











Desde a invasão e vandalismo aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) ocorridos no domingo (8/1) por apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o perfil 'Contragolpe Brasil' vem publicando fotos e nomes dos participantes do atentado contra a democracia.
A intenção é ajudar no processo de identificação dos criminosos. No entanto, a conta está há mais de 24 horas impedida de realizar novas publicações pelo Instagram.
O perfil não tem autores identificados e se apresenta como uma iniciativa colaborativa "para a identificação de pessoas que atentam contra a democracia do Brasil". Com mais
de 1 milhão de seguidores e 170 publicações, a atuação da conta já contribuiu para a prisão de supostos golpistas, como a Ana Priscila Azevedo, que é apontada como uma das articuladoras do ato criminoso na capital federal.
A última publicação do 'Contragolpe Brasil' foi há dois dias e os administradores da conta cobram o Instagram pela liberação das ações do perfil. "Contamos com a ajuda e compreensão do Instagram para darmos prosseguimento com as denúncias. Temos uma vasta lista com centenas e mais centenas de pessoas identificadas no ato terrorista em Brasília", disse a iniciativa pelos stories.
Os administradores também informaram que o status da conta na rede social diz que não há publicações que violaram as diretrizes da comunidade do Instagram, mas ainda assim as ações do perfil seguem bloquea-
das. Uma das possibilidades para o bloqueio está relacionada com a política contra spam e robôs da plataforma, isso porque os algoritmos do Instagram identificam o fluxo de publicações de uma conta, e se há um aumento repentino, a movimentação pode ser considerada suspeita e resultar em bloqueio de ações do perfil.
Procurada pelo Correio, a assessoria do Instagram não informou sobre a previsão de quando o perfil da iniciativa "Contragolpe Brasil' voltará a ter as ações liberadas. A plataforma afirmou que a empresa Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, não comenta sobre contas específicas. "A Meta não comenta contas específicas (válido para Instagram e Facebook). Caso tenhamos alguma nova informação, entramos em contato", diz a nota.
A Prefeitura do Rio inaugura, nesta quinta-feira (12/01), a placa de patrimônio cultural do Teatro Casa Grande, no Leblon. O tradicional teatro de 56 anos havia sido declarado Patrimônio Cultural Carioca no dia 20 de outubro do ano passado, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município. Com a homenagem, o espaço passará a integrar o Circuito dos Teatros do projeto “Circuitos do
Patrimônio Cultural Carioca”, organizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Para celebrar o título, o Teatro Casa Grande preparou uma festa, com direito a estreia de espetáculo. Na quinta-feira, o espaço no Leblon abre suas portas a partir das 18h para um happy hour para a cerimônia de entrega da famosa plaquinha azul.
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caracterizou os criminosos que praticaram atos de vandalismo e depredação na Praça dos Três Poderes de “aloprados” e criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o mesmo “não quer reconhecer a derrota”. Ele citou ainda uma publicação do ex-chefe do Executivo, na qual ele repete acusações infundadas contra as urnas eletrônicas.
A declaração ocorreu nesta quarta-feira (11/1), ao receber um grupo de parlamentares que entregaram a ele, em ato simbólico, o decreto de intervenção no Distrito Federal, aprovado ontem.
“O que aconteceu aqui, eu até não gostaria de pensar em golpe, gostaria de pensar em uma coisa menor que isso, um grupo de pessoas alopradas que ainda não entenderam que a eleição acabou, que ainda não querem aceitar que a urna eletrônica é possivelmente o modelo eleitoral mais perfeito que a gente tem dos países do mundo”, apontou.
Lula reiterou a segurança do processo eleitoral brasileiro e relatou derrotas anteriores, onde reconheceu a perda do pleito diplomaticamente.
“Eu sei porque eu viajo muito e, em todos os lugares que a gente conta como é que funciona o processo eleitoral aqui no Brasil, todo mundo fica com inveja de que a gente pode saber do resultado eleitoral apenas duas horas depois das eleições e que, em pouquíssimos momentos da história, houve qualquer questionamento ao resultado eleitoral. Eu já participei de muita eleição e nunca houve nenhum questionamento. Eu perdi a primeira para FHC já com voto eletrônico, telefonei reconhecendo minha derrota e depois perdi uma segunda vez e liguei reconhecendo minha derrota e assim funcionou durante todo o processo democrático. Quando ganhei do Alckmin, do Serra, ele me ligou também reco -
nhecendo a derrota”. Lula comentou a publicação de Bolsonaro hoje nas redes sociais. Em sua página oficial do Facebook, Bolsonaro compartilhou uma postagem que dizia que o presidente Lula não foi eleito pela maioria dos votos, mas sim escolhido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Horas depois, Bolsonaro excluiu a publicação. "Lula não foi eleito pelo povo. Ele foi escolhido e eleito pelo STF e pelo TSE", dizia a publicação falsa.
“Lamentavelmente, o presidente que deixou o poder dia 31 não quer reconhecer a derrota. Ainda hoje vi declarações dele não reconhecendo a derrota. Ou seja, eu só posso considerar um grupo de aloprados, um grupo de gente com pouco senso de ridículo porque já entraram na Justiça, a Justiça já disse qual foi o resultado eleitoral, já indeferiu o processo deles e ainda condenou o partido a pagar uma multa grandiosa e do fundo partidário. Mesmo assim, tem gente que quando conta a primeira mentira não consegue mais parar de mentir, porque é preciso justificar a primeira mentira o resto da vida. É o que está acontecendo nesse país”. Lula ainda citou a derrubada de torres da Itaipu. “Vocês viram que depois do que aconteceu domingo, ontem aconteceu em duas torres de Itaipu, torres grandes que foram derrubadas. Aquilo foi um ato de vandalismo, ato de bandido, porque os cabos de aço foram serrados. Significa que, propositalmente, alguém cortou os cabos das torres. Nós vamos investigar", pontuou.
