GAZETA RIO - Edição de 18, 19 e 20 de Março de 2023

Page 1

GAZETA RIO

Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023. Ano XXVI Nº 1094 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes

Palácio Guanabara, promove bate-papo sobre causa

animal

PÁGINA 5

Presidente do STM reconhece politização das Forças Armadas sob

“Houve. Mas isso, se você for ver a história, quando Deodoro foi presidente e tivemos a Constituinte, os militares foram arrastados para a política. Na década de 20, tivemos o movimento tenentista. Muitos aderiram ao Bolsonaro. Tem os radicais e tem os bolsonaristas naturais. Estamos em uma democracia, vota-se no Bolsonaro ou no Lula, vota-se em quem quiser. O que não pode é pregar o golpe”, disse.

PÁGINA

Polícia Militar reforça seu efetivo com 544 novos soldados já aptos a missões de patrulhamento

O vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, reiterou a importância do ingresso dos novos soldados.

PÁGINA 5

BBB 2023: Brasil tem

13 novos processos por importunação sexual por dia

PÁGINA 7

Desemprego fica estável em 8,4% e atinge 9 milhões de brasileiros

PÁGINA

Léa Garcia, 90 anos: Funarte parabeniza a atriz

PÁGINA 9

Rússia diz que mandado de captura de Vladimir Putin é "insignificante"

PÁGINA 6

MPF decide investigar Bolsonaro e Michelle por peculato no caso das joias

A ação ilegal do governo Bolsonaro no caso das joias foi revelada pelo Estado de S. Paulo. Um conjunto composto por um colar, um anel, um par de brincos e um relógio, avaliado em R$ 16,5 milhões, teria sido enviado pelo governo da Arábia Saudita pela comitiva de Bento Albuquerque, em outubro de 2021.

PÁGINA 3

Saiba quanto os ‘times pequenos’ lucraram com os jogos fora do Rio

PÁGINA 10

Dino vai à Justiça contra Eduardo Bolsonaro por fake news sobre visita no Rio

PÁGINA 3

Aneel leva em consideração pleito da Firjan e reduz tarifa de energia

PÁGINA

www.gazetario.com
6
4
Bolsonaro 3

GAZETA RIO

Fundado em 1997

Diretor Presidente

Ator Lance Reddick de “The Wire” morre aos 60 anos

Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1094

Deputados do PSOL apresentam projeto para revogar cronograma do Novo Ensino Médio

JOGO DOS 7 ERROS E A SAÚDE

Onome dela é Lara de Souza, apenas 1 ano e 7 meses e já sofreu sua primeira violência; violência esta que marcará por toda vida. Teve o seu dedo mindinho arrancado pela tesoura da auxiliar de enfermagem na hora de tirar uma atadura. A amputação dessa bebê é mais um erro acrescentado a uma lista interminável de dores e mortes. Dessa vez foi no Pronto-Socorro de São Gonçalo.

Ano passado foi a vez de Daiana Chaves Cavalcanti, 35 anos, vítima de erro após cirurgias plásticas realizadas pelo médico equatoriano Bolívar Guerrero Silva, no Hospital Santa Branca, em Duque de Caxias, no dia 3 de maio.

Também, em 2022, no Hospital da Mullher Rede Intermédica, na Zona Norte do Rio, Gleice Kelly Gomes teve a mão e o antebraço esquerdos amputados após dar a luz. Era parto normal.

A morte em 2019 de Lucas Gabriel de Jesus no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias foi depois de uma simples cirurgia de fimose. Sobrou para polícia civil a investigação do caso.

Lembra da idosa de 81 anos?

Zailde dos Santos Olanda, deu entrada no Hospital Pedro II, na Zona Oeste do Rio para fazer ua

cirurgia na perna direita, por conta de uma infecção na prótese do fêmur. E os médicos operaram a perna esquerda.

Na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, em outubro de 2012, uma técnica de enfermagem injetou sopa na veia da aposentada Ilda Vitor Maciel, de 88 anos. A idosa estava internada na unidade e após o fato veio a óbito.

Lindama Benjamin Oliveira, de 59 anos, teve o intestino perfurado no Hospital Viteé Cirurgia Plástica e Estética. Essa internação aconteceu agora, dia 9 de março e a paciente veio faleceu.

A família acusa o hospital e o cirurgião de negligência e demora no atendimento após as complicações cirúrgicas.

A pensionista Lindama Benjamin de Oliveira morreu, aos 59 anos, após passar por um procedimento no abdômen na quinta-feira. A família acusa cirurgião plástico Heriberto Ivan Arias Camach e o Hospital Viteé Cirurgia Plástica e Estética de negligência e demora no atendimento após as complicações cirúrgicas. O caso de Lindama levanta questionamentos: O que fazer quando se é vítima? Como fazer a denúncia? Como saber antes se o médico responde por processos na área de atuação?

A situação é muito séria e vem acontecendo com mais frequência. Cabe aos conselhos regionais a investigação de erros e

práticas antiéticas de médicos e profissionais de saúde.

No caso do Rio de Janeiro, essa função cabe ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), que deve investigar e decidir sobre a punição a ser aplicada. Mas deveria também fazer um esclarecimento público. sobre profissional denunciado.

O denunciante deve fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia. Além de comunicar ao CREMERJ, o que pode ser feito pelo site ou na sede do Conselho em Botafogo. É importante saber que a denúncia pode ser feita por um familiar ou conhecido da vítima.

O poder público precisa mergulhar com muita força nesse assunto. Vamos fiscalizar os cursos, as faculdades, as escolas que formam profissionais da saúde. As questões trabalhistas devem estar na mira do governo também.

É triste assistir ao sofrimento dessas famílias sofrendo por erros tão absurdos na saúde. A tesoura que cortou o dedo mindinho de Lara passa por diversas mãos, principalmente as mãos displicente e incompetentes de uma técnica de enfermagem. Alguns negam a vacina, alimentam fake news, mas confio na maioria que enfrenta os desafios da saúde com responsabilidade e compromisso com a vida humana.

Um grupo de parlamentares ligados à comissão de educação do PSOL apresentou um projeto de decreto legislativo que busca revogar o cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio, informa a CartaCapital. Os deputados Glauber Braga, Sâmia Bomfim, Chico Alencar, Luciene Cavalcante, Ivan Valente e Tarcísio Motta assinaram o referido PDL, que tem como objetivo revogar a portaria 521/2021 do ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro, Milton Ribeiro.

