Gazeta Rio - Edição de Quarta-feira 11 de Janeiro de 2023

Page 1

que o ambiente econômico vai melhorar e se fortalecer”, disse. O vice-presidente disse que a resposta aos atos antidemocráticos será de punição não apenas a quem os praticou, mas aos responsáveis por seu financiamento.

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023. Ano XXVI Nº 1048 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 07 Página 04 Página 07 Página 04 Página 03 Página 05 Página 07 Página 09 Página 05 Moacyr do Carmo promove o 1º mutirão para doação de sangue em 2023 MP de Contas pede bloqueio de bens de Bolsonaro, Ibaneis e Torres por atos criminosos em Brasília Página 10 Ministra Ana Moser diz que esports não são esportes Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial Maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite é sepultado em Caxias, no Rio
“Um aspecto importante da federação brasileira, com o presidente Lula recebendo os 27 governadores e o presidente da Frente de Prefeitos, é o de que a democracia é um valor importantíssimo muito ligado à economia. É consolidando a democracia
Mundo Castro e governadores defendem a democracia em Brasília Alckmin diz que democracia sai fortalecida após atos antidemocráticos Igreja Anglicana pede desculpa por vínculos econômicos com escravidão Secretaria de Trabalho e Renda oferece 1.172 vagas de emprego com salários que chegam a R$ 5,2 mil Índice Nacional da Construção Civil fecha 2022 com alta de 10,9% Pedido foi assinado pelo sub-procurador geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado, feito ao ministro do TCU, Bruno Dantas No acumulado do ano, os materiais atingiram 10,02%. A parcela do custo com mão de obra foi mais elevada e alcançou 12,18%.
PRÉ CARNAVAL DE MADUREIRA

OMinistério Público junto ao Tribunal de Contas de União (MPTCU) pediu para a corte o bloqueio de bens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador afastado do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.

O pedido – assinado pelo sub-procurador geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado – feito ao ministro do TCU, Bruno Dantas, é justificado pelos atos criminosos do último domingo (8) em Brasília, no qual as sedes dos Três Poderes foram atacadas por bolsonaristas.

“Terroristas” cometeram crimes e agora querem que prisão seja “colônia de férias”, diz Moraes.

“Em razão de processo de Tomada de Contas e do vandalismo ocorrido no Distrito Federal

no dia 8 de janeiro de 2023, que provocou inúmeros prejuízos ao erário federal, solicito seja decretada a indisponibilidade de bens”, escreve o pedido.

Além do trio, o sub-procurador também solicita o bloqueio de bens “de outros responsáveis, sobretudo de financiadores de mencionados atos ilegais”.

“Aproveito a oportunidade para me colocar à disposição dessa Corte para novos pedidos de indisponibilidade”, conclui o pedido.

Patrícia Cardoso é a 1ª mulher a chefiar a Defensoria Pública Geral do RJ, em 68 anos

'Foi um ato de sabotagem de Anderson Torres', diz interventor no

Interventor na segurança pública no Distrito Fedeeral, o secretário nacional de Justiça Ricardo Cappelli afirmou que a invasão dos prédios públicos no último domingo só foi possível em razão de "uma operação estruturada de sabotagem" comandada pelo ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) Anderson Torres. Cappelli afirmou que o ex-secretário deixou as forças de segurança de Brasília sem comando propositalmente e "fugiu para o exterior".

"Então, foi um trabalho duro nessas últimas 36 horas, mas que vem dando resultado. Em paralelo a isso, nós trocamos também o comando da Polícia Militar aqui do DF e estamos estabilizando o comando das forças de segurança.

O que faltou no domingo foi comando. Foi o comando e a liderança da secretaria de segurança do Distrito Federal. Nessas poucas horas na frente da secretaria eu posso afirmar que o que foi aconteceu não foi por acaso. Foi um ato de sabotagem do secretário Anderson Torres. O ex-ministro de Bolsonaro que assumiu a secretaria de segurança na segunda-feira dia 2, mudou todo o comando e viajou. Então, o que aconteceu não foi por acaso", disse Ricardo Cappelli, em entrevista à "CNN Brasil".

O interventor elogiou a participação de oficiais da PM nas

últimas horas, em ações que esvaziaram os prédios, desmontaram equipamentos e devolveram a normalidade às ruas de Brasília. Segundo ele, só faltou comando a eles no dia 8 e o fato de que a posse de Lula, no dia 1º, cercada de ameaças, ter acontecido sem grandes problemas, comprova que a culpa pelos episódios recai sobre Torres, que assumiu o cargo um dia depois. "O que mudou em 7 dias? Do domingo dia 1 ao domingo dia 8? É simples. No dia 2, Anderson torres, ex-ministro de Bolsonaro, assumiu a secretaria de segurança do Distrito Federal. Exonerou todo o comando da secretaria, mudou todo o comando da secretaria e viajou. Se isso não é sabotagem eu não sei o que é. Então, o que faltou, o problema não são os oficiais, não é a corporação", completando: "Houve uma operação estruturada de sabotagem comandada pelo ex-ministro bolsonarista Anderson Torres que viajou. Ele montou a sabotagem e fugiu do Brasil". Logo após os atos de domingo, Anderson Torres afirmou que teve o dia "mais amargo de sua vida profissional". Já exonerado do cargo, ele condenou as manifestações e afirmou que as investigações apontarão os responsáveis. Ele disse que está nos Estados Unidos com a família para uma viagem de férias, que iniciou logo depois de assumir como secretário.

GAZETA
RIO
A nova defensora pública geral do Rio de Janeiro tomou posse na terça-feira (10). Patrícia Cardoso vai ficar à frente da instituição no biênio 20232024. Em 68 anos, essa é a primeira vez que uma mulher assume a chefia da Defensoria Geral do RJ. Ela foi empossada de manhã numa cerimônia na sede da Defensoria, no Centro do Rio. Patrícia foi nomeada pelo governador Cláudio Castro depois de ter sido a primeira colocada na eleição interna realizada no ano passado.
Ibaneis Rocha (MDB), ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Governador
do DF,
Arquivo MP de Contas pede bloqueio de bens de Bolsonaro, Ibaneis e Torres por atos criminosos no DF
Pedido foi assinado pelo sub-procurador geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado, feito ao ministro do TCU, Bruno Dantas
Lima Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1048 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Anderson Torres foi exonerado do cargo de secretário de segurança do DF
Foto:
DF
Daniela

Alckmin diz que democracia sai fortalecida após atos antidemocráticos

Ovice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse hoje (10) que a democracia brasileira sai fortalecida após as respostas rápidas dadas pelo país aos atos antidemocráticos de domingo (8) em Brasília. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, deu a declaração após a cerimônia de posse da nova diretoria da ApexBrasil.