Por fim, agradeceu o gesto dos parlamentares. “Posso dizer que esse gesto só engrandece o parlamento brasileiro e pode-se dizer que um gesto como esse aumenta a conquista de credibilidade do poder legislativo brasileiro ao olhos da sociedade brasileira”.
Mulher, nordestina e indígena. Sônia
Guajajara tomou posse como Ministra dos Povos Indígenas. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (11) em Brasília, no Palácio do Planalto, em conjunto com a posse de Anielle Franco, Ministra da igualdade Racial. Em uma cerimônia histórica Sonia começou seu discurso lembrando de suas origens e exaltando o seu povo e todos os povos indígenas: “Eu não estou aqui sozinha, estou aqui com a força da nossa ancestralidade. Trabalhei como babá e empregada doméstica e hoje estou aqui nomeada para o cargo de ministra dos povos indígenas. Se estou aqui hoje é graças a força do meu povo, dos povos indígenas do Brasil e a minha persistência“, disse a ministra Por questões de segurança e limitação do espaço, o evento foi apenas para convidados, mas transmitido de forma online nos canais oficiais das ministras.
As solenidades, foram adiadas para hoje devido aos atos golpista em Brasília e, ao menos quatro
governadores confirmaram presença, entre eles Helder Barbalho, do Pará. Janja, ministros do governo e autoridades ligadas a embaixadas também compareceram à cerimônia. DIversos povos indigenas também estiveram presente na cerimônia. O povo Terena executou a dança da Ema ao final da fala de Soônia Guajajara. Sonia ressaltou em sua fala a disseminação dos povos indígenas no Brasil e destacou importantes lideranças indígenas: “ Não posso deixar de lembrar os parentes que foram retirados de nosso conví-
vio pela fala do fascismo que imperou no Brasil nos últimos anos derramando sem pudor, muito sangue indígena. Lembremos da força daqueles que tombaram na luta como Paulino Guajajara Ivanilde, Janildo, Jael e Antônio Guajajara ali Uruê Auau, Daiane Gaingang, Estela Vera Guarani Carilar, Wellingto Ariane Oliveira e a menina Raissa. E tantos outros parentes vitimados pelo garimpo ilegal, pelas invasões dos seus territórios. E por tantas outras ações e omissões do Estado. Além disso, preciso destacar a força de Bruno
Pereira e memórias que todos nós aliados e aliados defensores servidoras do meio ambiente e dos direitos humanos esse brutal assassinato não pode permanecer impune” A ministra ressaltou ainda a importância dos territórios indígenas para preservação do meio ambiente. “As terras indígenas são importantes aliadas na luta contra o aquecimento global. Fundamentais para a preservação da nossa biodiversidade; (…) o conhecimento dos povos e comunidades tradicionais são também conhecimento científico e hoje são
uma das últimas alternativas pra conter a crise climática.” afirma.
Sobre Sônia
pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Suas principais pautas levantadas são a defesa da Amazônia e da Mata Atlântica, a defesa dos direitos das minorias, o respeito à diversidade e à pluralidade e a reconstrução da democracia no Brasil
Representantes do
Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenaram os ataques à sede dos Três Poderes do governo brasileiro e pediram pela punição dos envolvidos durante uma reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (11) pela manhã em Washington, capital dos Estados Unidos.
Os participantes do encontro também expressaram apoio ao Brasil e descreveram as invasões em Brasília como atos antidemocráticos, que desrespeitaram a vontade do povo brasileiro.
A reunião foi convocada
que descreveu a situação do último domingo (8) como inaceitável e demonstrou apreensão com a possibilidade de atos semelhantes acontecerem em outros países.
“A situação é preocupante para os nossos países, nossa região tem que se posicionar de maneira clara”, disse na segunda-feira, ao solicitar o encontro.
Boric falou ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que comparou os ataques em Brasília ao golpe contra Salvador Allende em 1973, que deu início à ditadura chilena.
A reunião extraordinária da OEA representa mais uma manifestação de repúdio da comunidade internacional às invasões em Brasília e aumenta a pressão sobre as autoridades brasileiras para que os responsáveis sejam punidos.
Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e líderes mundiais, como o presidente americano, Joe Biden, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente mexicano, Andrés Manuel López-Obrador, também já se pronunciaram e emitiram comunicados em conjunto condenando os atos.
Sônia é do Povo Guajajara/Tentehar, que habita as matas da Terra Indígena Araribóia, localizado no estado do Maranhão, Brasil. É filha de pais analfabetos e hoje mãe de três filhos. Possui graduação em Letras e Enfermagem, fez pós-graduação em Educação Especial. É uma liderança na luta pelos direitos dos povos originários e pelo meio ambiente. Foi considerada em 2022,
Ela possui voz ativa em órgãos internacionais como o Conselho de Direitos Humanos da ONU, Conferências Mundiais do Clima (COP), e Parlamento Europeu. Entre os prêmios e honrarias que recebeu estão: Prêmio Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2015; Medalha 18 de Janeiro pelo Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo e Medalha Honra ao Mérito do Governo do Estado do Maranhão, pela grande articulação com os órgãos governamentais no período das queimadas florestais na Terra Indígena Araribóia; Prêmio João Canuto pelos Direitos Humanos da Amazônia e da Liberdade da Organização Movimento Humanos Direitos, em 2018 e o prêmio Packard concedido pela Comissão Mundial de áreas protegidas da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), em 2019.
Itamaraty formaliza Belém como candidata para sediar a COP30
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (11) que o Ministério das Relações Exteriores formalizou a candidatura de Belém para sediar a COP30, em 2025. “Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade parte da Amazônia brasileira”, disse, em seu perfil no Twitter. “Eu tinha assumido o compromisso no Egito, na COP27, que a COP30 poderia ser realizada no Brasil. Fiquei feliz quando nosso ministro [das Relações Exteriores] Mauro Vieira formalizou a cidade de Belém. Quero que
a gente esteja lá para uma bela COP", disse Lula, em vídeo, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho. No mesmo vídeo, Helder destacou a importância e a dimensão de trazer a discussão sobre questões climáticas para o Brasil. “Belém, no estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo, encontrar soluções e agradeço o gesto do governo federal para com Belém, o Pará e a Amazônia".