“Se você não revoga esse cronograma, na prática, você faz com que essa consulta anunciada pelo Ministério da Educação seja simplesmente uma forma de procrastinação. É preciso interromper imedia-

tamente esse cronograma de consolidação da reforma do ensino médio, assentida pelo governo Bolsonaro”, afirmou Glauber Braga à CartaCapital.

O deputado defendeu o retorno ao modelo do Ensino Médio anterior até a consulta popular sobre a reforma, porque, segundo ele, “o que está acontecendo agora é pior": "aí logo depois você pode ter uma convocação por parte do Ministério da Conferência Nacional de Educação, onde aí sim se vai discutir com estudantes, professores e profissionais da educação, de uma maneira mais profunda, tudo aquilo que pode ser feito para o fortalecimento da educação pública e também do Ensino Médio", acrescentou.

“O que não dá é para continuar com essa ‘reforma’ de Temer e Bolsonaro que precariza a vida de estudantes e professores”, concluiu Glauber.

O ator Lance Reddick, conhecido por seu papel de chefe de polícia na aclamada série de televisão “The Wire” e por seu trabalho na série de filmes de ação “John Wick”, morreu nesta sexta-feira (17) aos 60 anos, afirmou seu publicitário.
Foto: Reprodução
247
Editorial
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações
GAZETA RIO
1997 Diretor
Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Ltda.
Fundado em
Presidente

Presidente do STM reconhece politização das Forças Armadas sob Bolsonaro

presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Joseli Parente Camelo, reconheceu que houve uma grande politização das Forças Armadas e um exagero de militares no Executivo durante o governo Jair Bolsonaro.

A declaração foi dada pelo tenente-brigadeiro do ar em entrevista exclusiva ao colunista ontem (17/3), um dia após ele assumir o comando da Corte para o biênio 2023-2025.

Ao ser questionado se houve uma politização muito grande das Forças Armadas durante a gestão Bolsonaro, Camelo concordou. Entretanto, fez ressalvas. “Houve. Mas isso, se você for ver a história, quando Deodoro foi presidente e tivemos a Constituinte, os militares foram arrastados para a política. Na década de 20, tivemos o movimento tenentista. Muitos ade-

Dino vai à Justiça contra Eduardo Bolsonaro por fake news sobre visita no Rio

Oministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que tomará as medidas cabíveis contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que espalhou uma fake news a respeito da visita do membro do governo Lula a uma comunidade no Rio de Janeiro.

Eduardo, que é filho de Jair Bolsonaro, associou, sem fundamento algum, Dino ao crime organizado por visitar o Complexo da Maré, conjunto de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro.

"Flávio Dino, o ministro que entra na Maré, complexo de favelas mais armado do Rio, com apenas 2 carros e sem trocar tiros. Vamos convocá-lo na Comissão de Segurança Pública para explicar o ní-

vel de envolvimento dele e seu chefe, Lula, com o crime organizado carioca. Isto é um absurdo!", disparou Eduardo Bolsonaro em suas redes sociais, na quarta-feira (15).

Dino havia respondido afirmando que não tem medo de "milicianinhos", em referência ao deputado federal e às associações dos Bolsonaros com as milícias.

Agora o ministro decdiu ir à Justiça contra as fakes de Eduardo. Ele afirmou que na próxima segunda-feira entrará com ações.

"A princípio, nem cogitei entrar com representações porque essa gente não merece muita atenção. Mas fiz uma reflexão quanto à agressão a milhares de pessoas sérias e honestas que, só por serem pobres, estão sendo estigmatizadas de modo

vil e covarde. Em primeiro lugar, há racismo. Além disso, há quebra de decoro, porque é uma mentira deslavada que fui me reunir com os chefes do tráfico. A outra mentira delirante é que estava sem proteção policial", disse Dino, ao UOL. "Essa gente vai em campanha eleitoral à favela da Maré e a outras pedir voto. Depois, diz que quem vai lá é amigo de bandido, como se todos os moradores fossem bandidos. Isso é execrável, hediondo, asqueroso. É inadmissível. Essas pessoas têm que respeitar o povo pobre do país. Temos que nos perguntar sempre se essa gente vai ter auditório para prorrogar esse método fascista de manipulação de fatos para alcançar seus intentos políticos".

riram ao Bolsonaro. Tem os radicais e tem os bolsonaristas naturais. Estamos em uma democracia, vota-se no Bolsonaro ou no Lula, vota-se em quem quiser. O que não pode é pregar o golpe”, disse. O presidente do STM ainda afirmou ser completamente favorável à PEC articulada pelo ministro da Defesa, José Múcio, para obrigar militares a irem para a reserva, caso assumam cargos públicos. “Apoio completamente. Acho que as Forças Armadas têm que estar dentro dos quartéis, se preparando, para a defesa da pátria, das fronteiras. O que estão propondo é, se o elemento for candidato, ele passa imediatamente para a reserva. E não poderia voltar”, afirmou.

A posição de Joseli é semelhante a dos atuais comandantes das Forças Armadas, que avaliam que a nova regra deve desencorajar impulsos aventureiros de militares atraídos para a política por ondas ideológicas.

MPF decide investigar Bolsonaro e Michelle por peculato no caso das joias

OMinistério Público Federal (MPF) decidiu investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por peculato no caso das joias trazidas ilegalmente da Arábia Saudita para o Brasil. O procedimento foi aberto na tarde da última segunda-feira (13) após uma representação feita pela deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP). A informação foi divulgada inicialmente pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O crime de peculato é praticado quando um funcionário público, em razão do cargo que ocupa, desvia bens públicos em benefício próprio ou de terceiros. O procurador da República Caio Vaez Dias, do Distrito Federal, foi designado responsável pelo caso. Ele integra o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF no DF. Também são citados na notícia-crime o ex-mi-

nistro de Minas e Energia

Bento Albuquerque e o ex-secretário da Receita Federal Julio Gomes - este último falou sobre as joias em ligação telefônica com Bolsonaro. A ação ilegal do governo Bolsonaro no caso das joias foi revelada pelo Estado de S. Paulo. Um conjunto composto por um colar, um anel, um par de brincos e um relógio, avaliado em R$ 16,5 milhões, teria sido enviado pelo governo da Arábia Saudita pela comitiva de Bento Albuquerque, em outubro de 2021. A entrada no Brasil foi dentro da mochila de um assessor. De acordo com o ex-ministro, as joias seriam um presente para Michelle. Um segundo conjunto enviado também pelo governo da Arábia Saudita e destinado a Jair Bolsonaro chegou a entrar no país no mesmo período. De acordo com a Folha de S. Paulo, um recibo comprova que o relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário, sem valores estimados e pro -

duzidos pela marca suíça de diamantes Chopard, foram entregues ao Palácio do Planalto em novembro de 2022. Antes, estavam sob posse da pasta de Minas e Energia. Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comandou primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no governo Lula Na quarta-feira (15), o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, por unanimidade, que Bolsonaro devolva o segundo conjunto de joias vindas da Arábia Saudita. Em uma outra decisão da semana passada, o ministro Augusto Nardes, do TCU, havia proibido Bolsonaro de usar ou vender as joias, mas não ordenou sua devolução. As joias ficarão com a Presidência da República. Além delas, Bolsonaro terá de devolver duas armas, dadas pelo governo dos Emirados Arábes Unidos, que também entraram ilegalmente no Brasil.

