Gazeta Rio - Edição de Sexta-feira 16 de Dezembro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 16 de Dezembro de 2022. Ano XXV Nº 1030 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 03 Página 06 Página 08 Página 03 Página 02 Página 05 Página 05 Página 02 Ordem é devolver Brasil à cena internacional, diz futuro chanceler PF faz operação contra apoiadores de Bolsonaro por atos antidemocráticos Página 08 BENZEMA pode reforçar a França na final da Copa do Mundo Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial Final terá dois camisas 10 do mesmo time pela primeira vez Programa "A Caminho da Escola 2.0" é premiado "Nós vamos voltar a fazer aquilo que nós começamos a fazer, a tentar ir criando as condições para que vocês sejam respeitados na função. Não como vagabundos, mas como brasileiros que foram abandonados pelo Estado brasileiro", discursou Lula. Mundo Novo Governo Cultura convoca para encontros pré-conferência Messi vai para sua segunda final, mas em 2014 ainda defendia o Barcelona. Mbappé, campeão em 2018, já defendia o PSG quando venceu a Croácia na Rússia. Em Natal dos Catadores, Lula promete ato com população de rua após posse Elizabeth Bagley é confirmada a nova embaixadora dos EUA no Brasil Lula me pediu para colocar pobre no Orçamento e rico no imposto de renda, diz Fernando Haddad Educação Cultura Arte Saúde Diversão “Os encontros da PréConferência de Cultura serão setorizados para que todo o processo de participação acolha as diversas manifestações que temos em Magé. Autoridades cumprem 104 mandados de busca e apreensão em ação policial deflagrada na quinta-feira CINEMA PAULO SILVA TODOS Professor Alexandre Soares Às quartas e sábados CONCURSO PÚBLICO

Ordem é devolver Brasil à cena internacional, diz futuro chanceler

Servidores terão reajuste de 5,35%

Servidores ativos, inativos e pensionistas da Prefeitura do Rio terão um reajuste anual de 5,35% aplicado sobre a folha de dezembro, paga em janeiro de 2023. O Decreto 51.810, que trata do assunto, foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (dia 15). O percentual ficou um pouco abaixo do esperado. Há alguns dias, o prefeito Eduardo Paes havia estimado uma correção em torno de 6%. Seja como for, os

121.784 servidores ativos da administração direta e das fundações e autarquias, assim como os 89.058 inativos e pensionistas, vão iniciar o ano com um dinheirinho a mais na conta. Além disso, o decreto determina que eventuais ajustes na folha do 13º salário de 2022 — cuja segunda parcela (com eventuais descontos previstos em lei) foi depositada nesta quinta-feira — serão feitos em 15 de março do ano que vem.

Ofuturo chanceler, Mauro Vieira, comentou ontem os planos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para a política externa do país. "O presidente me pediu e me orientou que eu traga o Brasil de volta à cena internacional. Será uma política de reconstruir pontes. Em primeiro lugar, com nossos vizinhos sul-americanos. Em seguida, que também é nosso ambiente próximo, a América Latina em geral. Ele também

pediu que eu retomasse todos os programas de cooperação com a África", afirmou, em coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A retomada do diálogo com países como Argentina e Venezuela é uma das promessas de campanha de Lula. A próxima gestão do Itamaraty quer também reforçar as relações com os principais parceiros comerciais: Estados Unidos, China e União Europeia. "A relação será intensa, mas equilibrada. Soberana", ressaltou Vieira.

Em relação à Venezuela, país com o qual o governo de Jair

Bolsonaro cortou as relações diplomáticas, a nova gestão pretende retomar o diálogo. "O presidente Lula instruiu que se reestabeleça a relação com a Venezuela, enviando, inicialmente, um encarregado de negócios para reabrir os prédios que temos lá, reabrir a embaixada", frisou o futuro chanceler. Questionado se o Brasil deixará de reconhecer Juan Guaidó como o presidente legítimo, Vieira respondeu: "A embaixada ajuda o governo que está, o governo que foi eleito. É o governo do (Nicolás) Maduro".

APolícia Federal (PF) realizou, na manhã de quinta-feira (15), uma operação contra manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que se envolveram em atos antidemocráticos – como os bloqueios em rodovias e protestos em quartéis – além de empresários que promoveram ou financiaram esses protestos. A informação foi confirmada à CNN por fontes da Polícia Federal. No total, são cumpridos 104 mandados de busca e apreensão em sete estados brasileiros e no Distrito Federal (DF). Segundo apurou, dois delegados da Polícia Federal tem capitaneado a operação policial. Um deles cumpre 81 mandados em seis estados e no Distrito Federal. E outro cumpre 23 mandados em um único estado, Espírito Santo. A Polícia Federal informou que a maior parte dos mandados de busca e apreensão são cumpridos no Espírito Santo (23), Mato Grosso (20),

Mato Grosso do Sul (17), Paraná (16) e Santa Catarina (15). A força policial informou ainda que, até o momento, foram cumpridos pedidos de prisão preventiva apenas no Espírito Santo: quatro mandados.

