presidente Lula defendeu a ampliação de programas como o ProUni e o Fies, para abrir as portas da universidade e criar oportunidades para a população mais pobre. “Deixa esse povo entrar para a gente ver como vai ter um país altamente melhor do que tem hoje”, disse.
www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2023. Ano XXVI Nº 1055 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 05 Página 06 Página 10 Página 03 Página 03 Página 07 Página 08 Página 03 Página 05 Dia de São Sebastião, Padroeiro do Rio Tortura no sistema prisional cresce mais de 37% no Brasil Página 10 Museu do Surf Rico recebe prancha de Ítalo Ferreira Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial “Reduzir preço da passagem aérea é prioridade”, diz ministra do Turismo Mundo ONG Favela Mundo abre 1.100 vagas para cursos gratuitos em comunidades do Rio Presidente diz a reitores que a educação vai sair do obscurantismo Parlamento Europeu aprova resolução condenando atos criminosos no Brasil Rio inaugura gerência de divisão da Comlurb em Jacarepaguá ‘O Método Grönholm’ lança programação de férias 1 em cada cinco habitantes da América Latina não pode pagar alimentação saudável, diz ONU Pódio histórico no Dakar foi acima do esperado, diz Lucas Moraes "Ainda está caindo [a ficha]. Foi uma honra representar o Brasil no Dakar, conseguir um resultado inédito. Sabia que tinha uma condição boa, apesar de ser a estreia, mas [o resultado] foi acima do esperado", reconheceu o piloto.
“Tornar o ambiente escolar mais agradável para as crianças e jovens sempre foi nosso objetivo.
O
Memorial do Holocausto, em Botafogo, abre as portas ao público para visitação
O Memorial do Holocausto, um novo espaço museológico na cidade em Botafogo, abriu suas portas para o público na quinta (19). Na exposição permanente, os visitantes podem ampliar conhecimentos sobre os acontecimentos que marcaram a história e ter acesso a relatos de vida dos sobreviventes. A construção do Memorial do Holocausto no Rio começou a
ser idealizada há mais de 30 anos pelo ex-vereador e ex-deputado estadual Gerson Bergher, já falecido. Um concurso organizado no final de década de 1990 pelo departamento fluminense do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) teve como vencedor o projeto do arquiteto e urbanista Andre Orioli. Mas a proposta só saiu do papel mais recentemente.
Brasil rompe com aliança ultraconservadora criada por Trump Depoimento de Anderson Torres é confirmado para segunda-feira (23/1)
Novo depoimento do ex-secretário de Segurança Público do Distrito Federal, Anderson Torres, foi confirmado para segunda-feira (23/1). A nova oitiva foi solicitada pela defesa do ex-ministro e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o documento, Torres está disposta a responder todas as perguntas feitas pela autoridade policial.
Anderson foi instruído pelo seu advogado, Rodrigo Roca, a usar do direito de ficar calado no último depoimento feito na quarta (18/1). A medida permitiu que equipe de defesa tivesse acesso à íntegra dos autos para que, no próximo depoimento, o ex-ministro possa falar.
O inquérito investiga se houve omissão ou outros crimes da parte dele nos atos terroristas de 8 de janeiro. Na oitiva desta quarta (18/1), que durou cerca de uma hora, Torres foi questionado, também, sobre a mi-
nuta de decreto para instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — a intenção do documento era reverter o resultado do pleito que definiu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República.
Juristas ouvidos pelo Correio avaliam que a postura de Torres é comum em inquéritos e legítima, uma vez que o investigado não pode produzir provas contra si, direito protegido pela Constituição Federal de 1988. "Ele poderia ter esclarecido algo para facilitar a defesa, mas como já foi anunciado que as investigações vão tentar conseguir informações por outros meios, é melhor para ele esperar o material físico e, a partir daí, dar esclarecimentos em cima de acusações com mais elementos", explica Felipe Albuquerque, professor de direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Basília
Onovo governo federal comunicou nesta semana que rompeu com o Consenso de Genebra, a aliança ultraconservadora criada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump com apoio de Jair Bolsonaro.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, “essa aliança de mais de 30 países tem entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da
legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Em contrapartida, o governo confirma que se mantém associado ao Compromisso de Santiago, assinado em 2020 no contexto de combate dos países latino-americanos à Covid-19, e à Declaração do Panamá, de 2000, baseado na busca por equidade e a justiça social para criança e adolescência.
“Eles estão plenamente alinhados com a legislação brasileira pertinente, em particular no que respeita à promoção da igualdade e da equidade de gênero em
diferentes esferas, à participação política das mulheres, ao combate a todas as formas de violência e discriminação, bem como aos direitos sexuais e reprodutivos”, disse o Itamaraty.
Também nesta semana, o Itamaraty anunciou o embaixador Sérgio França Danese como representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, e uma série de novos secretários que vão completar o time do chanceler Mauro Vieira.
Em comum, são nomes experientes que já desempenharam um ou dois postos de representação do Brasil.
João Marciano de Oliveira, de 47 anos, dono da igreja Jesus Cristo é a Razão do Meu Viver, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de BH, foi preso na capital federal. A informação foi adiantada pela checagem da Lupa e confirmada pelo Estado de Minas.
O pastor segue preso. Ele não consta na lista dos liberados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Também aparece na lista o pastor Jorge Luiz dos Santos, de
57, presidente da Igreja Evangélica Amor de Deus João 3:16, de Itaverava, na Região Central de Minas. Ele aparece na lista da Conversão do Flagrante em Preventiva, ou seja, foi flagrado cometendo crimes em Brasília. O terceiro nome é o pastor Francismar Aparecido da Silva, que se apresenta como "pastor presidente” da Igreja Ministério Evangelístico Apascentar. Ele também não consta na lista de liberados pelo Supremo. Todos os pastores são apoiadores de Bolsonaro. João Marciano e Francismar mantinham posts a favor do ex-presidente e pediam, nas redes sociais, a intervenção militar.
GAZETA RIO
Press
Ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, durante a posse de Lula Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Foto:
Marcelo Ferreira/CB/D.A.
Foto:
Governo do
Rodrigues
Mendonça Três pastores mineiros foram presos durante atos terroristas em Brasília Fundado em 1997
de
20 de janeiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1055
Presidente
Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Itamaraty anunciou que não mais participa do Consenso de Genebra, que tem, segundo o ministério, um “entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família”
Ana
Rio
Janeiro,
Diretor
Jorge
Presidente diz a reitores que a educação vai sair do obscurantismo
ontem (19) a reitores de universidades federais e dos institutos federais de ensino que a reunião era o “encontro da civilização”. “Estamos começando um novo momento, sei do obscurantismo que se viveu nos últimos 4 anos, e eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, disse, na abertura do encontro, no Palácio do Planalto.
