Gazeta Rio - Edição de Quinta-feira 22 de Dezembro de 2022

Page 1

nós, todos

e o objetivo de qualquer governo tem de ser propiciar uma vida melhor para todos os brasileiros, cuidando com todo o carinho tanto da parte social quanto da economia.

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2022. Ano XXV Nº 1034 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 03 Página 06 Página 08 Página 06 Página 06 Página 03 Página 07 Página 02 Página 05 Prefeitura do Rio faz instalação de novas ecobarreiras em rios Câmara dos Deputados aprova PEC da Transição em segundo turno Página 08 Zico dá benção ao camisa 10 Gabigol e vê Flamengo forte Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial Conmebol divulga detalhes da Recopa entre Fla e Independiente del Valle Oscar Noel
Noel
Conhecido como PL do Autocontrole, o texto foi aprovado pelo Senado na noite da última terça-feira (20) e seguiu direto para a sanção presidencial. Além dos animais, o meio ambiente de forma geral poderia ser prejudicado,
Isso
utilização de
Mundo Tomorrowland volta ao Brasil com datas para outubro de 2023
Risco à qualidade dos alimentos e de crueldade animal no Brasil Guardas impedem mulheres nas universidades do Afeganistão Ano legislativo de Nova Iguaçu se encerra com homenagens O mercado não existe
2022: Concurso do Papai
mais fofo
afirma Carla.
porque os fiscais do governo também monitoram a
agrotóxicos nas lavouras, bem como a entrada de químicos no país.
O mercado somos
nós

Em mais um ato de traição aos apoiadores que estão sendo varridos das portas dos quartéis onde clamam por um golpe, Jair Bolsonaro (PL) renovou a concessão pública da TV Globo por mais 15 anos faltando apenas 11 dias para deixar a Presidência da República. Segundo o jornal O Globo, citando "auxiliares", Bolsonaro não quis deixar que fosse uma decisão de Lula.

Nos atos assinados na terça-feira (21), Bolsonaro renovou as concessões da Rádio e Televisão Bandeirantes de Minas Gerais Ltda., em Belo Horizonte; da Rádio e Televisão Record S.A., em São Paulo, e da Globo Comunicação e Participações S.A., nos municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e em Recife.

As concessões da Globo em São Paulo e no Rio são as principais da emissora da família Marinho, que comanda ainda uma rede de afiliadas por todo o Brasil.

O pedido de renovação da concessão foi feito pela Globo em setembro, em meio a uma série de bravatas de Bolsonaro durante a campanha para incitar os apoiadores.

Em fevereiro, já no aquecimento da campanha, Bolsonaro incitou apoiadores dizendo que teria "informações" para dificultar o processo de renovação da concessão da Globo.

"Da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia [com a documentação exigida por lei para obter a concessão]", disse ele. "Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades", completou.

Essa foi apenas uma das ameaças feitas por Bolsonaro, que atacou a emissora constantemente desde que assumiu o mandato.

"Não vou dar dinheiro para vocês. Globo, não tem dinheiro para vocês. Em 2022... Não é ameaça não. Assim como faço para todo mundo, vai ter que estar direitinho a contabilidade, para que você [Globo] possa ter sua concessão renovada. Se não tiver tudo certo, não renovo a de vocês nem a de ninguém", afirmou o presidente, em 2020.

No entanto, tudo não passou de bravata e Bolsonaro assinou a renovação sem contestar a área técnica e a Consultoria Jurídica do Ministério das Comunicações, que se manifestaram favoravelmente à emissora.

Agora, os atos serão encaminhados ao Congresso por mensagem presidencial para aprovação dos parlamentares.

Morre no Rio de Janeiro o ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos

varam à suspensão da sedação “na tentativa de retirada da ventilação mecânica”, informou um boletim médico.

Ho! Ho! Ho! Já pensou poder votar e escolher o Papai Noel mais fofo e encantador do Rio de Janeiro? Pois está aberta a votação para o Oscar Noel 2022.

O concurso foi criado pela Escola de Papai Noel do Brasil e vai escolher três noéis. Eles receberão um troféu. Você pode escolher o seu bom velhinho aqui.

Veja quem é quem aqui.

A vota ção vai até o dia 23 de dezembro e o troféu será entregue no dia 26, durante o evento “Barbas de Molho”, em uma restaurante da Tijuca, na Zona Norte do Rio, onde será realizado o encontro de confraternização dos “bons velhinhos” da escola de Papais Noéis.

