Casa de Mystérios recebe o artista italiano Enrico Masseroli e seu espetáculo
Rio mostra equipamentos culturais e áreas de lazer da cidade


Rio mostra equipamentos culturais e áreas de lazer da cidade
A mãe da garota tinha registrado, no dia 12 de fevereiro, um boletim de desaparecimento, por não ter notícias da filha.
“Existe a possibilidade de inelegibilidade sim, mas a questão de prisão só se for arbitrariedade”, afirmou o ex-presidente, ao comentar os desdobramentos legais da reunião com embaixadores, em julho. Na ocasião, ele atacou, sem provas, as urnas eletrônicas e colocou em dúvida o processo eleitoral brasileiro. Bolsonaro deu a declaração em um evento que reuniu empreendedores brasileiros em Orlando, nos Estados Unidos, na noite de terça-feira (14). Ele está na cidade norte-americana desde 30 de dezembro, quando pegou um avião da Força Aérea brasileira (FAB), a um dia para o fim do seu mandato, sem dizer quando voltaria.
Inscrições para a Olimpíada de Matemática terminam
dia 17
PÁGINA 08
Alan Bombeiro
Em razão do gasto excessivo com pessoal, em fevereiro de 2022, o prefeito Alan Bombeiro e seu vice foram condenados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico.
PÁGINA 04
•MUNDO
Após
07
Conta de luz: reajustes de Light e Enel entram em vigor
PÁGINA 4
Diretor Presidente
Jorge Bernardes Editor Horácio AvelarEstado do Rio de Janeiro, 16 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1092
BK, Marcelo D2, Cynthia Luz, MV Bill, Drik Barbosa, BNegão, o duo Abronca e outros importantes nomes do Rap brasileiro vão ocupar diferentes palcos no bairro da Lapa, na Zona Central do Rio de Janeiro, para shows gratuitos ou a preços acessíveis, durante o festival Lapa pela Lapa, que acontecerá no dia 16 de abril. Um dia inteiro com diversas apresentações musicais con-
comitantes e muita troca de conteúdo, abrigadas em um dos bairros mais tradicionais da cidade maravilhosa, é o que propõe o festival, que contará com atividades que se iniciam às 14h e vão até as 23h. Serão cinco palcos/ espaços na região: Espaço UBC – Arco Íris, Palco Bud – Fundição Progresso, Palco Arcos – Arcos da Lapa, Espaço Virgin Music Brasil e Casa Salve Lapa.
Oministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou ontem (15) o retorno de Ibaneis Rocha (MDB) ao comando do governo do Distrito Federal (DF).
Ibaneis estava afastado desde 9 de janeiro, por decisão do próprio Moraes, por conta dos atos criminosos feitos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que provocaram destruição nos prédios do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto, um dia antes.
Celina Leão (PP), que é apoiadora de Bolsonaro, é vice-governadora do DF, e estava no comando do Distrito durante o período de afastamento de Ibaneis. A decisão inicial de Moraes era de um afastamento por 90 dias.
A defesa do governador havia
solicitado ao STF a revogação do afastamento. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia se pronunciado no sentido de entender que a volta ao cargo não iria prejudicar as investigações, como a colheita de provas, por exemplo.
“Os Relatórios de Análise da Polícia Judiciária relativos ao investigado não trazem indícios de que estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou mesmo destruindo evidências, fato também ressaltado pela defesa e pela Procuradoria-Geral da República”, explicou o ministro.
Segundo o magistrado, com o andamento das investigações sobre os atos criminosos de 8 de janeiro, não estão mais presentes os requisitos para manter o afastamento, “sendo possível o retorno do investigado a função pública para a qual foi eleito”.
Ele também relembrou que a
medida foi tomada à época dos ataques, quando foi destacada “omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência, verificadas na ausência de policiamento adequado”. Moraes também afirmou que as investigações continuarão, e o político poderá ser afastado novamente “de ofício ou a pedido das partes”, se houver razão para isso.
“O momento atual da investigação – após a realização de diversas diligências e laudos – não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado IBANEIS ROCHA BARROS JÚNIOR possa comprometer a presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas”, afirmou Moraes.
Oministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou ontem (15) o retorno de Ibaneis Rocha (MDB) ao comando do governo do Distrito Federal (DF). Ibaneis estava afastado desde 9 de janeiro, por decisão do próprio Moraes, por conta dos atos criminosos feitos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que provocaram destruição nos prédios do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto, um dia antes. Celina Leão (PP), que é apoiadora de Bolsonaro, é vice-governadora do DF, e estava no comando do Distrito durante o período de afastamento de Ibaneis. A decisão inicial de Moraes era de um afastamento por 90 dias.
A defesa do governador havia solicitado ao STF a revogação do afastamento. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia se pronunciado no sentido de entender que a volta ao cargo não iria prejudicar as investigações, como a colheita de provas, por exemplo.
“Os Relatórios de Análise da Polícia Judiciária relativos ao investigado não trazem indícios de que estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou
mesmo destruindo evidências, fato também ressaltado pela defesa e pela Procuradoria-Geral da República”, explicou o ministro.
Segundo o magistrado, com o andamento das investigações sobre os atos criminosos de 8 de janeiro, não estão mais presentes os requisitos para manter o afastamento, “sendo possível o retorno do investigado a função pública para a qual foi eleito”.
Ele também relembrou que a medida foi tomada à época dos ataques, quando foi destacada “omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência, verificadas na ausência de policiamento adequado”.
Moraes também afirmou que as investigações continuarão, e o político poderá ser afastado novamente “de ofício ou a pedido das partes”, se houver razão para isso.
“O momento atual da investigação – após a realização de diversas diligências e laudos –não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado IBANEIS ROCHA BARROS JÚNIOR possa comprometer a presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas”, afirmou Moraes.
dições de volta sete dias antes.
Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu publicamente a possibilidade de ficar inelegível até as eleições de 2026. Ele falou até uma “eventual prisão”. Disse que isso seria uma ato de “arbitrariedade” da Justiça brasileira.
“Existe a possibilidade de inelegibilidade sim, mas a questão de prisão só se for arbitrariedade”, afirmou o ex-presidente, ao comentar os desdobramentos legais da reunião com embaixadores, em julho. Na ocasião, ele atacou, sem provas, as urnas eletrônicas e colocou em dúvida o processo eleitoral brasileiro.
Bolsonaro deu a declaração em um evento que reuniu empreendedores brasileiros em Orlando, nos Estados Unidos, na noite de terça-feira (14). Ele está
na cidade norte-americana desde 30 de dezembro, quando pegou um avião da Força Aérea brasileira (FAB), a um dia para o fim do seu mandato, sem dizer
quando voltaria. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também esteve no local do evento do marido. Ela havia acabado de desembarcar nos
EUA. Foi o primeiro encontro entre o casal após o escândalo das joias sauditas. Esse tema não foi tratado pelos apoiadores de Bolsonaro que estavam no
recinto.
Ao público, Jair Bolsonaro disse que pode voltar ao Brasil no próximo dia 29. Contudo, afirmou que sempre analisa as con-
“Eu sempre marco uma data para voltar. A data marcada agora é dia 29 deste mês. Sete dias antes a gente estuda a situação: como está o Brasil, como estão os contatos aqui”, explicou o ex-presidente. No evento, Bolsonaro rechaçou a hipótese de Michelle ser candidata à Presidência da República em 2026. Segundo ele, a ex-primeira-dama não concorrerá a nenhum cargo no Executivo. Integrantes do PL, inclusive o presidente da legenda, Waldemar Costa Neto, avaliam o nome dela para concorrer, já considerando a hipótese de Bolsonaro ficar inelegível.
Nas redes sociais, Michelle publicou uma imagem ao lado do ex-presidente e com o maquiador Augustin Fernandez, que viajou com ela, ao fundo, brincando com a imagem de uma vela no celular.
Ândrea Malcher
OBrasil foi denunciado ontem (14/3) no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo esvaziamento de medidas de combate à tortura. O pedido de ações, encabeçado pela ONG Conectas e outras cinco entidades brasileiras, cita políticas adotadas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), bem como a manutenção do orçamento abaixo do necessário pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que permaneceu desta forma devido à lei orçamentária assinada em 2022.
Segundo a denúncia, apresentada na 52ª sessão do conselho, o termo “terrorismo” voltou ao debate no país “em razão dos atos antidemocráticos ocorridos em janeiro na capital do país, motivados pela não aceitação do resultado das últimas eleições”.
“É imperiosa a apuração
de responsabilidades de executores, mandantes e financiadores desses atos, além de medidas de reparação e de não repetição. Reafirmamos a importância de defesa da democracia, nos mantendo mobilizados para garantir o aprimoramento de mecanismos de defesa do Estado de Direito”, disse a Conectas durante a sessão. Foram destacados os projetos de lei 1595/2019, apresentado pelo então deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO), e os projetos 732/2022 e 733/2022, apresentados pelo Executivo durante o governo Bolsonaro. Todos estão em tramitação na Câmara dos Deputados.
A razão por trás dos destaques, na concepção das entidades, está centrada na definição de “terrorismo”, pois nos três PLs há a proposta de incluir “motivação político ideológica” como elemento caracterizante de ação terrorista, o que poderia ser usado para restringir liberdades
fundamentais, como a de expressão, associação e reunião, essenciais para a democracia.
“A ausência da previsão de ‘motivação política e ideológica’ do texto da Lei Antiterrorismo vigente, aprovada em 2016, é considerada uma conquista pela sociedade civil, devendo ser evitado qualquer retrocesso”, apontou a Conectas. Bolsonaro exonerou 11 integrantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que atua na inspeção de unidades de privação de liberdade, como estabelecimentos penais, hospitais psiquiátricos, casas de custódia, instituições socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei e centros de detenção disciplinar militar. Além das exonerações, o ex-presidente decidiu que a participação no Mecanismo fosse considerada “prestação de serviço público relevante, não remunerada”.
OSuperior Tribunal de Justiça (STJ) adiou mais uma vez a definição sobre onde deverá tramitar o caso que tem como alvo o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Ele é investigado por suposta participação em esquema de desvios de verbas da Saúde quando era vice-governador do estado. O novo adiamento se deu por um pedido de vista (mais tempo de análise) da ministra Nancy Andrighi. O prazo regimental para devolução é de 60 dias. O caso voltou a ser julgado ontem (15) na Corte Especial do STJ. Até a nova interrupção, o placar estava 5 a 1 a favor de que o caso permaneça no STJ. Falta o voto de mais cinco ministros.
Até o momento, votou a favor da remessa dos autos para o Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF2) somente o relator
do processo, ministro Benedito Gonçalves.
Antes, Gonçalves havia proferido decisão monocrática enviando os autos para a primeira instância da Justiça Federal, devido à perda de foro privilegiado do principal investigado no caso, o ex-governador do Rio Wilson Witzel.
Com o início do julgamento pela Corte Especial, o relator mudou de posição, passando a votar para que o caso seja enviado para o Tribunal Regional Federal da 2a Região, em razão do foro por prerrogativa de função do deputado estadual André Ceciliano (PT), também investigado.
No caso de Castro, Gonçalves argumentou que os delitos pelos quais ele é investigado foram supostamente cometidos quando era vice-governador, cargo que não possui foro no STJ.
