Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2023. Ano XXVI Nº 1071 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
Lula e Biden unidos pela democracia

Os dois líderes mundiais falam contra desigualdade e meio ambiente

"Nós agora temos alguns problemas para trabalharmos juntos. Primeiro, nunca mais permitir que aja um novo capítulo do Capitólio e que nunca mais aja o que aconteceu no Brasil com a invasão do Congresso, do Planalto e do STF. A segunda coisa que temos que trabalhar juntos é o combate à desigualdade. A questão racial que, de vez em quando, vejo ser praticada em todos os países, nos EUA, no Brasil. Sobretudo os jovens negros da periferia são vitimas muitas vezes da incapacidade do estado porque a violência que existe na periferia é a ausência do estado com politicas públicas para garantir sonhos à juventude".
"A terceira coisa é a questão climática. Nós temos um compromisso desde 2009 em Kopenhagen, quando participei da COP 15 em que assumimos o compromisso de reduzir o desmatamento em 80% e diminuir a emissão de gases de efeito estufa em 39% e nós cumprimos isso", completou.
“Uma Mulher ao Sol” volta ao cartaz, dia 2 de março
Com direção de Ivan Sugahara, o espetáculo retorna no Teatro Poeirinha

Combate
PÁGINA 7
Salário inicial na área de Extração de Petróleo e Gás é o maior do país, aponta Firjan

PÁGINA 6
“O órgão quer analisar também como as ações e omissões de gestores e políticos podem ter contribuído para a situação atual das comunidades que vivem na Terra Indígena Yanomami”.
Nova diretoria da Federação das CDLs toma posse no Rio
Guilherme Delaroli e outros parlamentares estarão mobilizados junto ao governador Cláudio Castro para sensibilizarem o governo federal sobre a relevância da conclusão dos projetos.

Fifa The Best: Richarlison está entre os finalistas de gol mais bonito

à fome: organização lança campanha para arrecadar proteínas
PGR divide denúncia contra Bolsonaro e Damares e abre investigação criminal
Lei que concede incentivo fiscal para setor metal mecânico
Mobilização na Alerj para retomada das obras do ComperjO jovem presidente empossado, Fabiano Gonçalves deixou a festa com clima bastante animada.
GAZETA RIO
Fundado em 1997
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio AvelarEstado do Rio de Janeiro, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1071
Bloco do Heitor estreia com percussão de 250 alunas da escola Villa-Lobos
Em estreia no carnaval 2023, no sábado (18/02), às 12h, o bloco do Heitor, formado por alunas, ex-alunas da Escola de Música Villa-Lobos — vinculada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) — sai às ruas na praça Praça XV. O bloco segue pela Rua São José. O tema é Rua da Carioca: berço musical do país. O bloco faz homenagem a Chiquinha Gonzaga. Será o primei-

ro feito pelas alunas, em 70 anos de existência da escola, sob o comando do mestre Riko — prêmio de melhor bateria de Escola de Samba do Grupo Mirim (2002) e o Estandarte de Ouro do Jornal O Globo (2003) —. O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço. A sede da escola, na rua Ramalho Ortigão, 9, no Centro.
Brasil recebe aceno para indicação de Dilma a Banco dos Brics, dizem assessores do governo
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem que o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) "não tem chance de voltar à Presidência".
A declaração ocorreu durante entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN internacional, durante viagem aos Estados Unidos para reunião com o líder americano, Joe Biden.

Lula ainda comparou a luta pela democracia e a polarização política nos EUA e no Brasil, afirmando que "a democracia vai prevalecer". "Nós vamos ter eleições depois das eleições nos Estados Unidos. Nós vamos ver como é que a coisa vai acontecer nos EUA porque aqui tem uma divisão muito marcada igual tem no Brasil. Os democratas e os republicanos estão muito divididos. Ou seja, 'ame-o ou deixe-o'. É mais ou menos isso que acontece", apontou.
Indústria de fake news
Em indireta a Bolsonaro, o pe -
tista disse que o país teve "indústria de fake news", que "não conseguiu combater em igualdade de condições", e que "nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista".
"No Brasil, nós somos um país mais pacificado. O brasileiro, na sua índole, ele gosta de música, ele gosta de futebol, de carnaval. Não é um povo que tem a cultura de odiar. O que aconteceu é que tivemos uma indústria de fake news que nós não conseguimos combater em igualdade de condições. E estou convencido de que nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista. Uma eleição sempre será dividida quando tem dois candidatos."
Lula ainda citou os ataques golpistas nos EUA, a exemplo do Capitólio em 2021, e os atos extremistas na Praça dos Três Poderes, no 8 de janeiro, em Brasília.
"A única coisa estranha que ocorreu foi o que aconteceu aqui no Capitólio porque jamais a gente imaginava que, no país que simbolizava a demo -
cracia, alguém pudesse invadir o Capitólio ou alguém pudesse ser tão desumano como era o presidente Trump."
Em seguida, Lula destacou que Bolsonaro é uma cópia fiel do ex-presidente americano Donald Trump. "Bolsonaro é uma cópia fiel, é uma cópia. É como se você colocasse numa máquina e tirasse uma fotocopia, é a mesma coisa. Não gosta de sindicato, não gosta de empresário, não gosta de trabalhados, não gosta de mulheres, não gosta de negros, não gosta de conversar com empresários. Ou seja, é ele e as mentiras dele. É ele e as fanfarras dele. Não gosta de falar com a imprensa. Nós mudamos isso. Acho que o Brasil aos poucos vai se encontrando e, aos poucos, a democracia vai prevalecer. Esse é meu compromisso e espero que, daqui a quatro anos, você possa fazer outra entrevista comigo para ver como o Brasil já estará democrático", completou. "Bolsonaro não tem nenhuma chance de voltara a Presidência da República", concluiu.
Ogoverno brasileiro recebeu sinal verde de países que integram o Brics para a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), segundo integrantes da gestão petista. Segundo apurou a CNN, foi feita uma sondagem informal pelo governo brasileiro a dirigentes da Rússia, China, Índia e África do Sul. E a resposta teria sido positiva de todos os integrantes do bloco de países. Com a sinalização, a articulação neste momento é pela saída do o ex-diplomata Marcos Troyjo do comando da instituição financeira. Segundo relatos feitos à CNN, Troyjo poderia deixar o posto e ocupar uma função na gestão de Tarcísio Freiras, em São Paulo. A CNN revelou que Dilma in-

dicou a integrantes do governo federal que tem interesse em assumir o NDB. A petista tem tratado do assunto com aliados próximos, entre eles especialistas no país asiático, e tem consumido conteúdo relacionado à história e ao desenvolvimento econômico da China, tema sobre o qual sempre demonstrou interesse. A sede do banco fica em Xangai. Os aliados da petista lembram que a instituição financeira foi criada em 2015, durante o seu governo, e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sondou Dilma sobre a possibilidade de ela ocupar um posto em organismo internacional.
A expectativa é de que Dilma acompanhe Lula em viagem a Pequim, programada para março. A estratégia seria de transformar a presença da ex-presidente em mais um elemento de pressão pela mudança no comando do Banco dos Brics.
Cármen Lúcia envia processos contra Bolsonaro para Justiça do DF
Aministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, enviou cinco processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal. As ações, apresentadas por parlamentares e entidade da sociedade civil, pedem a investigação do ex-presidente por declarações de ameaça ao Poder Judiciário e de promoção de uma ruptura institucional no país durante as comemorações do 7 de setembro em 2021. Na decisão, Cármen Lúcia argumenta que Jair Bolsonaro não foi reeleito presidente da República e não detém mais foro privilegiado por estar sem mandato. Desta forma, não é
mais competência do STF julgar os pedidos.
“Pelo exposto, considerando a perda superveniente do foro por prerrogativa de função do requerido, reconheço a incompetência deste Supremo Tribunal Federal para processar e julgar a presente Petição e determino seja a presente Petição remetida, com o resguardo e cautelas devidos, ao Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para que seja distribuída ao juízo competente na Seção Judiciária do Distrito Federal, sem prejuízo do reexame da competência pelo destinatário, para adoção das providências necessárias, na forma da legislação vigente”, diz a ministra na decisão.

