Gazeta Rio - Edição de Quarta-feira 14 de Dezembro de 2022

Page 1

antes de ser anunciado como futuro presidente do BNDES, Mercadante, que foi coordenador dos grupos de trabalho na transição

"Vai acabar as privatizações nesse país. Já privatizaram quase tudo, mas vai acabar e vamos provar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade. Eu, Aolizio Mercadante, ouvi críticas sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é boato. O Aloizio Mercadante será presidente do BNDES", disse Lula a uma plateia formada por jornalistas e centenas de integrantes dos grupos de trabalhos.

PÁGINA

“Foi uma conversa muito animadora para a gente que é da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão, até porque foi uma surpresa para mim também”, disse a cantora.

www.gazetario.com
GAZETA RIO
confirma Aloizio Mercadante como presidente BNDES
A equipe de pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, responsável pelo levantamento, realizou a coleta de preços de forma remota do dia 30 de novembro a 2 de dezembro e no dia 6 de dezembro nos sites de sete grandes supermercados: Andorinha, Carrefour, Clube Extra, Kanguru, Mambo, Pão de Açúcar e Sonda. Diferença de preços dos itens da ceia de Natal chega a 76% Técnico de Marrocos não planeja atenção especial contra Mbappé Amnistia Internacional apela ao fim da pena de morte no Irão após nova execução Cacique Serere, preso por terrorismo, é dono de prostíbulo e traficante, diz exgovernador do MT Inscrições para o Prepara Jovem estão abertas •Niterói PÁGINA 2 PÁGINA 6 STF retoma julgamento que pode acabar com orçamento secreto Cantora Margareth Menezes comandará a pasta da Cultura Argentina ensina Brasil a vencer time da Croácia e está na final da Copa do Mundo São
Pop PÁGINA 4 PÁGINA 5 PÁGINA 5 PÁGINA 8 PÁGINA 8 PÁGINA 3 3
Fundado
em 1997 • Rio de Janeiro, 14 de Dezembro de 2022. Ano XXV Nº 1028 - R$2,00 - Presidente:
Jorge Bernardes
Presidente Lula
Pouco
Gonçalo avança nas obras do novo Centro
PÁGINA 2
CINEMA PAULO SILVA Professor Alexandre Soares CONCURSO PÚBLICO

Fundado em 1997

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2022 - Ano XXV

STF retoma julgamento que pode acabar com orçamento secreto

Ojulgamento sobre a constitucionalidade das emendas de relator será retomado pelo Supremo Tribunal (STF) nesta quarta-feira (14). Sob relatoria da presidenta do tribunal, ministra Rosa Weber, a corte vai analisar quatro processos, de autoria das legendas Cidadania, PSB, PSOL e PV. Expediente comum no governo de Jair Bolsonaro (PL), esse mecanismo abriu espaço para criação do chamado orçamento secreto, por não conter o detalhamento das transferências. A distribuição do dinheiro é definida por quem estiver responsável pela relatoria do orçamento, em negociações diretas com os pares. Não há transparência nos critérios de distribuição.

Há indicações de que as emendas de relator se transformaram em uma forma de compra de apoio para o governo no Congresso Nacional. O resulta-

do do julgamento no STF pode mudar consideravelmente as articulações políticas no Congresso Nacional.

No ano passado, diversas denúncias de corrupção envolvendo o mecanismo vieram à tona. A Polícia Federal chegou a prender pessoas suspeitas de desvio de verba e superfaturamento de contratos. Circulam informações de que, nos bastidores da Câmara, parlamentares ensaiam condicionar a aprovação da PEC da transição à manutenção das emendas de relator.

Negociações

O empenho do parlamento em manter a possibilidade das emendas de relator levou os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a apresentar um novo modelo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Já há previsão de R$ 19,4 bilhões para esse tipo de operação no orçamento do ano que vem. Segundo a proposta sugerida por Lira e Pacheco, as

Xuxa não quer saber de cantores de gênero musical dominado por bolsonaristas

A apresentadora afirmou que não vai levar determinados artistas em seu programa: “Como vou conversar com essa pessoa?”

Indígena preso pela PF não tem apoio dos Xavantes

Membros Xavantes, que compõe a Terra Indígena demarcada em Mato Grosso, explicam que o Cacique Serere, preso pela Polícia Federal (PF), em Brasília, nesta segunda-feira (12/12), por praticar atos antidemocráticos, não representa a maioria de seu povo. De acordo com Rafael Weree, presidente nacional do movimento indígena do PDT na região, ele tem o apoio de apenas duas das nove terras de seu povo.

“Na verdade, ele tem muita rejeição do próprio povo Xavante por causa do posicionamento político, por ser apoiador do presidente Bolsonaro. Irmãos Xavante consideram que ele não segue orientação e luta do próprio. Muitos já o orientaram a não seguir por esse movimento”, declara Rafael.

Apesar de haver o respeito ao posicionamento político do indígena, para a maioria a luta de Serere é individual e não representa o povo. Por causa da visibilidade que o indígena ganhou nos últimos dias, um vídeo foi divulgado nas redes

sociais, pelo cacique geral da aldeia São Marcos, Lúcio Xavante. A intenção é diferenciar o cacique bolsonarista do restante.