Segundo Lula, o governo buscará oferecer uma educação de qualidade, alinhada ao “novo mundo do trabalho” e às necessidades da sociedade. “As universidades têm que participar junto com empresários, sindicatos, governo, para gente desvendar o que vai fazer para colocar as pessoas no mercado de
trabalho”, conclamou, citando a falta de qualificação de trabalhadores para ocupar funções que exigem conhecimento em tecnologia.
“Por exemplo, a questão do clima é uma necessidade de sobrevivência da humanidade. E isso está no currículo escolar das universidades, das crianças na escola? Não está. A gente não forma pessoas com lei proibitivas, a gente forma com educação. Se a pessoa aprender na idade certa o que é a questão climática e o que é a necessidade de não poluir o planeta, a gente tá salvo”, disse Lula.
Para o presidente, a escolha dos cursos prioritários para o país também deve ser motivo de discussão.
“O Brasil não pode ser o país do mundo que tenha mais universidades para formar advogado, precisamos formar outras pessoas. Precisamos investir mais em engenharia, em
médicos. Na maioria das cidades desse país, temos carência de médicos. É preciso adotar a política de levar benefício para a pessoa que mora distante, se não ela vem para a cidade e vai ser mais uma pessoa pobre inflando a pobreza nas grandes metrópoles brasileiras, que custa muito mais caro que levar o benefício até ela”, argumentou.
O presidente Lula defendeu a ampliação de programas como o ProUni e o Fies, para abrir as portas da universidade e criar oportunidades para a população mais pobre. “Deixa esse povo entrar para a gente ver como vai ter um país altamente melhor do que tem hoje”, disse. Lula disse ainda que, durante todo seu mandato, a autonomia das universidades será garantida, com a nomeação dos reitores escolhidos pela comunidade acadêmica, e que fará reuniões anuais
para alinhar os compromissos. “Vocês terão o direito de ser responsáveis, porque quem é eleito para ser reitor deve ter responsabilidade com o dinheiro, com a administração e com o zelo da universidade”, disse.
Diálogo Acompanharam o presidente Lula na reunião os ministros da Educação, Camilo Santana; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; e da Casa Civil, Rui Costa, além de encarregados de órgãos como a Capes e o CNPq. O ministro Camilo Santana disse que o Ministério da Educação voltará a dialogar com todos os atores do setor e vai retomar a valorização e respeito pelo ensino superior no país. Entre os desafios, ele citou a ampliação da oferta de vagas, o combate à evasão escolar, a retoma-
da de obras paradas e o reajuste de bolsas.
Segundo o ministro, o reajuste de bolsas da Capes já foi autorizado pelo presidente e deve ser anunciado até o final deste mês.
Representantes de 106 instituições estavam presentes na reunião. Para o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, que também é reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esse encontro, no primeiro mês da gestão do novo governo, é carregado de simbologia.
“Os reitores e as universidades federais foram maltratadas, detratadas, esganadas orçamentariamente. Fomos colocados como alvos, e pior, fomos alijados do nosso papel natural que é o papel de estar a serviço do Brasil, dos projetos de desenvol-
vimento nacional”, disse. Fonseca lembrou que as universidades federais brasileiras estão a serviço do Brasil, no desenvolvimento dos projetos estratégicos. “Seja na área do meio ambiente, da energia limpa, da reindustrialização, seja na área da educação, dos demais níveis de educação, para enfim acabar com essa dualidade entre a educação superior e os demais níveis de ensino. Porque a universidade entende que a educação básica e os outros níveis de educação também são assuntos nossos”, defendeu. Para ele, entretanto, é preciso garantir as condições para o desenvolvimento da função natural da universidade. “Sejam meios orçamentários dignos e adequados, sejam meios para exercer nossa democracia interna, nossa constitucionalmente instituída autonomia universitária”, destacou.
ONU
Gustavo Uribe
Aministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse à CNN que sua prioridade neste início de gestão é tentar reduzir o preço da passagem aérea.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em outubro, as passagens aéreas registraram aumento de 13,9%, elevando o preço médio do bilhete para R$ 638,36.
A elevação, de acordo com especialistas em turismo doméstico, é resultado da maior demanda por passagens aéreas e pela elevação do preço do querosene
de aviação, que, em outubro, foi de 170%.
“Reduzir o preço da passagem aérea para incentivar o turismo doméstico é uma das prioridades da minha gestão. O objetivo é avançarmos em busca de uma solução que democratize o acesso à aviação brasileira”, disse a ministra à CNN.
Ela ressaltou que pretende promover, ainda em janeiro, uma reunião interministerial com Minas e Energia, Portos e Aeroportos e a Petrobras para discutir medidas que possam baratear o preço médio da passagem aérea.
O preço do querosene subiu de R$ 2,32 para R$ 5,11
o litro, na comparação entre 2019 e 2022.
Os cinco principais destinos têm sido São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal, que representou quase metade das viagens no ano passado.
A ministra se reuniu na terça-feira (17) com a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) para discutir o tema.
A entidade avalia que a melhora no ambiente de negócios no país pode ajudar na redução de 17% do preço do querosene de aviação.
Os combustíveis e lubrificantes representam hoje 40% do preço das passagens aéreas.
Um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) publicada nesta quarta-feira (18) revelou que 22,5% da população da América Latina e do Caribe não pode pagar por alimentos saudáveis — taxa de uma pessoa a cada cinco.
Em 2021, essa região tinha 56,5 milhões de pessoas afetadas pela fome. O contingente cresceu 13,2 milhões desde o início da pandemia de covid-19.
Os números do Brasil também são ruins:
• 28,9% da população passa por insegurança alimentar moderada ou severa;
• esse valor equivale 61,3 milhões de pessoas no total;
• 8,6 milhões de pessoas estão subnutridas.
"Esse problema está relacionado a diferentes indicadores socioeconômicos e nutricionais. O relatório apresenta uma clara relação entre a incapacidade de pagar uma dieta sau-
dável e variáveis como o nível de renda de um país, a incidência de pobreza e o nível de desigualdade", afirmou a FAO.
A associação também lembrou do Brasil ao pedir esforços para manter o programa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), projeto iniciado no governo primeiro governo Lula, em 2003.
O projeto foi esvaziado nos últimos anos e viu os repasses de alimentos caírem 76% de 2011 a 2021.
