Gazeta Rio - Edição de Sexta-feira 13 de Janeiro de 2023

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023. Ano XXVI Nº 1050 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 05 Página 04 Página 06 Página 06 Página 07 Página 07 Página 05 Página 09 Página 02 PF afirma que mais de 1,3 mil bolsonaristas estão presos e 684 responderão em liberdade PF encontra na casa de ex-ministro minuta para Bolsonaro "mudar" resultado da eleição Página 10 Cristiano Ronaldo é 'cereja do bolo' de política saudita Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial PARQUE DO GERICINÓ RECEBE EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA Mundo Cláudio Castro participa de inauguração da nova sede da Águas do Rio Desnutrição aguda ameaça a vida de milhões de crianças vulneráveis Deputados dos EUA pedem ao FBI que investigue sobre vandalismo em Brasília Detran:RJ faz mutirão sábado (14) para renovação de CNH e RG Agora é Lei: escolas podem ter armários para conservação de insulina dos alunos com diabetes Catarinense é primeira brasileira a competir como pilota no rali Dakar Documento foi recolhido durante busca e apreensão realizada na residência de Anderson Torres O alerta é de agências das Nações Unidas (ONU) que pedem uma ação urgente para proteger as crianças mais vulneráveis nos 15 países mais atingidos por uma crise alimentar e nutricional sem precedentes.
de
nos 15
definhamen
desnutrição
definhadas,
mais letal de desnutrição. Pâmela é uma das 51 mulheres inscritas no Dakar. A França, com 12 participantes, é o país com mais representantes.
Atualmente, mais de 30 milhões
crianças
países mais afetados sofrem de
to – ou
aguda – e 8 milhões dessas crianças estão severamente
a forma

OMinistério Público Federal (MPF) pediu nessa quarta-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra os deptuados eleitos e diplomados André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

Eles devem responder por incitação ao crime durante os atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8).

Todos fizeram publicações em redes sociais e foram vistos durante atos de invasão às sedes dos Três Poderes. Além de incitação pública à prática de crime, o MPF pede o possível enquadramento deles no crime de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, previsto no Artigo 359-L do Código Penal.

Paralelamente, o grupo Prerrogativas – formado por advogados e juristas – também acionou o Supremo contra os mesmos deputados federais

eleitos e também Carlos Jordy (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Também são alvos os deputados estaduais eleitos Sargento Rodrigues (PL-MG) e Walber Virgolino (PL-PB). O pedido é para que todos sejam impedidos de tomar posse no início do ano legislativo.

“Ora, não é aceitável ou imaginável que pessoas que tenham sido eleitas como representantes do povo em um regime democrático, por meio de eleição livre, possam apoiar, incentivar e mesmo participar de atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito”, diz a petição assinada pelo coletivo de advogados. O mesmo pedido foi encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As iniciativas se juntam as já tomadas pelos partidos PSOL e Rede, que ainda na segunda-feira (9) pediram a inclusão de parlamentares eleitos nas investigações sobre os atos golpistas de domingo (8), bem como que eles sejam impedidos de assumir seus cargos.

Inquérito criminal De acordo com a petição do

MPF, a deputada eleita Clarissa Tércio, por exemplo, publicou em seu perfil no instagram vídeos das invasões com a seguinte legenda: “Acabamos de tomar o poder. Estamos dentro do Congresso. Todo o povo está aqui em cima. Isso vai ficar para a história, a história dos meus netos, dos meus bisnetos”. Waiãpi também divulgou vídeos no domingo com a legenda: "Povo toma a Esplanada dos Ministérios nesse domingo! Tomada de poder pelo povo brasileiro, insatisfeito com o governo vermelho". Fernandes, por sua vez, publicou foto da porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, no Supremo, que foi invadido e depredado.

“A estrutura normativa do crime de incitação ao crime de impedir ou restringir o livre exercício dos três Poderes da União, ao nível dos seus pressupostos típicos objetivos, está toda preenchida”, afirmou o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, a quem o procurador-geral da República delegou a atuação no caso.

Se me entregassem essa minuta, seria preso, diz Flávio Dino

Ministro da Justiça e Segurança Pública criticou documento encontrado na casa de Anderson Torres, que teria como objetivo reverter o resultado da eleição presidencial.

Durante entrevista exclusiva, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, qualificou como “espantosa” a minuta encontrada na casa de seu antecessor, Anderson Torres,

e afirmou que, se recebesse um documento igual enquanto é ministro, mandaria prender quem entregasse. “Se um dia alguém me entregar um documento dessa natureza, na condição de ministro da Justiça, será preso em flagrante, por que se cuida de uma ideia criminosa contra o Estado Democrático de Direito”.

Para 55% da população, Bolsonaro tem responsabilidade por atos terroristas

Para 55% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem responsabilidade pelos atos terroristas registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8/1). O levantamento, feito pelo Datafolha e divulgado nesta quinta-feira (12/1), detalha que 38% dos entrevistados acham que o ex-chefe do Executivo nacional teve "muita responsabilidade" e 17%, "pouca responsabilidade".

Na outra ponta, a pesquisa também mostrou que, para 39% das 1.214 pessoas entrevistadas pelo instituto no país, Bolsonaro não teve nenhuma responsabilidades pelas invasões aos prédios do Legislativo, Executivo e Judiciário. Dos cidadãos consultados pelo Datafolha, 6% não souberam responder.

A pesquisa foi feita entre terça (10/1) e quarta-feira (11/1).

As entrevistas ocorreram por meio de ligações de telefone, apenas para aparelhos celulares. Segundo o instituto, a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Relembre Na tarde de domingo, bolsonaristas invadiram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Policiais militares tentaram, de maneira frustrada, conter as invasões utilizando

spray de pimenta.

Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas. Mais de mil pessoas foram presas após os ataques em Brasília.

Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao quartel-general do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.

O ministro do STF Alexandre de Moraes afastou do cargo por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). No lugar dele, assumiu a vice-governador Celina Leão (PP). O magistrado também decretou a prisão de Anderson Torres, que era secretário de Segurança do DF.

Diante da fragilidade da Polícia Militar do DF para conter os atos terroristas, o Governo Federal interveio na área, com a agentes da Força Nacional, por meio do decreto de intervenção federal. A união também destinou policiais militares oriundos de outros estados para auxiliar na segurança de Brasília.