“Nós não queremos apoiar Bolsonaro. Somos 100% Xavante, apoiamos governo Lula. Estamos chegando no dia 1º, vamos lá na posse. Bolsonaro você não vai passar a faixa para Lula, nós vamos passar essa faixa presidencial montados em uma história”, diz. Lúcio dá a entender que o indígena está sendo usado como “massa de manobra” pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier. De acordo com o líder, o pastor é financiado pelos atores.

Em um recado explícito, o Xavante dá o aval para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, pare Tserere. “Não dá mole, Alexandre de Moraes, pra esses xavantes que estão ai sendo usados em Brasília. Não dá mole. Nós estamos apoiando o senhor. Que eles não ponham nenhum pé no STF. Apoiamos Lula e o STF”, incentiva.

transferências passariam a ser detalhadas e a distribuição dos valores seria feita proporcionalmente entre as bancadas de cada casa.

Novo governo

O orçamento secreto foi alvo de críticas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao longo de toda a campanha eleitoral. Após eleito, o novo presidente mantém postura mais discreta em relação ao tema e foca manifestações públicas na aprovação da PEC da transição e na composição de seu ministério.

No entanto, o assunto não está sendo ignorado pela equipe de transição. Caso o STF considere que a prática não é inconstitucional, a ideia é criar mecanismos de controle.

Nesta semana o jornal O Estado de S. Paulo divulgou que o grupo de trabalho que atua na área da transparência trabalha com a proposta de que a Controladoria Geral da República (CGU) fique responsável pelo monitoramento do mecanismo.

Cacique Serere, preso por terrorismo, é dono de prostíbulo e traficante, diz ex-governador do MT

Ocacique convocou manifestantes armados a agirem para impedir a diplomação dos eleitos. A prisão temporária de dez dias partiu da PGR e foi determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. “A restrição da liberdade do investigado, com a decretação da prisão temporária, é a única medida capaz de garantir a higidez da investigação”, afirmou Moraes. Os delinquentes revoltados com a prisão destruíram ao menos oito carros e dois ônibus estacionados próximos à sede da Polícia Federal. Outros veículos estacionados em fren-

te a um shopping, lojas de conveniência e postos de gasolina também foram vandalizados. Ídolo da extrema-direita, recebido por Bolsonaro no Palácio da Alvorada, Serere Xavante é natural de Poxoreu, em Mato Grosso. É pastor evengélico, filiado ao Patriotas, teve apenas 689 votos e não foi eleito.

“Ele é dono de prostíbulos e traficante”, disse ao DCM um ex-governador do MT. Após a prisão, Serere gravou um vídeo na PF mandando os bolsonaristas irem para casa. “É uma ordem”, falou, milagrosamente sem o sotaque que sempre teve.

GAZETA RIO
Cacique tem ganhado visibilidade por causa de grupos bolsonaristas Ministra Rosa Weber, que preside o STF, é relatora dos processos - Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil Nara Lacerda Tainá Andrade
- nº 1028
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar

Lula confirma Mercadante como presidente BNDES

Oex-ministro Aloizio Mercadante (PT) foi anunciado hoje (13) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva como o futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no novo governo. A confirmação foi feita durante evento de encerramento dos trabalhos de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

"Vai acabar as privatizações nesse país. Já privatizaram quase tudo, mas vai acabar e vamos provar que algumas empresas

públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade. Eu, Aolizio Mercadante, ouvi críticas sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é boato. O Aloizio Mercadante será presidente do BNDES", disse Lula a uma plateia formada por jornalistas e centenas de integrantes dos grupos de trabalhos.

Em seguida, o presidente eleito reforçou a visão que pretende implementar no banco público. "Estamos precisando de alguém que pense em desenvolvimento, de alguém que pense em reindustrializar esse país, em inovação tecno -

lógica, em financiamento ao pequeno, médio e grande empresário", disse.

Transição

A transição de governo começou na primeira semana de novembro, após o encerramento do segundo turnos das eleições. Em pouco mais de um mês de trabalho, os 31 grupos temáticos criados pela equipe de transição elaboraram dois relatórios em cada área. Os documentos sistematizam um diagnóstico e apresentam propostas emergenciais para os primeiros 100 dias de governo. Ao todo, cerca 940 pessoas participaram como voluntários na transição.

Cantora Margareth Menezes comandará a pasta da Cultura

Após um encontro com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta terça-feira (13), a cantora Margareth Menezes confirmou que aceitou o convite para ser a ministra da Cultura, pasta que será recriada em 2023. O anúncio foi feito a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está concentrada a equipe de transição do novo governo.

“Foi uma conversa muito animadora para a gen-

te que é da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão, até porque foi uma surpresa para mim também”, disse a cantora.

A baiana é a primeira mulher a ser anunciada como parte da equipe ministerial de Lula. "O presidente disse que para ele é de uma importância muito grande, e que ele está querendo fazer um Ministério da Cultura forte para atender aos anseios do povo da cultura e do Bra-

sil pelo potencial da nossa cultura", acrescentou. Durante a campanha, Lula prometeu a criação de comitês regionais de cultura para promover artistas e iniciativas locais, que "fujam do eixo Rio-São Paulo".

