www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2022. Ano XXV Nº 1027 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 06 Página 06 Página 08 Página 03 Página 04 Página 05 Página 07 Página 02 Exército anuncia punição a militares golpistas 22% dos domicílios sobrevivem sem qualquer renda do trabalho Página 08 Flamengo chega a acordo com Spartak e vai pagar 7 milhões Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial Atletas brilham no 1º Torneio de Vôlei de Praia Aware Investments, em Ipanema ''O Quebra-Nozes” se apresenta no Municipal de São Gonçalo TSE "Quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram toda sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular. Cumprimento cada ministro e cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis. Mundo Preservação Moradores de São Gonçalo aprovam o Restaurante do Povo “Estou muito feliz com o resultado. Jogo vôlei desde menino e foi um prazer participar de um evento tão acolhedor”, disse o campeão José Lima, que é professor de Educação Física. Diplomado, Lula discursa contra Bolsonaro e diz que STF e TSE tiveram 'coragem' Estados Unidos devem anunciar avanço científico na pesquisa da fusão nuclear Angra dos Reis poderá ter uma Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente Educação Cultura Arte Saúde Diversão COLUNA DO CONCURSO PÚBLICO Todas as quartas e sábados, o Professor Alexandre Soares no GAZETA RIO Graduado e Licenciado em Língua Portuguesa, MBA em Direito Público, atualmente servidor público do Governo RJ no cargo de Especialista em Previdência Social, autor do livro “Concurso Público vai mudar a sua vida” e fundador do Método SEE de Aprendizado. O Restaurante do Povo tem capacidade para servir até 3 mil refeições
Na quinta, militares do Exército que assinaram uma carta apócrifa com teor político, receberam, por ordem do comandante da Força, general Freire Gomes, uma ficha de
apuração de transgressão disciplinar por terem se manifestado politicamente. Possivelmente, serão todos punidos.
Em tempo, apesar do temor de integrantes da transição e até da ala política do governo de Jair Bolsonaro, a chance de al-
guma tentativa de golpe ocorrer no coração das Forças Militares é zero, segundo fontes do Comando do Exército ouvidas pelo Radar.
“O barulho pode até continuar, mas só”, diz um militar.
Apib indica lista tríplice para a chefia do Ministério dos Povos Originários a Lula
na (Rede-RR), que não conseguiu se reeleger no pleito de 2022; e o vereador de Caucaia, no Ceará, Weibe Tapeba (PT).
Os
são: a deputada feder-
(PSOL-SP);
federal Joenia Wapicha -
Caso seja escolhida por Lula, Sônia Guajajara abandonaria o mandato da Câmara, recém-conquistado; Weibe Tapeba deixaria o cargo em Caucaia.
Diplomação destaca exercício da democracia, diz presidente do Senado
Opresidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), registrou, nas redes sociais, sua participação, na tarde de ontem (12), na diplomação do presidente da República eleito, Lula, e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Pacheco disse que o desfecho do processo eleitoral “refletiu a solidez da democracia brasileira e de suas instituições”.
tavam presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros. A diplomação ocorreu no início da tarde e, em sua fala, Lula defendeu a democracia e pediu um Brasil mais justo para todos.
Diplomação
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, assinou o di-
“O ato marca o fim do processo eleitoral, que refletiu a solidez da democracia brasileira e de suas instituições. Com a legitimação dos vencedores, as eleições regulares e transparentes cumprem o seu papel de permitir aos eleitores as escolhas conscientes de seus candidatos”, afirmou Pacheco. Ele também desejou a Lula e Alckmin comprometimento com o Estado Democrático de Direito no exercício do mandato.
“Desejo aos diplomados o comprometimento com o Estado Democrático de Direito e que possam tomar decisões que levem o Brasil ao caminho do desenvolvimento econômico e social que tanto almejamos.”