“A resposta foi extremamente rápida e já foi feita a intervenção na segurança pública do Distrito Federal. Há poucos casos de acampamentos. Os que existiam foram desmobilizados. Acho que a democracia sai fortalecida desse episódio”, disse Alckmin ao destacar, também, que o ocorrido acabou por unir os Três Poderes e as unidades federativas na defesa da democracia.

“Um aspecto importante da federação brasileira, com o presidente Lula recebendo os 27 governadores e o presidente da Frente de Prefeitos, é

o de que a democracia é um valor importantíssimo muito ligado à economia. É consolidando a democracia que o ambiente econômico vai melhorar e se fortalecer”, disse.

O vice-presidente disse que a resposta aos atos antidemocráticos será de punição não apenas a quem os praticou, mas aos responsáveis por seu financiamento. Na avaliação dele, por terem aspecto “transitório e passageiro” esses atos não prejudicarão a economia do país.

“Isso é transitório. Os Estados Unidos tiveram a invasão do Capitólio, mas isso não mudou a economia americana. Economia é competitividade. Temos de trabalhar, porque temos muitas oportunidades. Uma delas, que chama muita atenção, é a questão da economia verde, no combate às mudanças climáticas”, disse.

“O Brasil vai mudar sua imagem no mundo, de devastador e desmatador da Amazônia para país onde a questão das mudanças climáticas, a transição energética e o compromisso com a descarboni-

zação são centrais. Isso vai atrair muito investimento para o Brasil, porque, se antigamente a questão [para empresas investidoras] era onde produzo bem e mais barato, agora ela é onde produzo bem, mais barato e com compensação de emissão de carbono. As oportunidades são extraordinárias para o Brasil receber mais investimentos”, disse.

Alckmin, no entanto, ressaltou que, para deixar claro o compromisso com a democracia e, consequentemente, para a economia, “a experiência mostra que o que não pode ter é impunidade”.

“O que foi feito no STF [Supremo Tribunal Federal] é inacreditável. Um verdadeiro absurdo. Uma coisa é discordar ou divergir. Outra coisa é querer dar golpe, e isso é crime”, disse.

Perguntado sobre as adequações orçamentárias a serem adotadas para viabilizar o aumento do salário mínimo de R$ 1.302 para R$ 1.320, Alckmin se limitou a responder que “o salário mínimo está a caminho”.

Apex

Sobre o encontro que teve na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Alckimin disse que faz parte das prioridades do governo Lula conquistar novos mercados, estimular micro e pequenas empresas, favorecer o desenvolvimento de produtos com valor agregado e inovação. Alckmin destacou que tratados comuns como os voltados à União Europeia

e à América Latina receberão atenção especial e que pretende acompanhar de perto o caso da Argentina, para onde as exportações brasileiras registraram queda de 40%.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, disse que essa queda nas exportações para o país vizinho foi em consequência da falta de “diplomacia empresarial” do país, algo que, segundo ele, foi observado de forma bastante intensa nos últimos quatro anos.

Viana acrescentou que, para fazer “uma virada” nas relações comerciais com o exterior, o Brasil precisará dos agentes federados, e que este será um dos focos da agência. “Vamos ouvir, acertar e fazer ações conjuntas para identificar, em cada estado, dois ou três produtos que têm potencial para ganhar força”, disse ele ao afirmar que tudo envolverá crédito a ser obtido com bancos públicos.

Três torres de energia são derrubadas; governo cria comitê para fazer apurações do caso

Três torres de transmissão de energia elétrica foram derrubadas na madrugada de segunda-feira (9/1), de acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os casos ocorreram no Paraná e em Rondônia e levaram o governo federal a criar, nesta terça-feira (10/1), um gabinete de crise coordenado pela Aneel, o gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro. Apesar de o fornecimento não ter sido interrompido em nenhum dos casos, o Ministério de Minas e Energia (MME) acompanha o

caso para garantir a segurança energética do país. O mais grave ocorreu às 0h13 de segunda, na usina de Itaipu. Uma torre de transmissão que faz par-

te do sistema responsável por escoar a energia gerada para o restante do país foi derrubada por um trator e cabos de apoio foram cortados, segundo infor-

Pasta dos Direitos Humanos monitora situação de presos

OMinistério dos Direitos Humanos e da Cidadania informou hoje (10) que monitora a situação das pessoas que foram presas após os atos terroristas de domingo (8) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Cerca de 1,2 pessoas foram presas.

Em nota, a pasta informou que está em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e que a legalidade será observada.

“Este ministério – que atua em defesa da vida, da me-

mória e da justiça social –expressa preocupação com todas as pessoas deste país que se encontram presas, dentro das dificuldades e desumanidades encontradas na situação prisional brasileira – sem exceção –, pois, em sua maioria, são pessoas marginalizadas, discriminadas, vilipendiadas, ultrajadas, pobres, invisibilizadas e desamparadas”, declarou a pasta.

O ministério também endossou o tratamento rigoroso, dentro da lei, contra os “atos golpistas”.

“Como a história tem mostrado, golpistas são, invariavelmente, violadores de direitos humanos e detratores da cidadania. A verdadeira defesa dos direitos humanos, portanto, exige o repúdio ao golpismo e à violência promovida por grupos antidemocráticos e orientados pelo fascismo”, concluiu a pasta.

Mais cedo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que os financiadores dos atos já começaram a ser identificados.

mações apuradas pelo jornal O Globo. Outras três torres foram avariadas na mesma região, em Medianeira (PR), a 50km de Foz do Iguaçu (PR). Ou-

tra linha de transmissão assumiu o escoamento da energia e não houve corte no fornecimento.

Outros dois casos ocorreram em Rondônia: uma torre teve seus cabos de sustentação cortados e caiu e outra foi derrubada. Também não houve interrupção no fornecimento de energia no estado.

Por conta das ações terroristas de ataque à infraestrutura básica, o MME montou gabinete de crise com diretores de todas as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, coordenado pela Aneel.

O objetivo é entender as tentativas e atos de van-

dalismo na estrutura física e cibernética das instalações mapeadas como infraestruturas críticas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

"Há indícios de vandalismo. Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres", aponta um trecho do boletim de acompanhamento do grupo. Os casos aconteceram após bolsonaristas radicais também tentarem impedir a distribuição de combustíveis com bloqueio em frente à diversas refinarias do Brasil, nesse caso as forças policiais locais dispersaram os movimentos.

Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 3 NACIONAL

Índice Nacional da Construção Civil fecha 2022 com alta de 10,9%

OÍndice Nacional da Construção Civil (Sinapi) fechou 2022 com elevação de 10,9%. É a segunda maior taxa desde 2014.

Em relação ao ano anterior, quando ficou em 18,65%, houve recuo de 7,75 pontos percentuais. Contribuiu para o resultado a taxa de dezembro, que apresentou variação de 0,08%, ficando 0,07 ponto percentual abaixo da de novembro. Naquele mês, a alta de 0,15% foi o menor índice de 2022 e manteve a tendência de desaceleração no ano. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O gerente do Sinapi, Augusto Oliveira, chamou a atenção para o fato de que mesmo com o resultado de dezembro sendo bem menor que a taxa dos meses anteriores, o acumulado em 2022 ficou abaixo apenas do que foi captado em 2021, com taxa de 18,65%, e pouco acima de 2020, com 10,16%. “Mesmo com quedas recorrentes desde

julho, o acumulado no ano ainda tem influência das altas captadas no momento atípico de pandemia”, afirmou.

O custo nacional para o setor habitacional por metro quadrado, que é medido pelo Sinapi, subiu para R$ 1.679,25 em dezembro. Desse valor, R$ 1.001,20 correspondem aos materiais e R$ 678,05 à mão de obra. Em novembro, o custo ficou em R$ 1.677,96.

Segundo o IBGE, a parcela dos materiais que apresentou estabilidade em novembro (0,01%) e outubro (0,04%) teve alta de 0,07% em dezembro. Se considerado o índice de dezembro de 2021, houve queda de 0,69 ponto percentual. Com apenas um reajuste anotado, a parcela de mão de obra avançou 0,08%, ainda assim a menor do ano, sendo também um recuo de 0,27 ponto percentual em relação a novembro, quando ficou em 0,35%. No acumulado do ano, os materiais atingiram 10,02%. A parcela do custo com mão de obra foi mais elevada e alcançou 12,18%. Em 2021, a par-

Inflação oficial fecha em 5,79% em 2022

OÍndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou 2022 com uma taxa de 5,79% acumulada no ano. O índice ficou abaixo dos 10,06% acumulados em 2021, segundo dados divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A inflação acumulada de 2022 foi puxada principalmente pelos alimentos e bebidas, que tiveram alta de preços de 11,64% no ano, acima dos 7,94% de 2021. Também tiveram impacto importante os gastos com saúde e cuidados pessoais, que ficaram 11,43% mais caros. O grupo de despesas vestuário, por sua vez, teve a maior variação no mês: 18,02%.

Os transportes ajudaram a frear o IPCA de 2022, ao registrar deflação (queda de preços) de 1,29% no ano. Esse grupo de despesas havia acumulado inflação de 21,03% no ano anterior.

O grupo comunicação também fechou o ano com deflação: -1,02%. Os demais grupos apresentaram as seguintes taxas de inflação no ano: artigos de residência (7,89%), despesas pessoais (7,77%), educação (7,48%) e habitação (0,07%).

Dezembro

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,62% em dezembro.

A taxa ficou acima do 0,41% do mês anterior mas abaixo do 0,73% de dezembro de 2021.

cela dos materiais fechou em 28,12% e a mão de obra em 6,78%.

O gerente do Sinapi destacou que nos últimos meses de 2022, as variações na parcela dos materiais foram com taxas mais próximas às captadas em anos anteriores à pandemia, enquanto 2020, 2021 e os primeiros meses de 2022 sofreram mais fortemente o impacto da situação. No caso da mão de obra, os acordos coletivos influenciaram os resultados. “Em 2022, acordos coletivos passaram a repor os salários das categorias profissionais do segmento da construção civil, que tiveram poucos ganhos nos anos da pandemia. Além disso, o aumento da inflação, base para a reposição dos salários nos dissídios, acabou influenciando os valores acordados”.

Regiões

A maior variação regional em dezembro foi no Norte (0,67%), que registrou avanço em seis dos sete estados. Nas demais regiões, houve quedas de 0,04% na Nordeste e de 0,09% na Sudeste,

enquanto tiveram altas o Sul (0,32%) e o Centro-Oeste (0,21%).

Os custos regionais, por metro quadrado, ficaram em R$ 1.697,69 no Norte; R$ 1.560,52 no Nordeste; R$ 1.735,03 no Sudeste; R$ 1.761,89 no Sul e R$ 1.722,72 no Centro-Oeste. A maior taxa para o último mês do ano foi no Piauí que apresentou 2,64%. No acumulado do ano, a taxa alta foi em Mato Grosso (20,52%), que também ficou com a maior taxa no acumulado da parcela dos materiais (22,39%).

Sinapi O Índice Nacional da Construção Civil é uma produção conjunta do IBGE e da Caixa Econômica Federal. De acordo com o IBGE, as estatísticas do Sinap são fundamentais na programação de investimentos, sobretudo para o setor público. “Os preços e custos auxiliam na elaboração, análise e avaliação de orçamentos, enquanto os índices possibilitam a atualização dos valores das despesas nos contratos e orçamentos”.

AIgreja Anglicana, do Reino Unido, pediu desculpas nesta terça-feira (10) pelos vínculos econômicos de uma de suas organizações com a escravidão.

A igreja já conduz um processo de compensação a comunidades afetadas. "Lamento profundamente. Chegou a hora de agir ante este passado vergonhoso", declarou o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja anglicana.

O relatório divulgado nesta terça-feira dá continuidade às revelações de junho de 2022, segundo as quais o órgão "Church Commissioners" ("Comissários da Igreja") tinha "vínculos históricos" com o comércio transatlântico de escravos.

Esta entidade foi criada com parte da doação proveniente

de um fundo que remonta à rainha Ana em 1704, com o objetivo de ajudar os clérigos mais pobres.

O relatório revela que o fundo da rainha Ana investiu "quantias significativas" na South Sea Company, que comercializava escravos africanos. Além disso, também recebia doações de pessoas ligadas ao tráfico de escravos e à economia das "plantations".

"O 'Church Commissioners' lamenta profundamente os vínculos de seus predecessores com o tráfico transatlântico de escravos", afirmou a organização, em um comunicado, prometendo um fundo de 100 milhões de libras (cerca de R$ 635 milhões) nos próximos nove anos para "um futuro melhor e mais justo para todos".