“As medidas estão sendo cumpridas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal, em face de pessoas físicas e jurídicas identificadas pelas forças federais e locais de Segurança Pública”, informou a PF oficialmente, em nota. Também foram expedidos mandados de prisão, de quebra de sigilo bancário e de bloqueio de contas de dezenas de empresários. Essa é a maior operação já realizada pela Polícia Federal contra financiadores de atos antidemocráticos. Ela ocorre no rastro do inquérito dos atos antidemocráticos, que tem como relator o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

GAZETA
RIO
cumprem 104 mandados de busca e apreensão
Autoridades
por
PF faz operação contra apoiadores de Bolsonaro
atos antidemocráticos
outras nações, em especial as da América Latina Crédito: Evaristo Sa / AFP
Futuro chanceler, Mauro Vieira diz que plano do presidente eleito Lula é reconstruir pontes com
Fundado em 1997 Rio de
16 de dezembro de 2022 - Ano XXV - nº 1030
Victor Correia
Janeiro,
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar

Em Natal dos Catadores, Lula promete ato com população de rua após posse

Opresidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou na quinta-feira (15/12) que quer participar, após sua posse, de um encontro com representantes da população de rua em São Paulo. O petista esteve no Natal dos Catadores, na capital paulista, evento do qual participa desde seu primeiro mandato. Ele também prometeu que o futuro governo terá uma "preferência humanista" com a população de baixa renda.

"Nós vamos voltar a fazer aquilo que nós começamos a fazer, a tentar ir criando as condições para

que vocês sejam respeitados na função. Não como vagabundos, mas como brasileiros que foram abandonados pelo Estado brasileiro", discursou Lula. Participaram do evento o futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o vereador Eduardo Suplicy e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, entre outros aliados e ativistas.

Também estava presente o padre Júlio Lancellotti, que atua na proteção dos direitos das pessoas em situação de rua. A Lancellotti, Lula prometeu que voltará a São Paulo para participar de uma reunião com representantes dos catadores e da população de rua.

Veto à Lei Padro Júlio Lancellotti

"Não serão vocês que terão que ir até o presidente da República. Sou eu que tenho que vir até vocês", afirmou o presidente eleito. "Eu quero vir depois da posse, trazer o governo inteiro para ver, para eles perceberem que a gente vai governar para todos os brasileiros. Mas a gente tem que ter uma preferência humanista, ética, moral, como o povo mais humilde, que tem que ser olhado como cidadãos e cidadãs que perderam o direito de ter direitos", acrescentou.

Sem citar nomes, Lula criticou as políticas atuais em relação à população

Lula me pediu para colocar pobre no Orçamento e rico no imposto de renda, diz Fernando Haddad

Ofuturo ministro da Fazenda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad, declarou durante o evento “Natal dos Catadores de Lixo”, que o presidente eleito lhe pediu para colocar o “pobre no Orçamento” e o “rico no imposto de renda“.

“Lula me fez um pedido.

Ministro da fazenda precisa ter uma missão nesse

país: colocar o pobre no Orçamento e o rico no imposto de renda. Essa frase resume o que ele quer”, disse Haddad.

Ao longo da campanha presidencial, Lula repetiu a necessidade de colocar essa frase em prática, indicando a necessidade de assistência aos mais pobres e de uma maior tributação em grandes fortunas. No final de novembro, Fernando Haddad havia dito em evento da

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que a principal prioridade do governo eleito é a reforma tributária.

“A determinação clara de Lula é que possamos dar logo no início do próximo governo uma prioridade total à reforma tributária.

Na sequência, [Lula] pretende encaminhar uma proposta de reformulação dos impostos sobre renda e patrimônio para completar o ciclo de reforma dos tributos no Brasil”

de rua. "Eles não querem nem que vocês tenham o direito de deitar debaixo de uma ponte", afirmou. Na última terça (13), o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente o Projeto de Lei 488/2021, que prevê a criação da Lei Padre Júlio Lancellotti e proíbe o uso de arquitetura hostil em locais públicos. Lula volta a Brasília no fim do dia, onde deve ficar até o Natal.
Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento com catadores na quinta (15/12), em São Paulo. Participação do petista é tradição desde 2003 Em novembro, futuro ministro da fazenda havia dito que reforma tributária será prioridade do governo eleito NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e facebook: @gazetario.online Nosso jornal digital https://issuu.com/gazetarioonline Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Gabriel Ferneda, CNN

Ipea projeta inflação oficial em 4,9% para o ano de 2023

Odesembargador Francisco de Assis Pessanha Filho, da 14ª Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), determinou na terça-feira (13) que todas as 70 famílias que estão ocupando um prédio na Rua Alcântara Machado, 24, Centro do Rio, deixem o edifício em 24 horas.

Os ocupantes - entre eles 6 crianças, 2 bebês e 15 idosos - estão no prédio desde meados de novembro. Num primeiro momento, sem ordem judicial, a Polícia Militar tentou retira-los a força. O que foi resistido pelos atuais moradores.