A cerimônia foi realizada no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Cerca de 400 convidados es-
ploma que atesta terem sido Lula e Alckmin eleitos pelo voto popular. A mesma solenidade deverá se repetir para os eleitos para governador e vice-governador, nos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs) do país. Todos os eleitos no pleito deste ano deverão ser diplomados em seus respectivos cargos até 19 de dezembro, conforme prazo previsto nas normas eleitorais.
Segundo o Código Eleitoral, devem constar no diploma o nome do candidato, a sigla pela qual foi eleito, o cargo ou suplência e outros dados, a critério do juiz ou do tribunal. A expedição do documento é uma formalidade que condiciona a posse no cargo. Ou seja, aqueles que não forem diplomados ficam impedidos de exercer seus postos.
GAZETA
RIO
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) divulgou na segunda-feira (12) a lista tríplice que indica ao governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a chefia do Ministério dos Povos Originários.
indicados
al eleita Sonia Guajajara
a deputada
Eduardo Ramo... Exército anuncia punição a militares golpistas Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2022 - Ano XXV - nº 1027
Presidente
Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Bolsonaro entre os generais Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército; Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e ex-candidato a vice na chapa de Bolsonaro; Luiz
Diretor
Jorge
Lula discursa contra Bolsonaro e diz que STF e TSE tiveram 'coragem'
Ofuturo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diplomado e teve a eleição reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta segunda-feira (12). Em seu discurso, o petista fez ataques ao presidente Jair Bolsonaro (PL) - sem citar o nome do mandatário - e defendeu o sistema de Justiça do Brasil. Para Lula, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o TSE tiveram "coragem" em defender a democracia durante o processo eleitoral.
"Quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram toda sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular.
Cumprimento cada ministro e cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis. A história há de reconhecer sua coerência e fidelidade à Constituição", afirmou.
O petista declarou que "poucas vezes na nossa história a vontade popular foi tão colocada à prova,
e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida". Ele acrescentou que "a democracia precisa ser todos os dias defendida daqueles que tentam, a qualquer custo, sujeitá-la a seus interesses financeiros e ambições de poder" e que "não faltou quem a defendesse neste momento tão grave da nossa história".
Ao apontar o antagonismo a Bolsonaro, Lula frisou que as eleições foram "uma disputa entre duas visões de mundo e de governo", e não "entre candidatos de partidos políticos com programas distintos". Segundo ele, de um lado estava "o projeto de reconstrução do país, com ampla participação popular", enquanto do outro havia "um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo de nossa história".
"Não foram poucas as tentativas de sufocar a voz do povo.
Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo. Ameaçaram as instituições. Criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação. Tentaram
comprar o voto dos eleitores, com falsas promessas e dinheiro farto, desviado do orçamento público", afirmou.
Lula acrescentou que houve, ainda, intimidação dos mais vulneráveis com ameaças de suspensão de benefícios e de demissão sumária de trabalhadores por ameaças políticas de empregadores. "Quando se esperava um debate político democrático, a Nação foi envenenada com mentiras produzidas
no submundo das redes sociais. Eles semearam a mentira e o ódio, e o país colheu uma violência política que só se viu nas páginas mais tristes da nossa história", frisou durante seu discurso.
O petista apontou que há um desafio mundial à democracia, "talvez maior do que no período da Segunda Guerra Mundial", com "inimigos" que "usam e abusam dos mecanismos de manipulações e mentiras". Lula defendeu
um combate a nível global para o problema, com tecnologias avançadas e uma legislação internacional "mais dura e eficiente".
"Que fique bem claro: jamais renunciaremos à defesa intransigente da liberdade de expressão, mas defenderemos até o fim o livre acesso à informação de qualidade, sem mentiras e manipulações que levam ao ódio e à violência política", disse o petista, defendendo instituições fortes e representativas
e harmonia entre os Poderes, "com um eficiente sistema de pesos e contrapesos que iniba aventuras autoritárias".
Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), foram diplomados nesta segunda-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato reconhece a vitória da chapa no pleito realizado em outubro deste ano e torna os políticos aptos a tomarem posse em 1º de janeiro de 2023.