O dinheiro será destinado, em particular, para "comunidades afetadas pela escravidão".

A maior alta de preços do mês veio do grupo saúde e cuidados pessoais (1,60%), que também teve o maior impacto na inflação oficial no período. Os itens com maior impacto nesse grupo foram produtos de higiene pessoal (3,65%), em especial os perfumes que, com uma alta de 9,02% tiveram o maior impacto individual no IPCA.

Com uma inflação de 0,66%, os alimentos e bebidas tiveram o segundo maior impacto na inflação oficial de dezembro, puxados pelas altas de preços de produtos como tomate (14,17%), feijão-carioca (7,37%), cebola (4,56%) e arroz (3,77%).

Nenhum grupo de despesas apresentou queda

de preços no mês. Mas grupos como transporte e habitação tiveram mais baixas que em novembro. Os transportes tiveram taxa de 0,21% em dezembro, abaixo do 0,83% de novembro, devido às quedas de preços da gasolina (1,04%), óleo diesel (2,07%) e gás veicular (0,45%).

As altas de preços do etanol (0,48%), das passagens aéreas (0,89%) e dos pedágios (3%) mantiveram os transportes com inflação. Habitação passou de 0,51% em novembro para 0,20% em dezembro, devido às altas menos intensas, em dezembro, de itens como aluguel residencial (0,40%) e energia elétrica residencial (0,20%).

Holanda

Há menos de um mês, o governo da Holanda, um dos países que mais se aproveitaram do comércio de escravos, pediu perdão

às suas ex-colônias pelo papel histórico que o país exerceu na escravidão e no tráfico de pessoas desde entre os séculos XVII e XIX.

Foto:
via
VOLTA AO MUNDO
Justin Tallis/ pool
AP Foto: Peter Dejong/ AP
O arcebispo Justin Welby, atual líder da Igreja Anglicana, durante visita a igreja da comunidade etíope em Londres, no Reino Unido O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, durante cerimônia de pedido de desculpas pelo apoio da Holanda à escravidão, no Arquivo Nacional, em Haia, em 19 de dezembro de 2022
Igreja lucrou com a comercialização de escravos durante séculos
Igreja Anglicana pede desculpa por vínculos econômicos com escravidão
France Presse
Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Vencedores da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática recebem kits para a viagem à Disney e à Nasa

Oprefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, entregaram, nesta terça-feira (10/1), 62 kits de viagem para os alunos com os melhores resultados na 1ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), que ocorreu em 2021. Eles foram premiados com uma viagem à Disney e à Agência Espacial Americana –Nasa, nos Estados Unidos, prevista para ser realizada no fim deste mês.

– Essa premiação é para mostrar que a dedicação ao estudo compensa. Queremos que vocês sirvam de exemplo para os outros alunos. Tem que estudar e se dedicar na escola, que isso pode significar uma oportunidade na vida. Vocês vão curtir demais essa viagem, não tenho dúvida. Mas é importante entender que não há limites para vocês sonharem – disse o prefeito Eduardo Paes, durante a entrega dos kits no Parque das Ruínas, em Santa Teresa.

Os alunos receberam uma mala de bordo, mochila, dois casacos, cinco camisetas, um par de tênis, cinco pares de meia, blusa térmica e squeeze. Os demais alunos com excelentes resultados vão à Disney

e à Nasa ao longo do ano.

– Fiquei muito feliz com a premiação. Desde bem pequena, falava para a minha mãe que tinha um sonho de estudar fora e conhecer outros lugares. Estou muito ansiosa para viajar, porque vai ser uma oportunidade de ouro, vou me divertir muito e ter experiências únicas, que vou levar para o resto da minha vida – contou Marina dos Santos Araújo, de 16 anos, que era aluna da Escola Municipal Embaixador Araújo Castro, em Campo Grande, quando fez a OCM em 2021.

Professores e diretores das escolas em que os alunos tiveram melhor desempenho também foram premiados. Em novembro do ano passado, eles fizeram uma viagem de formação na Universidade de Columbia, em Nova York.

– Não tinha criado expectativa para ganhar o prêmio, mas quando recebi a notícia fiquei muito feliz. Gosto muito de matemática, tenho facilidade para aprender, talvez no futuro escolha alguma profissão na área. Essa viagem vai ser uma experiência única na minha vida. Ganhei por mérito e acredito que estou no caminho certo, que o estudo vai me levar cada vez mais para a frente – disse Marcelly Marques

dos Santos, de 14 anos, que este ano vai cursar o 9° ano da Escola Municipal Von Martius, também em Campo Grande. Os 291 vencedores da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática receberam notebooks, curso de programação, cedido pela Codebuddy, e de inglês, do Edify Education. Também foram distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção hon-

rosa para os participantes. – Hoje é um dia muito especial, em que a gente consolida o trabalho da primeira edição da Olimpíada Carioca de Matemática. Nossos alunos estudaram muito, fizeram essa prova importante e agora estão sendo premiados com medalhas, notebooks e uma viagem para a Disney e a Nasa. Queremos mostrar para a nossa garotada que estudar vale a pena, que a

educação é o melhor caminho possível. Eu sou fruto dessas olimpíadas, tive minha vida transformada pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), onde percebi que estudando poderia ganhar uma viagem, uma bolsa de estudos e ter oportunidades que eu nunca tinha considerado – declarou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A OCM 2021 contou com a participação de 200 mil alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e Carioca II, selecionados após duas provas elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Os resultados da 2ª Olimpíada Carioca de Matemática (2022), com a participação de mais de 300 mil alunos, têm previsão de divulgação até o final de fevereiro.

ASecretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em parceria com o Hemorio, convida a todos os doadores voluntários de sangue para o primeiro mutirão de campanha no ano de 2023.

CAPS de Japeri oferece atividades voltadas para o bem da saúde mental

Com o debate sobre o Janeiro Branco, campanha que enfatiza a importância dos cuidados com a saúde mental, o CAPS Japeri promoverá durante todo o mês de janeiro oficinas, palestras e rodas de conversas que vão abordar o tema.

De acordo com a psicóloga e supervisora no núcleo de Saúde Mental, Fernanda Ceciliano, a unidade oferece oficinas de escuta e rodas de conversa.

“Estamos atuando todos os dias com psicólogos e oficinas de escuta, não só para os assistidos pelo CAPS, mas para toda à população japeriense. Além disso, também abordamos temas mais

específicos, como a prática de exercícios físicos que auxilia na saúde mental”, explicou.