Segundo a votar, o minis-
tro Luís Felipe Salomão abriu divergência. Para ele, a investigação sobre o caso deve ficar no STJ porque os fatos investigados ocorrerão durante a mesma gestão em que Castro posteriormente foi empossado governador, devido ao afastamento de Witzel. Salomão propôs o estabelecimento de uma tese para casos similares, segundo a qual: "Compete ao STJ, para os fins preconizados pela regra do foro por prerrogativa de função, processar e julgar governador em exercício que deixou o cargo de vice-governador durante o mesmo mandato, quando os fatos imputados digam respeito ao exercício das funções no âmbito do Poder Executivo estadual”. A divergência foi acompanhada pelos ministros Raul Araújo, Paulo de Tarso Sanseverino, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira e Francisco Falcão.
STJ adia definição de competência para investigar governador do RJ
Felipe Pontes, Agência Brasil
TCU determina que Jair Bolsonaro entregue joias masculinas em até 5 dias
Oprefeito de Mangaratiba, Alan Campos da Costa, conhecido como Alan Bombeiro (PP), foi denunciado pelo Ministério Público por crime de responsabilidade. A denúncia é assinada pelo Procurador-geral de Justiça fluminense, Luciano Mattos. Segundo o MP, Alan desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal ao estourar, por três anos seguidos, o teto dos gastos com pessoal.
O MPRJ afirma que o prefeito contratou acima do limite de gastos com pessoal, estipulado em 54%, para conseguir se reeleger. Na denúncia, Luciano
Mattos pediu que os danos ao erário de Mangaratiba sejam reparados pelo prefeito. Em razão do gasto excessivo com pessoal, em fevereiro de 2022, o prefeito Alan Bombeiro e seu vice foram condenados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico. A dupla recorreu e dois meses depois, em abril do mesmo ano, o juiz Richard Fairclough reformou a própria sentença e aplicou uma multa ao prefeito de Mangaratiba, de R$ 50 mil; e de R$ 20 mil ao vice.
Resposta do prefeito
A assessoria de imprensa da prefeitura de Mangaratiba disse o Prefeito Alan
Campos Costa ainda não foi comunicado da denúncia, e que ele lembra que foi absolvido por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral em um processo que pedia a cassação do mandato pelos mesmos assuntos elencados na denúncia do MPRJ. O prefeito ainda reitera que entende, até mesmo pela absolvição unânime do colegiado do TRE-RJ, que não houve dolo em seus atos praticados como prefeito, e que a Prefeitura já realizou concurso público para atender as demandas de necessidade de pessoal que foi suprida pela contratação de pessoal em cargo de comissão.
AAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os reajustes tarifários anuais da Light e da Enel, que entram em vigor nesta quarta-feira (dia 15). Para consumidores residenciais, o reajuste da Light é de 7,40%. O da Enel, de 6,18%.
Isto significa que um cliente da Light acostumado a pagar R$ 100 em uma conta de energia desembolsará R$ 107,40, com o mesmo consumo e sob a mesma bandeira.
A diferença cresce se o consumo é maior: um cliente que paga R$ 300, em média, passará a ter que desembolsar R$ 322,20 com as mesmas condições.
O cliente da Enel que paga R$ 100 em uma conta de energia pagará R$ 106,18 após o reajuste, com o mesmo consumo e sob a mesma bandeira. Já a média de R$ 300 subirá para R$ 318,54. Para os consumidores industriais (de alta tensão) da Light, o aumento médio autorizado é menor, de 6,03%. No caso da Enel Rio, haverá uma redução de 4,91% para esse grupo de consumidores. Mudanças de hábito no banho, na iluminação e no uso de eletrodomésticos, porém, podem ajudar a driblar os aumentos.
Confira as dicas
Banho: para economizar neste momento, tenha os orifícios do chuveiro sempre limpos para não prejudicar a descida da água e deixe o chuveiro na posição "verão" o máximo de tempo possível. E é claro que reduzir o tempo do banho é essencial.
Iluminação: troque as lâmpadas de casa. Uma lâmpada LED, que custa em torno de R$ 5,50, representa uma economia de 60% em relação à lâmpada fluorescente, que sai por R$ 12,90. Além disso, aproveitar o máximo de tempo possível a luz natural é um diferencial. Para tal, posicione móveis de estudo, trabalho ou leitura perto de janelas. E não deixe lâmpadas acesas ao sair de um cômodo.
Eletrodomésticos: opte sempre por comprar aqueles que têm o selo Procel e evite deixá-los na opção “stand by”.
Após carregar completamente a bateria de um celular, por exemplo, tire o carregador da tomada também.
Geladeira: deixe o mínimo de tempo com a porta aberta e evite secar roupas atrás do eletrodoméstico, porque isso exige mais do motor. Ar-condicionado: no verão, ele é bem quisto por cariocas. Mas também é vilão da conta de energia. Para reduzir o impacto, invista na limpeza profissional do equipamento, de preferência a cada seis meses. Também é importante manter portas e janelas fechadas durante o uso para não gerar desperdícios.
Critérios de reajuste
O consumidor paga, na sua conta, os custos decorrentes da compra da energia, da transmissão da eletricidade, da distribuição, além de subsídios, fatores que são levados em conta na hora do reajuste.
Para este ano, o custo da energia subiu pouco, por conta da melhora no nível das chuvas — que tem como consequência um acionamento
maior das usinas termelétricas, que são mais caras. Já os custos de transporte e de distribuição subiram mais. A conta de luz que chega para o consumidor também é acrescida de impostos federais e estaduais.
O dólar, por sua vez, que também pesa na conta, acumulou redução no ano passado. E isso, por exemplo, impacta na compra dos combustíveis das termelétricas e também na definição da tarifa da usina de Itaipu, que tem um peso relevante nas contas do Rio. Outro fato que também está pesado na conta são os encargos do setor elétrico. Só o pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) vai representar uma alta de 5,5% nas contas de luz. Esse fundo banca os subsídios do setor, como a tarifa social de energia para as famílias de baixa renda e também a compra de combustível para as usinas instaladas em regiões isoladas do país, como na região amazônica. Neste ano, os consumidores de todo o Brasil pagarão quase R$ 30 bilhões em subsídios. Essa conta é dividida entre os consumidores de todo o país. Esse impacto, porém, foi aliviado com a privatização da Eletrobras. A empresa está fazendo aportes anuais na CDE, de maneira a reduzir o impacto para os consumidores.
