEA da Lei 9.425/2021, visto que o autismo é um transtorno já diagnosticado e sem cura completa. Dessa forma, o Projeto de Lei 499/2023 tem como objetivo assegurar laudo médico por tempo indeterminado, e vedar
a exigência de renovação.
Atualmente, os portadores do TEA estão descobertos pela legislação vigente quanto ao direito ao laudo por tempo indeterminado, sendo submetidos a intermináveis solicitações de laudos médicos.
“Não faz sentido exigir a renovação do laudo de
diagnóstico periodicamente. Pior que tem sido prática comum de alguns órgãos a solicitação de renovação do laudo médico pericial por entenderem que o tempo indeterminado pode ser questionado quanto a sua validade. Nosso projeto de lei evita aborrecimentos e trans-
tornos aos familiares do portador de TEA, garantindo a eles um direito mais do que justo”, explica o deputado Guilherme Delaroli.
O PL 499/2023 será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça; Pessoa com Deficiência; Saúde; e Orçamento.
Lula vai anunciar amplo plano de investimentos nos 100 dias
GAZETA RIO 5 Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023 CIDADES DO RIO
Alerj analisa proposta que amplia direitos de portadores de autismo
Informe Publicitario GAZETA RIO 6 Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023 GERAL
VOLTA AO MUNDO
Ciclone Freddy já matou 605 pessoas em Moçambique, Malawi e Madagascar
AOrganização Mundial da Saúde (OMS) estimou ontem (23) que o ciclone Freddy matou pelo menos 605 pessoas em Moçambique, Malawi e Madagascar, devendo o número de mortes aumentar, porque 282 pessoas ainda estão desaparecidas.
O balanço foi feito pela diretora da OMS para África, Matshidiso Moeti, durante entrevista online sobre a crise humanitária provocada pelo ciclone Freddy.
Ela informou que o temporal feriu 1,4 milhão pessoas nos três países e destruiu mais de 300 unidades de saúde, "sobrecarregando a capacidade dos sistemas de saúde" dos países afetados. Escolas, estradas e outras infraestruturas também foram destruídas ou danificadas pelo Freddy, acrescentou.
A diretora disse que uma extensa área de culturas agrícolas ficou inundada, criando o receio de fome nas comunidades afetadas.
No total, segundo ela, quase 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pela passagem do temporal. "Temos de aumentar a assistência humanitária para ajudar as popula-
ções atingidas a lidar com a emergência e a recuperação", enfatizou.
O ciclone Freddy provocou surtos de cólera nos países atingidos e aumentou casos de malária e de outras doenças preveníveis, afirmou Matshidiso Moeti.
A OMS já disponibilizou US$ 8 milhões para cuidados de saúde e proporcionou formação ao pessoal médico envolvido nas operações de assistência.
A organização também enviou 184 toneladas de material médico e remédios.
Ela observou que o impacto do ciclone foi exacerbado pelos eventos climáticos extremos e agravou a vulnerabilidade das populações.
Freddy já é um dos ciclones de maior duração e trajetória nas últimas décadas, tendo viajado mais de 10 mil quilômetros desde que se formou no Norte da Austrália em 4 de fevereiro e atravessou todo o Oceano Índico até a África Austral.
O ciclone atingiu pela primeira vez a costa oriental de Madagascar em 21 de fevereiro e voltou à ilha em 5 de março.
Em Moçambique, o ciclone, que teve o primeiro impacto em 24 de fevereiro, voltou a tocar a terra há duas semanas.
Vice-governador Thiago Pampolha participa de conferência da ONU
Ovice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, participou na quarta-feira (22/3) da abertura da Conferência da ONU sobre as Águas, em Nova York, nos EUA. A ocasião reuniu líderes mundiais para dar início às discussões sobre o tema, que seguirá até hoje (24/3).
- O Estado do Rio de Janeiro está vivendo um novo momento, inclusive no cenário ambiental. Oportunidades como essa, que
nos permitem mostrar ao mundo os grandes avanços fluminenses na agenda, são fundamentaisafirmou Pampolha.
No primeiro painel do dia, as autoridades abordaram a rede global ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A associação de mais de 2.500 governos locais e regionais compromete-se com o desenvolvimento urbano sustentável e está ativa em mais de 130 países. A organização influencia as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natu-
reza, de forma equitativa, resiliente e circular.
Já no segundo painel, o assunto central foi a UCLG - United Cities and Local Governments, organização que atua em prol do desenvolvimento e fortalecimento de governos locais.