Fernanda também disse que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde tem feito o acompanhamento direto das famílias dos assistidos na unidade.

“Com esse acompanhamento vemos um retorno muito positivo das famílias. Entendemos que o trabalho apenas na unidade não é suficiente.

Precisamos acompanhar, saber como está o paciente em casa. Saber se os familiares precisam de ajuda”, disse.

Entre as doenças psiquiátricas mais atendidas no local estão: depressão, transtorno de personalidade, bipolaridade, esquizofrenia, transtorno

obsessivo-compulsivo (TOC), psicoses e ansiedade. Os pacientes podem ser atendidos nas especialidades de psquiatria, psicologia, assistência social e enfermagem. O atendimento é feito por demanda espontânea. Basta ir até a unidade e solicitar atendimento. A triagem é feita na hora.

Em caso de atendimento psiquiátrico, a marcada uma consulta ou, se for um caso atípico, o paciente é encaminhado para outros locais.

Para ser atendido é necessário apresentar cópia do documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dr. Arruda Negreiros, 41, Japeri.

O mutirão para coleta de sangue acontecerá no dia 18/01, quarta-feira, das 10h às 16h, no auditório do HMMRC, e está aberta a todos os voluntários aptos a doar.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os doadores que é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto.

O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Car-

mo está localizado na Rodovia Washington Luiz, 3.200 – Parque Beira Mar.

Quem pode doar? Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Pessoas com doenças transmissíveis, mulheres

grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar somente após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação (48h em caso de Coronavac).

Serviço: “Mutirão para Doação de Sangue no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo”

Data: 18/01/2023, quarta-feira; Horário: 10h às 16h; Local: Auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (Rodovia Washington Luiz, 3.200). É obrigatória a apresentação de documento original com foto.

Alunos vencedores da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática recebem kits para a viagem à Disney e à Nasa
Moacyr do Carmo promove o 1º mutirão para doação de sangue em 2023
Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Hyago dos Santos

Alunos de Direito do Passaporte Universitário iniciam estágio no Fórum de Maricá

Estudantes do programa Passaporte Universitário começaram nesta terça-feira (10/12) um estágio supervisionado no Fórum da Comarca de Maricá do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Os 48 alunos selecionados, todos estudantes de Direito, vão atuar em todas as áreas do serviço judiciário graças a um convênio

inédito firmado entre a Prefeitura de Maricá e o TJ-RJ, cumprindo assim uma das exigências feitas a todos os selecionados pelo Passaporte Universitário – a prestação da contrapartida social durante o curso.

Os estudantes receberam as boas-vindas dos juízes que atuam na comarca em cerimônia na sala do Tribunal do Júri do fórum. Os magistrados desejaram sucesso aos novos

estagiários e ressaltaram que, atuando na comarca, todos se equivalem a servidores públicos, devendo ter em mente que estão ali para servir ao público e que têm os mesmos direitos e deveres de qualquer funcionário do Poder Judiciário.

Diretora do Fórum de Maricá, a juíza Crícia Curty destacou que o convênio com a prefeitura pode ser estendido para receber estudantes de outras áreas.

“Vamos avaliar a possibilidade de, no futuro, absorver alunos de psicologia e serviço social, por exemplo, que podem integrar equipes multidisciplinares, dando suporte aos juízes das varas de Família e de Infância e Juventude”, explicou. A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, lembrou que o convênio com o TJ é mais uma inovação do Passaporte Universitário, que oferece

ensino superior e agora a chance de levar os alunos do programa a prestarem sua contrapartida social.

“Começamos a discutir essa ideia durante a pandemia e ficamos muito felizes porque, com essa iniciativa, fazemos a educação ser realmente integral, com prática. Aqui eles terão o conhecimento vivenciado na prática”, comemorou ela.

Uma das estudantes selecionadas para o estágio,

Beatriz Pereira Vaz tem 22 anos e mora em Inoã.

Atualmente no sexto período, ela se disse empolgada com a oportunidade de aprender na prática o que vê em sala de aula.

“Aqui no fórum teremos experiência nas áreas criminal, cível, de família, então podemos realmente viver o que estudamos. Estou feliz de estar aqui”, disse a jovem, que pretende seguir carreira na área criminal do direito.

Concurso ICTIM Maricá – RJ: editais e inscrições; ganhos de até R$ 6,6 MIL

Foram publicados três editais referentes ao concurso ICTIM Maricá, no estado do Rio de Janeiro. O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) visa o preenchimento de 60 vagas para profissionais de níveis médio e técnico. Este concurso público está sendo organizado sob responsabilidade do Instituto Consulpam. O prazo de validade dos concursos será por dois anos, contado da homologação do resultado, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Vagas do concurso ICTIM Maricá

Das 60 vagas disponíveis neste concurso público, 12 são destinadas à contratação imediata e 48 para formação de cadastro reserva. Além das vagas de ampla concorrência, existem oportunidades para

candidatos negros ou com deficiência. É importante conferir o edital de abertura para saber todos os requisitos solicitados. A seguir, confira a distribuição por edital de abertura e o respectivo nível de escolaridade:

Edital nº 001/2023

Técnico Administrativo I: oportunidade de nível médio. Vencimento de R$ 2.195,80 para atuar em jornadas de 40 horas semanais; Técnico Administrativo II: oportunidade de nível médio. Vencimento de R$ 2.613,34 para atuar em jornadas de 40 horas semanais;

Analista I: oportunidade de nível médio. Vencimento de R$ 2.091,54 para atuar em jornadas de 40 horas semanais;

Analista II: oportunidade de nível médio. Vencimento de R$ 2.489,25 para atuar em jornadas de 40 horas semanais;

Analista III: oportunida-

de de nível superior. Vencimento de R$ 3.673,47 para atuar em jornadas de 40 horas semanais; Analista TI: oportunidade de nível superior. Vencimento de R$ 2.963,83 para atuar em jornadas de 40 horas semanais;

Controlador: oportunidade de nível superior.

Vencimento de 5.421,05 para atuar em jornadas de 40 horas semanais;

Contador: oportunidade de nível superior. Vencimento de 5.421,05 para atuar em jornadas de 40 horas semanais.

Edital nº 002/2023

Analista Jurídico: oportunidade para profissional de nível superior. Vencimento de R$ 6.649,27 para atuar em jornadas de 40 horas semanais.