GAZETA RIO
MPF aciona Supremo contra deputados em atos golpistas
Eles fizeram publicações em redes sociais durante ações no domingo Felipe Pontes
Foto: Reprodução/redes sociais Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1050 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Francisco Artur

encontra na casa de ex-ministro minuta para Bolsonaro mudar resultado da eleição

APolícia Federal encontrou na residência de Anderson

Torres, ex-ministro da Justiça, uma minuta (proposta) de decreto para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O objetivo, segundo o texto, era reverter o resultado da eleição, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vencedor. Tal medida seria inconstitucional.

O documento foi encontrado no armário do ex-ministro durante busca e apreensão realizada na última terça-feira (10). A PF vai investigar as circunstâncias da elaboração da proposta.

O material tem indicação de ter sido feito após a realização das eleições e teria objetivo de apurar abuso de poder, suspeição e medidas ilegais adotadas pela presidência do TSE antes, durante e depois do processo.

De acordo com fontes ouvidas pela Folha, o documento cita o restabelecimento imediato da lisura e correção da eleição de 2022.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta semana a pri-

são de Torres.

Moraes também é presidente do TSE e protagonizou embates com Bolsonaro durante o pleito. O ex-presidente difundiu diversas vezes mentiras e teorias da conspiração contra as urnas eletrônicas. Também acusou o TSE —sem nunca apresentar provas— de trabalhar pela eleição de Lula.

Torres reassumiu o comando da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no dia

2 de janeiro e viajou de férias para os EUA cinco dias depois. Ele não estava no Brasil no domingo (8), quando bolsonaristas atacaram os prédios do STF, Congresso e Palácio do Planalto. O retorno ao país estava inicialmente previsto para o fim do mês, mas ele afirmou que antecipou o regresso para se apresentar à Justiça.

A invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília desencadeou uma forte reação da cúpu-

la do Judiciário. As medidas mais duras foram adotadas por Moraes. Além da ordem de detenção contra Torres, ele afastou do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Determinou ainda a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira. Também foi de Moraes a autorização para que a PF realizasse uma operação de busca e apreensão na casa de Torres.

Ao justificar as prisões

de Torres e Vieira, Moraes disse que a conduta dos dois é gravíssima e coloca as vidas de Lula, deputados federais, senadores e ministros da corte em risco.

Moraes disse que os fatos narrados em investigação da Polícia Federal, autora do pedido de prisão, "demonstram uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas".

"No caso de Anderson Tor-

res e Fabio Augusto Vieira, o dever legal decorre do exercício do cargo de Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e de Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, e a sua omissão ficou amplamente comprovada pela previsibilidade da conduta dos grupos criminosos e pela falta de segurança que possibilitou a invasão dos prédios públicos", afirmou o ministro.

Os dados do cartão corporativo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram divulgados na noite desta quarta-feira (11/1) e mostram que o então chefe do Executivo gastou ao menos R$ 27,6 milhões durante os quatro anos de mandato. A divulgação atende a um pedido feito em dezembro por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Fiquem Sabendo, agência de dados públicos, e estão disponíveis no site do governo. Os dados mostram que Bolsonaro gas-

tou pelo menos R$ 13,6 milhões em hospedagem, muitos em hotéis de luxo. Também há um grande gasto com restaurantes.

Em um único restaurante, Bolsonaro chegou a gastar R$ 109 mil. Tem gastos em padaria que chega a R$ 55 mil. Também chama atenção os gastos com sorveterias, foram feitas 62 compras, que somaram R$ 8,6 mil, todas em Brasília. O cartão corporativo também foi usado para fazer ao menos duas compras na loja Havan. Foram duas compras to -

talizando R$ 460.

Corrigido pela inflação, o valor gasto por Bolsonaro nos quatro anos foi menor do que de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos primeiros mandatos e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em seu primeiro mandato. O cartão corporativo serve para atender a despesas de pequeno vulto, atender a despesas eventuais, como viagens e serviços especiais, que exijam pronto pagamento e executar gastos em caráter sigiloso.

PF afirma que

1,3 mil bolsonaristas estão presos e 684 responderão em liberdade

Lucyenne Landim

APolícia Federal divulgou um balanço das prisões de bolsonaristas realizadas desde o último domingo (8), depois do ato de terrorismo com depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, foram 2.052 detenções realizadas em Brasília, incluindo as 209 feitas ainda na noite de domingo pela Polícia Civil e Polícia Militar do Distrito Federal. Excluindo as primeiras prisões na noite de domingo, 1.843 pessoas foram retiradas do acampamento em frente ao QG do Exército na segunda-feira (9) depois de ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Essas pessoas foram conduzidas pela PM para a Academia Nacional de Polícia e identificadas para responderem pelos crimes de terrorismo, associação criminosa, atentado contra o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, perseguição, incitação ao crime, dentre outros. Do total retirado do acam-

pamento, 1.159 foram presas, passaram por exames no Instituto Médico Legal e depois foram encaminhadas ao sistema prisional. Os homens foram levados para o Complexo Penitenciário da Papuda, enquanto as mulheres foram para a Colméia, Penitenciária Feminina do DF. Outros 684 detidos que fazem parte de grupos mais vulneráveis foram identificados e responderão em liberdade. São idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças que estavam acampados em frente ao QG. Apesar do balanço final da PF informar que esse grupo responderá em liberdade, o delegado-chefe da corporação, Rodrigo Teixeira, havia informado na quarta-feira (11) que haveria responsabilização se as pessoas fossem identificadas novamente em outros atos ilegais.

O processo de condução, identificação e interrogação dos detidos na Academia Nacional de Polícia durou 57 horas ininterruptas, com término na tarde de quarta-feira (11), e contou com cerca de

550 policiais federais em trabalho. Segundo a corporação, foi a maior operação de polícia judiciária da história da PF.

A Polícia Federal informou que, durante toda a ação, os detidos receberam água para hidratação e alimentação regular, como café da manhã, almoço, lanche e jantar. Ainda, que equipes médicas estiveram disponíveis durante todo o período. Foram realizados 433 atendimentos e, desses, 33 pacientes foram levados para unidades de saúde.

Os procedimentos foram acompanhados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Defensoria Pública da União.

Houve também a participação de outros órgãos públicos na operação, como Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Secretarias de Direitos Humanos e de Desenvolvimento Social do DF, Conselho Tutelar, Ministério Público Federal e do DF e Defensoria Pública do DF.

