Gazeta Rio - Edição de Terça-feira 24 de Janeiro de 2023

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023. Ano XXVI Nº 1057 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 08 Página 06 Página 10 Página 03 Página 03 Página 04 Página 08 Página 06 Brasil e Argentina estudam criação de moeda única para trocas comerciais Página 10 Gabriel Menino rebate declaração de Everton Cebolinha Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial Rádio Mix FM terá programa Pop Bola a partir da próximo dia 30 de janeiro Mundo Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá é lançado no CEU Há 7 meses, classificou situação dos Yanomami como de “extrema gravidade” Vaticano investiga festa sexual na Catedral de Newcastle Concurso Bombeiro –RJ: 800 vagas; até R$ 5.056,46 mensais conforme graduação ‘O Método Grönholm’ lança programação de férias Procon-RJ lança manual de proteção para turistas Camisa da Seleção Brasileira feita para Pelé, em sua partida, é leiloada A iniciativa terá vários eventos em 2023 como premiações literárias, a interação entre escritores e escolas, saraus e participações em eventos na cidade. Segundo a comissão, os indígenas dessas etnias já eram “alvos de violência”, “sobre
tudo por parte de garimpeiros
auto
que exercem mineração
região, sendo o
explorado
território
O resultado, no entanto, foi ofuscado pela celebração da carreira do "Rei" Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro do ano passado, aos 82 anos Das duas camisas feitas para Pelé naquela ocasião, uma com manga longa e outra com manga curta, ele optou por usar essa segunda.
NACIONAL
muito importante garantir que eles [turistas] tenham uma experiência segura e de qualidade."
-
não
rizados
ilegal na
ouro o principal minério
em
indígena”.
VERGONHA
“É

Oministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de cinco dias, contados a partir da citação manifestada no despacho publicado em 21 de janeiro, para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre uma postagem na qual questionou o resultado das eleições que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República. Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Gonçalves acolheu pedido feito pela Coligação Brasil da Esperança, que teve Lula como cabeça de chapa para as eleições presidenciais.

A petição apresentada pela coligação argumentou que os “atos atentatórios” contra o sistema eleitoral brasileiro tiveram como objetivo “abalar a normalidade e higidez do pleito, para, assim, deslegitimar o sufrágio eleitoral democrático e seguro, incutindo nos eleitores o sentimento de insegurança e descrença no sistema eleitoral e, por consequência, atentando contra a existência do próprio Estado Democrático de Direito”.

Resultado das eleições A postagem citada – publicada

em perfil oficial do ex-presidente dois dias após os atentados contra as sedes dos Três Poderes em Brasília – questionou o resultado das eleições 2022 com dizeres “Lula não foi escolhido pelo povo. Ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE”.

A petição cita, também, a apreensão na residência do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, de uma “minuta de decreto destinada a instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral e alterar o resultado das Eleições Presidenciais de 2022”.

No despacho do TSE, Gonçalves acrescenta que, com relação à minuta, a petição argumentou

que “o absurdo ensaiado pelo ex-ministro do investigado Jair Bolsonaro chegaria a: quebrar o sigilo de correspondência e comunicação telemática e telefônica de ministros dessa Corte Especial; restringir o acesso à sede desse e.TSE; e prender alvos por ‘crime contra o Estado”.

“É conveniente, portanto, que a intimação para que os investigados se manifestem a respeito dos fatos ora relatados se faça de modo concomitante com a citação”, complementou o ministro ao determinar o prazo de cinco dias para a manifestação do ex-presidente.

São Gonçalo entrega esta semana mais três unidades de saúde revitalizadas

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo entrega mais três postos de saúde revitalizados nesta semana. Ontem (23), os moradores do Novo México receberam a Unidade de Saúde da Família (USF) Luiza de Marilac. E, hoje (24), será a vez da USF Irmã Dulce ser entregue na Trindade. E, na próxima quinta-feira (26), será a USF Hiparco Ferreira, no Engenho do Roçado. A gestão do prefeito Capitão Nelson trabalha para melhorar a saúde em São

Novo

Gonçalo desde a atenção básica, passando pela especializada até a urgência e emergência. A atenção básica está recebendo obras de adequação nas unidades. O objetivo é atingir todos os postos de saúde que são de propriedade da Prefeitura de São Gonçalo. Este ano, estão previstas mais 11 revitalizações. A Secretaria já entregou – com as inaugurações desta semana –15 postos de saúde revitalizados. Estão em obras outros 11.

punição a militares e

Onovo comandante do Exército, general Tomás Paiva, defendeu em conversas com a cúpula do governo Lula que haja desde já um processo de pacificação entre o Executivo e as Forças Armadas, segundo fontes do governo ouvidas pela CNN.

O general defendeu ainda que os militares que de alguma forma atuaram nos atos golpistas de 8 de janeiro recebam punições exemplares.

Também reafirmou a ideia de que as Forças Armadas são instituições de estado e não de governo e que elas têm compromisso com estado democrático de direito e com a Constituição.

Para ele, de acordo com as conversas que teve, o melhor caminho para pacificar a relação é haver gestos de lado a lado. Pelo Exército, a punição exemplar de militares envolvidos no 8 de janeiro deverá ser uma linha da sua gestão, até mesmo para mostrar a diferença em relação ao fato de o Exército não ter punido o general Eduardo Pazuello quando ele subiu em um palanque no Rio de Janeiro com o então presidente Jair Bolsonaro.

As eventuais falhas de militares ao não proteger o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro também serão foco de investigações do Exército.

Muito embora as avaliações iniciais da Força apontem que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) falhou ao não pedir reforço de tropas após alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na véspera de que as manifestações miravam o Planalto.

O Batalhão da Guarda Presidencial, responsável por proteger o palácio, é formado por militares das Forças Armadas. Além disso, a ideia do novo comandante, segundo relatos de fontes do governo, é também rever processos internos e liderar um processo de despolitização dos quartéis após a era Bolsonaro.

Por outro lado, ele tem avaliado a interlocutores a permanência da figura dos ajudantes de ordens militares do presidente da República, que até agora está indefinido se existirá por desconfiança de Lula quanto aos militares.

Também considera que a segurança de presidentes da República devem ser feitas por militares, que teriam maior expertise para a função.

O atual governo, também por desconfiança, pretende deixar

que a Polícia Federal cuide da segurança do presidente.

Ele deve levar essas mensagens, em especial a pacificação e a necessidade de punição exemplar, na reunião do Alto Comando do Exército que deve ocorrer hoje.

