Gazeta Rio - Edição de Sábado 10 a Segunda-Feira 12 de Dezembro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 10, 11 e 12 de Dezembro de 2022. Ano XXV Nº 1026 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 03 Página 04 Página 08 Página 03 Página 05 Página 04 Página 06 Página 06 Você pode ser o próximo ganhador da Mega-Sena de acordo com o Projeto 2981/2019 do Deputado Federal Chiquinho Brazão Famílias carentes acampadas em Brasília ficam indiferentes à Copa Página 08 Tite afirma que encerra seu ciclo na seleção brasileira em paz Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial Brasil perde para Croácia nos pênaltis e é eliminado da Copa do Mundo Ministério da Educação libera R$ 160 milhões para pagamento de bolsas de estudo TRANSIÇÃO Após anunciar os nomes, Lula disse que todos os ministros, até agora, são homens e prometeu mais diversidade na apresentação dos próximos cargos, a partir da semana que vem. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres do que homens e muitos afrodescendentes”, declarou. Volta ao mundo Agora é lei Crescimento da geração solar tem efeitos positivos no meio ambiente e sociedade O Brasil entrou em campo precisando superar o bom time da Croácia e também um tabu incômodo. Desde o penta de 2002, o time brasileiro nunca mais havia derrotado uma seleção europeia. Presidente eleito Lula faz anúncio de cinco ministros do futuro governo OMC decide contra EUA em tarifas sobre metais impostas por Trump Advogados do Rio podem autenticar documentos em processos administrativos Educação Cultura Arte Saúde Diversão COLUNA DO CONCURSO PÚBLICO Todas as quartas e sábados, o Professor Alexandre Soares no GAZETA RIO Graduado e Licenciado em Língua Portuguesa, MBA em Direito Público, atualmente servidor público do Governo RJ no cargo de Especialista em Previdência Social, autor do livro “Concurso Público vai mudar a sua vida” e fundador do Método SEE de Aprendizado. Auxílio

Vídeo de “intervenção federal” no Rio de Janeiro foi extraído de uma reportagem de 2018

Uma sequência que mostraria uma “intervenção federal” no Rio de Janeiro não foi gravada em 2 de dezembro de 2022. Publicações, compartilhadas mais de 5 mil vezes desde essa data, garantem que as imagens exibem as Forças Armadas “contrariando” o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizando uma intervenção após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Mas a gravação é de uma reportagem exibida pela emissora Record em 2018, quando as forças de segurança do estado estavam sob intervenção federal. “Rio de Janeiro 02/Dez/2022 Intervenção Federal Forças Armadas Contrariando STF, TSE”, lê-se no vídeo que circula no Facebook e no Kwai. As publicações circulam no contexto de manifestações antidemocráticas que ocorrem pelo país após o presidente Jair Bolsonaro, que tentou a reeleição em 2022, ter sido derrotado pelo ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais em 30 de outubro. Desde então, apoiadores de Bolsonaro pedem que as

Forças Armadas façam uma “intervenção” para impedir a posse de Lula. O vídeo de dois minutos de duração começa mostrando policiais fardados com uma narração ao fundo: “Nós flagramos a guerra no morro e o socorro aos feridos que chegavam em um hospital cercado pelos militares. Já os moradores registraram da janela de caso o dia de guerra”. Há, também, o logotipo da emissora Record no canto inferior direito da tela. A filmagem prossegue mostrando

tanques de guerra e descreve uma operação militar realizada nos complexos de comunidades da Maré, do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a narração, 36 pessoas foram presas e outras cinco, consideradas suspeitas, morreram. O vídeo termina dizendo que dois militares do Exército também morreram em confronto e que estes teriam sido “os primeiros militares mortos durante a intervenção federal”.

Neymar diz não ter certeza se vai jogar novamente pela Seleção

"Não fecho as portas para a Seleção, também não digo 100% que vou voltar", declarou o jogador após a eliminação. O atacante Neymar disse na sexta-feira (9) que não tem certeza se voltará a jogar pela Seleção Brasileira depois da derrota para a Croácia nos pênaltis nas quartas de final da Copa do Mundo.

“Sinceramente, não sei. Acho que falar agora é ruim porque a cabeça está quente, não estou raciocinando direito”, disse um emocionado Neymar a jornalistas.

“Falar que é o fim estaria me precipitando, mas também não garanto nada. Vamos ver o que acontece daqui para frente”, acrescentou.

