Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, oferece teatro e oficinas gratuitos

Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, oferece teatro e oficinas gratuitos
Nos atos, o MAB reforça as denúncias de impunidade de responsáveis por rompimentos como os de Brumadinho e Mariana.
"Eu tenho pedido, tanto para a Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto para o ministério para me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra", apontou o presidente.
Página 03
"Eu agradeço o interesse do Vasco, um baita clube, porém em nenhum momento dei minha palavra. Assim como também não dei para o Fluminense, eu estava focado no Volta Redonda e deixei isso com meus empresários.
"Nada se esgota aqui", diz Paes sobre entrave dos prefeitos em relação aoA seleção pública oferecerá oportunidades para projetos incentivados e não incentivados.
"Para alcançarmos a democracia no Brasil, mais complexa, temos de criar estratégias, reduzindo as desigualdades sociais".A ação acontece, das 10h às 16h, no Procon Niterói (Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 481, Centro).
Diretor Presidente
Estado do Rio de Janeiro, 14 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1090
Dando início à temporada 2023, o Música Antiga da UFF apresenta a Música Ibérica, que ambienta a poesia de Luís de Camões. Para voltar aos palcos com o pé direito, o concerto conta com a participação especial do músico Gustavo Weiss Freccia. A apresentação será hoje (14/03), às 19h, no Teatro da UFF, em Niterói. Os ingressos podem ser adquiridos na bilhete-
ria do Centro de Artes UFF, com o valor de R$ 15 (preço único para todos). O programa reúne peças vocais de cancioneiros portugueses e peças instrumentais de compositores espanhóis relacionados à corte portuguesa, como Luys Milan, Fuenllana e Cabezón, que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da música instrumental do período.
Julio Lancellotti, o padre que incomoda seres conservadores, com sua ação social relacionadas às pessoas em situação de rua. O padre sempre foi perseguido por grupos de direita e conservadores de diversas vertentes, inclusive católicos.
Na última sexta-feira, um homem se posicionou diante da distribuição de alimentos para anunciar o seu ódio ao Padre Lancellotti e aos necessitados que recebiam ajudas. Claramente ele posicionou contra qualquer ajuda às populações de rua. O episódio chamou muito atenção. Aconteceu no Bairro da Mooca, em São Paulo. Lancellotti já faz um trabalho de distribuição de alimentos para as pessoas que vivem por ali perambulando, contando com a ajuda do alheio há muito tempo. Atende quem já perdeu a esperança, a identidade e o rumo, mas com o trabalho social bem feito vão se chegando, se integrando. Primeiro através do alimento, e depois, através de uma interlocução voltada para a vida acontece o resgate.
A busca do ser humano que está vivendo alijado da família, do estado, ou de qualquer outra instituição é um enigma que poucos estão prontos pra desvesdar. O Padre Julio Lancellotti é uma dessas pessoas que estão preocupadas, não em se livrar desses indivíduos, mais também no desdobramento da vida dos mesmos. Não dá pra esquecer quando ele se incomodou com as pedras embaixo dos viadutos
em São Paulo e outras cidades do país. Pedras que tinham como único objetivo tirar o lugar de grupos humanos, cada vez mais numerosos, que não tem mais onde se abrigar ou estão em situação de vulnerabilidade social por conta do uso de substância tóxicas.
Fazendo o contraponto a esses voluntários do bem existe um grupo muito à direita e perverso que defende a eugenia. Sim, uma ideologia do século XIX, que foi a raiz conceitual do nazismo. A eugenia defende morte aos mais fracos como medida eficiente para o crescimento de seres humanos “ideais”.
O conceito de eugenia é uma filosofia social e não uma área da genética. A finalidade da eugenia é uma nova organização da sociedade por meio de eliminação das pessoas ditas inferiores.
A palavra eugenia vem do grego e significa bem nascido, mas o egoísmo e a morbidade de alguns seres transvertidos de humanos “traduziram a palavras ajustando-a ao seu instinto e aí batiza esse movimento retrógado e limitado que acabou formando a eugenia nazista. Estes deformados mentalmente e intelectualmente não se contentaram somente com a esterilização das pessoas que eles consideram inferiores, também aplicaram o extermínio em milhões de seres humanos entre ciganos, negros, homossexuais, pessoas com deficiência, mas especialmente atingiu aos judeus.
O padre Júlio Lancellotti sofre a perseguição dessa escória, foram alimentados durante quatro
anos por um governo que disseminou o ódio, o medo, a perseguição aos mais fracos. Podemos dizer que foi uma eugenia de estado, onde os mais fracos morreram aos milhares por conta da pandemia. Os familiares tiveram que assistir ao deboche com as dificuldades de seus doentes, que em sua maioria tornou-se cadáver. Existe uma malta “humana” em nosso país que sem ter refletido no que está fazendo, os soldados do ódio e de uma crença facista que acabou vitimando mais de seis milhões de habitantes na Alemanha nazista.
Não me espanta que o ser que externou sua opinião de forma agressiva contra o padre Júlio Lancellotti, seja mais um seguidor do genocida que governou nosso país.
Prefiro ficar com a pureza das crianças, como diria o saudoso Gonzaguinha. E ter esperança no investimento numa educação de qualidade e propiciar as nossas crianças uma educação para vida, reconhecimento dos nossos povos originais. Como disse a apresentadora Xuga Meneghel, em comemoração aos seus 60 anos no programa ALTAS HORAS, no sábado: “não devemos deixar voltar essas pessoas ao governo. Vamos trocar o gesto do tiro pelo gesto do amor.” E fez o gesto do tiro sendo transformado no sinal do amor na linguagem Libras.
A vida é direito de todos. Não existem pessoas inferiores ou superiores, simplesmente existem “pessoas” com todo direito em toda sua potencialidade.
Osecretário-geral de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, disse que o governo já tem uma proposta de projeto para a criação de um Conselho de Federação. A declaração ocorreu durante a abertura da 84ª Reunião Geral da Frente de Prefeitos.
"Temos uma minuta preparada para retomar discussões. Para alcançarmos a democracia no Brasil, mais complexa, temos de criar estratégias, reduzindo as desigualdades sociais", avaliam.
Hoje (14/3), Alckmin e Gilmar Mendes vão tratar das perspectivas para a repactuação federativa. Com a instituição do
Conselho da Federação, o desafio é estruturar e definir diretrizes para essa repactuação, com diálogo intenso, permanente entre os entes federados e, ao mesmo tempo, harmônico com os Três Poderes da União. Ambos confirmaram presença aos dirigentes da FNP. A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, disse que as principais demandas dos entes federados incluem problemas na área de saúde e obtenção de recursos. "Faltamos pedir pelo amor de Deus para a Caixa executar nossas emendas parlamentares", destacou a governadora. "O pacto federativo precisa acontecer porque estados e municípios pedem socorro. Não sobrevivemos sem um Fundo", reforçou. O encontro ocorre no Hotel Royal Tullip, na Vila Planalto, em Brasília.