“Essa é uma brincadeira que fazemos, mas também mais uma forma do público interagir com eles. Independente de quem receber o troféu, esse é um reconhecimento que a Escola de Papai Noel

do Brasil faz a cada um", afirma diz Limachem Cherem, fundador da escola, que completa: "Todos se empenharam, todos foram ótimos alunos, todos mereceram os tronos que receberam. Quando um ganha, o time inteiro ganha.”

Os candidatos: Carlos Patrício (Botafogo Praia Shopping);

Cesar Noel (Sider Shopping); Celso Tobias (Norte Shopping);

Claudenir Carlos (Taquara Plaza Shopping);

Eddy Ferraes (Rio Design Barra);

Joel Heredia (Shopping Via Brasil);

André Maria (Recreio Shopping);

José Odélio (Rio Design Leblon);

Roberto Rezende (Shopping Rio Sul);

Saymon Claus (Shopping Tijuca) e

Cláudio Augusto (Américas Shopping).

GAZETA
RIO
O ator Pedro Paulo Rangel morreu ontem (21), às 5h40, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro, onde estava internado desde o fim de outubro para tratar de uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. Ainda não há informação sobre horário e local de velório e enterro do artista. Por causa da evolução da doença, o ator de 74 anos precisou ser entubado na madrugada o último dia 10. No dia 14, embora ainda estivesse com um quadro grave, a boa resposta ao antibiótico e melhora dos resultados de exames de sangue le
Presidente incitou ataques de seus apoiadores contra a emissora ao longo de seu mandato - Presidência da República Presidente Bolsonaro renova concessão da Globo após anos de ataques contra a emissora
Noel 2022: Concurso vai escolher o Papai Noel mais fofo Às vésperas do fim do mandato, presidente assinou renovação por 15 anos também de concessões da Record e Bandeirantes Votação do título vai até amanhã Plinio Teodoro Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022 - Ano XXV - nº 1034 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Oscar

Proposta foi aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados.

Trechos alterados voltam agora para o Senado Federal - (crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados).

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição, ou PEC do Bolsa Família, nesta quarta-feira (21/12). O placar foi de 331 votos a favor e 163 contrários. O texto do relator Elmar Nascimento (União-BA) foi aprovado sem destaques — sugestões de Plenário no texto —, mas recebeu alterações no relatório aprovado pelos senadores. Os trechos alterados voltam agora ao

zar R$ 145 bilhões fora do teto de gastos por apenas um ano, e não mais os dois anos aprovados no Senado Federal. A proposta original enviada pelo governo de transição previa os recursos extra teto por todos os quatro anos de mandato do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). v O vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (PT-CE) comemorou, no plenário, a vitória. “Nós aperfeiçoamos a proposta. O Governo eleito ousou encaminhar para o Parlamento a proposta de emenda constitucional aparentemente difícil; mas, ao fim, o resultado é espetacular para quem quer construir um Governo de união nacional, centrado num programa de reconstrução e transformação do Brasil”, disse.

"Esperança” foi eleita a palavra do ano de 2022 por brasileiros ouvidos por uma pesquisa da consultoria Cause e do Instituto de Pesquisa Ideia — 23% dos entrevistados escolheram a palavra.

“Decepção” e “dificuldade” ficaram empatadas com 4% cada na segunda posição nas preferências dos entrevistados. Na edição de 2021, a palavra escolhida foi “vacina”, ano marcado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19. Leia, ao final da reportagem, as palavras escolhidas em anos anteriores.

“A vitória da palavra ‘esperança’ aconteceu de maneira apertada, e isso ajuda a explicar a visão do brasileiro em relação ao ano que se encerra. A segunda colocada, ‘decepção’, termina de compor a foto desse período polarizado da história do Brasil. É incontestável: a divisão política chegou até na escolha da Palavra do Ano”, comenta Leandro Machado, Sócio da Cause.

Entenda a pesquisa

Um grupo de especialistas

selecionou oito palavras que melhor definiriam o ano de 2022.

Paralelamente, uma pesquisa ouviu 1.200 entrevistados, por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 04 e 09 de novembro. A margem de erro

é de até 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

'Vacina' é eleita a palavra do ano de 2021 pelos brasileiros, diz pesquisa Ao final, os organizadores

fizeram um match entre as mais citadas pelos especialistas e pelo público para escolher a palavra do ano de 2022.

Outras palavras foram citadas e compõem a lista de finalistas em 2022: confusão, superação, polarização, democracia, alívio,

divisão, Amazônia e complexidade.