Cartão corporativo: Bolsonaro
milhões
mais de
PF
gastou R$ 13,6
em hospedagem
Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Documento foi recolhido durante busca e apreensão realizada na residência de Anderson Torres

Deputados dos EUA pedem ao FBI que investigue sobre vandalismo em Brasília

Deputados norte-americanos pediram ao FBI — Polícia Federal dos Estados Unidos — que investiguem se ataques aos edifícios dos Três Poderes da República, no último domingo (8/1), foram planejados em solos estadunidense. Os parlamentares pediram ainda que a Casa Branca revogue o visto diplomático do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que financiadores baseados nos Estados Unidos sejam responsabilizados. Os pedidos foram feitos por meio de carta

assinada pelos congressistas e enviada na quarta-feira (11/1) ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No documento, os políticos norte-americanos solicitam que o FBI “investigue quaisquer ações que tenham sido tomadas em solo dos Estados Unidos para organizar ataque ao governo brasileiro" e que o Departamento de Justiça “responsabilize quaisquer atores baseados na Flórida que possam ter financiado ou apoiado os crimes violentos de 8 de janeiro".

Inflação subiu para todas as faixas de renda em dezembro

A faixa de renda mais baixa teve maior aumento entre os grupos, a 0,71%, enquanto a faixa de maior renda registrou o menor aumento, a 0,5%

Todas as faixas de renda do país registraram alta na inflação no último mês de dezembro, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (12).

Em termos absolutos, a faixa de renda mais baixa teve maior aumento

entre os grupos, a 0,71%, enquanto a faixa de maior renda registrou o menor aumento, a 0,5%. A alta de preços no mês passado foi puxada por dois grupos: Saúde e Cuidados Pessoais e Alimentos e Bebidas. No primeiro segmento, o foco de pressão para classes de renda mais baixa foi o aumento de 3,7% em produtos de higiene pessoal, enquanto, para as famílias de renda mais alta, pesou o reajuste de 1,2%

dos planos de saúde. Quanto ao grupo de alimentos e bebidas, altas dos cereais (4,5%), dos tubérculos (5,7%) e dos farináceos (1,4%) geraram um forte impacto sobre a inflação em dezembro, sobretudo para faixas de renda mais baixa, mesmo diante da deflação de leite e derivados (-1,7%) e frutas (-1,6%). Para famílias de renda alta, pesou também o grupo Despesas Pessoais, repercutindo os reajustes

de 0,8% dos bens e serviços de recreação.

No acumulado do ano, a inflação de todas as faixas analisadas pelo Ipea desacelerou em relação ao observado no mesmo período de 2021. Segundo a pesquisa, as famílias de renda média-baixa apresentaram a menor alta inflacionária (5,59%), enquanto as de renda alta tiveram a maior alta no período (6,83%).

Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação

As manchetes dos jornais na Argentina foram dedicadas ao ataque bolsonarista em Brasília e os desdobramentos do caso durante os primeiros dias desta semana. O país que será destino da primeira visita internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) põe especial atenção ao ocorrido no território vizinho, parceiro estratégico em termos de comércio e aliança política.

Segundo a agenda presidencial, Lula aterrissará na Argentina do próximo dia 23, onde se reunirá com o presidente Alberto Fernández e participará da próxima cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), no dia 24, em Buenos Aires. O Brasil participa desta reunião como convidado especial, uma vez que o país se retirou da

CELAC sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). "A tentativa de golpe foi muito forte na Argentina, pela proximidade, afinidade e importância que o Brasil tem para a Argentina", destaca o jornalista e analista internacional Gerardo Szalkowicz, mencionando o majoritário repúdio ao atentado por parte do arco político argentino. O embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli,, classificou o ocorrido como sendo "muito mais grave do que aconteceu no Capitólio", em entrevista à rádio argentina Rivadavia, na segunda-feira (9). "É um acontecimento inédito, sem precedentes, de uma violência e uma atitude terrorista e golpista", disse o embaixador. "Há um grande questionamento sobre a polícia militar e as forças de segurança."

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a Lei nº 14.534/23, que estabelece o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número do registro geral em todo o país, de forma a ser usado para identificar o cidadão nos bancos de dados dos serviços públicos.

Com a entrada em vigor da nova lei, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil ou dos conselhos profissionais, como é o caso de certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como em documentos de identificação, registros de programas como PIS e Pasep, identificações relativas a INSS, título de eleitor, certificado militar, cartões de saúde, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros.

A lei entrou em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União, mas estipula alguns prazos para a adaptação de órgãos e entidades: 12 meses para adequarem sistemas e procedimentos de atendimento aos cidadãos; e de 24 meses para que tenham a interoperabilidade entre os cadas-

tros e as bases de dados. Entre os pontos vetados pela Presidência está o que tratava de excepcionalidades e de algumas atribuições voltadas a entes federativos, sob a justificativa de que tais situações poderiam acabar por “cercear o acesso a informações e aos serviços de saúde, caso somente este fosse exigido como documento de identificação do cidadão, uma vez que há casos em que estrangeiros e nacionais não possuem o número de Cadastro de Pessoa Física”.

Foi também vetado o trecho que determinava à Receita Federal a atualização semestral de sua base de dados com alguns dos “batimentos eletrôni-

cos” feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral – procedimento que seria adotado para evitar duplicidade de CPF para uma mesma pessoa.

Tendo por base manifestação do Ministério da Fazenda, a Presidência argumentou que a proposição contraria o interesse público, uma vez que a Receita Federal, por força de convênio de intercâmbio de informações junto ao TST, “recebe dados do Cadastro Eleitoral com periodicidade mensal, e possui acesso online à base do TSE”. E, em contrapartida, disponibiliza acesso online à base CPF para o TSE.

“Nesse sentido, a medida representaria um retrocesso ao definir o prazo

de 6 (seis) meses para o TSE encaminhar dados do Cadastro Eleitoral à RFB, pois além de não alcançar o objetivo a que se propõe, prejudicaria o trabalho de qualificação de dados ora realizado pela RFB”, justificou a Presidência.

Por fim, também foi vetado o trecho que estipulava prazo de 90 dias para o Executivo regulamentar a nova lei. “A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, tendo em vista que assinala prazo para o Poder Executivo regular o disposto nesta proposição, o que viola o princípio da separação dos poderes”, justificou a Presidência.