Grupos pró-Lula e pró-Bolsonaro se reúnem no Estado de Brasília no dia da diplomação
Apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e manifestantes contrários ao resultado das eleições e aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) se reúnem em pontos diferentes de Brasília. Os atos ocorrem momentos antes da diplomação de Lula e Geraldo Alckmin junto ao Tribunal Supe -
rior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12), a partir das 14h.Próximo a sede do TSE, a Polícia Federal do Distrito Federal fez um forte esquema de segurança, inclusive um cordão de isolamento com os próprios miliares, de modo que ninguém invadisse a avenida no momento da chegada das autoridades. Teve quem subiu em árvore para não perder um detalhe sequer da chegada das autoridades. É o
caso da Andréa Mendes, de 52 anos, natural de Brasília. "Eu sou pequena e não consigo ver quem está chegando, quem está saindo. Quero ver todo cenário aqui de fora", conta enquanto centenas de pessoas se expremiam na grade de proteção.
Os apoiadores, em sua maioria vestidos de vermelho, levaram bandeiras e entraram jingles que marcaram a campanha do petista à Presidência da
República. Alguns apoiadores levaram instrumentos musicais - no estilo bloco de Carnaval de rua - e deram ritmo ao público presente. Inúmeros vendedores ambulantes aproveitaram a ocasião para vender bebida, churrasquinho, camisas com estampas do PT e de Lula. Um policial militar não resistiu à fome e comprou um churrasco. Inúmeros movimentos sociais também marcar presença, en-
tre eles o Movimento dos Sem Terra (MST).
Enquanto a diplomação de Lula e Alckmin acontecia na sede do TSE, milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro e pessoas contrárias ao resultado das eleições se concentram na área de estacionamento próximo ao Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente da República. Nenhuma delas assitia a diplomação ao vivo que foi transmitida pelos canais oficiais do TSE e algumas emissoras de televisão. Com uma criança de colo, uma mulher assistia, pelo celular, o programa "Pânico" da Jovem Pan no momento da cerimônia Com o sol escaldante de Brasília, as pessoas se expremiam entre barracas, guarda-chuvas e guarda-sois em busca de sombra.
Além disso, com a fome próximo das 14h, se alimentar se tornou um problema, uma vez que não há ambulantes dentro da área isolada pelo Gabinete de Segurança Instucional (GSI). Ainda assim, "voluntários" formaram um mutirão para distribuir
"quentinhas" para o público presente. Uma longa fila se formou.
Sentados em "cadeiras de praia", outro extenso grupo de pessoas se perfilaram entre a área do gramado do Alvorada e o lago artificial que separa as duas pontas. Muitos olhavam para o Alvorada à espera do presidente da República. Desde sexta-feira, Bolsonaro saiu duas vezes da residência Oficial para conversar com apoiadores próximos ao filete d'água. Para não desanimar os presentes, outro grupo seguiu em marcha circular por toda área puxando gritos de ordem e estirando cartazes. "Abaixo o cabeça de ovo, o Supremo é o povo", gritaram se referindo ao presidente do STF, o ministro Alexandre de Moraes.
Parte dos manifestantes estava no local desde o domingo (11), quando foram recedebidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que participou da cerimônia de arriamento da bandeira e de uma oração conduzida por um pastor.
Lucyenne Landim
Manuel Marçal
do petista
Presidente
eleito se emocionou durante solenidade e afirmou que as eleições de outubro foram 'uma disputa entre duas visões de mundo e de governo' Aliados
estão no entorno do TSE, enquanto apoiadores do presidente estão no Palácio da Alvorada
•DIPLOMADO Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Ministro Alexandre de Moraes durante entrega de diploma ao presidente eleito Lula (PT)
22% dos domicílios sobrevivem sem qualquer renda do trabalho
Embora o contingente de lares sem renda do trabalho seja expressivo, o resultado é ligeiramente melhor que o registrado no segundo trimestre, segundo números divulgados esse ano pelo Ipea
Opaís chegou ao terceiro trimestre deste ano com 22,02% das famílias sobrevivendo sem qualquer renda oriunda do mercado de trabalho, apontou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasilei-
ro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o contingente de lares sem renda do trabalho seja expressivo, o resultado é ligeiramente melhor que o registrado no segundo trimestre, quando 22,20% dos domicílios viviam sem renda do trabalho. Há um ano, no terceiro trimestre de 2021, essa fatia era de 22,99%. No auge do choque pro -
Meirelles
vocado pela pandemia de covid-19, no segundo trimestre de 2022, a proporção de domicílios sem renda do trabalho chegou a 28,55%.