Nos EUA, Lula diz que Bolsonaro "não tem chance de voltar à Presidência"Gustavo Uribe e Daniel Rittner, CNN Ingrid Soares
Lula e Biden, falam contra desigualdade e meio ambiente
Foto: Ricardo Stuckert/PR Ingrid Soares, CBEm discurso ao lado do líder americano, Joe Biden, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou desafios em comum com os Estados Unidos e defendeu a democracia, o combate à desigualdade e pregou 'cuidado com a Amazônia' e parceria pela mudança climática.

"Nós agora temos alguns problemas para trabalharmos juntos. Primeiro, nunca mais permitir que aja um novo capítulo do Capitólio e que nunca mais aja o que aconteceu no Brasil com a invasão do Congresso, do Planalto e do STF. A segunda coisa que temos que trabalhar juntos é o combate à desigualdade. A questão racial que, de vez em quando, vejo ser praticada em todos os países, nos EUA, no Brasil. Sobretudo os jovens negros da periferia são vitimas muitas vezes da incapacidade do estado porque a violência que existe na periferia é a ausência do estado com politicas públicas para ga-
rantir sonhos à juventude".
"A terceira coisa é a questão climática. Nós temos um compromisso desde 2009 em Kopenhagen, quando participei da COP 15 em que assumimos o compromisso de reduzir o desmatamento em 80% e diminuir a emissão de gases de efeito estufa em 39% e nós cumprimos isso", completou. Em indireta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula afirmou que “nos últimos anos, a Amazônia foi
invadida pela irracionalidade política e humana”.
"Tivemos um presidente que mandava desmatar, mandava garimpo entrar em áreas indígenas, mandava garimpar nas florestas que demarcávamos como reserva na Amazônia”, citou. O petista ressaltou ainda o objetivo de meta global de desmatamento zero na Amazônia até 2030 e que pretende transforma-la em "um centro de pesquisa compartilhada com o
mundo inteiro".
"Eu assumi um compromisso que até 2030 vamos chegar a desmatamento zero na Amazônia. Vamos fazer um esforço muito grande para transformar a Amazônia não em um santuário da humanidade, mas num centro de pesquisa compartilhada com o mundo inteiro para que a gente possa tirar proveito da riqueza da biodiversidade da Amazônia, para ver se transformamos
essa riqueza em melhoria da qualidade de vida do povo que mora na Amazônia", apontou. "Cuidar da Amazônia hoje é cuidar do planeta terra. Cuidar do planeta terra é cuidar da nossa sobrevivência. E, por isso, todos nós temos a obrigação de deixar para nossos filhos e netos um mundo melhor do que nós recebemos dos nossos pais", pontuou. "Uma árvore de 300 anos não tem proprietário. Ninguém pode derrubá-la. É um patrimônio da humanidade. Ela está lá para garantir a subsistência do planeta e por isso vamos levar muito a sério a questão do clima", emendou. O petista defendeu ainda união entre o Brasil e os EUA para uma "governança global" para medidas em prol do meio ambiente. "É preciso que a gente estabeleça uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte. Porque a questão climática, se não tiver uma governança global que tome decisões, que todos os países sejam obrigados a cumprir, se não tivermos, não vai dar certo".
"Não sei qual fórum, não sei se na ONU, no G20, no G8, mas alguma coisa a gente tem que fazer para obrigar os países, o nosso Congresso, empresários a acatar as decisão que tomamos a níveis globais. Se isso não acontecer, a nossa discussão sobre a questão climática ficará muito prejudicada. Acho que não temos muito tempo. Urgentemente precisamos tomar atitude. No Brasil, vamos fazer o que é possível fazer". Por fim, emendou que "tanto os EUA e o resto do mundo pode contar com o Brasil na luta pela democracia e na luta pela preservação ambiental". "Isso não é um programa de governo. É um compromisso de fé de alguém que acredita no humanismo, na fraternidade, na solidariedade. Eu não quero viver num mundo em que os humanos se transformararão em algoritmos. Eu quero viver num mundo em que os humanos sejam humanos. E, para isso, precisamos cuidar com muito carinho daquilo que Deus nos deu, que é o planeta terra", concluiu.
PGR divide denúncia contra Bolsonaro e Damares e abre investigação criminal
(Republicanos-DF), que por ser senadora tem foro privilegiado.
Opresidente Luiz
Inácio Lula da Silva disse ontem, após reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden, que acha que os Estados Unidos vão participar do Fundo Amazônia. Lula falou com a imprensa na frente da Casa Branca, residência oficial do governo norte-americano.

Ele foi questionado se os Estados Unidos vão aderir ao fundo, que hoje conta com financiamento da Alemanha e da Noruega para preservação da Amazônia.
"Acho que vão", respondeu Lula.
"Não só acho que vão, como é necessário que participem, porque veja:
o Brasil não quer transformar a Amazônia em um santuário da humanidade, mas também o Brasil não quer abrir mão de que a Amazônia é um território do qual o Brasil é soberano", completou o presidente.
Antes da reunião, havia uma expectativa de que o resultado do encontro entre os dois presidentes fosse o anúncio dos EUA de que entrariam para o Fundo Amazônia.