Durante os painéis, o vice-governador apresentou as iniciativas de governança ambiental do Rio de Janeiro, os resultados do projeto de concessão e universalização do saneamento básico, ações de restauração florestal - como o Florestas do Amanhã - e as perspectivas estaduais
para os próximos anos. Pampolha destacou também o investimento do Estado em tornar o Rio de Janeiro uma metrópole azul, por meio de programas voltados para a economia do mar. Entre as iniciativas está o novo projeto da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade para a criação de um hub de blue tech de inovação no estado. O projeto busca conectar empresas a startups internacionais a fim de solucionar os desafios da economia azul no território fluminense, baseando-se em exemplos internacionais.
PF prende homem que ensinou táticas de guerrilha em acampamento golpista
APolícia Federal deflagrou mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os ataques contra as sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. A corporação cumpriu ontem (23/3) um mandado de prisão contra um homem que mora no Riacho Fundo.
De acordo com informações obtidas durante a investigação, o homem era responsável por ensinar táticas de guerrilha para extremistas que estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano. Esta é a 9ª fase da operação. O homem é suspeito de atuar para incitar dos atos antidemocráticos. A PF afirmou que "as inves -
tigações apontam ainda que o preso teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no QG do Exército, em Brasília". Além disso, de acordo com a corporação, "os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação
criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido".
O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação é permanente e as diligências apontam para um ataque planejado previamente e que usou estratégias profissionais para depredar e invadir prédios públicos.
RTP
Renato Souza
GAZETA RIO 7 Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023 GERAL
CLASSIFICADOS
2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios
Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
OPORTUNIDADES
Google, Itaú e outras: empresas têm ao menos 500 vagas abertas de emprego, estágio e trainee
As empresas Google, Itaú Unibanco, Manserv, Grupo Trigo, Concentrix, Nomus, Youse Seguro, Schneider Electric, Carioca Engenharia estão com 554 vagas abertas de emprego, estágio e trainee. Veja abaixo mais informações dos processos seletivos.
Google O Google abriu inscrições para estágio na área de Engenharia de Software. Os selecionados terão a opção de trabalhar à distância ou de forma híbrida no Centro de Engenharia de Belo Horizonte. O candidato precisa estar matriculado na graduação, no mestrado ou no doutorado em Ciências da Computação ou áreas técnicas com previsão de conclusão para dezembro de 2023, em uma universidade bra-
sileira. É necessário inglês fluente. As inscrições podem ser realizadas até 6 de abril pelo site de carreiras
Itaú Unibanco O Itaú Unibanco está com inscrições abertas para um Programa de Estágio Corporativo direcionado a pessoas negras (pretas e pardas). As vagas são para a área de Crédito Pessoa Física, responsável por definir as regras de elegibilidade e diretrizes para a concessão de crédito para os clientes do Itaú Unibanco. Os requisitos para as vagas são residir em São Paulo, com possibilidade de atuar no modelo híbrido; disponibilidade para estagiar 6h/dia; estar cursando ensino superior, bacharelado ou técnico, nas áreas de exatas ou humanas; formação prevista de julho/2024 a julho/2025; desejável conhecimento em
pacote Office, nível a partir de intermediário. Interessados podem se candidatar até o dia 2 de abril no portal de Carreiras do banco.
Manserv
A Manserv abriu 250 vagas temporárias nas áreas de logística e manutenção industrial no estado de Minas Gerais. Pode se candidatar quem tiver formação técnica para caldeireiro, isolador, mecânico, soldador, eletricista, manutenção, limpeza, pintor, planejamento, almoxarifado, enfermagem, segurança do trabalho.
Grupo Trigo
O Grupo Trigo está com 42 vagas de empregos abertas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. As oportunidades são para sushibar, ajudante de cozinha, auxiliar de serviços gerais, analista sênior marketing,
analista pleno marketing, jovens aprendizes, analista de estoque, auxiliar de estoque, estagiário de design, recepcionista, cumins, operadores de caixa, auxiliar de serviços gerais, consultor de operação.
Concentrix
A Concentrix está com 250 vagas abertas em home office para jovens aprendizes no estado de São Paulo que estejam cursando o ensino médio.
Nomus
A Nomus está com 6 vagas abertas para trainee e estágio em diferentes cidades do Brasil: Recife, Fortaleza, João Pessoa e Rio de Janeiro. As oportunidades são para as funções de Analista de Dados, SDR Inbound, Analista de Suporte, Analista de Infraestrutura, Desenvolvedor Júnior, Estagiário em
Melhoria. Os candidatos precisam estar cursando ou terem se formado em recentemente em Engenharias, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Contabilidade, Administração, Economia ou cursos que tenham relação com indústria e tecnologia.