Edital nº 003/2023

Professor Pesquisador I: oportunidade para profissional com nível superior. Vencimento de R$ 3.189,11 para atuar em jornadas semanais de 15 horas;

Professor Pesquisador II: oportunidade para profissional com nível superior e pós-graduação. Vencimento de R$ 3.571,80 para atuar em jornadas semanais de 15 horas;

Professor Pesquisador III: oportunidade para profissional com nível superior e mestrado. Vencimento de R$ 4.000,42 para atuar em jornadas semanais de 15 horas.

Concurso ICTIM

Maricá: inscrições

Os interessados devem solicitar participação, exclusivamente via internet, no período de 10 a 31 de janeiro de 2023.

As inscrições devem ser realizadas no site do Instituto Consulpam, conforme o edital disputado: Edital nº 001/2023; Edital nº 002/2023; Edital nº 003/2023.

Para confirmar a solicitação, será preciso pagar a taxa de inscrição de R$ 80,00 para cargos de nível

médio, e R$ 100,00 para os cargos de nível superior.

Etapas do concurso ICTIM Maricá

Os candidatos serão avaliados inicialmente por meio de realização de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, previstas para serem aplicadas no dia 2 de abril de 2023.

Além disso, haverá etapas especificas para alguns cargos: Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, aos candidatos dos cargos de nível superior. Essas provas serão aplicadas no mesmo dia das objetivas; Prova de títulos, de caráter classificatório, apenas aos candidatos aos cargos de nível superior. Edital e outras informações

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) foi criado pela Lei Complementar nº 325/2019. Ele é

uma autarquia com missão institucional voltada para a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico, ou tecnológico, e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. Para saber mais detalhes sobre a realização do concurso ICTIM Maricá, será necessário ler com atenção o edital de abertura correspondente à vaga que deseja concorrer. Os documentos estão publicados no site do Instituto Consulpam: Edital nº 001/2023; Edital nº 002/2023; Edital nº 003/2023.

Dúvidas e reclamações devem ser direcionadas à banca responsável pelo certame, por meio dos seguintes canais de atendimento: Telefone: (85) 3224-9369 / 3239-4402; Endereço de e-mail: contato@consulpam.com.br.

Foto: Anselmo Mourão Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 6 EDUCAÇÃO

Castro e governadores defendem a democracia durante encontro com Lula, em Brasília

Ogovernador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve em Brasília, nesta segunda-feira (9/1), com governadores e representantes das 27 unidades federativas e os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, em um ato em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. A reunião aconteceu um dia após os ataques de vandalismo e as invasões do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF. - É um momento importante para mostrar maturidade política dos governadores, que vie -

ram em massa, em apoio suprapartidário à democracia e às instituições.

O país precisa ser unificado, e os governadores deram um sinal de união federativa - afirmou Cláudio Castro, após a reunião em Brasília.

Ao fim do encontro, todos seguiram a pé até a sede do Supremo Tribunal Federal para verificar os danos ao patrimônio, duramente atacado neste domingo. No prédio histórico, principalmente o interior e o plenário foram praticamente destruídos.

Cláudio Castro também reuniu a cúpula de Poderes do estado, nesta segunda-feira, quando foi criado um grupo de trabalho com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para monitorar, em tempo

real, vias e prédios públicos e privados.

Ações no Rio de Janeiro

Também na manhã desta segunda-feira (9/1), o governador reuniu secretários de Estado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio, e determinou às forças de segurança que sigam monitorando as movimentações no Rio de Janeiro para impedir qualquer ação contra o patrimônio público e privado do estado. A reunião aconteceu nas primeiras horas do dia no CICC, que recebe imagens de câmeras em pontos estratégicos, em tempo real. Nenhuma ação violenta foi identificada até o momento no estado.

Secretaria de Trabalho e Renda oferece 1.172 vagas de emprego com salários que

chegam a R$ 5,2 mil

Três regiões do estado concentram as oportunidades desta semana: Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana

ASecretaria de Estado de Trabalho e Renda inicia a semana com a oferta de 1.172 vagas de emprego para a população fluminense. As oportunidades foram captadas pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego – e pelo Aplicativo Mais Trabalho RJ, em todo o Estado do Rio. Em ambos os casos, os respectivos sistemas realizam uma análise entre o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Há oportunidades para enfermeiro do trabalho e técnico de segurança do trabalho, com salários de até R$ 3,6 mil, para atuar em Resen -

de, no Médio Paraíba; auxiliar de jardinagem, com exigência de Ensino Fundamental completo,

para trabalhar na Barra da Tijuca e Engenho de Dentro, no município do Rio de Janeiro; e en -

carregado de obras, para atuar em Teresópolis, Região Serrana, com salário até R$ 5,2 mil.

Três regiões do estado concentram as oportunidades desta semana: Metropolitana, com 1.053, Médio Paraíba, com 41, e Serrana, com 78. Dentre elas, 587 são exclusivas para pessoas com deficiência (PcD).

Para esse público, existem vagas para atendente de balcão (50), operador de caixa (50), auxiliar de limpeza (50) e ajudante de limpeza (50), com salários de até R$ 1,6 mil, todas na Região Metropolitana.

Para o público de ampla concorrência, as vagas oferecidas são, em sua maioria, dos setores do comércio (63,8%) e serviços (27,1%), com sa -

lários variando entre R$ 1,3 mil e R$ 5,2 mil, esta última remuneração para encarregado de obras, no município de Teresópolis.

Para se inscrever ou atualizar o cadastro é necessário ir a uma unidade do Sine levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/Pasep/ NIT/NIS e CPF.

Para consultar o endereço das unidades Sine e os detalhes de todas as vagas oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda (Setrab), disponível no site http://www.trabalho.rj.gov.br/.

Ocorpo do ex-atacante Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama, foi sepultado na tarde de teça-feira (10) no cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias, cidade onde o craque nasceu na Baixada Fluminense. O caixão chegou ao local, em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiro, após cortejo do Estádio de São Januário até o cemitério em Caxias

- também conhecido como Cemitério do Corte Oitoonde estão enterrados os pais de Dinamite.

Cerca de mil fãs aguardaram em frente ao cemitério a chegada do corpo do craque cruzmaltino, incluindo torcedores com camisas de outros clubes.

O ex-jogador Edmundo acompanhou todo o cortejo. Após as últimas homenagens ao craque, o corpo de Dinamite foi sepultado em cerimônia restrita a fa-

miliares e amigos. Muito emocionados, os familiares não falaram com a imprensa. Vizinho de Dinamite quando o craque morava em Caxias, o músico Delly Gama Valentim Filho, de 76 anos, se despediu do amigo.