Lula diz, em anunciamento,

Presidente eleito deu declaração após anunciar

" Emendas de deputado é importante, mas não precisa ser secreta", diz Lula | LIVE CNN.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (9), que emenda parlamentar é uma ferramenta política importante, “mas não precisa ser secreta” – em referência ao orçamento secreto.

“Todo mundo sabe o que eu penso de emenda parlamentar. Eu fui deputado constituinte e eu sempre achei a emenda do deputado é importante, o que não precisa é ser secreta”, declarou durante a entrevista coletiva que concedeu em Brasília após anunciar os primeiros nomes que vão compor sua equipe ministerial a partir de 2023.

O petista destacou que a

emenda precisa estar “acoplada ao orçamento do governo e às obras preferenciais do governo”. “E quem decide liberar a emenda é o Poder Executivo”, completou.

Ele pontuou que, se “houver problema” em relação às emendas de relator durante a tramitação da PEC do Estouro na Câmara dos Deputados, será conversado.

“Todo mundo sabe o que eu penso, o presidente [Arthur] Lira sabe que eu penso isso, e quero dizer pra vocês que, se tiver qualquer problema, nós vamos conversar. Eu já conversei duas vezes com o presidente Lira, duas vezes com [o presidente do Senado, Rodrigo] Pacheco e, se for preciso conversar dez vezes, eu conversarei dez vezes”, acrescentou Lula.

GAZETA RIO
que emenda parlamentar é importante, “mas não precisa ser secreta”
primeiros nomes que vão compor ministério
Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 10, 11 e 12 de dezembro de 2022 - Ano XXV - nº 1026
Presidente
Diretor
Editor
Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Jorge Bernardes
Horácio

Presidente eleito Lula faz anúncio de cinco ministros do futuro governo

Segundo Lula, alguns nomes foram antecipados para que possam montar as equipes. “Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura do governo e para que o governo comece a funcionar”, disse.

Os futuros ministros serão os seguintes:

Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia até dezembro Fazenda: Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo

Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado Relações Exteriores: Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia.

Os demais ministros serão anunciados na próxima semana, após a ceri-

mônia de diplomação de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Originalmente, a equipe do futuro governo só seria anunciada após a diplomação, mas Lula decidiu antecipar alguns nomes após a aprovação no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

Após anunciar os nomes, Lula disse que todos os ministros, até agora, são homens e prometeu mais diversidade na apresentação dos próximos cargos, a partir da semana que vem. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres do que homens e muitos afrodescendentes”, declarou.

O adiantamento dos nomes pretende desfazer impasses no Ministério da Defesa e agilizar as negociações na tramitação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. Na semana passada, Lula disse que estava com “80% do ministério na cabeça”, mas informou que a montagem definitiva da equipe dependia de negociações.

Em alguns casos, os futuros titulares começa-

ram a visitar os ministérios que comandarão. Na quinta (8) pela manhã, Haddad reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em relação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lula disse que pretende desmembrar a pasta no futuro, mas que, no primeiro momento, Flávio Dino concentrará as duas

pastas. Segundo ele, caberá ao futuro ministro reestruturar as carreiras da Polícia Rodoviária Federal e reduzir a interferência política nas forças de segurança.

Em rápido discurso após ser confirmado no cargo, Dino informou ter indicado a Lula o delegado Andrei Rodrigues para o cargo de diretor-geral da

Polícia Federal. Segundo o futuro ministro, Rodrigues tem experiência em investigações sobre a Amazônia, participou de diálogos com estados e municípios e atuou nos esquemas de segurança da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Em relação à indicação sobre os futuros comandan-

tes militares, Lula informou que o novo ministro da Defesa conversará com os nomes sondados para fazer os convites. Ao sair do CCBB, Múcio informou que pretende reunir-se com o atual presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e os atuais comandantes das Forças Armadas na próxima semana.

Medida do deputado Bruno Dauaire foi sancionada por Cláudio Castro na noite desta quarta-feira

Advogados que atuam no estado já podem autenticar os documentos de seus clientes em processos administrativos. A autorização foi concedida pela Lei 9.912/22, de autoria do deputado Bruno Dauaire (União), sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada em edição extraordinária do Diário Oficial desta quarta-feira (08/12).

Pelo texto, o profissional responderá pessoalmente e solidariamente pelos eventuais danos gerados

pelos documentos que autenticar. O autor comemorou a sanção por considerar que a lei é mais um passo em favor da desburocratização.