Lula disse que não conversou especificamente sobre o Fundo Amazônia com Biden. Mas disse que discutiu a necessidade de países ricos financiarem ações de preservação do meio ambiente em países em desenvolvimento.
"Não discuti especificamente o Fundo Amazônia.
Eu discuti a necessidade dos países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas. Só na América do Sul, além do Brasil, temos Equador, temos a Colômbia, temos Peru, temos Venezuela, temos as Guianas, temos vários países que temos que cuidar", relatou o presidente brasileiro.
Mais cedo, parte da conversa entre Lula e Biden, no Salão Oval, pôde ser acompanhada pela imprensa. Os dois presidentes ressaltaram que a defesa do meio ambiente e o combate ao aquecimento global são prioridades de seus mandatos, e que Brasil e Estados Unidos devem ser parceiros nessa iniciativa.
Adenúncia-crime sobre os povos ianomâmis de janeiro deste ano, apresentada por parlamentares do PT, assinada por Zeca Dirceu, líder do partido na Câmara dos Deputados, foi distribuída para o Ministério Público Federal (MPF) de Roraima, para apuração cível sobre a suspeita de cometimento de ações da gestão de Jair Bolsonaro (PL).
A PGR que acolheu originalmente a peça, no entanto, concentrou a parte criminal e a pôs em sigilo. Os inquéritos estão em curso. A peça cita os nomes de Bolsonaro e de Damares Alves
Nota institucional diz que o procedimento vai apurar a responsabilidade do Estado brasileiro na crise humanitária que enfrenta o povo ianomâmi em Roraima.
“O órgão quer analisar também como as ações e omissões de gestores e políticos podem ter contribuído para a situação atual das comunidades que vivem na Terra Indígena Yanomami”.
O MPF se posiciona pela existência de “um vasto acervo” de evidências para a imediata responsabilização do estado brasileiro.
“Tal acervo revela um panorama claro de gene -
ralizada desassistência à saúde, sistemático descumprimento de ordens judiciais para repressão a invasores do território indígena e reiteradas ações de agentes estatais aptas a estimular violações à vida e à saúde do povo Yanomami”.
As conclusões da investigação serão “essenciais para a definição das medidas de reparação e podem contribuir na criação de políticas públicas e mecanismos institucionais que previnam a repetição de novas tragédias”, acrescenta a nota. Ainda que Bolsonaro não tenha mais foro privilegiado, o nome do presidente está na investigação com os dos demais.
Kelly Hekally - Especial para o Correio Pedro Henrique Gomes e Letícia Carvalho, g1Após reunião com Biden, Lula diz que 'acha' que Estados Unidos vão entrar no Fundo Amazônia
VOLTA AO MUNDO
Lei que concede incentivo fiscal para setor metal mecânico
OTribunal de Justiça do Estado do Rio decidiu quarta-feira (8/2) pela constitucionalidade da Lei 8960/20, que concede regime diferenciado de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para indústrias do setor metal mecânico instaladas no Rio de Janeiro. Com isso, a lei volta a ter validade após ter sido suspensa por uma liminar em 2021. O Tribunal julgou como improcedente o pedido, revogando a medida cautelar.
Onúmero de mortos por conta do terremoto na Turquia e na Síria chegou a 22.375 nontem. Pelo menos 80.768 pessoas ficaram feridas.

O poderoso tremor de magnitude 7,8 atingiu a área próxima à fronteira dos dois países na segunda-feira (6).
Mais de 100 tremores secundários foram sentidos após o principal, incluindo um de magnitude 7,5.
Na Turquia, já são pelo menos 18.991 mortos e 75.523 feridos, de acordo com o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.
A Síria contabiliza pelo menos 3.384 mortes e 5.245 feridos.
Pelo menos 2.037 morreram e 2.950 ficaram feridos em áreas do país controladas por rebeldes no noroeste, de acordo com o grupo de defesa civil “Capacetes Brancos”.
E 1.347 mortes e 2.295 feridos em áreas controladas pelo governo da Síria, de acordo com a mídia estatal.
Grandes esforços de resgate ainda estão em andamento, com a comunidade global – inclusive o Brasil – oferecendo assistência em operações de busca e recuperação.
Agências alertam que as fatalidades do desastre ainda podem aumentar significativamente.
Terremoto foi um dos mais fatais deste século
O terremoto ocorreu por volta das 4h da manhã, a 23 quilômetros a leste de Nurdagi, na província turca de Gaziantep, a uma profundidade de 24,1 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Uma série de tremores secundários reverberou pela região nas
horas imediatas após o incidente inicial. O maior tremor, de 7,5 de magnitude, ocorreu cerca de nove horas depois.
Mais de 5.700 edifí
cios na Turquia desabaram, de acordo com a agência de desastres do país.
O terremoto de segun
da também foi um dos mais fortes que o país vivenciou desde o sé
culo passado – um ter
remoto de magnitude
7,8 atingiu o leste do país em 1939, resultando em mais de 30.000 mortes, segundo o Ser
viço Geológico dos Es
tados Unidos.
Na Síria, milhões de pessoas vulneráveis e deslocadas já dependiam de ajuda humanitária antes mesmo do desastre natural.
Vários fatores contribuíram para tornar esse terremoto tão letal: um deles é a hora do dia em que ocorreu. Com o terremoto ocorrendo no início da manhã, muitas pessoas estavam em suas camas quando isso aconteceu e agora estão presas sob os escombros de suas casas.

Além disso, com um sistema de clima frio e úmido se movendo pela região, as condições precárias tornaram o acesso às áreas afetadas mais complicado e os esforços de resgate e recuperação em ambos os lados da fronteira significativamente mais desafiadores após a chegada das equipes. As temperaturas já estão amargamente baixas, mas devem cair vários graus abaixo de zero nos próximos dias. Com aguaceiros esparsos e neve na região, o clima severo coloca risco de hipotermia a vida dos que estão presos sob os escombros – que já passaram dias sem comida e água.
– A medida atende a um pedido do setor, que viu empresas migrarem para outros estados devido a incentivos fiscais concedidos. Com a mudança no regime tributário, o Rio de Janeiro ganha competitividade, e a expectativa é de uma maior atração de empresas, mais emprego e renda para a população, e aquecimento da economia – afirma o governador Cláudio Castro.

A decisão do Tribunal de Justiça cita estudo encomendado pela Secretaria
de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segundo o qual a cadeia produtiva do setor metal mecânico representa 4,9% do PIB fluminense, evidenciando importância do setor para a economia do estado.

– Esta decisão é fundamental para alavancar o processo de reindustrialização do estado rumo a uma indústria mais mo -
derna e alinhada com padrões internacionais – avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah. Com a adesão pelos contribuintes, os estabelecimentos contarão com uma tributação mais simples, de 3% sobre o valor faturado na saída do produto acabado, além da possibilidade de aquisição de alguns bens e insumos com diferimento. O estudo elaborado pela
UFRJ aponta, no mapeamento da atividade no território fluminense, que o setor metal mecânico é mais importante para as regiões do Médio Paraíba, Serrana e Noroeste Fluminense. Nessa perspectiva, segundo a pesquisa, a Lei Nº 8.960/20 pode ser um mecanismo para o adensamento produtivo e desconcentração da atividade econômica, de modo a estimular o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do interior.
Nesta semana, o Banco Central do Brasil (Bacen) divulgou levantamento que regista alta no crescimento do turismo estrangeiro no Brasil em 2022. Dados mostram que em 2021 o turismo estrangeiro rendeu US$ 2 bilhões e 947 milhões para o país. Já em 2022, o montante saltou para US$ 4 bilhões e 952 milhões, o que representa crescimento de 62,6%. Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro,

a expectativa para 2023 é que este ano seja ainda melhor para o setor. “Como já disse o presidente Lula, os argentinos já estão retornando ao nosso país, assim como os uruguaios e turistas dos países vizinhos. Vamos trabalhar para que mais turistas, incluindo mercados mais distantes, possam retornar ao nosso país”, destacou Daniela Carneiro. O economista, Carlos Eduardo Oliveira Junior,
também acredita no crescimento do turismo nacional e destacou fatores que contribuíram para esse crescimento no setor. “O turismo estrangeiro teve uma elevação por causa da redução da pandemia no Brasil. Podemos pontuar também o turismo de negócios.
Tem muitas feiras em São Paulo e a América do Sul vem ao Brasil ofertar os seus produtos”. pontuou o economista.
Outro fator que contri-
buiu para o aumento dos números foi a reabertura de fronteiras entre os países. De janeiro a novembro de 2022, dados do Ministério do Turismo e Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) registraram a chegada de mais de três milhões de turistas no país. Se comparado o período de alta da pandemia, o número foi de 2,9 milhões de turistas estrangeiros.
LEITOR DO GAZETA RIO
GANHA 10% DE DESCONTO!