“Eu sou amicíssimo da família, da falecida mãe dele, do pai, dos irmãos, das filhas, então era um amigo que eu tinha. Eu toco saxofone nas horas vagas. Quando ele ia trei-

nar, que não era esse Dinamite explosivo, eu ia junto com ele na Brasília. Um grande craque, eu sou vascaíno. O céu está em festa porque está ganhando um grande artilheiro”, disse após o sepultamento. O corpo de Dinamite foi velado durante todo o dia de ontem (9), em cerimônia aberta ao público, em São Januário. Na manhã deste terça (10), familiares

“Em meio a tanto ídolos de São Januário, você foi o maior. Não foi mais um, não foi apenas um dos maiores.

Foi e é o maior de todos. Entre nós não há segredos:

O ex-jogador Roberto Dinamite, de 68 anos, morreu no último domingo (8), após mais de um ano em tratamento contra um câncer de intestino.

e amigos próximos participaram de uma missa. Nos momentos finais, Carlos Roberto Osório, primeiro vice-presidente do Vasco, leu uma carta do clube para o craque Roberto Dinamite. Vasco e Roberto Dinamite são sinônimos e sempre serão. Essa é minha promessa, meu amigo. Nunca deixarei que os vascaínos e o mundo esqueçam dos seus feitos”, afirmou Osório no início da leitura.
'O país precisa ser unificado, e os governadores deram um sinal de união federativa', ressaltou Castro
Maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite é sepultado em Caxias
Para o público de ampla concorrência, as vagas oferecidas são, em sua maioria, dos setores do comércio (63,8%) Foto: Rogério Santana Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 7 GERAL
Cláudio Castro participou do encontro que reuniu representantes das 27 unidades federativas e os presidentes da República e do Supremo Tribunal Federal (STF)
Vantagens que só o aluno GHF tem... Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh Coleg oeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc. Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1

PAULO SILVA

TODO DIA A MESMA NOITE

ANetflix divulgou dia 9 a minissérie ficcional "Todo dia a Mesma Noite" baseado na tragedia da Boate Kiss. A frase "Memória não morrerá", canta Milton Nascimento na canção "Sentinela", que marca a trilha sonora do trailer da obra, divulgado nesta segunda-feira, 9.

A minissérie brasileira de ficção inspirada na história real do incêndio na boate Kiss, que tirou a vida de 242 jovens em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 2013, estreia na Netflix no dia 25 de janeiro. Com direção geral de Julia Rezende, direção de Carol Minêm e roteiro de Gustavo Lipsztein, a trama é baseada no livro "Todo Dia a Mesma Noite: A História não Contada da Boate Kiss"(2018), da premiada jornalista e escritora Daniela Arbex.

Em cinco episódios, a minissérie ficcional revela os bastidores desta que foi uma das maiores tragédias do país – da investigação policial acerca das circunstâncias que levaram ao incêndio até o início da incansável luta por justiça travada pelas famílias das vítimas, que segue até hoje, dez anos mais tarde. No elenco de "Todo Dia a Mesma Noite" estão artistas consagrados como Debora Lamm, Thelmo Fernandes, Paulo Gorgulho, Bianca Byington, Leonardo Medeiros, Raquel Karro e Bel Kowarick – que interpretam personagens cujas vidas foram destroçadas pela perda dos filhos -, além de Erom Cordeiro e Laila Zaid, que dão vida aos policiais responsáveis por investigar o caso, e Flávio Bauraqui como o advogado das famílias. Paola Antonini, Nicolas Vargas, Manu Morelli, Luan Vieira, Miguel Roncato e Sandro Aliprandini interpretam jovens vítimas da tragédia. Produzida pela Morena Filmes para a Netflix, a minissérie tem produção executiva de Mariza Leão, Tiago Rezende e Gustavo Lipsztein, e consultoria criativa de Daniela Arbex.

26° MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

A 26ª Mostra de Cinema Tiradentes, que será realizada de 20 a 28 de janeiro, tem entre sua maior novidade a realização do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, em cinco dias presenciais, de 21 a 25 de janeiro. O evento acontece num cenário de grandes expectativas por um novo ciclo positivo de revitalização do setor audiovisual no país. Mais uma vez, a Mostra Tiradentes abre espaço para reunir pessoas de

diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade –fortemente afetada pela pandemia e pelo descaso do Governo Federal nos últimos cinco anos.

A dinâmica dos trabalhos propõe a abordagem dos segmentos da formação, produção, distribuição, exibição e preservação do audiovisual, tendo por objetivos a identificação dos pontos críticos de cada segmento, a legislação normativa incidente e suas lacunas, além dos pontos considerados prioritários para a ação de fomento público, sempre levando em consideração focal a valorização das cadeias produtivas regionais e o reconhecimento do amplo conjunto de atores em exercício.

Sob a coordenação de Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes; Mário Borgneth, cineasta, produtor e ex-Secretário do Audiovisual; Alfredo Manevy, cineasta, produtor, professor e exSecretário Executivo do Ministério da Cultura, o encontro conta ainda com a participação de mais de 50 profissionais que atuam em cinco grupos de trabalho – os GTs do Fórum de Tiradentes, coordenados por: GT Formação (Adriana Fresquet), GT Produção (Cíntia Domit Bittar), GT Distribuição (Lia Bahia), GT Exibição/Difusão (Pedro Butcher) e GT Preservação (Hernani Heffner).

O Fórum de Tiradentes busca revisitar prepositivamente a complexidade atual do audiovisual brasileiro tendo por premissas de base a valorização da descentralização, no reconhecimento do potencial das cadeias regionais de produção; a diversidade, no reconhecimento das demandas dos diversos segmentos que compõe a cadeia produtiva e na pluralidade de formatos e linguagens audiovisuais; o desenvolvimento econômico, no reconhecimento da pujança econômica do setor em meio à economia da Cultura, com seu grande potencial gerador de emprego e renda, diante das complexidades envolvidas para sua maior inserção afirmativa nos mercados nacional e global; e na democracia, reconhecendo o campo audiovisual como veículo de expressão de múltiplos protagonismos, com o objetivo de apresentar balizadores essenciais para o desenho de novas políticas públicas para o setor.