“Reduzir preço da passagem aérea é prioridade”, diz ministra do Turismo
1 em cada cinco habitantes da América Latina não pode pagar alimentação saudável, diz
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse
Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Lula se reuniu com reitores de universidades e institutos federais
Quem ganha menos de 1,5 salário mínimo poderá pagar imposto de renda
Sem o reajuste da tabela que está congelada desde 2015, mais trabalhadores com baixos salários serão tributados
Afalta da correção da tabela do Imposto de Renda (IR) e o avanço da inflação podem fazer com que trabalhadores que ganham menos de um salário mínimo e meio sejam obrigados a pagar o tributo em 2023.
Atualmente, o piso nacional das remunerações está em R$ 1.302, fixado por Medida Provisória publicada em dezembro, quando Jair Bolsonaro (PL) ainda assumia o governo. Com a tabela congelada desde 2015, a faixa de isenção do IR está em R$ 1.903. Segundo dados do sindicato dos auditores da Receita
Federal (Sindfisco), a isenção do tributo beneficiava quem recebia até nove salários mínimos em 1996, mas para 2023, ficará para quem ganha até 1,46 salário, caso a tabela do IR não seja reajustada.
Benito Salomão, mestre e doutorando em economia, aponta que a atualização da tabela é fundamental para não penalizar os trabalhadores que ganham menos. “O salário nominal valoriza ano por ano. Vai chegar um ponto que você vai estar tributando, o que está acontecendo agora, muito próximo daquela camada de trabalhadores que ganham
remunerações pequenas. E a finalidade do imposto de renda não é essa, a finalidade é exatamente estabelecer critérios progressivos, de forma a tributar mais quem ganha mais", destaca.
Outro fator que contribui para o cenário é a inflação, que fechou 2022 com alta de 5,79% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a defasagem acumulada na tabela do IR é de 148,1%. Durante sua campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu
ampliar a faixa de isenção do IR para R$ 5 mil mensais.
De acordo com Salomão, o governo reluta em corrigir a tabela do IR porque perde a arrecadação que precisa para fechar a meta primária. “Ele vai deixar de arrecadar imposto de renda de uma série de trabalhadores de menos de dois salários mínimos, que estariam contribuindo e vão deixar de contribuir”, relata. No cálculo dos auditores, o reajuste integral da tabela resultaria em uma perda de arrecadação para União de aproximadamente R$ 106,5 bilhões. Hugo Garbe, doutor em
•ESPANHA
economia e professor na Universidade Mackenzie, explica que a queda da receita também atingiria estados e municípios, já que cerca da metade do IR é destinada a prefeitos e governadores.
"O novo governo está tentando cumprir a promessa de campanha e uma queda no possível impacto que pode ser causado por uma possível perda de arrecadação. O imposto de renda é uma fonte importante de arrecadação de tributos do Governo Federal e se nós tivermos uma perda de arrecadação significativa nesse tipo de imposto isso pode impactar nos cofres públicos.”, afirma Garbe.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta terça-feira (17) que o governo pretende votar uma reforma tributária sobre a renda, para desonerar as camadas mais pobres e onerar os que hoje não pagam imposto.
O Ministro também afirmou que o governo deve aprovar a reforma tributária no segundo semestre deste ano, para entrar em vigor durante 2024. A declaração foi dada durante painel “Brasil: um novo roteiro” no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Minas Gerais marca presença na Fitur, a maior feira de turismo do mundo
Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Americanas
AJustiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido de recuperação judicial feito pela Americanas ontem. O juiz Paulo Assed Estefan avaliou que a varejista atende a todos os requisitos para o processo de recuperação judicial.
Em termos práticos, isso significa que a companhia continua de portas abertas e segue com os negócios, incluindo negociação com fornecedores e com instituições financeiras.
O juiz decide então que, com o deferimento e a confirmação integral da liminar concedida cautelarmente, para que sejam suspensas todas as ações e execuções existentes contra as requerentes, seja confirmado o não prosseguimento de toda e qualquer cláusula que imponha vencimento antecipado das dívidas do grupo, “inclusive como medida de isonomia para a coletividade de credores”, determina. Estefan determina ainda que sejam suspensas quaisquer ordens de arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição
sobre os bens, oriundas de demandas judiciais ou extrajudiciais, o que deverá ser previamente submetido à Justiça, “sobretudo se puderem prejudicar ou inviabilizar o processo de recuperação judicial das requerentes”, e que seja confirmada a proibição de compensação de quaisquer valores, com a imediata restituição de todo e qualquer valor que os credores eventualmente tiverem compensado. Contudo, nessa última decisão, o juiz faz uma ressalva em relação ao Banco BTG.
Em sua decisão, o juiz alega que “trata-se de uma das maiores e mais relevantes recuperações judiciais ajuizadas até o momento no país, não só por conta do seu passivo, mas por toda a repercussão de mercado que a situação de crise das requerentes vem provocando e, por todo o aspecto social envolvido, dado o vultoso número de credores, de empregados diretos e indiretos dependentes da atividade empresarial ora tutelada, bem como o relevante volume de riqueza e tributos gerados.”
A decisão ainda destaque que o grupo informou
que, em decorrência dos fatos noticiados, a companhia perdeu em uma semana quase 80% do seu valor de mercado, além de ter sofrido rebaixamentos consecutivos das agências de classificação de risco. Recuperação judicial
A Americanas entrou com um pedido de recuperação judicial, com dívidas de R$ 43 bilhões que envolvem credores financeiros, trabalhistas e fornecedores. A recuperação judicial é uma trégua que a companhia pede à Justiça para não pagar suas dívidas enquanto tenta se recuperar. O único credor que ficou de fora foi o banco BTG, porque obteve uma liminar na Justiça. Depois do pedido de recuperação judicial, a Americanas vai precisar apresentar um plano de recuperação dos seus negócios, que geralmente envolve venda de ativos e um pesado desconto na dívida. Os bancos vão ter que provisionar as perdas em seus balanços, o que vai afetar a lucratividade. Além do BTG, os principais credores são Bradesco, Safra, Banco do Brasil, entre outros.
Minas Gerais tem uma agenda cheia de encontros e negócios a partir de ontem na 43ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), um dos mais importantes eventos de turismo do mundo, que foi aberto na quarta-feira (18/1) em Madri, capital da Espanha. O Estado é representado pelo secre -
tário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e pela diretora de Promoção de Turismo da Secult-MG, O Estado participa como co-expositor no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), ao lado de outros 24 outros órgãos e operadores brasileiros.
