
5 minute read
Escolas mirins encantam a noite no Sambódromo
Dezesseis escolas de samba que integram o Grupo Mirim animaram os desfiles na avenida mais famosa e badalada do planeta. Com cerca de 30 mil pequenos sambistas, as agremiações apresentaram desde homenagens a sambistas de primeira linhagem a contos e fábulas, personagens e universos como o circo e celebrações dos 60 anos de existência da Lins Imperial e o centenário da Portela.
A tarde-noite festiva ainda marca o retorno à Passarela do Samba das agremiações Inocentes da Caprichosos e Tijuquinha do Borel que no Carnaval passado optaram por se licenciarem dos desfiles.
Advertisement

A entidade diz que há mais de 1 milhão de pessoas ameaçadas de despejos coletivos e critica o corte de 93% nos programas de habitação popular realizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na nota a entidade defende o direcionamento de imóveis ociosos da União para habitação popular e a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. Com mais de 10 ocupações realizadas nos últimos dias, o movimento atua tanto nas cidades, com manifestantes sem teto, como no campo, com manifestantes sem terra. Em São Paulo, destacam-se ocupações nas cidades de Rosana, Presidente Venceslau e Marabá Paulista, no Mato Grosso do Sul, aconteceu uma ocupação na cidade de Japorã, enquanto no Paraná a ocupação foi urbana, com famílias invadindo um prédio abandonado na cidade de Paiçandu.

Em Rosana, na fazenda São Francisco aconteceu uma troca de tiros entre fazendeiros e sem terra, sem registro de feridos. Segundo o FNL seus integrantes foram agredidos e ameaçados por fazendeiros, “Diante de ameaças contra a vida de nossas companheiras e companheiros em ocupações de terra realizadas no Pontal do Paranapanema nos últimos dias de luta, com veículos alvejados, juras de morte e disparos contra os acampamentos, buscamos ajuda de parlamentares para medidas de segurança cabíveis” disse o grupo em nota. Com o apoio da deputada estadual Mônica Seixas (Psol-SP) o grupo encaminhou um pedido ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiador do ex-presidente Bolsonaro, para que a Secretaria de Segurança Pública do estado atue de forma preventiva contra vio - lências no campo, pede o grupo em ofício encaminhado ao secretário de Segurança Pública. Já em Japorã, no Mato Grosso do Sul, o grupo diz que “bolsonaristas se organizaram a partir de redes sociais para atacar a ocupação de terra realizada pelos militantes da FNL”, e completou, “o grupo que se concentrou com caminhonetes e armados agrediu fisicamente de forma violenta companheiros da ocupação e incendiaram os barracos e imóveis da propriedade”, diz o movimento.
A Aprosoja-SP, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de São Paulo, publicou nesta terça-feira (21/2) uma nota onde “condena veementemente a relativização do direito de propriedade, a destruição de patrimônio”. “Conclamamos às autoridades constituídas; Governo Estadual e Governo Federal para que atuem de maneira firme e contundente no sentido de desmobilizar as invasões e criminalizar os líderes e demais envolvidos nestes atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito”, conclui a nota dos produtores.
Estudar até passar!
CARNAVAL! NÃO CONSIGO ESTUDAR!
Professor Matheus Guimaraes
Carnaval chegou! Para alguns estudantes o carnaval é só mais um feriado como qualquer outro; mas para a maioria, o carnaval é desafiador. Inúmeras distrações surgem e podem comprometer a sua qualidade nos estudos. Em outros casos, forçam o concurseiro a tirar férias dos estudos durante todo o período do feriado. Não é errado um momento de descanso, mesmo que prolongado. Porém, se a sua intenção for estudar, aqui vai duas sugestões:
1) Saiba o seu “porquê” Qual é o seu porquê? Qual é o motivo que te faz sonhar, planejar e executar? O que te leva a estudar?
A resposta para essa pergunta precisa estar enraizada nos seus pensamentos. De modo que suas atitudes estejam profundamente influenciadas pelo seu “motivo especial”. Chame de “propósito”!
Saiba que quanto mais forte for o seu propósito, mais atitudes favoráveis ao seu objetivo serão tomadas. As distrações serão evitadas mais facilmente e mais constante será sua jornada de estudos.
Portanto, não esqueça do seu porquê! Busque visualizar todos os dias o real motivo de sentar e estudar, isso fortalecerá o seu propósito proporcionando mais foco na sua preparação.
2) Como você está? Muitas vezes, de forma equivocada, é associada falta de foco ou procrastinação com falta de vontade de estudar. Talvez esse não seja o seu caso. Como você está? Como está a sua saúde? Suas distrações podem ser resposta ao seu estado físico e/ou mental. A falha ao tentar se concentrar durante uma sessão de estudo ou a vontade de querer umas férias do estudo podem ser devido ao pouco descanso dado a sua mente e ao seu corpo. Certifique-se de cuidar bem do seu cérebro, pois ele é a sua principal ferramenta nessa jornada até a aprovação. Cuide da sua higiene do sono! Durma bem!
Além disso, reserve algum tempo para relaxar. Tenha um hobby! Separe um tempo na sua semana e use como uma “fuga” dos estudos, um momento no qual sua mente será esvaziada dos simulados e questões de prova focando apenas em se divertir e descansar. Seu foco irá aumentar muito observando apenas esses dois pontos! Se o carnaval te pegou e você perdeu dias de estudo que não queria perder; retome os estudos, siga essas sugestões e não vacila! Estudar até passar!
Matheus Guimaraes guimaraesmatheus.andrade@gmail.com
TODAS AS QUARTAS-FEIRAS
Empreendedoras de periferia se formam na quinta turma do projeto Manamano
Um total de 14 empreendedoras participaram de uma capacitação no Rio de Janeiro. Elas fazem parte da quinta turma do Manamano, programa de capacitação cocriado em parceria entre instituições de fellows da Rede Global Ashoka (Asplande, Instituto Dara, Luta pela Paz e Gastromotiva) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto tem o apoio do Instituto Phi, organização da sociedade civil que atua no fortalecimento do terceiro setor.