Youse Seguro
A Youse Seguro está com inscrições abertas para cargos como Analista Sr. em Machine Learning, Gestão de Produto, Estágio, Coordenação de Design e Analista de Compras Sênior. Todas as vagas são para o estado de São Paulo.
Schneider Electric
A Schneider Electric abriu um novo processo seletivo de estágio com vagas destinadas a estudantes de ensino superior dos cursos de Engenharia, Administra-
ção, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Marketing, Cursos das áreas de Comunicação e de Exatas. O programa será dividido entre São Paulo (SP), Cajamar (SP), Piracicaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Pinhais (PR) e Blumenau (SC) nos formatos presencial, remoto e híbrido.
Carioca Engenharia
A Carioca Engenharia está com vagas abertas para engenheiros de Produção Civil e de Planejamento e Custos. Os profissionais precisam ter de 5 a 15 anos de experiência em obras de grande porte e devem enviar currículo para vagas@cariocaengenharia.com.br. É necessário especificar, no título do e-mail, o nome da vaga para qual está concorrendo.
1
Caderno G
GAZETA RIO Educação
Cultura
Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023
PAULO SILVA
A Febre da Mata
ABidou Pictures Brasil e a O2 Pós, casa de finalização da O2 Filmes, anunciam a exibição do curta-metragem “A Febre da Mata”na première do longa-metragem
“Interactions – When Cinema
Looks to Nature”. O evento acontece em 27 de março, às 19h, no CineSesc Augusta, em São Paulo. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema a partir das 18h. No mesmo dia, o documentário estará disponível sob demanda no site do SescTV.
Já a estreia no SescTV será em 15 de abril, às 22h. Dirigido pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro, produzido por Nathalia Scarton e pósproduzido pela O2, o filme denuncia as queimadas na Amazônia. “A Febre da Mata” faz parte da antologia
“Interactions – When Cinema
Looks to Nature” com outros 11 diretores – entre eles Isabella Rossellini, Anne de Carbuccia, Idrissa Ouédraogo e Faouzi Bensaidi.
Braga. Com lançamento nacional marcado para esta quinta-feira, dia 23 de março, a obra foi rodada no Amazonas e retrata uma situação complexa entre três irmãos que se apaixonam pela mesma mulher. Baseado no conto “O Adeus do Comandante”, do amazonense Milton Hatoum, o longa tem roteiro assinado por Sérgio Machado, George Walker Torres e Maria Camargo, além do próprio Milton, que pela primeira vez assina a colaboração de um roteiro para o cinema. Nesta quarta, 22, “O Rio do Desejo” terá uma pré-estreia para convidados em Salvador, no Cine Metha Glauber Rocha, às 20h, com a presença de Sérgio e Sophie. Já no sábado, dia 25, a pré-estreia será no Cine Passeio, em Curitiba. Sérgio e o escritor Milton Hatoum vão prestigiar o evento. O filme já passou por festivais internacionais como o Mons International Love Film Festival (Festival Internacional dos Filmes de
Arte Saúde Diversão
Com filmes e debates, TV Brasil terá Semana Ditadura e Democracia
Tanques nas ruas, população dividida e um presidente da República acuado e sem apoio. Nesse cenário, há 59 anos, se iniciava no Brasil o mais longo e duro período de ditadura do país, que perduraria 21 anos. Nesta semana, a TV Brasil estreia uma programação especial para relembrar um dos períodos mais sombrios da história brasileira. De 27 de março a 2 de abril, a emissora exibe, sempre a partir das 22h, o especial Passado Presente – Semana Ditadura e Democracia.
Territórios Negros
As heranças da diáspora africana na música, na culinária e na religiosidade são pontos de partida e objetos de investigação de “Territórios Negros”, nova série original da Têm Dendê Produções que está em fase de gravações, e apresenta ainda espaços sagrados e herdados, como as feiras.
A cada episódio, a série vai reunir duas histórias que buscam recuperar a memória dos territórios visitados, promovendo diálogos entre o passado, o presente e o futuro da ancestralidade africana plantada na Bahia. Carine Fiúza é a diretora de episódios da produção.
A cantora Nara Couto e a performer Sued Hosaná são as convidadas para imergir nessa experiência de conexão e resgate de símbolos do continente africano, que guardam parte significativa da narrativa cultural brasileira. Duas mulheres negras que estarão no processo de investigação e descobertas dos territórios e das heranças afro-brasileiras presentes na Bahia.