Pré carnaval de Madureira

Oevento “Abertura do pré Carnaval de Madureira” em homenagem ao Padroeiro da Cidade do RJ, que estará completando 10 anos em 2023 realizado pelo GRES TPM – 1ª Escola de Samba Feminina do Brasil e que foi reconhecido pelo Prefeito Eduardo Paes, ainda como Bloco, através da lei nº 7.400 onde diz que somos de Interesse Cultural, Social e Turístico para o Município do Rio de Janeiro, onde ressaltamos a importância do Carnaval de Rua reconhecido como Patrimônio material e imaterial do Rio de Janeiro. O grupo de Mulheres do GRES Turma da Paz de MadureiraTPM é atuante no território e preza o cuidado com o meio ambiente e seus foliões.

Foto: Divulgação/Facebook Foto: Divulgação/Facebook Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 9
G Estado do Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Caderno

LÉO ALPHA

Ministra Ana Moser diz que esports não são esportes

Aministra do Esporte, Ana Moser, considera que esportes eletrônicos - os jogos de videogame disputados competitivamente - não são esportes e, por isso, não investirá neste segmento. A ex-jogadora de vôlei comparou o treino de atletas de esports ao da cantora Ivete Sangalo e declarou que os esportes eletrônicos fazem parte da indústria do entretenimento, assim como a música. — A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. "Ah, mas o pessoal treina para fazer". Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias,

assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte — disse Ana Moser Ela disse que não haverá investimento do Ministério do Esporte nos esports e lembrou que a ONG "Atletas pelo Brasil" atuou para que a Lei Geral do Esporte, cuja proposta está em tramitação no Senado, não deixasse o conceito de esporte tão amplo a ponto de poder incluir esports.

— A questão do esporte eletrônico a nível federal ainda não é uma realidade. Não tenho essa intenção [de investir nisso]. No

meu entendimento, não é esporte. A gente lutou, no ano passado, eu na minha vida pregressa, a frente da Atletas pelo Brasil, a gente fez uma ação muito forte junto ao Legislativo para o texto da Lei Geral [do esporte] não ser aberto o suficiente para poder ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte raiz. Na definição de esporte, tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco. Lógico, risco

sempre acontece, e é um trabalho constante. O projeto da nova Lei Geral do Esporte (PL 1.153/2019), do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi aprovado em junho no Senado, com relatoria de Leila Barros (PDT-DF), e em julho pela Câmara. Mas o texto sofreu alterações e, por isso, precisará ser apreciado novamente pelos senadores.

Games e esportes A discussão sobre se esports são esportes ou não é antiga para a comunidade de jogos eletrônicos e pas-

sa pela inclusão de games no programa olímpico.

Em março de 2022, o Comitê Olímpico Internacional (COI) descartou a possibilidade de realização de campeonatos de games que não envolvam atividade física nas Olimpíadas. Por outro lado, o COI anunciou que Singapura será sede da Semana Olímpica de Esports em 2023. O evento é um "próximo grande passo no apoio ao desenvolvimento dos esportes virtuais dentro do Movimento Olímpico e no envolvimento com grandes gamers com-

petitivos", segundo a entidade máxima do esporte tradicional.

Entre as atrações da Semana Olímpica de Esports estão as finais presenciais do Olympic Esports Series, competição global em colaboração com as federações internacionais. Esta se baseia no Olympic Virtual Series, que aconteceu no ano passado. Para Thomas Bach, presidente do COI, a ação se trata de um "marco importante em nossa ambição de apoiar o crescimento dos esports dentro do Movimento Olímpico".

Gareth Bale, ex-Real Madrid,

anuncia aposentadoria

Oatacante Gareth Bale, um dos maiores nomes da história do futebol galês, anunciou sua aposentadoria. Aos 33 anos, o ex-Real Madrid deixa os campos profissionais apenas seis meses de sua chegada no Los Angeles FC, da Major League Soccer, e depois de sua única participação em uma Copa do Mundo. “Após consideração cuidadosa e cuidadosa, anuncio minha aposentadoria imediata do clube e do futebol internacional. Me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo”, publicou o galês.

Bale publicou uma carta separada de despedida apenas da seleção galesa. O atacante tem 111 partidas com a equipe e é o jogador que mais vezes vestiu a camisa de País de Gales.

“Minha decisão de me aposentar do futebol internacional foi (seleção), de longe, a mais difícil da minha carreira”, definiu o atacante.

Bale anuncia sua aposentadoria seis meses antes do fim de seu contrato com o LAFC. Pelo time da MLS, o galês fez três gols em 13 partidas, em curta passagem, mas foi decisivo com um gol na decisão da última edi-

ção da liga, que terminou com título da equipe de Los Angeles, o último da carreira do atacante. Bale é o maior artilheiro e jogador com mais jogos por País de Gales, com 40 gols em 111 jogos A aposentadoria de Bale era cogitada após o fim do contrato do atacante com o Real Madrid, em junho do ano passado. Na ocasião, a imprensa britânica chegou a publicar que o atacante continuaria sua carreira apenas na seleção galesa. Ele, no entanto, foi para os Estados Unidos, mas permaneceu no LAFC apenas por seis meses.

Oastro Kevin Durant deve perder um mês de jogos do Brooklyn Nets após torção no joelho direito. A informação foi publicada primeiro pelo jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN dos EUA, nesta segunda-feira.

O astro levou a pior após Jimmy Butler aterrissar em cima de sua perna depois de um arremesso. O lance aconteceu no terceiro quarto da vitória sobre o Miami Heat nes-

te domingo Durant será reavaliado em duas semanas, mas a expectativa é de um período maior afastado. O jogador sofreu o mesmo tipo de torção em janeiro de 2022, mas no joelho esquerdo. Ele ficou seis semanas fora do time. Os médicos dos Nets acreditam numa recuperção mais rápida desta vez. A notícia causa enorme impacto negativo na franquia, num momento de crescimento do time na temporada. São

18 vitórias nos últimos 20 jogos (27-13 no total) e luta dia a dia pela liderança da Conferência Leste com o Boston Celtics (2812). Durant só perdeu um duelo em toda a campanha. O astro tem médias de 29,7 pontos por duelo, além de 6,7 rebotes, 5,3 assistências e 1,5 toco.

Ele foi eleito para o All-Star Game nas últimas 12 temporadas em que esteve em quadra e lidera a votação para este ano no Leste.

GAZETA RIO
Esportes
nº 1048 Foto: Reprodução
Estado
do Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2023 Ano XXVI -
NBA: Kevin Durant deve perder um mês por lesão no joelho direito
Kevin Durant disputa jogada contra Jimmy Butler Foto: Michael Laughlin-USA TODAY Sports Ministra comparou treino de atletas de esports ao de cantora e disse que Governo não irá investir neste mercado

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.