“A escolha da palavra 'esperança' representa a confiança que o brasileiro recupera depois de dois anos de perdas significativas pela pandemia e após vivenciar uma eleição muito polarizada, mas também

indica o ato de simplesmente esperar alguma coisa diferente no que está por vir", explica Cila Schulman, Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Ideia.

Para Cila Schulman, a escolha dialoga com 2018, quando, logo após a eleição presidencial, a palavra eleita foi "mudança". "Uma palavra que podia significar algo negativo ou positivo, a depender da mudança que viesse a ocorrer. A palavra Esperança é ainda uma evolução das escolhas negativas dos dois anos que passaram, Dificuldades (2019) e Luto (2020).

Ou seja, depois de anos de vacas magras, o brasileiro renova a sua fé para ir para a frente, apesar das angústias e dos riscos que a vida oferece”, comenta.

Anos anteriores

As palavras “Luto”, “Dificuldades” e “mudanças”

Senado Federal. Na última terça-feira (20/12), os deputados federais aprovaram a medida em primeiro turno com 331 votos favoráveis e 168 contrários. A PEC da Transição prevê excepcionali-
foram
en-
2021 – Vacina 2020 – Luto 2019 – Dificuldades 2018 – Mudança 2017 – Corrupção Trechos alterados por deputados voltam ao Senado para apreciação. Partido Novo teve requerimento para adiar a sessão rejeitado em plenário 'Decepção' e 'dificuldade' ficaram empatadas na segunda posição nas preferências dos entrevistados Câmara dos Deputados aprova PEC da Transição em segundo turno 'Esperança' é eleita a palavra do ano de 2022 pelos brasileiros, diz pesquisa NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e facebook: @gazetario.online Nosso jornal digital https://issuu.com/gazetarioonline Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL
escolhidas pelos
trevistados.

O mercado não existe

Vim aqui te contar um segredo. O mercado não existe. Essa ideia de mercado como um grupo de três ou quatro pessoas que se reúne e faz com que as coisas aconteçam do jeito que elas gostariam simplesmente não existe. Na verdade, qualquer mercado nada mais é do que a soma de todos os envolvidos naquela atividade.

Por exemplo, se a gente falar do mercado de arroz, quem é o mercado de arroz? Quem produz arroz, quem consome arroz, quem transporta arroz; todos juntos formam o mercado de arroz.

No mercado financeiro, igualzinho. Ele é a soma de todos que poupam um dinheirinho e todo o mundo que vai buscar um dinheiro emprestado para alguma coisa, por exemplo, empresas que vão fazer uma fábrica nova, que vão

investir em um novo produto ou que vão contratar alguém.

A parte importante: como o mercado inclui todo o mundo, estamos todos no mesmo barco. Não existe nós contra eles, uns contra os outros; muito pelo contrário. Por exemplo, o que move o dólar, a Bolsa e os juros é a confiança que empresários e consumidores têm no futuro da economia do país. Se empresários e investidores estão confiantes, eles colocam mais dinheiro no país, a Bolsa sobe e o dólar, a inflação e os juros caem. Consumidores confiantes no futuro vão às compras, fazendo as empresas venderem mais, o que aumenta a confiança dos empresários, que ficando mais confiantes, contratam mais, elevando a confiança dos consumidores, em um círculo virtuoso.

O contrário também é verdade. Empresários e investidores preocupados com o futuro da economia

param de investir e contratar. Com menos empregos disponíveis, consumidores também ficam preocupados com o futuro e seguram seus gastos, reduzindo a venda das empresas, o que derruba ainda mais a confiança dos empresários, em um círculo vicioso.

Exatamente porque estamos todos no mesmo barco, a força da economia e a disponibilidade de recursos para projetos sociais andam de mãos dadas.

Para qualquer país cuidar do social como ele merece, ele precisa de dinheiro.

VOLTA AO MUNDO

E para ter mais dinheiro, a economia precisa estar forte. Quanto mais forte a economia, maior a arrecadação de impostos e mais recursos para projetos sociais.

Estamos todos no mesmo Brasil. Se queremos mais recursos para projetos sociais, investimentos em infraestrutura, segurança pública, saúde e educação não só no ano que vem, mas sempre, precisamos fortalecer a confiança na economia brasileira. Por isso, equilíbrio fiscal é tão importante.

Um mercado mais forte,

Guardas impedem mulheres nas universidades do Afeganistão

com empresários e consumidores mais confiantes significa uma vida melhor para todos os brasileiros, com mais empregos, salários mais altos, mais consumo, mais recursos para projetos sociais e melhor qualidade de vida. Todos ganham. Ganham trabalhadores, ganham empresários, ganham os mais necessitados.