Também em seu perfil no Twitter, Lula manifestou
solidariedade à vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, que, segundo ele, sofreu "uma inaceitável tentativa de atentado, felizmente sem sucesso”. “Precisamos de paz para o desenvolvimento da nossa querida América do Sul”, postou.
Ontem (10), Márquez denunciou, via redes sociais, que sua equipe de segurança encontrou explosivos na estrada que leva à sua casa, no município de Suárez, no departamento de Cauca. Os artefatos, de acordo com a vice-presidente colombiana, foram detonados de forma controlada por especialistas.
O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,7% a alta de 0,4%
As vendas do comércio varejista caíram 0,6% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira (11/1) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das
estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,7% a alta de 0,4%, e pior que a mediana negativa de 0,3%. Na comparação com novembro de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,5% em novembro. Nesse confronto, as proje -
ções iam de uma alta de 1,2% a 3,3%, com mediana positiva de 2,0%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,1% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, houve alta de 0,6%, ante avanço de 0,1% até outubro.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,6% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam
então, o caso rendeu diversas teorias, nunca comprovadas.
gliana'. Ele foi assassinado em um acerto de contas em 1990.
OVaticano anunciou, nesta terça-feira (10/01), a abertura de uma investigação sobre o desparecimento em 1983 de uma adolescente que vivia no Vaticano, um fato nunca esclarecido e que foi tema de um documentário na plataforma Netflix.
Emanuela Orlandi, de 15 anos, cujo pai trabalhava para o Vaticano, desapareceu depois de uma aula de música em Roma em 22 de junho de 1983. Desde
Vaticano divulga primeiras imagens do corpo de Bento XVI Uma ex-amante do criminoso Enrico de Pedis, suspeito de pertencer à máfia, à loja maçônica P2 e a setores das finanças do Vaticano, o acusou de ter sequestrado a jovem e enterrado seu corpo em concreto.
Em 2012, a Justiça italiana chegou a abrir o túmulo de Enrico de Pedis, um dos líderes de um grupo criminoso romano conhecido como 'banda della Ma -
Segundo algumas teorias, a adolescente foi sequestrada por este grupo para recuperar um empréstimo do ex-presidente americano do Banco Vaticano (IOR), Paul Marcinkus. Outra teoria evoca um sequestro da adolescente para conseguir a liberação de Mehmet Ali Agca, o turco que tentou assassinar o papa João Paulo II em 1981.
Em uma carta aberta divulgada em 2010, Agca garantiu que Emanuela Orlandi estava viva em
2019 e que era necessário buscar pistas nos arquivos da CIA. Este desaparecimento foi tema de uma série documental em 2022 exibida pela Netflix, na qual o irmão de Emanuela afirma que o papa Francisco lhe disse: "Está no céu", dando a entender -segundo a família- que o Vaticano sabe o que
desde uma queda de 0,8% a um avanço de 0,9%, e também pior que a mediana positiva de 0,1%.
Na comparação com novembro de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 1,4% em novembro.
Nesse confronto, as projeções variavam de uma redução de 1,6% a expansão
de 0,7%, com mediana negativa de 0,4%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam recuo de 0,6% no ano. No acumulado em 12 meses, houve queda de 0,8%, ante recuo de 1,0% até outubro.
aconteceu à jovem. A advogada da família, Laura Sgro, deseja saber quais as intenções da Justiça do Vaticano.
"Não sabemos o que o Vaticano fará. Nas próximas horas pedirei uma reunião com o promotor de Justiça. Até agora, o Vaticano não fez nada", disse à AFP. "Que documentos querem revisar, os da in -
vestigação da promotoria de Roma o tem algum arquivo que queiram compartilhar?", questiona-se. "Há anos peço que sejam interrogadas algumas personalidades pertencentes à cúpula do Vaticano. Infelizmente, algumas já faleceram", destacou.
Após dois anos sem comemorações, em função da pandemia da Covid-19, Nova Iguaçu volta a celebrar seu aniversário. Para festejar os 190 anos de fundação da cidade-mãe da Baixada Fluminense desde 15 de janeiro de 1833, a Prefeitura vai ter uma programação especial com três dias de eventos que prometem atrair os mais variados públicos.
As celebrações começam com o plantio de 190 árvores de espécies da mata atlântica. A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) será realizada na sexta-feira (13), às 10h, no entorno do Viaduto dos Imigrantes. No mesmo dia, às 18h, o Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura, recebe convidados para a abertura do Festival de Artes de Nova Iguaçu. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e terá a apresentação da peça “Morre uma estrela”, do autor Gabriel Fontoura.
Sábado vai ter mais de 14 horas de festa Os festejos continuam no sábado (14), a partir das 9h, com o Circuito de Folia de Reis. O festejo secular, que no passado era uma forte tradição na Baixada, vem sendo resgatado pela Prefeitura, por meio da SEMCULT e da FENIG, e promete emocionar o público que passar pela Praça Rui Barbosa, no Centro. Pertinho dali, na Praça da Via Light, na Rua Arcelino Pereira Neves, próximo ao antigo Polo Gastronômico, acontece a Virada Cultural. Ao longo de todo o sábado, haverá apresentações culturais e musicais para todos os gostos, tais como Afoxé Maxambomba, Batuque 18, Nosso Grupo, Siriguela, Qualquer Maneira, Tom Carioca e André Jamaica. A abertura do evento está prevista para às 11h. Às 19h, a música vai dar um tempo e abrir espaço para o esporte, com a tradicional “Corrida e Caminhada do Aniversário da Cidade de Nova Iguaçu”, evento que conta com o apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu. Os atletas terão que
superar um percurso de 5km entre subidas e descidas da Via Light para cruzar a linha de chegada. A largada acontece na altura da Vila Olímpica.