O dinheiro que fica para a distribuidora é apenas uma parte do que é arrecadado por ela, já que a empresa precisa pagar às diferentes atividades do setor, como geração e transmissão.
Uma adolescente de 15 anos foi resgatada pela Polícia Federal (PF), na noite de terça-feira, em um barco no rio Mucajaí, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. De acordo com a polícia, a menina foi cooptada para se prostituir em garimpo ilegal na área indígena e ficou mais de 20 dias na região.
Os policiais federais encontraram outras mulheres na embarcação, que também tinham sido levadas para se prostituí-
rem.
“À Polícia Federal, a adolescente relatou que teria recebido uma proposta para ser cozinheira no garimpo através de um contato em uma rede social e que teria saído para o garimpo em um voo já no dia seguinte ao contato. No deslocamento, a menor conheceu outras quatro mulheres que também teriam sido cooptadas para prostituição na Terra Yanomami”, diz nota da PF.
A mãe da garota tinha registrado, no dia 12 de
fevereiro, um boletim de desaparecimento, por não ter notícias da filha.
A Polícia Federal informou que investiga a organização envolvida na cooptação de mulheres e adolescentes para prostituição em áreas de garimpo no estado. A ação de patrulhamento, que resultou no resgate da adolescente, teve apoio do Ibama, das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, da Funai e da PRF.
Menina obrigada a se prostituir em garimpo ilegal é resgatada
Omunicípio de Mesquita se encontra em 1º lugar no Índice de Gestão Municipal em toda a Baixada Fluminense. A ferramenta indica como os municípios usam seus recursos públicos por meio de uma boa gestão para a geração de valor público para seus cidadãos.
A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que municípios podem gastar até 54% de sua arrecadação direta com a folha de pagamento dos servidores, visto que custos com pessoal representam a maior parcela dos gastos orçamentários na maioria das cidades brasileiras. Em Mesquita, a atual gestão consome apenas 21,70% desse limite.
Surpreso com a capacidade de controle das despesas, o secretário de Estado de
Fazenda, Leonardo Lobo, realizou uma visita ao município, seguida de reunião com representantes e o prefeito Jorge Miranda. “Nós, em Mesquita, consumimos menos da metade do que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que municípios podem gastar. Ou seja, são mais recursos para serem investidos em benfeitorias e serviços para a população mesquitense. Nossas boas práticas orçamentárias têm servido de exemplo para outras cidades e instâncias superiores, e isso é motivo de muito orgulho”, destacou o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda. A fonte dos dados de despesas com pessoal executivo sobre a receita em 2022 pela Baixada Fluminense é do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).
Do dia 16 a 19 de março, a Prefeitura de Niterói vai homenagear as mulheres com um festival que une música e debate com artistas que se destacam na luta pelos direitos femininos. Vanessa da Mata, Maria Gadú, Fabianna Karla, Titi Müller, Dani Fritzen e Fabiana do Vale são algumas das convidadas. A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Codim, está à frente da campanha, que está em sua segunda edição. Todas as atividades são gratuitas e sujeitas a lotação. A organização pede 1 kg de alimento não perecível para a campanha Niterói Solidária. Debates e shows vão acontecer no Theatro Municipal de Niterói e na Sala Carlos Couto.
A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, destaca a importância dos eventos agendados.
O Festival Mulher traz na programação shows, debates, rodas de conversas, premiações, workshops, apresentações culturais e peças teatrais. A abertura do evento, na quinta-feira (16), às 19h, conta com a cantora Vanessa da Mata e a apresentadora Titi Müller com o talk show “A Mulher no Século XXI – Conquistas e Desafios”, seguido do show “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, de Vanessa da Mata. Na sexta-feira (17), às 9h30, as comemorações começam com premiação Servidoras Municipais, que vai homenagear as que mais se des-
tacaram em Niterói no ano passado, seguido de apresentação solo da bailarina Bruna Lopes da Cia de Ballet de Niterói, do Coral das Avós do Canto e um show com Débora Ojeda. Depois, às 16h, haverá a mesa redonda “Niterói que Elas Querem” com a secretária de Ambiente e Clima do município do Rio de Janeiro, Tainá de Paula; com a diretora de Mobilidade Urbana na Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Ivanice Schütz, e com a historiadora Camila Belarmino.
Ainda no segundo dia do evento, haverá a exibição do documentário “Absorvendo o Tabu”, que narra a história de mulheres que produzem absorventes biodegradáveis de baixo custo e caminham para a independência financeira na Índia rural. Durante o evento, haverá a distribuição de coletores menstruais e um bate papo com Caroline Moraes, economista, pesquisadora e autora do relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, publicado pela Unicef.
As comemorações continuam no sábado (18), com diversas atividades. O dia começa com a palestra “Líder Futuro”, com Glória Copello, especialista em Gestão Comportamental, às 10h. Depois, às 15h, haverá uma roda de conversa sobre o tema “Harmonização Facial e Autoimagem: Existe Certo e Errado?” com a dentista, especialista em harmonização facial Vanessa Morett. A programação segue com o workshop “Bem-estar sexual na
rotina de autocuidado” com Priscila de Souza, consultora em bem-estar sexual, às 17h. Para fechar o sábado, a apresentação da peça “Frágil, Fora da Caixa”, com os atores Dani Fritzen e Mario Neto, às 18h30. O espetáculo conta a história de Ana, uma mulher de 40 anos, recém separada e de mudança para uma nova casa. Após a apresentação, haverá roda de conversa com a protagonista da peça Dani Fritzen, a atriz Fabianna Karla e a diretora de Direito da Universidade Federal Fluminense, Fernanda Pimentel.