Em resumo, o mercado somos nós, todos nós e o objetivo de qualquer governo tem de ser propiciar uma vida melhor para todos os brasileiros, cuidando com todo o carinho tanto da

parte social quanto da economia.

Ricardo Amorim, autor do bestseller Depois da Tempestade, o economista mais influente do Brasil segundo a revista Forbes, o brasileiro mais influente no LinkedIn, único brasileiro entre os melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner, ganhador do prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, presidente da Ricam Consultoria e cofundador da Smartrips.co e da AAA Plataforma de Inovação.

Guardas armados impediram a entrada de centenas de jovens mulheres nas universidades afegãs nesta quarta-feira (21), um dia depois do anúncio do governo Talibã que proibiu o acesso das mulheres ao Ensino Superior.

Apesar da promessa de um regime mais tolerante quando tomaram o poder em agosto de 2021, os fundamentalistas islâmicos multiplicaram as restrições contra as mulheres, como: Expulsão de mulheres de empregos públicos Proibição a mulheres de viajar sem companhia masculina da mesma família;

Obrigação do uso de burca ou hijab fora de casa;

Proibição de meninas no Ensino Médio. Jornalistas da agência

de notícias AFP observaram estudantes reunidas em frente às universidades da capital, Cabul, cujos portões estavam trancados e protegidos por seguranças armados.

"Estamos condenadas. Perdemos tudo", disse uma delas, que pediu para não ser identificada. "Não temos palavras para expressar nossos sentimentos", explicou outra, Madina. "Eles tiraram nossa esperança. Enterraram nossos sonhos", completou a estudante.

Seus colegas do sexo masculino também expressaram choque. "Isso realmente mostra seu analfabetismo e baixo conhecimento do Islã e dos direitos humanos", disse um deles, sob condição de anonimato.

Condenação do Catar

O Catar, um país muçulmano que desempenhou um papel fundamental nas negociações entre o Talibã e o Ocidente, declarou nesta quarta-feira que todos têm direito à educação e pediu aos líderes afegãos que revejam sua decisão "conforme os ensinamentos da religião islâmica". A Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) considerou que a proibição "prejudica seriamente a credibilidade do governo".

A comunidade internacional considera o direito à educação das mulheres uma condição fundamental nas negociações para a prestação de ajuda humanitária ao país e reconhecimento das novas autoridades.

"O Talibã não pode esperar ser um membro legítimo da comunidade internacional se não respeitar totalmente os direitos de todos no Afeganistão. Esta decisão terá consequências", comentou o secretário de Estado americano, Antony Blinken. O secretário geral da ONU, Antonio Guterres, também se declarou "profundamente alarmado" com esta decisão. A França e a Alemanha condenaram a iniciativa do Talibã, uma medida que vai "destruir o futuro de seu próprio país", nas palavras da chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock.

Para o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, este é um "grave passo para trás".

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Ano legislativo de Nova Iguaçu se encerra com homenagens

Asessão de encerramento das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Nova Iguaçu em 2022 foi marcada por muita emoção e teve duração de quase cinco horas, hoje, 21 de dezembro. Os agora deputados estaduais, diplomados no último dia 16, Carlos Alberto Ribeiro da Silva, Carlinhos BNH (PP), e Felipe Rangel Garcia, Felipinho Ravis (Solidariedade), foram homenageados por todos os vereadores e se despediram dos colegas. Os dois estavam no segundo mandato como vereador, eleitos em 2016 e 2020. A partir de 1º de fevereiro de 2023, ocuparão uma cadeira na Assembleia Legislativa no Rio de Janeiro.

“Passa um filme na minha cabeça. Parece que foi on-

tem que conheci BNH e Felipinho, e juntos iniciamos o ano de 2021, aqui na CMNI. Aprendi muito com os dois e desejo que a nova jornada seja de muita luz, sabedoria e realizações. Tenho certeza que nossa parceria irá continuar e que eles serão grandes defensores da nossa cidade, ajudando a trazer muitos recursos e obras do governo do Estado para cá”, afirmou o presidente Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina.

O plenário ficou pequeno para abrigar tantas autoridades, familiares, assessores e amigos de Carlinhos e Ravis. E o discurso deles registrou este momento importante na vida dos dois. Felipinho disse que seu sentimento era um misto de saudade e alegria.