Aos jornalistas, a futura ministra disse ainda que será preciso, primeiro, "levantar" o ministério e estudar áreas setoriais para "fazer a cultura do Brasil reconhecida nacionalmente e internacionalmente".

"Nós podemos dizer que essa foi a transição mais participativa de todos os governos. Foram perto de 1 mil colaboradores, participantes, mas na realidade se contarmos participação à distância, foram mais de 5 mil pessoas que deram sua contribuição voluntária, com despesa até de viagem", disse o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que foi o coordenador-geral da equipe de transição.

Em seu discurso, Lula afirmou que foi eleito para recuperar a dignidade da população. "O povo nos elegeu para que a gente recupere a dignidade do povo, para que recupere a possibilidade dele voltar

a estudar com decência, voltar a comer três vezes por dia, para que a gente recupere o ensino fundamental". O presidente eleito também falou que pretende viajar o mundo para recuperar o prestígio internacional do Brasil e defendeu o fortalecimento de serviços públicos como Sistema Único de Saúde (SUS) e reformas estruturais como a tributária.

Revogaço Pouco antes de ser anunciado como futuro presidente do BNDES, Mercadante, que foi coordenador dos grupos de trabalho na transição, também fez um balanço dos trabalhos e informou

que os relatórios temáticos entregues possuem 23 páginas apenas com sugestão de normas a serem revogadas.

"Os relatórios temáticos são riquíssimos. Os preliminares e os finais, que chegaram ontem, seguramente é o melhor ponto de partida que o ministro poderá ter para iniciar sua gestão. Só de revogaço tem 23 páginas. Estamos passando por uma peneira bem fina para avaliar cada medida e suas implicações, e agora vão para os novos ministro, que vão reanalisar o que está ali e decidir junto com o presidente o que será revogado", disse.

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL

Diferença de preços dos itens da ceia de Natal chega a 76%

Na comparação com o ano passado, houve acréscimo médio de 11,08%

Adiferença de preços dos itens que compõem a ceia de Natal e de ano novo chega a 76,5%, apontou a pesquisa realizada pelo Procon-SP. A maior variação encontrada foi no item lentilha cozida caixa de 250g, da Vapza – em um local o produto foi encontrado por R$ 9,69 e, em outro, por R$ 5,49, diferença de 76,5%.

Entre os panetones e chocotones, um dos itens mais consumidos nesta época, a maior diferença encontrada foi de 54%. O chocotone lata de 750g, da marca Bauducco, custava R$ 61,59 em um estabelecimento e R$ 39,99 em outro.

A equipe de pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, responsável pelo levantamento, realizou a coleta de preços de forma remo -

ta do dia 30 de novembro a 2 de dezembro e no dia 6 de dezembro nos sites de sete grandes supermercados: Andorinha, Carrefour, Clube Extra, Kanguru, Mambo, Pão de Açúcar e Sonda.

Foram comparados os preços de 67 itens de diferentes marcas, dentre eles azeites, bombons, carnes, conservas, farofas prontas, frutas em calda, lentilhas, panetones e chocotones, com o objetivo de

oferecer uma referência de preços ao consumidor.

Na comparação dos produtos comuns entre as pesquisas deste ano com a do ano passado, constatou-se que houve acréscimo no preço médio de 11,08%; o Índice de Preços ao Consumidor IPC-SP da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), referente ao período analisado, registrou variação de 7,35%.

Dicas

O Procon-SP orienta que o consumidor planeje o cardápio da ceia, listando os alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo, o que ajuda a evitar compras desnecessárias e por impulso.

Também é recomendado ao consumidor fazer uma comparação entre os preços de estabelecimentos e considere a relação qualidade, peso e preço do item

a ser adquirido, inclusive o preço do frete e o prazo de entrega.

Caso a compra seja online, é importante ler todas as características dos produtos e, antes de efetuar a compra, outra dica é consultar a lista de sites não confiáveis do Procon-SP. O relatório completo pode ser consultado na página do Procon-SP.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilECONOMIA Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

VOLTA AO MUNDO

Amnistia Internacional apela ao fim da pena de morte no Irão após nova execução

A Amnistia Internacional apelou hoje ao fim das sentenças de morte no Irão e identificou 20 pessoas em risco de execução, após um segundo detido numa onda de protestos antigovernamentais ter sido executado na praça pública.

"Instamos a comunidade internacional a tomar todas as medidas necessárias para pressionar as autoridades iranianas a pôr fim às execuções e anular as sentenças de morte", disse Diane Eltahawy, diretora adjunta da Amnistia Internacional para o Médio Oriente e Norte de África.

O Irão executou, na segunda-feira, o segundo detido numa onda de protestos antigovernamentais, Majidreza Rahnavard, acusado de esfaquear até à morte dois membros das forças de segurança e ferido quatro, no dia 17 de novembro, em Mashhad, no nordeste do país.

"A Amnistia Internacional insta ainda todos os Estados a exercerem jurisdição universal sobre todos os funcionários razoavelmente suspeitos de responsabilidade criminal por crimes de direito internacional e outras violações dos direitos humanos", diz Eltahawy.