Às 20h45, a música volta a agitar o público com o som do Swing & Simpatia. Em seguida, quem comanda a festa é o Grupo 100%. O segundo dia de comemoração termina em ritmo de samba com o iguaçuano Cremilson “Bico Doce”, intérprete oficial da Estação Primeira de Mangueira, a partir das 22h30.
Domingo de missa, lazer e muita história
A missa em ação de graças pelo aniversário da cidade, que será celebrada pelo bispo emérito Dom Luciano Bergamin, acontece às 9h, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 2264, Centro. Antes disso, às 8h, a Praça Santos Dumont, localizada ao lado do Parque Play City, também no Centro, recebe a primeira edição de 2023 do “Música na Natureza”, projeto que promove a valorização dos artistas
locais em um encontro com o público em um cenário sempre cercado pela natureza. O evento terá as apresentações de Renan Oliveira, Laisa Viana, Johnson Almeida, Luís Brito, Só Damas e Expressão.
A Praça Santos Dumont também será o ponto de partida para outros dois eventos esportivos apoiados pela Prefeitura: a Corrida Infantil, com até 900 metros de percurso para meninos e meninas (a partir das 9h), e
o Passeio Ciclístico, que promete transformar cerca de 15 quilômetros das ruas de Nova Iguaçu em uma grande ciclovia (largada às 8h30). Para participar destas atividades e também da corrida noturna de sábado é preciso se inscrever em https:// www.ticketsports.com. br/e/aniversario-da-cidade-de-nova-iguacu-190-anos-da-cidade-de-nova-iguacu-35113.
As celebrações pelos 190 anos de fundação de Nova Iguaçu terminam com
uma viagem ao passado. Às 14h, a artista plástica Elisângela Monforte fará um guiamento histórico interpretando a personagem Condessa do Iguassú, filha de D. Pedro I. No bate-papo com o público, ela falará sobre a relevância histórica da cidade e promete contar “fofocas dos tempos do império”, como gosta de dizer. O encontro acontece no Parque Histórico e Arqueológico do Iguassú Velho, berço da Baixada Fluminense.
AOperação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.
Com resultados impactantes de redução de criminalidade no horário e área de atuação, a Operação Segurança Presente ganhou a confiança da população fluminense e se tornou uma marca forte e desejada por todos.
As demais operações foram inauguradas nos anos seguintes com a meta de reduzir índices de criminalidade, promover o reordenamento urbano, prestar atendimento social e garantir o direito de ir e vir da população do
Rio de Janeiro.
As operações atuam no município do Rio de Janeiro - em bairros da região central, zona norte, zona sul, e zona oeste - além das cidades de Niterói, São Gonçalo e de municípios da Baixada Fluminense.
O efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais. O patrulhamento é feito à pé, de bicicleta, de motocicleta e viaturas.
Como Começou Em 1º de Janeiro de 2014 foi inaugurada a Operação Lapa Presente para complementar o policiamento do 5º BPM (Centro) em razão do aumento da criminalidade na região.
Os comerciantes e moradores da Lapa estavam se sentindo inseguros e foi daí que surgiu a implantação do Lapa Presente. O aumento da sensação de segurança levou os turistas a frequentarem a região boêmia, aquecendo o comércio da região.
O sucesso do programa levou à expansão, no ano seguinte, para outros bairros do Rio. Em dezembro de 2017, a operação cruzou a ponte e foi inaugurada no município de Niterói. Já em agosto de 2019, chegou na Baixada Fluminense e hoje está presente em 32 localidades do estado.
O contato direto com a população faz toda a diferença na atuação dos agentes do Segurança Presente. Com uma abordagem cidadã os policiais militares e agentes civis conquistaram a confiança da sociedade.
Com respeito ao cidadão, os agentes de segurança explicam os motivos da abordagem e contam com a colaboração do abordado. A missão do Segurança Presente é proporcionar sensação de segurança através do contato direto e personalizado à população.
APrefeitura de Maricá realiza neste sábado (14/01), às 17 horas, uma palestra de sensibilização do Pólo de Moda de Maricá (Pomar), na Feira da Colmeia, na Lona Cultural de Itaipuaçu. O evento tem o objetivo de identificar trabalhadores do mundo da moda que possam participar do Pomar, que visa a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) na cidade, com previsão de início neste semestre.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cetiqt), com foco na criação de um ecossistema de moda, confecção e incubadora na cidade de Maricá, que abrigará debaixo do mesmo teto criadores, empreendedores, produtores, fornecedores e consumidores da moda.
A ideia é juntar forças e, acima de tudo, compartilhar ideias e experiências, inserindo novos profissionais no mercado, transformando Maricá no novo polo exportador de moda e do Estado do Rio de Janeiro. Como incubadora da moda, o espaço vai contar com coworking, salas para treinamento, telão e ar-
quibancada para palestras, eventos e pequenas feiras, uma fábrica compartilhada, com todos os equipamentos necessários, um laboratório de experimentação e, até mesmo, uma área externa com espreguiçadeiras para momentos de descontração, relaxamento e integração entre os participantes.
“A criação desse ecossistema criativo na cidade, visa o surgimento de um Arranjo Produtivo Local, pegando a moda como segmento indutor, proporcionando a criação de toda uma cadeia de negócios e, a partir daí, gerando oportunidades, emprego e renda”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha.
O local da primeira palestra de sensibilização não foi escolhido à toa.
O Instituto Colmeia tem quase duas mil participantes, que se uniram para alavancar negócios
por meio de cursos de capacitação e estudos sobre empreendedorismo e apoiar microempresas criadas por mulheres.
“Estamos muito felizes em receber esta sensibilização, visto que já possuímos um núcleo de moda que reúne cerca de 30 mulheres. Ter essa possibilidade do projeto dentro de uma feira que fomenta o empreendedorismo feminino, onde temos mais de 80 expositoras dando visibilidade aos seus produtos, terá muito impacto, sem falar que elas mesmas vão chamar outras mulheres que são amigas, vizinhas e clientes, com variadas profissões relacionadas à moda, como, estilistas, costureiras, modelistas, fotógrafas, maquiadoras e modelos. A Colmeia aproxima os projetos que são feitos pelo poder público da sociedade civil, que somos nós”, celebra a fundadora do Instituto Colmeia e organizadora da Feira da Colmeia, Thaisa Muniz.