O247 Foto: Reprodução
GAZETA RIO 3 Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023 POLÍTICA

Desemprego fica estável em 8,4% e atinge 9 milhões de brasileiros

Ataxa de desocupação, que mede o desemprego no Brasil, ficou em 8,4% no trimestre encerrado em janeiro. O resultado mostra estabilidade se comparado ao período anterior, entre agosto e outubro, quando a taxa atingiu 8,3%. Desde 2015, é o menor percentual para o trimestre de novembro a janeiro. Já em relação ao mesmo período do ano anterior, houve recuo de 2,9 pontos percentuais.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de

Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta sexta-feira (17/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de desempregados no trimestre de novembro a janeiro somou 9 milhões de brasileiros, repetindo os números do período terminado em outubro. Na comparação anual, porém, totalizou menos 3 milhões de pessoas, quando havia 12 milhões de nessa condição.

A coordenadora da Pnad Contínua, Adriana Beringuy, acredita que a taxa estável ainda reflete menos

busca por emprego. “Essa estabilidade seria uma repercussão da redução da procura por trabalho nos meses de novembro e dezembro de 2022 sobre o início de 2023”, apontou em texto publicado no site do IBGE.

O nível de ocupação, estimado em 56,7%, com 98,6 milhões de pessoas ocupadas, registrou redução de 1,0% (menos 1 milhão de pessoas) ante o trimestre anterior e alta de 3,4% (mais 3,2 milhões) no ano. "A taxa só não expandiu agora porque a pressão sobre o mercado de trabalho

foi de estabilidade. No que dependesse da ocupação, o movimento seria de aumento nesse indicador", informou o IBGE hoje, em coletiva virtual para analisar os resultados.

Desalentados

O contingente de pessoas desalentadas — as que participam da força de trabalho potencial e gostariam de trabalhar, mas não buscaram trabalho por achar que não conseguiriam — atingiu aproximadamente 4 milhões no trimestre terminado em janeiro. O contingente é

equivalente a um recuo de 5,3%, ou 220 mil pessoas, em relação ao trimestre encerrado em outubro de 2022.

O indicador apresentou também variação negativa (-16,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Naquele trimestre eram 4,8 milhões de pessoas desalentadas.

Carteira de trabalho e emprego informal

Os dados do IBGE apontam ainda que o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de

36,8 milhões, mantendo estabilidade no trimestre e crescendo 6,5% (mais 2,3 milhões de pessoas) na comparação anual. O número de trabalhadores domésticos (5,9 milhões de pessoas) ficou estável no confronto com o trimestre anterior e cresceu 4,7% (mais 262 mil pessoas) no ano.

A quantidade de empregos sem carteiras, ou seja informais, foi de 13,1 milhões, ficando estável em relação ao trimestre anterior, mas cresceu 5,9% (725 mil pessoas) em relação ao trimestre de novembro de 2021.

Ministro Alexandre Padilha e Andre Ceciliano recebem representantes da Causa PET

Segundo a Secretária do gabinete, centenas de pessoas estão visitando o gabinete, e faz sucesso principalmente entre as mulheres.

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, juntamente com secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo

pensionistas

ACaixa Econômica Federal e o Banco do Brasil confirmaram ontem (17) a suspensão do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

Na quinta-feira (16), bancos privados já tinham sinalizado a paralisação das operações

envolvendo o crédito consignado, em reação à redução dos juros da linha de crédito de 2,14% para 1,70% ao mês. Bancos justificaram que deixariam de ter rentabilidade com o novo teto.

O Banco do Brasil afirmou em nota que “realiza estudos de viabilidade técnica sobre as

novas condições de operações de crédito aprovadas sobre o consignado no convênio com o INSS”, enquanto a Caixa disse que “suspendeu a oferta do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para avaliação”.

Grupo Entre Elas de volta ao Renascença Clube

Osucesso foi tanto que o Grupo Entre Elas retorna ao palco do Renascença Clube, neste domingo, 19/03. O show de abertura está marcado para 15h, com o Samba do Xoxó.

O Entre Elas existe há 17 anos e foi fundado em Florianópolis/SC, se tornando conhecido no Brasil inteiro pelas rodas de samba que viraram sucesso na internet. A consagração veio no audiovisual gravado no Cacique de Ramos, onde as meninas receberam as bênçãos do Bira Presidente. Hoje, elas ultrapassam a marca de 10 milhões de visualizações nesse audiovisual. Vale conferir o talento de Gi Guedes (voz principal e tan-

tã), Manoela Pires (violão e voz), Jéssica Antunes (cavaquinho e voz) e Juh Percussão (percussão e voz).

Serviço:

Dia: 19/03

Horário: 15h

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 - Andaraí )

Ingressos: Pista (individual) - R$ 25,00 Pista (duplo) - R$ 45,00

Camarote para 15 pessoasR$ 1.200,00 com R$ 200,00 revertidos em consumação Compra antecipada pelo Sympla

Censura Livre (menores só acompanhados do responsável).

André Ceciliano, receberam os representante da Causa PET, e prometeu engajamento na pauta do setor importante para economia.

André Ceciliano postou em suas Redes Sociais:

"A causa animal deve ser enxergada por todos nós e cada vez mais.

Nós da SRI, o ministro

Padilha e o Presidente Lula somos grandes apoiadores dessa pauta! E estamos sempre de portas abertas para a ativista @luisamell, o Deputado Federal da causa @marceloqueiroz11 e o @rochedseba do instituto vida livre! E para todos os apoiadores da causa." Fonte Felipe Estruch (Paquito).

Bancos Caixa e Banco do Brasil suspendem crédito consignado para aposentados e
GAZETA RIO 4 Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023 GERAL

Governo

OGoverno do Estado do Rio de Janeiro promoveu, ontem (17/3), um bate-papo sobre a causa animal com integrantes de ONGs, deputados federais e ativistas em defesa dos direitos dos animais.