O domingo (19), último dia do Festival Mulher, terá apresentação da peça “Mãe Arrependida”, com Karla Tenório, às 16 horas, seguido de um bate papo com a atriz. O espetáculo é autobiográfico e fala das agruras da maternidade. Para encerrar as comemorações, às 18h30, terá a entrega do Prêmio Inês Etienne, que mulheres que se destacaram em suas atividades e participaram da luta pelos direitos da mulher em diferentes áreas, seguido de show da cantora Maria Gadú, a atração da noite.
Programação do Festival Mulher:
Dia 16 quinta – abertura
19h – Talk Show “A Mulher no Séc XXI: Conquistas e Desafios” com roda de conversa com Titi Müller e Vanessa da Mata, seguido de show da Vanessa da Mata
Local: Theatro Municipal
Dia 17 – sexta
09h30 – Premiação das Servidoras com apresentação de solo da bailarina Bruna
Lopes da Cia de Ballet de Niterói, seguido pelo Coral das Avós do Canto e um show com Débora Ojeda.
Local: Theatro Municipal, Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro
16h – Mesa Redonda: “Niterói Que Elas Querem” com Tainá de Paula, Camila Belarmino e Ivanice Schutz
18h – Cine Debate: “Absorvendo o Tabu e Distribuição de Coletores” com Caroline Moraes
Local: Sala Carlos Couto, Rua Quinze de Novembro, 35 –Centro
Dia 18 – sábado
10h – Palestra: “Líder Futuro” com Glória Copello
15h – Roda de Conversa: “Harmonização Facial e Autoimagem – Existe certo e errado?” com Vanessa Morett.
17h – WorkShop: Bem-estar sexual na rotina de autocuidado com Priscila de Souza
Local: Sala Carlos Couto
18h30 – Teatro Debate: “Fora da Caixa” – Os Desafios De Se Reconstruir seguido de roda de conversa com Fabianna Karla, Dani Fritzen e Fernanda Pimentel.
Local: Theatro Municipal
Dia 19 – domingo
16h – Teatro seguido de Roda de Conversa: “Mãe Arrependida” com Karla Tenório
Local: Sala Carlos Couto
18h30 – Entrega do Prêmio
Inês Etienne seguido de show da Maria Gadú
Local: Theatro Municipal
Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público, sujeitas a lotação, com retirada de ingressos no local.
Uma ação social para mapear e oferecer assistência básica para pessoas em situação de vulnerabilidade social foi montada na manhã de ontem (15), em três pontos da cidade de São Gonçalo. A atividade contou com a parceria entre as secretarias de Assistência Social, Políticas sobre Álcool e Drogas, Desenvolvimento Urbano, Ordem Pública e a Subsecretaria de Proteção Social Especial. Com intuito de disponibilizar auxílio e acolhimento para a população que vive em situação de rua, as equipes se reuniram logo cedo, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), para dar início às atividades. Durante a ação, ao mesmo
tempo em que eram realizadas as abordagens, disponibilizando os serviços assistenciais nas ruas Coronel Moreira César, no Zé Garoto – na parte superior da Casa das Artes -, na Rua Aluísio Neiva, Centro, e na Avenida José Mendonça de
Campos, no Mutondo, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, davam início à limpeza dos espaços públicos.
“Com o aumento de pessoas em situação de rua, vamos oferecer acolhimento, realizando sema-
nalmente essas ações. O intuito é mapear os pontos onde existem pessoas vivendo em situação de rua. Vamos ofertar os serviços da Assistência, realizar acolhimentos, verificar as pessoas que estão sem documentação e trabalhar a questão do segundo registro de documentos”, contou o subsecretário de Proteção Social Especial, Jair Mello.
A ação também contou com o apoio de uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município de Rio Bonito (CREAS). Para garantir a segurança das equipes, a Secretaria de Ordem Pública disponibilizou o apoio da Guarda Municipal de São Gonçalo e agentes da Operação São Gonçalo Presente.
Foto: Reprodução
AChina vai ampliar, a partir desta quarta-feira (15), a concessão de vistos a estrangeiros, suspensa há quase três anos devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.
Turistas com vistos válidos emitidos antes de 28 de março de 2020, data em que foi decretado o fechamento quase total das fronteiras chinesas a estrangeiros, poderão entrar no país asiático, acrescentou, em comunicado, o Departamento de Assuntos Consulares do ministério.
Nos últimos meses, a China voltou a conceder vistos a alguns turistas de negócios, estudantes e pessoas com familiares na China.
Com o objetivo de facilitar ainda mais o intercâmbio entre a China e o exterior, as agências voltarão a processar vários tipos de vistos. As autoridades chinesas também anunciaram a retomada das políticas de entrada sem visto para quem viaja à ilha de Hainão, no Sul do país, ou que entrem na cidade de Xangai, no Leste chinês,
em navio de cruzeiro. As embaixadas chinesas em vários países, incluindo Estados Unidos, Luxemburgo, Canadá, Argentina e Coreia do Sul, explicaram que os "vários tipos de vistos" citados pelo departamento incluem vistos de viagem. Nessa segunda-feira, a embaixada chinesa em Lisboa informou que, também a partir de amanhã, passageiros com destino à China, procedentes de Portugal, não terão mais de apresentar teste PCR negativo para a covid-19 ao embarcar. Portugal integra uma lista de 32 países a partir de onde não é preciso mais apresentar o teste negativo para o vírus ao embarcar para a China.
Na sexta-feira (10), as autoridades chinesas incluíram também Portugal em segundo lote de países onde serão permitidas viagens de turismo em grupo.
A China, o maior emissor de turistas do mundo, manteve as fronteiras fechadas durante quase três anos, no âmbito da política de "zero casos" de covid-19, que foi suspensa em dezembro passado após protestos em várias cidades.