O tom é semelhante ao que, segundo fontes militares, ele já vinha defendendo em reuniões do Alto Comando após as eleições.

No colegiado, ele defendeu que o Exército deveria assegurar a posse do presidente eleito sem sobressaltos e que eventuais contestações de resultados eleitorais deveriam ser endereçadas à Justiça Eleitoral, e não às Forças Armadas.

Essa posição acabou sendo majoritária no colegiado, mas fez com que ele e outros generais, como o comandante militar do Nordeste, Richard Nunes, e o chefe do Estado-Maior, general Stumpf, virassem alvo das redes sociais bolsonaristas, como mostrou a CNN.

Essas posições internas pró-respeito ao resultado das urnas dentro do Exército foram fundamentais para que seu nome fosse escolhido, assim como os relatos que chegaram ao governo da forma como ele conduziu o Comando do Sudeste em novembro e dezembro.

Além, claro, do fato de o antigo comandante não ter demitido o coronel Cid, ligado a Bolsonaro, do comando de um pelotão em Brasília, e de ter sido considerado pelo Planalto leniente com os acampamentos em frente à sede do Exército em Brasília.

Em São Paulo, onde comandava o Comando Militar do Sudeste, a atuação do novo comandante foi considerada exemplar pelo governo e ajudou na sua nomeação.

A orientação dele para os subordinados foi de que não se contaminassem com as manifestações em frente aos quartéis pelo estado de São Paulo, em especial as que ocorreram em frente ao Comando, onde centenas de pessoas se amotinaram a partir do dia 1 de novembro.

Houve uma média em todo o estado de 1.100 manifestantes por dia acampados em frente aos quartéis e nenhum relato de violência, ao contrário de Brasília.

Em conversas recentes com interlocutores, ele disse que o país só será uma democracia sólida quando não mais existir perguntas sobre se haverá um golpe de Estado.

Procurado pela CNN, o general Tomás Paiva não quis se manifestar.

GAZETA
RIO
dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre postagem
TSE
Exército defende
Em perfil oficial, ex-presidente questionou o resultado das eleições
comandante do
pacificação, dizem
Pedro Peduzi
Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1057
Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor

Há sete meses, classificou situação dos Yanomami como de “extrema gravidade”

Atragédia humanitária em terras Yanomami, que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Roraima no sábado (21), foi motivo de uma resolução da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em junho do ano passado, com uma série de determinações ao Estado brasileiro. No documento, ao qual a CNN teve acesso, a CIDH classificou a situação vivenciada pelos povos Yanomami, Ye’kwana e Munduruku “de extrema gravidade”. Segundo a comissão, os indígenas dessas etnias já eram “alvos de violência”, “sobretudo por parte de garimpeiros não autorizados que exercem mineração ilegal na região, sendo o ouro o principal minério explorado em território indígena”.

Na resolução, a CIDH destacou que um dos pontos de grande preocupação era a saúde dos membros dos povos Yanomami, Ye’kwana e

Munduruku. A comissão apontou “um aumento de enfermidades em função da contaminação por mercúrio, da propagação de doenças contagiosas como o Covid-19, do lento avanço da vacinação das comunidades tradicionais, do aumento dos casos de malária, da falta de medicamentos básicos e do agravamento da desnutrição infantil e da insegurança alimentar”.

Diante desse cenário, a Comissão solicitou à Corte Interamericana de Direitos Humanos que ordenasse ao Estado brasileiro “a adoção de medidas necessárias para proteger os membros dos povos Yanomami, Ye’kwana e Munduruku” que concerne seus direitos à vida, à integridade pessoal e à saúde, com um enfoque culturalmente adequado.

A CNN apurou que, em resposta da CIDH, o Estado brasileiro refutou as alegações, afirmando que não estava configurada situação de extrema gravidade e urgência nas terras indígenas, que

a maioria dos fatos alegados pela Comissão na solicitação de 2022 já havia sido alvo das medidas anteriores, que não havia qualquer ação deliberada do Estado para agravar a situação dos povos tradicionais e que as medidas determinadas anteriormente pela Comissão estavam sendo cumpridas. Dentre as ações adotadas, o Estado brasileiro indicou a investigação dos atos de violência, a criação de barreiras sanitárias, o combate à disseminação da Covid-19, a realização de estudos sobre o nível de contaminação por mercúrio, a fiscalização sobre a mineração ilegal e a atuação dos órgãos estatais específicos de saúde indígena.

De acordo com o documento obtido pela CNN, após avaliar os argumentos, a Corte voltou a manifestar “grande preocupação” com o cenário, “reconhecendo que a situação caracteriza extrema gravidade, uma vez que existe grande possibilidade de que se

Governo Lula exonera 11 chefes de postos de saúde indígena

AE- O governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, exonerou na segunda-feira, 23, chefes de 11 distritos responsáveis pela saúde das comunidades indígenas.

A mudança ocorre dois dias após Lula ter viajado para Roraima por conta de denúncias sobre a precariedade da situação de yanomâmis.

Após a visita a tribos indígenas, o presidente da República usou sua rede social para acusar o governo do antecessor Jair Bolsonaro de patrocinar o genocídio dos yanomâmis.

“Mais que uma crise humanitária, o que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os Yanomami, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro.”

No domingo, 22, Bolsonaro reagiu. Usando sua conta do Telegram, o ex-presidente, que está nos Estados Unidos, disse que a esquerda está promovendo “mais uma farsa”, mesmo com todas as imagens que circularam pelos meios

de comunicação e pelas redes sociais.

Ele listou 20 ações que teriam sido feitas durante sua gestão entre 2020 e 2022 para atender a população yanomâmi.

O senador Flavio Bolsonaro repetiu o pai e também usou as redes sociais para contestar as acusações de abandonos dos indígenas no governo passado.

Veja a lista dos exonerados:

Eloy Angelo dos Santos Bernal – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena –Porto Velho;

Alberto José Braga Goulart – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Maranhão;

Luiz Antonio de Oliveira Junior – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena –Mato Grosso do Sul; Audimar Rocha Santos –Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Cuiabá; Marcio Sidney Sousa Ca-

valcante – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena –Leste de Roraima; Átila Rocha de Oliveira –Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Parintins, no Amazonas;

Igle Monte da Silva –Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Alto Rio Juruá no Acre;

Gabriel Ribeiro Santos –Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Minas Gerais e Espírito Santo;

Alexandre Rossettini de Andrade Costa – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Interior Sul;

Adilton Gomes Assunção – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Bahia; Ruy de Almeida Monte Neto – Coordenador Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena – Ceará.

materializem danos irreparáveis à vida, à integridade pessoal, à saúde e

“Farsa da esquerda”, diz Bolsonaro sobre suposto descaso com Yanomamis

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu, no domingo, em seu canal no Telegram, as falas ditas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último sábado sobre o suposto descaso com os indígenas durante o seu governo.