- Comecei minha carreira política na CMNI. Aprendi

muito. Posso dizer que temos uma seleção de vereadores de muito valor. Meu compromisso é continuar lutando por Nova Iguaçu e coloco meu mandato a serviço de toda população. Meu respeito e admiração a todos os vereadores, em especial a Dudu Reina, escolha acertada para

presidir esta Casa. Muito obrigado por tudo”, disse. Eleito para Alerj com 47.105 votos, Felipinho desejou boa sorte ao suplente que assumirá seu lugar, Luis Claudio Marques Rocha, Claudinho da Kombi.

Começando seu discurso com uma frase que ouviu

de sua mãe, dona Conceição Bonifácia, “A glória da segunda Casa será maior que a primeira”, Carlinhos BNH lembrou de sua origem humilde como camelô e da importância fundamental de sua família para chegar até a Alerj.

“Quero que as pessoas participem do meu man-

dato como deputado. Serei um defensor ferrenho dos mais necessitados. Nesta Câmara formei uma nova família. Sou amigo de todos os vereadores e vou continuar com essas amizades. Estarei sempre por aqui. Dudu, você ainda terá que me aturar muito (risos)”, disse. BNH, eleito deputado estadual com 42.811 votos, também fez questão de falar de seu suplente, Roberto Maciel Rebouças, Dr. Robertinho: “Siga firme com seus propósitos e faça da política um meio de fazer o bem e ajudar o próximo”.

No final da sessão, os deputados foram presenteados com diplomas de reconhecimento e homenagem. A assessora do vereador Claudio Haja Luz, Thaissa Firmino, cantou o louvor da cantora gospel Jamily, ‘Conquistando o impossível".

APrefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, acaba de instalar três ecobarreiras em rios de Jacarepaguá, na Zona Oeste. O Rio Pavuninha, em Curicica, e Rio das Pedras, na Comunidade de Rio das Pedras, receberam pela primeira vez os equipamentos, com objetivo de conter resíduos do espelho d'água dos canais.

Duas delas estão no Rio Pavuninha: uma no trecho entre a Rua Francisco de Paula e a Avenida Embaixador Abelardo Bueno; e outra próxima à Comunidade Asa Branca. A terceira ecobarreira está no Rio das Pedras, próxima à Estrada Engenheiro Souza Filho.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, destacou a importância dos equipamentos para a região. “A instalação das ecobarreiras é um passo importante para a nossa região. Assim vamos evitar aumento da velocidade de assoreamento dos rios”, afirmou Talita.

A limpeza dos equipamentos pode ser feita por equipes da Fundação Rio-Águas e do programa Guardiões dos Rios, da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima.

As ecobarreiras retêm os resíduos flutuantes dos canais, facilitando a remoção, e ajudam a manter a limpeza do espelho d’água dos rios.

A partir da esq: veradores Maninho de Cabuçu, Haja Luz, Dr. Marcio Guerreiro, deputado Felipinho, presidente Dudu Reina, deputado Carlinhos, vereadores Jeferson Ramos, Vaguinho, Alcemir, Alexandre e Mauricio Morais
Prefeitura do Rio faz instalação de novas ecobarreiras em rios
Esta é a primeira vez que o rio Pavuninha e o rio das Pedras recebem os equipamentos Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO

•AGROTÓXICO

Risco à qualidade dos alimentos e de crueldade animal no Brasil

Entidades criticam projeto que deixa dono fiscalizar empresa do agro, Conhecida por PL do autocontrole, legislação ainda precisa ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro para começar a valer

Riscos à qualidade dos alimentos e de aumento da crueldade animal são algumas das preocupações de ambientalistas após a aprovação de um projeto de lei que vai permitir que a indústria agropecuária se autofiscalize.

Conhecido como PL do Autocontrole, o texto foi aprovado pelo Senado na noite da última terça-feira (20) e seguiu direto para a sanção presidencial. Hoje, as atividades de fiscalização das agroindústrias hoje são exclusivamente por funcionários do

Ministério da Agricultura.

Porém, o projeto prevê que as empresas criem os seus próprios programas de fiscalização, que, por sua vez, devem ser monitorados pelo governo (entenda aqui o que muda).

Risco à qualidade dos alimentos

Para o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Janus Pablo de Macedo, a lei, ao diminuir ao papel do Estado na fiscalização, ameaça a segurança dos produtos.

"É uma interrogação muito grande porque a gente

não sabe como vai ficar a qualidade dos alimentos que serão comercializados, principalmente internamente aqui no nosso país", afirma.

"Permitir que um vendedor seja o responsável por atestar a conformidade legal da sua própria mercadoria é algo esdrúxulo sob qualquer ótica", afirmou Kenzo Jucá, assessor Legislativo do Instituto Socioambiental.