Ao todo, foram quatro meses e 40 horas de aula e monitorias, com conteúdos ministrados por professores e alunos da UFRJ. Cada participante recebeu capacitação e capital semente, no valor de R$ 2.500, para o desenvolvimento pessoal e do seu empreendimento.


Publicidade
O programa busca viabilizar a formação do Fundo Manamano, que come- çou, em 2022. A iniciativa avançou no desenvolvimento de metodologias e projetos de impacto social, capazes de transformar a realidade dos nano empreendimentos de periferia.
Entre as mais recentes formandas, está Ana Valéria, nutricionista, chef de cozinha, empreendedora do Culinária Saúde e moradora de São Gonçalo. Segundo ela, o Manamano entrou na sua vida como um divisor de águas.
“Por meio do projeto,
Oedital para o concurso público da Prefeitura de Niterói com vagas para Auditor Municipal de Controle Interno (AMCI) e Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) tem previsão de lançamento neste semestre. O certame ganhou uma nova comissão organizadora interna. Segundo a con- troladora Geral do Município, Cristiane Marcelino, serão 15 vagas para auditor de controle interno, que vão atuar na Controladoria Geral do Município (CGM). As vagas são para nomeação imediata e para reserva de vagas.

“A previsão é que o edital seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano. Serão 15 vagas para a CGM, no cargo de Audi- tor Municipal de Controle Interno, entre nomeação imediata e formação de cadastro de reserva. A realização do concurso é fundamental para dar continuidade à implantação das principais funções associadas a um órgão de controle que são a auditoria governamental, o controle interno, a ouvidoria e incremento à transparência e a correi- mudei a visão da minha própria vida e da possibilidade de empreender, que, até então, não existia. Passei a ter vontade de sonhar e desejo de realizar. Estava bem perdida, com um bebê para criar. Agora, posso dizer que eu estou mais feliz com as possibilidades e as ferramentas que me foram oferecidas para seguir empreendendo e me capacitando. Manamano significa esperança”, diz Ana Valéria. ção”, explicou a controladora.
Para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno, das 15 vagas, cinco são para advogado, cinco para contador e outras cinco para outras formações: Ciências Sociais, Engenharia, Economia, Administração, Administração Pública, Estatística, Matemática ou Ciências Atuariais.