O Rio do Desejo
Sérgio Machado (“Cidade Baixa” e “Irmãos Freitas”) é o nome por trás de “O Rio do Desejo”, longa-metragem estrelado por Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Rômulo
Amor de Mons, em tradução livre), na Bélgica; Festival Internacional de Cinema de Punta del Este (Cinepunta), no Uruguai; e Festival Tallinn Black Nights (PÖFF), na Estônia, onde levou o prêmio de Melhor Fotografia. Além das passagens por esses eventos e recepção da crítica, o filme está negociando a participação em mais de 20 festivais neste ano e já foi vendido pela distribuidora americana CMG para países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Japão e Coreia.
Escola Martins Penna
A escola de formação de atores mais importante do Rio de Janeiro a Martins Penna se encontra em estado de calamidade pública. Infiltrações, mofo, infestações de cupins e desníveis no assoalho — esses são alguns dos problemas estruturais graves denunciados por alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, situada no Centro do Rio. Os estudantes iniciaram um movimento para cobrar reformas na instituição centenária, que compõe o quadro de unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Na última terça, a escola foi interditada pela Defesa Civil. As aulas permanecem suspensas por tempo indeterminado.
Serão veiculados sete filmes, um a cada dia da semana. Antes da exibição, será realizado um debate com a mediação da jornalista Cristina Serra e a presença de especialistas e comunicadores. A lista inclui o empresário e youtuber Felipe Neto, a historiadora Heloísa Starling, a ativista Jurema Werneck e o jornalista e escritor, Frei Betto. A curadoria das obras é da cineasta e gerente-executiva de Conteúdo da TV Brasil, Maria Augusta Ramos.
Programação
O especial começa na segunda-feira (27) com a exibição de O dia que durou 21 anos. Com o tema "memória, verdade e versões", o youtuber Felipe Neto e a historiadora
Ynaê Lopes dos Santos farão a estreia dos debates. O documentário aborda a participação do gover -
no dos Estados Unidos na preparação do golpe de Estado de 1964, no Brasil. O ponto de partida é a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. Na terça-feira (28), o historiador Carlos Fico e o jornalista Cid Benjamin debaterão o tema "militares e guerrilheiros" antes do filme Tempo de Resistência - uma análise profunda da luta contra a ditadura militar nos anos 1960 e início dos 1970, a partir dos pontos de vistas de seus integrantes das guerrilhas. O filme acompanha o nascimento de diversos movimentos contra o governo, suas facções e divisões internas, até o contra-ataque da direita e a perseguição aos movimentos de oposição. Na quarta (29), o debate será sobre o "direito de resistir e a cultura", com os historiadores Heloísa Starling e João Cezar de Castro Rocha antes da exibição de Torre das Donzelas. Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, um grupo de mulheres revisita a sua história em relatos carregados de emoção. O tema de debate da
quinta-feira (30) será o "papel da religião nas lutas por direitos" com o jornalista e escritor Frei Betto e o professor Pastor Ariovaldo. Eles vão conversar sobre o filme Batismo de Sangue, ambientado em São Paulo, no fim dos anos 60. À época, o convento dos frades dominicanos tornou-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governava o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito, Beto, Oswaldo, Fernando e Ivo passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.
A "Amazônia ontem e hoje" será discutida na sexta-feira (31) pela advogada Maíra Pankararu e pela ativista de direitos humanos Sheila de Carvalho, antes da exibição de A flecha e a farda. O filme conta a história da Guarda Rural Indígena, um grupo fundado e treinado pela ditadura brasileira. Em 1970, 80 indígenas marcharam fardados para a cúpula dos militares. Cinquenta anos depois, o filme busca essas pessoas para conhecer suas histórias e suas memórias.
No sábado (1º), o tema discutido será "bolsonarismo e 8 de janeiro" com o cientista social Marcos Nobre e o cientista político Bruno Paes Manso antes da
exibição de Missão 115.
O filma conta que, em 1981, os brasileiros negociavam uma abertura política, para encerrar uma ditadura que havia começado no golpe civil-militar de 1964. Um grupo de membros dos serviços de segurança, temerosos de que a democracia ameaçasse seus empregos e privilégios, partiu para o terrorismo. Em pouco mais de um ano, cometeram mais de 40 atentados com explosivos. O mais célebre foi durante um show musical pelo Primeiro de maio de 1981, quando explodiu no colo de um sargento do Exército uma bomba que era destinada ao palco onde artistas se apresentavam para 18 mil pessoas, conhecido como Atentado do Riocentro.