No último dia 25 de novembro, a juíza Silvia Regina Portes Criscuolo, da 50ª Vara Cível da Comarca da Capital, havia acatado um pedido de reintegra-

ção de posse feito pelo proprietário do edifício. Entretanto, a magistrada havia dado 20 dias úteis de prazo para que as pessoas deixassem o espaço.

O dono do prédio recorreu da decisão à segunda instância e ganhou. O desembargador Pessanha Filho ainda fixou multa diária de R$ 300 mil para os organizadores da ocupação caso o local não seja esvaziado imediatamente.

O prazo já venceu. "Não é plausível esperar que quem ocupa um imóvel, ao arrepio da legislação pátria, o desocupe em ato voluntário, mormente quando se estabelece um exagerado prazo de 20 dias úteis, cujo efeito prático equivale a manutenção irregular da posse", escreveu Pessanha Filho em sua decisão.

Na quarta (14), os advogados Ana Claudia Diogo Tavares, Mariana Trotta Dallalana Quintans, Fer-

nanda Maria da Costa Vieira, Julia Ávila Franzoni, Fran cisco Trope da Silva Porto e Matheus de Oliveira Nascimento, que defendem a ocupação Luiz Gama, acionaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a decisão do desembargador seja revogada.

O pedido de distribuição com urgência foi encaminha a ministra Rosa Weber, presidente do STF.

O medo de voltar para a rua Lenice Luiza Santana de Oliveira, de 69 anos, é uma das moradoras do local. Por anos, ela viveu nas ruas. Agora, teme voltar para lá, após a decisão do desembargador Francisco de Assis Pessanha Filho. "Eu não quero voltar para a rua. Sou sozinha nesse mundo e a rua é dura. Se eu sai de lá, não quero voltar para lá. Só peço que as pessoas nos ajudem. Não

queremos nada demais", contou a idosa.

Pedido de reconsideração de decisão A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB-RJ encaminhou um ofício ao magistrado pedindo que ele "reconsiderasse a decisão, a fim de manter o prazo inicialmente previsto, considerando que há uma mesa de negociação com o Poder Público em curso e possibilidade real de construção de uma saída pacífica e satisfatória através de uma solução dialógica entre os atores envolvidos".

O documento é assinado pelos advogados Álvaro Sérgio Gouvêa Quintão, Nadine Borges, Ítalo Pires Aguiar e Hugo Gomes Ottati de Mezezes.

MPF critica decisão do TJ Nesta sexta (15), o procurador regional dos Direi-

tos do Cidadão, do Ministério Público Federal (MPF), Júlio José Araújo Júnior, criticou a decisão do desembargador.

"A decisão do Tribunal de Justiça desconsidera a importância do prazo estipulado pela justiça de primeiro grau, de 20 dias úteis, que tem sido um prazo importantíssimo para construção de um acordo pacífico. Que evite que a polícia faça uso da força, que garanta solução para as pessoas que precisam de moradia e que não impeça a retirada das pessoas e sim garanta a solução para os envolvidos.

E é isso que o MPF está fazendo: uma rodada de negociações com todos os órgãos", disse Araújo Júnior, que completou:

"A decisão do TJ coloca em risco essas famílias, acirra o conflito e pode gerar um confronto desnecessário.

Já que havia uma negociação em curso aceita por

todos os envolvidos".

A direção da ocupação afirmou que o desembargador " não leva em consideração os vários espaços de negociação existentes que estão buscando uma alternativa para moradia das famílias e coloca mais uma vez o direito a manter uma propriedade vazia acima do direito fundamental e humano da moradia das famílias".

Ainda de acordo com o comunicado, "as vésperas do recesso judiciário, quando as famílias estão já organizando sua ceia de natal, as famílias da ocupação pretendem buscar todos os canais legais para que essa decisão seja revertida e seja encontrada uma saída para as famílias que lutam pela sua moradia".

Após a decisão do desembargador Francisco de Assis Pessanha Filho, a Polícia Militar reforçou o policiamento no entorno do prédio.

Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Desembargador dá 24 horas para famílias deixarem ocupação do Centro do Rio

Odesembargador Francisco de Assis Pessanha Filho, da 14ª Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), determinou na terça-feira (13) que todas as 70 famílias que estão ocupando um prédio na Rua Alcântara Machado, 24, Centro do Rio, deixem o edifício em 24 horas.

Os ocupantes - entre eles 6 crianças, 2 bebês e 15 idosos - estão no prédio desde meados de novembro. Num primeiro momento, sem ordem judicial, a Polícia Militar tentou retira-los a força. O que foi resistido pelos atuais moradores.

No último dia 25 de novembro, a juíza Silvia Regina Portes Criscuolo, da 50ª Vara Cível da Comarca da Capital, havia acatado um pedido de reintegração de posse feito pelo proprietário do edifício. Entretanto, a magistrada havia dado 20 dias úteis de prazo para que as pessoas deixassem o espaço. O dono do prédio recorreu da decisão à segunda instância e ganhou. O desembargador Pessanha Filho ainda fixou multa diária de R$ 300 mil para os organizadores da ocupação caso o local não seja esvaziado imediatamente. O prazo já venceu. "Não é plausível esperar

que quem ocupa um imóvel, ao arrepio da legislação pátria, o desocupe em ato voluntário, mormente quando se estabelece um exagerado prazo de 20 dias úteis, cujo efeito prático equivale a manutenção irregular da posse", escreveu Pessanha Filho em sua decisão.

Na quarta (14), os advogados Ana Claudia Diogo Tavares, Mariana Trotta Dallalana Quintans, Fernanda Maria da Costa Vieira, Julia Ávila Franzoni, Fran cisco Trope da Silva Porto e Matheus de Oliveira Nascimento, que defendem a ocupação Luiz Gama, acionaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a decisão do desembargador seja revogada.

O pedido de distribuição com urgência foi encaminha a ministra Rosa Weber, presidente do STF. O medo de voltar para a rua Lenice Luiza Santana de Oliveira, de 69 anos, é uma das moradoras do local. Por anos, ela viveu nas ruas. Agora, teme voltar para lá, após a decisão do desembargador Francisco de Assis Pessanha Filho. "Eu não quero voltar para a rua. Sou sozinha nesse mundo e a rua é dura. Se eu sai de lá, não quero voltar para lá. Só peço que as pessoas nos ajudem. Não queremos nada demais", contou a idosa.

Pedido de reconsideração de decisão

A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB-RJ encaminhou um ofício ao magistrado pedindo que ele "reconsiderasse a decisão, a fim de manter o prazo inicialmente previsto, considerando que há uma mesa de negociação com o Poder Público em curso e possibilidade real de construção de uma saída pacífica e satisfatória através de uma solução dialógica entre os atores envolvidos".

O documento é assinado pelos advogados Álvaro Sérgio Gouvêa Quintão, Nadine Borges, Ítalo Pires

Programa A Caminho da Escola 2.0 é premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil

Oprograma conta com a participação de todas as coordenadorias e gerências da CET-Rio como projetos e execução de sinalização vertical, horizontal e semafórica e operacional que trabalham unidas num só objetivo que é tornar o trânsito mais seguro para o trajeto casa/escola/casa.

Estão incluídos no programa a elaboração de mapas de risco com participação ativa dos alunos,

que se sentem agentes importantes no processo, além de análises sobre o trânsito da região e elaboração dos projetos de intervenções urbanísticas no entorno das escolas. Somente este ano o programa já foi implantado em 18 escolas municipais.

Na execução, ruas próximas à escola recebem pinturas para sinalizar e demarcar áreas de atenção, de embarque/desembarque, carga/descarga

e de acesso exclusivo de pedestres (áreas verdes), instalação de placas de sinalização, balizadores, tachões e semáforos. Essa iniciativa incentiva o uso de transporte coletivo e de outros meios como a bicicleta. Além disso, contribui com o meio ambiente e a saúde da população, considerando que a otimização dos meios de transporte também auxilia na diminuição de gases poluentes e consumo de combustíveis.

Aguiar

MPF critica decisão do TJ Nesta sexta (15), o procurador regional dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal (MPF), Júlio José Araújo Júnior, criticou a decisão do desembargador.

"A decisão do Tribunal de Justiça desconsidera a importância do prazo estipulado pela justiça de primeiro grau, de 20 dias úteis, que tem sido um prazo importantíssimo para construção de um acordo pacífico. Que evite que a polícia faça uso da força, que garanta solução para as pessoas que precisam de moradia e que não

impeça a retirada das pessoas e sim garanta a solução para os envolvidos.

E é isso que o MPF está fazendo: uma rodada de negociações com todos os órgãos", disse Araújo Júnior, que completou: "A decisão do TJ coloca em risco essas famílias, acirra o conflito e pode gerar um confronto desnecessário. Já que havia uma negociação em curso aceita por todos os envolvidos".

A direção da ocupação afirmou que o desembargador " não leva em consideração os vários espaços de negociação existentes que estão buscando uma alternativa para moradia das famílias e coloca mais uma vez o direito a man-

Ainda de acordo com o comunicado, "as vésperas do recesso judiciário, quando as famílias estão já organizando sua ceia de natal, as famílias da ocupação pretendem buscar todos os canais legais para que essa decisão seja revertida e seja encontrada uma saída para as famílias que lutam pela sua moradia".

Após a decisão do desembargador Francisco de Assis Pessanha Filho, a Polícia Militar reforçou o policiamento no entorno do prédio.

Cultura convoca para encontros pré-conferência

Asociedade civil e os fazedores de cultura já têm encontro marcado na semana que vem nas reuniões da Pré-Conferência do setor, que serão nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, com uma agenda diversificada para atender todos os setores presentes na cidade de Magé.

“Os encontros da Pré-Conferência de Cultura serão setorizados para que todo o processo de participação acolha as diversas manifestações que temos em Magé. Também vamos estabelecer o Conselho Municipal de Política Cultural”, explica o diretor de Cultura, Victor

Machado. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Sandra Ramaldo, “nos encontros serão feitas as inscrições presenciais para a Conferência Municipal de Cultura, que terá sua 4ª edição em 2023. As inscrições serão na sede da nossa Secretaria, para as qualificações de eleitor, integrante da Comissão de Organização e candidato a Conselheiro.

As Conferências são uma importante mobilização dos diversos setores sociais para a discussão e construção coletiva de propostas. Elas são realizadas nas instâncias municipal, estadual e na-

cional, onde o desenvolvimento das discussões leva a criação das políticas públicas.

Agenda da Pré-Conferência 19/12 às 17h – Reunião geral com todas as áreas 20/12

15h – Reunião dos setores de Dança, Artes Cênicas, Música, Literatura, Leitura e Livro

17h – Reunião dos setores de Cultura Afro-brasileira, Identidade, Diversidade e Gênero, Patrimônio Histórico Cultural e Cultura Popular

19h – Reunião dos setores de Artes Visuais/Audiovisual, Arte Digital e Artesanato 21/12 às 17h – Reunião geral com todas as áreas.

Foto: reprodução
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas diz que cerca de 70 famílias vivem no edifício na Rua Alcântara Machado, 24. Entre os ocupantes estão 6 crianças, 2 bebês e 15 idosos e Hugo Gomes Ottati de Mezezes. ter uma propriedade vazia acima do direito fundamental e humano da moradia das famílias".
Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO
De acordo com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), cerca de 70 famílias vivem no edifício na Rua Alcântara Machado, 24

Repercussão negativa faz Senado reavaliar votação da Lei das Estatais

Ideia agora do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é debater o texto com líderes da Casa, sem pressa, e construir uma solução de consenso que agrade a maioria

Arepercussão negativa da aprovação a toque de caixa da Lei das Estatais na Câmara fez a cúpula do Senado reavaliar a ideia de aprovar ainda nesta semana o texto.

A ideia agora do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é debater o texto com líderes da Casa, sem pressa, e construir uma solução de consenso.

Seus interlocutores disseram à CNN que ele não

Investidores pedem extradição da mulher do ex-pastor Glaidson

Investidores lesados da GAS Consultoria Tecnologia, do ex-garçom e ex-pastor Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó dos Bitcoins, farão nesta quinta-feira, às 14 horas, uma manifestação em frente ao Consulado dos Estados Unidos, no Centro do Rio. Eles pedem a prisão e a extradição da venezuelana Mirelis Zerpa, mulher de Glaidson, que acredita estar foragida na Flórida. Para eles, a medida é a possibilidade que resta para recuperar os investimentos feitos com a empresa.

Desde 25 de agosto de 2021, quando foi desencadeada a operação Kriptos, existem dois mandados de prisão contra Mirelis. Ao lado do marido, ela foi acusada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) de montar uma pirâmide financeira disfarçada de investimento em bitcoins. Atraídos pela promessa de lucro mensal de 10% sobre os valores aportados, cerca de 278 mil pessoas investiram um total de R$ 10 bilhões no esquema, se -

gundo dados do cadastro de clientes lesados. Os clientes lesados acreditam que Mirelis, na fuga, tenha ficado com uma parcela expressiva dos valores investidos. Investigações da PF e do MPF demonstraram, no ano passado, que a venezuelana sacou R$ 1 bilhão em bitcoins no dia seguinte à prisão do marido. O inquérito também demonstrou que Mirelis transferiu cerca de R$ 2,3 milhões de suas contas para a irmã, Noiralis, à revelia da Justiça brasileira.

Esgotadas as tentativas de revogar as prisões, Mirelis chegou a ocupar as redes sociais para sustentar a versão de que desconhecia as operações ilegais do marido. No entanto, as notas promissórias concedidas pela GAS aos clientes, como garantia do dinheiro aplicado, eram assinadas por ela.

Dados obtidos pelos organizadores do protesto revelam que, embora se apresente como refugiada política da Venezuela, onde teria aplicado golpe semelhante, ela tirou

passaporte em seu país de origem, em março de 2020, quando já vivia no Brasil. Em julho de 2021, um mês antes da operação, ela usou esse mesmo passaporte para obter um visto americano de estudante na representação dos Estados Unidos na Cidade do México.

Os organizadores do ato desconfiam que as manobras da venezuelana já faziam parte de um plano de fuga. O visto de estudante está vinculado à Atlantis University, de Miami (EUA), que se apresenta nas redes sociais como especializada em formação na área de negócios, saúde e tecnologia da informação.

— Clamamos às autoridades americanas, que colaborem com a Justiça Federal brasileira e entreguem a Mirelis, para que ela possa responder às acusações e fazer a devolução dos valores aplicados pelos clientes GAS — disse o advogado Jeferson Brandão, organizador do ato desta quinta-feira e investidor lesado.

como para o Senado. Muito embora haja a leitura também de que o assunto precisa ser debatido em algum momento.

Há chance de que o presidente do Senado coloque o projeto em votação na semana que vem – apesar de esta possibilidade ser vista com menor força, já que não deve haver quórum na próxima semana, às vésperas do recesso parlamentar.

gativa

Desse forma, a votação pode focar para fevereiro, após o recesso.

Anvisa alerta sobre uso de produtos para trançar cabelos

De acordo com a Anvisa, supostamente esses produtos estariam “ocasionando cegueira temporária, entre outros efeitos indesejáveis”.

A agência cita casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. “Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na

recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias”.

O alerta foi emitido na última terça-feira (13). A Anvisa ressaltou ser de fundamental importância que quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados ao uso desses produtos, e de outros cosméticos, sejam registrados.

“Há links específicos para registro por parte de cida-

dãos e profissionais que manejam produtos cosméticos e empresas e profissionais de saúde”.

Efeito grave

Um efeito indesejável grave é uma reação adversa inesperada e prejudicial à saúde humana, que leva à incapacidade funcional temporária ou permanente, invalidez, hospitalização, anomalias congênitas, risco imediato à vida ou morte.

VOLTA AO MUNDO

Elizabeth Bagley é confirmada a nova embaixadora dos EUA no Brasil

Elizabeth Bagley foi confirmada nesta quarta-feira (14) como nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil. Ela havia sido indicada pelo presidente Joe Biden para o cargo em janeiro de 2022.

Bagley trabalha com diplomacia e direito há mais de quatro décadas, segundo um comunicado da Casa Branca.

Sua experiência diplomática inclui trabalhos como Conselheira Sênior dos Secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton e Madeline Albright.

Ela também atuou como representante especial na Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para parcerias globais e embaixadora

dos Estados Unidos em Portugal, recebendo a Grã-Cruz do Infante D. Henrique, mais alta condecoração civil portuguesa.

Anteriormente, Bagley atuou como advogada no escritório de advocacia Manatt, Phelps, em Washington, especializado em direito internacional.

Ela também trabalhou como professora adjunta no Centro de Direito da Universidade de Georgetown e como produtora associada da ABC News em Paris,

No início de sua carreira, Bagley atuou no Departamento de Estado como representante do Congresso para os Tratados do Canal do Panamá, assistente especial para os Acordos de Camp David e representante do Congresso para a Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (Acordos de Helsinque), em Madri, Espanha.

França, e Washington, de acordo com a Casa Branca. deve pautar o texto hoje. O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, tam - bém afirmou à CNN que o projeto não foi apreciado ontem. Há percepção de que o impacto de uma aprovação às pressas seria ne - tanto para o novo governo Lula, defensor de alterações na proposta,
•BITCOIN Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 6 GERAL

CINEMA PAULO SILVA

COPA DO MUNDO E O CINEMA

Do alto dos seus quarenta anos, e vindo de Pernambuco, Eduardo Morotó enfrenta seu primeiro longa, formado em Administração e cinema Eduardo escreveu e dirigiu entre cinco e seis curtas que ganharam mais de oitenta prêmios mundo a fora, incluindo o Longa "A Morte Habita a Noite" que estreia nesta quinta feira nos cinemas do Brasil. entre seus curtas destaque para "Quando Morremos à Noite" melhor curta na Mostra de Cinema de Tiradentes de 2012 prêmio da crítica, e "Todos Esses Dias Que Sou Estrangeiro", melhor curta no Festival Internacional de Cinema do Rio 2013 mostra novos rumos. O filme conta história de Raul que aos cinquenta anos é um alcoólatra desempregado, e sua tabua de salvação é uma mulher, Ligia, sua grande paixão que nos últimos anos foi sua parceira de uma vida sem regras. Mas a relação entre os dois não é mais a mesma. Durante uma noite conturbada, Raul encontra Cassia, uma jovem desgarrada e cheia de vida que vai despertar nele um lado antes desconhecido.

O filme rodou festivais do mundo todo como o Festival Internacional de Cinema de Rotterdam em 2020 na Holanda, o circuito Inffinito incluindo o Festival Internacional do Cinema Brasileiro em Berlim na Alemanha, e o aclamado Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana em 2020 Cuba, e também o Festival LatinoAmericano da Filadelfia nos Estados Unidos da América.

O ator Roney Villela que no filme interpreta Raul o personagem principal ganhou prêmio de melhor ator por sua interpretação no Inffinito Film Festival 2020 nos Estados Unidos, no Festival de Cinema Lusobrasileiro de Santa Maria da Feira em Portugal, e no Festival Iberoamericano de Cinema 2020 o Cine Ceará.

"A Morte Habita à Noite" chega nesta quinta feira as salas de cinemas de doze capitais brasileiras, vamos prestigiar nosso cinema nacional.

Dia 7 de dezembro

aconteceu o segundo festival do Mar Vermelho na Arabia Saudita. Aparente mente apenas mais um festival de cinema pelo mundo diria nosso nobre leitor da coluna, mais não. A Arabia Saudita é um país Islâmico e por tanto rígido com os mandamentos do Alcorão seu livro sagrado, entre eles a diferença de gênero sexual entre pessoas e a independência da mulher ao homem. Só por este motivo filmes de cinema foram proibidos por três décadas e meia, até 2018 quando foi inaugurado o primeiro cinema. O evento tem reunido celebridades do mundo do cinema como Guy Richie e Sharon Stone, o Festival, que acontece desde o ano passado, tem aproximado o Cinema mundial do Reino Saudita, desde de 2021, mesmo timidamente, alguns cinemas tem sido aberto no país. A cidade litorânea de Jeddah ou Gidá, com o maior porto do País foi escolhida para o evento, Jeddah fica a poucos quilômetros de Meca, a cidade sagrada dos mulçulmanos.

A Noite de Gala, abertura do Festival, foi marcada com a presença de celebridades em um encontro no Deserto Celebrando o Cinema, mostra realizada dentro do Festival, em dez dias teve 131 filmes programados de 61 países e 34 premières mundiais. Este ano o presidente do Juri foi nada mais nada menos que o cineasta Oliver Stone, já no segundo dia a Vanity Fair promoveu o Evento "Women in Cinema" a festa aconteceu no Festival Garden. Ao todo foram 72 longas metragens, 42 curtas, com 58 filmes árabes e 23 filmes sauditas, e o mais espantoso para o mundo árabe foi a presença de 35 mulheres cineastas. Entre os países competidores do Islã, além da própria Arabia Saudita, estavam Iraque, Indonésia e Marrocos. Mas a transformação audiovisual não fica só no Festival de Cinema, foi criado a pouco tempo uma Film Commission e um fundo de investimentos em audiovisual, o Red Sea Film Fund, e um feira de mercado de cinema, o Souk que reúne profissionais de todas as áreas da cadeia de produção audiovisual. É o cinema transformando a vida do Mundo Árabe.

A Princesa Fashion e Empresária Ndieumbeut Mbodj descendente do Reino de Waalo no Senegal, África

Oestilo fashion infantil é uma das áreas mais singelas e desafiantes dentro da indústria da moda. Chegamos até a marca Tossoko Clothing Afro Kids Wear, que é uma referência dentro da moda internacional infantil africana. Com bases em raízes ancestrais africana, esta marca traz no seu estilo traços de resgate da cultura do Senegal. Apesar desta empresa está sediada no Canadá em Toronto, ela é a primeira marca de roupas infantis africana no país. A marca traz uma identidade de registro e valorização da cultura africana, até no seu nome.

Tossoko em Fulani ou Pular (uma língua falada na África Ocidental) significa pequeno.

Ela é uma princesa cuja história da sua família foi para mim, uma base de pesquisa. Como eu estava também em busca de um membro desta família real para me trazer mais informações. Eu nem acreditei, que Mamy bem ali, diante dos meus olhos. A his-

tória da minha pesquisa começa, assim: Ndatté Yalla – Rainha do Reino de Waalo República do Senegal que lutou contra a colonização francesa e, recebeu diversas ameaças da França, e se recusou a entregar a ilha de Saint Louis. E agora com Mamy (apelido), carinhoso que ela me permitiu usar num gesto de amizade e carinho. Seu nome verdadeiro é Ndieubott ou Ndieumbeut Mbodj era de uma rainha no Senegal conhecida por sua bravura. No reino dela. Waalo que era governado por Rainhas, ela é minha ancestral. É o nome da minha avó, a mãe da minha mãe…. Entende. E eu estou conversando com uma princesa cuja, busca começou com poucas informações. E ela ali diante de mim, me trazendo ricas informações sobre a história da sua família na realeza africana. Eu aproveito e faço uma única pergunta que é um grande resumo desta história perdida na humanidade. O que a realeza significa para uma mulher no Senegal?

Historicamente, a sociedade senegalesa foi organizada em uma hierarquia governada por

famílias reais e nobres sobre castas. Alguns aspectos de nossa cultura desapareceram como reinos, mas descendentes de famílias reais ainda estão aqui. Griots conhecidos por serem um dos responsáveis por contar a história continuam presentes de geração em geração para transmitir as histórias das famílias reais e relembrar as novas gerações. Rainhas eram conhecidas como elegantes, poderosas, belas, e corajosas em liderar seu povo e protegê-lo de invasores e colonialistas.

Em Waalo, por exemplo, onde Ndieumbeutt Mbodj e sua jovem irmã Ndatte Yalla Mbodji governaram e lutaram contra mouros e franceses, eles deixaram uma mensagem poderosa para as mulheres, pois ser mulher não significa ser fraca, apenas seguir atrás dos homens, mas ser a líder na frente ou ao lado deles.

Ser real também é ter um senso de honra e orgulho, uma maneira de se comportar, falar, agir, é tudo sobre uma forte mentalidade e caráter. Às vezes você pode agir de uma forma e as pessoas que conhecem seu antepassado apenas responderão

eu entendo sua reação você é a Rainha Ndieumbeutt (wow), e nesse momento você se sente muito orgulhosa e feliz por ter algumas das grandes qualidades da rainha. A realeza tem personagens fortes, mas também são muito pacíficos e diplomáticos, sabem conversar e trazer a paz entre as pessoas. Ter ancestrais reais impactará gerações e gerações e, é uma forma de aumentar o amor por si mesmo e o amor pela identidade nas pequenas gerações. Saiba quem você é, para saber para onde ir e como agir.

“E eu sei, quem eu sou, uma princesa do reino de Waalo. Um dos meus objetivos é fazer com que a pequena geração de negros afro-americanos e caribenhos se orgulhe de sua identidade histórica e de quem eles são.” Palavras de Mamy Princesa do reino Waalo do Senegal.

Leia e saiba mais no link: https://leafriquestyle. com.br/2022/11/05/estilo-fashion-da-tossoko-clothing-afro-kids-wear/ A Magazine é a voz da África no Brasil! www.leafriquestyle.com.br

RED SEA FILM FESTIVAL
Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2022 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão GAZETA RIO Todos os dias online! Instagram e facebook: @noticias.gazetario https://issuu.com/gazetarioonline www.gazetario.com

do

Final terá dois camisas 10 do mesmo time pela primeira vez

Messi e Mbappé, colegas de Paris Saint-Germain, se enfrentam na final do domingo

Afinal da Copa do Mundo 2022, além de colocar frente a frente os dois principais destaques individuais da competição, terá algo inédito na história do torneio. Pela primeira vez, os dois camisas 10 em campo serão companheiros de time: Messi e Mbappé. Argentina e França se enfrentam às 12h (de Brasília) deste domingo, no Lusail. As duas seleções têm até o momento dois títulos cada, atrás de Brasil, com cinco, e Itália e Alemanha, com quatro.

Messi vai para sua segunda final, mas em 2014 ainda defendia o Barcelona. Mbappé, campeão em 2018, já defendia o PSG quando venceu a Croácia na Rússia. O curioso é que nenhum dos dois é o 10 no clube: Neymar é o dono da camisa,

enquanto o francês usa a 7 e o argentino veste a 30.

Os dois passaram a ser companheiros na temporada 2021/22. Até o momento, pelo PSG, fizeram 48 jogos, com 34 vitórias, 10 empates e quatro derrotas. Será a quarta vez em que se enfrentarão - a segunda em Copas -, e Messi ainda não conseguiu vencer.

França 4 x 3 Argentina - Oitavas da Copa do Mundo

Barcelona 1 x 4 PSG - Oitavas da Champions League

PSG 1 x 1 Barcelona - Oitavas da Champions League

Camisas 10 em finais de Copas:

1950: Schiaffino (Peñarol) x Jair (Palmeiras)

1954: Liebrich (Kaiserslautern) x Puskas (Budapest Honved)

1958: Pelé (Santos)

1962: nenhum

1966: Hurst (West Ham) x Held (Borussia Dortmund)

1970: Pelé (Santos) x Bertini (Internazionale)

1974: Van de Kerkhof (PSV)

1978: Kempes (Valencia) x Van de Kerkhof (PSV)

1982: Hansi Müller (Stuttgart)

1986: Maradona (Napoli) x Magath (Hamburgo)

1990: Matthäus (Internazionale) x Maradona (Napoli)

1994: Roberto Baggio (Juventus)

1998: Zidane (Juventus) x Rivaldo (Barcelona)

2002: Rivaldo (Barcelona)

2006: Totti (Roma) x Zidane (Real Madrid)

2010: Fabregas (Barcelona) x Sneijder (Internazionale)

2014: Messi (Barcelona)

2018: Mbappé (PSG) x Modric (Real Madrid)

2022: Messi (PSG) x Mbappé (PSG)

* Não havia numeração nas camisas em 1930, 1934 e 1938.

Na quinta-feira (15), no dia seguinte à classificação da França para a final da Copa do Mundo 2022, diante da Argentina, o Real Madrid liberou Karim Benzema para viajar ao Catar e marcar presença na decisão. A disputa pelo título ocorre no domingo (18) e terá como palco o Lusail Stadium.

Benzema passou a ser desfalque na França antes da estreia na Copa do Mundo. O atual vencedor

da Bola de Ouro sofreu uma lesão na coxa e não participou de nenhum jogo do Mundial, inclusive viajando de volta para a Espanha, onde mora e joga pelo Real Madrid.

Em seu clube, Benzema fez trabalhos físicos e se recuperou da contusão, participando não só dos treinos do Real Madrid, como também de um amistoso da equipe. Os merengues empataram com o Leganés nesta quinta (15), e o atacan -

te francês participou da partida.

A presença do atual melhor jogador do mundo na final entre Argentina x França já é certa. Se Benzema estará na decisão da Copa do Mundo 2022 como torcedor ou parte do elenco, já é outra história. Ele está liberado para atuar pela seleção, uma vez que não chegou a ser cortado do plantel e segue inscrito no Mundial. Caberá ao técnico Didier Deschamps escalá-lo ou não.

GAZETA RIO
do Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2022 Ano XXV - nº 1030
Esportes
Copa
Catar Estado
BENZEMA pode reforçar a França na FINAL
O Real Madrid liberou Karim Benzema para viajar ao Catar e marcar presença na decisão

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.