O evento teve a presença do vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; a ativista

Luisa Mell, os deputados federais Marcelo Queiroz e Matheus Laiola; o presidente do Instituto Vida Livre, Roched Seba, além de protetores da causa e gestores de ONGs.

Thiago Pampolha enfatizou a relevância da participação da população no encontro, que contou com cerca de 300 pessoas no Palácio Guanabara. - É muito importante a presença maciça da po -

animal

Marcelo Queiroz, que mediou o encontro, parabenizou o sucesso do Castramóvel, programa de castração gratuito de cães e gatos do Estado do Rio de Janeiro. - O que eram 100 mil castrações prometidas tornaram-se 206 mil castrações executadas no ano passado. Com o marco atingido, o Castramóvel se tornou o maior programa de castração animal do mundo - declarou. O Estado do Rio de Janeiro prioriza a proteção e bem-estar dos animais e já se consolidou como referência na instituição de políticas públicas nesse sentido. Em 2020, foi criada a RJPET, que além das castrações, coordena campanhas de conscientização sobre proteção e bem-estar animal e promove ações para reverter

Em uma semana, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro reforçou seu efetivo com 544 novos soldados, já aptos a exercer o policiamento preventivo e ostensivo em todo o território estadual.

Na manhã de ontem (17/3), foi realizada a cerimônia de formatura de 230 policiais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Na sexta-feira passada, foram formados outros 314 novos policiais.

pulação protetora e defensora da causa animal, independente do cargo, da função que ocupe. A gente não avança se a gente não abre o diálogo, se a gente não ouve quem pode contribuirdestacou Pampolha.

O evento debateu os desafios para o cumprimento das leis em proteção e defesa dos pets, iniciativas de reabilitação e soltura de animais silvestres, promoção e garantia da saúde de cães e gatos e enfrentamento aos maus-tratos dos animais. O deputado federal

os lucros para a compra de ração para cães e gatos. Além da iniciativa, também foi criado o selo Pet Friendly / Amigo dos Animais, certificado concedido aos estabelecimentos que defendem a causa.

- Destaco o Programa Castramóvel, que sei que é sucesso aqui no Rio de Janeiro. Que possamos replicar ações como essas em outros estados do país. Esse momento aqui é histórico, com tantas pessoas que abraçam a causa – enfatizou a ativista Luisa Mell.

Durante a solenidade de formatura de ontem, o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, reiterou a importância do ingresso dos novos soldados na corporação.

- É um contexto complexo que nos exige a segurança pública em um estado desafiador como o Rio de Janeiro. Reconhecer a importância e o esforço de

cada soldado que se forma aqui hoje é fundamental. Não vamos economizar recursos, dedicação e trabalho para que a posição de melhor polícia do Brasil se mantenha e cresça a cada dia - discursou Pampolha, que representou o governador Cláudio Castro na cerimônia.

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, lembrou que a cerimônia de formatura concluiu um ciclo de recomposição do efetivo da Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciado há quase dez anos, referindo-se à última turma regular do concurso de 2014. Depois de parabenizar a gestão do governador Cláudio Castro por ter recolocado o Rio de Janeiro no caminho do desenvolvimento econômico e social, o coronel Henrique enfatizou os investimentos na área de segurança, citando o exemplo do Cfap: Além da formação teórica

e prática oferecida pelos instrutores do Cfap, os novos policiais dessas duas turmas já estarão habilitados para atuar em dois programas específicos da corporação de polícia de proximidade: Patrulha Escolar e Bairro Presente. Também fizeram parte da grade curricular das duas turmas noções básicas sobre a Lei Maria da Penha, uma forma de preparar os novos policiais para atuar no enfrentamento de casos de violência contra mulher, hoje uma das maiores demandas recebidas pelo Serviço 190.

Paraty ganha equipe da Patrulha Maria da Penha Após a formatura, foi realizada a cerimônia de entrega de quatro novas viaturas - picapes Ford Ranger blindadas e com tração nas quatro rodas - ao programa Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida (PMP-GV). Uma das viaturas vai operar na 2ª Com-

panhia Independente da Polícia Militar, localizada em Paraty, na Costa Verde, que acaba de ganhar uma equipe especializada do programa preventivo de enfrentamento à violência contra mulher.

A partir de agora, o programa Patrulha Maria da Penha passa a contar com 46 equipes especializadas, atuando em todo o território estadual. Com o novo núcleo do programa na 2ª CIPM, para o atendimento às mulheres de Paraty, a Patrulha Maria da Penha do 33º BPM (Angra dos Reis) terá melhores condições de atender as demandas nos municípios de Angra e Mangaratiba. Desde que foi lançado, há pouco mais de três anos e meio, o programa Patrulha Maria da Penha já realizou 160 mil atendimentos a mulheres em situação de violência, principalmente em ações de acompanhamento das medidas protetivas.

Melhorando as condições do trânsito.

A Prefeitura de Belford Roxo recebeu na quarta-feira uma visita técnica da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop-RJ) para viabilizar um projeto de duplicação das vias no Viaduto Imperial que liga o município até Mesquita.

O projeto tem como objetivo desafogar o trânsito da região, através do alinhamentos de forças entre a Prefeitura e o Governo Estadual.

A comitiva esteve presente no local para compreender a logística da expansão e os detalhes da intervenção ainda serão formalizados.

Os secretários municipais Odair Cunha (Obras, Infraestrutura, Captação de Recursos e Desenvolvimento Urbano), Paulo Sérgio Luna (Conservação), Marcelo Machado (Transporte) e o secretário especial Sérgio Sales (Articulação Política) reuniram-se com o diretor

de obras da Emop-RJ, Mauro Duarte e equipe técnica. De acordo com o secretário municipal de Obras, Odair Cunha, a visita é fundamental para entender as necessi-

dades da intervenção. "Essa obra vai impactar positivamente na mobilidade da cidade e acabar com o engarrafamento no viaduto", explicou. "Estamos traba-

lhando para iniciar as obras no menor prazo possível que vai contemplar os nossos munícipes e bairros vizinhos com esses benefícios", completou Odair.

do Estado promove no Palácio Guanabara, no Rio, um bate-papo sobre causa
Polícia Militar reforça seu efetivo com 544 novos soldados já aptos a missões de patrulhamento
GAZETA RIO 5 Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023 CIDADES DO RIO
Viaduto sobre a Dutra em Belford Roxo será duplicado

VOLTA AO MUNDO

Rússia diz que mandado de captura de Vladimir Putin é "insignificante"

Aneel leva em consideração pleito da Firjan e reduz tarifa de energia

Adecisão do Tribunal Penal Internacional não faz sentido para o nosso país, mesmo do ponto de vista jurídico", reagiu a diplomacia russa, numa mensagem na rede social Telegram, dizendo que se trata de um “ato insignificante”.