Bolsonaro disse que as críticas são “farsa da esquerda”, além de citar as medidas feitas para a população indígena. “Contra

mais uma farsa da esquerda, a verdade: os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do governo federal. De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS”, disse na mensagem, que foi replicada de uma publicação do Ministério da Saúde em dezembro de 2022, durante

o seu governo. No último sábado, Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitaram os povos Yanomami, em Roraima, e decretaram emergência em saúde no território.

Em coletiva, o presidente Lula criticou a gestão de Bolsonaro com os povos indígenas: “Se ao invés de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui, quem sabe esse povo não tivesse abandonado como está”.

A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS
ao acesso à alimentação dos membros dos povos Yanomami, Ye’kwana e Munduruku”.
Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Marcello Sapio

Brasil e Argentina estudam criação de moeda única

Brasília

As equipes econômicas de Brasil e Argentina trabalharão em uma proposta de criação de uma moeda comum que possa ser usada nos fluxos comerciais e financeiros. O objetivo seria reduzir custos operacionais e a dependência de moedas estrangeiras. Em declaração ontem (23), em Buenos Aires, na Argentina, Lula disse que isso será feito “com muito debate e muitas reuniões”. “É o que vai acontecer”, disse ele. “Se dependesse se mim, a gente teria comércio exterior sempre

nas moedas dos outros países, para não precisássemos ficar dependendo do dólar”, argumentou o presidente.

Segundo Lula, muitos países têm dificuldade de adquirir dólar, e isso impede que acordos aconteçam. “Deus queira que nossos ministros e presidente de bancos centrais tenham a inteligência, a competência e a sensatez necessária para que a gente dê um salto de qualidade nas nossas relações comerciais e financeiras”, completou o presidente.

Lula se reuniu com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, sede do governo do país. Segundo o mandatário argentino, ainda não sabe como essa moe -

da funcionaria, mas é preciso “coragem de mudar”. “Mas, sim, sabemos o que acontece com as economias nacionais tendo a necessidade de funcionar com moedas estrangeiras e sabemos como isso é nocivo”, disse Fernández. Essa é a primeira viagem internacional de Lula após tomar posse no cargo. A visita, a convite do presidente Fernández, marca a retomada da relação entre os dois países, após período de distanciamento entre os governos.

Após a reunião bilateral, os presidentes assinaram uma declaração conjunta abrangente em diferentes áreas. Também foram assinados diversos instrumentos

de cooperação entre os dois países nas áreas de defesa, saúde, ciência e tecnologia, integração econômico-financeira e cooperação antártica.

Gasoduto Há um propósito do Brasil e da Argentina na integração elétrica e gasífera. O país vizinho tem sustentado a proposta da construção de um gasoduto entre as reservas de gás xisto (shale) da reserva de Vaca Muerta até o Brasil.

Questionado sobre a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiar obras desse projeto, Lula disse que é papel de “países maiores” auxiliar aque -

les que têm menos condições em determinados momentos históricos. “De vez em quando no Brasil somos criticados por pura ignorância, pessoas que acham que não pode haver financiamento de engenharia para outros país. Acho que não só se pode como é necessário o Brasil ajudar todos os seus parceiros. E é isso que vamos fazer dentro das possibilidades econômicas do nosso país. O BNDES é muito grande”, disse. Lula, entretanto, está confiante que os empresário brasileiros têm interesse no gasoduto e em fazer investimentos em outras áreas no país vizinho. “Se há interesse dos empresários, do governo e temos um banco de de-

•RECEITA RECORDE EM 2022

senvolvimento para isso, eu quero dizer que vamos criar as condições para fazer o financiamento que a gente tiver que fazer para ajudar ao gasoduto argentino”, completou Lula.

Ainda na segunda-feira, Lula participou de reunião com empresários dos dois países e, à noite, os dois presidentes assistiram a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros, no Centro Cultural Kirchner. Hoje, Lula participa da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Com a troca de governo, o Brasil está voltando a integrar o grupo, após três anos de afastamento do mecanismo.

Exportação do Brasil para a Liga Árabe

A moeda norte-americana caiu 0,21% nesta segunda, cotada a R$ 5,1964

Os economistas do mercado financeiro elevaram ontem a estimativa de inflação deste ano de 5,39% para 5,48%. Foi a sexta alta consecutiva do indicador. O novo aumento aconteceu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter criticado a independência do Banco Central e ter dito que a atual meta da inflação atrapalha crescimentoindicando que pode atuar para elevá-la.

Depois disso, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que não há nenhuma pré-disposição do governo de fazer qualquer mudança na instituição.

Para este ano, a meta central de inflação foi fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Para o crescimento do Produto Interno Bruto

(PIB) de 2023, o mercado financeiro subiu sua previsão de 0,77% para 0,79%.

Em sua primeira viagem internacional desde que tomou posse, Lula deve anunciar com o presidente argentino, Alberto Fernández, uma maior integração econômica entre os países e a criação de uma moeda regional para uso comercial, de modo a elevar o comércio entre os dois países.

A potencial moeda comum aumenta as incertezas sobre o governo, segundo a equipe da Ativa Investimentos. "A ideia, além de confusa, carece de detalhes e amplia os receios e as incertezas que o atual governo já vem causando desde o início de seu mandato", escreveu a Ativa em comentário a clientes, destaca a Reuters.

No exterior, o cenário de inflação global e temores de recessão econômica, ambos com consequências em política mone-

tária, seguiam como os principais temas nos mercados internacionais.

Com pressão inflacionária e juros mais altos, a cautela permanece com o risco de recessão nos Estados Unidos, com o mercado aguardando novos discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) que possam indicar o rumo das taxas de juros no país.

Juros mais altos nos Estados Unidos elevam a rentabilidade dos títulos públicos do país, que são considerados os mais seguros do mundo. Assim, investidores migram para tais aplicações, em detrimento de ativos de risco, como o mercado de ações e moedas de países divergentes - o que ajuda a explicar a desvalorização do real frente o dólar.

Parte dos mercados asiáticos, incluindo a China, está fechado devido ao feriado de Ano Novo Lunar, o que deve reduzir a liquidez.