Foto: Secult-MG/Divulgação
Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Ana Carolina Nunes
Prefeitura do Rio inaugura gerência de divisão da Comlurb em Jacarepaguá
Em um trabalho que contou com a iniciativa da Subprefeitura de Jacarepaguá, que firmou uma parceria público-privada com as empresas responsáveis pelos shoppings Uptown e Park Jacarepaguá, possibilitou a construção de uma gerência de divisão de serviços da Comlurb na Cidade de Deus, embaixo do Viaduto da Linha Amarela. A inauguração aconteceu na manhã de quinta (19), a área, que antes estava degradada, conta agora com contêineres habitacionais para o setor administrativo, salas de trabalho, além de refeitório, vestiários, depósito de materiais e um local de estacionamento para até seis caminhões da frota de coleta da Companhia. A base avançada teve um investimento privado de R$800.000,00, funcionará diariamente e será mantida pela própria Comlurb. Para a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, a situação não poderia mais esperar e, mesmo com as dificuldades de caixa herdadas
do governo passado, as conversas iniciaram desde o início da atual gestão e finalmente saiu do papel. “A função da Prefeitura do Rio é identificar locais públicos em que precisamos agir de alguma forma. Enxerguei que aquele local precisava de uma obra de utilidade pública e uma “cara nova” para o espaço. Procurei a Comlurb e vi que construir uma base ali seria ótimo para melhorar nossos serviços na região. Tenho certeza de que a população irá aprovar. Vamos transformar uma área degradada com a instalação de uma unidade de serviço essencial para a região”, comemora Talita.
O local já ganhou reforço na iluminação, com instalação de 86 projetores com tecnologia LED, tornando o local mais claro, para segurança de motoristas e moradores. A área de cerca de mil metros quadrados foi gradeada, murada e preparada com concreto para instalação dos contêineres da nova gerência. Além da presença de Talita, o presidente da Comlurb, Flávio Lopes, também compareceu e
enalteceu a importância dessa parceria e o novo espaço para a Comlurb: "Com o empenho da Talita, uma grande parceira nossa, foi possível tornar viável essa nova gerência de divisão da Comlurb que vai dar um novo dinamismo à coleta da região, favorecendo principalmente os moradores da Cidade de Deus", afirma Flávio Lopes. O secretário municipal especial da juventude, Salvino Oliveira, é morador da Cidade de Deus e também foi conferir de perto o novo espaço.”Enquanto gestor público e morador da Cidade de Deus, eu fico pessoalmente feliz com essa entrega para a comunidade. O descarte do lixo é um dos principais problemas da CDD e essa é uma boa oportunidade para a gente começar a reverter esse quadro e deixar um legado para a população que tanto anseia por melhorias. Esse novo equipamento da Comlurb vai trazer tecnologia, organização e dinamismo para a vida dos moradores”, conclui.
Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio
Aimagem peregrina de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, deu início às celebrações na manhã desta quinta-feira ao ser levada ao Santuário Cristo Redentor, no Corcovado, para a Oração do Ângelus, presidida pelo arcebispo do Rio, cardeal dom Orani João Tempesta. Entre os presentes, estava o reitor do Santuário, padre Omar. A programação pela cidade na sexta-feira reunirá missas, carreatas e procissões em diferentes bairros. Uma das principais atividades é a tradicional missa no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte da cidade, a ser presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, às 10h. As celebrações começam cedo no santuário, com missa a cara hora, com a primeira às 5h e a última às 19h. Apenas no horário das 11h não haverá a celebração. Outra ação importante no calendário do santuário para a data é a procissão que tem como destino final a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro. Os fiéis vão partir da basílica às 16h.
A catedral também terá programação especial. As missas serão realizadas às 8h, 10h, 12h e 18h, esta celebrada pelo arcebispo do Rio. Ao meio-dia, também será realizada a Feijoada de São Sebastião, no valor de R$ 30 por pessoa. Em Quintino, a programação da Paróquia São Sebastião começa às 6h30
com a Alvorada Festiva.
As missas solenes serão às 7h, às 8h30, 10h (sendo esta a única com transmissão ao vivo na Facebook da Paróquia), às 11h30, às 16h e às 19h.
O Terço da Misericórdia será às 15h e a procissão com carreata às 17h30 nas proximidades da paróquia.
Na Paróquia São Sebastião de Olaria, na Zona Norte da cidade, as missas serão realizadas às 6h, às 8h, às 10h, a ser celebrada por Dom Paulo Celso, às 12h, às 15h e às 18h. A procissão terá concentração às 15h30 e saída às 16h. Os fiéis percorrerão oito ruas da região, com partida e chegada na paróquia.
Em Santa Cruz, a Paróquia São Sebastião terá Oração das Laudes às 7h30, seguida pela San-
ta Missa às 8h e às 10h.
Uma procissão será realizada na região às 16h e, em seguida, celebrada uma missa e, para encerrar, festa com música ao vivo.
O Santuário do Cristo Redentor volta a receber as comemorações, com uma missa às 11h, na sexta-feira.
Na Paróquia São José da Lagoa, na Zona Sul do Rio, as celebrações serão às 7h e às 19h. Responsável por abrir o calendário esportivo no Rio, a corrida de São Sebastião é uma das mais tradicionais provas do Brasil e celebra, nesta edição, 31 anos de existência. A corrida acontece nesta sexta-feira, para honrar o padroeiro da cidade, e tem distâncias oficiais de 5km e 10km.
Prefeitura de Duque de Caxias promove feira de adoção
APrefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, realizará, neste sábado (21), uma feira de adoção responsável de cães entre 2 e 3 meses de vida.
O evento será na Praça da Mantiquira, em Xerém, quarto distrito, das 09h às 14h.
Os interessados em adotar um animal de estimação devem apresentar a identidade, comprovando ser maior de idade, além de se responsabilizar pelos cuidados diários com o animal adotado, sendo orientado que maus- tratos e abandono é crime ambiental.
A feira incentiva e ressalta a importância da adoção consciente, possibilitando um novo lar a estes animais.
Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Parlamento
Américo Martins
Londres
OParlamento Europeu aprovou na manhã de ontem (19) uma resolução condenando os ataques criminosos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro e defendendo a democracia brasileira.
Os deputados europeus também demonstraram seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e às instituições democráticas do país.
A resolução rejeitou ainda “nos termos mais veementes as ações criminosas perpetradas por partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro”.
O voto no Parlamento Europeu é mais uma forte demonstração in-
ternacional de apoio às instituições democráticas do Brasil.