"No segundo trimestre de 2021, a proporção de domicílios sem renda do trabalho iniciou uma queda, refletindo a recuperação da população ocupada. No terceiro trimestre
de despesas para evitar problemas futuros
Ex-ministro da Fazenda destaca que é preciso compensar expansão de gastos com PEC do Estouro
Matheus Meirelles
Oex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o novo governo federal precisará cortar despesas públicas para evitar problemas fiscais no futuro. O economista participou do 27º Encontro Anual da Indústria Química na segunda-feira (12).
Segundo Meirelles, uma nova reforma administrativa compensaria a expansão dos gastos
com a PEC do Estouro. O ex-ministro destaca, porém, que a reforma tributária não pode ser usada como contrabalança no Congresso Nacional para o avanço sobre o Teto de Gastos. “Seria uma solução extremamente errada compensar o aumento de despesas com aumento de impostos”, ponderou.
Novo Ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é um “bom nome” para o Ministério da Fa-
zenda. Para o Meirelles, o petista precisa fazer indicações de qualidade e dar autonomia à equipe econômica para ter uma boa gestão.
“É importante que ele escolha secretários de bom nível, conhecimento, experiência. Isso já funcionou mais de uma vez. Desde que as escolhas sejam bem feitas e que de fato esses secretários tenham autonomia”, afirmou o ex-ministro.
de 2022, ela situou-se em 22%, mantendo-se em níveis semelhantes aos observados imediatamente antes da pandemia", escreveu Sandro Sacchet de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, em Carta de Conjuntura. Na passagem do segundo para o terceiro trimestre
de 2022, houve um aumento da proporção de domicílios na faixa de renda mais alta, de 2,13% para 2,27%, e uma diminuição da proporção na faixa de renda mais baixa, de 27,43% para 26,64%, observou o Ipea.
No entanto, entre os que permaneceram no grupo de domicílios com menor remuneração do tra-
balho, o desempenho da renda domiciliar efetiva foi pior. No grupo de lares com renda domiciliar do trabalho considerada muito baixa, houve queda de 3,86% nos rendimentos auferidos em relação ao montante recebido um ano antes. Já a faixa mais rica foi a única a mostrar aumento da renda domiciliar efetiva no período de um ano, alta de 1,48%.
defende corte
Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Moradores de São Gonçalo aprovam o Restaurante do Povo
Orecém-inaugurado Restaurante do Povo, em Alcântara, tem feito muito sucesso entre a população de São Gonçalo e atraído centenas de pessoas diariamente. Em oito dias de pleno funcionamento, a nova unidade serviu mais de 10 mil refeições até a última sexta-feira. O Restaurante do Povo tem capacidade para servir até 3 mil refeições por dia a preços simbólicos, sendo R$ 0,50 o café da manhã e a R$ 1 o almoço. O café da manhã é composto por um pão com manteiga, um copo de café ou café com leite e uma fruta. Já o almoço conta com arroz, feijão, macarrão, uma fonte de proteína, saladas, além de sobremesa e suco. Todas as alimentações servidas na unidade passam pela
supervisão e acompanhamento de nutricionistas.
Moradores do Jóquei, o casal Maria dos Anjos, de 68 anos, e Edson Pereira, 70, separou a manhã desta segunda-feira (12) espe -
cialmente para conhecer o Restaurante do Povo.