"Quando se trata de alimentos é algo completamente inaceitável e ameaçaria a segurança sanitária

de toda sociedade", afirmou Jucá.

Crueldade animal Entidades ligadas à defesa dos animais também se manifestaram.

Para a diretora-executiva da Animal Equality, Carla Lettieri, uma das consequências de um possível enfraquecimento da fiscalização é o aumento do maltrato aos animais no setor, como gado e galinhas, diz ela.

A diretora executiva do Animal Equality lembra de um levantamento realizado pela organização em

que foi apurada a situação em alguns abatedouros no país. "São verdadeiras cenas de filmes de terror", afirma.

"Animais sendo chutados, sendo cortados vivos, a insensibilização feita de uma maneira extremamente violenta e de forma ineficaz, ou seja, o animal é morto ainda consciente", relata Carla.

Para ela, uma queda na fiscalização permitirá que os abates sejam feitos "da pior forma possível". "É uma exceção hoje, mas muito provavelmente

será uma regra no futuro", alega.

Uso indiscriminado de agrotóxicos Além dos animais, o meio ambiente de forma geral poderia ser prejudicado, afirma Carla. Isso porque os fiscais do governo também monitoram a utilização de agrotóxicos nas lavouras, bem como a entrada de químicos no país. Segundo a diretora executiva, o PL poderia causar o uso indiscriminado desses defensivos e fertilizantes, além de aumentar a entrada dos produtos fraudulentos.

Estudo identifica os ‘hotspots’ das onças e de outros animais no Pantanal, em MS

OInstituto Homem Pantaneiro (IHP) e a BrazilFoundation fizeram uma parceria para monitorar a biodiversidade na região da Serra do Amolar, uma das áreas mais preservadas do Pantanal em Mato Grosso do Sul. A pesquisa utiliza "armadilhas fotográficas" (câmeras traps) colocadas estrategicamente na região de mata para observar a rotina dos animais do bioma.

“Com os levantamentos, vamos determinar hotspots, locais que concentram alta biodiversidade e presença de espécies bioindicadores preestabelecidas. Outro objetivo nosso, durante as pesquisas, é listar as espécies de aves migratórias e apontar qual o período de ocorrência delas na região”, explica Grasiela Porfírio, coordenadora do monitoramento.

A coordenadora técnica do IHP, Angélica Guerra explica que será monitorada a ocorrência das espécies, além de identificar as áreas sujeitas a alterações antrópicas e também a sazonalidade de processos ecológicos nas áreas da Rede Amolar.

“Com esta parceria, pretendemos contribuir para a proteção da biodiversidade do Pantanal, aumentando a área de proteção efetiva em torno do parque nacional e fortalecer as ações nas áreas protegidas da Rede Amolar”, garante.

Os levantamentos e atividades estão acontecendo na área da Rede Amolar, que foi criada em 2008, por iniciativa do IHP e, atualmente, é formada por áreas com múltiplos usos e status de conservação na região.

As armadilhas fotográficas permitem que os pes-

quisadores identifiquem diversos animais da fauna pantaneira passeando “despretensiosamente” pelas áreas monitoradas. Onças-pintadas, capivaras, queixadas, tatus canastra e antas são alguns

dos animais flagrados pelas armadilhas.

Região fragilizada Mesmo após a criação da Rede Amolar, que incorporou áreas conservadas no entorno do Parque Nacional do Pantanal, a bio-

diversidade da região está fragilizada pelos incêndios florestais, por exemplo.

zar os recursos naturais, pensando no Projeto Alto Pantanal. Esta é mais uma iniciativa em prol da conservação do bioma pantaneiro”, afirma o presidente do IHP, Ângelo Rabelo.

Levantamento feito pelo IHP e BrazilFoundation monitora a biodieversidade na Serra do Amolar
“Conseguimos mais uma parceria em prol da biodiversidade desta região única do nosso país. A intenção é sempre valoriRio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE

CINEMA

PAULO SILVA

NOSSO FILME DE NATAL

AS

Como não falar de nosso filme de Natal favorito sem citar Billy Bob Thorton em "Bad Santa" de Terry Zwigoff. Um dos filmes mais inteligentes sobre comédia e Natal já feito, "Papai Noel às Avessas" de 2003 que inclusive tem uma sequência não muito feliz, uma quadrilha de assaltantes com um anão, um homem e uma mulher, se aproveitam das lojas de departamento disfarçados de Papai Noel, elfo e Mamãe Noel para roubar no dia 24, véspera de Natal. O vigarista Willie, o grande ator Billy Bob Thorton, é um excêntrico e alcoólatra que ganha a vida como Papai Noel que se reúne uma vez por ano com seu parceiro de roubo Marcus Skidmore, interpretado por Tony Cox genial como parceiro sério e consciente, ele se disfarça de elfo e tramam durante uma semana como roubar a loja que trabalha, sempre a véspera de Natal, mas desta vez ele e seu parceiro encontram um menino que vai lhes mostrar o verdadeiro espirito natalino.