Os deputados europeus também ressaltaram o apoio aos esforços para uma investigação rápida e imparcial para identificar e processar os envolvidos e as instituições que não agiram para impedir os crimes.
A resolução foi aprovada por 319 votos a favor e apenas 46 contra. Outros 74 deputados se abstiveram. Por fim, o Parlamento Europeu fez uma conexão entre os ataques em Brasília e a a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021 nos Estados Unidos.
Segundo os deputados, os atos estão ligados “ao crescente fascismo transnacional, racismo e extremismo”.
Marina se encontra com Greta Thunberg em Davos
Aministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se encontrou com a ativista ambiental sueca Greta Thunberg na quinta-feira (19), em Davos. O encontro foi breve e do
lado de fora do Fórum Econômico Mundial, já que a ativista não tem acesso ao local. Thunberg, que estava acompanhada de outras ativistas ambientais, falou pouco. Elas entregaram um pedido contra a exploração de petróleo à ministra, o documento é di-
recionado a vários países, não apenas ao Brasil.
A ministra do Meio Ambiente foi mais eloquente, e falou um pouco sobre sua juventude e sua trajetória como ativista ambiental.
Marina Silva também participou de um painel sobre bioeconomia na Amazônia e
se encontrou com o enviado especial do clima para os Estados Unidos, John Kerry.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações de Priscila Yazbek, da CNN, em Davos
Lula diz que GSI, Abin e militares não o avisaram sobre riscos dos ataques
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou erro por parte dos serviços de inteligência, como os do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e das Forças Armadas, por não terem alertado-o sobre a possibilidade de ataques e depredações nos atos ocorridos na Praça dos Três Poderes, no último dia 8.
"Nós temos inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso", criticou, em entrevista, ontem, à Globonews. "Se eu soubesse, na sexta-feira, que viriam oito mil pessoas aqui, não teria saído de Brasília. Saí porque estava tudo muito
tranquilo. Até porque, a gente estava vivendo ainda a alegria da posse."
Lula repetiu que acredita que as portas do Palácio do Planalto foram abertas deliberadamente. "Não foi nenhum analfabeto político que invadiu isso aqui.
Era gente que preparou isso durante muito tempo.
Eles não tiveram coragem de fazer nada durante a posse", frisou. "Na verdade, nós cometemos um
erro, eu diria, elementar: a minha inteligência não existiu. Saí daqui na sexta-feira com a informação que tinham 150 pessoas no acampamento, que estava tudo tranquilo, que não iriam permitir que entrasse mais ônibus, que não iriam permitir que juntasse mais ninguém. Eu viajei para São Paulo na maior tranquilidade. E aconteceu o que aconteceu."
Agência France-Presse
Davos, Suíça
Oex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson opinou, nesta quinta-feira (19), que o presidente russo, Vladimir Putin, "não usará armas nucleares", porque isso causaria uma "paralisia" econômica e pediu aos países ocidentais que forneçam mais armas para as tropas ucranianas.
Johnson, que participa do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), disse que Putin busca apresentar a guerra na Ucrânia como um "confronto nuclear entre a Otan e a Rússia".
"Bobagem. Não vai usar armas nucleares. Ele é como o menino gordo de Dickens. Ele quer nos dar arrepios", acrescentou.
"O menino gordo" é um personagem do primeiro romance de
Charles Dickens, "The Posthumous Papers of the Pickwick Club", de 1837, que se diverte, assustando uma senhora. A edição em português se chama "As aventuras do Sr. Pickwick".
Boris Johnson argumentou que Putin nunca usaria armas nucleares, porque isso provocaria uma "paralisia completa" da economia. Além disso, acrescentou, levaria China e Índia a se voltarem contra Moscou.
O agora ex-premiê, que renunciou em julho após uma série de escândalos, foi um grande aliado da Ucrânia durante seu mandato.
Ainda sobre este tema, Johnson pediu às nações ocidentais que parem de se concentrar no chefe do Kremlin e forneçam mais armas para que a Ucrânia possa se defender.
"Eles vão vencer. Devemos ajudá-los a vencer o mais rápido possível", insistiu, referindo-se às tropas ucranianas.
VOLTA AO MUNDO
Parlamento Europeu aprova resolução condenando atos criminosos no Brasil
Boris Johnson: Putin não usará armas nucleares E em encontro com Gretta, recebe pedido contra exploração de petróleo Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL
Europeu aprova resolução condenando atos criminosos no Brasil
Brasil: Tortura no sistema prisional cresce mais de 37%
Os casos de tortura no sistema prisional brasileiro
aumentaram 37,6% de janeiro de 2021 a julho de 2022 na comparação com igual período de 2019 e 2020, aponta relatório da Pastoral Carcerária Nacional.
Foram registrados 223 casos no documento Vozes e Dados da Tortura em Tempos de Encarceramento em Massa, divulgado na última quarta-feira (18/01). Na edição anterior, foram 162 registros. Entre as denúncias reunidas, estão situações de violência física, falta de alimentação e de água e ausência de atendimento médico.
“O último relatório de tortura foi feito durante a pandemia de covid-19 e, nesse período, muitos familiares e a assistência religiosa não conseguiam entrar no cárcere. Elas estavam sendo barradas. A gente acredita que a volta dessas visitas, tendo em vista que muitas denúncias chegam pelos agentes da pastoral e pelos familiares, foi um dos fatores que fizeram aumentar as denúncias. Recebemos mais casos”, explica Carol Dutra, do setor jurídico da Pastoral Carcerária.
A maioria dos casos de -
nunciados pela pastoral está em São Paulo. Foram 71 registros, o que representa 31,83% do total. Em seguida está Minas Gerais, com 31 casos. Não foram recebidas denúncias de Acre, Alagoas e Rio Grande do Norte.
A entidade destaca que o estado paulista permanece como “território de extrema truculência e brutalidade contra as pessoas presas”. Nos relatórios anteriores, o estado, que tem a maior população carcerária do país, com mais de 200 mil detentos, também estava na liderança das denúncias.
A entidade chama atenção
que o número reduzido de denúncias, ou mesmo a ausência de casos em alguns estados, não representa ausência de violações ou preservação dos direitos dos presos nesses locais.
“Pelo contrário, o baixo números de casos pode ser resultado de atmosferas punitivas que circundam o espaço prisional, que ameaçam e alimentam o medo dos/as denunciantes que são coagidos/as a ficarem em silêncio”, alerta o documento.