Governo diz que minuta do Conselho da Federação está prontaMichelle Portela
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, ontem, da 52ª Assembleia Geral do Povos Indígenas, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima. Em indireta a garimpeiros, o chefe do Executivo defendeu a necessidade de demarcar terras antes que os mesmos se 'apoderem' delas.
"Eu tenho pedido, tanto para a Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto para o ministério para me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra", apontou o presidente.
"Nós precisamos rapidamente tentar legalizar todas as terras que estão já quase que prontos os estudos para que os indígenas possam ocupar o territórios que é deles", completou Lula.
O chefe do Executivo defendeu ainda que os indígenas ocupam território pertencente a eles historicamente e que a demarcação representa a devolução de seus direitos.
"Quando dizem que in-
dígenas estão ocupando 14% do território nacional, deveriam lembrar que os índios tiveram 100% do território nacional. São os outros que estão ocupando 86% de uma terra que era 100% dos indígenas
brasileiros", emendou.
Garimpeiros
O petista reforçou que o governo se empenhará na retirada de garimpeiros das áreas indígenas.
"'Vamos tirar definitiva-
mente os garimpeiros das terras indígenas. Mesmo que tenha ouro aqui em Roraima, mesmo que tenha ouro na terra indígena, aquele ouro não é de ninguém, ele está lá porque a natureza o colocou. Ele está lá em uma terra indígena, portanto, ninguém tem o direito de mexer naquilo sem autorização dos donos da terra, que são lá os indígenas que lá moram e que têm a terra legalizada no seu nome".
Lula pregou que investirá na saúde indígena e também em financiamento da agricultura dos povos. "Vamos investir muito na saúde para garantir que povos indígenas recebam médico sistematicamente. É bem provável que a gente vá criar pequenos postos indígenas para que as pessoas não tenham que viajar quilômetros, além de uma política de remédios gratuitos para indígenas", completou.
Inoue, CNN
Oministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta segunda-feira (13) que as redes sociais sejam responsabilizadas pelo conteúdo publicado. O argumento é que as plataformas não devem ser consideradas apenas como de tecnologia.
Moraes defendeu que as big techs cuja principal atividade monetária seja publicidade sejam responsabilizadas como tal. “Elas, no mínimo, são empresas mistas de imprensa, comunicação. Ou, se não quisermos comunicação, de publicidade”, disse.
A declaração foi durante evento sobre liberdade de
expressão, redes sociais e democracia da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. O ministro também voltou a defender a autorregulação. Citou como exemplo o Tiktok que, durante as eleições, filtrou 6.300 vídeos por conta própria. “O que nós precisamos é pegar esse modelo, que eles próprios já construíram, e aperfeiçoar voltado pra defesa da democracia e pro fim do discurso de ódio. Um aperfeiçoamento apostando também na autorregulação, senão nós vamos enxugar gelo. Deve haver isso. O que nós temos que auxiliar é exatamente em quais desses requisitos para a autorregulação e qual a responsa-
bilização. E insisto, a partir do momento em que algum apoio houve, algoritmos, impulsionamento ou monetização, não se pode mais falar de neutralidade”, argumentou. Para Moraes, as big techs devem ser responsabilizadas em três pontos principais: no impulsionamento, na monetização e na utilização do algoritmo. “Se nós quisermos regulamentar tudo sobre fake news, nós não vamos regulamentar absolutamente nada. Então vamos começar replicando o modelo já existente nas big techs, afirma Moraes. Além do ministro do STF, também participaram o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Odiretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues, afirmou na manhã de ontem, que os atos antidemocráticos e ataques aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro em Brasília nasceram e foram alimentados nas redes sociais. "Vimos atos de selvageria que nasceram e foram alimentados nas redes sociais e que trouxeram do mundo virtual ações concretas para a vida real", afirmou Rodrigues no seminário Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia, na sede da Fundação Getu-
lio Vargas (FGV), no Rio.
O diretor-geral afirmou, ainda, que a Polícia Federal irá atuar "com vigor" e sem perseguição. Plataformas de internet O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu que as grandes plataformas da internet e das redes sociais, como Google e Facebook, sejam tratadas como empresas de comunicação, e não apenas de tecnologia, quando se trata de questões relacionadas à liberdade de expressão e à responsabilização pelos discursos propagados por seus canais.
"Temos que mudar a forma jurídica de responsabilização de quem é de -
tentor das redes. Não é possível, ainda hoje, que essas grandes plataformas sejam consideradas empresas de tecnologia. Elas são também empresas de comunicação e de publicidade. O maior volume de publicidade, no mundo, quem ganha são essas plataformas", afirmou Moraes nesta segunda na chegada ao evento sobre liberdade de expressão na FGV do Rio.
Segundo o ministro, as plataformas de internet devem responder, juridicamente. "Da mesma forma que no mundo real há responsabilidade, no mundo virtual deve haver também", completou Moraes.
Diretor-geral da PF diz que ataque de 8/1 nasceu e foi alimentado nas redes
Agência Estado
Moraes defende que redes sociais sejam responsabilizadas por conteúdo publicado
Os brasileiros estão trocando refeições completas no período de almoço fora de casa por salgados, como coxinhas, esfihas e salgados de pacote. Esse fato foi constatado em uma pesquisa realizada pela empresa de dados e consultoria Kantar, que aponta como principais motivos dessa troca a inflação e a crise econômica. O estudo entrevistou quatro mil pessoas em todas as regiões do país.
O presidente da Fundação da Liberdade Econômica, Márcio Coimbra, explica que, além da alta nos preços dos alimentos, ou-
tros fatores que têm contribuído para mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros são a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia, que acarretaram aumento no preço das commodities no mundo todo. “Eles [os preços dos alimentos] devem continuar aumentando se o governo não encontrar saídas para a economia andar em equilíbrio, mesmo retirando essas desonerações [...]. Então, nesse caso, o governo vai ter que enfrentar esse período de inflação e o povo brasileiro, provavelmente, vai ver um aumento dos preços dos alimentos”, afirma Coimbra.
De acordo com a pesquisa, as classes D e E foram as principais responsáveis pelo aumento geral do índice, sendo as que mais tiveram hábitos alimentares não saudáveis em refeições feitas fora de casa, de 2019 a 2022 (37,5%). Ainda segundo o estudo, os salgados prontos eram preferência de 11% dos entrevistados no primeiro ano analisado. Essa taxa subiu para 15% em 2022. Já as refeições completas eram preferência de 7% das pessoas ouvidas, em 2019. Já em 2022, essa taxa foi reduzida para 4%.