“Ficamos sabendo que o restaurante já estava em funcionamento e nos planejamos para conhecer. Durante as obras, passá-
Inaugurações marcam o fim de ano em Caxias
Paulo Gomes
Ofim de ano está chegando e, para marcar a passagem de 2022 para 2023, a Prefeitura de Duque de Caxias inicia, na quarta-feira (14), a entrega de diversas obras importantes, que beneficiarão moradores dos quatro distritos. As inaugurações contarão
Wilson Reis vai entregar, às 10h, junto com a secretária Municipal de Educação, Roseli Duarte, a quadra coberta da Escola Municipal Aila Saldanha, em Xerém, construída pela Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil. A unidade recebeu também novas pinturas interna e externa, entre outras melhorias.
Química e Biologia do lll Colégio da Polícia Militar de Duque de Caxias – Percy Geraldo Bolsonaro;
vamos aqui em frente e já comentávamos o quanto seria importante para o povo que passa todo dia pelo Alcântara. Ficamos um tempo na fila, mas depois que entramos foi
tudo muito rápido e organizado. A comida é uma delícia, vamos voltar mais vezes”, afirmou Maria dos Anjos. Quem também foi pela primeira vez ao Restaurante do Povo foi
o aposentado Vanderlei Ribeiro, de 70 anos. Morador do bairro Porto da Pedra, o aposentado aproveitou para conhecer a unidade após compromisso médico em Alcântara. “Esse restaurante é uma vitória para o morador de São Gonçalo que não tem condições de pagar por uma alimentação digna. Tenho certeza que muitas pessoas esperaram por muitos anos o Restaurante do Povo. Sempre que eu estiver em Alcântara vou fazer questão de almoçar no restaurante”, disse o aposentado. O Restaurante do Povo funciona de 6h às 15h, de segunda a sexta-feira, na Rua São Pedro de Alcântara s/n (atrás do Pátio Alcântara, na rua da Igreja São Pedro). O café da manhã é servido das 6h às 9h e o almoço de 11h30 às 15h.
com a presença do prefeito Wilson Reis e autoridades do município. Também serão realizadas formaturas da primeira turma do lll Colégio da Polícia Militar de Duque de Caxias –Percy Geraldo Bolsonaro e dos alunos dos cursos do polo da FUNDEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais, de Xerém, no quarto distrito. Na quarta-feira, o prefeito
Agenda de inaugurações:
Dia 14 10h – Inauguração da quadra da Escola Municipal Aila Saldanha, em Xerém;
Dia 15 10h – Inauguração da nova Central de Oxigênio do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo; 15h - inauguração da Área Administrativa e dos laboratórios de Informática,
Dia 16 19h – Inauguração do CEO - Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Prainha; Dia 19 10h – Inauguração da quadra da Escola Municipal Bairro Califórnia, no Pilar; Dia 20
10h – Inauguração da Creche Municipal Dalva Lazaroni, em Imbariê;
Dia 21 9h – Formatura dos alunos do polo da Fundec da Vila do Sase, em Xerém; 18h – Solenidade de Formatura da primeira turma do lll Colégio da Polícia Militar de Duque de Caxias – Percy Geraldo Bolsonaro.
CHAPA 1
União, trabalho & renovação
Aatual gestão, mesmo com todas as dificuldades, manteve as portas do sindicato abertas, trazendo novas propostas, organizando e digitalizando acervos históricos, mantendo a chama acesa. E viemos apresentar a proposta da Chapa 1, que pretende dar continuidade, renovar e ampliar esse trabalho, dialogando com todos, construindo um mandato participativo, transparente, e atento às necessidades da nossa classe, desde as questões jurídicas até à própria subsistência. Estão presentes na nossa pauta temas como as condições para a filiação de novos associados, a reformulação e ampliação das nossas mídias digitais, a educação profissional para músicos, a reforma do estatuto do Sindicato, a ampliação de convênios, campa-
nhas de conscientização dos profissionais, dos contratantes e da sociedade em geral, a promoção de eventos, cursos e palestras, campanhas de apoio aos músicos e musicistas em situação de vulnerabilidade, a discussão de propostas em torno da presença da mulher na música, oficinas para crianças, o acolhimento amplo de todas as classes, gêneros e tipos de profissionais, esforços junto aos gestores públicos no sentido de formalizar nossa atividade profissional, identificação e reforço das pautas intersindicais, dentre outros.