"A execução arbitrária de Rahnavard, menos de duas semanas após a sua única audiência em tribunal, revela a extensão da agressão das autoridades iranianas ao direito à vida e o seu desrespeito por manterem sequer uma fachada de processos judiciais significativos", refere Eltahawy.

O julgamento de Rahnavard consistiu em apenas uma sessão perante um "Tribunal Revolucionário" em Mashhad, província de Khorasan-e Razavi, a

29 de novembro, onde foi acusado de "inimizade contra Deus" (moharebeh).

Antes da sua sessão no tribunal, os meios de comunicação social estatais transmitiram vídeos do Rahnavard a fazer "confissões" forçadas, onde se via o seu braço esquerdo fortemente enfaixado, levantando sérias preocupações pelo facto de ter sido sujeito a tortura.

A Amnistia Internacional identificou 20 pessoas em risco de execução em ligação com os protestos, entre elas 11 indivíduos condenados à morte, três indivíduos que foram submetidos a julgamentos e que estão em risco de serem condenados ou podem já ter sido condenados à pena capital, e identificou também seis indivíduos que podem estar à espera ou a ser julgados sob acusação idêntica.

Milhares de pessoas foram presas e indiciadas, o que suscita o receio de que muito mais pessoas possam enfrentar a pena de morte devido a protestos.

O procurador-geral de Teerão, Ali Alqasi Mehr, decretou hoje sentenças de prisão contra 400 "desordeiros", dos quais 160 foram condenados a penas entre 5 e 10 anos de prisão; 80 a entre 2 e 5 cinco anos e outros 160 a até 2 anos de encarceramento, segundo a agência oficial IRNA. Mehr também indicou que outras 70 pessoas foram condenadas a pagar multas, embora não tenha explicado o valor.

Os protestos foram desencadeados pela morte da jovem curda Mahsa Amini, em meados de setembro, sob detenção pela chamada `Polícia da Moralidade` devido a uso incorreto do véu islâmico.

São Gonçalo avança nas obras do novo Centro Pop

Assistência amplia atendimento à população em situação de rua

ASecretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo segue com as obras de construção do novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em Vista Alegre. O novo equipamento já está com as salas de atendimento prontas e no processo final da pintura e iluminação. A previsão é de que o espaço seja entregue à população nas próximas semanas.

A nova unidade vai contar com canil, lavanderia, área de convivência, vestiários, refeitório, salas técnicas, de atendimento especializado e de atividades.

Essa é mais uma obra que faz parte do eixo “Cidade Justa e Inclusiva”, meta 27, do Plano Estratégico Novos Rumos – desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais -, que visa ampliar e reformar os equipamentos

próprios da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de aumentar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.

“Desde o início da gestão do prefeito Capitão Nelson, trabalhamos com

grande atenção para oferecer dignidade às pessoas que estão em vulnerabilidade social. Semanalmente, equipes do Centro Pop realizam abordagens noturnas nas principais vias da cidade para atender e encaminhar para acolhimentos as pessoas que estão em situação de rua. Agora aqueles que precisam do nosso serviço terão mais um espaço onde serão assistidos por equipes técnicas”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

São Gonçalo já conta um Centro Pop no bairro Mutondo, que realiza diariamente acompanhamentos com psicólogos e assistentes sociais, além de solici-

tações de pedidos de documentos de identificação para inserir aqueles que necessitam no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para benefícios do Governo Federal. O equipamento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, também garante alimentação, banheiros com chuveiros e uma lavanderia.

As equipes técnicas do Centro Pop realizam semanalmente abordagens noturnas em diferentes bairros de São Gonçalo, buscando garantir à população em situação de rua o acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas do município.

Equipe de Epidemiologia de Belford Roxo reforça vacinação de sarampo

Vacinar é proteção

na dose certa. A Secretaria Executiva de Epidemiologia de Belford Roxo, através da Equipe de Imunização, realizou na manhã de terça-feira (13-12), uma busca ativa de crianças para regularizar a vacinação contra o sarampo. A ação foi promovida nas localidades de Recantus e Vila São Luiz.

As equipes de campo foram lideradas pelo superintendente municipal de Vigilância em Saúde Epidemiológica, Rafael Felisberto. Estiveram presentes na ação, o diretor municipal de Imunização,

Yuri Ferreira, o chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica hospitalar, Ricardo Lopes, e as técnicas de enfermagem, Valéria dos Santos e Kelly Cristina Barbosa.

Com o objetivo de contribuir com as ações promovidas pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) visitaram moradores da região. A missão principal visa recuperar a certificação de país livre do sarampo e aumentar a adesão à vacina. . “Vamos a campo buscar que ainda não se

contra o sarampo, pois é importante manter a imunização em

Lusa
vacinou dia”, resumiu o secretário municipal de Saúde, Christian Vieira. Secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio
Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO

COMO RESOLVER QUESTÕES DE FORMA EFICIENTE

Olá, futuro(a) Aprovado(a), trago aqui minha experiência em concurso público por ter sido aprovado em 16º para Auditor Fiscal do Município de Paty do Alferes (RJ), 23º para Sargento do Exército, Analista do Governo RJ e Especialista em Previdência Social do Governo RJ), sem pretensão de esgotar o assunto.