Foto: Reprodução
OFestRio, maior evento judaico do Rio de Janeiro e que já faz parte do calendário carioca, será realizado no dia 26 de março, das 10h às 18h, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com entrada gratuita e atrações especiais, entre elas a cantora Fortuna. O apoio é da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. – Vamos celebrar os 75 anos do Estado de Israel e da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ). Assim, a comemoração tem dupla motivação. A praça Nossa Senhora da Paz receberá as cantoras Fortuna e Varda, o cantor Dany
Flomin e sua banda, coral de crianças e grupos musicais jovens trazendo suas criações para o Festival de Música – contou o presidente FIERJ, Alberto David Klein. – Teremos grupos de dança, que se apresentarão com coreografias e roupas típicas das tradições judaicas – disse a diretora de Eventos da FIERJ, Suzana Bennesby. Serão 80 barraquinhas, com temas diversos que vão do artesanato e cultura até as comidas típicas árabes e israelenses. Na tenda cultural, haverá palestras e quatro documentários inéditos, contando a história do surgimento do judaísmo pelo mundo. Na tenda Infantil, muitas atividades lúdicas, com
professores especializados e contadores de histórias, além de escalada e tobogã infláveis para mais diversão. Outro espaço especial é o Pet com brinquedos, produtos e animais para adoção.
– Este é um evento organizado pela comunidade judaica com a proposta de alcançar todos na sociedade. Buscamos apresentar as nossas tradições e a cultura, transmitindo conhecimento. Esperamos, a partir dessa festa, construir pontes, diminuir o antissemitismo e fortalecer o nosso relacionamento com os demais segmentos sociais – pontuou Klein. Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, mais do que ce-
lebrar a história e a data, esta é uma oportunidade para cariocas e turistas conhecerem melhor a cultura e a gastronomia judaica e ainda entenderem a participação da comunidade na formação da identidade carioca.
– A cultura judaica está presente em diversas manifestações e momentos do nosso cotidiano e de nossa história como cidade. Esse arcabouço precisa ser constantemente revisitado e reverenciado. São apoiadores desta edição do FestRio: Fundo RJZ e Unitech. Serviço FestRio, dia 26 de março, das 10h às 18h Local: Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
OGoverno do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, formou, na terça-feira (14/3), mais 28 turmas do Ambiente Jovem, maior programa de Educação Ambiental do país. Durante a cerimônia, o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, anunciou que dará prosseguimento ao projeto.
Os Estados Unidos convocaram o embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, para se manifestar em protesto sobre o incidente envolvendo um drone americano e caças russos sobrevoando o Mar Negro.
O embaixador Antonov foi chamado depois que as Forças Armadas dos EUA anunciaram que um caça russo colidiu com um drone na manhã de terça-feira (14).
Os EUA disseram que dois jatos russos despejaram combustível e voaram à frente do drone antes de um deles atingir a hélice da aeronave não tripulada.
Autoridades das Forças Armadas dos EUA disseram
que tiveram de fazer o drone descer em águas internacionais por terem perdido o controle do aparelho.
Moscou nega a colisão. Antonov disse a repórteres, no Departamento de Estado dos EUA, que lhe disseram que as ações dos pilotos russos não foram profissionais.
O embaixador negou que tenha ocorrido qualquer contato entre as aeronaves russas e americana sobre o mar, e disse que não foram usados armamentos pelos caças russos.
O embaixador disse que a Rússia não deseja qualquer confronto com os EUA e chamou o incidente de uma “provocação” de Washington. Há preocupação de que o incidente possa aumentar a tensão entre os EUA e a Rússia.
- Esse é o maior programa de educação ambiental do Brasil, e nós queremos fazer mais. O Ambiente Jovem continua, com muito mais força e conhecimento - celebrou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. A ocasião teve como palco o Maracanãzinho, na Zona Norte da capital fluminense, e marcou a conclusão da capacitação ambiental de mais de 900 jovens.
- O Ambiente Jovem é um programa especial, pois não acontece somente dentro da sala de aula. É ir para a comunidade e ver em que podemos melhorá-la. Somente a partir da educação é possível transformar e resolver os problemas - afirmou a subsecretária de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade Ambien-
tal, Ana Asti. - Confio muito no nosso potencial como juventude e, principalmente, como agentes. A missão não acaba aqui, mas segue como uma sementinha da sustentabilidade, plantada em cada um de vocês - destacou o embaixador do Ambiente Jovem, Marcos Vinícios Botelho. A cerimônia, que teve a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, contou ainda com um desfile do projeto Ecomoda, com roupas produzidas com material reciclável, além do Hino Nacional executado por uma orquestra dos alunos do Núcleo de Pertencimento do Lins.
Lançado em março de 2022, o Ambiente Jovem já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos (Nups), espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes ativos. Após duas cerimônias de conclusão do curso e a formação de cerca de dois mil líderes ambientais, a iniciativa conta hoje com cerca de 2.600 alunos ativos e 73 Nups em diversas áreas de vulnerabilidade social do estado.
O Ambiente Jovem tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades, além de orientá-los sobre inserção no mercado de trabalho e em cursos de nível superior,
bem como sobre alternativas de geração de renda por meio de uma visão empreendedora e sustentável. Durante nove meses, os jovens participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final do programa, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade, que pode ser direcionado a diversos temas como reaproveitamento de água, reciclagem, saneamento básico, entre outros.
As inscrições para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terminam amanhã (17). Podem participar da competição estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, tanto de escolas públicas como privadas. Para se inscrever ou obter informações mais detalhadas sobre o certame, os interessados podem acessar o site da OBMEP.
A inscrição é gratuita para escolas públicas.
O Ministério da Educação (MEC) informou ontem (15) que a olimpíada se divide em duas fases.
A primeira, prevista para 30 de maio, consiste em uma prova objetiva de 20 questões; e a segunda é uma prova discursiva composta por seis questões, a ser aplicada em 7 de outubro.
Grau de escolaridade
“As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do estudante: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). A divulgação dos
aprovados para a segunda etapa será no dia 2 de agosto e a divulgação dos premiados no dia 20 de dezembro”, informou, em nota, o MEC. Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem abrangência nacional e é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os recursos são do MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Mais qualidade Segundo os organizado -
res, entre os objetivos de torneios desse tipo está o de “estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas”.