Mais de 22 mil pessoas morreram na Turquia e na Síria desde o terremoto de segunda-feira Brasil registra alta de 68% no turismo estrangeiro
Mobilização na Alerj garantirá retomada das obras do Comperj
Novato na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado estadual Guilherme Delaroli (PL) já definiu a sua primeira bandeira de atuação: trabalhar pela retomada das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e operacionalização do Gaslub, ambos em Itaboraí. Uma Frente Parlamentar foi protocolada com esse objetivo.
Guilherme Delaroli e outros parlamentares estarão mobilizados junto ao governador Cláudio Castro para sensibilizarem

o governo federal sobre a relevância da conclusão dos projetos. A intenção é atrair recursos para os municípios do Conleste
- Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, gerando emprego e renda para as famílias que vivem na região. “Sabemos como é importante a efetivação do Comperj e Gaslub. Não somente para Itaboraí, vai gerar emprego e renda em vários municípios, especialmente do Conleste”, afirma Guilherme Delaroli, presidente da Frente Parlamentar e irmão do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli.
Último ensaio da Porto da Pedra em São Gonçalo
Faltando poucos dias para a Unidos do Porto da Pedra desfilar na Marquês de Sapucaí, a escola de samba gonçalense fará o último ensaio técnico, neste sábado (11), no Centro. Para continuar mantendo as vias públicas organizadas e de fácil acesso aos condutores de veículos e moradores, a Prefeitura de São Gonçalo manterá o esquema especial de trânsito na região adotado nos últimos ensaios.
O bloqueio acontecerá das 19h30 às 23h, na Rua Doutor Feliciano Sodré, esquina com a Rua Salvatori, até a rotatória em frente ao Clube Mauá. Durante o ensaio, um

trecho das ruas Dr. Feliciano Sodré e Dr. Nilo Peçanha será interditado para as atividades. Com a interdição, os condutores poderão utilizar as vias alternativas. Em pontos estratégicos, agentes de trânsito e guardas municipais atuarão no fluxo de veículos, que serão desviados para a Rua Salvatori, seguindo pelas Ruas Aluísio Neiva e General Antonio Rodrigues. As vias citadas, no trecho entre a Rua Aloísio Neiva e a Estrada da Carioca, funcionarão em duplo sentido. A Subsecretaria de Fiscalização de Posturas vai atuar durante o evento, realizando fiscalizações

A interrupção das obras do Comperj, em 2015, levou a cidade de Itaboraí a uma situação de decadência econômica e de aumento da violência. A atividade comercial despencou quase pela metade, e mais de 700 lojas fecharam. O mercado imobiliário esfriou, e os preços dos imóveis caíram quase 45% nos últimos anos.
Além de Itaboraí, integram o Conleste: Araruama; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Guapimirim; Magé; Maricá; Niterói; Nova Friburgo; Rio Bonito; São Gonçalo; Saquarema; Silva Jardim; Tanguá e Teresópolis.
Carnaval: Niterói terá blocos de rua e matinês neste final de semana
Ocalendário do Carnaval em Niterói de 2023 promete animar amantes do carnaval de todas as idades. A cidade contará com uma extensa programação para foliões de todos os gostos, que inclui mais de 50 blocos, 35 carnavais de bairro, além de 15 matinês. Neste final de semana (11 e 12), estão programados 12 blocos, entre eles os tradicionais Mancando de Ré, Cordão do Bola Branca, Combinados do Cinco de Julho e Banda do Ingá. Já o desfile oficial das Es-

colas de Samba de Niterói está previsto para acontecer nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Caminho Niemeyer, a partir das 19h, com entrada franca. Serão 23 agremiações divididas em três grupos. “Niterói tem essa tradição: sempre realizamos um carnaval com opções para toda a família, numa festa com estrutura para os foliões se divertirem”, explica Paulo Novaes, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). Para a festa deste final
de semana, a Prefeitura de Niterói, por meio da Neltur, elaborou um planejamento integrado com a Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop), Guarda Municipal, NitTrans, Secretaria de Saúde, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e Coordenadoria Geral de Eventos (CGE). A força-tarefa conta com o apoio do 12º Batalhão de Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
na região. Durante o ensaio são proibidos a venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro e a utilização de botijões de gás. A Guarda Municipal também irá trabalhar em conjunto nas operações, dando suporte ao esquema de trânsito.
Agentes da Operação São Gonçalo Presente e policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar estarão posicionados em locais estratégicos para garantir a segurança da população que vai participar do ensaio.
No próximo dia 18 de fevereiro, a escola de samba de São Gonçalo desfila na Marquês de Sapucaí.
Nova diretoria da Federação das CDLs toma posse no Rio
Numa noite muito animada no auditório do Sebrae-RJ, tomou posse a nova diretoria da Federação das CDLs do Estado do Rio de Janeiro. Foi um encontro de gerações.
A grande maioria do 42 presidentes das instituições de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado estiveram presentes com amigos e familiares.
O jovem presidente empossado, Fabiano Gonçalves deixou a festa com clima bastante animada. Ao fazer o seu discurso ressaltou que grande parte dos presidentes presentes já exerciam suas funções frente à essa luta antes mesmo dele nascer. "É um grande desafio que tenho pela frente, mas estou pronto. Preparado para mais essa responsabilidade em minha vida. Junto com minha esposa, Carol, meus filhos e amigos vou lutar para essa união entre os poderes público e pri-
vado. Precisamos desse diálogo para vencermos os problemas causados por essa crise e consequências da grave pandemia que enfrentamos e sobrevivemos." Enfatizou o presidente Fabiano Gonçalves. O evento contou com um requintado coquetel e um belo show que agitou todos e muita gente acabou revelando seus talentos musicais, inclusive o presidente Fabiano Gonçalves e o vice, Claudio Rosemberg que estavam à vontade entre amigos como o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade de Nova Iguaçu, Mario Lopes, seu sub Lenos Car, Antonio Alpino, presidente do Sincovani e o advogado Iury Ferreira, filho do seu saudoso amigo, Dr. Aluízio que por décadas o acompanhou à frente da CDL-NI. Rosemberg fez questão do seu discurso de agradecimento.
Agradecimentos:
“Tive a honra e o privilégio de tomar posse na Nova Diretoria da FCDL-RJ no cargo de Vice-Presidente.
O cargo será muito importante para nós, da cidade de Nova Iguaçu, haja visto que trará uma visibilidade maior a nossa querida cidade e região.
Teremos a missão defender agora, também, os interesses do Movimento Empresarial de todo o Estado do Rio de Janeiro. Somos 42 CDL'S no Estado irmanadas em prol da classe empresarial.
Gostaria de agradecer á todos que direta ou indiretamente cooperam ou cooperaram para que pudéssemos, estar ocupando este importante cargo estadual durante os próximos 3 anos!
Juntos somos muito mais fortes!!!
Meu muito obrigado á todos.” Desabafou, Claudio Rosemberg.
CONCURSO PÚBLICO
COMO CRIAR MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR
Professor Alexandre SoaresAlexandre Soares
Esse tema é bem conversado entre os concurseiros e por esse motivo resolvi trazer o que penso aqui para vocês com o intuito de desmistificar esse assunto, sob a minha ótica. Entendo que existe uma matriz motivadora. Essa matriz é aquilo que faz você ter saco e vontade para bater suas metas de estudos diárias, semanais e mensais. Motivação é motivo para agir em prol de algo e se você não tiver motivos para sentar e estudar. Saiba que só força de vontade e querer não é o suficiente e que você não pode ficar refém da motivação, porque ela pode falhar. Se ela falhar, o que irá fazer com que você sente e estude no automático, sem pensar, sem motivos, será o seu repertório comportamental. Em outras palavras, o hábito de sentar e estudar já precisa estar instalado na sua rotina, tipo como você criou de tomar banho todos os dias. Se você não tomar banho, será impossível você viver, se você não estudar, será impossível você passar no seu concurso, é essa mensagem que você precisa enviar para o seu cérebro o dia inteiro.
Se você tiver dificuldade de criar esse repertório comportamental recomendo que faça parte de um ambiente chamado Mentoria para Concurso, que é mais uma ferramenta para você se sentir inserido em um grupo de pessoas que estão com o mesmo propósito do que o seu. Isso também irá sustentar o seu comportamento por um longo período (até passar), porque se você não estiver inserido nesse ambiente, talvez você vá se sentir um peixe fora d'
Alexandre Soares
água. Querendo fazer parte da Mentoria para Concurso Mais Completa do BR, acesse agora o meu insta @ profportuguesalesoares.
A matriz motivadora eu dividi em três grupos: a motivação mãe, a do dia a dia e a reversa. A “mãe”, permanente e não temporária é aquela que você vai usar até a sua aprovação, serve para todos os dias, independe se é primavera, outono, verão ou inverno. Já a motivação do dia a dia é aquela que varia de acordo com o seu estado de espírito, seu humor, com os acontecimentos. Por exemplo, se você quiser ser militar, talvez ver um vídeo ou participar de uma formatura, ver alguém fardado, pode ser sua motivação daquela semana. Quanto a motivação reversa é aquela que por você estar em uma situação de sofrimento, você transforma a sua dor em combustível para você estudar. Por exemplo, eu tinha um medo danado de ficar desempregado no futuro, porque o desemprego para mim é o pior estado de vergonha e humilhação que uma pessoa poderia ser encontrar, isso fere a dignidade e alma da pessoa , por esse motivo, quando eu fiquei desempregado, usei isso como motivação, porque eu não queria estar naquelas condições depois de uma certa idade. É reverso, ao invés de você ficar se lamentando, você usa o seu sofrimento como combustível. Por fim, e não mais importante, entenda que em determinado momento dos seus estudos, quando você já estiver a um bom tempo estudando, a motivação será uma porcaria e você irá preferir criar uma mentalidade forte para você sentar e estudar sem motivos, apenas por obrigação.