As exportações do Brasil para a Liga Árabe, bloco de 22 países no Oriente Médio e no Norte da África, alcançaram receita recorde de US$ 17,743 bilhões em 2022. O valor é 23,06% em relação ao ano anterior, segundo dados compilados pelo Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. A liderança dos embarques foi constituída por produtos do agronegócio, responsáveis por 70,87% das receitas ao longo do ano.

A Câmara Árabe informa, em nota, que o açúcar liderou a lista de receita cambial, com US$ 3,443 bilhões, alta de 24,73% ante 2021, seguido por derivados de aves (US$ 3,164 bi, +30,58%), minério de ferro

(US$ 2,914 bi, -24,03%), milho (US$ 2,013 bi, +92,12%), soja (US$ 1,107 bi, +73,53%) e derivados bovinos (US$ 1,044 bi, +13,55%).

Em 2022, os principais destinos dos produtos brasileiros para o bloco foram: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito, Argélia, Bahrein, Marrocos, Omã e Catar.

Segundo a Câmara, houve também aumento nas vendas árabes para o Brasil, com crescimento de 53,37% ante 2021, para US$ 15,037 bilhões. Com o resultado, o comércio entre Brasil e Liga Árabe alcançou a inédita marca de US$ 32,780 bilhões, com saldo para o lado brasileiro de US$ 2,706 bilhões, de acordo com a entidade.

Os produtos do agronegócio foram vendidos a pre-

ços médios 14,40% mais altos na comparação com 2021. A análise considera os valores e os volumes registrados pelas cerca de 190 posições SH4 (uma das nomenclaturas para categorias de produtos) enviadas do Brasil para a Liga Árabe, sobretudo quando analisados os produtos na dianteira da pauta.

Entre os 15 campeões de venda, o que registrou maior alta foi o café, segundo a Câmara. A commodity foi negociada na Liga Árabe a US$ 3.962,57 por tonelada, alta de 88,10% sobre o ano anterior. O milho foi vendido a US$ 273,96 a tonelada, avanço de 36,46% sobre 2021. As carnes de aves registraram avanço de 26,23% nos preços, para US$ 2.171,96 a tonelada.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Alexander Mils/Pexels O agora ex-presidente do Peru Pedro Castillo — Foto: JAVIER TORRES / AFP Assunto foi discutido pelos presidentes Lula e Alberto Fernández
Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Procon-RJ lança manual de proteção para turistas

Segurança

Turistas nacionais e estrangeiros contam com uma ferramenta de apoio lançada ontem (23) pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ). Trata-se de um guia com legislação atualizada, que traz dicas sobre os meios de transporte, hospedagem, bares, restaurantes, serviços, além do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

São encontradas no guia, por exemplo, instruções sobre formas de pagamentos dos transportes públicos e privados, orientações nos casos de cancelamentos ou atrasos de voos ou ônibus, e alertas sobre a necessidade de observar o valor digitado na máquina de cartão na hora de efetuar um pagamento. O manual está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol) e pode ser acessado neste link. Ele será também distribuído em forma impressa nas principais entradas de turistas no estado.

A medida foi tomada porque, neste período de férias, é esperado um maior movimento de turistas e há o objetivo de tornar a estadia desses visitantes no Rio de Janeiro mais agradável, disse o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

“É muito importante garantir que eles [turistas] tenham uma experiência segura e de qualidade. Criamos um guia objetivo, mas que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos, com a intenção de proteger, orientar e acolher nossos visitantes consumidores, que tanto contribuem para a economia do estado”, disse Coelho. “É importante que o fornecedor entenda que o consumidor bem atendido, respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas nos imprevistos, tem maior chance de retornar ao nosso estado e ainda pode recomendar o Rio como um bom destino de viagem”.

ProconTur Além do guia, a autar-

quia possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista, nacional ou estrangeiro e de grandes eventos, o ProconTur, criado no início da atual gestão do Procon-RJ. Durante a alta temporada, o grupo ProconTur estará atendendo às reclamações desse público por meio dos telefones (21) 9937-19647 e (21) 9933-28289 e pelo e-mail procontur@procon.rj.gov. br, de 9h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Nos dias de Carnaval, um plantão especial será montado, bem como nos principais eventos no decorrer do ano.

O ProconTur objetiva dar maior rapidez na solução dos problemas que possam surgir durante a visita desses consumidores no estado, já que estão de passagem e precisam ter seus direitos garantidos e problemas solucionados dentro de um prazo diferenciado, “de modo a tornar a experiência de conhecer o Rio mais agradável, garantindo que esses turistas retornem mais vezes”, disse o presidente do Procon-RJ.

Secretaria de Esporte de Maricá registra mais de cem mil

Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Esporte e Lazer, realizou diversos eventos esportivos ao longo de 2022, que somaram mais de cem mil participações, com incentivo a atletas nas mais variadas modalidades. Entre os eventos, os já tradicionais no calendário esportivo da cidade, como a Caravana+Esporte e Lazer, Maricá Cup de Futsal, Taça Cidade de Maricá de Futebol, a Taça Feminina de Futsal e a Semana de Incentivo ao Esporte para a Pessoa com Deficiência, que valorizaram o esporte masculino e feminino e a inclusão.

A novidade deste ano foi o lançamento do projeto “Maricá Cidade Olímpica”, que seleciona jovens, a partir de 14 anos, para participarem de dez tipos de modalidades olímpicas (vôlei de praia e de quadra, basquete 3×3, handebol, remo e o tiro com arco) e paralímpicas (tiro com arco, remo, bocha e vôlei sentado). A Secretaria criou também dois novos núcleos do projeto Esporte Presente, que já contempla 2.196 alunos. Já o Maricá mais Esporte já soma 1983 alunos e o Maricá mais Esporte 2 conta com 1.849 alunos “O ano de 2022 foi de recomeço tanto para nossos projetos socioesportivos quanto para os grandes eventos na cidade. Ver os alunos de volta às atividades es-

portivas e de lazer me deixa muito feliz, pois sabemos a importância do corpo em movimento para a boa saúde física em mental”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, que destacou ainda o investimento de mais de R$ 100 mil em benefícios pagos aos atletas cadastrados na cidade, por meio do Auxílio Atleta.

Importantes eventos esportivos também marcaram o esporte na cidade em 2022, entre eles, o “Maricá Esporte Fest” com atividades esportivas, lazer e diversão que que reuniu mais de dez mil pessoas nas praias da Barra e de Itaipuaçu; o Maricá 3×3 de Basque-

participações em 2022 Justiça suspende concurso para MP de Contas do RJ

te com mais de 50 equipes, 600 atletas, um desafio internacional entre Brasil x Argentina; com mais de 12 mil pessoas que passaram pela arena em Inoã; além do Handebol de Areia.