Prejuízos ao comércio Márcio Coimbra ressalta, ainda, que esse mo -
vimento de troca nas alimentações fora de casa feita por parte dos brasileiros é prejudicial ao comércio, que perde clientes. Esse efeito, segundo o especialista, pode ocasionar desemprego por conta da desaceleração da economia, e, a médio e longo prazo, será ruim também para o setor de saúde, por conta dos hábitos alimentares não saudáveis que podem trazer prejuízos à saúde da população.
“Então é ruim para o comércio, é ruim para o país e é ruim, inclusive, para o sistema de saúde no médio e longo prazo. É uma realidade. Isso já chegou às grandes ca-
pitais e é uma realidade que, infelizmente, tende a se manter pelo menos nos próximos meses”, diz o presidente da Fundação da Liberdade Econômica. Cerca de 30% das mulheres brasileiras estão inadimplentes, aponta CNC
IPC-S sobe 0,48% e acumula 3,27% em 12 meses
Nova regra fiscal será fundamental para que taxa de juros comece a cair, aponta economista Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao
Consumidor Amplo - 15 (IPCA - 15), de janeiro a fevereiro deste ano, a inflação no setor de alimentos e bebidas deu uma desacelerada, ao passar de 11,50% no acumulado de 12 meses
para 10,61%. No entanto, a inflação de alimentos e bebidas está acima de 10% desde março de 2022.
Perspectivas
Na avaliação do presidente da Fundação da Liberdade Econômica, as perspectivas para a inflação nos próximos meses são de alta. Márcio Coimbra também afirma que, caso o governo tente agir para diminuir a inflação, isso pode vir a causar também uma recessão. “Então é esse equilíbrio, muito difícil, que o governo vai ter que achar, que ele vai ter que encontrar”, considera.
Oministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) só não aprovou a reforma tributária porque não quis. “Tenho convicção de que se o governo anterior quisesse votar a reforma tributária teria votado, mas não quis”, afirmou o ministro, ontem (13/3), em Brasília, durante evento realizado pelos jornais Valor Econômico e O Globo.
Na avaliação de Haddad, o ex-ministro da Economia
Paulo Guedes esteve “várias vezes obcecado com a ideia de um imposto único”. A fala foi em referência ao imposto sobre transações financeiras, que tinha bases parecidas com as da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) e era defendido por Guedes, mas não teve eco entre os parlamentares e, muito menos, junto à sociedade. Haddad voltou a criticar a herança deixada pelo governo anterior, que aprovou uma série de medidas fiscais que impactaram negativamente nas contas públicas do governo deste ano e que maquiaram os resultados fiscais do ano passado. Para ele, o governo Bolsonaro conseguiu entregar superavit primário em 2022 porque antecipou dividendos de estatais.
“A Petrobras deixou de investir e pagou mais de R$
60 bilhões de dividendos para a União”, disse.
"Reforma neutra"
Haddad garantiu que a reforma tributária não vai aumentar a carga tributária e poderá ser aprovada, na Câmara dos Deputados, entre junho e julho deste ano, e, no Senado Federal, “quem sabe”, entre setembro e outubro. Ele reforçou que o novo governo vai aproveitar os textos das Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que já estão no Congresso, a PEC 45/2019 e a PEC 110/2019 para acelerar o processo.
“A reforma será neutra do ponto de vista do propósito de arrecadação. Não pretendemos aumentar o imposto sobre consumo, porque ele já é muito alto”, afirmou Haddad. O ministro ainda destacou que o país tributa pouco sobre a renda e, posteriormente, o governo fará uma reforma aumentando essa cobrança. Nesse sentido, ele não descartou a tributação sobre dividendos, que é zerada no Brasil. De acordo com o ministro, haverá uma mudança na composição da cesta de tributos que “deverá recair mais sobre a renda do que sobre o consumo”.
“A carga tributária no Brasil é maior do que a média da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE). Devemos recalibrar com o tempo”, afirmou ele, acrescentando que as exportações de
manufaturados devem ser favorecidas e o setor de serviços deverá contribuir mais proporcionalmente ao peso que tem no Produto Interno Bruto (PIB).
“A indústria hoje responde por 11% do PIB e 30% da arrecadação. Agora, é bom que o setor de serviços, que responde muito mais do PIB, contribua mais”, afirmou.
O ministro defendeu a reforma sobre o consumo por meio de PEC para, depois, adotar as medidas adicionais da emenda constitucional da reforma tributária por meio de lei ordinária. “Estamos buscando simplificação e transparência e a carga deverá ser dividida para privilegiar o desenvolvimento”, afirmou. “Não podemos continuar crescendo 1% ao ano”, frisou.
CPMF e Simples
De acordo com o ministro, o governo não quer misturar emenda constitucional com projeto de lei na aprovação da reforma tributária no Congresso. E, nesse sentido, ele garantiu que o Simples não vai ser mudado. “Nem CPMF, nem Simples estão nessa reforma”, assegurou. Ao ser questionado sobre o “Desenrola”, programa para regularizar as dívidas das famílias mais pobres, que vem sendo anunciado, ele disse que é preciso um sistema operacional para o lançamento da plataforma, que deverá ocorrer em abril.
Qualificar dez espaços propícios à inovação e ao empreendedorismo, que constituem ambientes característicos da economia baseada no conhecimento. Esse é o objetivo da chamada pública feita a partir da parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançada no âmbito do Programa de Internacionalização CNI-Sebrae.
Cada projeto selecionado receberá apoio financeiro de R$ 50 mil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de março pelo site do programa.
“A gente pretende promover a geração de negócios e networking com parceiros e potenciais investidores estrangeiros para as startups e tecnologias mapeadas. A gente pretende criar um mapa de startups e tecnologias brasileiras inovadoras que esteja cadastrado nessa plataforma internacional de gestão da inovação e que esteja aberto para que os parceiros internacionais acessem essas tecnologias e, claro, promover a inserção e
a visibilidade de um Brasil inovador”, afirmou Rafaela Paladini, analista de Desenvolvimento Industrial da CNI. Os ambientes são responsáveis por realizar a articulação entre empresas, diferentes níveis de governo, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, agências de fomento ou organizações da sociedade civil.
