
2 minute read
Cultura do Estado abre convocatória para artesãos
nacional". Pensando nisso, ele afirma que é o momento de unir, encontrar todos os agentes de mercado e fazer campanhas conjuntas em prol da conquista do público. Acredita ainda que seja necessário um encontro do setor com a nova Ministra da Cultura para que juntos, criem estratégias para reencontrar a audiência e explicar o trabalho que os agentes dessa cadeia executam: "Precisamos convidar as pessoas a viverem essa experiência. Mais do que ações promocionais, precisamos de reflexões por parte dos produtores a respeito de que histórias teremos como experiência na tela, e entender, como país, interior de Goiás. Elas não realizaram o sonho da mãe, Dona Márcia a atriz Arlete Salles, de se tornarem uma dupla sertaneja e, além de terem seguido caminhos opostos, vivem às turras. No line-up, destaca-se também "Bandida: A Número Um da Rocinha", longa-metragem dirigido por João Wainer. A ficção, baseada no livro "A Número Um" da escritora Raquel de Oliveira, foi rodada no Pavão-Pavãozinho, comunidade na zona sul do Rio de Janeiro. Por fim, outro título já confirmado é "Os Enforcados", de Fernando Coimbra, com Irandhir Santos e Leandra Leal, sobre jogo do bicho. A previsão de estreia é para setembro ou outubro deste ano.
ARio Artes Manuais –maior feira de artesanato da América Latina – chega a 15ª edição neste ano, entre os dias 15 e 19 de março. E mais uma vez, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), em parceria com o Sebrae, marcará presença com o estande mais democrático do evento: o “RJ de Talentos”, que disponibilizará 30 vagas para artesãos fluminenses que queiram compor a programação do espaço. A convocatória teve início na quinta-feira e permanece aberta até o dia 26/02, através do link no site.
Advertisement
“O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado.
Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao abrir o nosso estande para a participação da população, é exatamente dividir este espaço com os artesãos fluminenses e garantir a promoção da sua arte”, destacou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. Serão selecionadas três obras de cada região administrativa do Estado do Rio de Janeiro, formando as 30 peças. Podem participar artesãos maiores de 18 anos e entidades representativas, como associações ou cooperativas. Os interessados poderão inscrever até duas peças de artesanato – no tamanho de 40cm de altura, 30cm de largura e comprimento e peso máximo de 3kg
– para concorrer a uma das vagas. O estande, com área total de 264m², vai comportar os seguintes tipos de objetos artesanais: modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê. Não será permitida a venda de peças no espaço destinado à exposição.
Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser solucionadas através do e-mail rioartesmanuais@ cultura.rj.gov.br.
Sobre o evento
A 15ª edição da Rio Artes Manuais acontece entre os dias 15 e 19 de março, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova – RJ. Com o tema “Faço Arte, Faço Parte”, escolhido por meio de votação popular via internet, o evento será direcionado para as questões de integração, acessibilidade e pertencimento, nunca deixando o aspecto do empreendedorismo e expressão cultural de lado.


A proposta é aproximar a população da cultura artesanal de raiz, mostrando o significado e a importância da comercialização desse segmento no estado.
A Expomag fica localizada na Avenida Paulo de Frontin, n° 1, Cidade Nova. Ingressos e outras informações podem ser obtidas no site https:// rioartesmanuais.com.br/.