"O projeto fortalece a advocacia ao garantir mais autonomia aos profissionais. Além de agilizar o andamento dos processos, a lei também reduz custos aos cidadãos que precisam do serviço", afirmou o deputado Bruno Dauaire, que também é advogado.

A autenticação do docu-

mento será vinculada ao advogado que consta na procuração do cliente, ainda que representado por seu substabelecido, desde que acompanhado de cópia da carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O documento autenticado deverá conter o nome completo, o número de inscrição na ordem e a assinatura do profissional. Caso identificado indício de irregularidade nas cópias apresentadas, o servidor poderá exigir a apresentação dos originais para conferência.

Lula

sobre Forças Armadas: 'Não foram feitas para fazer política'

Fala ocorreu durante cerimônia enquanto presidente eleito nomeava os ministros do governo

Opresidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã de sexta-feira (9/12), que “as Forças Armadas não foram feitas para fazer política e nem ter candidato”. A fala ocorreu na cerimônia em que o petista anunciou os cinco primeiro ministros do governo, que entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

Segundo Lula, as Forças Armadas têm um papel importante e constitucional de cuidar da soberania do Brasil e defender o povo brasileiro de possíveis e eventuais inimigos externos.

“Quem quiser ser can-

didato, se aposente e se torne candidato. Mas, as pessoas ativas das forças armadas têm uma missão nobre, que é cuidar da segurança de 215 milhões de brasileiros, de cuidar das nossas fronteiras e de cuidar, eu diria, da nossa soberania”, completou o presidente eleito.

Durante o discurso, Lula também anunciou que José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas (TCU), será o ministro da Defesa. O presidente eleito retomou a tradição quebrada durante os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) e volta a colocar um civil no comando da pasta da Defesa.

Os comandantes das For-

ças Armadas já tinham sido definidas pelo petista e por Múcio, são eles:

Exército: general Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção. É o mais antigo da tropa; Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha; Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica; Comandante do Estado-maior das Forças Armadas: almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.

Agora é lei: advogados do Rio podem autenticar documentos em processos administrativos
Arquivo crédito: Evaristo Sa/AFP
Rio de Janeiro, 10, 11 e 12 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Os nomes foram apresentados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília

Crescimento da geração solar tem efeitos positivos no meio ambiente e sociedade

Éinquestionável o papel que a fonte solar desempenha no meio ambiente e na sustentabilidade do planeta. O Brasil representa 1% das emissões de gases de efeito estufa, e esse fato se dá pela matriz energética brasileira ser basicamente composta por fontes renováveis. A capacidade instalada da fonte solar fotovoltaica apresentou crescimento de 52,2% entre janeiro e outubro de 2022, saltando de 13,8 GW para 21,1 GW, mostrou um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Abolar)

A geração solar entregou nos últimos meses mais de 1GW de matriz elétrica, isso significa 1 usina de Itaipu a cada 1 ano e 6 meses, apontou Rodrigo Pedroso, Conselheiro Fiscal da Absolar, durante o Encontro Nacional da Absolar que aconteceu na última quinta-feira, 08 de dezembro. Pedroso ressaltou ainda que o número

de empregos gerados na área já ultrapassou 670 mil vagas, “Sem dúvida é fundamental esse tripé de energia solar, meio ambiente e sociedade”, destacou.

Ainda com o foco no meio ambiente, Ricardo Baitelo, Gerente de Projetos do Instituto de Energia e

Meio Ambiente (IEMA), trouxe o tema debatido na última COP27, que aconteceu em novembro, e quais serão os próximos passos para o futuro. Um dos temas discutidos é sobre a redução da temperatura do planeta, que precisa cair pelo menos 1,5°, só que essa conta não fecha. A guerra na Ucrânia é uma dessas lacunas, que

VOLTA AO MUNDO

fez voltar os olhos para o consumo energético daquela região e de outros países que precisaram manter ativas a energia gerada à carvão. “A geração solar é uma fonte de custo baixo, com retorno rápido, por isso tende a crescer cada vez mais”, destacou.

Os eventos climáticos ex-

OMC decide contra EUA em tarifas sobre metais impostas por Trump

AOrganização

Mundial do Comércio (OMC) decidiu nesta sexta-feira (9) que tarifas impostas pelo então governo de Donald Trump nos Estados Unidos (EUA) sobre importações de aço e alumínio violam regras de comércio global. A decisão foi imediatamente criticada por Washington.