Pelas regras previstas no edital, os ambientes de inovação precisam ter sede no Brasil e deverão mapear e cadastrar tecnologias por meio do atendimento a startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas ou privadas. Tudo isso com objetivo de consolidar o que há de mais disruptivo no país e promover sua inserção em plataforma internacional de gestão da inovação. Como contrapartida, cada ambiente vai ter que selecionar, no mínimo, 30 companhias que vão colaborar num centro internacional de inovação. “Ali dentro vai ser promovida uma geração em volume considerável de negócios para essas 300 startups brasileiras, e é daí
que a gente busca então o impacto de suportar o crescimento dessas empresas e geração de emprego aqui no Brasil. Existe, obviamente, o requisito das startups serem brasileiras e terem sede aqui, então a gente quer abrir mercado e que essas empresas ganhem corpo agora a partir de demandas internacionais vindas de grandes corporações de todos os lugares do mundo”, comenta o analista de Inovação do Sebrae, Rodrigo Rodrigues. São previstos dois tipos de ambientes: “ecossistemas de inovação” e “mecanismos de geração de empreendimentos”. O primeiro se refere a agregar infraestrutura e arranjos institucionais e culturais que atraem empreendedores e recursos financeiros. Já o segundo busca promover empreendimentos inovadores e de apoio ao desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, que envolvem negócios inovadores, baseados em diferenciais tecnológicos e buscam a solução de problemas ou desafios sociais e ambientais.
Haddad: "Bolsonaro não aprovou a reforma tributária porque não quis"
Parceria CNI-Sebrae oferecerá
R$ 50 mil para aperfeiçoar ambientes de inovação
OGoverno do Estado do Rio de Janeiro atualizou o Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública, Defesa Civil, Licenciamento e Fiscalização. O investimento em tecnologia, no valor de aproximadamente
R$ 500 milhões, prevê a instalação de câmeras de vídeo e de áudio nas viaturas automotivas, aeronaves e prédios, bem como monitoramento e registro das ações individuais dos agentes públicos por meio de câmeras corporais. A medida está publicada no Diário Oficial de ontem (13/3).
- Todo esse investimento que estamos fazendo em tecnologia é parte de um grande programa de transparência do estado do Rio, que visa melhorar a qualidade de prestação do serviço.
A tecnologia é uma aliada do governo e de toda a sociedade. Estamos dando um salto tecnológico, e tenho muito orgulho desse avanço. Esse é o caminho, não tenho dúvida dissoenfatizou o governador Cláudio Castro.
O novo Programa tem três fases: instalação de câmeras portáteis corporais (já contratada e em fase de instalação), instalação de câmeras ou rastreadores em viaturas e aeronaves e instalação de câmeras interligadas a circuitos fechados de TV em prédios ou repartições públicas.
Dentre outros benefícios, a aquisição dos equipamentos garante a eficiência e a eficácia da atividade policial, tanto no planejamento de operações quanto na aplicação do uso da força - em especial, para atender às determinações do Plano Estadual de Redução de Letalidade em Decorrência de Intervenção Policial. No decreto, fica estabelecida a obrigatoriedade de recolhimento da câmera imediatamente após os confrontos en-
volvendo letalidade violenta.
Outra providência do Programa Estadual de Transparência é a previsão da gravação de depoimentos realizados pela polícia judiciária, na apuração de homicídios, autos de prisão em flagrante e confissões. O Programa ainda contempla a criação de um serviço de acompanhamento em tempo real das atividades. Neste novo trabalho, o órgão de controle das secretarias deverá monitorar diariamente o expediente de uma unidade sorteada e de um servidor. Ao final, deverá ser produzido um relatório. A medida vai proteger os servidores nos casos de falsa acusação, reduzir a necessidade de uso proporcional da força por parte dos policiais, aumentar a transparência das ações policiais e
Em comemoração ao Dia Nacional do Consumidor, amanhã (15), o Procon de Niterói e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) farão um mutirão de atendimento. O objetivo é agilizar pendências, solucionar problemas e fornecer orientação jurídica gratuita aos consumidores.
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Niterói destaca a importância do ato para marcar a data.
“A comemoração da data é fundamental para reforçar a importância da luta
constante dos consumidores pelos seus direitos e da conscientização de todas as partes sobre os direitos previstos na legislação”, explica o secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira.
É importante que os consumidores lembrem de levar a documentação pessoal e relativa à queixa, como identidade, CPF, faturas, troca de mensagens e outras coisas que possam ajudar a agilizar o atendimento.
A ação acontece, das 10h às 16h, no Procon Niterói (Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 481, Centro).
Direito do consumidor
No dia 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso frisando a importância dos direitos do consumidor.
Ele falou sobre segurança, informação, liberdade de escolha e a importância do consumidor ser ouvido.
Essa fala deu início a debates sobre o assunto em diversos países e virou um marco fundamental para a criação de leis e normas de defesa dos consumidores.
Por causa disso, a data foi escolhida para comemorar
o Dia Mundial do Consumidor pela primeira vez em 1983. Em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) incluiu os direitos do consumidor em suas diretrizes, garantindo reconhecimento internacional para o tema.
A partir disso, o assunto fez grandes avanços por todo o mundo. No Brasil, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi promulgado em 11 de setembro de 1990 e passou a vigorar em 11 de março de 1991, trazendo inovações importantes para a proteção dos consumidores.
dos órgãos de fiscalização, dentre outras. Estão incluídos no Programa os seguintes órgãos e entidades: Secretaria de Estado de Polícia Militar; Secretaria de Estado de Polícia Civil; Secretaria de Estado de Defesa Civil; Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; Segurança Presente; Lei Seca; Operação Foco; Secretaria de Estado de Fazenda; Detran; Detro; Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro- Ipem; Procon/RJ; Departamento de Recursos Minerais - DRM. Os órgãos deverão editar regulamentação e o cronograma de execução deste programa no prazo máximo de 90 dias.
Serão três dias de conciliações e também outros serviços com bancos, empresas de telefonia e de varejo e concessionárias de serviços públicos
OProcon RJ, em comemoração à Semana do Consumidor, realizará um mutirão de atendimento entre esta segunda (13/3) e quarta-feira (15), com a presença de 21 fornecedores que apresentarão condições diferenciadas para resoluções das demandas da população. O objetivo dessas conciliações é possibilitar aos
consumidores o retorno ao mercado de consumo de uma forma mais tranquila, além de facilitar a solução dos problemas cotidianos desse público. As empresas e bancos confirmados são: Claro, Bradesco, Santander, CEF, Banco do Brasil, Cedae, Naturgy, Águas do Rio, RioCard, Casa & Vídeo, Light, Itaú, Enel, Tim, Vivo, Sicoob, Oi, Via (Casas Bahia e Ponto), Crefi -
sa, Sky e CDL. Consultas de anotações em CPF, atendimentos para soluções de problemas nos cartões Riocard e relativos à tarifa social, além de negociações de dívidas, também serão alguns dos serviços ofertados. Além dos três dias de atendimento, a autarquia realizará cursos e seminários voltados aos profissionais e servidores da área. Para participar do mutirão
nos dias 13/3 e 14/3, o consumidor poderá comparecer, das 10h às 14h, munido de todos os documentos pertinentes ao problema que busca a solução, na sede da autarquia, situada à Av. Rio Branco, 25, 5⁰ andar, Centro do Rio. E, no dia 15/3, poderá comparecer, das 9h às 15h, no Largo da Carioca - Centro do Rio, também munido de toda documentação.