“A Rússia não pertence ao Estatuto de Roma e não tem obrigações perante ele”, lembrou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, referindo-se ao facto de o seu país nunca ter ratificado aquele tratado.

Já a presidência ucraniana saudou este mandado de detenção contra o Presidente russo, assinalando o início de um processo de condenação de Putin.

"Isto é apenas o início", disse o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andrii Iermak, referindo-se a este anúncio como uma "decisão histórica".

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Ku-

leba, elogiou a postura do TPI, dizendo que "as rodas da Justiça estão a girar", acrescentando que está certo de que os "criminosos internacionais serão responsabilizados pelo roubo de crianças e outros crimes internacionais".

Hoje, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o Presidente russo, por crimes de guerra, pelo seu alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia. Num comunicado, o TPI acusa Putin de ser “alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”. O TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

Pesquisa diz que equatorianos têm o maior pênis do mundo

Adecisão do Tribunal Penal Internacional não faz sentido para o nosso país, mesmo do ponto de vista jurídico", reagiu a diplomacia russa, numa mensagem na rede social Telegram, dizendo que se trata de um “ato insignificante”.

“A Rússia não pertence ao Estatuto de Roma e não tem obrigações perante ele”, lembrou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova,

a postura do TPI, dizendo que "as rodas da Justiça estão a girar", acrescentando que está certo de que os "criminosos internacionais serão responsabilizados pelo roubo de crianças e outros crimes internacionais".

Hoje, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o Presidente russo, por crimes de guerra, pelo seu alegado envolvimento em sequestros

Desde quarta-feira estão em vigor as novas tarifas da Enel RJ, conforme a Revisão Tarifária Periódica (RTP) aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 14/3. Após contribuição da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e demais instituições, como o Conselho de Consumidores da Enel e do Cluster Automotivo Fluminense, o índice tarifário efetivamente aprovado pela Aneel para a alta tensão apresentou queda na tarifa (-4,91%). Já para os consumidores da baixa tensão houve redução do índice inicialmente proposto, ficando em um reajuste de 6,18%.

Antes da audiência pública, ocorrida em janeiro

deste ano e que faz parte do processo de revisão tarifária, os índices propostos para os reajustes das tarifas eram de 4,44% para os consumidores de alta tensão e, de 16,01%, para os de baixa tensão.

A Firjan destaca que a maioria das indústrias do interior fluminense atendidas pela Enel está conectada no grupo de alta tensão e, com isso, será beneficiada com a redução da tarifa. No estado do Rio, a distribuidora de energia elétrica atende a 2,7 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios fluminenses.

O reposicionamento tarifário, elaborado no momento da RTP, ocorre de 5 em 5 anos. É nesse momento que a Agência Reguladora permite a participação da sociedade, por meio de audiência

pública. Por esse motivo, a federação e demais entidades defensoras dos consumidores puderam fazer contribuições por tarifas mais justas para a área de concessão da Enel. O processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA), que ocorre anualmente, não possui contribuição social e atualiza apenas os itens repassados pelas distribuidoras, como custos com compra de energia e os encargos setoriais. “A competitividade da indústria fluminense é uma defesa constante da Firjan. O estado do Rio possui o maior custo de energia elétrica do país, o que onera demasiadamente os custos de produção das empresas. Essa revisão para baixo era fundamental para a atividade das indústrias”, diz o presidente do Conselho

Empresarial de Energia Elétrica da Firjan, Antônio Carlos Vilela. Ele destaca a atuação contundente da federação, alinhada com as demais entidades, na defesa da revisão das tarifas da Enel, com diversas contribuições durante a consulta pública ocorrida entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. E, principalmente, na audiência pública que aconteceu em Niterói no início do ano.

“Esse trabalho não se esgota agora, continuaremos firmes na defesa de ações pela modicidade tarifária da energia elétrica e pela qualidade do fornecimento levando em consideração o equilíbrio, a sustentabilidade e economicidade de todo o setor elétrico fluminense e nacional”, explica Vilela.

Espanha Reconhece está com inscrições abertas até 31 de maio

referindo-se ao facto de o seu país nunca ter ratificado aquele tratado.

Já a presidência ucraniana saudou este mandado de detenção contra o Presidente russo, assinalando o início de um processo de condenação de Putin.

"Isto é apenas o início", disse o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andrii Iermak, referindo-se a este anúncio como uma "decisão histórica".

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, elogiou

de crianças na Ucrânia. Num comunicado, o TPI acusa Putin de ser “alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”.

O TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

A2ª edição do Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece está com inscrições abertas. Organizações ou coletivos de mulheres interessadas em participar têm até o dia 31 de maio para preencher formulário on-line. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional é um dos órgãos do Governo Federal que apoiam a iniciativa. Clique aqui

para se inscrever.

São realizadores da premiação a Embaixada da Espanha no Brasil, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e a ONU Mulheres. O objetivo é reconhecer experiências de mulheres rurais como transformadoras dos sistemas agroalimentares, da ação climática e proteção do meio ambiente, de

suas comunidades, de organizações e instituições e de outras mulheres.

Segundo o edital, as propostas apresentadas deverão ser de experiências ou serviços desenvolvidos no Brasil e pertencer a um coletivo de mulheres rurais. Não serão aceitas inscrições individuais ou de organizações e coletivos mistos (compostos por homens e mulheres).

O primeiro lugar será premiado com R$ 25 mil; o segundo, com R$ 15 mil

e o terceiro, com R$ 10 mil. As três experiências mais bem pontuadas receberão ainda um notebook, acompanhamento e assistência técnica durante seis meses e uso gratuito, também por seis meses, da Plataforma Rural Commerce, com serviços de diagnóstico empresarial, modelo de negócio sustentável, plano de desenvolvimento e digitalização da gestão empresarial do negócio.

Rússia diz que mandado de captura de Vladimir Putin é EPA/ ALEXANDER NEMENOV Lusa
GAZETA RIO 6 Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023 GERAL

Brasil tem 13 novos processos por importunação sexual por dia

OBrasil tem uma média de 13,6 novos casos de importunação sexual por dia levados à Justiça, segundo dados compilados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

No total, foram 2.886 novos processos pelo crime entre janeiro e julho de 2022 (dados mais recentes) no Brasil todo.