Em um dos casos mais importantes e potencialmente explosivos a serem avaliados pela OMC, o painel de três membros afirmou que as medidas dos EUA são inconsistentes com as regras da entidade e recomendou que o país as altere para que fiquem de acordo com as normas internacionais.

Os EUA afirmaram que rejeitam fortemente a interpretação e conclusão "falha" do painel.

Washington poderá apelar contra a decisão, o que vai criar um vácuo legal porque os EUA bloquearam indicações para o órgão de apelações da OMC, o que o torna incapaz de emitir uma decisão.

Trump impôs tarifas de 25% sobre importações de aço e de 10% sobre compras de alumínio em 2018, usando

como argumento uma suposta necessidade de proteção da segurança nacional descrita na conhecida "Seção 232" que dá poderes ao presidente norte-americano de restringir importações. Parceiros de comércio dos EUA como Canadá e México foram excluídos da taxação posteriormente.

As tarifas, que afetaram as exportações brasileiras de aço aos EUA, fizeram vários membros da OMC recorrerem ao órgão. A decisão do painel nesta sexta-feira veio em resposta a casos apresentados por China, Noruega, Suíça e Turquia. Os casos apresentados por Índia

e Rússia seguem sem decisão.

Washington concordou no ano passado em retirar as tarifas sobre importações dos metais da União Europeia, o que fez Bruxelas suspender seu caso na OMC.

O argumento central dos EUA é que a decisão sobre segurança nacional compete aos próprios países e certamente não é algo que compete a um painel de três membros baseado em Genebra.

O gabinete do Representante Comercial dos EUA afirmou em comunicado que os EUA não ficarão parados enquanto o excesso de capacidade produtiva da

China representa uma ameaça às indústrias do aço e alumínio e à segurança nacional do país. "Não pretendemos retirar as tarifas da Seção 232 como resultado destas disputas", afirmou o governo norte-americano, acrescentando que a decisão do painel ressalta a necessidade de reforma da OMC. A Suíça afirmou que a decisão não coloca em questionamento o direito dos membros da OMC adotarem medidas para protegerem sua segurança de maneira autônoma, mas elas precisam atender certas condições mínimas que podem ser avaliadas pela OMC.

tremos são cada vez mais graves e impactantes, e segundo Baitelo, o Brasil, apesar de todas suas fontes renováveis, não se saiu bem no cenário mundial, visto que o desmatamento segue crescendo desenfreadamente. “O Brasil não foi bem nos últimos 4 anos, retrocedeu, mas tem tudo para se recuperar”, destacou. Baitelo mencio -

nou ainda a ideia sugerida pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que irá pedir à ONU que a COP30, em 2025, seja realizada na Amazônia. “O governo eleito mostra bastante desempenho em continuar investindo em fontes renováveis e isso aumenta nossas expectativas para o futuro”, finalizou.

A importância da geração solar não fica somente no âmbito das energias limpas e da sustentabilidade com o meio ambiente. A crescente demanda desse setor abre diversas frentes de trabalho, no entanto, as vagas oferecidas às mulheres continuam sendo muito pequenas, se comparadas à contratação de homens. Segundo Fabiana Dias, Consultora da GIZ, a inclusão de mulheres nas energias renováveis ainda são pouquíssimas. Para Fabiana são diversas pautas que precisam ser abordadas, como os cursos profissionalizantes, que são as portas de entrada para o setor, as práticas ESG, entre outras. “Em todo esse crescimento, desenvolvimento, onde estão as mulheres nessas conquistas?”, destacou.

Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos 21) 3164-3004 / 21) 3589-5288 Wha sApp (21 96454-7288 ns agram com cursogh Co eg oeCursoGHF www cu sogh com Rua Hercí ia n 1299 - V la Em l - Mesquita- RJ (10 t d E t çã d M q t ) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wif - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida inc uso Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
expansão das fontes renováveis faz com que a sustentabilidade e o número de empregos na área cresça gradativamente
A
Rio de Janeiro, 10, 11 e 12 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 4 MEIO AMBIENTE
Emma Farge e Philip Blenkinsop - Reuters

Famílias carentes acampadas em Brasília ficam indiferentes à Copa

Desempenho da seleção não conseguiu superar demandas diárias

ACopa do Mundo afetou pouco a rotina de centenas de brasileiros carentes acampados ao longo da Avenida das Nações, ou L4 Sul, como é popularmente conhecida a via que abriga boa parte das embaixadas estrangeiras instaladas em Brasília.