Foto: REUTERS/Ricardo Moraes VOLTA AO MUNDO
Integrante da Associação das Mães da Praça de Maio acompanha ato pela democracia na embaixada do Brasil em Buenos Aires, na segunda-feira (9) Foto: Evaristo Sa/ AFP Foto: Juliano Mazzuchini Para famílias de renda alta, pesou também o grupo Despesas Pessoais, repercutindo os reajustes de 0,8% dos bens e serviços de recreação
Lei estipula alguns prazos para a adaptação de órgãos e entidades
Argentina recebe Lula para reunião da CELAC com integração regional e atos golpistas na agenda
Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Tamara Nassif, CNN

Castro participa de inauguração da nova sede da Águas do Rio

Concessionária atende cerca de 10 milhões de pessoas, em 27 municípios do estado

Ogovernador Cláudio Castro participou da inauguração da nova sede da Águas do Rio, na região do Porto Maravilha, no Rio, na tarde desta quarta-feira (11/01). A concessionária assumiu em novembro de 2021 os serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, atendendo cerca de 10 milhões de pessoas, após a concessão que foi considerada a maior da história.

- Tudo isso é a materialização de um sonho. Quando começamos a pensar na concessão tinha em mente que esta era uma iniciativa em favor da população fluminense. A concessão foi um divisor de águas para o nosso estado. Fomos citados na ONU como orgulho do Brasil. O sucesso da concessão foi fundamental para recuperar a credibilidade, nos levando à abertura de 200 mil novas empresas e à segunda colocação de empregabilidade. Graças

a esse recurso estamos melhorando a vida da população e trazendo dignidade - enfatizou o governador Cláudio Castro.

Ao lado do vice-governador, Thiago Pampolha, do secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, e do secretário de Gabinete, Rodrigo Abel, o governador Cláudio Castro visitou a nova sede, que tem área de 3.500m², e o Centro de Operações Integradas. O novo espaço é composto por dois auditórios com capacidade de 101 pessoas cada, área de convivência interna e externa, sendo esta última ao ar livre com vista para a Baía de Guanabara, área administrativa e espaço de imersão.

Em pouco mais de um ano, a Águas do Rio instalou 160 quilômetros de novas redes de água, beneficiando 3,3 milhões de pessoas. A concessionária atingiu 8 mil empregos gerados, sendo 4.500 empregos em comunidades.

- A maior felicidade do nosso trabalho é ver a mudança na vida das pessoas e levar dignidade. São milhares de beneficiados com acesso à água. É isso

que nos motiva a seguir em frente - destacou Alexandre Bianchini.

250 mil pessoas com água encanada Ao longo desse período de concessão da Águas do Rio, 250 mil pessoas tiveram água encanada pela primeira vez. É o caso da Marilene da Silva, moradora da comunidade do Terra Encantada, na Pavuna, Zona Norte do Rio.

- Antes de a água chegar era um transtorno para fazer qualquer coisa dentro de casa. Quando a água chegou, eu fiquei emocionada porque pude tomar um banho de chuveiro. Eu não podia lavar louça e às vezes nem conseguia lavar roupa. Estou muito felizcomemorou.

A previsão é de 99% da população tenha acesso à água tratada até 2031. Des-

Detran:RJ faz mutirão neste sábado (14) para renovação de CNH e emissão de identidade

ODetran.RJ vai realizar um mutirão especial neste sábado (14/1) para atender quem trabalha durante a semana e, por isso, tem dificuldade de ir aos postos no horário comercial. Serão oferecidos, exclusivamente, serviços de renovação da Carteira Nacional Habilitação (CNH) e emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade - alguns dos mais procurados pe -

los usuários neste início de ano.

O atendimento será realizado em sete postos: Copacabana, Largo do Machado, Gávea, Barra da Tijuca (Aerotown), Sede do Detran (Av. Presidente Vargas), Neves (São Gonçalo) e Niterói Shopping. Os postos abrirão das 8h às 12h, exceto o do Niterói Shopping, que funcionará das 9h às 13h.

As vagas estão disponíveis desde as 8h desta quarta-

-feira (11/1), e os agendamentos devem ser realizados pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Para realizar os serviços, é preciso pagar as taxas correspondentes. Os boletos podem ser obtidos no site do Bradesco.

- Com este mutirão, queremos facilitar a vida dos usuários que precisam renovar a carteira de ha -

bilitação e não podem comparecer aos postos nos dias de semana. Vamos atender também os que estão precisando tirar a primeira via ou a segunda via da carteira de identidade - disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Endereços dos postos participantes do mutirão: Copacabana – Rua Barata Ribeiro, 370 – 3º piso;

de novembro de 2021 mais de 20% da rede de esgoto foi recuperada, beneficiando cerca de 1,7 milhão de pessoas. O objetivo é que 90% da população tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Durante o período de concessão, iniciado em 1º de novembro de 2021, a Águas do Rio se comprometeu a realizar o maior investimento em sanea-

mento básico no país, em torno de R$ 39 bilhões, além de R$ 15,4 bilhões em outorga, para serem aplicados em projetos prioritários dos governos estadual e municipais, e R$ 24,4 bilhões para a universalização dos serviços de água e esgoto, que será alcançada nos primeiros 12 anos, em alinhamento ao novo Marco Regulatório de Saneamento.

Largo do Machado – Rua Machado de Assis, 80; Gávea – Rua Rodrigo Otávio, 200; Barra da Tijuca – Avenida Ayrton Senna, 2541 – Shopping Aerotown; Sede – Avenida Presiden-

te Vargas, 817 (Acesso 1), térreo; Neves – Rua Oliveira Botelho s/nº, Neves, São Gonçalo; Niterói Shopping – Rua da Conceição, 183, G3, Centro.

Inea socorre ave norte-americana achada em praia de Campos dos Goytacazes

OParque Estadual da Lagoa do Açu, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu, na última terça-feira, um trinta-réis-boreal (Sterna hirundo) desidratado. Ele foi encontrado na Praia do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A ave aquática, anilhada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, partiu do estado de Massachusetts e deslocou-se até o Norte Fluminense por

conta da temporada de migração das aves.

Após o recebimento do animal, a equipe do Parque providenciou os primeiros atendimentos, como por exemplo a hidratação por sonda. Em seguida, a unidade de conservação encaminhou a ave para o acompanhamento de veterinários.

- Casos como esse comprovam que nosso trabalho não promove somente o bem-estar do ecossistema fluminense, mas a biodiversidade glo -

bal como um todo - afirmou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A temporada de migração para o Hemisfério Sul, que vai até o fim do verão, resulta na chegada de diversas espécies novas no litoral brasileiro. No ano passado, o Parque Estadual da Lagoa do Açu recebeu a visita de outro trinta-réis-boreal, que tinha como origem a cidade de Nova York.

Durante o inverno no Hemisfério Norte, as aves

tendem a procurar locais com climas mais quentes. A distância entre Massachusetts e Campos dos Goytacazes é de mais de sete mil quilômetros.