Programação inclui plantio de árvores, festival de arte, Folia de Reis, missa, shows, virada cultural, corrida e caminhadaOBanco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) registrou forte crescimento em 2022 no apoio a projetos de geração de energia com fontes renováveis e de ganhos em termos de eficiência no consumo. Ao todo, foram R$ 205 milhões em financiamentos apenas no Rio Grande Sul para obras de pequenas hidrelétricas, usinas fotovoltaicas e novos sistemas de iluminação pública em cidades gaúchas.
O volume de crédito disponibilizado ao longo de 2022 é mais que o dobro da média dos financiamentos registrados nos três anos anteriores. No acumulado entre 2019 e
o ano passado, o banco soma R$ 504 milhões em crédito no RS para investimentos em energias limpas e no consumo responsável. Especificamente para geração de energia com fontes renováveis foram R$ 390,8 milhões no quadriênio (R$ 156,6 milhões somente em 2022).
Para o diretor de Planejamento, Otomar Vivian, esse desempenho crescente nos financiamentos para a transição energética reflete o alinhamento do BRDE à agenda da sustentabilidade. “É um compromisso que o banco persegue com muita determinação, uma vez que somos uma instituição signatária da Agenda 2030 da ONU. Neste sentido, as parcerias com instituições financeiras internacionais
têm permitido ao banco ampliar sua atuação nesta área. A agenda climática é uma exigência ambiental e de negócios”, define ele. Atualmente, acrescenta o diretor, 78,4% das operações que o banco realiza estão vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Um dos principais investimentos no setor de energias renováveis é a parceria com o Grupo Ceriluz para implantação da Central Hidrelétrica Linha Onze Oeste. A usina no leito do rio Ijuí, em Coronel Barros, vai gerar 23,60 Megawatts e tem aporte de R$ 140 milhões em linha de crédito do banco. Deste valor, R$ 68,9 milhões foram repassados em 2022.
Ao longo dos últimos quatros, o BRDE registrou R$ 56,3 milhões em operações com prefeituras gaúchas para a implantação de modernos sistemas de iluminação pública. A parte mais expressiva dos investimentos em parceria com os municípios ocorreu em 2022, quando as contratações chegaram a R$ 48,2 milhões. O projeto mais expressivo está em execução na cidade de Rio Grande. Através do investimento de R$ 23 milhões no projeto Ilumina Rio Grande, serão instaladas mais de 26 mil luminárias com tecnologia LED, o que trará maior conforte e segurança à população local, além de uma economia no consumo de energia elétrica em torno de 40%. Ainda no ano passado (se-
tembro), o BRDE passou a atuar em outra frente para auxiliar os municípios. Através de parceria com a prefeitura de Santa Maria, o banco está trabalhando na modelagem de uma Parceria Pública-Privada (PPP) para a modernização da iluminação pública da cidade e futura concessão do sistema que concentra 27 mil pontos de luz.
Entre 2019 e 2022, o BRDE fechou operações de outros R$ 57,2 milhões para projetos de maior eficácia no consumo de energia, o que contempla projetos para indústrias e do comércio instalados no RS. Através do programa “Mais Energia Sustentável é BRDE”, o banco oferece uma série de possibilidades para financiar empreendimentos de geração
e transmissão de energia limpa e renovável, assim como aos projetos que possibilitem a redução do consumo de energia.
Em 2022, o BRDE novamente alcançou resultados expressivos em termos de operações para novos investimentos no RS. O banco atingiu a marca de R$ 1,575 bilhão em financiamentos ao longo do ano passado para empresas, cooperativas e prefeituras gaúchas, crescimento de 10,3% diante do total contratado em 2021 (R$ 1,428 bi). No acumulado dos últimos quatro anos, o volume nominal de investimentos no RS financiados pelo BRDE ultrapassou a marca de R$ 4,6 bilhões.
Aempresa da apresentadora Xuxa Meneguel, Xuxa Promoções e Produções, foi condenada pela Justiça do Rio de Janeiro a pagar mais de R$ 65 milhões por conta de uma acusação de plágio de personagens criados por um empresário mineiro.
A decisão de terça-feira, é da juíza Flávia Viveiros
de Castro, da 6ª Vara Cível, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Cabe recurso.
O publicitário Leonardo Soltz afirma que os personagens de “A Turma do Cabralzinho” foram copiados em um projeto da empresa de Xuxa, que obteve lucro com histórias e licenciamento. Os dois trabalhos se referem a histórias para
AFaetec tem novo presidente. Caroline Alves da Costa foi nomeada, na última sexta-feira (06/01), em publicação do Diário Oficial. Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Caroline também é cirurgiã dentista pela Universidade São José.
Antes de assumir a presidência da Rede, foi vice-presidente de Educação a Distância da Fundação Cecierj, entre julho de 2021 a janeiro de 2023, onde atuou também como chefe de gabinete. Em sua passagem pela Fundação Cecierj, Caroli-
ne foi responsável pela articulação do lançamento da primeira especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a UFRRJ. Em sua gestão, a Rede CEJA – Educação de Jovens e Adultos teve importantes conquistas, como a realização, após 20 anos, do “Provão do CEJA” e a publicação de uma portaria, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar.