Graduado e Licenciado em Língua Portuguesa, MBA em Direito Público, atualmente servidor público do Governo RJ no cargo de Especialista em Previdência Social, autor do livro “Concurso Público vai mudar a sua vida” e fundador do Método SEE de Aprendizado.
TODOS OS SÁBADOS
Salário inicial na área de Extração de Petróleo e Gás é o maior do país, aponta Firjan

Aárea de Extração de Petróleo e Gás Natural registra salário médio inicial de R$ 9.605 — quase cinco vezes mais que a média nacional (R$ 1.944). A informação é destacada pela Firjan a partir de análise baseada no salário real — salário nominal, descontada a inflação — praticado em 2022. Além de se sobressair em termos absolutos, a área de Extração de Petróleo e Gás Natural teve, na comparação com 2021, avanço de 10,8% no salário de admissão, o segundo maior aumento entre todas as divisões econômicas.
“Percebemos um movimento de redução da taxa de desemprego e então fizemos a análise para entender também quais seriam os destaques positivos com relação aos salários. Essa é uma forma de contribuir com informações para as empresas e também para aqueles que estão em busca de melhores oportunidades.
Importante ressaltar que para conquistar vagas de emprego com salários acima da média as especializações são fundamentais”, diz o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart. “As transformações na indústria 4.0 exigem atenção permanente à formação e qualificação profissional. Trabalhadores mais qualificados são imprescindíveis para aumentar a competitividade e produtividade das empresas e também do país”, reforça o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano. O segundo maior salário médio de admissão (R$ 6.185), de acordo com o levantamento da Firjan, foi registrado em Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais, que englobam atividades em embaixadas e consulados estrangeiros no Brasil. Em terceiro lugar está a área de Pesquisa e Desenvolvimento Científico, com salário médio de admissão de R$ 4.884.
Em seguida, destacam-se as áreas de Atividades dos Serviços de Tecnologia da Informação (R$ 4.771), Atividades de Serviços Financeiros (R$ 4.288), Atividades de Apoio à Extração de Minerais (R$ 4.021), Atividades de Sedes de Empresas e de Consultoria em Gestão Empresarial (R$ 3.781), Eletricidade, Gás e Outras Utilidades (R$ 3.718), Atividades Auxiliares dos Serviços Financeiros, Seguros, Previdência Complementar e Planos de Saúde (R$ 3.715), Seguros, Resseguros, Previdência Complementar e Planos de Saúde (R$ 3.684).
A Firjan destaca que o acompanhamento das tendências do mercado de trabalho formal é essencial não apenas para os profissionais que buscam as melhores posições, mas também para o setor produtivo. Estudo recente da federação alertou para o fato de que os pedidos de demissão voluntária por parte de trabalhadores qualificados têm crescido e atingi-
do justamente profissões ligadas à tecnologia e à inovação. Paralelamente, o desemprego atingiu recentemente 8,1%, menor taxa desde abril de 2015. Dessa forma, a Firjan pontua que, ao longo de 2023, as empresas deverão considerar esse cenário para que consigam manter os bons profissionais e atrair novos talentos, sob o risco de ficar para trás na corrida por competitividade. O gerente de Estudos Econômicos da Firjan também pontua que, apesar da melhora do mercado de trabalho nos últimos anos, são necessárias medidas para o crescimento econômico sustentável. “Olhando para o médio prazo, precisamos de variáveis que façam com que a economia brasileira seja mais robusta e eficiente. Nesse cenário, as reformas que estão sendo pleiteadas, sobretudo a tributária, têm papel fundamental para um crescimento de longo prazo mais sustentável”, reforça Goulart.
Ocyan abre processo seletivo com 140 vagas offshore
Amultinacional Ocyan, que atua no setor de óleo e gás, está com centenas de vagas offshore para candidatos com ensino médio e superior completo que residem no estado do Rio de Janeiro.
A Ocyan, empresa que atua disponibilizando serviços para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e exterior, está com um novo processo seletivo de vagas offshore aberto para candidatos que residem no Rio de Janeiro. No total, são 140 oportunidades para atividades nos setores de manutenção e serviços offshore. Entre os principais cargos abertos estão o de montador
de andaime, caldeireiro convencional, inspetor de solda, caldeireiro escalador, entre outros.
Requisitos exigidos pela Ocyan para participação em seu processo seletivo Para continuar entregando um serviço de excelência, a multinacional Ocyan exige alguns requisitos aos candidatos. Sendo assim, separamos algumas das principais oportunidades abertas e seus respectivos requisitos:
Artigos recomendados