A Semana Ditadura e Democracias termina no domingo (1º) com o debate sobre o "sistema de justiça e direitos humanos", com a diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, e o antropólogo Luiz Eduardo Soares. Após a conversa, será exibido o filme Orestes. Usando mito grego de Orestes, que define o momento de instauração da democracia no Ocidente, é feita uma reconstituição da abertura política no Brasil do final da década de 1970. Como Ésquilo, o personagem central da trama, se sairia se sua situação fosse transportada para o fim da ditadura militar?
GAZETA RIO 9 Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023
Conmebol anuncia álbum de figurinhas da Libertadores
Após 35 anos, narrador Cléber Machado deixa a Globo
Conmebol anunciou, ontem, em parceria com a Panini, o álbum de figurinhas da Copa Libertadores 2023.
Será a primeira vez em que a competição terá a coleção, com venda em Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Perú, Colômbia, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A edição terá um total de 590 figurinhas, 70 delas especiais, envolvendo as
equipes participantes. O álbum terá, também, oito páginas de conteúdo extra contando a história do futebol sul-americano.
Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians e Internacional são os clubes brasileiros que disputarão a edição 2023 da Taça Libertadores.
"No dia 26 de junho, os torcedores da Conmebol Libertadores terão acesso a figurinhas com os principais astros da competi-
MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
Conquiste sua vaga no mercado de trabalho
Téc Enfermagem
ção, além de informações exclusivas sobre os times participantes, lendários estádios da região, estatísticas do torneio e muito mais.
A Conmebol Libertadores é conhecida por ser uma das competições mais vibrantes do mundo, com seus estádios e suas grandes histórias de luta, todas registradas nas oito páginas de conteúdo extra, todas preparadas para animar (e sofrer) muito com uma coleção de 590 figurinhas, das
MATRÍCULAS ABERTAS
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores
Aquais 70 são especiais. Estamos muito felizes que os torcedores do futebol sul-americano e os seguidores da Conmebol Libertadores possam estar ainda mais próximos da paixão e da história da mais prestigiada competição do continente; e que as novas gerações possam, através do álbum, se aproximar de nossos times, jogadores, estádios e história”, disse Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da Conmebol. Vantagens
Onarrador Cléber Machado deixou a rede Globo após 35 anos de serviço. A informação foi confirmada pela assessoria da emissora. Segundo a empresa, as portas “continuam abertas para novos projetos no futuro”. “Sua história profissional se mistura à história do esporte da Globo”, diz a nota, ressaltando que ele participou de narrações de futebol, automobilismo, basquete, vôlei, atletismo, entre outras modalidades.
Cléber também atuou como comentarista em programas esportivos e apresentou transmissões de desfiles de Carnaval.
“Grande profissional,
Cléber esteve presente nos principais eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas e contribuiu para alimentar a paixão do brasileiro pelo esporte, especialmente o futebol”, finaliza o texto. Ele narrou diversas decisões do futebol brasileiro e mundial, entre elas a final da Copa do Brasil de 2015, imortalizando o grito “se o Prass fizer, o Palmeiras é campeão”, e a final da Libertadores de 2012, em que o Corinthians foi vencedor.
O último grande trabalho do narrador pela emissora foi a Copa do Mundo do Catar, em novembro de 2022. Entretanto, ele não foi ao país do Oriente Médio, realizando as transmissões do Brasil.
Flamengo lidera ranking de média de público em 2023
Cuidador de Idosos
Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada
Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Quem aparece na segunda colocação é o Palmeiras. Campeão da Supercopa do Brasil e finalista do Campeonato Paulista, o Alviverde tem uma média de 41.094 pagantes por jogo. Logo atrás está o Corinthians, com 41.078 torcedores por partida. São Paulo (40.368) e Grêmio (29.832) comple-
tam o top 5.
Os maiores públicos
O maior público pagante da temporada pertence ao jogo da Supercopa do Brasil, quando o Palmeiras venceu o Flamengo por 4
a 3, com 67.422 ingressos vendidos no Mané Garrincha, em Brasília. Dono da melhor média de público, o Flamengo é mandante em quatro das 10 maiores bilheterias da temporada.
Entenda como é feito o cálculo no boletim financeiro
O cálculo para chegarmos ao número de pagantes é feito da seguinte forma: somamos a quantidade de ingressos utilizados disponíveis no borderô do jogo que geraram renda ou subtraímos o público total pelos ingressos utilizados que estão zerados na arrecadação.
Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 24 de março de 2023 Ano XXVI - nº 1098
Foto: Reprodução
(21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
que só o aluno GHF tem Nossos Cursos
Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos
Beatriz Gabriele e Tiago Tortella, CNN
Guilherme Maniaudet e Leandro Silva