Depois que você ler a teoria, assistir videoaula, ler a lei seca e outros materiais, se a disciplina for de humanas, você irá partir para a resolução de questões. Lembrando que eu já vi aprovado que só resolveu questões, não tocou no pdf nem em outro material, mas é a exceção da exceção da regra.

Já quanto à disciplina de exatas, você provavelmente irá aprender fazendo mesmo, sem ao menos ter lido nada sobre o assunto, é natural que isso ocorra, porque exatas tem pouca teoria. Você irá gravar as fórmulas e partir para fazer questões.

Partindo do princípio de que você está dentro da regra, quando você estiver resolvendo as questões, você vai pensar o seguinte: existem momentos que você irá acertar; existem momentos que você irá aprender com o erro; jamais você estará errando, porque o erro é altamente pedagógico, quando você aprende com ele e não fica triste com ele e quanto mais você erra, é sinal de que você está descobrindo algo novo.

Se você só acertar, é sinal de que seus estudos estão parados, você não está avançando, porque você está fazendo o que você já está careca de saber, em regra. A ideia é você descobrir o desconhecido sempre. Essa evolução precisa acontecer.

Nesse sentido, parabéns por você estar errando muito, sinal de que você está aprendendo coisas novas. Entenda de uma vez por todas que fazer questões é como se você estivesse cavando um buraco para fazer um poço, uma cisterna. Quanto mais você cava, mais você descobre que ainda falta muito, você terá uma sensação de que o fim nunca chegará, mas ele estará mais perto do que você imagina. Por isso surge essa sensação de infinito.

Se você virar essa chave agora na sua cabeça, seus estudos passam para o próximo nível. Faça toneladas de questões sempre pensando nisso que eu escrevi. Você pode errar à vontade treinando em casa, nos simulados, só não pode errar no dia do vamos ver, no dia da prova. Você provavelmente já fez muitas questões, mas não o suficiente para passar, só continue e acredite no método. Só aprende, quem errar, acertar de cara é exceção, da exceção. Essa é a lógica.

Agora tendo em mente que é normal errar questões, quando você estiver errando, saiba que o resultado esperado será: você vai sentir prazer, se sentir bem, ter vontade de estudar mais, mesmo se você errar mais do que acertar. É nesse estado emocional que você precisa chegar, essa é uma das finalidades desse texto.

Nós somos resultados do que fazemos repetidas vezes, já dizia Platão. Então, quanto mais você fizer questões, mais afiado(a) você estará para o dia da sua prova, mesmo errando várias questões no início e meio do processo. Até no fim do processo, como concurseiro avançado, você continuará errando e no dia da prova idem, isso é normal, porque o conteúdo é infinito e a banca pode cobrar um único assunto de diversas formas.

TODAS AS QUARTAS E SÁBADOS

• NITTERÓI

Inscrições para o Prepara Jovem estão abertas

Estão abertas as inscrições para o Prepara Jovem, o curso de formação para inserção dos jovens no mercado de trabalho. Ele é oferecido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, e é ministrado totalmente online. A formação tem duração de 3 meses com carga horária de 100 horas.

Os pré-requisitos são estar cursando ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino e ter entre 17 e

22 anos.

O projeto conta com a parceria com o Instituto Proa e garante o certificado e acompanhamento necessário do jovem no mercado de trabalho. As inscrições acontecem até o próximo dia 18, por meio do site proa.org. br. A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude de Niterói, Luisa Assumpção, reforça a importância da iniciativa:

"Emprego e renda estão entre as maiores demandas hoje da juventude. Mas, na busca de um trabalho digno

e justo, a parcela dos jovens em vulnerabilidade social é que sofre com trabalhos informais e indignos.

O Prepara Jovem é uma das nossas políticas para mitigar essas disparidades e transformar as perspectivas e possibilidades desses adolescentes com uma formação condizente com as exigências de hoje dos empregadores, além do acompanhamento ao longo de três anos no mercado de trabalho",ressaltou. Durante o curso, os alunos vão aprender a construir um currículo

competitivo, a montar um perfil no LinkedIn, a se preparar adequadamente para uma entrevista de emprego e a desenvolver habilidades socioemocionais que irão ajudá-lo na trajetória profissional, entre outros tópicos.

"Hoje temos 18 jovens niteroienses que passaram pela formação e estão empregados na cidade, mas precisamos e podemos atender muito mais jovens", finalizou Luisa Assumpção.

Alunos terão direito à moradia, transporte e alimentação gratuitos

Inaugurada no ano passado, a Ilum Escola de Ciência, em Campinas, no interior paulista, está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de bacharelado em ciência e tecnologia. O curso, que é gratuito, tem duração de três anos em período integral. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de dezembro pelo site do curso. Serão oferecidas 40 vagas e metade delas será

destinada a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Todos os alunos aprovados terão direito à moradia, alimentação e a transporte gratuitos. A escola ainda oferece curso de inglês e um laptop para cada estudante para uso pessoal durante o período em que estiver no curso.

Para se inscrever, o candidato deverá escrever um texto de até 3 mil caracteres con-

tando por que quer estudar ciências na Ilum. No processo de seleção, que continuará em fevereiro, também será preciso enviar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovantes de medalhas conquistadas em olimpíadas de ciência. Após isso, ainda haverá uma etapa de entrevista individual.