Foi em sua passagem pela vice-presidência que o material didático do Pré-Vestibular Cecierj foi reformado com nova metodologia educacional e o curso AprovaRJ lan-
çado, com o objetivo de preparar estudantes que tenham completado (ou cursando o último ano) os ensinos fundamental II e médio para provas de escolas militares, técnicas e institutos federais. No âmbito do Consórcio Cederj, articulou avanços nas áreas acadêmicas e administrativas, como a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a UFF para a implementação do Sistema de Gerenciamento de Correção Online das Provas e o desenvolvimento do Sistema Acadêmico 2.0. Caroline tem cursos de Formação Continuada em Desenvolvimento Humano e Processos Educacio -
nais e Administração da Educação, além de Gestão de Pessoas, Fundamentos de Gestão, Gerenciamento de Escopo de Projetos/ Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi administradora e pedagoga das Naves do Conhecimento, projeto da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio. Foi assessora de projetos das secretarias estaduais de Assistência Social e Direitos Humanos, como o Caminho Melhor Jovem, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
crianças sobre os 500 anos da chegada dos portugueses ao país.
O processo tramita, pelo menos, desde 2004, mas menciona que as duas partes chegaram a tentar uma conciliação em reuniões antes disso, mas que não houve resultado.
O cálculo usado no processo foi feito por um perito que considerou a tiragem
da revista e reprodução de imagens dos personagens em outros produtos, além de considerar outras publicações, que foram usadas como referência. Ele afirma que o tempo do litígio, 19 anos, aumentou o valor devido. O total da condenação, contando as custas do processo, é de R$ 65.201.656,18.
Leonardo AlphaUm levantamento inédito realizado pelo Instituto Fogo Cruzado mostrou que em pouco mais de seis anos, entre julho de 2016 e novembro de 2022, mil pessoas morreram ou foram feridas em consequência de balas perdidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Entre as vítimas, 229 vieram a óbito e 771 sofreram ferimentos. Em 2022, ano em que foi atingida a marca de mil vítimas, foram 20 mortos e 62 feridos. De acordo com os dados, o pior ano da série histórica foi em
2018, quando 252 pessoas vítimas de balas perdidas (47 óbitos e 205 feridas).
O Instituto Fogo Cruzado lembrou que naquele ano, a Região Metropolitana do Rio estava sob período de Intervenção Federal, que durou 10 meses.
A diretora de Dados e Transparência do Instituto Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, chamou atenção para o elevado número de vítimas durante ações policiais. Dos mil baleados, 624 foram atingidos na presença de policiais, e 162 deles morreram. Para a diretora, as ações e operações obedecem uma lógica de conflito.
“As polícias não estão preparadas para evitar conflitos, e isso se reflete no número elevado de vítimas de balas perdidas", disse Maria Isabel.
Em um recorte por faixa etária, os dados mostram que a maioria dos atingidos tinha de 18 anos a 59 anos. Do total de vítimas, 688 eram adultos (137 óbitos e 551 feridos). Dentre a população com mais de 60 anos, 119 foram vítimas de balas perdidas, dos quais 77 morreram.
Na população com idade inferior a 18 anos, 87 crianças e 92 adolescentes foram atingidos por balas perdidas. Desse total, 21 crianças e 27 adolescentes morreram. Além disso, três bebês foram baleados quando ainda estavam na barriga da mãe e somente um sobreviveu. Das 10 gestantes atingidas por balas perdidas, duas morreram e oito ficaram feridas.
O estudo apontou que os tiroteios provocam diferentes formas de efeitos na população. “Trabalhadores faltam ao serviço, crianças deixam de ir para a escola, unidades de saúde têm o atendimento suspenso, transporte público deixa de operar. As balas perdidas, no entanto, são a consequência mais cruel”, indicou a diretora.
No período de abrangência do estudo, 16 pessoas foram vítimas de balas perdidas dentro de unidades de ensino: uma morreu e 15 ficaram feridas.
Segundo a diretora os tiroteios também abalam profundamente a comunidade escolar, com interferência no futuro das crianças e adolescentes.
“As aulas são canceladas, provas são perdidas e professores e diretores precisam se preocupar com a própria segurança e a segurança de seus alunos. Incerteza, trauma e medo de serem as próximas vítimas da violência armada são efeitos diretos dos tiros que comprometem a aprendizagem. Os tiros deixam marcas, que vão além do está na pele e geram consequências que podem durar anos”, completou. Os confrontos abalam ainda a vida de trabalhadores informais, que convivem diariamente com os riscos.
O levantamento concluiu que nove motoboys ou mototaxistas foram vítimas de balas perdidas, três morreram e seis ficaram feridos; oito motoristas de aplicativo foram baleados e a metade morreu; além disso, nove vendedores ambulantes também foram atingidos, um morreu e oito ficaram feridos.
A violência na região metropolitana revela também a falsa sensação de segurança dentro de casa. No período analisado, 108 pessoas foram vítimas de balas perdidas quando estavam dentro de casa. Dessas, 33 morreram e 75 ficaram feridas. Outras 25 pessoas foram atingidas quando se divertiam em bares, resultando em cinco mortes e 20 feridos. Dentro de transportes públicos, 18 pessoas foram baleadas; uma delas morreu.
O estudo citou os dados de uma pesquisa do Datafolha divulgada em 2022, em que 80% dos moradores da capital do Rio de Janeiro relataram medo de ser vítimas de balas perdidas e
59% revelaram a intenção de mudar de cidade, caso fosse possível.
O Instituto Fogo Cruzado utiliza tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, "fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida”. Com o trabalho, a instituição produz mais de 20 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife e de Salvador.
“Através de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real,
que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina”, disse Maria Isabel. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado para o sistema Android e Apple.
A Agência Brasil entrou em contato com o governo do Rio para comentar o levantamento. Em resposta, o Instituto de Segurança Pública do Estado (ISP) encaminhou dados de crime contra a vida em geral, no período de janeiro a novembro de 2022. Já o levantamento do Instituto Fogo Cruzado trata apenas de casos de bala perdida, em período de abrangência maior.