Willie T. Stokes, Billy Bob, é um Papai Noel bastante diferente. Durante as festas de fim de ano Willie trabalha em lojas de departamento, juntamente com Marcus, Tony Cox e seu jeito de ser um anão acima de qualquer suspeita, que se veste de duende no período. A dupla possui um golpe que é aplicado ano após ano: trabalham na loja no período natalino, descobrem seu sistema de alarme e, na véspera

de Natal, a assaltam. Após vários anos de sucesso, o plano é ameaçado pelo atual estado de Willie, que bebe cada vez mais e não faz o menor esforço para ser gentil com as pessoas. Por causa de sua conduta a dupla passa a ser o alvo da desconfiança de Bob Chipeska, John Ritter em seu último filme, o gerente da loja em que trabalham, e de Gin, Bernie Mac um ex-policial corrupto, o responsável pela segurança da loja.

O papel de Willie era para ser de Bill Murray, de "Caça Fantasmas", nem gosto de imaginar como seria uma péssima escolha, mesmo admirando o trabalho de Murray, uma vez que o Willie de Bob Thorton é o filme. O argumento do filme é de dos irmão Joel e Ethan Coen, daí um filme tão ácido, fantasticamente desbocado e politicamente incorreto, muito embora o final seja com uma moral natalina. Brett Kelly, que interpreta o garotinho que acaba se tornando o companheiro de Willie, não se limita a criar um personagem `bonitinho` - Thurman é mais do que isso; é uma criança profundamente perturbada e solitária que não se deixa assustar ou intimidar pelo jeito explosivo do `amigo`, mas não por ser corajosa, e sim por precisar desesperadamente de sua companhia. Com seu olhar inocente e sua firme convicção de que Willie é Papai Noel, Thurman é uma figura comoventee a relação entre os dois personagens jamais soa forçada, o que é admirável. Pra quem sempre criticou o Natal ou não gosta de Papai Noel esse é o filme de final de ano.

Tomorrowland volta ao Brasil com datas para outubro de 2023

Organizadores divulgaram na quarta-feira (21) que o festival Tomorrowland Brasil está de volta em outubro de 2023. O evento será realizado em Itu, no interior de São Paulo nos dias 12, 13 e 14.

Sem mais detalhes sobre line-up, a única certeza confirmada pelos organizadores é que o festival, que nasceu na Europa, vai ter camping para quem quiser viver a experiência por completo.

“Você pode se hospedar no DreamVille, o camping oficial do Tomor -

MINUTO GAZETA

DANA BLANCO

Uma história de sucesso com um dos maiores designers do Brasil

Nascido no Morro da Mangueira (RJ), Junior Dias, mais conhecido como Jr. King, produziu seus primeiros trabalhos como designer em 2012. Autodidata, o jovem aos 22 anos de idade também é um empreendedor que hoje possui em seu portfólio colaborações com artistas e empresas de diversos segmentos. Quando falamos de design, Jr. King coleciona diversos cases de sucesso, como a Rede Globo, Band, o saudoso cantor e compositor Mr. Catra, Rogério Minotouro, TZ da Coronel,

Jesus Luz, Pique Novo, Príncipe, Pablo Morais, Kayuá, D’Black, o músico angolano Masta, e muitos outros.

Além das diversas colaborações com empresas e artistas, Jr. King também deixou sua assinatura por vários lugares espalhados além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Nigéria e Angola

Em seus 10 anos como designer O empreendedor comemora seus com diversos artistas e influenciadores como Liomar (Pique Novo), Rogério Minotouro, Lorena Maria. A cada dia vem trilhando seu caminho de sucesso !

rowland Brasil. Mais informações estarão disponíveis em breve”, informa o site oficial do evento.

A primeira edição do Tomorrowland Brasil também aconteceu Itu, em 2015, e teve público de 180 mil pessoas com 187 DJs na programação. Em 2016, a edição também foi no mesmo lugar e reuniu 150 mil pessoas.

A primeira edição do festival ocorreu em Boom, na Bélgica, em 2005 e, atualmente, o evento é considerado o maior de música eletrônica de acordo com os organizadores.