Segundo a Ilum, serão aprovados aqueles que obtiverem melhor pontuação em todas as fa-

ses.

Esta será a segunda turma da escola, que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A escola conta com financiamento do Ministério da Educação. No ano passado, 943 estudantes se inscreveram no processo seletivo da Ilum.

Novo concurso UFF para área de apoio deve contemplar o cargo de assistente em administração, de nível médio. Confira os detalhes!

Um novo concurso UFF (Universidade Federal

Fluminense) para área de apoio tem preparativos em andamento.

A estimativa é que o edital seja publicado ainda em 2022. A oferta será para carreiras dos níveis médio e superior.

Em resposta à reportagem, a Coordenação de Seleção Acadêmica da universidade (Coseac) informou que o cargo de assistente em administração deve ser contemplado.

Por exigir o ensino mé -

dio completo, oferecer estabilidade e salários de R$2,9 mil, esse cargo costuma ser um dos mais procurados nos concursos da universidade.

Curso de formação é voltado para inserção dos jovens no mercado de trabalhoCurso de formação é voltado para inserção dos jovens no mercado de trabalho - Alunos terão direito à moradia, transporte e alimentação gratuitos - Foto: Raphael Pizzino/UFRJEDUCAÇÃO
Foto: DivulgaçãoNITERÓI
Foto: Raphael Pizzino/UFRJEDUCAÇÃO
CONCURSO PÚBLICO
Alexandre Soares Alexandre Soares Graduado e Licenciado em Língua Portuguesa, MBA em Direito Público, atualmente servidor público do Governo RJ no cargo de Especialista em Previdência Social, autor do livro “Concurso Público vai mudar a sua vida” e fundador do Método SEE de Aprendizado.
Escola para cientistas tem inscrições abertas para curso superior
Concurso UFF deve ter vagas para assistente em administração
OPORTUNIDADES
Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE

CINEMA PAULO SILVA

Sequência de Avatar estreia nesta semana

Épraxe que produções hollywoodianas de sucesso tenham sequências garantidas - e quanto mais rápido, melhor. Mas no caso de Avatar (2009), que rendeu US$ 2,9 bilhões mundialmente, não foi bem assim, segundo James Cameron. "Parece óbvio para todo o mundo que, se você fez um monte de dinheiro, vai haver outros filmes", disse ele em coletiva de imprensa. "Bem, Steven Spielberg não fez uma sequência de E.T. - O Extraterrestre, uma das maiores bilheterias da história. Então não é uma certeza. Como você garante que vai ganhar na loteria duas vezes seguidas?"

E é por uma série de razões que Avatar - O Caminho da Água chega apenas nesta semana aos cinemas - no Brasil, na quinta-feira, 15 -, treze anos após o original. A primeira foi que Cameron explorou um pouco mais o oceano que tanto ama, descendo até as profundezas da Fossa das Marianas. Ali por 2012, quando finalmente começou a planejar mais dois filmes para completar uma trilogia, ele percebeu que não seriam suficientes. Demorou quatro anos para completar, com seus colaboradores, quatro roteiros. No meio da jornada, a Fox foi vendida para a Disney. No fim, ele acabou rodando as partes 2 e 3 concomitantemente.

15 anos após os eventos de Avatar. Jake Sully (Sam Worthington) agora está casado com Neytiri (Zoe Saldana). O casal lidera o clã dos Omaticaya e tem três filhos naturais, Neteyam (Jamie Flatters), Lo’ak (Britain Dalton) e Tuk (Trinity Jo-Li Bliss), além dos adotados Kiri (Sigourney Weaver), filha da cientista Grace, e Spider (Jack Champion), que foi abandonado na base dos humanos.

Mas, depois de expulso, o "povo do céu" - nós, humanos - está de volta à Pandora, com o Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang) agora transformado em um avatar e pronto para se vingar de Jake. Para proteger seu povo da floresta e sua família, eles se refugiam com outro clã, os Metkayina, liderados por Tonowari (Cliff Curtis) e Ronal (Kate Winslet) e que vivem na água. "Jim (Cameron) quis fazer um filme sobre como a história se repete. Só que, em vez de se passar em algum lugar da Terra, é outro planeta, que sofre a ação de pessoas que querem ir e explorá-lo sem qualquer consciência", disse Saldana em entrevista ao Estadão, durante a CCXP.

É uma oportunidade e tanto para James Cameron e os artistas da WETA fazerem sua mágica novamente - só que debaixo da água. Foi um desafio para os atores, que tiveram de atuar com os apetrechos da captura

Sebrae Rio apresenta roteiro turístico para Ilha de Paquetá

•TURISMO

AIlha de Paquetá é um recanto de tranquilidade que destoa dos outros bairros da capital do Rio de Janeiro. Localizada na Baía de Guanabara, a 15 quilômetros da cidade, o principal meio de acesso são as barcas que saem da Praça XV. Pela tranquilidade encontrada por lá, o turista que visita o bairro, costuma voltar mais de três vezes à ilha. É o que aponta estudo do Sebrae Rio que identificou que 66% dos viajantes já tinham feito essa rota mais de uma vez. O estudo, realizado pelo programa Agentes de Turismo do Sebrae Rio, gerou capacitações para os pequenos negócios que ajudaram na governança das empresas e no desenvolvimento do “Circuito Turístico Paquetá de Portos Abertos”. O projeto é uma parceria

entre Sebrae Rio, Instituto IEVA, Polo Paquetá e Secretaria Municipal de Turismo.