Acomodadas em barracas de lona montadas não muito longe da Praça dos Três Poderes, famílias inteiras, muitas com crianças de colo, permaneciam indiferentes à euforia dos ocupantes dos veículos que passavam velozmente na pista a poucos metros. Sem poderem deixar os poucos pertences sozinhos, e sem uma TV ou

rádio por perto, os adultos que a Agência Brasil entrevistou nesta sexta-feira (9) tinham outras preocupações em mente além do desempenho da seleção.

Pessoas em situação de vulnerabilidade na área central de Brasília durante o jogo Brasil x Croácia pela copa do mundo.

“Eu gosto de futebol, mas estou mais preocupado com a alimentação da minha família. Se o Brasil ganhar, ok. Vou ficar feliz, mas o futebol não vai me dar comida”, disse o trabalhador agrícola avulso, Cleison Monteiro da Silva, 44 anos, enquanto segurava a filha de pouco mais de um ano para que ela não corresse para a avenida. Morador de Luziânia e pai de três crianças, Silva assegura que este é o segundo ano consecutivo em

que ele e a família se veem forçados a passar semanas sob uma lona, contando com a generosidade de terceiros para complementar a quantia que a família recebe do Auxílio Brasil.

“O trabalho anda fraco e a chuva está atrapalhando a colheita. Por isso viemos para Brasília. Aqui, no fim do ano, as pessoas sempre dão cestas básicas e roupas para quem precisa”, acrescentou Silva, contando que pretende permanecer acampado no coração da capital federal até pelo menos o próximo dia 22.

“Até lá, vamos arrecadar o que recebermos para, às vezes, ajudar outros [moradores de Luziânia] que estão até pior do que nós, mas não tem coragem de vir”, disse Silva.

Por diferentes motivos, a maioria das pessoas com quem a reportagem conversou se negou a conceder entrevista. Um grupo

reunido ao redor de 14 pequenas barracas reclamou da indiferença da imprensa em relação à ação do Poder Público, que recorrentemente os retira do local – apenas para voltarem a montar suas barracas na sequência.

A poucos quilômetros do local onde Silva está com a família, a aposentada Tereza de Jesus Costa Lima contou que ela e o marido têm que se revezar para não deixar sozinho o material reciclável que ele recolhe pelas ruas de Brasília para complementar as aposentadorias e, assim, conseguir pagar as prestações de R$ 262 do apartamento que receberam do governo. "Se tivéssemos onde deixar tudo guardado, protegido, poderíamos voltar para casa. Eu poderia assistir os jogos e não teríamos que ficar aqui, expostos ao tempo e aos olhares de quem passa e pensa que estamos sujando a cidade, guardando

lixo",

"Aqui, não

ter

radinho. Como meu marido gosta muito de futebol, ele costuma ir assistir em um barzinho da Asa Sul ou com um vigia que o conhece. Só que ele aproveita o movimento para, na volta, apanhar mais coisas para vendermos. E eu fico aqui, cuidando de tudo”, comentou Terezinha, referindo-se às pilhas de papelão e plástico reunidas diante da barraca onde aguardava o marido chegar com o resultado da partida.

“Acredito que o Brasil vai ganhar”, apostou a corintiana, levando em conta os relatos que o marido fez das partidas anteriores para elogiar o desempenho dos jogadores convocados pelo técnico Tite. Quando a reportagem deixou o local, no início do segundo tempo, o jogo permanecia zero a zero. Nos pênaltis, contudo, o Brasil perdeu para a Croácia por 4 a 2.

disse Tereza. temos nem como um
Arquivo
Pessoas em situação de vulnerabilidade na área central de Brasília durante o jogo Brasil x Croácia pela copa do mundo. - Marcelo Camargo/Agência Brasil Pessoas em situação de vulnerabilidade na área central de Brasília durante o jogo Brasil x Croácia pela copa do mundo. - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Rio de Janeiro, 10, 11 e 12 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 5 ESPECIAL
Bruna Saniele

Olá, futuro(a) Aprovado(a), trago aqui minha experiência em concurso público por ter sido aprovado em 16º para Auditor Fiscal do Município de Paty do Alferes (RJ), 23º para Sargento do Exército, Analista do Governo RJ e Especialista em Previdência Social do Governo RJ) sem pretensão de esgotar o assunto.