Estado vai adquirir câmeras para viaturas, prédios públicos e de reconhecimento facial
Agence France-Presse
Opapa Francisco comemorou o décimo aniversário de seu pontificado ontem (13/3) com uma série de entrevistas e um podcast no qual critica os Estados totalitários, particularmente a Nicarágua de Daniel Ortega, que ameaça suspender suas relações com o Vaticano.
O jesuíta argentino, Jorge Bergoglio, tornou-se o 266º pontífice da Igreja Católica em 13 de março de 2013, sucedendo ao alemão Bento XVI, o primeiro papa a renunciar desde a Idade Média.
"Parece que foi ontem", confessou Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, em um podcast transmitido nesta segunda-feira pelo canal oficial do Vaticano, Vatican News.
Líder de uma igreja em
crise, o ex-arcebispo de Buenos Aires, pastor que não fez parte da influente Cúria Romana, optou pela transparência econômica e "tolerância zero" para abusos sexuais, respeitando as posturas mais tradicionais em relação ao celibato, aborto, casamento homoafetivo e homossexualidade.
Crítico severo do neoliberalismo, do imperialismo e dos conflitos militares, o papa argentino se identifica com uma Igreja que pede acima de tudo justiça social, que defende os migrantes que fogem da guerra e da miséria e que é sensível à ecologia e à natureza. Durante esses 10 anos, o chefe da Igreja Católica se posicionou sobre a atual política internacional, denunciou a situação na Ucrânia desde o início da guerra e se ofereceu como um grande mediador.
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ) participa de evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que ocorre em Brasília entre ontem (13/3) e hoje(14/3). Primeiro vice-presidente da instituição, Paes compôs junto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a mesa que discutiu entraves da reforma tributária, a qual vem sofrendo críticas de gestores municipais.
Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito fluminense conversou com o Correio após o encerramento da agenda sobre a reforma tributária, que recebeu também, entre outras autoridades, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) — au-
tor da Proposta de Emenda Constitucional 46/2022 (PEC 46/2022), que trata sobre a reforma e protege o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que é municipal.
Secretário designado por Haddad, Bernard Appy vem defendendo o fim da arrecadação, o que gerou reação da Frente Nacional de Prefeitos, que defende a permanência do imposto.
No Congresso a tributária concentra-se nas PECs 45/2019 e 110/2019. A PEC 46 foi apresentada ao fim do ano passado e aguarda despacho da Mesa Diretora da Casa. As PECs 45 e 110 são as defendidas pela Fazenda para tramitar. Paes aponta que o debate está no campo do previsto e acredita que o governo federal vai achar um ca-
minho de consenso sobre o impasse. Confira trechos da entrevista com Eduardo
Paes:
O encontro deixa muito claro que o debate sobre tributária não está agradando os prefeitos...
É obvio que é todo mundo é a favor da reforma tributária, mas ninguém quer perder. Há um esforço de simplificação. A mensagem é importante. Os municípios têm um conjunto de responsabilidade, mas acho que a abertura do debate é o mais importante.
O ministro destacou que os municípios vão ser ouvidos, até porque ele foi prefeito da maior cidade do Brasil. Ele sabe a realidade dos municípios. Então, acho que foi muito produtivo o encontro.
A ideia do encontro foi cha-
mar o debate sobre o tema? Claro. Nada se esgota aqui. É uma reforma que vai exigir muito de todos os atores políticos do Brasil, porque a reforma tributária mexe com a vida das pessoas.
O senhor acha que é viável concentrar a discussão da tributária na PEC 46?
Para mim, tanto faz, desde que seja uma reforma tributária bem-feita está bom. Como está o diálogo com o governador Cláudio Castro sobre o tema?
O diálogo está ótimo. Está se encaminhando.
O senhor acha que será possível aprovar a tributária no primeiro semestre? Espero ansiosamente que sim.
Léo Lopes E Manoela Carlucci, CNN
Ainformação foi confirmada pela filha de Canisso, Lorena, pelas redes sociais e pelo empresário da banda, Denis Porto, à CNN.
De acordo com um stories publicado no Instagram de Lorena, Canisso – nome artístico de José Henrique Campos Pereira – sofreu um acidente doméstico e foi levado a um hospital, onde faleceu.
Ela compartilhou uma foto segurando um terço para comunicar o falecimento
Quem foi Canisso José Henrique Campos Pereira, o Canisso, nasceu em São Paulo no dia 9 de
OOBJETIVO é de promover um canal de oportunidades de aprendizado para jovens e adultos. Às aulas serão aplicadas em diversos locais mediante parcerias, e para levar oportunidade as comunidades, a solução fai criar um “ÔNIBUS CURSO DE DJ ITINERANTE”.
O Curso é gratuito e será destinado à todos com intuito de formar novos profissionais do seguimento.
O EVENTO
WORKSHOP DE DJs
A Equipe organizadora do PROJETO FÁBRICA DE DJs, contemplará a todos do seguimento com diversos Wor-
kshops. Onde DJs experientes compartilharão suas experiências, dando dicas e técnicas usadas em suas carreiras. E assim transferem conhecimento para todo o seguimento, fortalecendo a nossa cultura musical. No coquetel de apresentação do projeto haverá a presença vários Djs e personalidades renomados na qual alguns deles farão apresentações incríveis que acontecerá nesta sexta dia 17 MAR. Após o coquetel de apresentação do Projeto Fábrica de DJs, todos os presentes vão curtir e dançar no grande Baile da Disney, comandado pelos DJS .....
dezembro de 1965. Ele participou da formação original da banda Raimundos, em 1993 e permaneceu até 2002, quando decidiu
tocar na banda do seu ex-companheiro de grupo Rodolfo Abrantes, a Rodox. Canisso permaneceu nesse projeto até 2004, quan-
do decidiu dar um tempo da música. Em 2007, no entanto, retornou ao Raimundos, permanecendo até os tempos atuais.
APolícia Civil do Rio de Janeiro investiga uma creche e parentes de Quênia Gabriela Oliveira, de 2 anos, por suspeita de omissão.
De acordo com as investigações, há indícios que a unidade escolar e parentes próximos de Quênia sabiam que a menina era vítima de maus-tratos e não relataram o caso ao Conselho Tutelar.