•Mineradora AngloGold, uma das maiores em produção de ouro do mundo, abre vagas de emprego que exigem ensino médio completo, técnico e superior;
•Mercado Livre abre mais de 350 vagas de emprego para profissionais de en-
sino médio e superior;
•Uma das maiores varejistas do país, Lojas Renner está contratando pessoas para 280 vagas de emprego em vários setores da empresa;
•CONCURSO PETRO -
BRAS: 373 vagas de emprego IMEDIATAS para nível técnico sem experiência nas áreas de manutenção, operação, logística e mais; salário inicial de R$ 5,5 mil + benefícios!
•Montador(a) de andaime;
•Caldeireiro(a) escalador N1;
•Inspetor(a) de solda LP/ PM escalador N1;
•Delineador(a) / Técnico(a) de planejamento.
Inscrições no processo seletivo da Ocyan acontecem de forma online
Essas e muitas outras vagas offshore abertas pela multinacional Ocyan podem ser encontradas no site de oportunidades da empresa. Na página, realize um cadastro e envie os dados requisitados. Segundo Nir Lander, vice-presidente de Pessoas & Gestão da empresa, a multinacional está com centenas de vagas offshore abertas, agora no setor de Manutenção e Serviços Offshore, demonstrando a forte expansão da sua empresa nos últimos anos. São várias posições para vagas offshore de conhecimento específico, que exigem ensino médio completo. Link de inscrição: https://ocyan. gupy.io/
Setor de petróleo e gás tem a melhor média salarial do país, segundo levantamento feito pela Firjan Valdemar MedeirosCombate à fome: organização lança campanha para arrecadar proteínas

AOrganização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo diário de 0,8 a 1,5g/Kg de proteína, o que corresponde a 15% das necessidades calóricas. No entanto, o Brasil voltou para o Mapa da Fome e tem 61 milhões de pessoas sem a certeza de quando farão a próxima refeição, um percentual acima da média mundial. Diante da situação, o Sefras – Ação Social Franciscana criou o “Servimos saúde, doe proteína”, uma campanha de arrecadação de proteínas para garantir que todas as pessoas atendidas diariamente nos serviços franciscanos em São Paulo e no Rio de Janeiro tenham a substância nas suas refeições. “O Sefras tem na doação de alimentos uma de suas principais ações. Por dia, são distribuídas cerca de 4 mil refeições e mais do
que oferecer um arroz com feijão, nosso objetivo é garantir uma refeição balanceada, de acordo com as recomendações de uma dieta básica saudável. No momento, estamos com o estoque de proteínas zerado, então é muito importante podermos contar com a solidariedade das pessoas. É preciso entender que o pouco pode ajudar muito. Se você tem R$1 real, doe R$1 real. Se tem R$10, doe R$10 e se tem mais, doe mais. Nos ajude a seguir garantindo uma alimentação digna para quem tem fome”, diz Frei José Francisco, diretor presidente do Sefras. Em cada prato, o Sefras inclui 100g de proteína. As doações acontecem pelo site e, com R$10 é possível acrescentar frango em 10 marmitas; com R$20, a proteína de soja. Doando R$30, inclui-se linguiça, já com R$40 é possível garantir carne vermelha. Contribuições podem ser feitas no site. A entidade
também recebe doações diretas nos pontos físicos de arrecadação localizados nas duas cidades. O Sefras é uma organiza-
Amazônia Legal: Queda no desmatamento chega a 61% em janeiro
Aárea agregada de desmatamento na Amazônia Legal, em janeiro, foi de 167 quilômetros quadrados, uma redução de 61% em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando chegou a 430 quilômetros quadrados. Os dados preliminares foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base nos alertas feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
Com uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 59% do território brasi-
leiro, a Amazônia Legal é formada pelos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima, de Tocantins e parte do Maranhão.
O Deter é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo Inpe. Segundo o instituto, "o sistema dá suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos ligados a esta temática".
O Deter captura apenas parte das alterações ocor-
ridas, devido à menor resolução das imagens/sensores utilizadas e também as restrições de cobertura de nuvens. Por isso, os dados podem ser revisados. A base de referência para a medição do desmatamento no país é realizada pelo Prodes (Projeto e Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), cuja base de dados é considerada mais confiável, com um nível de precisão próximo a 95%. Atualmente, três sistemas monitoram a Amazônia Legal, cada um com uma função diferente. Além do Prodes e do Deter, o Inpe usa também o Sistema de Detecção de Exploração Seletiva (Detex).
ção do terceiro setor que possui ações humanitárias voltadas ao combate à fome, à violações de direitos e inserção econômica

e social de populações extremamente vulneráveis. As atividades da organização contribuem para o alcance do ODS (Objeti-



vos de Desenvolvimento Sustentável) 2, meta da Agenda 2030 da ONU que promove fome zero e agricultura sustentável.
PF começa a destruir maquinário de garimpeiros na TI Yanomami
APolícia Federal começou, ontem, a implementar as ações de erradicação do garimpo em terras yanomami, de forma a interromper a logística do crime, “com foco na inutilização da infraestrutura utilizada para a prática do garimpo ilegal, bem como a materialização das provas sobre a atividade criminosa”. As ações ocorrem no âmbito da Operação Libertação.
“O foco principal, neste momento, é interromper a prática criminosa e proporcionar a total e
efetiva retirada dos não indígenas da Terra Yanomami, preservando os direitos humanos de todos os envolvidos”, informou a PF – que conta com a ajuda de Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Força Nacional e do Ministério da Defesa. Em nota, o chefe da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia da PF, Humberto Freire, informou que as ações focam a logística do crime e o registro da materialidade delitiva, e não nas pessoas envolvidas, "de modo a
evitar que haja dificuldades na saída dos não índios da Terra Yanomami”. Segundo ele, há que se ter cuidado em evitar problemas devido ao fato de alguns garimpeiros não estarem conseguindo deixar a área. A preocupação do diretor é evitar que eles acabem sem meios de subsistência mínima. “Não podemos esquecer que o foco principal da operação é a desintrusão total dos não índios da TI Yanomami”, justificou. De acordo com a PF, a Operação Libertação será mantida até que a legalidade seja restabelecida na terra Yanomami.

CLASSIFICADOS
5
OPORTUNIDADES


Nave do Conhecimento da Vila Aliança oferece palestras gratuitas no mês de aniversário
Neste mês de fevereiro, palestras gratuitas com conteúdo em tecnologia fazem parte das atividades em comemoração ao aniversário de 10 anos da Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento, localizada na comunidade de Vila Aliança, Zona Oeste do Rio. O equipamento, gerido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, vem contribuindo para o desenvolvimento do Complexo de Vila Aliança e Senador Camará, por meio das atividades
disponibilizadas para a população e se tornou ponto de referência para quem deseja se qualificar profissionalmente.