A CHAPA 1 é composta por:
•TÉO LIMA - Presidente;
•BERNARDO FANTINIVice Presidente
•JOSÉ LUIZ MAIA - Tesoureiro;
•TÉO CORDEIRO - Secretário Geral;
•LUCIANA REQUIÃODiretora do Trabalho;
•RICARDO VILAS - Diretor Social;
•PATRICIA MELLODIDiretora de comunicação;
•LUNA MESSINA - Conselho Fiscal;
•GUSTAVO MARTINSConselho Fiscal;
•RILDO HORA - Conselho Fiscal;
•ALEXANDRE BRASILConselho Fiscal (suplente);
•MARCIO MALARDConselho Fiscal (suplente);
•CRISTINA BHERINGSuplente Diretoria; KATHYLA VALVERDESuplente Diretoria;
ANNE MEYER - Suplente Diretoria; GUTO GOFI - Suplente Diretoria.
CONTATOS:
Instagram: @sindmusirj Facebook: www.facebook. com/sindmusi Site: sindmusi.org.br
E-mail: sindicatodosmusicosrj@gmail.com
Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO
Angra dos Reis poderá ter uma Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente
Governo estadual está analisando o pedido feito pela deputada Célia Jordão
Ogoverno estadual está estudando a implantação de uma Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente no município de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. A análise ocorre após
solicitação da deputada Célia Jordão (PL), que formalizou o pedido através da Indicação Legislativa 8751/2022, publicada no Diário Oficial.
Célia Jordão justifica que Angra possui um extenso patrimônio ambiental,
histórico e cultural a ser preservado, daí a necessidade de o estado se fazer mais presente nas ações de fiscalização.
Ainda de acordo com a deputada, a implantação de uma delegacia da Polícia Civil voltada para o meio
VOLTA AO MUNDO
Estados Unidos devem anunciar avanço científico na pesquisa da fusão nuclear
Oex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o novo governo federal precisará cortar despesas públicas para evitar problemas fiscais no futuro. O economista participou do 27º Encontro Anual da Indústria Química na segunda-feira (12).
Segundo Meirelles, uma nova reforma administrativa compensaria a expansão dos gastos com a PEC do Estouro. O ex-ministro destaca, porém, que a reforma tributária não pode ser usada como contrabalança no Congresso Nacional para o avanço sobre o Teto de Gastos. “Seria uma solução extremamente errada compensar o aumento
de despesas com aumento de impostos”, ponderou. Novo Ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é um “bom nome” para o Ministério da Fazenda. Para o Meirelles, o petista precisa fazer indicações de qualidade e dar auto -
nomia à equipe econômica para ter uma boa gestão.
“É importante que ele escolha secretários de bom nível, conhecimento, experiência. Isso já funcionou mais de uma vez. Desde que as escolhas sejam bem feitas e que de fato esses secretários tenham autonomia”, afirmou o ex-ministro.
ambiente vai assegurar ações de prevenção e repressão de infrações criminais e administrativas contra a fauna, pesca, flora, ordenamento urbano e patrimônio cultural.
“A Prefeitura de Angra
dos Reis, dentro das suas responsabilidades, zela pelo meio ambiente, mas é muito importante o município ganhar uma delegacia específica para desempenhar as atividades de investigação com
maior eficácia. Assim, poderemos combater ainda mais a poluição e resguardar as belezas naturais e todo patrimônio histórico e cultural de Angra”, explica a deputada estadual Célia Jordão.
Divulgação/Alerj
Deputada Célia Jordão trabalha pela preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural de Angra dos ReisMPF-PA / Divulgação
France Presse
Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE
CINEMA PAULO SILVA
COPA DO MUNDO E O CINEMA
A MULHER REI
Oprotagonismo da mulher preta é o assunto recorrente neste século. Pensando nisto qualquer filme que venha potencializar ou mostrar este protagonismo tem prioridade na pauta dos assuntos pertinentes a valorização das mulheres, e principalmente das pretas.