Para o MEC, as olimpíadas beneficiam também professores e escolas, já que incentivam o aperfeiçoamento e a valorização dos profissionais de educação; e contribuem para
a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, institutos de pesquisa e sociedades científicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
“Os estudantes da rede pública e privada recebem medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Já os professores ganham um diploma e um livro de apoio para formação matemática. As escolas são premiadas com kits esportivos e material didático, além de troféus”, detalhou o MEC.
Estado do Rio de Janeiro, 16 de março de 2023
Ogrande vencedor em 2023 do Oscar foi "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", filme norte americano que fala da imigração, com a estatueta de Melhor Filme entre outras cinco, o filme alcançou um limiar que poucas produções conseguiu. Antes mesmo da cerimônia do Oscar 2023, onde liderava as indicações, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” entrou para a história ao se tornar o filme mais premiado de todos os tempos, segundo levantamento do IGN. O recorde pertencia ao
mais. A trama acompanha Evelyn, uma imigrante chinesa nos Estados Unidos que é casada, tem uma filha lésbica, um pai rigoroso, e uma lavanderia um tanto capenga. Em meio à confusões com os impostos, ela tem de ir até o Internal Revenue Services, um tipo de receita federal americana, explicar seus gastos, mas não sem antes ser eleita a salvadora de diversas realidades e ameaçada por uma entidade maligna. Uma ruptura interdimensional bagunça a realidade e Evelyn precisa usar seus novos poderes para lutar
Oator, dançarino e diretor teatral italiano Enrico Masseroli apresenta de 17 a 23 de março, na Casa de Mystérios, o espetáculo “A Incrível História do Rei Bedahulu”, trabalho com as “máscaras balinesas, com o teatro e com a rua”. A sede da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, direção de Ligia Veiga, fica na Rua Pedro Ernesto, 21 – Gam-
boa, Rio de Janeiro. Enrico trabalhou durante 10 anos com o Teatro Tascabile e começou seus estudos no Bali Theatre em 1979 sob orientação do Maestro I Made Djimat e desde 1996 apresenta as máscaras Topeng com o espetáculo “A Incrível História do Rei Bedahulu”. “De longa data nossos destinos foram cruzados: de 1987 a 1991 quando fui integrante do The Pirate Ship, grupo então criado por Enrico Masserolli e
Ludovico Moratori, hoje atuante como Internacional Ensemble The Pirate Ship” comenta Ligia.
Serviço: TEATRO A “Incrível História do Rei Bedahulu”
Adaptação e interpretação de Enrico Masseroli. Espetáculo com as máscaras Topeng da ilha de Bali (Indonésia).
Dia: 17/3, sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Casa de Mystérios
Endereço: Rua Pedro Ernesto, 21 – Gamboa, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 988802256.
Espetáculo com as máscaras Topeng da ilha de Bali (Indonésia).
Classificação: livre
Duração: 1h20
Capacidade: 150 pessoas
Ingresso: 40,00 / 20,00 meia-entrada (apresentar a comprovação na bilheteria) A bilheteria abre às 20h
longa “Senhor dos Anéis:
O Retorno do Rei”, que detém 101 prêmios. Vale mencionar que desde 2004, quando o último filme da trilogia de sucesso de Peter Jackson foi lançado, novas premiações foram criadas. Antes do Osar, o longa dos Daniels conquistou 158 prêmios, número que aumentou após a cerimônia. Ao todo, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” aculuma 165 vitórias nesta temporada. O Oscar aconteceu neste domingo dia 12 e tinha como o grande favorito, a pelicula com 11 indicações. Na temporada, a produção também foi premiada pelo Bafta, Globo de Ouro, Critic’s Choice Awards, SAG Awards, PAG Awards e
contra os perigos bizarros do multiverso. Um dos grandes méritos do filme foi dar a Jaime Lee Curtis seu primeiro Oscar, a atriz que ganhou notoridade com o filme "Halloween
A Noite do Terror" filme de 1978, levou de Melhor
Atriz Coadjuvante. O diretor Daniel Kwan levou de Melhor Diretor, um surpresa agradavel feita pela Academia, que não custumava premiar jovens diretores, ele tambem foi premiado por escrever o Melhor Roteiro Original.
Completando com Melhor
Ator Coadjuvante, Ke Huy Quan, e claro Melhor Atriz para a fantastica Michelle Yeoh. O filme ficou na historia do Oscar por ser um filme feito por e para sino americanos.
Com estreia hoje (16/3), a série audiovisual Próxima
Parada: Rio apresenta equipamentos culturais e áreas de lazer de todos os cantos da cidade e mostra as diversas possibilidades que, muitas vezes, não são tão conhecidas pelo público. Os programas da série, com duração de até 5 minutos, percorrem locais existentes em cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educa-
ção (CRE), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, fazendo uma ponte entre esses equipamentos e as escolas do entorno.
A região portuária e a Pequena África, o Museu da Vida da Fiocruz e o Parque Radical de Deodoro são algumas das “paradas” da série – entre elas estão, inclusive, locais destacados também nos livros didáticos da Rede Municipal do Rio, o Mate-
rial Rioeduca. O primeiro episódio fala do Museu do Pontal, que fica na Barra da Tijuca, e é o maior museu de arte popular do Brasil. Próxima Parada: Rio vai ao ar na TV (canal MultiRio – 26 e 526 da NET/Claro) todas as quintas-feiras, às 12h30, com reapresentações durante a semana, nos intervalos da programação. Os programas também ficam disponíveis no YouTube da MultiRio.
Serviço
Próxima Parada: Rio Série audiovisual com 11 episódios de até 5 minutos; Estreia nesta quinta-feira (16/3), às 12h30, no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro). Reapresentações durante a semana, durante os intervalos da programação.