O crime de importunação sexual é quando alguém realiza um "ato libidinoso" na presença de outra pessoa de forma não consensual.

Ele foi criado em 2018 para penalizar atos que não se encaixavam em outros crimes sexuais, explica a criminalista Maíra Zapater, professora de direito penal e direito processual penal na Unifesp.

São atos como passar a mão em partes íntimas de outra pessoa, assediar alguém no transporte público, exibir pornografia ou se masturbar em frente a outras pessoas sem o seu consentimento.

Se considerados todos os casos registrados pela polícia, não somente os que chegam à Justiça, o número é maior: uma média de 52 por dia, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022

(com dados de 2021).

Foram registrados 19.209 casos de importunação sexual nas delegacias em 2021, um aumento de 17,8% em relação a 2020, quando houve 16.190 casos registrados.

O crime voltou a se discutido ontem (17) após a expulsão de dois participantes do programa BBB (Big Brother Brasil), da TV Globo, por terem se comportado de forma imprópria

com outra participante. Filmagens do programa mostram que MC Guimê passou a mão em Dania Mendez e Antonio Carlos Júnior tentou beijá-la à força. Ambos estão sendo investigados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por importunação sexual. Mc Guimê disse que ainda vai se pronunciar oficialmente, mas que sabe que errou. "Tenho noção do erro, das falhas que come -

ti", escreveu no Instagram. Antonio ainda não se pronunciou sobre o caso.

'Tolerância social'

A pena prevista para o crime de importunação sexual é de um a cinco anos de prisão. Caso alguém seja condenado a até quatro anos, a pena pode ser convertida em medidas alternativascomo prestação de serviço à comunidade.

Para a criminalista Maíra Zapater, a criação da lei foi super importante por criar uma categoriapara crimes sexuais que não chegam a ser estupro - com punição proporcional. Ou seja, segundo ela, agora a Justiça consegue dar uma pena adequada para atos que antes ou não eram punidos ou poderiam ser punidos da mesma forma que crimes muito mais graves "Lembro de um caso de

um jovem que foi punido por estupro após um beijo forçado no Carnaval. Sem nenhuma condescência ao ato, que é violentíssimo, mas era desproporcional puni-lo da mesma forma que no caso da jovem que foi mantida refém e estuprada por vários homens, por exemplo", afirma Zapater.

No entanto, embora extremamente importante, a lei sozinha não é capaz de desestimular esse tipo de conduta, afirma a criminalista, sendo necessária uma mudança cultural e estrutural.

"A gente tem dados muito robustos que mostram que a criminalização não tem qualquer efeito sobre a prática da conduta", afirma. "Vivemos um mundo em que existe ainda uma tolerância social muito grande para a violência contra as mulheres e que faz com que os homens sintam a liberdade de praticar esse tipo de conduta", diz Zapater. A criminalista afirma que outras medidas não penais, como a expulsão de MC Guimê e Antonio do BBB pela Globo, ensinam muito mais à sociedade que esse tipo de comportamento aceita.

"O efeito pedagógico é muito maior", diz ela.

BBB 2023
GAZETA RIO 7 Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023 ESPECIAL
BBC

CLASSIFICADOS

2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios

Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda

OPORTUNIDADES

BB Tecnologia e Serviços abre concurso público para 138 vagas

ABB Tecnologia e Serviços, empresa do Banco do Brasil, abriu concurso para o total de 138 vagas, distribuídas da seguinte forma:

•Técnico (97 vagas);

•Analista (41 vagas).

O cargo de técnico exige nível médio e tem salário de R$ 2.184,73. São 75 vagas para perfil atendimento e 22 para perfil interno.

O cargo de analista exige nível superior e tem salário de R$ 4.369,45. São 35 vagas para perfil tecnológico e 6 vagas para perfil interno.

O edital do concurso reserva o percentual mínimo de 10% das vagas para candidatos com deficiência e 20% para os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos. As vagas são para todo o país. A contratação vai obedecer ao planejamento estratégico e orçamentário da empresa e à classificação obtida pelo candidato no polo e macropolo de cada estado. As inscrições estarão abertas a partir das 16h de 20 de março até as 16h de 25 de abril no link https://conhecimento.fgv. br/concursos/bbts23. O valor da taxa de inscrição

é de R$ 69 para os cargos de nível superior e de R$ 59 para nível médio. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção de cargo, de macropolo e de local de prova. Para o cargo de analista serão realizadas prova escrita objetiva de múltipla escolha, prova escrita discursiva – redação e avaliação de títulos. Para o cargo de técnico será realizada prova escrita objetiva de múltipla escolha. Os locais das provas estão vinculados aos polos e macropolos escolhidos pelo candidato no momento da inscrição.

1

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023

Cidade da Baixada Fluminense cria própria

premiação

do 'Oscar' e divulga vencedores

Na mesma semana em que os artistas do mundo desfilaram sobre o tapete vermelho na cerimônia do Oscar, realizada em Los Angeles no último domingo, a cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, convidou sua população para votar em outra premiação. A mais de 16 mil quilômetros de distância, o município fez um "Oscar para chamar de seu", com categorias que enalteciam a realidade local.

Em vez de artistas, os premiados eram os bairros e seus espaços públicos. A votação virtual, que começou no último dia 3, foi encerrada nesta semana, com o anúncio dos campeões. — Foi uma ideia com viés sentimental, com o objetivo de absorver da população mesquitense quais os bairros mais admirados

Na parcial das votações, divulgada nos vídeos, os bairros do Centro e da Vila

Emil figuravam na frente e, após a apuração dos votos, foi constatado que foi o resultado mais apertado: Vila Emil venceu com 17,97% dos votos, seguida de Centro (15,29%) e Santa Terezinha (12,23%). Outros 14 bairros também foram votados.

Confira abaixo o resultado final, de cada

categoria:

CRAS favorito: Santa Terezinha (29,05% dos votos);

Local com cursos e oficinas favorito: Vila Olímpica Municipal (42,28%);

Bairro mais amado: Vila Emil (17,97%);

Clínica da Família favo -

rita: Cosmorama (27,01%);

Local de lazer favorito: Polo Gastronômico (34,72%);

Léa Garcia, 90 anos: Funarte parabeniza a atriz

AFundação

Nacional de Artes – Funarte celebra a existência e a trajetória de uma das mais importantes artistas do Brasil, a atriz Léa Garcia, que completou 90 anos no sábado, 11 de março. Com mais de sete décadas de carreira, em teatro, cinema e TV, Léa “é referência para atrizes e atores das mais diferentes gerações”, destaca Maria Marighella, presidenta da Fundação.