De imediato, entenda que se você souber, mesmo que seja de forma geral, como funciona a sua maior ferramenta de trabalho, para ser aprovado(a), você estará na frente dos seus concorrentes. Você é um privilegiado(a) por ter acessado esse artigo. Pois bem, o nosso cérebro ele sempre irá preferir economizar energia, ficar em posição de conforto, isso é biológico, todos nós somos assim. Por isso sentimos muita dificuldade em fazer algo que não seja atraente, prazeroso. Convém lembrar que ele representa cerca de 2% da massa do nosso corpo, porém consome cerca de 20% da energia do corpo todo. Ou seja, muito "pequeno" em relação ao todo, porém com um "custo" enorme para se manter ativo.

Sabendo disso, a partir de agora, você começa a entender o porquê você sente uma preguiça danada na hora de bater as suas metas de estudos. Portanto, você terá que ganhar essa queda de braços com o seu cérebro todos os dias, todos os aprovados fizeram isso e não será diferente com você.

Então, trouxe algumas dicas abaixo para você combater esse fato, preparar o seu cérebro para retenção de conteúdo e construir forças para sentar e estudar:

a) Combata a síndrome do pensamento acelerado (basicamente é você pensar em um monte de coisas ao mesmo tempo e não descansar a sua mente). Ao longo do dia, você irá fazer três pausas para fazer meditações, com controle de respiração, de dois minutos.

ENTENDA COMO FUNCIONA O SEU CÉREBRO CONCURSEIRO(A)

Isso é o básico para você diminuir a ansiedade e a sua carga mental e, consequentemente, irá “abrir espaço”, na sua mente, para o que realmente interessa, que vai levar você a marcar o X no lugar certo no cartão resposta e ser aprovado(a).

b) Hierarquize os seus projetos. Logo, coloque os seus estudos como uma das suas cinco prioridades de vida e retire da sua vida o que dar para fazer depois que você passar, sem comprometer sua qualidade de vida mínima.

c) Segundo estudos, uma pessoa normal ler entre 200 e 300 palavras por minuto, se ela estiver concentrada, focada. Ou seja, são muitas informações que você registra em 1 hora de estudos, por exemplo, se você estiver altamente focado. Então, respeite as pausas no intervalo entre uma sessão de estudos e outra. Fique no máximo 60 minutos em uma sessão de estudos, mais do que isso a tendência é você ler, ler, ler e não reter quase nada.

d) Por fim, tenha uma matriz motivadora que irá fazer com o que o seu cérebro entenda que estudar é importante para você, que vai lhe trazer um retorno de curto prazo, não apenas de longo prazo. Esse estímulo é fundamental nos quinze minutos antes de você sentar e estudar.

Sabendo disso, você agora terá que travar uma batalha entre o seu Eu e o seu cérebro toda vez que chegar a hora de estudar. Vai vencer quem tiver mais força. Domine o seu Eu que consequentemente o seu cérebro estará sob o seu domínio. Todas essas dicas irão contribuir para que você bata suas metas diárias até o dia da sua prova.

No mais, querendo aprofundar ainda mais no assunto, comece a me seguir no Instagram(@profportuguesalesoares), porque sempre estou postando assuntos relevantes sobre o mundo dos concursos públicos. Até lá!

TODAS AS QUARTAS E SÁBADOS

Ministério da Educação libera

R$ 160 milhões para pagamento de bolsas de estudo

Oministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta sexta-feira (9) que o Ministério da Educação (MEC) repassou R$ 160 milhões para a Capes, que já iniciou o pagamento das bolsas de pós-graduação. O anúncio foi feito pela sua conta do Twitter. De acordo com a publicação, os recursos estarão nas contas dos bolsistas até terça-feira (13).

Godoy também declarou que a expectativa é de mais liberações financeiras e orçamentárias para o MEC nas próximas se -

manas. “Nas próximas semanas a expectativa é de mais liberações financeiras e orçamentárias para o MEC. Iremos honrar todos os compromissos e deixar um grande legado, especialmente para a alfabetização e recuperação das aprendizagens”, disse.

Segunda liberação Na quinta-feira (8), o ministro declarou a liberação de R$ 460 milhões para despesas discricionárias da educação e ressaltou que R$ 300 milhões já foram viabilizados para o repasse de recursos às entidades do MEC. Em nota, a Capes confirmou o recebimen-

to de R$ 50 milhões para pagamento da totalidade das bolsas dos programas.