Todos são investigados pelo artigo 26 da Lei 14.344/22 (Lei Henry Borel), que diz que “erige em crime a conduta de não comunicar às autoridades públicas a prática de violência, de tratamento
cruel ou degradante ou de formas violentas de educação, correção ou disciplina contra crianças ou adolescente, bem como casos de abando de incapaz”.
No último sábado (11), a juíza Daniele Lima Pires Barbosa converteu a prisão em flagrante para prisão preventiva (por tempo indeterminado) de Marcos Vinicius Lino de Lima e Patrícia André Ribeiro, indiciados pela morte de Quênia Gabriela Oliveira Matos de Lima, de 2 anos.
Na decisão, a magistrada citou que ambos demonstraram um comportamento sádico e vil contra uma criança
de pouca idade.
Segundo as investigações da 43ª DP, o pai e a madrasta da menina são suspeitos de maus-tratos que resultaram na morte da criança, após o laudo de necropsia identificar cerca de 60 lesões pelo corpo da vítima, sendo a maioria compatível com tortura.
O caso foi descoberto na última quinta-feira (09), depois que a criança foi levada, sem vida, para uma Clínica da Família em Guaratiba, Zona Oeste do Rio.
No primeiro momento, o pai e a madrasta teriam dito que a menina tinha caído e perdido os sentidos.
Entretanto, ao tentar reanimar Quênia, a médica Ana Cláudia Regert constatou diversas lesões compatíveis com agressões físicas e denunciou o caso à Polícia Civil.
Na manhã de ontem (13), a produção da CNN apurou que Marcos Vinícius de Lima e Patrícia André Ribeiro estão em celas isoladas dos demais presos por “questões de segurança”, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
A CNN não conseguiu contato com a defesa dos acusados.
"Fábrica de DJS" oferecerá curso de DJ itinerante gratuito
"Nada se esgota aqui", diz Paes sobre entrave dos prefeitos em relação
OPrograma Petrobras Socioambiental está com inscrições abertas para a seleção pública de projetos socioambientais que promovam os direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais de comunidades locais. O objetivo da iniciativa é fortalecer o diálogo com as comunidades onde a companhia atua, impulsionar a produção de conhecimento relevante para o negócio, promover transformações sociais e ambientais positivas na sociedade. A seleção pública oferecerá oportunidades para projetos incentivados e não incentivados. Os projetos não incentivados devem ter duração de 36 meses, atuar no entorno das operações da Petrobras e/ou o temáticas enquadradas nas linhas de atuação Educação, Desenvolvimento
Econômico Sustentável, Florestas e Oceano. As inscrições estarão abertas entre os dias 7 de fevereiro às 18 horas do dia 11 de abril, e podem ser feitas
neste link.
Os projetos incentivados também devem ter duração de 36 meses e atuar no entorno das operações da Petrobras e/ou com ações voltadas para a área da Educação. As propostas devem atender a manifestação de desporto educacional de forma protagonizada, conforme previsto no Art. 2º, inciso I da Lei nº 11.438 de 29 de dezembro de 2006 e Art. 10º, inciso I, da Portaria nº 424 de 22 de junho de 2020 do Ministério da Cidadania. As inscrições estarão abertas entre os dias 7 de fevereiro às 18 horas do dia 30 de junho, e podem ser feitas aqui.
A seleção pública faz parte das ações da Petrobras que democratizam o acesso a recursos e garantem a transparência da companhia. A iniciativa contribui para o alcance dos ODS 4, 8, 14 e 15, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem, respectivamente, a educação de qualidade, o crescimento econômico, vida na água e vida terrestre.
No dia em que completa 32 anos, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza atos para denunciar violações de direitos em todo o país e reivindicar políticas públicas em defesa dos atingidos por cerca de 24 mil barragens no país. Os atos de hoje (14) acontecem em 18 estados.
O 14 de março marca também o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens. Nos atos, o MAB reforça as denúncias de impunidade de responsáveis por rompimentos como os de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.
"Entre as principais reivindicações está a criação de uma política de direitos e reparação para as populações atingidas por barragens no Brasil. Hoje existem dezenas de milhões de pessoas que são
atingidas, e até hoje não há um política que norteie a reparação integral dessas populações", explica Francisco Kelvim, coordenação nacional do MAB.
O Movimento apresentou ao Ministério de Minas e Energia a proposta de criação de um fundo para disponibilizar recursos para atendimento de populações e territórios atingidos por obras de grande porte, por rompimentos de barragens e por casos extremos decorrentes de mudanças climáticas.
Além disso, foi proposta a criação de um organismo público para centralizar as demandas dessas populações e criar um mecanismo capaz de colocar esses direitos em prática.
"Essas propostas foram construídas no âmbito dos grupos de transição do governo Lula, e o movimento tem cobrado do governo
federal a efetivação agora em março", complementa Kelvim.
Atos marcados
Entre as mobilizações confirmadas, estão atos na capital paulista (a partir das 10h30, na Praça do Patriarca, centro da cidade); em Porto Alegre (às 14h, junto ao Departamento Municipal de Habitação, DEMHAB); e em Jequié (BA), na Praça Rui Barbosa, às 8h30.
Além disso, Brasília sediará o seminário "Direitos Humanos e Empresas, o Brasil na frente – Lei Marco no caminho global de mais regras para as empresas", de terça a quinta-feira (dias 14 a 16), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no SMPW, quadra 1, conjunto 2.
APrefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) em parceria com o SENAI, divulga, esta semana, 500 oportunidades de cursos de qualificação gratuita abertas para o público com nível de escolaridade a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. As opções de qualificação são variadas, desde a área de construção civil, como instalador de sistemas drywall e pintor de edificações até vagas para audiovisual, logística, automotiva, metalmecânica, entre outros. Os cursos são diurnos e noturnos, das 8h às 12h e das 18h às 22h, com variadas datas de início, locais e número de horas. O de desenvolvedor de conteúdos para
YouTube, que será realizado na unidade do Maracanã, disponibiliza 20 vagas e tem inscrições abertas até 18 de março. O início será em 3 de abril e término em 2 de junho. – Somos os responsáveis pela gestão do banco de empregos da Prefeitura. Recomendamos que os interessados em novas oportunidades inscrevam-se porque, semanalmente, buscamos novos parceiros nas capacitações solicitadas para ocupar estas vagas – disse o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes. As inscrições nos cursos já estão disponíveis e devem ser feitas presencialmente nas unidades do SENAI com diferentes prazos de inscrição, desde março até outubro deste ano. É im-
portante verificar o prazo e o local onde será o curso de interesse.