A artista ficou em segundo lugar na Palma de Ouro de Melhor atriz no Festival de Cannes, por sua atuação como Serafina, em Orfeu Negro (1959), obra vencedora do troféu e ganhadora do Oscar de melhor filme estrangeiro.

e, consequentemente, enxergar também possíveis melhorias, reavivar a sensação de pertencimento dessas pessoas e dar ainda mais voz a elas — observa Daniel Souza, gestor da Coordenadoria de Comunicação Social da cidade, responsável por desenvolver o projeto, com alusão à premiação internacionalmente conhecida.

Por meio do TikTok, o perfil da prefeitura de Mesquita divulgou um vídeo em que dois "repórteres" se instalavam em frente à sede do poder municipal, cercados por pessoas com placas, com o nome de seus bairros favoritos: Centro, Cosmorama, Vila Emil, Santa Terezinha e Chatuba.

Segundo o social media da prefeitura e idealizador do projeto, Rodolpho Lucena, as contas alcançaram mais de 45 mil visualizações nos vídeos promocionais e isso mostrou que "o pertencimento do mesquitense segue mais vivo do que nunca".

Obra mais aguardada: Espaço de reabilitação e desenvolvimento da criança (26,05%);

Polo de atividade esportiva favorito: Vila Olímpica (32,68%).

Novidade na merenda: Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, começa substituir açúcar por mel

Enquanto a votação esteve disponível, o texto de apresentação do site citava que a ideia da premiação era "despertar o sentimento de pertencimento do munícipe" de Mesquita, num prêmio em que o município teria "um Oscar para chamar de seu". Ao todo, a eleição recebeu 800 votos.

— Achei bastante interessante, principalmente para valorizar o nosso município. Não tinha visto isso em outros lugares

— conta Kaylane Lemos, moradora do bairro Edson Passos, que estava olhando o site da prefeitura quando viu a votação e foi participar.

“Parte da construção da teledramaturgia do Brasil, Léa Garcia foi precursora no teatro, TV e cinema, tendo atuado junto a nomes como Abdias do Nascimento no Teatro

Experimental do Negro e em filmes e telenovelas como a premiada obra cinematográfica, As Filhas do Vento, e um dos grandes clássicos da teledramaturgia brasileira, A Escrava Isaura, junto à atriz Lucélia Santos. Teve sua estreia na TV, no Grande Teatro da TV Tupi e atuou nas maiores emissoras do país, abrindo os caminhos para tantas atrizes e atores negros que vieram depois”, sintetiza Maria Marighella.

Personagens marcantes acompanharam a trajetória de Léa. Um deles foi a vilã Rosa, da telenovela Escrava Isaura (1976), na qual o trabalho da artista alcançou grande notoriedade nacional. Léa se manteve nos palcos até hoje. Seu trabalho mais recente foi A vida não é justa, do qual somente se afastou por ter sofrido

uma fratura – mas está em recuperação. A atriz “desenvolve consciência político-racial que perpassa sua atuação artística com uma postura questionadora sobre o lugar do negro na sociedade e na arte”, destaca a Enciclopédia Itaú Cultural. “A maior quantidade de negros nas novelas está acontecendo e é uma conquista das instituições e de todos que nos representam. Graças a Deus e às cotas, temos tantos jovens formados em direção e em vários cargos do audiovisual, não só como atores. Nunca foi feita uma novela de época com a visão do negro para seus colonizadores, por exemplo”, declarou, para o jornal Extra. Na entrevista, destacou que as pessoas pretas precisam ocupar mais espaço nas artes, “Quando digo que o negro também tem que ter [...] inclusão enquanto realizador, é porque os autores têm que ser negros, para passarem a nossa visão sobre as coisas”.

A trajetória de uma

mulher negra nas artes

Hoje mãe, avó e tataravó, Léa Lucas Garcia de Aguiar nasceu em 1933, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Seu pai era bombeiro hidráulico. Sua mãe, modista prestigiada, faleceu em 1944 e, com 11 anos, Léa precisou ir morar com a avó materna, governanta de uma família da elite carioca.

“Aos 16 anos, após uma briga com o pai, saiu de casa para viver com o diretor Abdias Nascimento (1914-2011), fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN)”, diz a fonte.

“A relação aproxima-a do teatro e da militância antirracista”, aponta a fonte. Em 1952, estreou como atriz, em Rapsódia Ne-

gra, na Boate Acapulco, dançando e declamando o poema Navio Negreiro (Castro Alves). Seguiu trabalhando em montagens do TEN. Também esteve no palco, ao lado de Nelson Rodrigues (como ator), em Perdoa-me por Me Traíres – 1957. Em 59, foi a única do elenco do espetáculo teatral Orfeu Negro (ou Orfeu do Carnaval) a conseguir papel na versão da peça para cinema – dirigida pelo francês Marcel Camus –, como Serafina. A obra foi contemplada com o Oscar de melhor filme estrangeiro e, no Festival de Cannes, com a Palma de Ouro. “São marcantes em sua trajetória os papéis de mulheres destemidas”, registra a Itaú Cultural.

“Em Ganga Zumba (1963), primeiro filme de Cacá Diegues (1940), sua personagem Cipriana é uma espécie de porta-voz da liberdade, que segue seu próprio caminho ao ser abandonada por Ganga Zumba a caminho de Palmares”, completa a enciclopédia. Segundo a fonte, Léa preferia personagens que denunciassem a escravidão negra na história brasileira a interpretar mulheres da elite, sem “conteúdo questionador”.

Na novela de TV Marina (1980), fez Leila, professora de História de uma escola particular, onde a filha sofre discriminação. Léa pede ao diretor para alterar um texto da personagem sobre Zumbi dos Palmares. O conteúdo foi refeito, no Instituto de Pesquisa das Culturas Negras, de cujo Conselho Diretor a atriz era membro. Isso teria permitido que fosse apresentada “uma visão afro-centrada” do Quilombo, segundo a fonte.

Trabalhou com Bibi Ferreira, em Piaf – A Vida de

uma Estrela da Canção (1983), em A Missa dos Quilombos (1988) – direção de João das Neves e música de Milton Nascimento. “A praça, tomada pela população do Rio de Janeiro, me deu a certeza de estar falando para as pessoas certas, para quem interessava”, disse Léa, à fonte.