A agressão física é o tipo de violação mais frequentes nos presídios, mais da metade das denúncias apresentadas são de socos, tapas, chutes, tiros, pau-
ladas, entre outras. Outra comportamento frequente, com 81 casos (36,32%), é o tratamento humilhante ou degradante, como manter pessoas presas sentadas no chão debaixo de sol quente, impedir o banho de sol por dias, semanas e até meses; manter as pessoas presas dormindo no chão, aplicar castigo coletivo, entre outras. Também são comuns violações contra familiares, como negar direitos como de visita, de envio de itens básicos de sobrevivência, direito de envio de cartas e de entrada de determinados alimentos, humilhações e xingamentos.
Oxfam apresenta relatório sobre desigualdade social em fórum mundial
O documento da Oxfam aponta a taxação de super-ricos como uma das ferramentas mais importantes para reduzir a desigualdade social
Desde 2020, o1% mais rico do mundo adquiriu seis vezes mais dinheiro do que 90% da população global. Os dados são do novo relatório da Oxfam A “Sobrevivência” do mais rico – por que é preciso tributar os super-ricos agora para combater as desigualdades, divulgado nesta segunda-feira (16) no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.
O evento anual reúne a elite econômica e política do mundo para discutir diversos assuntos globais; neste ano, a Oxfam participa do encontro para garantir que o combate à extrema pobreza e às desigualdades esteja em pauta. A Oxfam é uma organização da sociedade civil que atua em prol do combate às desigualdades, com foco em quatro áreas: Justiça Rural e Desenvolvimento, Justiça Social e Econômica, Justiça Racial e de Gênero, e Justiça Climática e Amazônia.
Para a presidente da Oxfam Brasil, Kátia Maia, a participação da sociedade civil no evento é fundamental para demonstrar que somente a visão dos Estados e setores econômicos não são o suficiente para combater os desafios enfrentados pela população. “Temos que contribuir com esse debate e seguir pressionando para que esses setores adotem medidas para realmente enfrentar a urgência, eliminar essa concentração de riqueza e ter um mundo mais distributivo”.
Pela primeira vez em 30 anos, a extrema pobreza e a extrema riqueza cresceram de forma paralela. O relatório destaca que a comunidade global está vivendo um momento sem precedentes, de múltiplas crises. E enquanto a população
é afetada por colapsos climáticos, altos níveis de pobreza e epidemias, como a de Covid-19, o 1% mais rico da humanidade se apropriou de mais da metade de toda a nova riqueza global.
A Oxfam defende a maior tributação de pessoas ricas e empresas como forma de saída da crise, tendo como base o seguinte cálculo: um imposto sobre a riqueza de 2% aplicado aos milionários do mundo, um de 3% àqueles com patrimônio acima de 50 milhões de dólares e outro de 5% aos bilionários poderia arrecadar 1,7 trilhão de dólares anualmente. O valor é suficiente para tirar 2 bilhões de pessoas da pobreza, financiando programas de combate à fome e recuperação de danos causados pelo colapso climático e promovendo o acesso à saúde e proteção social. O cálculo foi feito em conjunto com Institute for Policy Studies, Patriotic Millionaires e Fight Inequality Alliance, a partir de dados da Wealth-X e da Forbes.
NÚMERO DE BRASILEIROS QUE VIVEM NA EXTREMA POBREZA BATE RECORDE
O Brasil é um dos únicos países no mundo que não tributa lucros e dividendos, fazendo com que as pessoas mais ricas paguem proporcionalmente menos impostos que grande parte da população. São 284 bilionários no país, segundo a revista Forbes. Por outro lado, um relatório do IBGE aponta que existem 62,5 milhões de brasileiros vivendo em situação de extrema pobreza.
O relatório está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com ênfase no ODS 1 –Erradicação da pobreza e ODS 10 – Redução das desigualdades.
Maria Fernanda Garcia
Ana Clara Godoi
Contatos devem feitos com: Coronel Batalha Celular 21 991382074
Foto: Adobe Stock Foto: Adobe Stock Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL
Imagem ilustrativa
OPORTUNIDADES
ONG Favela Mundo abre 1.100 vagas para cursos gratuitos em comunidades do Rio
Um novo ano está começando e com ele, surgem as possibilidades de um futuro mais inclusivo para crianças e jovens de três favelas do Rio de Janeiro. Os cursos ofertados pelo Favela Mundo ocorrem no contraturno escolar e, além de serem uma alternativa de diversão para a garotada, se propõe a ajudar a diminuir os índices de evasão escolar, atraindo crianças e jovens que deixaram de estudar com a pandemia.
Pensando sempre em transformar o futuro de crianças e jovens, através de atividades culturais e artísticas, a partir do dia 16 de janeiro, o Favela Mundo vai abrir inscrições para cursos de teatro, hip-hop, jazz, danças brasileiras, violão e musicalização infantil. A ONG vai oferecer 1.100 vagas para pessoas com idade
entre 2 e 18 anos e as aulas acontecerão na Rocinha, Cidade de Deus e Caju. Para se inscrever a única exigência é necessário estar estudando e o responsável comparecer a um dos locais onde os cursos irão ocorrer, com cópia da identidade e CPF. As aulas começarão no dia 13 de fevereiro.
“Tornar o ambiente escolar mais agradável para as crianças e jovens sempre foi nosso objetivo. Quando o projeto ocorre dentro das escolas atrai não apenas a garotada, mas aproxima também toda a família. Após a pandemia, conseguir resgatar os estudantes que evadiram é importantíssimo para possibilitar um futuro melhor a todos”, afirma Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto.
O projeto Favela Mundo é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de
Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, LAMSA, Metrô Rio e Magellan IP, através da Lei do ISS.
12 anos de sucesso da Favela Mundo Trabalhando a mediação de conflitos através das artes e da cultura, a ONG Favela Mundo tem muito que comemorar em seus 12 anos, completados em setembro. A organização não governamental é a única no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York.
O Favela Mundo também já representou o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três deles na Organização das Nações Unidas.
Mais de 11 mil crianças e jovens já participaram do projeto que deu nome à entidade Favela Mundo,
que realiza oficinas gratuitas de teatro, música e danças no contraturno escolar. Com um caráter itinerante, permanecendo um ano em cada comunidade.
SERVIÇO: Inscrições
Favela
Locais
-
CLASSIFICADOS
lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1
Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades
Utensílios do
Mundo abre inscrições para 1.100 crianças e jovens de três comunidades a partir de 16 de janeiro de 9h às 15h.