"No momento em que vivemos, quando as novas tecnologias transformam radicalmente o mercado de trabalho, é fundamental que governos atuem para preparar a população, ajudando a diminuir os impactos sociais da transição em curso. As Naves do Conhecimento têm tido este papel, que deverá ser incrementado nos próximos meses", afirmou Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência e Tecnologia.
As palestras "O que é Software Livre?" e "Google Keep: registre suas ideias, onde quer que você esteja!" estão na programação do mês de aniversário da Nave e acontecerão, respectivamente, nesta segunda-feira, 13, das 14h às 17h, e terça-feira, 14, das 9h às 12h. Durante a semana, também serão homenageadas pessoas que tiveram sua trajetória ligada à Nave de Vila Aliança. Desde sua reabertura, em julho de 2022, A Nave de Vila Aliança já recebeu 9.473 usuários e certificou 2.763 alunos aprovados nos cursos de
tecnologia e empreendedorismo oferecidos gratuitamente. "Frequento a Nave há 10 anos. A importância dela na minha vida foi que pude adquirir mais conhecimentos e uma visão mais ampla do mundo. Ela me deu a possibilidade de fazer vários cursos gratuitos. Hoje, estou podendo iniciar meus filhos nas atividades que ela oferece para que também possam obter esses conhecimentos. É gratificante mostrar para eles que, mesmo morando em comunidade, podemos buscar oportuni -
dades diferentes", disse Áurea Dias Oliveira da Silva, 42 anos, moradora de Vila Aliança. Inaugurada em 3 de fevereiro de 2013, a Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento foi batizada em homenagem ao escritor, poeta, ator, escultor e ativista social, defensor da cultura e da igualdade para as populações afrodescendentes no país. Em julho de 2022, a SMCT reabriu a Nave após realizar vistorias e uma nova licitação para reestruturação do equipamento, que passou por um período de inatividade para ativida-
des presenciais. Com ambientes interativos de alta tecnologia, acesso à internet banda larga e a orientação de uma equipe de suporte, a Nave tem por objetivo incentivar a busca por novos conhecimentos, além de dinamizar socialmente as comunidades criando um espaço que estimule a compreensão sobre novas tecnologias de forma democrática. Para ter acesso ao cronograma completo das atividades oferecidas pelas Naves do Conhecimento e fazer inscrições, basta acessar o site www.navedoconhecimento.rio.

Caderno G
Estado do Rio de Janeiro, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2023
PAULO SILVA
MORRE CARLOS SAURA O GÊNIO DO CINEMA ESPANHOL
Morreu na última sexta-feira (10 de fevereiro) o cineasta e roteirista espanhol Carlos Saura.

Considerado uma das grandes figuras da sétima arte espanhola com mais de 50 filmes, morreu nesta sexta-feira aos 91 anos, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha. Nasceu em Huesca, no quarto ano da Guerra Civil espanhola. Passa os primeiros anos em Madrid, na II República. Filho de Antonio Saura Pacheco, funcionário da Fazenda como técnico de impostos. Publicou mais de 40 livros nessa área. A sua mãe era pianista, e o seu irmão pintor. Começou como como fotógrafo, em 1951 numa exposição em Madrid. Em 1952 frequentou a Escola de Cinema e em
Antonio tornou-se um dos principais pintores modernos da Espanha. Saura abandonou os estudos de engenharia industrial em 1949 para se tornar fotógrafo e, mais tarde, estudou jornalismo e cinema. Foi professor de cinema e trabalhou em vários curtas-metragens antes de realizar seu primeiro longa-metragem, “Os Delinquentes”, em 1960. Influenciado pelos neorrealistas italianos, nunca perdeu essa preocupação inicial com as questões sociais e condenou a censura franquista, mas nunca se considerou um artista político. O cineasta receberia o Premio Goya, o maior premio do cinema espanho, pelo conjunto da sua obra neste sabado, Saura morreu de problemas respiratorios, no ano passado o artista
“Uma Mulher ao Sol” volta ao cartaz, dia 2 de março
Com direção de Ivan Sugahara, o espetáculo retorna no Teatro Poeirinha
1959, fez o seu primeiro filme, chamada Los golfos. Ele liderou o despertar do cinema de arte na Espanha após décadas da ditadura de Francisco Franco e cativou o público internacional com coreografias dramáticas de flamenco. Ele morreu em casa, segundo a academia, na companhia de seus familiares.
Admirado pelo cineasta

americano Stanley
Kubrick, de “2001 – Uuma
Odisseia no Espaço”, Saura era conhecido por suas críticas à cultura burguesa, pelo uso de flashbacks e do surrealismo de Luis Buñuel, um amigo pessoal próximo. Um de seus filmes de mais popularidade, “Carmen”, de 1983, um drama sobre uma trupe de dança baseada na ópera de mesmo nome de Georges Bizet virou um sucesso mundial. “”Carmen” ganhou prêmios, incluindo no Festival de Cannes.
Junto com “El Amor Brujo”
(O Amor Enfeitiçado) de 1986, os filmes compõem a Trilogia Flamenco de Saura, filmados como produções teatrais, ou mesmo ensaios, com cenografia mínima.
Nascido na cidade de Huesca, no nordeste do país, em 1932, Saura foi criado em Múrcia, no árido sul. Seu irmão
teve um AVC, e sofreu uma queda enquanto passeava com seus cachorros, o que colaborou para o agarvamento do seu estado de saude. Seu ultimo filme "Las Paredes Hablan" mostra o amor pelo cinema e pela arte, o filme foi lançado na Espanha no ultimo final de semana.Carlos Saura ficou conhecido por filmes que exploram a natureza e o drama humano, seu filme mais emblematico "Cria Cuervos" de 1976, premio do juri do Festival de Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Fiulho Estrangeiro, mostra toda sua verborragia com o ser e os dramas para o bem ou para o mal. Ao saber que receberia o Goya Honorario por sua extensa contribuição ao cinema e as artes, Carlos disse: "Tive sorte na vida fazendo aquilo que mais me atraia, dirigi cinema, teatro e opera e desenhei e pintei a minha vida toda." em uma de suas ultimas entrevistas o cineasta definiu seu talento dizendo: "A imaginação. Tenho utilizado a imaginação para contar historias de que eu gosto e acredito que os outros vão gostar." Saura deixa filhos e netos e uma legião de cineastas que um dia seguiram seus passos.
Quais são as relações possíveis de estabelecer entre o confinamento em instituições psiquiátricas e a reclusão experimentada por todos nós em 2020 e 2021 na pandemia de Covid-19? Como ressignificamos a vida em isolamento sem sucumbir à depressão e à melancolia? A partir desses questionamentos, o Projeto Trajetórias (formado pelo diretor Ivan Sugahara e pela atriz Danielle Oliveira) idealizou o espetáculo “Uma Mulher ao Sol”, que volta ao cartaz, no Teatro Poeirinha, em 2 de março, com sessões de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h. A peça se debruça sobre a vida e a obra de Maura Lopes Cançado (1929-1993), escritora mineira, radicada no Rio de Janeiro, que
passou longos períodos em manicômios. A montagem estreou na programação da Ocupação Artística sobre a saúde mental “Lugar de Cabeça Lugar de Corpo”, realizada no Oi Futuro de maio a junho de 2022. Em julho, fez sua estreia internacional no Festival de Avignon (França), um dos maiores festivais de teatro do mundo, com ótima repercussão entre o público, além de críticas elogiosas em jornais locais. Com direção e organização dramatúrgica de Ivan Sugahara, a montagem é construída a partir de fragmentos do primeiro livro de Maura, “Hospício é Deus” (1965). Filha de uma abastada família de Minas Gerais, a escritora veio morar no Rio de Janeiro em 1950. Publicou contos no Jornal do Brasil e no Correio
da Manhã e, em 1958, passou a integrar a equipe do suplemento dominical do Jornal do Brasil, ao lado de Cony, Ferreira Gullar, Reynaldo Jardim, Assis Brasil, entre outros nomes importantes do jornalismo e da cultura na cidade. Porém, a instabilidade emocional sempre a levava de volta ao mesmo lugar: o hospício. Os dois livros de Maura, “Hospício é Deus” e “O Sofredor do Ver”, foram publicados em 1965 e 1968, respectivamente. Com uma narrativa forte e precisa, obtiveram grande reconhecimento de crítica na época, porém sem muito retorno financeiro. Em “Hospício é Deus”, que guia a peça, a autora conta em detalhes uma de suas internações no Centro Psiquiátrico Nacional, localizado no Engenho de Dentro (Rio
de Janeiro). A narrativa acompanha desde a sua autointernação, em outubro de 1959, até a saída em março de 1960. No elenco, estão as atrizes Danielle Oliveira e Maria Augusta Montera, que interpretam a escritora e também a si mesmas em um apurado trabalho corporal.
Serviço Uma mulher ao sol
Temporada: De 02 de março a 30 de abril de 2023; Teatro Poeirinha: Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ; Telefone: (21) 2537-8053; Dias e horários: quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada);
Lotação: 41 pessoas; Duração: 1h20; Classificação: 16 anos. Venda de ingressos: na bilheteria no teatro e pelo site Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/80203/ d/180207/s/1220024.
Exibição do Média Metragem “Alô rainha da bateria”
Omédia metragem é um documentário com personalidades do samba que narram o grande prejuízo cultural que as Escolas de Samba acarretam para si por não integrarem de suas Comunidades as Rainhas de Baterias nos carnavais do Rio de Janeiro. É um grito de alerta para que o povo participe de sua cultura numa festa de repercussão mundial que é o carnaval brasileiro.