A luta diária contra o racismo “O racismo sofrido no meio artístico influencia Léa para que concentre em seus olhos, singularmente melancólicos, a expressão dos sentimentos calados de suas personagens que não recebem tempo de fala suficiente. Em 2004, compartilhou com a colega Ruth de Souza o prêmio de melhor atriz do Festival de Gramado pelo filme Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo, com elenco majoritariamente negro. Léa também escreveu roteiros para cinema e assumiu a função de conselheira de cultura do Estado do Rio de Janeiro e diretora artística do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Direções (Sated – RJ). “Diante da enorme expressividade como atriz, da representatividade para a população negra e do ativismo antirracista, o reconhecimento do trabalho de Léa Garcia é insuficiente se comparado ao de atrizes brancas com trajetória semelhante e expõe a falta de visibilidade enfrentada por artistas negras no país. À revelia da visão eurocêntrica e colonizada de grande parte dos autores e diretores, Léa mantêm-se questionadora e atuante”, denuncia a Itaú Cultural. Com informações do jornal Extra (Danilo Perelló); e da Enciclopédia Itaú Cultural.

GAZETA RIO 9 Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

Flamengo prevê R$ 1 bilhão em arrecadação em 2023

Lutador do UFC assume bissexualidade após ter vídeo íntimo vazado

OFlamengo publicou em seu site oficial a previsão de orçamento para 2023 e confirmou a expectativa de R$ 1 bilhão em arrecadação, como aconteceu no ano passado. Entretanto, a diretoria do clube estipulou valores menores de premiação em relação a 2022. Ou seja, o mon-

tante pode aumentar se o Rubro-Negro for bem nas competições. Pela previsão de orçamento publicada no portal de transparências, o Flamengo também estipula que o endividamento líquido será de R$ 251 milhões. O valor de de arrecadação para 2023 é de R$ 1,001 bilhão, R$ 158 milhões a menos do que em 2022, quando o clube conquistou a

MUDE O RUMO DA SUA VIDA I

Libertadores e a Copa do Brasil, o que inflou os cofres no fim de ano. Para a atual temporada, a expectativa é de chegar à semifinal nas duas competições. Já no Brasileirão, a previsão é de alcançar pelo menos o segundo lugar. Com essas contas, o valor de premiação seria de R$ 118 milhões e pode aumentar em caso de títulos. Um ponto já supe -

rado é o de negociação de jogadores: R$ 61 milhões. Isso porque só a venda de João Gomes foi de cerca de R$ 103 milhões, com o Rubro-Negro tendo direito a R$ 82,5 milhões. Entre as principais arrecadações estão a área comercial ( R$ 295 milhões) e os direitos de transmissão (R$ 272 milhões). Já com os jogos, a expectativa é de conseguir R$ 211 milhões.

No comunicado, Molina explicou que não pretendia falar desse assunto publicamente no momento, mas acabou tomando essa decisão por conta deste recente acontecimento, e agradeceu o apoio que vem recebendo desde então. - Sou bissexual. Não é da maneira que eu queria fazer isso, mas a chance de fazer quando eu estivesse pronto foi tomada de mim. Eu tentei manter minha vida amorosa privada longe das redes sociais. Eu namorei garotas por toda minha vida e reprimi sentimentos que eu tive durante o ensino médio na equipe de wrestling, durante a faculdade indo para o MMA, e mesmo depois de realizar parte do meu sonho e entrar no UFC. Eu sou um cara muito masculino e essas brincadeiras de irmão e aquele senso de humor sempre foram como eu sou. A ideia dos meus amigos, parceiros

de equipe e pessoas que admiro olharem pra mim de maneira diferente, me tratando diferente por alguma coisa que eu não posso controlar, era algo que eu não conseguia entender. Em um esporte como esse, onde a maioria dos fãs é homofóbica, eu não me via enfrentando isso durante parte da minha carreira. Eu queria ser conhecido por minhas habilidades, e pelo que me dediquei nos últimos 11 anos da minha vida, e não por ser o "lutador do UFC bissexual", que tenho certeza que será traduzido como o "lutador gay do UFC". Para a pessoa terrivelmente perturbada que decidiu postar isso, espero que tenha valido a pena. No final da história, eu conheço meu caráter, minha moral e quem eu sou como pessoa. Por mais que esteja recebendo ódio, estou recebendo uma quantidade igual de apoio, e isso signifca muito para mim.

Nossos Cursos Conquiste sua vaga no mercado de trabalho

Saiba quanto os ‘times pequenos’ lucraram com os jogos fora do Rio

Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos

Téc Enfermagem

ATaça Guanabara de 2023 foi marcada por alguns jogos com mando dos "times pequenos" fora do Rio de Janeiro. Tendo isso em vista, segundo pesquisa do O Dia as partidas destes clubes que aconteceram longe do Rio e mostra quanto eles lucraram, segundo os borderôs divulgados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ).

Na segunda rodada, o confronto entre Madureira e Flamengo aconteceu no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O lucro recebido pelo time mandante foi de R$ 200 mil, enquanto o Rubro-Negro embolsou R$ 500 mil para levar sua equipe para fora do Rio.

Já na terceira rodada, o Madureira também levou o jogo diante do Fluminense para o mesmo local. Ambas as equipes receberam pouco mais de R$ 30 mil. O duelo pela quarta rodada entre Bangu e Flamengo, embora não tenha saído do estado do Rio, foi deslocado. No entanto, neste caso, não houve acordo. A partida, que terminou empatada em 1 a 1, aconteceu no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e rendeu igualmente, por distribuição do resultado, pouco mais de R$ 69 mil aos cofres banguenses e flamenguistas.

Já a sétima rodada teve dois jogos com venda de mando de campo: Nova Iguaçu x Vasco; e Boa-

vista x Botafogo. Tanto a Laranja Mecânica da Baixada quanto o Verdão de Saquarema levaram os jogos para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e receberam R$ 250 mil pelo acordo. O Cruzmaltino lucrou R$ 450 mil, enquanto o Glorioso embolsou R$ 400 mil. O duelo da décima rodada entre Bangu e Fluminense, que aconteceu no Mané Garrincha, foi acordado no valor de R$ 150 mil aos cofres banguenses, além de R$ 300 mil ao bolso tricolor. Por fim, na última partida realizada fora do Rio, no Kleber Andrade, entre Resende e Botafogo, o Alvinegro do Vale ficou não arcou com prejuízo, mas também não levou nada. Já o Glorioso recebeu R$ 100 mil.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 18, 19 e 20 de março de 2023 Ano XXVI - nº 1094
Foto: Reprodução
Vantagens que só o aluno GHF tem (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
CAMPEONATO CARIOCA

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.