A Secretaria de Esporte e Lazer também apoiou o 16º Campeonato Brasileiro Paralímpico de Tiro com Arco, que foi realizado na Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), em Itapeba; o Maricá Surf Pro Am; o 15º Campeonato Brasileiro Juvenil e Master de Tiro com Arco, que reuniu 144 atletas, representando 35 clubes de 16 estados; e o 48º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco.

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) suspendeu o concurso público para preencher cinco vagas de procurador do Ministério Público de Contas (MPC), que foi aberto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sem consentimento do procurador-Geral do MPC, Henrique Cunha de Lima. As provas seriam realizadas no próximo mês e daria cargos vitalícios aos selecionados no certame, após dois anos de exercício. A ação, movida por Lima, saiu no último sábado (21) e tenta anular o processo seletivo para a vaga.

A assessoria do Tribunal de Contas do Estado foi procurada, mas até o fechamento desta matéria, não se posicionou sobre a suspensão do concurso obtida na Justiça pelo procurador-geral.

Alana Gandra
Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Clarildo Menezes

ODicastério dos Bispos, da Santa Fé, decidiu ordenar uma investigação à demissão do Bispo Robert Byrne, em dezembro último, e consequentemente também à alegada festa sexual que ocorreu na Catedral de Newcastle, em pleno confinamento.

A saída prematura do Bispo, a seis anos da idade de reforma, terá causado estranheza junto do Vaticano, que assim ordenou a referida investigação.

É que esta demissão surge após a tal festa e ao suicídio do padre Michael McCoy, o reitor e alegado organizador da festa, que se suicidou em abril de 2021, poucos dias após as notícias sobre uma investigação que o ligava também a abusos sexuais de menores.

O comunicado de Robert Byrne aquando da sua saída terá deixado

o Vaticano "incomodado", segundo alguma imprensa britânica. “Há já algum tempo que tenho vindo a discernir o meu futuro e depois de muita oração e reflexão, é com o coração pesado que vejo agora que o cargo de bispo diocesano se tornou um fardo demasiado grande e sinto que já não posso servir o povo da diocese da forma que desejaria”, lia-se Perante todos estes factos, o Vaticano pediu a Malcolm McMahon, arcebispo de Liverpool, que ficasse responsável pela investigação e que preparasse “um relatório aprofundado sobre os acontecimentos que levaram à demissão do Bispo Byrne”, de acordo com o Sunday Times. Não haverá indícios da participação de Byrne nesta festa, mas a Santa Fé pretenderá perceber se a dita terá tido influência na sua saída prematura.

Sociedade Brasileira de Medicina abre chamada de apoio aos yanomami

ASociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) abriu uma chamada nacional de médicas e médicos de família e comunidade para que possam somar seus trabalhos à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco principalmente para serviços em território yanomami, depois que o governo federal decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional na região. Acesse aqui o formulário de inscrição. Em nota, a SBMFC, com

o seu Grupo de Trabalho de Saúde Indígena, manifestou “sua mais profunda solidariedade com toda a tragédia política, social, ambiental e sanitária vivida pelo povo yanomami”. “Entendemos ser essa uma situação da mais alta gravidade e relevância e, por isso, estamos em contato com várias esferas do atual governo federal. Disponibilizamos nossa entidade para o que for necessário, nos somando aos esforços governamentais e sociais para a garantia dos direitos humanos e sociais no território indígena yanomami”, diz a sociedade médica.

“Manifestamos também nosso mais veemente repúdio a todos os responsáveis por toda essa catástrofe. Exigimos que os mesmos sejam investigados e rigorosamente punidos no rigor da lei, para que nunca mais precisemos testemunhar algo semelhante”, finaliza a entidade.

Força Nacional do SUS O Ministério da Saúde divulgou domingo um link de cadastro para inscrições de novos voluntários que queiram apoiar a Força Nacional do SUS. Acesse aqui o formulário de inscrição.

O cadastro é permanente, de forma que convocações possam ser feitas em eventuais futuras missões. Para submeter a inscrição é necessário preencher o nome completo e a área de formação.

Os voluntários já convocados prestarão atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena (Casai) yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades.

ARádio Mix FM 102.1

do Rio de Janeiro terá uma novidade em sua programação a partir da próxima segunda-feira (30). A emissora afiliada da Rede Mix de Rádio (liderada pela Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo) vai veicular o programa Pop Bola. A atração voltada ao jornalismo esportivo vai ao ar durante a semana, das 20h às 21h.

O rádio mapeado em tempo real: Confira o plantão de atualizações do Mapa da Atualização do tudoradio.com. São as últimas do dial

A equipe do Pop Bola é composta por um apresentador e quatro comentaristas que irão representar os maiores times do Rio de

Na estratégia de divulgação foi postado um teaser nas redes sociais da MIX RIO (@mixriofm) que gerou especulações no mercado. A rádio também lança nesta segunda-feira (23) a promoção em que um ouvinte "sortudo" poderá viver a experiência de assistir à estreia de dentro dos estúdios juntinho com os caras.

O sorteado também vai levar um kit irado com camisa exclusiva (#programa1), um boné e uma carteirinha personalizada de "Sócio Torcedor Suado".

VOLTA AO MUNDO
Parlamento Europeu aprova resolução condenando atos criminosos no Brasil Janeiro. Alexandre Araújo (âncora), Tavares (Flamengo), Alex Calheiros (Vasco), Lopes Maravilha (Botafogo) e Frajola (Fluminense).
investiga festa sexual na Catedral
Newcastle Rádio Mix FM terá programa Pop Bola a partir da próximo dia 30 Lusa Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL
Vaticano
de

Governo cria comitê para enfrentar desnutrição de crianças Yanomamis

Diante da grave crise humanitária e sanitária que assola o povo Yanomami, o Governo Federal decretou estado de calamidade pública na terra indigena e convocou uma ação emergencial para oferecer suporte aos povos indígenas em Roraima. Em decreto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu o "Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami", com duração de 90 dias, sendo que o grupo tem metade desse tempo para entregar um plano de ações estruturantes.

O decreto foi assinado pelo presidente, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A publicação saiu em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira.

Quem também compõe o comitê é o Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência Social e Combate à Fome. Segundo o chefe da pasta, o ministro Wellington Dias, o governo vai atuar nas frentes de saúde, assistência aos povos indígenas da região e no enfrentamento da desnutrição. “O objetivo é tratar, de forma emergencial, aquilo que necessita de atenção emergencial, integrado com o estado, com municípios, com

as entidades, com a presença das Forças Armadas, a presença também do Ministério da Justiça e Segurança, enfim, mas também ter um plano que possa garantir as condições de qualidade de vida, de dignidade para os povos indígenas assim como a população de Roraima e do Brasil”, afirmou Dias.