RELEASE
Preocupado com o ritmo do carnaval, o ator e diretor Jorge Coutinho escreveu e dirigiu o média-metragem Alô Comunidade! Alô Rainha da Bateria! A intenção de Coutinho é
retratar o grande prejuízo para as escolas o fato de a Rainha de Bateria não ser mais integrante da comunidade como nos carnavais de outrora. É raro ver mulheres nesse posto com uma história junto à escola. Temos que reagir. A bateria leva pontos, de um a 10 e é muito sério colocar pessoas à frente que só querem aparecer para as câmeras e não estão preocupadas com o resultado, diz Jorge Coutinho.
O média-metragem conta com o depoimento de personalidades do samba como Rubem Confete, Eliana Pittman, Quitéria Chagas, Isaura de Assis entre outros. O ator Milton Gonçalves tem uma
participação especial no documentário. Alô Comunidade! Alô Rainha da Bateria! é uma realização de Conchas
Produções Artísticas LTDA, com argumento e direção de Jorge Coutinho, fotografia e edição de Eduardo Villa Verde.
LÉO ALPHA


Fifa The Best: Richarlison está entre os finalistas de gol mais bonito
AFifa anunciou na manhã de ontem os finalistas para o Prêmio Puskás, troféu que premia o jogador que marcou o gol mais bonito do ano no futebol masculino e feminino. O brasileiro Richalison está entre os candidatos, junto do francês Dimitri Payet e do polonês Marcin Oleksy.
Um total de 11 gols foram inicialmente indicados para o Prêmio Puskás. E desta lista, os três finalistas foram selecionados por torcedores que votaram no site oficial
da Fifa. O vencedor será anunciado em uma cerimônia em Paris em 27 de fevereiro de 2023. Richarlison concorre ao prêmio com o seu gol contra a Sérvia na primeira rodada da Copa do Mundo do Catar. O camisa 9 recebeu passe pelo alto de Vinícius Júnior, ajeitou seu corpo e acertou um voleio acrobático incrível. — Foi um gol muito bonito. Fiz um assim pelo Fluminense e um parecido pelo Everton. Hoje, tive a possibilidade de virar o voleio e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira por ser na Copa, em um jogo que es-

tava difícil para nós — declarou Richarlison em entrevista coletiva pós jogo. O meio-campista Dimitri Payet, do Olympique de Marselha, está a final devido a seu gol contra o PAOK nas quartas de final da Conference League. O jogador amputado, Marcin Oleksy, é o outro finalista, que concorre por conta de seu tento no Campeonato Polonês de Amputados, na partida entre Warta Poznan e Stal Rzeszow. Ontem, Pep Guardiola, do Manchester City, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, e Lionel Scaloni, da seleção argentina, foram anunciados como os fi-
nalistas para o prêmio de melhor treinador do mundo. No futebol feminino, a técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, concorre com a holandesa Sarina Wiegman, da seleção inglesa, e a francesa Sonia Bompastor, do Lyon. Na última quinta-feira, a entidade também divulgou os goleiros que concorrem ao prêmio de melhor da posição no masculino e no feminino. Entre os homens, Courtois, Martínez e Bono são os finalistas e pelo lado feminino, Ann-Katrin Berger, Mary Earps e Christiane Endler disputam.
AFifa divulgou ontem os finalistas ao prêmio de melhor do mundo. Karim Benzema, Lionel Messi e Kylian Mbappé disputarão o The Best, no dia 27 de fevereiro. A entidade definiu que a Copa do Mundo, a temporada de 2021/22 e a primeira metade de 2022/23 serão levadas em consideração na hora da votação. Com os critérios defini-

dos pela Fifa, Benzema e Messi são os favoritos ao prêmio de melhor do mundo. O francês foi o vencedor da Bola de Ouro, da "France Football", em outubro, após terminar a temporada com 44 gols em 46 jogos, além de levar o Real Madrid ao título da Liga dos Campeões. Porém, sofreu com problemas físicos no início de 2022/23 e não disputou a Copa do Mundo.

CBF nega suposto acerto com Carlo Ancelotti

Téc Enfermagem

Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos



Em nota oficial, a CBF negou qualquer acerto com o técnico Carlo Ancelotti para ele assumir a seleção brasileira. O nome do treinador italiano do Real Madrid vem sendo especulado nas últimas semanas como substituto de Tite, que deixou o comando após a Copa do Mundo.
"Minha situação é bastante clara, tenho contrato até 2024", diz Ancelotti sobre Seleção Em entrevista coletiva nesta sexta prévia à final do Mundial de Clu -
bes, na qual o Real Madrid encara o Al Hilal, Ancelotti não entrou no assuntou e afirmou que tem contrato com o clube espanhol até 2024.
"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que não procede a notícia divulgada nesta sexta-feira (10/02) de que o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, é o novo treinador da Seleção Brasileira. O Presidente Ednaldo Rodrigues mantém as declarações dadas na quarta-feira, após o sorteio dos confrontos da Copa do Brasil.


Na ocasião, o dirigente descartou especulações, disse que o assunto é tratado de forma transparente e que o técnico escolhido será anunciado no momento oportuno."



Carlo Ancelotti é um dos mais vitoriosos técnicos de todos os tempos. O treinador conquistou quatro vezes o título da Liga dos Campeões, duas pelo Milan e outras duas pelo Real Madrid. Ele também venceu os campeonatos italiano, espanhol, francês, inglês e alemão.