Biblioteca Parque da Ro
cinha: Estrada da Gávea, 454 - Rocinha. EDI Srª Perciliana de Alvarenga: Rua Moisés, s/n - Cidade de Deus. CIEP Henfil: Rua Carlos Seidl, s/n – Caju. Para mais Informações entre em contato pelo (21) 2236-4129 (Whatsapp).
APANHADOR DE ALMAS
Olonga nacional de terror e suspense "Apanhador de Almas" foi rodado durante os meses de novembro e dezembro de 2022 na Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. O filme é uma produção da Iron Chest Films e atualmente está em pós-produção, com previsão de lançamento nos cinemas ainda neste ano. Com direção dos diretores Fernando Alonso e Nelson Botter Jr. da série "Os UnderUndergrounds" e dos longas de animação "O Pergaminho Vermelho" e o inédito "Save the Tree", único representante brasileiro no Prêmios Goya, o filma também conta com o roteiro assinado pela dupla em parceria com Tarsila Araújo. Na trama, quatro garotas que se conheceram num grupo online de estudos de bruxaria resolvem participar de um ritual a ser realizado durante um eclipse solar total, na casa de uma famosa bruxa chamada Rea. Após o ritual, as coisas parecem sair do controle. Elas se veem presas numa espécie de limbo dimensional, culminando na aparição de uma criatura mais velha e poderosa que o tempo: o Apanhador de Almas. Para desespero de todas, essa criatura acaba propondo uma espécie de jogo, onde apenas uma poderá sair de lá com vida. O elenco é todo composto por mulheres e conta com as atrizes Klara Castanho, Ângela Dippe, Jessica Córes, Larissa Ferrara, Priscila Sol e Duda Reis. Além do elenco, a equipe também é majoritariamente feminina – elas representam 80% do time envolvido no projeto e ocupam cargos como direção de fotografia, roteiro, direção de arte, produção e montagem.
CINEMA A 10 REAIS
A promoção " Semana Mania" começa no UCI para todo territorio nacional com valores especiais para as sessões de domingo a domingo. A partir desta semana, os preços dos ingressos promocionais são válidos para qualquer dia, em qualquer sessão, sendo R$10,00 a meia-entrada para filmes 2D e R$11,50 para projeções em 3D. Os clientes UCI vão poder aproveitar a promoção para assistir ao sucesso de bilheterias "Avatar: O Caminho da Água", que chegou aos cinemas 13 anos depois da estreia do primeiro filme. As estreias da semana também entram na promoção: "Babilônia", "Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro", "M3GAN" e o nacional "Fervo". Mais informações sobre a compra, valores e programação estão disponíveis no site oficial da rede. Os clientes do UCI Unique, o programa de relacionamento da rede, têm o benefício de pagar meia-entrada em qualquer dia e sessão. Para fazer parte do grupo, basta adquirir o cartão na bilheteria de qualquer cinema UCI e fazer o cadastro no site. Os novos associados ganham um ingresso cortesia que pode ser utilizado de segunda a quinta-feira, inclusive
O Star+ anunciou que " Santo Maldito", nova série original do selo Star Original Productions, terá sua estreia global, para mais de 50 países, no dia 8 de fevereiro, exclusivamente no serviço de streaming.
Nesse suspense dramático, a trama acompanha a história de Reinaldo, interpretado por Felipe Camargo, um professor de cursinho e escritor ateu que vive um grande conflito interno: ele é ou não é capaz de realizar milagres? Seria ele um milagreiro ou um impostor?
Quando a esposa de Reinaldo entra em estado vegetativo, ele toma a desesperada atitude de colocar um fim nesse sofrimento, mas, por um "milagre", Maria Clara, a atriz Ana Flávia Cavalcanti, acorda. Ele não sabia, mas foi filmado por um fiel de uma pequena igreja da periferia. Aos olhos da câmera, um fenômeno divino aconteceu.
Samuel, na pele de Augusto Madeira, pastor de uma humilde igreja, oferece todas as suas economias para que Reinaldo pregue aos seus fiéis, acreditando estar diante de um homem iluminado. Em sua jornada como um líder religioso que não crê em Deus, o professor tem suas convicções abaladas, descobrindo verdades entre o céu e o abismo. é esperar pra ver.
12° MOSTRA ECOFALANTE
Foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro as inscrições para os programas competitivos da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema: a Competição Latino-Americana e o Concurso Curta Ecofalante. Interessados podem inscrever seus filmes através do site do festival. A 12ª edição da Mostra Ecofalante acontecerá na cidade de São Paulo, em junho de 2023, com toda a programação gratuita. Competição Latino-Americana presente na Mostra desde 2014, premia os melhores filmes latino-americanos de temática socioambiental, contemplando longas e curtas-metragens. Nesta edição, serão aceitas obras latino-americanas finalizadas a partir de 2021, sem restrições quanto a gênero ou duração. Os filmes devem abordar temas relacionados a questões socioambientais, tais como: energia, água, emergência climática, consumo, trabalho, povos tradicionais, questão racial, ativismo socioambiental, resíduos sólidos, contaminação, poluição, políticas públicas, cidade, mobilidade, habitação, alimentação, economia, globalização, vida selvagem e sustentabilidade, entre outras. Os selecionados concorrem nas categorias Melhor Longa-Metragem pelo Júri, a partir de 60 minutos, com prêmio de R$15.000; Melhor CurtaMetragem pelo Júri, até 59 minutos, com prêmio de R$5.000; e Melhor Filme pelo Público. O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site.
Maricá abre recebimento de propostas para o Programa Municipal de Arte e Cultura
APrefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, iniciou na segunda-feira (16/01) as apresentações das propostas do Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac) - que vai destinar R$ 3,5 milhões a projetos artísticos e culturais no município.
O preenchimento do formulário de inscrição está disponível (clique aqui) e deve ser entregue na recepção da Secretaria de Cultura junto com o protocolo devidamente preenchido no local. As inscrições acontecem até
o dia 31 de março. Após a apresentação das propostas, a Secretaria de Cultura fará a triagem dos projetos, com a divulgação do resultado final, que está previsto para 25 de maio de 2023.
O valor destinado a cada projeto selecionado será pago em parcela única, até 30 de junho, e os contemplados deverão executar a proposta apresentada até 25 de maio de 2024.
Vale lembrar que o valor repassado deve ser integralmente utilizado no projeto e que as estruturas, equipamentos e demais custos, como pagamento de direitos
autorais e de imagem, deverão estar inclusos no valor pago.