A iniciativa da instituição desenvolveu novos roteiros de turismo com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor e aumentar o leque de produtos oferecidos aos turistas, permitindo o crescimento econômico da ilha. Na Ilha de Paquetá, está sendo desenvolvido um circuito que envolve gastronomia, os atrativos locais, cultura e artesanato.

“O roteiro turístico é um elemento-chave para demonstrar o que o destino tem a oferecer e, com isso, atrair um fluxo maior de visitantes. Por sua vez, a governança é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de um destino. A junção desses elementos gera como

resultado a melhoria da competitividade e sustentabilidade do bairro na geração de negócios, trabalho e renda e melhoria do bem-estar da população local”, explica Eduardo Sipaúba, coordenador escritório Rio I do Sebrae Rio

O projeto conta com a participação dos mais variados perfis de pequenos negócios como o setor de hospedagem, alimentação, operadora de turismo, eventos culturais e artesanato.

Turistas

O estudo aponta que o destino é mais procurado por quem é do Rio de Janeiro. Fora do estado, São Paulo (8%) e Minas Gerais (4%) completam a lista. Para atrair novos turistas, 78,6% acreditam que eventos impactam de forma positiva nos negócios. Com o aumento da atividade turística, 92,9% esperam

proporcionar geração de emprego ou melhoria na renda local.

Números do estudo – 92,9% consideram que há condições de recepção – 71,4% disseram que a Ilha de Paquetá passa uma sensação de bem-estar – 78,6% consideram a região segura – 64,3% consideram que a sinalização do bairro está adequada – 78,6% dos participantes responderam que os moradores se sentem à vontade com a presença dos turistas.

Principais pontos de visitação Pedra da Moreninha Parque Darke de Mattos Solar Del Rey Igreja de São Roque Farol do Mestre Cemitério dos Pássaros Casa José Bonifácio

FANTASIA

Nesse tempo todo, o mundo mudou, a indústria cinematográfica se transformou, e o próprio James Cameron diz não ser mais o mesmo homem que dirigiu O Exterminador do Futuro (1984) e Titanic (1997). "Com o tempo, fui encontrando maneiras de falar da minha experiência de vida pela lente da fantasia, ou da história", disse ele em entrevista ao Estadão, na época do relançamento da versão 4K HDR de Avatar, em setembro. "O Caminho da Água trata da minha vivência como pai e como marido, fala da importância da família, de como ela pode nos enlouquecer, mas também nos dá a força e a autoconfiança para sair pelo mundo realizando coisas. Eu não teria como escrever esse filme quando fiz O Exterminador do Futuro 2, porque ser um pai era uma hipótese. Agora eu sei quais são as regras e os desafios da paternidade."

Avatar - O Caminho da Água se passa cerca de

de movimentos, só que embaixo da água. "É um dia de cada vez", diz Saldana. "De repente, você se vê embaixo da água por vários minutos sem precisar subir à tona. E isso lhe dá uma autoconfiança tremenda, porque nem em um milhão de anos eu imaginaria que um dia estaria atuando embaixo da água Eu fico emocionada com isso."

O resultado é mais do que um filme, uma experiência.

O produtor Jon Landau, que vem trabalhando com o cineasta há muitos anos, disse durante a CCXP que nunca duvidou. "Jim sempre vai transportar o espectador para um mundo particular. E as pessoas estão à procura disso hoje em dia", afirmou. Cameron disse que não sabe se os cinemas vão voltar aos níveis prépandemia. "Mas eu acho que Avatar - O Caminho da Água pode ajudar nisso, porque exige ser visto em um cinema, para ter a experiência completa."

(Estadão Conteúdo)

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 7
14 de dezembro
2022 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Caderno G Estado do Rio de Janeiro,
de

do Catar

Argentina ensina Brasil a vencer time da Croácia e está na final da Copa do Mundo

Abola das semifinais da Copa do Mundo do Qatar-2022 entrou em cena nesta terça-feira batizada de Al Hilm, “O Sonho” em língua portuguesa. O da Argentina está quase realizado. Longe de viver o pesadelo do Brasil nas quartas de final, Messi e companhia colocaram os atuais vice-campeões no devido lugar: a decisão do terceiro lugar. Em dia de aula para o eliminado Brasil sobre como minar o excelente meio de campo do adversário balcânico, os humilhados na estreia no Estádio Icônico de Lusail foram exaltados no penúltimo jogo antes de despertarem do conto de 1.001 noites no Oriente Médio. Vinte e dois dias depois da derrota de virada por 2 x 1 para a Arábia Saudita, a

Argentina está na final da Copa do Mundo pela sexta vez em 22 edições. Messi cobrou pênalti no ângulo para abrir o placar. Julian Álvarez fez até tabelinha com a defesa croata no lance do segundo. Messi incorporou Garrincha no segundo tempo, entrou a coluna de Gvardiol, um dos melhores zagueiros do torneio, e serviu o camisa 9 no terceiro do triunfo por 3 x 1.