A espécie de cerca de 36 cm se alimenta de peixes, insetos, camarões, caranguejinhos e outros animais marinhos. Também conhecida como Andorinha do Mar, a ave na fase adulta apresenta coloração cinzenta na parte superior do corpo e branca na região do ventre.

Foto: Ernesto Carriço
Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Castro (ao centro): 'A concessão foi um divisor de águas para o nosso estado. Fomos citados na ONU como orgulho do Brasil'

MP-SC abre concurso para promotor de Justiça; salário é de R$ 28,8 mil

O período de inscrição ficará aberto das 10h desta quinta-feira (12/1) às 18 horas do dia 10 de fevereiro

O edital de abertura do 43º concurso público de ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MP-SC) foi publicado nesta quarta-feira (10/1).

O certame oferta cinco vagas ao cargo de promotor de Justiça substituto, cuja remuneração é de R$ 28.883,98. Deste total,

uma vaga será reservada aos candidatos negros. O período de inscrição ficará aberto das 10h desta quinta-feira (12/1) às 18 horas do dia 10 de fevereiro. Interessados podem se inscrever apenas pela internet, no site do Cebraspe, banca organizadora do concurso. O valor da taxa de inscrição provisória é de R$ 350. Dentre o requisito está ser bacharel em direito

em escola oficial ou reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Compõem o certame: provas escritas, de tribuna, oral e de títulos. Todas as fases da seleção serão realizadas na região metropolitana de Florianópolis/SC. O processo seletivo preambular objetivo compreenderá a aplicação da fase matutina objetiva e da fase ves -

pertina objetiva, ambas serão aplicadas em 26 de março. Cada fase do processo seletivo preambular objetivo, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 200 pontos e abrangerá as disciplinas mencionadas no quadro constante no edital. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere a questão. As outras

fases serão aplicadas nos seguintes dias: Provas discursivas: 21 e 28 de maio; Inscrições definitivas: 31 de julho a 9 de agosto; Prova de Tribuna: 18 a 22 de setembro; Prova Oral: 25 a 29 de setembro.

A validade do certame é de dois anos, contados da data em que for publicado, no Diário Oficial Eletrônico do Minis -

tério Público do Estado de Santa Catarina, o ato homologatório prorrogável, uma vez, por igual período. Durante este período outras oportunidades podem ser criadas, garantindo-se 5% total de vagas ofertadas aos candidatos com deficiência e 20% aos candidatos negros.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

Agora é Lei: escolas podem ter armários para conservação de insulina dos alunos com diabetes

Escolas das redes pública e privada de ensino do Estado do Rio estão autorizadas a disponibilizarem geladeira, armário ou outro móvel para a guarda e conservação de insulinas, seringas, lancetas ou canetas aplicadoras utilizadas por alunos com diabetes. É o que prevê a Lei 9.963/22, de autoria dos deputados Martha Rocha (PDT) e Samuel Malafaia (PL), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (12/01). A medida poderá ser implementada a partir da regulamentação pelo Executivo.

De acordo com a norma,

o armário ou móvel deverá estar situado em local arejado, protegido de luz solar e de umidade, com temperatura que não exceda a 30º C, além de permanecer trancado, autorizando o acesso por meio de solicitação do aluno ao responsável designado pela unidade escolar.

Além disso, os pais, responsáveis legais ou alunos com diabetes deverão informar, previamente, à direção da unidade escolar, a necessidade de utilização do móvel.

Em caso de conservação sob refrigeração, poderá ser disponibilizado um termômetro de controle da temperatura da geladeira, conforme recomendação

da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O texto prevê ainda que esses espaços poderão ter locais apropriados para guarda de algodão e álcool para higienização do local onde será aplicada a insulina.

“Armários frescos, secos e ventilados, longe de fontes de calor e de variações de temperatura, são os melhores lugares para guardar a insulina em temperatura ambiente. As escolas da rede pública e particular do Estado do Rio de Janeiro devem oferecer locais propícios, a fim de que os estudantes com diabetes tenham um adequado acesso e permanência na escola”, justifi-

Festa da diplomação da nova diretoria do sindmusi-rj

OSindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro comemora sua nova gestão com evento de rua em parceria com o Rivalzinho, no corredor Marielle Franco, na Cinelândia.

Na oportunidade, a nova diretoria apresentará suas propostas e haverá canjas das mais diversas vertentes da música existentes na categoria e no Sindicato, como Bossa, Samba, Jazz, Choro, MPB, Pop Rock, Música Clássica, Instrumental, Gospel, artistas do movimento Ruísta, dentre outros.

A proposta do evento é reunir a classe musical do Rio de Janeiro e todos os amigos num clima descontraído, para celebrar uma nova etapa do Sindicato, selar a renovação do compromisso de luta pela categoria e, claro, convo -

car os músicos e músicas a retornarem ao sindicato, a se filiarem, e a assumirem uma participação mais ativa juntamente com a nova diretoria, que tem entre suas propostas um diálogo aberto e atento, aliando suas ações às necessidades da classe.

O evento será gratuito e terá início às 18h.

Serviço 13 de janeiro – sexta-feira –às 18h30

Rivalzinho Indicação LIVRE Evento gratuito. Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia – Rio de Janeiro.

A nova Diretoria do SINDMUSI – RJ é composta por: Téo Lima - Presidente Bernardo Fantini – Vice-Presidente

José Luiz Maia – Tesoureiro; Cristina Bhering – Secretária Geral; Luciana Requião - Diretora do Trabalho; Téo Cordeiro – Diretor Social; Patricia Mellodi – Diretora de Comunicação; Luna Messina – Conselho Fiscal; Gustavo Martins – Conselho Fiscal; Márcio Mallard – Conselho Fiscal; Rildo Hora – Conselho Fiscal (Suplente); Alexandre Brasil – Conselho Fiscal (Suplente); Kathyla Katheryne Valverde – Suplente Diretoria; Ricardo Vilas – Suplente Diretoria; Anne Meyer – Suplente Diretoria Guto Goffi – Suplente Diretoria.

cou Martha Rocha. As escolas deverão buscar parceria com rede de atenção básica e o Programa Saúde na escola para orientação dos procedi-

mentos. A parceria também poderá disponibilizar profissionais para administrar a medicação e organizar palestras sobre a doença e métodos de pre-

venção, incluindo alunos, profissionais e familiares em um processo de educação em saúde.

Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL

Desnutrição aguda ameaça a vida de

Conflitos, choques climáticos, impactos contínuos da Covid-19 e o aumento do custo de vida deixa um número crescente de crianças com desnutrição aguda no mundo. Enquanto isso, os principais serviços de saúde, nutrição e outros atendimentos vitais estão se tornando menos acessíveis.

O alerta é de agências das Nações Unidas (ONU) que pedem uma ação urgente para proteger as crianças mais vulneráveis nos 15 países mais atingidos por uma crise alimentar e nutricional sem precedentes.

Atualmente, mais de 30 milhões de crianças nos 15 países mais afetados sofrem de definhamento – ou desnutrição aguda – e 8 milhões dessas crianças estão severamente definhadas, a forma mais letal de desnutrição.

Crianças com desnutrição aguda têm sistemas imunológicos enfraquecidos e correm maior risco de morrer de doenças infantis comuns. Aquelas que sobrevivem podem enfrentar desafios de crescimento e desenvolvimento ao longo da vida. O grupo da ONU alerta que esta é uma grande ameaça à vida das crianças e à sua saúde e desenvolvimento a longo prazo, cujos impactos são sentidos pelos indivíduos, suas comunidades e seus países.

Em resposta, cinco agências da ONU – a Organização das Nações Uni-

das para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Programa Alimentar Mundial (PMA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) – estão pedindo um progresso acelerado no Plano de Ação Global sobre Definhamento Infantil.

A medida visa prevenir, detectar e tratar a desnutrição aguda entre crianças nos países mais afetados, que são Afeganistão, Burkina Faso, Chade, República Democrática do Congo, Etiópia, Haiti, Quênia,

Madagascar, Mali, Níger, Nigéria, Somália, Sudão do Sul, Sudão e Iêmen.

O Plano de Ação Global aborda a necessidade de uma abordagem multissetorial e destaca ações prioritárias em nutrição materno-infantil por meio dos sistemas de alimentação, saúde, água e saneamento e proteção social.

Em resposta às necessidades crescentes, as agências da ONU identificaram cinco ações prioritárias que serão eficazes no combate à desnutrição aguda em países afetados por conflitos e desastres naturais e em emergências humanitárias. A ampliação des-

sas ações como um pacote coordenado será fundamental para prevenir e tratar a desnutrição aguda em crianças e evitar uma trágica perda de vidas, argumentam as agências. As agências da ONU pedem uma ação decisiva e oportuna para evitar que esta crise se torne uma tragédia para as crianças mais vulneráveis do mundo. Todas as agências pedem mais investimentos em apoio a uma resposta coordenada da ONU que atenda às necessidades sem precedentes desta crise crescente. “É provável que essa situação se deteriore ainda

mais em 2023”, disse Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. “Devemos garantir a disponibilidade e acesso a dietas saudáveis para crianças pequenas, mulheres grávidas e lactantes. Precisamos de ação urgente agora para salvar vidas e combater as causas profundas da desnutrição aguda, trabalhando juntos em todos os setores”.

“O sistema da ONU está respondendo como um só a esta crise e o Plano de Ação Global da ONU sobre Definhamento Infantil é nosso esforço conjunto para prevenir, detectar e tratar o emaciamento globalmente. No ACNUR, estamos trabalhando duro para melhorar a análise e o direcionamento para garantir que alcancemos as crianças que correm maior risco, incluindo deslocados internos e populações refugiadas”, disse Filippo Grandi, alto comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

“As crises em cascata de hoje estão levando à per-

da de milhões de crianças e dificultando o acesso a serviços essenciais. Emaciar é doloroso para a criança e, em casos graves, pode levar à morte ou causar danos permanentes ao crescimento e desenvolvimento da criança. Podemos e devemos reverter essa crise nutricional por meio de soluções comprovadas para prevenir, detectar e tratar precocemente a emaciação infantil”, afirmou Catherine Russell, diretora-executiva do Unicef.

O diretor-executivo do Programa Alimentar Mundial (PMA), David Beasley, afirmou que mais de 30 milhões de crianças sofrem de desnutrição aguda nos 15 países mais afetados.

“Devemos agir agora e devemos agir juntos. É fundamental que colaboremos para fortalecer as redes de segurança social e assistência alimentar para garantir que Alimentos Nutritivos Especializados estejam disponíveis para mulheres e crianças que mais precisam deles”, disse Beasley.

“A crise alimentar global é também uma crise de saúde e um ciclo vicioso: a desnutrição leva à doença, e a doença leva à desnutrição”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. “O apoio urgente é necessário agora nos países mais afetados para proteger a vida e a saúde das crianças, incluindo garantir acesso crítico a alimentos saudáveis e serviços de nutrição, especialmente para mulheres e crianças”.

Pandemia piorou quadro de crise alimentar no mundo Mais de 30 milhões de crianças em 15 países mais afetados sofrem de desnutrição aguda
milhões
da ONU pedem uma ação decisiva e oportuna para evitar que esta crise se torne uma tragédia para as crianças mais vulneráveis Foto: Divulgação
Divulgação/CNN CRISE ALIMENTAR Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL
de crianças vulneráveis Agências
Foto:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS

Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, representante dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Informática, Material Elétrico e Eletrônico, Construção e Reparo Naval, Montagem de Estruturas Metálicas, Construções e Instalações Elétricas, Construções e Instalações de Telefonia, Manutenção e Conservação de Elevadores, Material Bélico, Fábricas de Ferro, Aço e seus Derivados, Construção, Reparação e Manutenção de Veículos e Refrigeração, com atuação nos Municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Magé, e Itaguaí, entidade sindical de trabalhadores, por intermédio de sua diretoria, presidida por Jesus Cardoso dos Reis Santos, pelo presente EDITAL, nos termos dos artigos 22 e 43, “ o” do Estatuto Social, CONVOCA toda categoria profissional, os sócios e não-sócios representados por este Sindicato, que sejam trabalhadores (Empregados e terceirizados) das empresas representadas pelo Grupo 19, Sindirepa e Sinaval, a comparecer na ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Vantagens que só o aluno GHF tem... Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh Coleg oeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc. Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1 Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro Representante dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Informática, Material Elétrico e Eletrônico, Const rução e Reparo Naval, Construção Pesada, Montagem, Construções e Instalações Elétricas, Construções e Instalações de Telefonia, Man utenção e Conservação de Elevadores, Material Bélico, Siderúrgicas, Construção, Reparação Manutenção de Veículos Refrigeração. Com atuação nos Municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Belford Roxo, Magé, Paracambi, Itaguaí, Guapimirim, Mesquita e Seropédica Fundado em 1º de maio de 1917
a realizar-se na Sede do Sindicato situada na Rua Ana Néri, nº 152, Benfica - Rio de Janeiro, RJ, CEP.: 20.911-442, no dia 18 de janeiro de 2023, às 18h, em primeira convocação, e às 18h:30min em segunda convocação, para deliberação sobre a seguinte ordem do dia: 1) Apresentação para discussão, aprovação ou não de prestação de contas referentes aos anos 2021 e 2022. Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2023 Diretoria do Sindicato Sede Central Rua Ana Neri 152, Benfica, Rio de Janeiro, RJ, Cep 20911-442, telefone 3295-5050 Subsede Nova Iguaçu Rua. Iracema Soares Pereira Junqueira, 85 sala 404 – Centro, telefone 3540-2452 Subsede Itaguaí: Avenida Itaguaí, 219, Sob. Loja 27 – Quadra 125 – Engenho. Telefone 3781-5429 Subsede Queimados: Av. Doutor Pedro Jorge, 130, Salas 203/204, Centro, Queimados, RJ, CEP: 26.383 -060, telefone: (21) 2665-1048 www.metalurgicosrj.org.br - Email: presidenciasindimetalrio@gmail.com CNPJ 33.739.699/0001-65 – Cód Sindical 911.000.602.081.50-8