Segundo dados do Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena, 99 crianças de até 5 anos morreram em terras Yanomamis no ano de 2022.

“É muito triste saber que indígenas, sobretudo 570 crianças Yanomami, morreram de fome durante o último governo. Tomaremos medidas urgentes

diante dessa terrível crise humanitária imposta contra nossos povos, oferecendo todo suporte necessário a eles”, declarou a ministra Sonia Guajajara, em nota.

Emergência de saúde

Também nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar a desassistência sanitária das populações no território Yanomami. Equipes do órgão estão desde segunda-feira (16) na região, que tem mais de 30 mil habitantes, e encontraram crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária,

infecção respiratória aguda (IRA) e outras doenças. Nísia Trindade, ministra da Saúde, descreveu a situação como dramática. Diante desse cenário, a pasta também instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami), que estará sob responsabilidade da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), e anunciou o envio imediato de cestas básicas, insumos e medicamentos.

Após o retorno da missão, que deverá acontecer no próximo dia 25, a equipe tem cerca de 15 dias para apresentar um levantamento completo sobre a situação de saúde na qual os indígenas se encontram.

Governo distribui 4 toneladas de alimentos para yanomami

AForça Aérea Brasileira (FAB) transportou, neste fim de semana, cerca de 4 toneladas de alimentos para serem distribuídos a uma comunidade da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação do governo federal é uma resposta emergencial à crise sanitária que motivou o Ministério da Saúde a declarar, na última sexta-feira, Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, o que permite ao Poder Executivo adotar, em caráter de urgência, medidas de “prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”.

Segundo a Aeronáutica, já no sábado, dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Boa Vista, capital de Roraima, foi transportado o equivalente a 1,26 tonelada de alimentos a serem distribuídos para a comunidade da Kataroa, na região conhecida como Surucucu. No domingo, foram mais 2,50 toneladas.

De acordo com o Ministério da Saúde, os suprimentos fazem parte das cerca de 5 mil cestas básicas que estavam armazenadas na sede da coordenação regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em Boa Vista. Do total já disponível, 4 mil cestas serão destinadas à Terra Indígena Yanomami e mil irão para outras comunidades. Além disso, o governo federal anunciou a entrega de 200 latas de suplemento alimentar para crianças de várias idades.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, informou que as 5 mil cestas básicas foram adquiridas por meio de

parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Funai, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Saúde e Forças Armadas e transportadas do Amapá em aeronaves da FAB.

Como o aeroporto de Surucucu está em obras, as primeiras cestas básicas tiveram que ser transportadas a bordo de aerronaves militares – uma de transporte de médio porte, a C 98 Caravan, e um helicóptero utilitário modelo H-60L Black Hawk – que levam cerca de duas horas para percorrer a distância entre Boa Vista e Surucucu. Em nota divulgada no sábado, o Ministério da Saúde estimava que, nestas condições, serão necessários cerca de 50 voos para dar conta de levar comida até a terra indígena e, na volta, transportar os yanomami que precisem receber atendimento médico na capital. No domingo, 21 índios foram levados para Boa Vista.

Segundo o governo federal, mais de 30,4 mil indígenas vivem na área que a União destina ao usufruto exclusivo dos yanomami. Motivado por denúncias de que a atividade ilegal de garimpeiros está contaminando os rios que abastecem as comunidades locais, destruindo a floresta e afetando as condições de sobrevivência das populações, o governo federal enviou para a Terra Indígena Yanomami, no início da semana passada, técnicos do Ministério da Saúde que encontraram crianças e idosos desnutridos, muitos pesando menos que o mínimo recomendável. Havia também pessoas com malária, infecção respiratória aguda e outras doenças, sem receber qualquer tipo de assistência médica.

Contatos devem feitos com: Coronel Batalha Celular 21 991382074
Segundo Ministério dos Povos Indígenas, mais de 570 crianças indígenas morreram de fome nos últimos 4 anos FAB transportou mais de 2,5 toneladas de alimentos para brasileiros na Terra Indígena Yanomami (Roraima) Cestas básicas foram transportadas pela FAB no fim de semana
Foto: Divulgação Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL
Foto: Reprodução

OPORTUNIDADES

Concurso Bombeiro – RJ: 800 vagas; até R$ 5.056,46 mensais conforme graduação

Organizado pela empresa IUDS, o concurso Bombeiro RJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) está com a oferta de 800 vagas. De acordo com o edital nº 001/2023, as oportunidades existentes na corporação se destinam às carreiras de Soldado BM (670 vagas) e 3º Sargento BM (130 vagas). A retribuição mensal bruta prevista no regulamento é composta pelo valor do soldo somado às gratificações e adicionais. O cargo de 3º Sargento BM tem remuneração inicial de R$ 5.056,46 e o cargo de Soldado BM percebe o valor inicial de R$ 2.791,72.

Concurso Bombeiro RJ: distribuição das vagas As 130 vagas no cargo de 3º Sargento BM, na qualificação de Bombeiro Militar Particular 4 (Músico), requerem dos interessados o nível médio de escolarida-

de. Mas é preciso lembrar que há ainda a exigência de especialidades, que são: Clarinetista; Flautista; Flautinista; Saxofonista; Fagotista; Oboísta; Trompetista; Trombonista; Bombardinos; Tubista; Trompista; Contrabaixista; Percussionista; Pianista; Violinista; Violista; e Violoncelista.

Já as 670 vagas para o cargo de Soldado BM, na qualificação de Bombeiro Militar Particular, estão distribuídas entre as seguintes especialidades, que são de nível médio ou nível técnico:

QBPM 0 Combatente Pedreiro; Eletricista Predial; Eletricista – Eletrotécnico; Bombeiro Hidráulico; Carpinteiro; Pintor.

QBMP 2 (Condutor e Operador de Viaturas) Condutor ou Operador de Viaturas – CNH D; Condutor ou Operador de Viaturas – CNH E. QBMP 3 – Artífice

Mecânico – Diesel; Mecânico – motor 2 tempos; Mecânico – Refrigeração Automotiva; Mecânico –Eletricista Automotivo; Mecânico – Eletromecânico; Lanterneiro – Pintor de Automóveis; Serralheiro; Borracheiro.

QBMP 5 – Telecomunicações

Telecomunicações (técnico em telefonia); Telecomunicações (técnico em radiofonia); Telecomunicações (Eletrotécnico em Telecomunicações).