“Pautada pelo princípio da transparência na relação com a comunidade acadêmica, a Capes torna público que acaba de obter, junto ao Ministério da Educação (MEC), a destinação de R$ 50 milhões. Tal valor será imediatamente utilizado para pagamento da totalidade das bolsas dos programas destinados à formação de professores para a educação básica, conforme prioridade decidida pela Presidência da Instituição”, disse a fundação.

Cortes na Educação Na segunda-feira (28), faltando pouco mais de um mês para o término do ano, o governo federal promoveu um bloqueio de verbas destinadas ao Ministério da Educação (MEC).

Diversas universidades federais relataram os impactos do bloqueio, entre elas: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Você pode ser o próximo ganhador da MegaSena de acordo com o Projeto 2981/2019 do Deputado Federal Chiquinho Brazão

AMega da Virada de 2022 terá prêmio de R$ 450 milhões, um valor que promete ser o maior da história. O Deputado Federal Chiquinho Brazão quer democratizar o prêmio sem desvalorizar, e sim “distribuir renda”. De acordo com a proposta, os prêmios vão acumular sempre que não houver ganhadores da Mega-Sena até alcançar o limite de 30 milhões de vezes o valor da aposta de seis dezenas. Hoje, o custo mínimo é de R$ 4,50. Assim, o valor pago será de, no máximo, R$ 135 milhões. O que exceder essa quantia será distribuído entre os que acertarem a Quina, conforme o texto.

O Projeto de Lei 2981/2019 encontra-se na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, na qual já ocorreu audiência

pública que contou com a participação do autor da proposta, Deputado Federal Chiquinho Brazão e do relator do projeto e de representantes do Ministério da Economia e da Caixa Econômica Federal. Agora o Projeto aguarda o relatório para deliberação e votação na

Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

“Não estamos dando um teto para o prêmio. O limite vai variar de acordo com o valor da aposta de seis números. A ideia é fazer o dinheiro circular mais na economia e distribuir renda. Com um prêmio muito alto, a

renda fica concentrada. Fizemos uma pesquisa e vimos que a grande maioria das pessoas gostam da ideia de aumentar o prêmio secundário, porque há mais chances de ganhar. Isso vai estimular as pessoas a apostarem mais. ” Conclui o parlamentar.

CONCURSO PÚBLICO
Alexandre Soares Alexandre Soares Graduado e Licenciado em Língua Portuguesa, MBA em Direito Público, atualmente servidor público do Governo RJ no cargo de Especialista em Previdência Social, autor do livro “Concurso Público vai mudar a sua vida” e fundador do Método SEE de Aprendizado.
Rio de Janeiro, 10, 11 e 12 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 6 ECONOMIA
Deputado Federal Chiquinho Brazão-União Brasil apresenta projeto que propõe democratizar o prêmio principal da Mega-Sena
Rio de Janeiro, 10, 11 e 12 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 7 Informe Publicitario

Esportes

Copa do Catar

Brasil perde para Croácia nos pênaltis e é eliminado da Copa do Mundo

Seleção brasileira entra em campo contra a Croácia

Em jogo difícil, a Seleção Brasileira empatou com a Croácia no tempo normal, nesta sexta-feira (9), por 1 a 1, no estádio Cidade da Educação, em Doha, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Os gols aconteceram na prorrogação, com os atacante Neymar e Petkovic. Nos pênaltis, a Croácia venceu por 4 a 2. Rodrygo e Marquinhos perderam as penalidades e os croatas converteram todas as chances. Com a vitória, o time europeu espera o vencedor de Holanda e Argentina.

O Brasil entrou em campo precisando superar o bom time da Croácia e também um tabu incômodo. Desde o penta de 2002, o time brasileiro nunca mais havia derrotado uma seleção europeia em um de mata-mata da Copa do Mundo. A fase de quartas de final, inclusive, vinha sendo a maior pedra no sapato, com três eliminações nos últimos quatro mundiais. Dessa vez havia um clima de confiança maior. A vitória sem sobressaltos nas oitavas de final, Neymar inteiramente à disposição e um adversário que, sabia-se, era bom, mas não espetacular, dava à Seleção a certeza de que a classificação só não viria

se algo desse muito errado ao longo dos 90 minutos. O que poucos esperavam era que a Croácia jogaria como o Brasil. Durante os primeiros 46 minutos, a equipe liderada por Modric atuou fazendo pressão no campo de ataque, dificultando a saída de bola da Seleção e anulando toda e qualquer tentativa de armação do time brasileiro.