PAULO SILVA

Parque do Gericinó recebe exposição artística ‘Território Sonhado’

Continuando com os ganhadores do Globo de Ouro 2023 vamos hoje mostrar os ganhadores da Televisão, levando em consideração que algumas series já passaram inclusive no VoD, leia-se streaming, outras inclusive produzidas pelas empresas em parceria com as emisoras de TV, sem mais delongas vamos lá.

Melhor Serie de Televisão Drama "A Casa do Dragão" da HBO, a série é baseada no livro Fogo e Sangue de George R. R. Martin, e um spin off de Games of Trones. Melhor Serie de Televisão Comedia e ou Musical foi para "Abbott Elementary" da ABC em parceria com a Star antiga Fox hoje Disney, é um sitcom documental, ou coisa parecida, criado por Quinta Brunson, Melhor Ator de Série

Dramática Kevin Costner por " Yellowstone" série da Paramount Network, criada por Taylor Sheridan e John Linson. Melhor

Serie Limitada Antológica ou Telefilme foi para "The White Lotus" minissérie da HBO, mostra as aventuras dos funcionários e hóspedes de um resort tropical durante uma semana, embora tenha passado na televisão esta serie foi produzida pela HBO Max em 2021.

Melhor Ator de Série Limitada Antológica ou Telefilme foi Evan Peters por "Dahmer Um Canibal Americano" da Netflix, a minissérie é baseada no caso de Jeffrey Dahmer o mais notório assassino em série dos USA, Melhor Atriz de Série Limitada Antológica ou Telefilme foi para Amanda Seyfried por "The Dropout" da ABC, minissérie de humor ácido que foi baseado em um podcast da própria emissora. Melhor Atriz Coadjuvante também para a mesma categoria de Série Limitada foi para Jennifer Coolidge por "The White Lotus" já para Ator Coadjuvante da mesma categoria o escolhido foi Paul Walter Hauser pela minissérie "Black Bird" da Apple TV, também baseado em um caso verídico, na pele Jimmy Keene que cumpri uma sentença de 10 anos de prisão e recebe uma oferta incrível: se ele conseguir obter uma confissão do suspeito de matar Larry Hall, será libertado. Melhor Atriz Coadjuvante de Série de Comedia ou Musical foi Julia Garner por "Ozark" da Netflix, que conta a história de Marty, um

consultor financeiro, que leva a família a um resort em Ozarks para mantê-la segura depois que as suas negociações com um cartel de drogas mexicano dão errado. Melhor Atriz de Serie de TV, esta categoria responde por todos as series concorrentes, e foi para Zendaya pela série "Euphoria" Um grupo de estudantes do ensino médio lida com diferentes situações típicas da idade como drogas, sexo, busca pela identidade, traumas, comportamento nas redes sociais e amizade produzida pela HBO em parceria com a Disney Plus e a Hotstar. Melhor Atriz Série de TV em Comédia e ou Musical foi para Quinta Brunson por "Abbott Elementary" ela também é a autora da série. Melhor Ator de Série de TV Comédia e ou Musical foi para Jeremy Allen White pro "O Urso" da Fox, comédia dramática americana criada por Christopher Storer. E para terminar Melhor Ator Coadjuvante em TV que foi para Tyler James Williams por "Abbott Elementary". A próxima cerimonia e festa está marcada para o ano que vem.

O NOVO 007 Desde de que Idris Elba de "Torre Negra" foi cotado e depois descartado como novo 007 o mundo do cinema tem se debruçado neste assunto. Quem será o novo James Bond ? Muitos nomes foram colocados na mesa, um deles é o britânico Callum Turner, ele só tem sete anos de carreira e participou da série de filmes "Animais Fantásticos", sequência de filmes baseado em livro de J. K. Rowling autora de Harry Potter. Daniel Craig se despediu do personagem James Bond em 2021, mas a identidade do ator que irá substituílo na sequência de 007 ainda é um mistério.

Alguns nomes já foram especulados para dar vida ao agente secreto aqui alguns deles. Regé-Jean Page o ator trabalhou em uma série da Netflix, Lucien Laviscount trabalhou em "Emily em Paris" série também da Netflix, Michael Fassbender dispensa apresentações, Tom Hardy de "Mad Max" e " Venom", Luke Evans outro que dispensa apresentação,

OParque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão será palco da exposição artística instalativa “Território Sonhado”. Com incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através do Edital Retomada Cultural RJ 2, a mostra terá início no dia 15, às 10h, e seguirá até o dia 3 de fevereiro.

Território Sonhado é uma experiência sensorial contemplativa que une cultura e sustentabilidade e nos convida a imaginar um futuro mais sustentável e em sintonia com a natureza.

Através de fotografias, artes digitais e obras interativas, o projeto visa celebrar a estética baixadense de quintais, gambiarras criativas e fazeres comunitários, e poderá ser visitado todos os dias, das 06h às 18h.

Com curadoria de Catu Rizo, a instalação reúne obras de quatro mulheres nascidas na Baixada Fluminense: Adrielle Vieira, Bella Tavares, Catu Rizo e Lidi Oliveira.