Veja abaixo a lista completa: Data limite de matrícula: 18 de março Editor de Vídeo – 200 horas- Unidade de Laranjeiras; Operador de Áudio - 220 horas- Unidade de Laranjeiras; Operador de Câmera- 272 horas- Unidade de Laranjeiras; Desenvolvedor de Conteúdos Youtube - 160 horas- Unidade do Maracanã; Instalador e Reparador de Redes de Computadores - 220 horas- Unidade do Maracanã; Programador Back-End- 180 horas- Unidade do Maracanã.Data limite de matrícula: 20 de março. Eletricista de Automóveis - 160 horas- Unidade de Vicente de Carvalho; Ope -
rador de Sistemas Computacionais em Rede - 180 horas- Unidade de Vicente de Carvalho. Data limite de matrícula: 24 de março. Pedreiro de Alvenaria de Vedação - 180 horas- Unidade de Vicente de Carvalho. Data limite de matrícula: 27 de março. Assistente de Operações em Logística- 180 horas- Unidade de Vila Isabel; Pintor Industrial – Rolo e Trincha- 200 horas- Unidade de Vila Isabel; Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 4G - 180 horas- Unidade de Vila Isabel. Data limite de matrícula: 2 de abril. Pedreiro de Alvenaria de Vedação - 180 horas- Unidade de Vicente de Carvalho. Data limite de matrícula: 3 de abril. Assistente de Operações Logísticas180 horas- Unidade de Vila
Isabel. Eletricista Industrial- 600 horas- Unidade de Benfica. Data limite de matrícula: 5 de abril. Mecânico de Motocicletas - 320 horas- Unidade de Jacarepaguá. Data limite de matrícula: 14 de abril.
Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido
4G - 180 horas- Unidade de Santa Cruz. Assistente de Operações em Logística- 180 horas- Unidade de Santa Cruz. Data limite de matrícula: 30 de abril.
Eletricista de Obras - 240 horas- Unidade da Tijuca.
Data limite de matrícula: 17 de maio.
Instalador de Sistemas
Fotovoltaicos - 180 ho -
ras- Unidade da Tijuca.
Data limite de matrícula: 25 de maio. Instalador de Sistemas Drywall- 180 horas- Unidade da Tijuca;
Data limite de matrícula: 7 de junho. Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração - 180 horas- Unidade de Benfica.
Data limite de matrícula: 29 de outubro
Pintor de Edificações200 horas- Unidade da Tijuca.
Endereços das Unidades do SENAI:
Benfica- Praça Natividade Saldanha 19. JacarepaguáRua Geremário Dantas 940
Laranjeiras - Rua Esteves Junior 47; Maracanã- Rua São Francisco Xavier 417; Tijuca- Rua Moraes e Silva 53; Santa Cruz- Rua Felipe Cardoso 713; Vicente de Carvalho - Av. Pastor Martin Luther King Junior 6475 Vila Isabel- Boulevard 28 de setembro 109.
Começa aqui uma série de comentários sobre a entrega da estatueta mais famosa do cinema, e vamos começar pelo de Melhor Ator. Bem, muito vão dizer que é implicância minha. Ok, é implicância minha. Mas o comediante e ator Brendan Fraser ganhou o Oscar por sua atuação em "A Baleia" dirigido pelo competente Darren Aronofsky um melodrama, com pitadas de comedia dada por Brendan. O filme é muito bom, mas a Academia mais uma vez resolveu ser passional. O ator passou por um purgatório nos últimos anos, se o prêmio fosse por sofrimento com
agraciado em "Encontros e Desencontros". Outro nome é Johnny Deep, com um talento que não cabe dentro de si já foi indicado três vezes. Samuel L. Jackson um dos nomes da geração talentosa que nunca viu a estatueta. Para terminar dois nomes que eu considero os melhores, John Turturro e Steve Buscemi, atores que trabalham em qualquer filme ou peça de teatro, da comedia ao drama. Entre injustiças temos coisas interessantes na Academia. O caso de Forest Whitaker interpretando o ditador africano Idi Amim Dada, um prêmio merecido
OMuseu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, preparou uma programação especial para este mês de março, com diversas oficinas gratuitas e peça teatral, além de visitação ao Planetário. As atividades começaram neste sábado e se estendem até o próximo dia 31. O destaque desta temporada é a volta do projeto Tecendo Estrelas, que apresentará a peça "Folias & Fins" em 18 de março, às 14h.
Localizado na Rua Ailton da Costa, s/nº, no bairro Jardim 25 de Agosto, o museu é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
31, às 12h30.
- O Museu Ciência e Vida é um dos mais importantes equipamentos públicos da Baixada Fluminense. Essas atividades, voltadas para crianças de todas as idades, são ótimas para unir diversão e conhecimento. Queremos ver o museu cheio todos os dias, porque esse é um espaço da população fluminense, que alia tecnologia, ciência e educação - disse o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.
Tecendo Estrelas
fácil conseguir, em uma única atividade, centenas de pessoas em um museu de ciências. Não existem muitos espaços museais e culturais na Baixada Fluminense e, neste projeto, trazemos uma mistura dos dois - disse Carolina de Assis.
Veja a programação completa:
na conservação de animais marinhos, por meio da elaboração de um jogo usando o Scratch Jr. 'Brincando com as palavras e seus significados': você já se perguntou como são construídos os significados das palavras?
certeza eu concordaria. Vamos ver que concorria com o comediante, o jovem irlandês Paul Mescal, Austin Bluter que interpretou Elvis Presley, o britânico veterano Bill Nighy e Colin Ferrell. O Oscar de melhor ator sempre é uma surpresa, para o bem ou para o mal, grandes atores nunca foram indicados a um Oscar na vida, caso do ator preto Jeffrey Wright, Martin Sheen que deveria ter sido indicado por "Apocalypse Now", Hugh Grant que merecia ser indicado por Um Lugar Chamado Notting Hill, o mestre John Goodman e o comediante das caras e bocas Jim Carrey. Por outro lado, muitos atores com várias atuações já foram até indicados, porem nunca ganharam. Bem esta lista sim é bem grande, mas vou resumir em cinco nomes que já estiveram na lista final, mas perderam a estatueta, indicado apenas uma vez Bill Murray poderia ter sido
pela interpretação, mas a Academia esqueceu que Morgan Freeman interpretou o líder sulafricano Nelson Mandela em "Invictus", neste caso Morgan deveria ganhar dois prêmios, um pela interpretação e outro por ter feito Mandela, melhor que o próprio Mandela. Me desculpe os membros da Academia, mas Colin Ferrell mesmo sendo Irlandês e filho de um jogador de futebol, soccer para os nortes americanos, já demostrou ser um dos maiores atores em atividade no cinema mundial, não deveria ter ficado na extensa lista de indicados sem ganhar. Em 2007 o comediante Adam Sandler também fez um papel dramático no filme "Reine Sobre Mim", porém não logrou êxito, nem foi indicado, talvez se ele tivesse falido, quem sabe. Parabéns a Brendan Freser, e sorte para Colin da próxima vez, se a Academia deixar.