7

– Corneteiro Corneteiro.

8

– Marítimo Mestre-de-Lancha.

Edital Bombeiro – RJ: inscrição De antemão, queremos lembrar alguns dos outros requisitos exigidos para se participar do concurso Bombeiro RJ, que vão além da escolaridade, a saber: Nacionalidade brasileira ou portuguesa; Quitação

com as obrigações militares e eleitorais; Idade entre 18 e 32 ano; Não ter sido demitido de cargo público por conduta desabonadora; Não ter sido excluído de instituição militar; e Não possuir antecedentes criminais.

A inscrição pode ser feita

por meio do acesso à página eletrônica do IUDS, no período de 23 de janeiro até 12 de março de 2023. O custo dessa participação é de apenas R$ 61,50.

Se você tiver comprovadamente uma renda familiar de valor inferior ou igual a R$ 1.567,00 ou for doa-

dor de medula óssea, terá ainda direito à isenção do pagamento dessa taxa. Leia o edital completamente, antes de confirmar a inscrição e, se tiver dúvidas, faça contato com o IUDS, pelo e-mail: contato@iuds.org.br.

CLASSIFICADOS
e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1
Compra
Equipe do Corpo de Bombeiros do Rio participa do competição internacional em pé de igualdade com outros militares Foto: Paulo Vitor

TELA QUENTE NACIONAL

partir desta segundafeira, dia 23 de janeiro, o " Tela Quente" está de volta e irá exibir em suas primeiras edições do ano telefilmes regionais, produzidos em parceria com emissoras afiliadas da TV Globo. O filme que irá ao ar segunda é "Beleza da Noite", de 2022. A produção baiana, dirigida por Cecília Amado e Dayse Porto com roteiro de Gildon Oliveira é uma história de ficção que tem como protagonista uma família que vive no bairro da Liberdade, em Salvador. Michellini (Larissa Luz) trabalha como babá e decide dar de presente uma boneca para a filha de sete anos, Suellen (Mayana Aleixo). Mas, para a decepção da mãe, a menina escolhe uma boneca branca em vez de uma de pele preta. É aí que Michellini passa a se questionar sobre a beleza negra e a autoestima do povo preto. No dia 30, será exibida uma produção do Distrito Federal. Em "Fuga de Natal", de 2018, João Pedro (João Antônio (IV)) é um pioneiro da construção da capital que se sente esquecido. Leon (Chico Sant'Anna) é um ator que vive recordando seus dias de glória no palco. Veteranos no Rancho dos Velhinhos, os dois disputam a atenção da recém-chegada Judite (Paula Passos), que está deprimida com o primeiro Natal longe da sua maior paixão – cantar no coral da igreja. É aí que os dois rivais se unem para executar um improvável plano de fuga e tentar devolver a alegria a Judite. A direção é de Gui Campos e roteiro de Davi Mattos, Gui Campos e Santiago Dellape. A partir de fevereiro, irão ao ar os títulos "Baião de Dois", do Ceará; "Amor ao Quadrado", do Distrito Federal; "Guerra da Tapioca", de Fortaleza; e A Presepada", de Recife.

BILHETERIA

"Nosso Sonho" estrelado pelos atores Lucas Penteado e Juan Paiva. A distribuidora Vitrine divulgou as primeiras fotos oficiais do longa. Juan vai interpretar Buchecha e Lucas, Claudinho. O longa é dirigido por Eduardo Albergaria com previsão de lançamento nos cinemas para 2023. A cinebiografia vai contar a história "de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista". "Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia", diz a sinopse. Claudinho e Buchecha se destacaram na música no final da década de 1990 cantando funks, em sua maioria, com letras que falavam de amor. Entre os grandes sucessos estão "Só love", "Nosso Sonho", "Quero Te Encontrar" e "Fico Assim Sem Você". Claudinho morreu em 2002, aos 26 anos, em um acidente de carro.

“Frozen II” no Teatro Municipal de São Gonçalo, neste sábado

OTeatro Municipal George Savalla Gomes

recebe, no próximo sábado (28), o espetáculo infantil “Frozen II – A Origem da Magia”. Em duas sessões, as apresentações acontecem às 15h e 17h30, contando a história das duas irmãs Elsa e Anna.

No enredo, as duas irmãs irão enfrentar a fúria dos quatros elementos – ar, fogo, terra e água – em Arendelle, o que obrigará Elsa e Anna a partirem rumo à floresta mágica, onde Elsa descobrirá a origem dos seus poderes. Os ingressos antecipados custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) e podem ser adquiridas pela plataforma Sympla

no link https://www. sympla.com.br/evento/ frozen-ii-a-origem-da-magia/1809248?share_ id=a66ke.

Para proporcionar oportunidades culturais para o público gonçalense, a Secretaria de Turismo e Cultura irá distribuir, através do Instagram (@ turismoculturasg), nesta quinta-feira (26), às 17h, dez pares de ingressos

para o espetáculo, sendo cinco pares para apresentação das 15h e mais cinco para 17h30h.

Serviço: O Teatro Municipal fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro de São Gonçalo. Sábado (28), às 15h e às 17h30, o espetáculo infantil “Frozen II – A Origem da Magia”. Classificação livre.

Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá é lançado no CEU

APrefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, apoiou o lançamento do Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá, no domingo, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. A iniciativa terá vários eventos em 2023 como premiações literárias, a interação entre escritores e escolas, saraus e participações em eventos na cidade.

O Povo do Livro nasceu

na mente e no coração do escritor Manoel Lago, em 2013, e foi lançado oficialmente em 2016. Em 2019 foi produzida e lançada, a “Antologia Crônicas & Poesias de Maricá”. Em 2022, parte do grupo original, em homenagem à memória deste grande escritor (Manoel Lago faleceu em 2021) e com o intuito de lutar por mais visibilidade e espaço para a produção literária da cidade criou, oficialmente, o Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá.

O Instituto conta com 17 escritores, moradores da cidade ou que sejam ligados ao município por suas trajetórias literárias.

O secretário de Cultura, Sady Bianchin, que também é membro do Povo do Livro, esteve presente no evento e comemorou o lançamento. “É uma felicidade e uma honra estar aqui hoje. Eu sou membro do Povo do Livro, amigo do Manoel e apaixonado por escrever.

Isso é um grande marco para a cidade, pois poesia

é a expressão direta da consciência de um povo”, declarou.