Vice em 2014, no Brasil, Messi ganhou dos alás do futebol uma segunda chance. Merecidíssima. Nesta campanha, o jogador eleito sete vezes melhor do mundo fez ressuscitar uma seleção mumificada depois da estreia.

Tirou-a das catacumbas e empilhou vitórias contra México, Polônia, Austrália, Holanda (nos pênaltis) e Croácia.

Messi também brincou de

atualizar recordes. Protagonista do bi, Diego Armando Maradona foi ultrapassado por Messi em número de gols na Copa. Agora, foi a vez de Gabriel Batistuta. No primeiro tempo, Julian Álvarez sofreu pênalti em uma saída estabanada do goleiro Livakovic. A insegurança nas cobranças deu lugar a um chute no ângulo para abrir o placar. Nas arquibancadas, os súditos gritavam “Messi, Messi”, curvando-se, em reverência. A Pulga alcança a marca de 11 gols contra 10 do centroavante Batigol.

O gol da Argentina foi uma resposta a uma Croácia que tinha a mesma proposta do duelo com o Brasil. Reivindicou a posse de bola, fez Modric circular por todo o campo, mas se deparou com o que o time de Tite não teve nas quartas: volante, fuçadores,

pentelhos, especialistas em desarmes, nas roubadas de bola. A Croácia se defendia no 5-4-1, porém a estratégia ruiu em uma bola perdida no ataque, o setor mais frágil do adversário. Isso costuma ser um pecado contra quem tem De Paul, Paredes, Enzo Fernández e Mac Allister. Enquanto aquele dominado meio de campo do Brasil trabalhava com três jogadores marcados no setor — Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar — a Argentina usava seu quarteto para aproveitar um erro mínimo do time de Zlatko Dalic. O lançamento para o pênalti sofrido por Álvarez partiu do pé de Enzo Fernández.

O segundo gol também saiu de um descuido da Croácia. Houve falha na cobrança de um escanteio. A Argentina partiu em alta velocidade rumo ao

campo de ataque e Julian Álvarez tabelou até com os beques e só não entrou com bola e tudo porque teve humildade em gol. Zlatko Dalic fez mudanças no segundo tempo, porém a Croácia estava entregue. Nem mesmo a resiliência das disputas por pênaltis contra Japão e Brasil foi capaz de renovar o oxigênio e o pulmão da desarticulada trupe do incansável Modric.

Aos 23 minutos do segundo tempo, Messi incorporou Mané Garrincha na ponta-direita. Convidou o zagueiro Guardiola, um dos melhores da Copa, para dançar um tango. O jovem beque aceitou, foi driblado facilmente e o fora de série serviu Julian Álvarez em uma obra-prima que o Anjo das Pernas Tortas certamente assinaria pela plasticidade do

lance. Uma noite de gala para quem alcançou 25 jogos em Copas, igualando Lothar Matthaus. Praticamente dona do Estádio Icônico de Lusail, a Argentina retornará ao seu Monumental de Núñez no domingo, às 12h (de Brasília), para enfrentar a atual campeã França ou o surpreendente Marrocos, Ambos se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília). Os alás da bola certamente vão mexer os pauzinhos no frio do deserto por um duelo entre os amigos de Paris Saint-Germain Messi e Mbappé. Ambos muito bem pagos pelo governo do do país da Copa. Afinal, o Qatar Sports Investments é dono do badalado clube francês. Certamente a cobiçada decisão é como o nome da bola: Al Hilm. O sonho!

Técnico de Marrocos não planeja atenção especial contra Mbappé: "Não é só ele a marcar"

Campeão do mundo em 2018 com apenas 19 anos e autor de cinco gols na atual edição do Mundial, o atacante Mbappé é um dos principais candidatos a craque da Copa do Catar. Mesmo assim, o técnico de Marrocos, Walid Regragui afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira que não irá

montar um esquema especial para marcar o camisa 10 da França.

As duas seleções se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), no estádio Al Bayt, em Al Khor, pela semifinal. Marrocos já fez história por ser a primeira seleção africana e árabe a chegar a essa fase do Mundial. Walid Regragui lem-

brou que o lateral-direito Hakimi conhece muito bem o astro francês, uma vez que os dois jogam juntos no Paris Saint Germain.

"Hakimi conhece Mbappé melhor do que eu. Não vamos fazer um plano anti-Mbappé porque não é só ele a marcar" - afirmou Regragui. França e Marrocos jogam amanhã por

vaga na final da Copa O treinador também enfatizou que Marrocos não está satisfeito por chegar entre os quatro primeiros da Copa.

- Não quero me contentar com uma semifinal. Temos que acreditar. Podemos ganhar o Mundial - destacou o comandante marroquino.

GAZETA RIO Copa
Esportes
Rio de Janeiro, 14
dezembro
2022 Ano XXV - nº 1028
Estado do
de
de
Atacante francês é um dos candidatos a craque da Copa e enfrenta Marrocos Em noite de recordes, Lionel Messi faz gol de pênalti, dá drible cinematográfico em assistência

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Gazeta Rio - Edição de Quarta-feira 14 de Dezembro de 2022 by GAZETA RIO ONLINE - Issuu