Acostumados a trocar passes na região do círculo central, dessa vez os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos tiveram de fazer isso logo à frente da área. Casemiro apenas conseguia rodar a bola. Militão não conseguia sair da defesa e volta e meia tinha que ir para o combate com Perisic, livre às suas costas.

As melhores chances do Brasil acabaram vindo mesmo naquilo que a Croácia não conseguia imitar: drible e talento. Vinicius Jr. chegou assim para finalizar aos 4 e aos 20 minutos. Neymar teve uma boa oportunidade da mesma forma logo na sequência. Nos três casos, porém, os arremates foram de fácil defesa para o goleiro Livakovic.

O panorama mudou muito pouco no segundo tempo. Tite voltou com a mesma formação e o time, com

os mesmos problemas. Raphinha, aos 5 minutos, deixou o campo para a entrada de Antony. Vinicius Jr sairia pouco depois, substituído por Rodrygo.

A dupla deu novo gás ao ataque. Antony tentava achar espaços pela direita à base de dribles – não tinha um único companheiro mais próximo para tabelar -, enquanto Rodrygo potencializou Neymar, até então apagado. Só que não havia uma única finalização decente a gol.

pela terceira vez uma Copa do Mundo

Como última cartada, Tite colocou Pedro no comando de ataque no lugar de Richarlison, que apareceu pouco na partida. Mas, àquela altura, o jogo já se encaminhava para mais 30 minutos de uma dura prorrogação.

Prorrogação Parecia que não haveria mais jeito. Aí, apareceu o talento de Neymar. No último lance do primeiro tempo da prorrogação, o jogador pegou a bola na

frente

O balde de água fria ocorreu faltando três minutos do fim da prorrogação, Petkovic recebeu na entrada da área após contragolpe e mandou no canto de Alisson, levando o jogo para os pênaltis. Rodrygo e Marquinhos perderam as penalidades e os croatas converteram todas as chances.

Técnico: Tite. Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Modric e Kovacic; Pasalic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.

Tite afirma que encerra seu ciclo na seleção brasileira em paz

O treinador afirmou que a campanha no Catar deixa ao menos um legado, o início de uma nova geração na seleção brasileira:

Otécnico Tite afirmou, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (9), que encerra seu ciclo na seleção em paz, mesmo com desclassificação nas quartas de final da Copa do Catar após derrota para a Croácia na disputa de pênaltis.

Esta foi a segunda oportunidade na qual a seleção brasileira foi eliminada nesta fase de um Mundial sob o comando do treinador (em 2018, o algoz foi a Bélgica).

“A derrota foi dolorida, mas estou em paz comigo mesmo. É o fim de ciclo. Eu já havia anunciado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para vencer e depois fazer drama para ficar”, declarou.

Apesar da dolorida derrota, de 4 a 2 nas penalidades máximas, após igualdade de 1 a 1 no tempo extra no Estádio Cidade da Educação, Tite afirmou que a campanha no Catar deixa ao menos um legado, o início de uma nova geração na seleção brasileira: “Tem uma geração bonita surgindo. Ela vai se fortalecer nas adversidades, no crescimento”.

Gol da Croácia O comandante da seleção brasileira também foi questionado sobre o gol sofrido por sua equipe já aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, que levou ao empate no marcador e à disputa de pênaltis. “Não acho que nos desorganizamos. Primeiro, estávamos em uma ação ofensiva, colocando volume na frente, e a joga-

da foi quebrada. Após ela ser quebrada e pressionada, tivemos com o Pedro a infiltração do Fred, uma bola espirrada na frente. O Danilo dá e volta, e nesse vai e vem uma bola puxa fundo. Conseguimos voltar e fechar a parte central do campo, mas a bola veio para trás. Houve a finalização, desvio e entrou, em uma única finalização”.

Outro assunto abordado foi a opção de deixar Neymar para realizar a última cobrança de pênalti da série inicial (como a Croácia foi mais efetiva, o camisa 10 do Brasil nem chegou a bater o seu pênalti): “Neymar é o quinto e decisivo pênalti. Fica com a maior pressão o jogador que tem mais qualidade e a [força] mental para fazer a cobrança”.

GAZETA RIO
Estado do Rio de Janeiro, 10, 11 e 12 de dezembro de 2022 Ano XXV - nº 1026
da área, tabelou com Paquetá, driblou o ótimo goleiro Livakovic e marcou um golaço. Ficha técnica Brasil: Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Raphinha (Antony), Neymar e Vini Jr (Rodrygo); Richarlison (Pedro).

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.