Na noite de terça feira foram proclamados os vencedores do 80° Globo de Ouro, uma prévia do Oscar que se avizinha. Entre os vencedores filmes de drama e comedia, o Globo de Ouro também premia os melhores da televisão norte americana entre series e filmes, com o crescimento da indústria e produções próprias os VoD, Video on Demand, ou streaming tem se mostrado muito mais presente nas premiações tanto no Oscar como no Globo de Ouro. No último ano não houve festa no Globo de Ouro, o que tem colocado em xeque a premiação, A edição deste ano foi uma tentativa de recuperação da relevância do evento, que em 2022 não foi transmitido em lugar algum e nem contou com a presença de celebridades após diversas críticas à entidade organizadora por falta de diversidade e transparência. E os grandes vencedores da festa foram os filmes "Os Banshees de Inisherin" e "Os Fabelmans", vamos ficar atentos pois costuma os vencedores não serem contemplados no Oscar, uma espécie de birra entre os prêmios. Já nas categorias Televisão os grandes destaques foram a comedia "Abbott Elementary" e a antologica "The White Lotus".
A maior parte das 27 categorias foi recebida pelos vencedores, mas as atrizes Zendaya, Cate Blanchett e Amanda Seyfried e o ator Kevin Costner não estiveram no palco para agradecer seus respectivos prêmios. As categorias em questão costumam ser um prenuncio do Oscar, porém, como disse antes, a frustração por não ser o ganhador no maior prêmio do cinema exatamente por ter ganho o Globo de Ouro sempre é evidente, pouquíssimas vezes os críticos de cinema, que
Começando
de Comedia e ou Musical "Os Banshees de Inisherin" de Martin Mc Donagh, Melhor Diretor Steven Spielberg por "Os Fabelmans", Melhor Roteiro Martin Mc Donagh por "Os Banshees de Inisherin", para Melhor Filme Estrangeiro muita atenção ao premiado "Argentina, 1985" de Santiago Mitre, pois está cotada para o Oscar da mesma categoria, o ator argentino Ricardo Darín comemorou muito o prêmio. É possível que com a premiação da Argentina o filme alemão "Nada de Novo no Front", ganha uma força no Oscar, lembrando que o filme é uma produção da Netflix. Melhor atriz de Filme de Drama foi para Cate Blanchett, por "Tár" dirigido por Todd Field, outra indicada ao Oscar. Melhor ator de Filme de Drama Austin Butler por "Elvis" de Baz Luhrmann, Melhor Filme de Animação "Pinóquio" de Guillermo Del Toro, Melhor Atriz de Filme de Comedia e ou Musical Michelle Yeoh por "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" de Daniel Scheinert e Daniel Kwan, Colin Ferrel foi escolhido Melhor Ator de Filme Comedia e ou Musical por "Os Banshees de Inisherin", Angela Bassett recebeu o prêmio de melhor Atriz Coadjuvante em Filme por "Pantera Negra 2 - Wakanda para Sempre", e para
Neste sábado (14/01), o Clube dos Macacos, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe a primeira edição do ano da festa Rockeria, uma das mais badaladas da cidade. As carrapetas serão comandadas pelos DJs Leo Paes Leme e Rapha Lima, que fazem uma mistura de todas as vertentes
do rock internacional.
Certamente não ficarão de fora, por exemplo, hits como ”Can’t Stop” (Red Hot Chili Peppers), ”Inbetween Days” (The Cure), ”Modern Love” (David Bowie), ”The Adults Are Talking” (The Strokes) e ”Under Pressure” (Queen).
Vale ressaltar que, em quase 10 anos de existência, esta será a 99ª edição da Rockeria. Ideal para quem busca diversão, conforto e elegância, a
festa já teve como DJs nomes ilustres como Bruno Mazzeo, George Israel, Selton Mello, Tico Santa Cruz, entre outros.
”Foram mais de 50 mil roqueiros que dançaram e curtiram a Rockeria durante esses nove anos.
Prezamos pela qualidade, com uma boa estrutura de palco, luz e som.
A festa tem excelente repercussão no Rio e é, sem dúvidas, uma grande homenagem ao rock”, destaca o dono da festa,
Leo Paes Leme.
Os ingressos para a primeira edição de 2023, à venda pelo site ”Show Pass”, já estão em 3º lote, custando R$ 70.
Festa Rockeria – 99ª edição
Data: 14 de janeiro de 2023 (sábado)
Horário: A partir das 21h
Local: Clube dos Macacos
Endereço: Rua Pacheco Leão, 2.038 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 18 anos Preço (3º lote): R$ 70.
Aexposição “Rádio Negro” (as vozes negras do rádio), aprovado no 1º edital do Museu da Imagem e do Som/RJ, foi prorrogada até o dia 28 de fevereiro. Essa é a chance para você, que não ainda não teve a oportunidade, conhecer a trajetória de negros que contribuíram para escrever a história do nosso país. O projeto foi idealizado pela dramaturga e crítica teatral Patricia Lopes, a partir das suas memórias de infância que ressurgem como um grito de resistência em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil. “Rádio Negro” tem como proponente o Renascença Clube que, segundo o seu Presidente Alexandre Xavier, “É um presente, pois
mostra a força do povo negro que tem sofrido muito com o racismo”.
A história do centenário do rádio é contada cronologicamente, com linguagem informal, passando por Pixinguinha, Cartola, Carmem Costa, Milton Nascimento, Gilberto Gil, entre outros.
Essa história foi construída, através do acervo iconográfico do Museu da Imagem e do Som, sendo narrada pela atriz Anna Paula Black.
na sua maioria escolhe o Globo concordaram, ou foram gratamente coincididos, com o prêmio da Academia, então vamos a lista dos melhores da Crítica norte americana. pelo cinema, Melhor Filme de Drama ficou com "Os Fabelmans" de Steve Spielberg, Melhor Filme encerrar por hoje Melhor Ator Coadjuvante em Filme foi Ke Huy Quan pelo filme "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", amanhã divulgo os prêmios do Globo de Ouro para Televisão. Raphael FernandesEm casa, equipe de Uberlândia vence time carioca por 3 sets a 1 e segue com 100% de aproveitamento após 11 rodadas Líder absoluto da Superliga feminina de vôlei, o Praia Clube venceu com autoridade o vice-líder Fluminense por 3 sets a 1 na noite desta terça-feira, na Arena Praia, em Uberlândia, pela 11ª rodada da Superliga feminina de vôlei. Com o resultado, o time de Uberlândia fechou o turno da competição com 100% de aproveitamento.
As parciais foram de 25/15, 25/13, 25/27 e 25/19.
A central Carol, do Praia, foi eleita a melhor em quadra e ganhou o Troféu
Viva Vôlei. Brayelin Martínez, também da equipe mineira, foi a maior pontuadora com 20 pontos Com o resultado, o Praia Clube fecha o turno da Superliga com 31 pontos, na liderança absoluta da competição. Com 21 pontos, o Fluminense começou a rodada na segunda colocação, mas pode perder a vice-liderança no complemento do turno Na próxima rodada, a primeira do returno, o Praia Clube volta a jogar na sexta-feira (13), quando recebe o Brasília Vôlei, às 18h30, na Arena Praia, em Uberlândia. O Fluminense joga no sábado (14) diante do Barueri, às 18h, no ginásio José Corrêa, em Barueri-SP.
O Praia Clube abriu boa vantagem logo de cara, 5/1, e neste momento o treinador do Fluminense, Guilherme Schmitz, pediu o primeiro tempo técnico da partida. Forçando o saque, bem no contra-ataque e com a central Carol ligada no jogo, o time de Uberlândia soube manter a distância no placar. Na entrada de rede, Tainara fez o ponto que garantiu a vitória praiana por 25/15 na primeira parcial. No saque de Carol, as donas da casa fizeram 4/0 no começo do segundo set. O Fluminense sentiu o golpe, cometeu vários erros e não fez frente ao
Praia no decorrer da parcial. A dominicana Brayelin Martínez se impôs em quadra e a equipe de Uberlândia fechou em 25/13, após um erro de saque do clube carioca O Fluminense ficou pela frente do placar pela primeira vez ao fazer o primeiro ponto do terceiro set, em ataque de Gabi Cândido. No embalo dos bloqueios da central Lara e dos ataques de Elina Ro -
dríguez, a equipe carioca abriu 15/11. Depois disso, o Praia se estabilizou na recepção, emendou sete pontos seguidos e virou a parcial para 21/18. O Fluminense conseguiu reagir e o fim do set ficou no ponto a ponto. Em ataque diagonal de Gabi Cândido, o clube carioca venceu por 27/25.
O início da quarta parcial foi equilibrado, com as duas equipes se alte -
rando na frente do placar. Na metade do set, a qualidade do ataque do Praia prevaleceu com boa variação de jogadas e a equipe de casa conseguiu abrir boa vantagem. Em um saque para fora da ponteira argentina Elina Rodríguez, o clube de Uberlândia fechou a partida ao vencer o quarto set por 25/19.
ASupercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo, em 29 de janeiro, às 16h, acontecerá, de fato, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A decisão foi confirmada na tarde desta quarta-feira (11/1), entre a Confederação Brasileira de Futebol e os dois clubes.
O palco do clássico nacional foi confirmado 18 dias antes de a bola rolar. Embora tenham recebido o evento em duas oportunidades e agradem à CBF, Brasília e o Mané Garrincha tinham a concorrência de um grupo econômico da Arábia Saudita, disposto a pagar petrodólares para levar o tor -
neio, Estados Unidos e cidades do Nordeste, como Natal (Arena das Dunas), Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata) e Salvador (Arena Fonte Nova).
A questão de segurança em meio à intervenção federal no DF era uma das preocupações. No entanto, o interventor Ricardo Cappelli garantiu plenas condições para a realização da final na capital. “Fui consultado pela CBF sobre a possibilidade de realização em Brasília do jogo da Supercopa entre Palmeiras e Flamengo no final deste mês. Afirmei que há plena condição de segurança”, disse no Twitter.
Em 2022, a Supercopa do Brasil pagou R$ 5 milhões em premiação ao campeão e R$ 2 milhões para o vice. Não há informações sobre os montantes na versão 2023 do torneio.
A Supercopa do Brasil marca o início da temporada do futebol brasileiro. O Flamengo disputa o torneio pela quarta vez e busca o tricampeonato. Em 2020, bateu o Athletico-PR. No ano seguinte, superou o próprio Palmeiras, enquanto caiu nos pênaltis para o Atlético-MG em 2022. Do outro lado do duelo, o Verdão briga pelo título pela segunda vez.
Uma parceria entre duas conceituadas empresas quer transformar Brasília em um polo do tênis no País. A ADK Tennis, referência nacional em formação e treinamento de tenistas de alto rendimento, sediada no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), e a PlayTennis, maior rede de academias de tênis da America Latina, se uniram em um projeto com foco na busca de novos talentos do esporte no Brasil. As primeiras ações dessa parceria acontecem já a partir deste mês, na unidade PlayTennis na cidade, localizada no CT
da Arena BRB. O projeto ADK Tennis/PlayTennis, criado para ampliar ações para o desenvolvimento de atletas do tênis brasileiro a partir da implementação em conjunto de programas de formação, competição e alto rendimento, prevê diversas atividades em Brasília. As primeiras já estão definidas: a Semana de Clínicas para Adultos, de 23 a 27 de janeiro, e a Semana de Treinamento Intensivo Infanto-juvenil ADKTennis/PlayTennis, que acontece de 6 a 10 de fevereiro. Outras atividades já estão previstas e serão implementadas de forma
gradativa. Para o presidente da Arena BRB, Richard Dubois, as ações previstas na parceria ADKTennis/ PlayTennis reforçam a proposta à incentivo e fomentação do esporte em geral que esta sendo desenvolvida pelo complexo. "A formação de um polo de tênis de excelência na Arena é mais um passo na caminhada para firmar Brasília como uma referência no Esporte, Entretenimento e Lazer no plano nacional, além de proporcionar uma oportunidade única para o desenvolvimento do esporte de nossa cidade."