Disponível também em www.youtube.com/ multiriosme
ORio de Janeiro vai voltar a ser a casa do vôlei e recebe, entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro, o Pré-Olímpico masculino da modalidade, no Maracanãzinho, na Zona Norte carioca. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro, durante evento no Palácio Guanabara, ontem (15/3). A competição é uma seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Durante o evento, Castro ainda revelou mais duas grandes novidades no cenário esportivo no estado: o Rio também vai receber uma etapa da Liga das Nações masculina e feminina em 2024 e o lançamento da candidatura à Copa do Mundo
de vôlei de praia em 2025. Acompanhado do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, do presidente em exercício da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari Filho, e do técnico da Seleção Brasileira de vôlei masculino, Renan Dal Zotto, o governador Cláudio Castro destacou a importância de trazer o Pré-Olímpico para o Rio de Janeiro.
– Quando assumi o governo, há dois anos e meio, o Rio de Janeiro tinha se afastado do mundo dos esportes. Desde então, estamos fazendo um trabalho de resgate dos grandes eventos esportivos no estado. O Governo vai investir, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, R$ 11 milhões para trazer o Pré-
MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
Conquiste sua vaga no mercado de trabalho
-Olímpico de vôlei de quadra masculino. Estamos voltando a ter credibilidade e a confiança dos gestores. O Rio está pronto na rede hoteleira, nos serviços e na segurança pública. Ter um campeonato dessa grandiosidade é motivo de orgulho para nós e para todo cidadão fluminense – declarou Castro. O Pré-Olímpico de vôlei vai reunir na capital fluminense oito seleções de diferentes países na disputa por uma tão sonhada vaga para os Jogos em Paris. Ao todo, são realizados três Pré-Olímpicos no mundo. Além do Brasil, China e Japão recebem a seletiva no mesmo período. Cada país-sede do evento tem oito seleções na disputa, somando 24 times de diferentes
países que se enfrentam na busca por seis vagas para os Jogos Olímpicosduas por país que recebe o evento. Os grupos de cada sede serão definidos amanhã (17/3), em um sorteio em Lausanne, na Suíça. – O esporte é um meio transformador de vidas, além de alavancar a economia do Estado. Traz também valores e ensinamentos que são imensuráveis. Ter um evento desse porte aqui é de suma importância para a sociedade. Sinto-me privilegiado em estar fazendo parte deste período do Governo do Estado, que é de reconstrução. O Rio entra num novo cenário de consolidação para eventos esportivos –declarou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Aseleção brasileira de beach soccer se garantiu nas semifinais da Copa América da modalidade após aplicar uma goleada de 13 a 0 sobre o Equador, na tarde de ontem (15) no Estádio La Rural, em Rosário (Argentina).
O grande destaque do Brasil na partida foi Edson Hulk, que marcou quatro vezes. “Alegria imensa por ter marcado esses quatro gols e ter ajudado o Brasil a conquistar uma boa vitória e a vaga antecipada nas semifinais. Agora temos um jogo muito difícil contra a
Argentina, que joga em casa, mas estamos confiantes de que faremos uma grande apresentação para assegurar o primeiro lugar no grupo e entrar ainda mais forte na semifinal. Conquistar a vaga para a Copa do Mundo de Dubai é o nosso grande objetivo”, declarou o camisa sete.
O próximo desafio da equipe brasileira na competição é o clássico com a Argentina, que será disputado a partir das 17h (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, pela 5ª rodada da fase inicial da competição. A equipe que vencer garante a primeira posição do Grupo A.
Nossos Cursos
Téc Enfermagem
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho
Formação de Professores
Cuidador de Idosos
Vantagens que só o aluno GHF tem
OBotafogo não encontrou dificuldades para aplicar uma sonora goleada de 7 a 1 sobre o Brasiliense, na noite desta quarta-feira (15) no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, para chegar à terceira fase da Copa do Brasil. O destaque do Alvinegro foi o atacante Tiquinho Soares, que colocou a bola no fundo do gol em três oportunidades.
A equipe carioca começou a partida acelerada, apostando nas jogadas aéreas para agredir o adversário. Logo aos cinco minutos o time de Luís Castro abriu o placar com Danilo Barbosa de cabeça, após o lateral Marçal levantar a bola na área em cobrança
O segundo chegou cinco minutos depois. Marçal cobrou lateral na área, Adryelson desviou
e Eduardo dominou de peito antes de finalizar. Porém, a partir daí o Botafogo passou a oferecer espaço ao Brasiliense, que passou a criar oportunidades. E, de tanto tentar, marcou o seu gol de honra. Aos 41, Yuri Mamute bateu de fora da área, a bola desviou em Cuesta e enganou o goleiro Lucas Perri antes de morrer no fundo da rede.
Porém, o Alvinegro voltou a mostrar eficiência no ataque pelo alto um pouco antes do intervalo.
Aos 47, Adryelson aproveitou escanteio cobrando por Marçal para deixar o seu de cabeça.
A equipe carioca começou a partida acelerada, apostando nas jogadas aéreas para agredir o adversário.
Logo aos cinco minutos o time de Luís Castro abriu o placar com Danilo Barbosa de cabeça, após o
lateral Marçal levantar a bola na área em cobrança de falta.
O segundo chegou cinco minutos depois. Marçal cobrou lateral na área, Adryelson desviou e Eduardo dominou de peito antes de finalizar. Porém, a partir daí o Botafogo passou a oferecer espaço ao Brasiliense, que passou a criar oportunidades. E, de tanto tentar, marcou o seu gol de honra. Aos 41, Yuri Mamute bateu de fora da área, a bola desviou em Cuesta e enganou o goleiro Lucas Perri antes de morrer no fundo da rede. Porém, o Alvinegro voltou a mostrar eficiência no ataque pelo alto um pouco antes do intervalo. Aos 47, Adryelson aproveitou escanteio cobrando por Marçal para deixar o seu de cabeça.