O presidente do Instituto, Nilton Oliveira, destacou que o objetivo da iniciativa é unir escritores, cultura e literatura. “Fazer parte da realização do sonho de um dos maiores fazedores de cultura de Maricá, Manoel Lago, nos enche de orgulho e felicidade. O povo do livro é um coletivo e aqui iremos fazer história”. Disse Nilton Oliveira.

Foto: Reprodução
Cameron continua
Isso
superando os 2 bi
Adolares e sendo sucesso mundial desde que chegou aos cinemas em dezembro do ano passado, , a produção do filme resolve que chegou a hora das outras janelas do audiovisual serem contempladas, ha uma guerra entre três grandes empresas de streaming para ter o filme em seu catalogo. O filme "M3GAN" aparece em terceiro lugar esta semana, confira agora as dez maiores bilheterias do Brasil por publico na semana de 19 a 22 de janeiro. 1- Avatar - O caminho da água    9.530.000; 2- Gato de Botas 2 - O último pedido   8.670.000; 3- M3GAN 7.436.000; 4- I wanna dance with somebody - A história de Whitney Houston 1.229.000; 5- Babilônia 928.000; 6- Os Fabelmans 478.000; 7- Esquema de riscoOperação Fortune 470.000; 8- Chef Jack - O cozinheiro aventureiro 394.000; 9- Alerta máximo 340.000; 10- Fervo 136.000. NOSSO SONHO A dupla
BRASIL DE 19 A 22 DE JANEIRO Lembrando que nesta semana "Gato de Botas", superou "Avatar" em valores, mesmo assim o filme de James
com o maior publico da temporada.
significa que com a arrecadação
de
Claudinho e Buchecha terá sua história contada no filme
PAULO SILVA
Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 9
G
Foto: Anselmo Mourão
Caderno
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde
Estado do Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023
Diversão

LÉO ALPHA

Camisa da Seleção Brasileira feita para Pelé, em sua última partida, é leiloada na Inglaterra

Britânica Hansons estipula que item seja vendido por aproximadamente R$ 192 mil A camisa da Seleção Brasileira feita para Pelé em sua última partida será leiloada pela casa de leilões britânica Hansons, no dia 15 de

fevereiro. Estima-se que seja arrematada por até R$ 192 mil. O jogo foi entre Brasil e Iugoslávia, em 18 de julho de 1971, no Rio de Janeiro, e terminou em empate: 2 a 2. O resultado, no entanto, foi ofuscado pela celebração da carreira do "Rei" Pelé, que morreu no dia 29 de dezem-

bro do ano passado, aos 82 anos Das duas camisas feitas para Pelé naquela ocasião, uma com manga longa e outra com manga curta, ele optou por usar essa segunda. A de manga comprida, que vai a leilão em fevereiro, foi dada por Pelé para o então massagista da seleção brasileira

Abilio José de Silva, apelidado de Nocaute Jack. O atual proprietário da camisa, um gerente de restaurante na Inglaterra, que revelou ter comprado o item de um colecionador particular em 2020, espera que ela vá para um museu.

Arenovação dos alvarás para prática esportiva em espaços públicos do município já está disponível. Anualmente, os instrutores de atividades esportivas ao ar livre, como os que oferecem aulas em parques e praias, devem renovar a concessão. A medida tem como objetivo regulamentar e melhorar a ocupação de espaços públicos para a prática de esportes e lazer.

Os pedidos para obtenção dos alvarás são realizados por meio do portal Carioca Digital, vinculados ao Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Eles são avaliados pelo Comitê de Qualificação dos Espaços Públicos para a Prática Desportiva e de Lazer, criado em abril de 2021.

– É muito importante que todos realizem a renovação dos alvarás para mantermos os es -

paços ordenados. Por meio do Comitê de Qualificação, conseguimos mapear as atividades e proporcionar ainda mais segurança a quem oferece e a quem pratica o esporte – afirmou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder. Desde a implementação do comitê composto por integrantes de diversas secretarias municipais, mais de 400 pontos da cidade receberam alvarás para funcionamento. Houve entrega em diversos bairros, como Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo, Tijuca, Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Recreio e Urca.

Os interessados devem se cadastrar no portal Carioca Digital e seguir as orientações disponíveis, ou então acessar o perfil oficial do Instagram da Secretaria Municipal de Esportes (@smelrio).

Gabriel Menino rebate declaração de Everton Cebolinha antes de Palmeiras x Flamengo

ASupercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo já começou fora de campo. A decisão foi esquentada neste fim de semana, com declarações de Everton Cebolinha e Gabriel Menino após as partidas das duas equipes nos estaduais.

Depois da vitória em cima do Nova Iguaçu, o atacante do Flamengo foi perguntado sobre a decisão do fim de semana, elogiou o adversário e disse que espera que o Palmeiras não contrate reforços para suprir as saídas de Gustavo Scarpa e Danilo, vendidos ao futebol inglês. – A gente sabe da importância do jogo e também da dificuldade. Eles (Palmeiras) têm uma equipe muito qualificada. Perderam dois grandes jogadores que fazem muita diferença, principalmente nessa temporada passada, foram dois jogadores muito importantes.

A gente espera que até lá eles não contratem ninguém – disse o atacante após a vitória em cima do Nova Iguaçu. Para

o lugar de Scarpa, a diretoria palmeirense já havia contratado Bruno Tabata no fim da temporada passada, mas o meia ainda não correspondeu.

A vaga de Danilo segue aberta, e o Verdão busca uma reposição.

Após o clássico com o São Paulo, no último domingo, Gabriel Menino foi questionado sobre a declaração de Everton Cebolinha e rebateu.

– Eu acho que lá fora não conseguimos controlar o que falam, o que pensam.

Nós controlamos nosso dia a dia, o que podemos fazer. Deixa eles falarem.

Mas estamos vindo anos e

anos com o mesmo time, chegando em finais, perdemos, ganhamos, mas é o mesmo time. Saíram dois atletas só.

– Se chegar tenho certeza que vai somar, se não chegar vamos continuar dando o nosso melhor para vencer e conquistar campeonatos – completou o meia.

Abel Ferreira também falou sobre a Supercopa, escondendo a preparação do Palmeiras ao não afirmar se vai poupar ou não contra o Ituano, nesta quarta-feira, mas afirmando que terá seu time com força máxima contra o Flamengo.

Esportes GAZETA RIO
do Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 Ano XXVI - nº 1057
Cesar Greco/Palmeiras
atividades esportivas
livre em espaços públicos devem renovar o alvará
Estado
Foto:
Instrutores de
ao ar
GE
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
ação
Gabriel Menino em
no Palmeiras 0 x 0 São
Paulo do último
domingo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.