Evento volta a acontecer em Itu, no interior de São Paulo, como anteriormente Tomorrowland Brasil volta em 2023
Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 7
G
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Caderno
Estado do Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022

Conmebol divulga detalhes da Recopa entre Fla e Independiente del Valle

Entidade confirmou datas, horários e locais para a definição entre os campeões da última Libertadores e da recente Sul-Americana, que se reencontram após três edições

ADireção de Competição e Operações da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu nesta quarta-feira (21/12) os detalhes de tempo, hora e

localização da edição 2023 da Recopa Sul-Americana. O campeão da Libertadores, Flamengo, revê o Independiente del Valle, vencedor da Copa Sul-Americana, após dois anos.

Naquela oportunidade, os equatorianos conseguiram empatar no final após to -

mar uma virada e igualar a dois gols em casa. No Rio de Janeiro, nem chance nem reconhecimento pararam a formação de Gabigol e companhia, goleadora com um 3 x 0 em dia de dupla marca de Gerson. Com a repetição do duelo, ambos times seguem enfrentando um só adver-

sário em suas duas passagens pelo curto torneio.

A ida está definida para o Estádio Olímpico Atahualpa, na capital equatoriana Quito, com 35 mil lugares e a 2.850 metros de altitude comparado a outro lugar no país banhado pelo Oceano Pacífico, na

cidade costeira de Guayaquil, onde o rubro-negro se consagrou com o tricampeonato da América.

A futura decisão acontece no dia 21 de fevereiro, às 21h30 de Brasília.

No mesmo horário, uma semana depois (28/2), o Maracanã deve receber novamente o compromis-

so derradeiro da competição. Volta a acontecer no maior palco do futebol brasileiro 1094 dias depois do penúltimo título do técnico Jorge Jesus pelo Flamengo, antes do Campeonato Carioca de 2020, sendo o último de ordem internacional.

Zico dá benção ao camisa 10 Gabigol e vê Flamengo forte na briga pelo Mundial

Galinho, que voltará ao Maracanã no próximo dia 28 para o Jogo das Estrelas, acredita que a equipe rubro-negra estará mais bem preparada fisicamente em comparação com o Mundial de 2019 Tricampeão da Libertadores, o Flamengo iniciará a temporada 2023 com um desejo muito claro: voltar a ser campeão mundial depois de 42 anos. Grande símbolo da geração que em 1981 surpreendeu o Liverpool na vitória por 3 a 0, no Japão, Zico acredita que o time chegará mais forte desta vez do que em 2019 O Galinho não vê o Real Madrid, adversário dos sonhos do Flamengo em uma eventual final, com uma diferença brutal na disputa. Zico diz

acreditar que desta vez a equipe rubro-negra estará em melhores condições físicas de que contra os ingleses em 2019.

- Acho que o Flamengo, Palmeiras e até mesmo o Atlético-MG não ficam devendo a times da Europa. Vimos o próprio Flamengo contra o Liverpool. Agora acho que existe uma igualdade de condições, porque em 2019 o Flamengo chegou cansado. Com Everton Ribeiro e Arrascaeta juntos e em forma, é outra história. E naquele ano os dois tiveram que sair, porque era final de temporada Nós, em 1981, tivemos uma final contra o Vasco no domingo e no domingo seguinte já viajamos para o Mundial. Não teve isso de

comemorar. Em 2019, teve um intervalo maior com festa, premiação... Deram uma relaxada, e acho que isso foi fundamental. Agora, não. Os times estão praticamente recomeçando uma temporada. Então, não vejo o Real Madrid com uma diferença brutal - analisou o Galinho em bate-papo com o ge.

No Mundial, que será disputado entre os dias 1º e 11 de fevereiro, no Marrocos, o Flamengo já terá um novo camisa 10, já que Gabigol utilizará o número depois da saída de Diego. E será com a bênção de Zico.

Gabi e o Galinho são os únicos jogadores e marcarem gol pelo clube em finais de Libertadores. - Vai estar bem entregue.

Ele é um desses caras que criou uma identificação grande com o Flamengo, com a torcida. Isso é muito significativo. Viu a diferença do que é fazer no Flamengo, a repercussão

que dá. Não pode desperdiçar essa chance. Mostra também que não é supersticioso.

Gosto muito dele. Tem muita personalidade, e

isso é importante. Sabe tomar as decisões.

É um grande profissional, vive a vida dele, mas dentro do campo se entrega totalmente - afirmou Zico.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022 Ano XXV - nº 1034
Paulo Martins LÉO ALPHA

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.