Parte da programação será voltada para grupos escolares que, a partir desta segunda-feira (13/3), podem fazer o agendamento pelos telefones 2334-1567 ou 23341574. As oficinas serão nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30, sempre às 9h e 13h30; já o Planetário terá sessões nos mesmos dias e nos seguintes horários: 10h45 e 15h15. Para o público espontâneo, o Planetário terá sessões nos dias 24 e
O Tecendo Estrelas é um projeto criado e coordenado pela astrônoma do museu Carolina de Assis, que tem como objetivo a produção de atividades teatralizadas que tenham a astronomia como pano de fundo. Criada em 2015, a iniciativa se expandiu para agrupar diferentes metodologias de apresentação e, desde então, já foram realizadas sete montagens teatrais.
- Retornar com o Tecendo Estrelas é uma grande realização. Acredito no potencial desta iniciativa em apresentar a astronomia e outras ciências ao público de forma leve e divertida. Nosso histórico confirma isso. Não é
Dia 18 de março •Espetáculo Folias & Fins com senha sendo distribuída a partir das 13h por ordem de chegada. O público-alvo dessa atividade são crianças entre 6 e 12 anos, e a lotação é de 180 pessoas por apresentação; Dias 21, 22 e 23
Oficinas e sessões do Planetário
'Conhecendo nossos ossos': que tal olhar de um jeito diferente para nós mesmos? A oficina vai explorar a percepção, criatividade e movimento das crianças para que, por meio de uma brincadeira, possam aprender mais sobre seus ossos, órgãos, movimentos e suas funções.
'As aventuras de Roboto, o boto robô': existe diferença entre boto e golfinho?
Onde podemos encontrá-los? Nesta atividade vamos trabalhar a educação ambiental aplicada
E por que é importante termos significados para cada uma? Nesta oficina iremos discutir esse vasto tema, que é a linguagem e a comunicação.
Dia 24
•Sessão do Planetário (público espontâneo), às 12h30
•Live ‘De Frente com Cientistas’, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do Museu Ciência e Vida. A primeira convidada deste ano é a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho.
28, 29 e 30.
•Oficinas ("Conhecendo nossos ossos", "As aventuras de Roboto, o boto robô" e "Brincando com as palavras e seus significados") e sessões do Planetário.
Dia 31 •Sessão do Planetário (público espontâneo), às 12h30; •RPG do Museu Ciência e Vida, às 14h.
Weston-Webb
Agência Brasil
Única brasileira na etapa de Peniche (Portugal), a terceira do circuito mundial de surfe, a gaúcha Tatiana Weston-Webb avançou às quartas de final ontem (13). Na disputa masculina, o paulista Gabriel Medina se classificou às oitavas, assim como outros cinco brasileiros (Caio Ibelli, João Chianca, Samuel Pupo, Ítalo Ferreira e Yago Dora) o fizeram no domingo (12).
Um dos destaques do Campeonato Carioca, o atacante Lelê assinou um pré-contrato com o Fluminense mesmo após ter aberto negociações com o Vasco, e ser dado quase como certo em São Januário. Em entrevista à TNT Sports, o jogador agradeceu ao Cruz-Maltino pe -
las conversas, mas destacou que não afirmou que iria fechar com o clube. "Eu agradeço o interesse do Vasco, um baita clube, porém em nenhum momento dei minha palavra. Assim como também não dei para o Fluminense, eu estava focado no Volta Redonda e deixei isso com meus empresários. Teve uma conversa e eles me perguntaram onde eu
queria jogar, falei que era o Fluminense por estar na Libertadores, isso pesou bastante. Foi uma decisão minha", disse o atacante, antes de completar: "Peço aos torcedores do Vasco que não me entendam mal. Não tinha dado nenhuma palavra como muitos falaram. Foram apenas conversas com meus empresários e a única palavra que eu dei
foi de que queria o Fluminense, pela Libertadores também e por me identificar bastante".
Atual campeã da etapa de Peniche, Weston-Webb passou de fase após vencer a bateria contra a portuguesa Tatiana Bonvalot. A gaúcha começou o embate na tradicional praia do Superturbos cravando a maior nota (5.67), mas depois a portuguesa passou à frente no placar ao conseguir totalizar 9.60 (5.10 + 4.50) em duas ondas. A virada a favor da brasilei-
ra ocorreu nos 10 minutos finais da bateria, ao obter nota 5.40 e somar ao final 11.07 contra 9.60 da adversária. "As condições estão realmente muito difíceis, mas as meninas estavam prontas para competir”, disse a brasileira em depoimento à World Surfe League (WSL), a Liga Mundial de Surfe. “É mais você contra o mar, do que com sua adversária na bateria. Honestamente, eu não surfei como gostaria. Apenas procurei algumas ondas abrindo, para encaixar algumas manobras e acho que funcionou. Quero aproveitar para desejar boa sorte para a Bia Haddad, que também está competindo nessa semana”.
Nas quartas, Tati Weston-Webb enfrentará a australiana Molly Picklum, atual líder da temporada, a partir das 3h50 (horário de Brasília) de hoje (14).
I
que só o aluno GHF tem Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA
MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Nossos Cursos
Pouco mais de um ano depois de revelar, através do Instagram, que havia iniciado seu tratamento contra o câncer, o ex-lutador do UFC Mike Swick voltou às redes sociais para anunciar que venceu a batalha contra a temida doença. Na publicação, o americano compartilhou com mais detalhes sua trajetória até a sua cura, agradeceu o apoio que recebeu e se colocou à disposição para ajudar àqueles que estão passando pelos mesmos problemas.
Na publicação, Mike compartilhou duas fotos comparando suas versões quando ainda iniciava o tratamento, e chegou a pesar 68 kg, e agora que está curado, com 93 kg e a aparência de uma pessoa saudável novamente. Swick ainda revelou qual o tipo de câncer que precisou enfrentar, algo que, até então, era mantido em sigilo. Apesar da gravidade da situação, o ex-lutador do UFC afirmou que se manteve otimista na cura de sua doença e também tentou, dentro
do possível, manter sua rotina de vida o mais próxima do normal, fatores que o americano considera como fundamentais na batalha vencida contra a enfermidade.
Mike Swick atuou no MMA profissional entre 1998 e 2015, acumulando um cartel de 15 vitórias e
seis derrotas neste período. O americano competiu grande parte de sua carreira sob a bandeira do UFC, onde chegou a disputar uma eliminatória para a luta de cinturão na divisão dos meio-médios (77 kg), contra Dan Hardy, em 2009, mas acabou superado pelo inglês.