Viola Davis é uma ativista e uma defensora dos direitos das mulheres não só nos USA, mas também em qualquer lugar do mundo, e claro uma atriz perfeita. Talvez por estre motivo, e provavelmente pelo personagem forte e importante ela tenha aceitado interpretar uma Rainha africana que para manter vivo seu povo e sua gente, pela eminente porta de exportação da escravidão dos povos daquele continente nos séculos XVII e XVIII, resolveu se tornar uma general e guerreira e assim guiar seu povo para a segurança tão importante no contexto da época.
Dirigida por uma mulher, a cineasta Gina PrinceBythewood, "A Mulher Rei" tem os elementos necessários para o cinemão hollywoodiano. Mas ao mesmo tempo uma forte composição necessária para os preceitos dsa defesa dos direitos da mulher, principalmente da mulher preta. O filme acompanha a história de Nanisca, interpretado por Viola Davis, que foi a comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África no período da escravidão europeu para o continente recém descoberto, a América. O grupo militar era composto apenas por mulheres que juntas combateram os colonizadores franceses as tribos rivais e qualquer um que tentasse contra a segurança da tribo e de seu povo. Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas
baixas na violenta guerra, cada vez mais frequentes com estados vizinhos da África Ocidental, o que levou Dahomey a ser forçado a dar anualmente escravos do sexo masculino, particularmente ao Império Oyo, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comercio humano de escravos na África durante a Era dos Descobrimentos, o que fez com que mulheres fossem alistadas para a defesa do reino.
O Império Oyo instalado na África Ocidental, entre o sudoeste da atual Nigeria e a sudeste de Benim, foi fundado por Iorubás em pleno século XV e cresceu a ponto de se tornar o maior e mais importante estado do Oeste africano.
Este crescimento se deve ao comercio humano, sobretudo escravos, e superioridade de sua cavalaria, e foi o Governo mais importante na região até o fim século XVIII, dominando não só os outros países vizinhos, mas também as outras tribos Iurubás, se destacando os Fons do Reino de Daomé, localizado no atual Benim.
O filme traz uma contemporaneidade importante para a sociedade. Mostra que não só hoje, mas a luta das mulheres por todo o mundo tem sido aguerrida por todos os lugares, seja pela sobrevivência, seja para marcar a força da mulher pela história.
Se Hollywood tivesse interesse em tirar mulheres negras dos papeis de empregadas, escravizadas ou mães enlutadas seria um dos resultados brilhantes que veríamos nas telas do cinema. Enquanto a indústria cinematográfica ainda não abre os olhos para a complexidade de histórias que os pretos e pretas podem protagonizar, Viola Davis dá seus primeiros passos para tornar essas narrativas cada vez mais comum.
''O Quebra-Nozes” se apresenta no Municipal de São Gonçalo
OTeatro Municipal George Savalla Gomes receberá o tradicional espetáculo “O Quebra-Nozes”, na quarta-feira (14). O clássico de Natal, que acontecerá às 10h, é desenvolvido pelo Projeto Inclusivo Expressar.
A apresentação conta a história de Clara e seu boneco quebra-nozes, que tem o poder de encantar adultos e crianças, além de levar uma grande festa de Natal ao públi-
co. Para este espetáculo, a Secretaria de Turismo e Cultura irá distribuir, através do Instagram (@ turismoculturasg), na próxima segunda-feira (12), às 10h, 24 pares de ingressos para o espetáculo “O Quebra-Nozes”, às 10h.
Serviço:
O Teatro Municipal fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro de São Gonçalo. Quinta-feira (14), às 10h, o espetáculo “O Quebra-Nozes”, às 10h. Classificação livre.
Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G
13
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Estado do Rio de Janeiro,
de dezembro de 2022
Esportes
Copa do Catar
Atletas brilham no 1º Torneio de Vôlei de Praia Aware Investments, em Ipanema
Chamado pelos organizadores de campeonato da diversidade, o Torneio de Vôlei de Praia Aware Investments teve a sua primeira edição neste domingo, dia 11 de dezembro, na Praia de Ipanema. Ao todo, 18 duplas de vários lugares de país, com idade entre 30 e 70 anos, participaram da competição que consagrou Gustavo Cristofoli (29) e José Lima (59) como os campeões do torneio.
“Estou muito feliz com o resultado. Jogo vôlei desde menino e foi um prazer participar de um evento tão acolhedor”, disse o
campeão José Lima, que é professor de Educação Física. Já a sua dupla no torneio, Gustavo Cristofoli, é um paulista que está no Rio para aprimorar seu mestrado em Engenharia Ambiental. “Conheci minha dupla ontem na praia e foi uma surpresa ficar com o primeiro lugar. Adorei a oportunidade e que tenhamos mais eventos como este”, disse.
O segundo lugar ficou com os atletas Felipe Lima e Bernardo Lauan e a terceira colocação foi da dupla Paulo Henrique e Danilo Magalhães. O primeiro lugar ganhou R$ 1 mil e o segundo, R$ 600.
Os três primeiros receberam troféus e todos os atletas garantiram medalhas de participação.
Homens e mulheres formaram equipes masculinas, femininas e mistas para disputar as partidas em duas quadras montadas na arena que leva o nome da empresa de in-
Flamengo chega a acordo com Spartak e vai pagar 7 milhões de euros por Ayrton Lucas
vestimentos, Aware Investments, especializada na gestão do patrimônio das famílias, com serviços de wealth management, focados na manutenção, administração e valorização dos patrimônios ao longo das gerações. Um dos destaques do torneio foi a participação
da dupla Roberto Oliveira (70) e Edson Cardoso (65). Os atletas mais experientes da competição jogam há anos e juntos, já ganharam títulos expressivos como de campeões brasileiros master em 2019 e 2017, além de campeões capixaba em 2019.
"Esse evento foi top. Todo mundo se divertiu de -
A Aware Investments busca
competições, como forma de incentivar a prática esportiva e a qualidade de vida da população.
OFlamengo chegou a um acordo com os russos do Spartak Moscou e pagará 7 milhões de euros (cerca de R$ 39 milhões) por 100% dos direitos econômicos de Ayrton Lucas. Ainda em dezembro de 2022 o clube oficializará a contratação do atleta.
Contratado por empréstimo em março, Ayrton, de 25 anos, foi muito bem avaliado pelo departamento de futebol e assinará contrato válido por quatro temporadas.
As negociações sempre caminharam bem desde o fim das competições disputadas pelo
Flamengo em 2022, e a diretoria rubro-negra sempre manteve confiança de que até dezembro chegaria ao desejado acordo pela permanência do atleta.
Rubro-negro de coração, o potiguar de Carnaúba dos Dantas fez 41 partidas e marcou dois gols.
Titular da posição, Filipe Luís fez inúmeros elogios públicos a Ayrton.
Jogador de características ofensivas nos tempos de Fluminense, chamou atenção por ter aparecido bem no combate, com muitos desarmes.
Na conquista do tri da Libertadores, Filipe Luís sentiu um problema na
coxa direita aos 15 minutos do primeiro tempo e acabou substituído por Ayrton. Após o jogo, na zona mista, o experiente lateral exaltou o companheiro de posição.- O Ayrton desde que chegou ele demonstrou essa força, essa ambição de dar certo aqui, de fazer história no Flamengo. E ele me ajudou muito, porque cada vez que ele jogava, subia o nível. E eu precisei subir meu nível. Subimos juntos, com muita lealdade, sempre um ajudando o outro. Queira ou não, coloquei ele numa fogueira. Essa é a realidade. Ele entrou em uma fogueira e foi fundamental para nossa vitória - disse.
GAZETA RIO
Estado
do Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2022 Ano XXV - nº 1027
mais e todos foram bem-vindos. Que tenhamos mais torneios como este", disse Roberto Oliveira.
investir em outras
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Fred Gomes