Durante sua abertura, o evento terá uma programação especial com homenagens a coletivos culturais da baixada,

roda de conversa com as artistas expositoras, carimbó e sessão de cinema organizada pelo cineclube itinerante Xuxu com xis.

O Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão fica localizado na rua Antônio João Mendonça, s/n – Centro.

Programação Evento de abertura: 15 de janeiro, a partir das 10h.

• 10h – Homenagem a coletivos culturais da Baixada Fluminense.

• 10h30 – 12h Roda de conversa com as artistas expositoras e visita guiada pelas obras com performance da artista Flaviane Damasceno.

• 12h30 -13h – Pocket show do músico Maurício Galo

• 15h30 – Carimbó: Flores da alegria.

• 17h – Cineclube Xuxu com xis com exibição de quatro produções baixadenses.

• 18h30 – Toques para Odudua.

Evento de encerramento: 29 de janeiro, a partir das 15h.

• 15h: Espetáculo MARGINAL Y-GÜAÇU.

• 16h às 17h30 Roda de conversa sobre os diálogos entre “Arte, Cidade e Tecnologias Sociais” que contará com a presença da professora Ana Paula Alves Ribeiro (FEBF-UERJ), Pâmela Ohnitram, cineasta e cineclubista e mediação da curadora e artista Catu Rizo.

• 17h30- Pocket-Show do rapper Mau du Carta.

Os agendamentos devem ser realizados pelo site do Detran ou pelo teleatendimento
lembrando que até hoje todos os atores que interpretaram o Agente Secreto mais famoso do cinema eram britânicos.
Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 9
G
do Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Caderno
Estado

LÉO ALPHA

Catarinense é primeira brasileira a competir como pilota no rali Dakar

Aedição 2023

do rali Dakar, disputado na Arábia Saudita e considerado o maior do mundo, tem, pela primeira vez, uma piloto brasileira. A catarinense Pâmela Bozzano, de 33 anos, compete na categoria protótipos leves, ao lado do navegador

Carlos Sachs. Pâmela foi atleta de marcha atlética e participa de eventos de rali desde 2020. No ano passado, ela venceu os ralis RN1500 e Jalapão, além do tradicional Rally dos Sertões, este último com o marido, Ênio Bozzano, como navegador. As disputas foram na categoria de UTVs (Utility Task Vehicles, ou veículos utilitários multitarefa, na tradução do inglês).

"Meu esposo me perguntou se não queria ser navegadora dele. Eu gostei da ideia, mas logo percebi que queria acelerar, frear... Pilotar mesmo. Ele gostou da ideia, me incentivou e arrumou um carro para testar. Tempos depois, fomos para o Jalapão, um deserto no Tocantins, disputar minha primeira corrida", recorda a piloto, em comunicado à imprensa. Antes da catarinense, a

Cristiano Ronaldo é 'cereja do bolo' de política saudita para limpar imagem pelo esporte

Achegada de Cristiano Ronaldo ao Al Nassr, da Arábia Saudita, representa não só uma grande contratação para o futebol do país, como um símbolo maior do sportswashing, uso estratégico e político do esporte para melhorar sua reputação no mundo.

A transferência de um dos maiores e mais famosos atletas das últimas décadas representa mais um passo no programa do governo saudita de limpar sua imagem.

Há pouco mais de um ano, o Newcastle, um clube médio, mas tradicional da Inglaterra, foi comprado por 300 milhões de libras (cerca de R$ 2,2 bilhões na cotação da época) por um grupo liderado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, administrado pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, que adquiriu 80% das

ações. Hoje, o clube, turbinado pelo forte investimento, ocupa a a terceira posição do Campeonato Inglês após muitos anos ocupando o meio de tabela para baixo. Usar Cristiano Ronaldo como seu "embaixador" e comprar um clube na liga mais valiosa do mundo não foram as únicas estratégias da Arábia Saudita através do esporte para limpar a sua imagem nos últimos anos. O país sediou duas edições da Supercopa da Espanha e duas da Supercopa da Itália recentemente. Também já recebeu outros eventos esportivos como GPs de Fórmula 1, Rally Dakar, Copa Diriyah de tênis, LIV Golf (torneio de golfe), Saudi Cup (corrida internacional de cavalos), amistosos entre Brasil e Argentina, além da luta entre os boxeadores Andy Ruiz Jr. e Anthony Joshua. A partida entre Boca Juniors e Barcelona em 2021 para ho-

menagear Diego Maradona, morto no ano anterior, ocorreu na capital Riad. Em 2029, o país será a casa dos Jogos Olímpicos de inverno da Ásia pela primeira vez na história.

A Arábia Saudita também planeja ser sede da Copa do Mundo de 2030, após ver o vizinho Catar ser o primeiro país do Oriente Médio a receber o Mundial, em 2022, mas disse que a chegada de Cristiano Ronaldo ao Al Nassr não está ligada à candidatura. "O Al Nassr FC gostaria de esclarecer que, ao contrário do que dizem os noticiários, o contrato de Cristiano Ronaldo com o Al Nassr não implica compromissos com nenhuma candidatura à Copa do Mundo. Seu foco principal é Al Nassr e trabalhar com seus companheiros para ajudar o clube a alcançar o sucesso".

jornalista carioca Leilane Neubarth fez história em 1999, ao ser a primeira brasileira a competir no Dakar. Na ocasião, Leilane foi navegadora de uma tripulação que tinha André Azevedo como piloto e o tcheco Tomas Tomecek como mecânico.

Pâmela é uma das 51 mulheres inscritas no Dakar. A França, com 12 participantes, é o país com mais

representantes. A categoria da catarinense, por sua vez, é a que tem mais corredoras: dez, entre elas, a espanhola Cristina Gutierrez, que, em 2020, tornou-se a primeira concorrente feminina a ganhar uma etapa do rali, após 16 anos. Restando três dias para o fim desta edição do Dakar, Pâmela e Carlos estão em 34º lugar da classificação dos Protótipos Leves. Na etapa da quinta-feira (12),

em que foram percorridos 427 quilômetros (km), eles ficaram na 27ª colocação. A classificação geral da categoria tem, na liderança, a parceria do navegador brasileiro Gustavo Gugelmin com o piloto norte-americano Austin Jones, campeã em 2022 na categoria de UTVs. A dupla de Ênio (piloto) com Luciano Gomes (navegador) ocupa a 36ª posição.

Esportes GAZETA RIO
Estado
do Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2023 Ano XXVI -
1050
Foto: Vinícius Branca Foto: Jorge Ferrari/Al Nassr Football Club/AFP Lincoln Chaves

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.