Sobre o Proac
O edital do Proac é voltado a atividades nas áreas de artes urbanas (R$520 mil disponíveis), artes visuais (R$ 520 mil), circo (R$ 260 mil), dança (R$ 340 mil), literatura e poesia (R$ 260 mil), música (R$ 800 mil) e teatro (R$ 800 mil), realizadas por artistas individuais ou grupos que sejam residentes ou sediados em Maricá.
Podem apresentar projetos o próprio artista ou detentor de direitos sobre o seu conteúdo, como pessoa
física, empresas do setor cultural com sede no município e instituições culturais sem fins lucrativos, como pessoa jurídica.
Os projetos serão divididos em três faixas de valor financiado: até R$ 20 mil, de R$ 20.001 a R$ 50 mil e de R$ 50.001 a R$ 100 mil.
Um mesmo artista ou grupo pode apresentar até duas propostas, desde que o valor solicitado para ambas não ultrapasse a soma de R$ 100 mil.
Veja o edital. https://www.marica. rj.gov.br/wp-content/ uploads/2023/01/EDITAL-PROAC.docx
Reprodução
Foto:
feriados.
SANTO MALDITO
Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 9 Caderno G
20 de
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
PAULO SILVA
Estado do Rio de Janeiro,
janeiro de 2023
LÉO ALPHA
Pódio histórico no Dakar foi acima do esperado, diz Lucas Moraes
Aos 32 anos, Lucas Mo -
raes ainda é bem jovem se comparado aos pilotos com os quais dividiu o pódio do rali Dakar na categoria de carros.
O catari Nasser Al-Attiyah (agora pentacampeão) tem 52 anos. O francês Sébastien Loeb, segundo colocado e dono de nove títulos mundiais de rali, tem 48. Até onde pode chegar o primeiro brasileiro no top 3 da principal categoria da prova mais desafiadora da modalidade? "Acho que a minha idade ajuda a muito a aprender. Conseguimos utilizar a estratégia a nosso favor, aprender bastante na primeira semana e buscar um resultado relevante na segunda. Espero ter mais uns 20 anos de Dakar [risos]", afirmou o paulista, em entrevista à Agência Brasil nesta quinta-feira (19), em São Paulo. Antes do terceiro lugar de Lucas, o melhor desempenho de um brasileiro na categoria era o de Kle-
ver Kolberg, em 2002. Ao lado do navegador francês Pascal Larroque, o gaúcho terminou a prova na oitava posição. "Ainda está caindo [a ficha]. Foi uma honra representar o Brasil no Dakar, conseguir um resultado inédito. Sabia que tinha uma condição boa, apesar de ser a estreia, mas [o resultado] foi acima do esperado", reconheceu o piloto. O resultado de Lucas no deserto da Arábia Saudita surpreende não apenas pela idade, mas por ter sido a estreia dele
no Dakar. O desempenho superou, por exemplo, o dos próprios Al-Attiyah e Loeb na primeira vez que ambos disputaram a prova. Em 2004, o catari terminou na décima posição, enquanto o francês ficou em nono em 2016.
Um dos trunfos do brasileiro para enfrentar os mais de 8,5 mil quilômetros de percurso foi a parceria com o experiente navegador Timo Gottschalk. O alemão, de 48 anos, foi campeão do Dakar ao lado
de Al-Attiyah em 2011, ano do primeiro título do piloto catari. "Correr com o Timo foi muito importante porque, em momentos decisivos, a experiência dele fez a diferença, especialmente no segundo dia. Tinha muita pedra, os ponteiros furaram muitos pneus. Ele disse para ir tranquilo, salvar as rodas. Dito e feito: muitos ponteiros perderam mais de hora esperando apoio porque acabaram os estepes", recordou Lucas.
OFlamengo chegou a um acordo com o Olympiacos, da Grécia, pela venda do lateral-esquerdo Ramon, de 21 anos. O clube grego pagou 1,5 milhão de euros (R$ 8,2 milhões) por 70% dos direitos econômicos do atleta, restando ao Flamengo ainda uma porcentagem. A informação foi confirmada pela reportagem da TNT Sports.
Ramon é "cria" do Ninho do Urubu e che -
gou ao profissional em 2020 como uma grande promessa, mas não conseguiu destacar-se no Flamengo. Em 2022, foi emprestado ao Red Bull Bragantino, por onde participou de 19 jogos, sendo titular em nove deles. Além de Ramon, o Flamengo também negocia a transferência do atacante Matheus França, do goleiro Hugo Souza e do volante João Gomes.
Museu do Surf Rico recebe prancha de
Hoje escrevo um texto muito especial, pois é um dia feliz pra mim: ganhei uma prancha do nosso campeão mundial e primeiro campeão olímpico da história do surfe mundial, Ítalo Ferreira, um cara que admiro muito, não só pelo seu talento e títulos, mas por sua humildade, dedicação e conduta dentro de fora da água. Esse ano tive o prazer de ir à Baia Formosa a convite dos meus amigos Helder Longarina, pude perceber o quanto o Ítalo é querido e como ele influencia positivamente os jovens, além de levar o nome da querida e linda BF para todo o Mundo através do seu surfe e sua atitude. Na ocasião em que estive na terra do nosso campeão, pude conhecer sua mãe, dona Katiane e aproveitei para cumprimenta-la e lhe presenteei com um livro meu autografado. Através do Longarina eu conheci os patrocinadores de pranchas do Ítalo, a dupla super competente Sylvio Tico (shaper) e Adriano Teco ( laminador), que representam o
Ítalo Ferreira
shaper Timmy Patterson no Brasil através de sua marca, a Silver Surf. Eles mandaram essa prancha especial e linda pra mim e fiquei amarradão em ver a qualidade da prancha, que além de bem fabricada é linda! Sei que o Tico é shaper excelente, surfa bem de pranchinha e o Teco arrebenta no longboard progressivo, e inclusive quem me disse que ele é um adversário super difícil foi meu amigo Picuruta Salazar, que também me contou sobre a ótima estrutura que a Silver Surf tem.
Então deixo aqui meus agradecimentos ao Tico, Teco, Helder, e claro ao nosso grande campeão mundial Ítalo Ferreira que cedeu essa prancha espetacular para o Museu do Surf Rico. Fico muito feliz pois agora o museu conta com pranchas dos nossos quatro campeões mundiais: Gabriel Medina, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo.
Aloha e boas ondas, Rico de Souza.
GAZETA RIO
do Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2023 Ano XXVI - nº 1055
acerta venda de Ramon ao Olympiacos
Esportes
Estado
Flamengo
Lincoln Chaves
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais