Gazeta Rio - Edição de Quinta-feira 15 de Dezembro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 15 de Dezembro de 2022. Ano XXV Nº 1029 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 08 Página 03 Página 06 Página 07 Página 07 Página 02 Isaías Raw, ex-diretor do Instituto Butantan, morre em SP aos 95 anos GT da Educação entrega a Lula sugestões para evitar atentados em escolas no País Página 05 Rio fará retirada de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial França supera Marrocos para disputar final da Copa com Argentina Travessia EspraiadoTomascar é grande Circuito Ecológico de Maricá Por unanimidade, os ministros do TSE acompanharam o relator, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e referendaram decisões que rejeitaram questões preliminares levantadas pela defesa de Bolsonaro. O entendimento foi fixado na sessão plenária de terça-feira (13). Rio confirma festa de Réveillon com show de Zeca Pagodinho Na semifinal desta quarta, o futebol colocou frente a frente um duelo que mistura esporte com história contemporânea: a França contra uma de suas ex-colônias. TSE julgará investigação contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral Educação Cultura Arte Saúde Diversão A última festa de Réveillon na cidade aconteceu em 2020, antes da pandemia de covid ser confirmada no Brasil. Texto propõe trabalhos pedagógicos sobre combate à desinformação e formações sobre o “enfrentamento da extrema direita” CINEMA PAULO SILVA TODOS Professor Alexandre Soares Às quartas e sábados CONCURSO PÚBLICO

Isaías Raw, ex-diretor do Instituto Butantan, morre em SP aos 95 anos

Aos 14 anos, mais novo aprovado no ITA sonha em figurar Guinness Book

Aprovado em 10 processos seletivos, entre vestibulares e concursos militares com apenas 14 anos, Caio Temponi conquistou um novo feito: foi aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado o vestibular mais difícil do Brasil. O mais novo estudante brasileiro a atingir essa façanha se mobiliza, agora, para entrar no Guiness Book. Sua mãe, Laurismara Temponi, dis -

se que já está reunindo a papelada para registrar as conquistas do filho no Livro dos Recordes. “O Brasileiro recordista no Brasil é um rapaz que, aos 22 anos, foi aprovado em dez concursos. O Caio, com o ITA, já soa 11 e ainda falta receber o resultado das suas aprovações no último Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem”, diz ela.

“PEGANDO” A VISÃO

Neste momento, a única coisa que Flávio Dino é oficialmente é senador eleito pelo PSB do estado do Maranhão. O fato de ter sido anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva como futuro ministro da Justiça não lhe confere nenhuma autoridade.

No entanto, por volta da meia-noite desta segunda-feira (12), era Flávio Dino quem aparecia ao lado do secretário de Segurança do Distrito Federal, Júlio Cesar Danilo Souza Ferreira, para, em uma entrevista coletiva, afirmar que os responsáveis pelos atos terroristas do dia seriam responsabilizados. Ao lado dos dois, uma outra pessoa que oficialmente ainda é somente um delegado: o futuro diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Enquanto Dino já falava como autoridade, Andrei já falava como chefe dos policiais federais e Júlio Cesar parecia ali reconhecer como real a autoridade de ambos, o atual ministro da Justiça, Anderson Torres, jantava em um restaurante de Brasília como se nada estivesse acontecendo.

O caos produzido na segunda-feira é algo estrategicamente pensado. E não é difícil chegar a essa conclusão. Os bolsonaristas contestam uma eleição legítima. Feita da mesma forma como as eleições vêm sendo feitas há anos. Sem qualquer fraude comprovada. Não há, portanto, nenhuma razão objetiva para contestar o seu resultado. Mas os grupos bolsonaristas na frente dos quarteis pedem uma “intervenção militar”. Apegam-se a uma interpretação distorcida do artigo 142 da Constituição, que define o papel das Forças Armadas. No caput do artigo, entre as atribuições definidas para as Forças Armadas está “a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer deles, da lei e da ordem”. A interpretação distorcida que aí se faz é de que as Forças Armadas, caso haja uma grave situação de atentado à lei e à ordem, poderiam intervir para por fim ao caos. Então, produz-se o caos. Imaginando que, se o caos avançar em uma escalada incontrolável, se apele aos militares para que intervenham.

Raw ingressou no Butantan em 1984 e foi o responsável pela criação do Centro de Biotecnologia, do Museu de Microbiologia e do Museu Histórico.

Foi também o idealizador da Fundação Butantan – entidade de apoio ao Instituto Butantan que contribui para a manutenção da produção de imunobiológicos da organização.

Segundo o Instituto, o pesquisador foi diretamente responsável por marcos importantes na história do Butantan, como a montagem de novas fábricas de produção de soro na década de 1980 e liderou o desenvolvimento de novas vacinas, como a da hepatite B recombinante. Ainda de acordo com o Instituto, o professor foi um dos "maestros da transferência de tecnologia da vacina da gripe entre Sanofi Pasteur e

Butantan, até hoje o carro-chefe do Butantan".

Formado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP, com mestrado e doutorado em bioquímica, Raw foi professor livre-docente e professor titular no departamento de bioquímica da universidade.

Foi também o fundador do Cescem e Fundação Carlos Chagas, que introduziu o vestibular unificado e pesquisas sobre o vestibular.

São tempos estranhos. Já eram tempos estranhos. O Congresso Nacional discute no momento uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) cujo texto foi enviado pelo futuro governo, e não pelo governo atual. O mutismo de Jair Bolsonaro provoca um evidente vácuo de poder. E a física da política já ensina há tempos que nela não há vácuo, todo vazio acaba sendo ocupado. A verdade, porém, é que nada disso acontece por acaso. O que se escreveu ontem em Brasília é o bizarro roteiro do Capitólio repetido como farsa. Lá, a confusão aconteceu quando o Congresso dos Estados Unidos faria oficialmente a confirmação da vitória eleitoral de Joe Biden contra Donald Trump. Assim é lá o processo. Aqui, a confusão aconteceu no dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diplomou Lula como presidente eleito, que é por aqui a confirmação oficial do resultado. Na invasão do Capitólio, morreram cinco pessoas. Aqui, felizmente ninguém morreu. Por pouco, porque tentaram jogar um ônibus de cima de um viaduto.

O vácuo que leva Flávio Dino a assumir o posto de Anderson Torres enquanto ele janta tranquilo é algo pensado. Por mais que esteja de fato deprimido, Bolsonaro enclausura-se em seu mutismo justamente para produzir sinais trocados. O pouco que ele fala não é dito claramente para produzir variadas interpretações. Os bolsonaristas não são claramente estimulados para radicalizar, mas também não são desestimulados a deixarem seus acampamentos em frente aos quarteis do Exército. Acampamentos que só continuam porque têm financiamento de alguém para isso.

A primeira coisa que precisa ficar clara na leitura da Constituição é que qualquer ação de iniciativa das Forças Armadas nesse sentido é golpe. Como foi em 1964. Ações para garantir a lei e a ordem só podem acontecer “por iniciativa” de algum dos três poderes: Executivo, Legislativo ou Judiciário. O decreto 3987 de 24 de agosto de 2001 dá somente ao presidente da República a prerrogativa de uso das Forças Armadas para ações de segurança no que ficou conhecido como Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Essa prerrogativa já foi usada algumas vezes. Michel Temer usou a GLO para acabar com a greve dos caminhoneiros.

O problema é que avançar a partir daí para o que parecem pretender os radicais bolsonaristas é avançar para bem longe das “quatro linhas da Constituição”. Bolsonaro poderia vir a aplicar a GLO para por fim a atos terroristas que ele, se não estimula claramente, claramente não desestimula? Se viesse a usá-la, teria que ser para pacificar o país e trazê-lo de volta à normalidade.

Nesse caso, a única normalidade possível é respeitar o resultado das eleições, que conferiram vitória a Lula. O uso das Forças Armadas neste momento já iria parecer um abuso. Mas qualquer uso para além da manutenção da democracia e dos seus processos seria desrespeitar a Constituição.

Mas os bolsonaristas tocam fogo na sua Roma, Brasília. No Palácio da Alvorada, Bolsonaro toca a sua lira. Como não sabe tocar nem campainha, produz, como diria Paulinho da Viola, “uma pausa de mil compassos”. Mas esse silêncio é deliberado. E ensurdecedor…

GAZETA RIO
Informação foi confirmada pelo Instituto na tarde de quarta. Cientista foi responsável por marcos na história do Butantan NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e facebook: @gazetario.online Nosso jornal digital https://issuu.com/gazetarioonline Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2022 - Ano XXV - nº 1029 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

TSE julgará investigação contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral no Brasil

O colegiado do Tribunal Superior Eleitoral confirmou a competência da Corte para julgar a ação de investigação eleitoral movida pelo PDT contra o presidente Jair Bolsonaro e o general Braga Netto em razão dos ataques ao sistema eletrônico de votação durante reunião com embaixadores em julho, às vésperas do período eleitoral.

Por unanimidade, os ministros do TSE acompanharam o relator, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e referendaram decisões que rejeitaram questões preliminares levantadas pela defesa de Bolsonaro. O entendimento foi fixado na sessão plenária de terça-feira (13).

Os advogados do presidente questionaram a competência da Justiça Eleitoral para analisar o caso, sob a alegação de que o evento não teria conteúdo eleitoral e teria sido convocado por Bolsonaro na condição de presidente, constando da agenda oficial do chefe do Executivo.

Além disso, a defesa do mandatário pediu que a União fosse incluída no polo passivo da ação - ou seja, respondesse pelo

processo junto do presidente - sob o argumento de que a TV Brasil estava envolvida no caso. A reunião com embaixadores foi transmitida pela empresa pública.

Ao analisar o questionamento sobre a possibilida-

se estrai que o mandatário se valeu do cargo para produzir vantagens eleitorais para si ou para terceiros'.

"Entender o contrario seria criar uma espécie de salvo conduto em relação a desvios eleitoreiros

pelo PDT, que ajuizou a ação.

Benedito Gonçalves pontuou que, segundo a legenda, Bolsonaro teria se utilizado de seu cargo para convocar reunião com embaixadores de países estrangeiros, 'mas

no sentido de que atos de governo não se sujeitam ao controle jurisdicional pressupõem que inexista o desvirtuamento para fins eleitorais, matéria esta a ser examinada por ocasião do mérito", ressaltou. Quanto à outra prelimi-

dos advogados do presidente representaria 'indevida mescla de interesses públicos e privados', além de comprometer a celeridade e economicidade do processo.

O colegiado do Tribunal Superior Eleitoral confirmou a competência da Corte para julgar a ação de investigação eleitoral movida pelo PDT contra o presidente Jair Bolsonaro e o general Braga Netto em razão dos ataques ao sistema eletrônico de votação durante reunião com embaixadores em julho, às vésperas do período eleitoral.

Por unanimidade, os ministros do TSE acompanharam o relator, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e referendaram decisões que rejeitaram questões preliminares levantadas pela defesa de Bolsonaro. O entendimento foi fixado na sessão plenária desta terça-feira, 13.

de de o TSE analisar a ação movida contra Bolsonaro e Braga Netto, o ministro Benedito Gonçalves destacou que a Justiça Eleitoral é competente para apurar desvios de finalidade de atos praticados por agentes públicos, inclusive na condição de chefe de estado, 'quando da narrativa

ocorridos justamente no exercício do feixe de atribuições mais sensível do presidente da republica", ressaltou.

No caso em questão, a avaliação do ministro é a de que os requisitos para definição da competência do TSE sobre o caso foram 'devidamente delimitados'

Mourão defende atos antidemocráticos: "É legítimo", diz

Após afirmar que apoiadores de Jair Bolsonaro deveriam aceitar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) deu um passo atrás ao defender na quarta-feira (14/12) os atos antidemocráticos ocorridos pós-eleições. Em uma publicação nas redes sociais, o general caracterizou os eventos como um clamor legítimo e alegou que as urnas "permaneceram sem voto impresso e auditável". Porém o projeto de voto impresso já foi derrubado no Congresso e as urnas possuem mecanismos que possibilitam a auditagem.

Mourão rebateu ainda o título de atos antidemocráticos. "O clamor das manifestações a que assistimos desde a proclamação do resultado das urnas, que permaneceram sem o voto impresso e auditável, é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificá-lo de 'antidemocrático'”, escreveu.

O clamor das manifes -

tações a que assistimos desde a proclamação do resultado das urnas, que permaneceram sem o voto impresso e auditável, é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificá-lo de “antidemocrático”.

Em coluna no jornal Estadão de hoje, ele também disse que os resultado das eleições presidenciais “efervesceu ainda mais o sentimento de injustiça e indignação de uma parcela considerável da população brasileira”.

O vice-presidente alegou que políticos apoiadores do chefe do Executivo sofrem com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O fiel da balança da 'deusa' que posa sentada em Brasília, de olhos vendados e segurando uma espada, que deveria permanecer neutro, no ponto de equilíbrio, tem deslizado de forma suave, complacente e flexível para a esquerda e pendido de maneira severa, dura e pesada para a direita.” "Quando o assunto é política e eleições, a deusa enxerga sob a ven-

da, a balança fica desequilibrada e o martelo, que clama para ordem, respeito e silêncio, bate para um único lado", argumentou sem citar Jair Bolsonaro (PL) no texto.

Críticas ao PT Lembrando a gestão de Michel Temer e a criação do teto de gastos, o general aproveitou para criticar os governos petistas anteriores. "Assumirá a condução do Brasil um governo de esquerda que já comandou o país por 14 anos e não deu certo, tendo afogado a Nação num mar de gastança e de corrupção."

Mourão finalizou defendendo novamente nos atos antidemocráticos, que vem tomando conta do país, sem citar diretamente os eventos da última segunda (12) e orientando apoiadores a permanecerem "firmes em sua convicção”. “Lancem mão dos instrumentos constitucionais que garantem os direitos de uma democracia cidadã, com efetiva participação popular, e jamais se esqueçam de que soberano é o povo”, finalizou.

agindo com desvio de finalidade, teria passado a atacar a integridade do sistema eleitoral, em estratégia moldada de sua campanha, beneficiando-se ainda da ampla transmissão do evento pela TV Brasil'.

"Os argumentos trazidos pelos investigados

nar alegada pela defesa de Bolsonaro, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral destacou que é pacífica a jurisprudência da Corte no sentido da impossibilidade de pessoas jurídicas figurarem no polo passivo de ações de investigação eleitoral. Segundo o ministro, acolher a pretensão

Os advogados do presidente questionaram a competência da Justiça Eleitoral para analisar o caso, sob a alegação de que o evento não teria conteúdo eleitoral e teria sido convocado por Bolsonaro na condição de presidente, constando da agenda oficial do chefe do Executivo.

Ingrid Soares
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Os advogados do presidente questionaram a competência da Justiça Eleitoral para analisar o caso

FGTS poderá ser usado para quitar até seis prestações da casa própria

Apartir de janeiro, o trabalhador poderá usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar até seis prestações do financiamento habitacional em atraso. A decisão foi aprovada hoje pelo Conselho Curador do FGTS.

A nova determinação reduz pela metade a carência da norma atual, que permite o uso do FGTS para renegociar até 12 parcelas em atraso, que vigorava desde maio. Caso não houvesse a aprovação, o mutuário só poderia usar os recursos do fundo para quitar até três prestações, como ocorria tradicionalmente.

O Conselho Curador não alterou as demais regras do uso do FGTS para a compra da casa própria. As condições para liquidação, amortização ou adiantamento de parte das parcelas adimplentes

continuam em vigor.

Transportes

O Conselho Curador também permitiu que concessionárias privadas de infraestruturas de transportes – que operam rodovias, ferrovias, hidrovias, portos ou aeroportos – tenham acesso a recursos do FGTS por meio do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transportes). A medida tinha sido proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Com a autorização, consórcios e sociedades de propósito específico podem conseguir financiamentos, com recursos do FGTS, para construírem obras de mobilidade urbana em regiões que sofrerem impacto dos empreendimentos. Dessa forma, o Pró-Transportes poderá financiar a construção de um viaduto em uma região afetada por uma ferrovia ou um cor-

-

dida tem o potencial de ampliar em cerca de R$ 2 bilhões os investimentos contratados por empresas concessionárias, de rodo -

vias e ferrovias. Podem ter acesso aos recursos do Pró-Transportes, os entes públicos (governos locais e federal), empresas in-

BNDES busca parceiro para estudos sobre o mar do Sul do Brasil

OBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu seleção pública para definir parceria na elaboração de estudos para a implantação do Projeto Espacial Marinho (PEM), no mar do Sul do Brasil. A ideia é fazer um levantamento

sobre essa região com objetivos ecológicos, econômicos e sociais.

O resultado da seleção pública deverá ser anunciado em 28 de abril de 2023 e a previsão é que os estudos sejam concluídos em 36 meses. O projeto prevê financiamento no valor de R$ 7 milhões para a proposta vencedora.

O PEM da região mari-

nha do Sul do país é um projeto piloto que poderá ser levado a outras áreas da costa brasileira. O anúncio foi feito durante a COP15, a Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas que ocorre no Canadá. Mais informações sobre a chamada estão disponíveis em www.bndes.gov.br/chamadafep-pem.

tegrantes de consórcios que operem transporte público coletivo urbano e Sociedades de Propósitos Específicos (SPE).

MP denuncia Castro e mais 11 por crimes eleitorais

OMinistério Público Eleitoral denunciou nesta quarta-feira (14) o governador Cláudio Castro (PL) e mais 11 pessoas por crimes eleitorais durante a campanha de reeleição. Segundo o órgão, o governador e o grupo cometeram crimes de abuso de poder econômico através de desvios na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Uerj.

O Ceperj foi alvo de uma série de denúncias de pagamentos irregulares através do órgão a partir de agosto. Segundo o MP, funcionários sacaram mais de R$ 220 milhões em espécie na boca do caixa.

Os denunciados são: Cláudio Bonfim de Castro e Silva (PL); Thiago Pampolha Gonçalves (vice-governador - União Brasil); Rodrigo da Silva Bacellar (ex-secretário de Governo e deputado estadual reeleito - PL); Gutemberg de Paula Fonseca (ex-secretário de Esporte, Lazer e Juventude e deputado federal eleito - PL); Leonardo Vieira Mendes (deputado estadual ree -

leito - PSC); Aureo Lídio Moreira Ribeiro (deputado federal eleito - Solidariedade); Bernardo Chim Rossi (ex-deputado estadual - Solidariedade); Allan Borges (subsecretário da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras); Max Lemos (deputado federal eleito - PROS); Marcos Venissius da Silva Barbosa (eleito suplente de deputado federal - Podemos); Patrique Welber Atela (secretário estadual de Trabalho e Renda);Danielle Christian Ribeiro Barros (secretária estadual de Cultura e Economia Criativa).

Na ação protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Procuradoria Regional Eleitoral acusa o grupo de abuso de poder político e econômico e conduta vedada pelo uso de “folha de pagamento secreta” com 27 mil cargos temporários no Ceperj e 18 mil nomes na Uerj. Os desvios que afetaram a isonomia dos candidatos foram auditados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

As penas em casos de abuso de poder e conduta vedada incluem a cassação dos eleitos, a inele -

gibilidade por 8 anos (do ano eleitoral em diante) e multa.

Para os procuradores eleitorais, "há vasto acervo de provas obtidas com o TCE, Uerj, testemunhas e outras fontes."

"Não restam dúvidas sobre a atuação como cabos eleitorais ou apoio político obrigatório das pessoas que constavam das listas e recebiam os valores públicos como 'contraprestação laboral' dos projetos executados pela Ceperj, funções essas criadas e colocadas à disposição dos interesses políticos", dizem os procuradores regionais eleitorais Neide Cardoso de Oliveira e Flávio Paixão.

“A sanção de inelegibilidade deve ser aplicada não apenas em virtude da extrema gravidade da conduta dos investigados capaz de comprometer a própria normalidade e legitimidade do processo eleitoral. Não somente tinham prévio conhecimento dos atos ilícitos praticados como participaram efetivamente do cometimento do abuso de poder político e econômico.”

redor de ônibus ou ligação sobre trilhos entre um aeroporto e uma estação de metrô, de trem ou de BRT. Segundo o MDR, a me
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Rio quer fazer retirada de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara

Ogoverno do Rio de Janeiro estuda a possibilidade da regulamentação da atividade de descomissionamento de navios que estão paralisando suas operações para iniciar uma nova atividade econômica e, com isso, encontrar uma solução para as embarcações abandonadas na Baía de Guanabara. A medida colocaria o estado na vanguarda do

mercado de descomissionamento, atividade que inclui a remoção de estruturas, destinação adequada de materiais, resíduos e recuperação de áreas, de forma segura e dentro das normas ambientais.

“O descomissionamento pode gerar inúmeras oportunidades, não apenas para a indústria naval de nosso estado, mas também para vários setores da cadeia produtiva

São Gonçalo recebe escola de tecnologias

Projeto E-Tec será implantado em mais quatro unidades de ensino estaduais

Oprefeito Capitão Nelson esteve, na manhã na terça-feira, no Ciep 410 Patrícia Galvão Pagu, no bairro Santa Izabel, para participar da reinauguração da unidade de ensino, que será a primeira a receber o projeto E-Tec (Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades), do Governo do Estado.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, mais quatro escolas estaduais no modelo E-Tec serão entregues no município pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ). Além do prefeito, também estiveram presentes o secretario municipal de Educação, Mauricio Nascimento, e o deputado estadual eleito Douglas Ruas. O projeto foi criado para modernizar a estrutura física e pedagógica de 50 Cieps em todo o Estado. Em São Gonçalo, além do Ciep em Santa Izabel, outras quatro unidades estão sendo modernizadas e serão entregues em 2023: Ciep E-Tec 306 Deputado David Quindere, no Jardim Catarina; Ciep E-Tec 052 Prof. Romanda Gouveia Gonçalves, no Boa Vista; Ciep E-Tec 050 Pablo Neruda, no Laranjal;

e Ciep E-Tec 412 Doutor Zerbini, no Colubandê. As unidades escolares que receberem o projetos serão sustentáveis, com painéis solares, sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira, que irão reforçar a alimentação dos estudantes e de suas famílias. Além disso, as escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais, óculos de realidade virtual e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual. Além dos equipamentos, a turma do 1º ano passará a estudar em tempo integral com aulas de artes, robótica, games, educação ambiental, empreendedorismo, entre outras. Em 2023, a carga horária das outras turmas também será ampliada. “Nossas crianças e adolescentes são o futuro. Eles precisam e merecem que invistam na educação deles. Com uma educação de qualidade eles podem ter as mesmas oportunidades de quem estuda em um ensino particular. Essa foi uma das exigências do governador Claudio Castro quando recebeu esse projeto. Aproveitem porque daqui sairão excelentes profissionais”, disse o prefeito Capitão Nelson.

como infraestrutura, logística, gestão de resíduos e movimentação de carga, entre muitos outros serviços especializados. E essas oportunidades seguramente vão gerar mais empregos e renda para os fluminenses”, disse o governador Cláudio Castro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho, que preside a Comissão Esta-

dual de Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar), disse que o estava em estudo pela secretaria, mas ganhou ainda mais importância após o incidente do navio graneleiro São Luiz, que colidiu no dia 14 de novembro com a Ponte Rio-Niterói.

A comissão, integrada por autoridades do Instituo Estadual do Ambiente (Inea), Capitania dos Portos e Companhia Docas,

além de especialistas, esteve reunida no Palácio Guanabara nesta segunda-feira (12) para discutir a questão, que também é analisada por um grupo de trabalho formado no âmbito da secretaria.

“Desde maio, quando assumi a comissão, esse problema das embarcações abandonadas vinha sendo mencionado em diversas reuniões, com diferentes players do setor da eco -

nomia do mar. Seu descomissionamento já era apontado como uma das alternativas para solucionar o problema e, com o incidente do navio São Luiz, o assunto passou a ser prioridade”, explicou Cássio Coelho.

O próximo passo será solicitar celeridade ao Poder Judiciário para a realização do leilão do navio São Luiz, que será descomissionado.

Prefeito de São Gonçalo,
Nelson
Capitão
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO

GT da Educação entrega a Lula sugestões para evitar atentados em escolas no País

Ogrupo temático da Educação na transição de governo entregou ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um relatório que traz sugestões de políticas públicas com a finalidade de evitar atentados em escolas.

O texto tem 50 páginas e é assinado por 12 especialistas em educação, contendo um histórico de violência em escolas no Brasil e no mundo, teses para o aumento de casos e ações a serem desenvolvidas para frear essa tendência no país.

As sugestões para evitar ataques estão divididas em três grupos: ações a serem desenvolvidas na educação, na psicologia e na sociedade (para além do espaço escolar).

Entre as políticas públicas mencionadas está a participação de profissionais da educação em “processos de formação continuada sobre o extremismo de direita e como enfrentá-lo”.

Além disso, é citada a “necessidade de um trabalho pedagógico em educação crítica da mídia e de combate à desinformação”.

Um dos coordenadores do grupo temático, o professor da Universidade de São Paulo Daniel Cara afirmou em entrevista à

processo passageiro.

“As educadoras e educadores devem ter formação para compreender o fenômeno e preveni-lo. É importante lembrar que uma das missões da educação

O professor da USP escreveu a apresentação do documento. Na seção, ele menciona episódio em que um jovem atacou duas escolas na cidade de Aracruz, no Espírito Santo, e

Terreno abandonado aterroriza população no município de Mesquita

Mosquitos, ratos, gambás, cobras e lagartos assustam população mesquitense em terreno abandonado

Há poucos dias, a prefeitura da cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense interviu em terreno abandonado na rua Ana Peixoto no bairro Banco de Areia. Segundo moradores da localidade há muitos anos essa situação se perpetua. Vários servidores da prefeitura apareceram com equipamentos e máquinas para implantação devida de meio-fios, mas não houve nenhum tipo de limpeza no terreno. A quantidade de lixo aumenta cada vez mais e

assusta a todas as pessoas que passam pelo local que é ponto de deslocamento por intermédio de ônibus na Via Ligth que fica ao lado do terreno.

Relação entre atentados e a extrema direita Além de sugerir políticas públicas para o combate deste fenômeno, o documento aponta que os ataques violentos contra escolas estão relacionados a “um contexto social imerso na escalada do extremismo de direita”.

O texto aponta a “falta de controle destes discursos e práticas” e “sua difusão

de acordo com o grupo, um ponto fundamental para se compreender a natureza do “extremismo de direita” é a ideia de uma “supremacia branca e masculina”.

“Os alvos de cooptação pelo discurso de extrema direita são majoritariamente adolescentes brancos e heterossexuais, e a misoginia exerce um papel crucial no processo. Não à toa, mulheres são alvos frequentes de atiradores em massa”, relata.

A moradora Maria das Graças apontou o terreno que aterroriza a comunidade
•DENÚNCIA
CNN que o combate ao extremismo se faz necessário pois este não é um inscritas na Constituição Federal é a preparação para a cidadania”, disse. matou quatro pessoas, em 25 de novembro de 2022. Segundo o professor, desde os anos 2000 foram contabilizados 16 ataques desta natureza, sendo quatro no segundo semestre de 2022 — o que justificaria a produção do relatório. através de meios digitais” como propulsores deste processo. Ainda relembra que o jovem responsável pelo atentado em Aracruz carregava o símbolo da suástica em suas roupas. Ainda Texto propõe trabalhos pedagógicos sobre combate à desinformação e formações sobre o “enfrentamento da extrema direita”
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 6 GERAL
Danilo Moliterno

Saúde Diversão

Em 2006 no 63° Festival

Internacional de Cinema de Veneza na Itália, oi apresentado em Avant Premier o filme restaurado do cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade, "Garrincha, Alegria do Povo". O filme é original de 1962 e achava-se que todas as copias haviam sido perdidas, mas graças a tecnologia a restauração foi realizada como acervo de um dos mais importantes filmes sobre futebol brasileiro. O filme registra vida e atividade de Manoel Francisco dos Santos ou simplesmente como ficou conhecido pelos torcedores do Botafogo time que defendeu e do Brasil, Mané Garrincha. O Anjo das Pernas Tortas, o maior driblador, o homem que era impossível de ser marcado e que o futebol mundial jamais verá igual.

TURISMO ECOLÓGICO CINEMA PAULO SILVA

de jogadores da época como Zagallo, Jairzinho e o goleiro Manga. Garrincha aparece comprando discos na cidade do Rio de Janeiro e depois dançando ao som deles com algumas de suas sete filhas ou passeando em sua terra natal, Pau Grande distrito de Magé no estado do Rio de Janeiro.

Com duração de 58 minutos e com registro em preto e branco, o filme foi realizado no auge da carreira do jogador, consagrado no Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, onde eternizou a camisa 7, foi também um dos mais importantes atletas da Seleção Brasileira de Futebol campeã do mundo em duas Copas 1958 e 1962. Em 1963 foi selecionada para o Festival Internacional de Cinema de Berlim, foi o primeiro documentário brasileiro sobre um esportista e ganhou o Prêmio Carlos Alberto Chieza no Festival de Cortina D'Ampezzo na Itália em 1964. O filme alterna imagens do jogador em ação no Botafogo e na Seleção Brasileira, com algumas cenas do cotidiano, a rotina de treinos no Botafogo e a preparação do time para entrar em campo com aparições

O documentário é todo narrado pelo jornalista e radialista Heron Domingues que narra fatos sobre a vida do jogador, como o de morar em uma casa cedida pela Industria de tecidos no qual Mané e a maioria da comunidade de Pau Grande trabalhava ou trabalha ainda. O empregado Manoel Francisco é descrito como tendo sido um mau operário, que conseguia dormir mesmo com os barulhos das maquinas, mas não era despedido porque nos fins de semana era o destaque dos jogos do time de futebol da Fábrica. Outro fato inusitado era que Garrincha não sabia que suas pernas eram tortas, só soube depois que saiu no jornal, com rápidos depoimentos do craque sobre a fama que conquistou e do medico que descreve a anormalidade no seu joelho, o grande destaque do documentário são as cenas clássicas de Garrincha em campo, seus dribles desconcertantes e seus belos gols defendendo o Botafogo e a camisa canarinho nas duas copas que participou.

Garrincha era um destes Fora de Serie que o mundo já mais virá novamente, um misto de alegria e tristeza pela vida que levou e teve um final nada bonito, esquecido, viciado em álcool e abandonado a própria sorte, apenas as imagens dos dribles e dos tantos momentos do homem simples e sem ambição cujo o maior sonho, jogar bola, foi realizado.

Travessia Espraiado-Tomascar é a última parada deste ano do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá

Percurso será realizado no sábado (17/12) e tem duração de seis horas entre a ida e a volta

APrefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, realiza neste sábado (17/12) mais uma etapa do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá com a subida pelo Vale de São Francisco, no Espraiado. Com início a partir das 8h30, o trajeto é considerado pesado, com trechos de subidas íngremes e duração aproximada de seis horas, entre a ida e

a volta. As inscrições serão iniciadas nesta quinta-feira (15/12), a partir de 13h, por meio do link (https://forms.gle/ PU71M5yXQDz5aVBYA).

O ponto de encontro será na Cachoeira do Espraiado, que fica cerca de um quilômetro após o ponto final da linha E-06 (Centro x Espraiado), ônibus tarifa zero da Empresa Pública de Transportes (EPT), que sai da Rodoviária do

Povo com intervalo de 40 minutos. Em seguida, o grupo vai subir o Vale São Francisco e passar por córregos e cachoeiras, seguindo até o cume com o destino final em Tomascar. Com o objetivo de estimular o comércio local no entorno das áreas visitadas, os participantes contarão com almoço opcional ao custo médio de R$ 25.

É necessário que os participantes levem itens

como repelente, ao menos dois litros de água, toalha ou canga, lanche, protetor solar, medicamentos de uso pessoal, além de vestir roupas leves, roupa de banho, calçado apropriado e boné. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo de Maricá (Praça Conselheiro Macedo Soares, s/ nº – Centro) ou pelo telefone (21) 99744-6410.

Rio confirma festa de Réveillon com show de Zeca Pagodinho

Além

do sambista, também participam da festa a cantora Iza, Alexandre Pires, Gilsons e a bateria da Grande Rio

Afesta de Réveillon do Rio de Janeiro volta a acontecer neste ano após dois anos suspensa. A atração principal da festa será o cantor Zeca Pagodinho.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa ontem (14), no Copacabana Palace, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD).

A última festa de Réveillon na cidade aconteceu em 2020, antes da pandemia de covid ser confirmada no Brasil. Em 2021, a prefeitura cancelou a festa oficial pelo cenário de insegurança em relação ao vírus e a falta de consenso entre os comitês. Além de Zeca Pagodi-

nho, também participam da festa no Palco Copacabana a cantora Iza, Alexandre Pires e a bateria da Grande Rio. No Palco Carioca, a festa fica por conta da cantora Martinália, Gilsons, Bala Desejo e bateria da Beija-flor. Também haverá palco com shows no Flamengo, Madureira, Penha, Ilha do Governador, Pe -

dra de Guaratiba, Sepetiba, Paquetá e Ramos. Sobre o esquema montado na cidade para viabilizar o deslocamento da população, o prefeito informou na coletiva que no dia 26 de dezembro será divulgado o esquema de segurança e do metrô.

"Metrô já está vendendo o ticket. O acesso melhorou muito, mas é

sempre um desafio. Essa é uma época do ano que a Guarda Municipal tem um papel importante, mas a Polícia Militar também tem um reforço enorme. Já dei os recursos para montar toda a estrutura da Operação Verão. A cidade vai estar cheia de turistas, os hotéis já estão com ocupação grande”, ressaltou Paes, ao portal G1.

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 7
Caderno G
GAZETA RIO Educação Cultura
Estado do Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2022
Arte

Esportes

Copa do Catar

França supera Marrocos para disputar final da Copa com Argentina

AFrança fez valer a sua condição de favorita e derrotou o Marrocos por 2 a 0 para alcançar a final da Copa do Catar. Após triunfar, na tarde desta quarta-feira (14) no Estádio Al Bayt, a seleção francesa concentra suas atenções na equipe da Argentina, sua adversária na grande decisão do próximo domingo (18), oportunidade na qual será proclamado um novo tricampeão do Mundial de seleções da Fifa.

Na semifinal desta quarta, o futebol colocou frente a frente um duelo que mistura esporte com história contemporânea: a França contra uma de suas ex-colônias. Entre 1906 e 1956, o território marroquino foi um protetorado francês. A tribuna de honra do Estádio Al Bayt contou com a presença do presidente Emmanuel Macron, que, antes de a bola rolar, pediu formalmente “desculpas pela ocupação francesa em vários países da África ao longo século XX”.

Dentro de campo os marroquinos tinham dois jogadores que oficialmente nasceram na França, mas que preferiram defender a camisa vermelha e honrar a origem de seus pais: Romain Saïss (zagueiro) e Sofiane Boufal (meia).

Com 4 minutos de jogo, Théo Hernández pegou o rebote de uma bola ricocheteada na defesa e, de voleio, calou o estádio Al Bayt. Era o primeiro gol da França, que saiu mais

rápido do que a imensa torcida esperava (cerca de 95% dos torcedores presentes apoiavam os marroquinos). Aos 10 minutos surgiu a chance do empate. Ounahi, meia do Angers (França), arriscou de fora da área buscando o canto do goleiro francês Lloris, que espalmou. Precisando se abrir para ir ao ataque, o Marrocos deu espaço na defesa e, aos 16 minutos, Giroud foi lançado na frente, ajeitou e bateu firme, mas a trave salvou o goleiro Bounou. Aos 35 minutos surgiu outra chance claríssima de gol para a França, Tchoumeni achou Giroud dentro da área. Com liberdade, o atacante bateu de primeira, mas para fora. Parecia não ser o dia do gigantesco centroavante francês.

O lance mais incrível da etapa inicial saiu aos 44 minutos. A bola foi levantada na área francesa em cobrança de escanteio e El Yamiq tentou marcar de bicicleta. A bola foi no cantinho e Lloris saltou para espalmar com a ponta dos dedos. O lance empolgou toda a comunidade árabe presente ao estádio.

No 2º tempo, o time do técnico Walid Regragui fez várias triangulações, chegando com muita facilidade à área francesa, mas sem conseguir concluir à gol. Restrita à defesa, a França apostava na velocidade de Mbappé para puxar contra-ataques. Se o craque francês não conseguiu criar melhores oportunidades, foi por causa da forte marcação que recebeu.

O técnico Didier Deschamps percebeu que poderia desafogar seu time e colocou Thuram no lugar de Giroud, ficando com três velocistas no comando de ataque: Thuram, Mbappé e Dembelé.

Aos 33 minutos, enfim, Mbappé fez bela jogada,

chutou para gol, a bola foi desviada e sobrou limpa para o reserva Muani completar para as redes: 2 a 0. Uma curiosidade é que Muani entrou em campo 40 segundos antes de marcar o gol que deu números finais ao confronto. Ao apito final, os milhares de marroquinos aplaudi-

ram sua seleção, mesmo sem a tão sonhada conquista sobre os ex-colonizadores. Ela já tinha ido mais longe do que todo o país esperava. A Copa do Mundo, então, vai ser decidida mesma por duas seleções apontadas desde o início como favoritas.

Com a vitória nas semifi -

nais, a França se credencia à finalíssima com a Argentina, oportunidade na qual será coroado um novo tricampeão mundial. Já o aguerrido Marrocos volta a campo um dia antes para disputar com a Croácia o posto de terceiro colocado.

GAZETA RIO
Estado do Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2022 Ano XXV - nº 1029

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Gazeta Rio - Edição de Quinta-feira 15 de Dezembro de 2022 by GAZETA RIO ONLINE - Issuu